Textos sobre palavras

Cerca de 8917 textos palavras Textos sobre

São elas, as palavras.
Elas querem libertar-se libertando-nos. Por isso fazem-nos sentir assim, presos no magnetismo um do outro.
Enquanto não falarmos vai ser assim.As palavras ficam dentro de nós e pesam-nos no coração. Estrangulam-no. Apertam-no. Ensopam-no em sentimentos febris e desenfreados que não conseguimos soltar.
É isso também aquele mau estar no estômago quando te vejo. Indigestão de palavras.
Não se deve deixar nada por dizer.

Inserida por luna_chiara

O peso de palavras não ditas

Eu estava aqui lembrando de uma época em que eu ajudava a arrecadar alimentos para fazer cestas básicas no "Mutirão de Natal" com um grupo de amigos. Eu tinha uma amiga que preferia carregar os alimentos arrecadados, ao invés de abordar as famílias e pedir. E isso me fez refletir sobre uma coisa:
- Desde cedo, sempre fui do tipo que preferia falar ao invés de carregar peso.
Tirei uma lição disso. Hoje em dia não é diferente, muitas pessoas estão por aí carregando o peso de palavras não ditas, algumas estão se arrastando por que o peso tomou uma grande proporção.
Naquela época minha amiga tinha vergonha de abordar as pessoas, se preocupava sobre o que as pessoas iam pensar em ver ela arrecadando alimentos, ela ficava embaixo de uma árvore esperando a gente. Eu sempre dizia para ela que era tão fácil e rápido abordar as pessoas, mas ela nao estava disposta a tentar.
E hoje eu paro e penso: Será que ela ainda prefere o peso de palavras não ditas? Até quando a opinião alheia pode nos limitar e impor pesos diários para não nos expressarmos e preferirmos a passividade?
Eu tambem não sei. Aliás, só posso falae sobre o que vivo e sinto. Sair por aí dizendo tudo que pensamos irrefletidamente também tem um preço.
Tudo requer um equilíbrio, e "falar demais" também pode acarretar pesos desnecessários, as pessoas não estão acostumadas a ouvir os outros e as vezes as palavras chegam tão cortantes... Outro dia alguém me disse: "Dalila, cuidado com o que vc diz, as pessoas se inspiram no que vc fala" veio aquele frio na barriga sabe? Minhas palavras também tem um peso, não apenas sobre mim, mas sobre o outro.
Aí pensei o seguinte, é melhor ter o peso de não dizer nada ou o peso sobre o que os outros vão entender? O ideal é não ter peso algum, cada pessoa pode escolher o tipo de peso que está disposto a carregar ou se irá sair por aí leve e livre da opinião alheia.

Inserida por DalilaMaite

A sensação de viver em outro mundo através da leitura de um bom livro. Os pensamentos reais se misturam entre as letras. Ali encontro meu refúgio, meu lugar secreto de sonhos e magia.
A cada frase, a cada poema, a cada conto ou história real vou descobrindo cores de um mundo q poucos compreendem. Me visto pela manhã de palavras e a noite me despeço do estresse diário devorando as letras.
Ler faz bem a alma e ao coração, talvez seja por isso q tenho a juventude na alma e os sonhos no coração. Quer me entender??? Procure me desvendar através do que leio. Sou um pouco conto um pouco história real.
Nesse mundo de pessoas nubladas procuro ser luz através das palavras. Me assusto com o que o mundo oferece, mas me encanto com o que leio. De vez em quando encontro pessoas que faz parte desse meu refugio. Umas com os mesmos gostos, outras com gostos diferentes. Isso pouco importa, acabo descobrindo que somos do mesmo mundo...o mundo das letras. Ou quem sabe o mundo dos sonhos.

Inserida por BiaSMariah

AMOR EU JÁ...

