Textos sobre o ser Humano
O ser humano precisa reconhecer sua importância perante Deus, reconhecer sua paternidade, muitos agem como órfãos, mas somos filhos do Rei. O dono de tudo que nos deu a imensidão de um mundo, o domínio sobre os animais viventes, a sabedoria de raciocinar, a inspiração de criar, o poder contra as trevas, os mandamentos para prática do amor e do perdão e os caminhos para a salvação eterna. Portanto sejas humilde de coração, porém não sejas mendigo espiritual, pois diferente do plano físico que pertence a muitos homens, o plano divino pertence a um só, Deus, aquele que foi, que é e sempre será acima de tudo nosso grande Pai.
Humanos, não há psicólogo,psiquiatra que detém o domínio de manipular os sentimentos que sentimos, é viver cada dia como se fosse o último, amar, sentir como nunca, sem receios, tudo isso passa não tem jeito, seja em um prazo curto ou longo. É viver como humanos mesmo, sem tentar driblar, manipular o próprio destino, afinal de contas, destino não é nada mais que o nosso inconsciente, tentando ser consciente.
Todos somos seres biológicos. O que isto significa? Que temos um corpo que é resultado de uma mistura química formada por bilhões de bactérias e somados a outros milhões de microorganismos que caminham todo o tempo sobre a nossa pele. Neste contexto qualquer percepção externa não faz sentido. A aparência exterior nada significa, pois quando vista nos detalhes a igualdade prevalece em todos. Então cuide da sua essência. Esta sim o diferencia dos demais.
A Psicologia Consciencial afirma que a busca da realidade profunda e essencial do Ser, além do ego, é uma forma amadurecida de se lidar com a vida, permitindo à pessoa responder a questionamentos profundos sobre quem ela é, por que está aqui, para onde vai, qual o sentido da vida, o porquê da dor etc.
O Coronavírus é um recado bastante forte da natureza para o ser humano. Ostentação de marcas e dinheiro nada valem se não tivermos saúde e um ambiente saudável para vivermos. Tem muita coisa errada. O momento é de reavaliação de atitudes. De outra forma, certamente seremos exterminados. Nós precisamos da natureza, mas ela não precisa do ser humano ocupando este planeta.
É extremamente satisfatório ver Deus usar aquele irmão simples e humilde sem muito conhecimento. Isso nos mostra que Deus age de acordo com o grau de intimidade com Ele. Um curso teológico se torna inútil quando a presença de Deus é escassa de ti. A sabedoria de Deus é inexplicável comparada à sabedoria humana.
A luta pelo melhor, ainda não acabou, precisamos conquistar e sermos fortes, o gigante precisa cair, no campo de batalha, ainda se vê o preconceito, somos todos contra ele, o racismo é roupa suja, um livro sem conteúdo, frases históricas, que precisam serem queimadas e tiradas das prateleiras, somos todos um povo, um espírito, somos a mistura da beleza e do sangue sofrido. Toda criança tem o mesmo sorriso, os adultos deveriam ter a mesma atitude, misturar, abraçar, beijar e amar o que sempre foi igual, gente feita de gente...
O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença. Talvez a doença não seja doença.. A grande doença do ser humano (mental, física, social) está em sua falta de ética ou empatia com o próximo. E alguns não querem lidar com sua própria doença, e isso vira um risco. A doença quando não tem cura, deve ser olhada com cautela. A melhor cura é saber como lidar com ela. O mundo precisa de atitudes, não de opiniões. Opinião nenhuma mata fome ou cura doença e a única coisa que se espalha mais rápido que a doença é a fofoca, e isso e a doença do ser humano, se preocupar demais com os outros e esquecer a doença interna
Já com relação ao desenvolvimento humano – que não caminha necessariamente aliado ao desenvolvimento econômico – a minha sugestão consiste na mera observação da forma com a qual uma sociedade (seja ela um pequeno núcleo familiar, um condomínio, uma rua, um bairro, um município, um estado ou um país inteiro) lida com aqueles que são mais fracos, respectivamente: as crianças, os enfermos e os velhos; como são cuidados; como são acalentados. E, nesse quesito, o Poder Público brasileiro representa o que existe de mais retrógrado em direitos humanos e cidadania, demonstrando profunda indiferença ao próximo.
Capacidade de adaptação é uma virtude ou um defeito deplorável do ser humano? Adaptação é sobreviver às adversidades, é o improviso, é o jazz da vida. Só que adaptação rima, também, com acomodação, que é a resiliência somada a mais perversa ineficiência. É a sublime elevação de espírito ou apenas mais uma de muitas e reiteradas tragédias?
