Textos sobre Jovens Carlos Drummond
Sobre hoje
Uma imensa e vazia utopia
Um emaranhado de sensações dormentes
Descontento-me com a minha súbita alegria
Não tanto bem que esta dor me faz
Uma rosa murcha eu vi
Nunca algo tão belo assim me definiu antes
Sou sim um rompante de emoções, instantes
Por isso deito o pensamento em pé aqui
E ouvi,
Antes de ver, sua voz
Veloz o sangue segue o seu caminho
E eu finjo estar tudo doze por oito
Enquanto o coma e a adrenalina
Invadem o meu corpo
Hoje.
ANOITECE DEVAGAR
Anoitece devagar esta noite já tão longa
Sobre os meus ombros onde não estou
Em redor do teu corpo vejo-te a dormir
A penumbra invade a nossa velha cama
Corroendo tudo que é da própria solidão
Ela vergava-me, com o passar do tempo
Escrevo-te nesta noite, sinto um arrepio
Vertigem que enche o coração de pavor
Povoei-a com sorrisos e muitas saudades
Aderiram à memória com pequenos gestos
Onde vivo e pressinto o coração a arder
Anoitece e estás constantemente presente
Vibras sob a luminosidade imperceptível
O teu corpo vive hoje dentro do espelho
Uma sombra refletida onde se perdeu o meu.
Se morresse agora não deixava nada ser eterno
Bebia toda a minha sede, devoraria as noites amargas.
Pó entre os Grãos
Nasceste sobre a terra, brotaste entre o pó.
Admirando o planeta em sua formação, observei o seu crescimento.
Fiquei maravilhado como trazia em suas raízes um novo dia, flores entre as folhas, sua música soava em um tom de valsa, o seu cheiro deixou rastro sobre o campo, e a vida lhe ensinou a caminhar.
Sentei no banquinho do lindo parque com faço todos os dias e você está ali, entre o ribeiro de águas doce e no tapete de gramas.
Só para contemplar a sua beleza e os seus frutos, assim como toda estação do ano tem o seu tempo. Chegaste o seu!
Então como fazia todas as manhãs, olhei pra você e vi as suas folhas caírem, os seus frutos jogados ao chão, e todos que passavam pegavam o seu fruto e comiam... Fiquei estagnado e curioso em também querer prova-lo, mas eu estava ali pra te admirar.
Até que em um belo dia, cheguei pertinho de você e sentei ao seu lado, senti o seu bom perfume e apreciei a doçura do seu fruto.
E o tempo passou e quando me deparei, não havia folhas em seus galhos, os seus frutos que estavam ao chão, viraram sementes e saudaram a terra como alimentos, você estava seca e sem formosura, mesmo assim eu lhe admirava todos os dias.
Não deixei de acreditar em você, mesmo vendo, olhando, observando você se torna pó entres os grãos... Sinto o imenso prazer em te conhecer, como também não sei se estou te julgando, pré-julgando, te criticando, fico feliz pelos seus altos e baixos.
Você é toda linda e nesse momento está sem formosura, sem sua beleza, e mesmo com tudo que acabara de dizer, esse é o seu tempo.
O que importa é que estou ao seu lado... Sempre no mesmo banquinho do parque esperando você desabrochar e que o raio de sol te resplandeça, para que no tempo oportuno sua raiz deseje e der bem- vinda à mãe natureza, pois lá no fundo ela te entenda mais do que te aqueça.
Sobre pessoas:
1) Dinheiro perde a graça quando é sua única forma de existir. Qualquer pessoa está acima do que possui. Apenas, talvez, não percebeu.
2) Amizades boas, sinceras, prazerosas estão acima de qualquer rótulo ou ligação com aparência. Às vezes e, muitas vezes, a aparência está intimamente desligada da essência. Conheço gente tatuada e alternativa, sã e sem tatuagem ou conservadora, doente.
3) Esqueça qualquer ligação entre sexualidade e boa índole. Existem gays idiotas e heteros ótimos.
3) Quem muito quer mostrar é porque, realmente, tem complexo de inferioridade. Ser chique é ser agradável.
4) Sim. Existem pessoas negativas, destrutivas, críticas excessivamente, pesadas. Existem pessoas positivas, construtivas e, tão seguras, que não se preocupam em julgar o outro. Estão sempre bem e voltadas para o próprio crescimento.
5) Jargão meio verdadeiro. O importante é ser feliz. Desde que seja com a leveza de se preocupar com o mundo.
