Textos sobre Liderança
"A natureza nos mostra há muito tempo que, entre todos os animais, a fêmea é dominante ou líder alfa de seu habitat; quem tem a força nem sempre é quem predomina. Mas nós, homens, escrevemos um livro em que rebaixamos, humilhamos, condenamos à submissão a fêmea e, o pior, fizemos com que a fêmea acreditasse que foi ordem de uma divindade, ou castigo."
A tragédia de uma empresa ou negócio está em se eleger um líder que toma decisões deixando claro que ele administrará conforme seu conhecimento, experiência e feeling, e, tão logo ele comece seu trabalho, suas decisões são questionadas. Ou se escolheu o líder errado, ou o posicionamento de quem interfere em suas decisões é retrato de imaturidade.
Liderança. A frieza para decisões importantes, não envolvimento emocional nas relações de trabalho, foco excessivo em resultados pessoais, o charme, ausência de culpa, eloquência, excessiva confiança, e sentimentos e visão de grandiosidade. Este é o típico perfil de um psicopata, sacralizado pelo mercado. Líderes doentes adoecem às suas equipes. Líderes saudáveis e éticos, atraem seguidores saudáveis e éticos.
Muitos querem ser líderes por questões meramente egocêntricas e de relação de poder, mas o verdadeiro líder sente em si a incumbência de provocar e promover ações que produzam resultados na vida dos seus liderados e da empresa a que representa. Sente que tem uma verdadeira missão em suas mãos e as metas nada mais são do que encargos assumidos com o seu papel aceito.
Toda a minha energia foi dedicada desde o início à superação da liderança do Estado pelos partidos, e em segundo lugar - embora isso seja lógico e óbvio desde as origens da minha revolta - nunca devo ser entendido em termos burgueses. Na discussão das partes, ficou evidente que a discussão estava sendo conduzida sob falsos pretextos. É errado pensar, como se ouve dizer, que os partidos burgueses sejam os empregadores e que os marxistas representem proletários e empregados. Há tantos proletários entre os empregadores quanto figuras burguesas entre os empregados. Os burgueses - supostamente por causa da Vaterland (pátria) - estão defendendo a propriedade, um valor capitalista. Assim, do ponto de vista marxista, o amor ao país não é burro, mas sim a ganância do capital pelo lucro. Por outro lado, o caráter internacional do marxismo é considerado pela classe média como o primeiro passo em direção a uma economia mundial na qual só há administração estatal e não mais propriedade privada. O membro da burguesia evita esta divisão do Volk (povo) em oposição a grupos de interesse, escondendo-se por trás do otimismo superficial e zeloso de seu jornal diário e permitindo-se a ser educado “apoliticamente.” As lições são organizadas muito bem de acordo com o gosto de sua majestade Fritz Gullible (Majestät Zipfelmütze), calmo e pacífico. As pessoas estão reagindo aos poucos a isso. O compromisso da burguesia serve, repetidamente, para banir a controvérsia literalmente da face - mas apenas da face - do planeta, mas o fim, o fim é um assunto político precisa ficar em algum lugar distante para preservar a paz, é claro. Mas o fato é que essa paz não era paz, mas uma derrota cotidiana, uma vitória diária do marxismo conscientemente político - e é pelo reconhecimento desse fato que o nacional-socialismo está lutando. O nacional-socialismo toma para si a ideia pura de cada um desses dois campos. Do campo da tradição burguesa, é preciso a determinação Nacional e, a partir do materialismo do dogma marxista, o Socialismo vivo e criativo.
“O nosso futuro será aquele que nós desejarmos e criarmos e os líderes e educadores, como formadores de opinião, são responsáveis por influenciar a reflexão e inspirar os sonhos e fazê-los acontecer. A visão do futuro, a utopia humana, há de ser aquela em que todos serão incluídos, principalmente os mais pobres e excluídos sociais, pois eles têm a chave definitiva para se entender o significa bem comum. Sem eles, não se poderá falar de desenvolvimento, de paz, de democracia, de justiça. É diante deles que responderemos o que entendemos por ética”
"Líderes" Religiosos, Vendedores e Políticos: Afirmações, afirmações, enérgicas afirmações, emocionadas afirmações, autoritárias afirmações, prova e evidência com base em resultados: NENHUMA! Por que acreditar? Por que sim? ameaça de se dar mal nessa vida ou "após a morte"? isso é manipular pelo medo e é o motivo mais implausível já que não há evidência alguma, a maioria confunde evidência com explicação, e seguem suas vidas guiadas por prováveis gigantes mentiras
Liderar significa transformar grupos em times de alto desempenho, acreditando em potenciais, nutrindo as qualidades, corrigindo e elogiando. Significa estar à frente durante os desafios ou eventuais fracassos, além de também humildemente colocar-se atrás diante do sucesso, acima de tudo liderar significa educar para a ação.
não existe nem nunca existiu UM GRANDE líder militar: Napoleão perdeu, Hitler perdeu, e assim perderam muitos outros génios, mas mesmo aqueles que ganharam, não ganharam o suficiente, e se ganharam, não conseguiram arranjar forma de que alguém conseguisse continuar o trabalho da mesma forma que tinham feito até então, trabalho esse, que consiste na dominação total do mundo,e na submissão do mundo a apenas um idioma, um território, e uma nação,sendo esse idioma o da antiga nação vencedora, e essa nova nação e território, pertencentes á verdadeira terra natal de todos nós: o planeta terra e a mãe natureza!!!