Eu já plantei rosas de algodão
No teu corpo nu com o meu

Eu já te abracei sem te tocar
Com os meus braços sem sentires

Eu já reguei o teu corpo
Com as lágrimas da felicidade

Eu já te desenhei no meu corpo
Tatuando o teu nome em mim

Eu já te beijei sem te tocar
Com o meu pensamento em ti

Eu já te amei sem te ver
Com o meu peito a palpitar

Eu já plantei rosas de algodão
Na nossa cama só para amar-te

Veste-me o corpo meu amor
Com o beijo que me despe a alma

❤•*¨*•.¸¸♪❤•*¨*•.¸¸♪❤*¨*•.❤

Inserida por IsabelRibeiroFonseca

As palavras surgem no papel, não as domino.
Sobrevoam traqnuilas e pousam onde precisam.
Parece até que tem vida própria, daçam entre vírgulas
e pontos, deixando sempre uma impressão de reticência ao fim...
Aonde irão?

Carregam em si meus pensamentos e podem me carregar do paraíso ao limbo em poucos instantes.
Surgem e bailam, mandam lembranças e desaparecem. Como se nunca houvesse existido...
Da angústia de um dia ao prazer do momento seguinte, como um bom gole de vinho.

Palavras essas minhas, pedaços de mim, em outras tantas parece que algo além fala por si, e toma conta das minhas mãos e pensamentos enquanto escrevo...
Inspirou e transpiro por palavras que me dominam...
Seja elas bem vindas ou não elas surgem, apenas estou ali para transmiti las, você querendo lê las ou não.

Inserida por RaqAraujo

Gostar de você eu gosto, e gosto muito, e às vezes gosto tanto que nem sei mais em qual mundo fico, no seu ou no meu. No fundo mesmo, acho que quando a gente gosta de alguém assim perdemos o limite da margem, e estendemos a nossa vida até o coração do outro. Não, não é querer ser dono de nada, é apenas admirar cada pedacinho de chão que o outro pisa, sem sairmos de nós mesmos.
Ricardo F.

Inserida por ricardo_ferraz_1

Tem pessoas que amamos tanto, que a gente quer segurar mais um pouquinho, só mais um pouquinho, mas não tem como. Quando chega a hora, Deus diz: Vem? E elas se vão.
Vão serenas como a paz do vazio que fica. Vão tranquilas, sabendo que deixaram tudo aquilo que podiam, tudo aquilo que os que as amavam precisavam naquele momento. No fundo, somos todos emprestados uns aos outros, somos frutos da criação de algo muito além do que acreditamos. Nós, somos velas acesas, cada uma com um tamanho diferente, e quando ela se queima inteira é porque chegou a hora, é Deus quem chama. E elas se vão...
Ricardo F.

Inserida por ricardo_ferraz_1

Todas as vezes que sorri, fui grato.
Todas as vezes que chorei, fui grato.
Todas as vezes que esperei, fui grato.
Todas as vezes que não veio, fui grato.
Todas as vezes que sim, agradeci.
Todas as vezes que não, também.
Entendi que agradecer é a forma de provar pra mim mesmo que a vida vale à pena, com todas as suas dificuldades ou expectativas quebradas. Viver é o maior presente que Deus pode nos dar. Portanto, agradeça!
Ricardo F.

Inserida por ricardo_ferraz_1

De volta de contra corrente
num mar atenuante
sobras que matam a fome...
no foco do pensamento
abstinência do querer ambiente
sobre acirrada penúria,
desenvolvimento ativo entre classes sociais,
desejando ser o infinito
para parábolas no desatino...
reais no desperdícios que foram incluídos,
no atributos de mundo melhor intitula se
o melhor para os melhores...

Inserida por celsonadilo

[....] É que a gente tem uma espécie de poção mágica que sempre nos faz criar coragem de recomeçar. Somos meio que teimosos por natureza, e mesmo quando as adversidades insistem em nos derrubar, a gente se levanta, sacode a poeira, e continua, como se nada tivesse acontecido. As marcas e os roxos que ficam pelo corpo, são como troféus pra nos lembrar da nossa bravura em nunca desistir de nós.
Ricardo F.