Você
Vencer na vida é necessário esta vivo,
As vezes sobre muitas emoções,
Pois na certeza ela dará a ti muitas razões.
Razões na quais só ti convexo,
Das vezes entra na mente como um anexo,
Contudo, seja verdadeiro, honesto, não ficará perplexo.
Assim hoje penso , analiso, esta próximo,
Você é ela, pensamento te aproximo,
Pelas gotas da chuva ou num sol lindo..
Hoje, parei para escrever sobre a vida, sobre a breve passagem de nossa existência...
Me pergunto - Quanto vale a vida?
Quanto vale o sorriso, o estar perto ou o estar longe?
A que custo gastamos nossas forças com futilidades, pensando no amanhã e deixando o hoje passar?
É certo que o fim chegará para todos e, o que deixaremos para trás, e melhor, o que nos aguarda lá na frente?
Mas nossas dúvidas, nossas incertezas, fazem de nós mais humanos, deixa a vida mais misteriosa, com mais sonhos.
O que realmente tem valor nessa vida pra você, pra mim?
Quando teremos todas as respostas, ou, quando as respostas terão todas as perguntas?
Hoje é muito incerto pra viver no amanhã.
Que possamos viver hoje como seres racionais e pensar no sentido da vida, no agora. No entanto, não esquecer do futuro pois se o que fazemos agora ecoa pela eternidade eu te pergunto - O que você tem feito? E onde passará a eternidade?
Pense e reflita, pois o grande dia vem como um ladrão, e então, onde estará você?
Sobre distância
Entre a terra e o céu existe uma linha fininha que os separam. Os pingos mais fortes de chuva, quando machucam a pele, são prova disso. É por isso que Deus consegue escolher bem as coisas... Nesse palheiro chamado Terra as cabeças de agulha são fáceis de se achar. Passar a linha entre elas, é fazer com que ora ela permaneça no céu e ora na terra. Essa ideia de escolha, de lado, de divisão é o que conduz a vida. Entre grandes e pequenos, entre verdades e mentiras, medos e certezas, sorte e azar vivemos... A distância que separa essas coisas também é muito tênue, é impossível andar sobre a linha o tempo todo. Belos pingos grossos de chuva caem, e a grandiosidade de sua força nos empurra pra um lado ou outro, mesmo que depois voltemos ao que nos convém. Se o céu pode tocar a terra quando olho pro horizonte, porque teria que passear sempre por um lado ou outro? Uma criança quando está aprendendo a andar tem preferência por lados. Em sobriedade nos aproximados daquilo que consideramos opostos, mas só permanecemos ali enquanto estamos dispostos
Lembranças...
Aquele final de tarde
tinha o cheiro de terra molhada.
A chuva caiu forte sobre o chão seco
que quebradiço, pouco ou nada, produzia.
Sentada ali, onde gostava de ficar,
olhei mais longe e fiquei imaginando
como seriam as cores do outono
que lentamente, se aproximava.
Eu queria outra vez, a primavera
com a fragrância das lavandas
que no ano anterior, cobriu os campos
e deixou saudade quando foi embora.
Recordações me visitaram
e lembrei da espera ansiosa
daquele amor tão singelo
que corria de braços abertos
e pedia para eu descer da janela
antes que a noite chegasse.
by/erotildes vittoria/
Enquanto se discute sobre política , eu, sentado, absorvendo a esplendorosa primavera que me rodeia, tenho como brinde o odor, pra mim, o perfume, que vem da cozinha. Perfume de temperos. Perfume que invade a casa e meus sentidos.
Ainda me preocupa o amanhã de minha terra. Mas, estou "embriagado" pelo cheiro de teus temperos.
"NOITES EM DIA"
Noite perdida, esquecida
Cai a solidão sobre a minha cama
Neste quarto vazio, vazio de nada
O tempo sufoca-me, tempo perdido
Nasce, morre, renasce comigo
Não sei se ele cura, não sei se nos ama
Parece um anjo, mas é solidão
Cai a noite sobre a minha cama
Sombria, escura, com asas sentidas
Deste poema adormecido desta noite
Que se transforma em dia.
Talvez hoje eu pudesse escrever sobre os últimos dias 30 anos que vivi. Mas que tal falar dos próximos 30, 40, 50?
Daqui 50 anos, quem terá vencido? A Guerra ou a compaixão?
A tecnologia vai tá mais avançada que o amor das pessoas?
Vamos continuar recebendo mais convites de redes sociais do que Abraços?