Me incomoda a falta de liderança, de homens e mulheres na UEPG que tenham coragem de liderar processos de mudança, enfrentar o autoritarismo, a monarquia reacionária, o conservadorismo pedagógico e político imperante na condução da mesma. Os líderes que surgem são ocasiões, messiânicos e a menor derrota, infantilmente se retiram do front, passando a viver às custas da vitimização. Levantai-vos!
Um dos pilares essenciais da liderança é que para liderar, você tem que ter e evidenciar um propósito e comunicá-lo o tempo todo e de diversas formas. Seu propósito deve ser claro e intenso em todas as ocasiões, em cada interação que você faz, você precisa aproveitar cada momento de contato para comunicar o propósito que acredita.
“Um líder deve ser reconhecido por sua equipe como um grande apoiador e não como uma ameaça. Ele precisa enxergar o potencial das pessoas e não apenas avaliá-las em termos de performance. A menos que ele acredite verdadeiramente que os seus liderados tenham todos os recursos internos de que precisam e que apenas não estão manifestando no momento uma capacidade maior, ele não será capaz de ajudar as pessoas a liberar o seu potencial e expressar sua capacidade para produzir bons resultados”
Na Namíbia, os líderes tribais não eram os mais fortes, os mais rápidos, ou os que caçavam melhor. Eram os mais inteligentes. E o que eles consideram inteligente na tribo é o que sabe direcionar as peças, ou seja, colocar o melhor caçador no lugar que tem mais caça, etc. Ele era meio que o maestro. Tinha uma inteligência emocional diferente, lidava melhor com as pessoas da tribo. Tinha o respeito delas. Essa é uma característica do líder.
Basta a gente observar o tanto de certezas, armadilhas e verdades que os líderes das mais diversas instituições e segmentos tentam empurrar pela goela abaixo da sociedade que nos novos tempos, com mais abertura, informação e liberdade, tem a possibilidade de perceber que não passam de jogadas políticas, interesseiras e oportunistas pra gente considerar e refletir com mais sabedoria sobre como as coisas eram conduzidas nos séculos passados levando em conta a falta de informação, a falta de liberdade e as limitações intelectuais da sociedade onde a humanidade era obrigada a digerir, e facilmente se encantava e acatava, todas as arbitrariedades, verdades, certezas e pecados manipuladas pelos poderosos.
"Quanto aos verdadeiros líderes, eles vieram para servir... Nunca subestimam e sempre buscam reconhecer o melhor no outro. Promovem a paz e a integração, utiliza muito mais os pronomes tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas deixando o "EU" apenas como um mero servidor. Quando quiser reconhecer um líder, é fácil... Ele estará sempre disposto a caminhar ao seu lado. "
Pior que um fundamentalista ou uma multidão de loucos alienados, são seus líderes tão loucos e radicalistas quanto, que arrastam multidões para o caos de seus paraísos (manicômios) idealizados, e que no êxtase da estupidez, aspiram a morte na contraparte de suas vidas fugazes e medíocres para junto está de seu doentio deus.
A liderança não é uma invenção humana, sendo uma premissa da natureza presente nas espécies gregárias com a finalidade de orientar, guiar e dar segurança. Onde se forma um grupo, haverá um líder, mesmo que informal ou em alternância, pois ele é necessário para que o time caminhe, estabeleça suas regras e tenha a segurança psicológica de que precisa.
Jesus Cristo, o maior líder nos influenciou a sermos semelhantes a ele, quando dirigiu-se a seus discípulos: “Não será assim entre vós. Ao contrário, quem desejar ser importante entre vós será esse o que deva servir aos demais” (Mateus 20: 26, BKJA). No entanto Russell P. Shedd em seu livro: “O Líder que Deus usa”, irá complementar as palavras do Mestre no capítulo 7 do mesmo, quando diz: “O tratamento de Jesus para com Judas demonstra o equilíbrio notável entre a mansidão excessiva e a apatia. Jesus não sentiu necessidade de informar aos outros discípulos do defeito fatal de Judas” (SHEDD. 2015, p. 97-98). Conforme o livro quanto maior for a intimidade com Deus, à possibilidade duma liderança equilibrada é certa. Haja visto, o amor e o compromisso com o Senhor ser o cumprimento da missão impossível.
Por mais humana que seja uma posição de chefia e/ou liderança, ela sempre será solitária. Ela é solitária porque exige escolhas e tomadas de decisão. E, para toda escolha e decisão tomada, existem aqueles que se sentem apoiados e outros que se sentem injustiçados. Às vezes a justiça de uma maioria é a injustiça de uma minoria. Às vezes, também, a minoria é que é injusta com o todo. Mas, no final das contas, o alvo do descontentamento sempre será o líder, seja porque a pessoa que se julga injustiçada acha que o líder não tem razão. Ou, pelo contrário, o ataque pode ser direcionado a ele justamente por ele ter razão. Líder mesmo será aquele que aguentar não ser amado o tempo todo.
Muitos líderes não conseguem extrair o melhor dos seus liderados porque não conhecem o que inspira cada liderado ou a equipe como um todo. Uma vez que um líder consegue entender e compreender o que inspira os seus liderados, aquele botão que transforma limitação em poder, a alta performance torna-se uma aliada e a excelência torna-se um hábito.