Inserida por ricardo_ferraz_1

Talvez, meu bem, até exista algo maior do que isso, algo mais profundo, mais intenso, algo que minha natureza humana ainda desconheça. Não sei se ainda me falta viver outras vidas, outros lugares, ter outras tentativas de poder entender que existem mais coisas além de todas aquelas reunidas em uma só, das quais eu sinto. Talvez, eu ainda não reconheça o tamanho da grandeza que já tenho em minhas mãos agora, e que isso me faça todos os dias desmontar o quebra cabeças e remontar tudo de novo, só pra ver como foi que aquelas peças se encaixaram, e, mesmo assim, eu nunca entenda o porquê de tudo isso. Só sei que se existe algo mais complexo e mais bonito do que o amor, Deus ainda não me mostrou.
Ricardo F.

Inserida por ricardo_ferraz_1

Momento de Gratidão e Ação

Estar mais consciente da realidade, saber que estamos aqui pelo mesmo ideal: Viver

É sempre bom rever nossos pensamentos. nossas palavras, hábitos e ações assim eliminamos o que não faz mais sentido para nós.

Você é um ser espiritual, em ti contém todos os saberes ancestrais, basta resgatar a sua essência divina.

Nós somos filhos da Mãe Natureza, diferente de outras naturezas, somos a Natureza Humana.

Fraternidade para transformar a nossa realidade, boas ações e intenções.

Inserida por bruno_morgon

Havia onze pratos de mingau em cima do fogão à lenha na manhã do dia vinte e cinco de dezembro. Havia onze crianças felizes com a cara lambuzada de mingau ao redor da mesa. Não me "comove" saber que nenhuma daquelas pobres crianças esperava por bolas, bonecas, bicicletas, jogos, ou coisas da época. "Comove" saber que hoje, quando elas olham para trás e se lembram disso, dizerem que nunca mais houve presente de Natal como aquele prato de mingau, nem natais como aqueles. "Comove" saber que muitas das vezes o importante não é o que está sobre a mesa, mas quem se senta conosco, ao redor dela.
Ricardo F

Inserida por ricardo_ferraz_1

[...] então eu peço a Deus que te cuide, que Ele te olhe, que Ele esteja sempre em sua vida, que Ele nunca lhe falte. Que nada lhe aborreça, que não existam lágrimas a não ser de alegrias. Que a sua fé seja sempre seu guia, que a esperança se renove em você, te fazendo cada dia mais forte, mais sensata, mais humana. Que as pessoas não te olhem com rancor, que teu fardo seja leve, que a rotina não lhe desgaste, que o amor seja sempre seu guia. Que a luz que vêm de ti clareie o coração das pessoas, da mesma forma como ilumina a minha vida. Que você sinta, mesmo de longe, todo bem que te quero, todo meu desejo de paz e tranquilidade. Que tudo seja leve. Que tudo seja intensamente leve. Que o amor prevaleça, com a certeza de que não existe nada mais sublime do que o amor que lhe tenho.
Ricardo F.

Inserida por ricardo_ferraz_1

tudo é muito especial,
por ser quem é seja única,
em algum momento começou a chover...
tento ter respostas para um sentimento...
entre respingos que inundam a cidade,
sinto tuas lagrimas em tua solidão...
na distancia vejo sentimentos
que sob o luar elevam a outros mundos sua dor.
não é possível ver seus olhos num status que tantos curtiram.
e encontro verdade diante o tempo
meros delírios deixados por mais uma noite.

Inserida por celsonadilo

Você sempre será aquele tipo de texto que queria ter lido, mas queria eu tê-lo escrito. O tipo de texto que quando termino de ler, meu coração sempre solta um suspiro.. Aquele tipo de texto que nunca vivi, mas que a impressão que tenho é a de que sempre viveu em mim, como se tivesse nascido de dentro de mim.
Ricardo F.

Inserida por ricardo_ferraz_1

Não quero mais viver com você. Nosso relacionamento já virou rotina, uma rotina estafante e doentia. Ao seu lado, me sinto presa, refém de sofrimento, dor, desilusão. Não encontro uma saída para esse nosso impasse. O único jeito é seguirmos caminhos diferentes. Por isso, por favor, arrume suas coisas e vá embora da minha vida. Tenho certeza que seremos muito mais felizes vivendo separados, cada um em um canto, cada um com sua história, cada um do seu jeito. Preciso confessar: nunca combinamos.