Será que vamos repassar mais sorrisos dos que correntes?
Sempre sonharam com carros voando, pra nos aproximar dos lugares. Mas e a amizade, ainda vai nos aproximar das pessoas?
Um elogio vai ser mais importante que uma crítica?
Haverá protesto quando não tiver amor?
Vamos cumprir nossas promessas assim como cumprimos cadastros em sites de relacionamentos, redes sociais?
Ainda vamos nos preocupar c as pessoas distantes, assim como nos preocupamos quando o celular tá no outro cômodo?
Ainda vamos dar e receber Abraços, do mesmo jeito que damos "curtidas". Aliás, vamos curtir mais momentos juntos?
Estaremos andando de mãos dadas com uma pessoa querida ou a extinção também vai existir no aperto de mãos?
Daqui 50 anos as respostas virão e saberemos realmente se evoluímos em prol das máquinas ou das pessoas.
O Homem e o Tempo
Quero um dia ter o conhecimento,
Para ser sábio e com isso,
Saber sobre o homem e o tempo.
O tempo pode ser simplesmente o tempo,
Andando sempre a favor do tempo,
Sendo tempo simplesmente ao tempo
Outrora o tempo sempre será tempo.
O homem por sua vez sempre será homem,
Sendo homem para homem,
Homem para ser simplesmente homem,
Na sociedade que homem sempre será homem.
Mas para o homem e o tempo e tudo certo,
O tempo cria o homem,
O homem faz ciência do atemporal.
Homem só, nada mais que simples homem.
O tempo por si só, nada será além do tempo.
Mas o tempo e o homem,
Consciência exata do compasso da vida,
A exatidão de suas ações,
Tenuemente de sua áurea,
O homem para o tempo e empático,
O tempo tem no homem sua empatia.
minhas correntes são os domínios do meu sangue,
não acredite em tudo ouve sobre olhos mortos,
sentimentos penados por tanto sono que já perdi,
meus segredos vertem na minha pele...
tento chorar mais não consigo...sou frio como morte,
que me tocou quando você morreu,
não nos despedimos não entendo porquê?
a vida estranha deixou você ir sem me beijar pela ultima vez;
tudo que me disse a vida tudo parou meu sentimentos,
por muitas vezes deixei o amor me guiar e ouvia voz da razão,
nada mudava então por nada deixei as magoas tomar formas,
nisto percebi que vida é um paradigma sem sentido,
porque perdi todos que amei de jeito que só profundo
dos meus sentimentos diria que frio de minha alma,
seja um reflexo do que realmente sou,
olho para passado não mudaria nada pois o sofrimento
tomou formas dos quais perdi a direção de quem sou,
mesmo tenho profundo sentimento de perder tudo,
não seja importante pois vida cheia de passagens,
estreitas ou descidas ou subidas ingrimes...
como minha escuridão seja apenas minha solidão,
consumida pelo meu silencio e sem aquele ar
de inocência que perdi quando deixei sua vida ir;
por mais que queria que tudo fosse um sonho
perdido no tempo, meus conflitos continuam muito vivos
nas profundezas da minha alma, parece poético,
mas, realidade a dor nunca passou só deixou um espaço
do qual nada existe ou existirá algum dia.
por celso roberto nadilo
fronteiras da minha alma
SOBRE O QUE QUERO FALAR
Quero falar
Sobre amores perdidos
Já que perdi os meus
Quero falar
Sobre dias sofridos
Já que tenho os meus
Quero falar
Sobre sonhos perdidos
Já que perdi os meus
Quero falar
Sobre corações partidos
Você partiu o meu
Eu quero Cantar
Sobre a dor
Que há em mim
Estampada está em mim
Em mim
Quero ficar
No meu canto quieto
Aspirando o seu ar
Quero que saibas
Da palidez dos meus olhos
Sem teu brilho sem teu olhar
Quero falar
Dos dias de glorias
Em que me achei herói
Quero falar
Das derrotas e vitórias
Dos amigos que perdi !!!
Eu quero falar
Sobre a dor que há em mim
Estampada está em mim
Em mim, sim está !!!
Respire
Inspire
Respire
Inspire
Pego um travesseiro e o coloco sobre o nariz
Não respira
Não Inspire
Meu próprio corpo ri de mim
Como não saber morrer?
É a própria voz do medo, de pular de uma janela
Porque não tem volta
Porque não vai mais inspirar e respirar
Tentar prender a respiração é fácil
Porque sabes que o corpo uma hora ira ficar contra ti
Respiração anaeróbica
Quem foi que me disse que precisamos respirar usando ar?