O privilégio de receber amigos queridos em casa é sempre maior do que o privilégio de ser recebido. A hospitalidade encontra-se no âmago das relações humanas, e o acolhimento ao seu visitante tende a potencializar e a alimentar sobremaneira tais relações humanas, corolários de paz e harmonia. Jamais deixemos de receber o viajante. Respeitemos o peregrino. Protejamos e afaguemos o visitante. Aprendamos com o hóspede. Escutemos as suas histórias, memórias e desejos. Ofereçamos o que puder para que ele se sinta confortável. Ultrapassemos o distanciamento da etiqueta formal para a intimidade sincera do calor humano.
Nunca confunda o ser pessoa com o ser humano. Há uma distância significativa no que diz respeito a conceitos atuais. Mas contrariando as atualidades, a minha pessoa é humana. E não tenho e nunca terei a intenção de me divorciar dela. Sou fiel a esse casamento cheio de originalidade, humildade e caráter.
Cada ser humano é uma ilha. Mesmo construindo pontes para tentar ligar uma ilha a ela mesma ou a outra(s) ilha(s), o máximo que se consegue é se aproximar da sua superfície e extrair "retalhos" de alguns momentos, "retalhos" pontuais, "costurá-los" de forma não linear. Mas a pergunta permanece: a ilha está revelada?
Eu estudei teologia comparada, estudei muçulmanos, budistas, hindus e vi que todos estão em busca de uma mesma luz. E eu prefiro essa luz antes que ela vire religião. É como se existisse uma luz que passa por um vitral e adquire cores. As religiões são as cores. Eu quero a luz. Minha religião é Deus e a luz de cada ser humano.
(...) como jornalista, a maior parte de minha carreira foi trabalhando com artistas. Você não tem ideia de como o que você chama de "glamour e fama" destrói um ser humano. É arrasador. Devastador. Isso não é dar certo, glamour e fama são pura escravidão em seu mais alto grau, pois condena o famoso a viver cercado de uma maioria de gente falsa e vampira de almas. O famoso nunca tem certeza das boas intenções dos que chegam perto dele: sempre desconfia que a maioria quer roubar bens e emoções. E em 99% dos casos é isso mesmo: vampirismo. Fama e glamour são maldições.
“Recomece toda semana. Sim, todos os dias. Sempre que for preciso. Quando sentir necessidade, dê uma pausa. Se permita sentir, parar um pouco, respirar, para de novo recomeçar. Viver esse ciclo não invalida o fato de você estar tentando e conseguindo. Um passo pra trás, um passo pra frente, mas você não está desistindo. Você está dando o seu melhor, sendo humano e falho, tendo compaixão consigo mesmo, sendo forte e persistente. A construção do seu amor próprio vai além de se amar. É a construção da sua melhor versão para o seu maior bem, que é você. Essa construção é diária, dolorosa, cansativa e admirável. Tenha orgulho dessa caminhada e continue cultivando os pequenos e valiosos passos da sua vida.”
Já me perguntaram como eu consigo conciliar a minha fé e o meu enaltecimento da ciência. Acredito que a sabedoria humana é fruto da capacidade que Deus nos dotou. A Bíblia nos diz claramente que somos concebidos à imagem e semelhança de Deus. A mesma escritura sagrada nos diz que a ciência se multiplicaria no transcorrer das eras. Portanto, o conhecimento avançado percebido hodiernamente é fruto do potencial que o Senhor nos deu. E seguirei admirando o progresso humano, desde que ele não entre em contraposição aos mandamentos divinos.
Esses dias eu li uma frase que dizia que “ninguém cruza a nossa vida por acaso” e eu creio que realmente tudo acontece por uma razão, cada ser humano que conhecemos carrega consigo almas distintas e ambas tem papel fundamental nas nossas vidas, seja ele grande ou pequeno, alguns irão nos machucar, nos fazer chorar, mas isso só irá servir para nos tornarmos cada vez mais fortes. Outros irão nos dar lições não para nos mudar, mesmo porque a mudança é algo subjetiva e depende de cada indivíduo, ninguém tem poder de mudar ninguém, cada um muda por si, mas sim para tomarmos consciência dos nossos erros e assim aprender com eles, buscando evoluir a cada dia. A vida é uma eterna faculdade.
Uma sociedade que vive nas entranhas do sofismo, não merece que nós, pensadores contemporâneos, interfiramos no pensar dessa sociedade fatídica e ultrapassada. Precisamos de ideias revolucionárias, acredito na revolução do pensamento como forma de moldar o caráter e criar a nova essência da racionalidade humana.
O maior defeito do ser humano é o medo de não conseguir agradar a todos, não espere agradar ninguém, afinal você não tem o porque agradar, na vida é cada um por si, claro que devemos pensar no próximo mas com moderação, quando passamos a pensar mais nos outros do que a nós mesmo já passou dos limites, isso chama-se obsessão e está bem claro que é algo ridículo.