Em alguns momentos, cheguei a pensar que te merecia. Pensei que tinha feito algo errado e me vesti com velhos clichês: "joguei pedra na cruz", "devo ter feito algo muito errado", "a dor ensina a gemer", "onde foi que eu errei?". Lamento informar, mas não. Eu não fiz nada errado. Não joguei pedra na cruz, não errei, não tenho que aprender a gemer e conviver com essa dor. Sou como qualquer outro ser humano: mereço ser feliz, mereço amar e ser amada, mereço cuidar e ser cuidada, mereço saborear a felicidade sem medo que um golpe forte me tire as forças e a valentia.

Por outro lado, essa sua insistência em permanecer ao meu lado me fez perceber o quanto sou fraca. Não me impus o suficiente, não te afastei com tanta força, não te expliquei os meus motivos. Mas nunca é tarde para recomeçar. Por isso, ouça bem o que digo agora: chega. Cansei de tudo isso, não quero mais viver sufocada desse jeito, não quero mais te obedecer, ficar de cabeça baixa me achando uma vítima, aceitar essas sensações desagradáveis que você me proporciona. Você me aprisiona, me desespera, me faz de gato e sapato, me amedronta, me suga, me fere.

Não quero mais ser uma marionete nas suas mãos. Não quero mais viver com essa dor que me tira o eixo, o ar, a perspectiva, a esperança e a fé no futuro. Você precisa parar. Precisa parar agora. Precisa parar já. Não quero passar a vida nesse labirinto de medo, andando em círculos e procurando uma luz no fim do túnel. Não quero mais viver colada em você. Não quero que você seja um fantasma horroroso que vive a me assombrar, que fica esperando um passo em falso para me raptar e levar para um mundo escuro e cheio de barro.

Você precisa aceitar que nunca te pertenci. Não quero mais ouvir sua voz, seus passos, sua respiração. Não quero mais sentir o coração disparar assustado, perder o chão, a hora, a razão. Não quero mais derramar lágrimas de desespero e solidão. Não quero mais tentar fugir da vida, pelo contrário: quero me sentir bem o suficiente para vivê-la da melhor forma possível. E isso, definitivamente, não te inclui, já que você não está convidado a visitar o meu futuro. Então, por favor, se retire e nunca mais volte. É para o nosso bem.

Inserida por RileyRoss

se a música devora alma em redenção,
tudo pode ser especial quando o amor
é derradeiro num mundo que até existe,
mas, ninguém compreende a verdade...
torna-se parte de uma história desconectada,
versos ganham momentos num distante...
desejo que eterniza no algoz e mais que fel,
voraz o ador que se dilui sem noção...
para o paradoxo de sua vida mil palavras
traduzem em uma escala que viola.

Inserida por celsonadilo

O Poema
(texto V)

Expande-se o fogo da montanha
quando o poema cresce álacre como um rio
de verdes águas e banha as paredes do tempo
com o orvalho duma primavera extasiada.

Adimos beleza ao verso mesmo que seja
negra a fonte onde se bebe
o fulgor da luz  se os dedos prenhes
de palavras plantarem a magia da noite
no lugar onde engravidam as frias glicínias.

Beija-se a boca na boca da noite
se a noite sangra
gentis flores selvagens  flores que
aos dedos dão o sabor dos sonhos
e às mãos o fervor da incandescente luz.

Coalha o luar frio no alto céu
se na terra se ergue a flecha no lugar da flor.

Inserida por alvarogiesta

Sergio Figueira Correia: Percorro meus caminhos como quem sem...

Percorro meus caminhos como quem sem medo percorreu seus caminhos descalços,sem medo de deixar sua trilhas.

Vou trilhando meus caminhos longos, como quem não temeu exibir sua difícil trajetória.

De vez enquanto vou deixando alguma esmola, camuflando meus duros passos, lentos e cansados. Meus astutos passos lentos, passos lentos e cansados.

Passos cautelosos e repletos de amargas lições de vida. Passos firmes que apesar de lentos não permitem que retroceda, tal e qual o fiz noutrora; quando caminhava sem astucia a velocidade do vento.

Inserida por sergiocorreia