Para que o pulmão trabalhar por tantos anos e segundos
Deixe-o em paz
Respire
Inspire
Respire
Inspire
Coloque-o sobre o nariz
Ontem ouvi uma frase de sábio amigo que falava sobre isso
"se pensarmos direito veremos que carregamos
em todos nós um pedacinho de cada pessoa
que passou em nossas vidas", e fui refletir, filtrando as coisas positivas
e descartando as negativas, recostruiremos
um novo modo de viver. Se pensarmos direitinho todos os dias
coisas ruins nos acontece e isso faz parte, de um novo homem que é gerado a cada dia
dentro de cada um de nós... Então vou agradecer a Deus todos os dias
não só por coisas boas, mais tabém por coisas ruins, que acontecem em
minha vida. vida É Luz é aprendizado de se viver um dia de cada vez,
contribuições diárias são introduzidas em nossas mentes, cabe a cada um de nós
assimiliar e entender, que a verdade das coisas não está em como ela nos é falada,
mais sim como as assimilamos e interpretamos ...não é o jeito como as pessoas falam conosco que diz
que diz se ela quer o nosso bem ou o mal, mais sim o que sinceramente sai de sua boca...
quando uma pessoa fala de uma maneira mais rispida com você não significa
que ela não te ama.... de repente pra ela você é a pessoa mais importante do mundo.
Devíamos nos preocupar sim quando essas pessoas, começarem a nos deixar de lado
quando não estejam mais nos sinalizando ..... ai sim devemos nos preocupar...nem sempre
o melhor carro vence a prova, mais sim a maneira de como o piloto o conduz.... chamo isso
de sabedoria, caráter, sofrimento, e poderia ainda enumerar aqui centenas de palavras que caberiam
a esta reflexão.... porém hoje analise o que sai de sua boca, pense um pouco antes de falar
A irritação injusta não se pode justificar, porque o ímpeto da paixão provoca ruínas cada vez maior
dentro de nós mesmos....!!!
Sombras do medo me rodeiam, estou vedado em nuvens escuras, pavor e sofrimento caido sobre a relva, e a insanidade cruel do prazer doentio de um monstro desfarçado em pele, sangue e carne!
Quanto mais aprendo mais me assombro, tenho as veias fechadas, o cérebro congelado, as cores da manhã escureceram o céu, os anjo se demetiram, o mundo caio e a vida se perdeu! Memórias ainda me atormentão, os olhos úmidos me prevalecem o coração e, me redescubro nas margens da penumbra e nos orvalhos da alma. descansei em mim, e acordei sujo e impuro dos impulsos colhidos nas estradas cruéis que trilhei!
Algo quem sempre ouço das pessoas quando sao questionadas sobre Deus é: " as vezes vou a igreja no fim de semana " ah com essa correria fica dificil" , " ah Deus sabe que to trabalhando que me dedico a familia" etc...sim ,mas então eu me pergunto, e por Deus o que esta fazendo? porque cuidar da familia é obrigação, e se trabalha é pra poder sobreviver,é uma responsabilidade que aqui todos tem, mas isso nao é servir a Deus, de nada adianta dizer que tem fé, e que ora todos os dias, oração e palavras não sao o suficiente, de nada vale a fé sem obras, obras nao é levantar cedo para construir sonhos,ter uma casa, pagar as dividas ,correr atras de preocupações,isso e aquilo...
Está sem tempo porque esta cuidando da vida? Só nao se esqueça que essa aqui vida tem os dias contados, e que a vida que merece sacrificio e atenção , é a vida ao lado Deus, esta sim nunca passará.
Ao conversar com determinada pessoa, sobre determinada profissão que a pessoa ama, não importa qual seja.
Vejo o quanto isso reflete em mim.
Cada vez mais, vejo o poder, a força e a coragem que a dança me dá a cada dia.
Cada momento é uma nova descoberta, um novo passo, ou uma nova forma de fazer aquele passo.
E a cada segundo mais tenho certeza de que não fui eu que escolhi a dança, mas a dança que me escolheu.
Pois quando me vejo desanimada, ao tocar uma música ou até mesmo no silêncio, sinto minha pulsação totalmente ritmada, como se falasse que a solução para meus medos e meus problemas, fosse dançar.
E é ai que encontro minha força, na dança!
Existem momentos em nossas vidas que o peso do mundo caí sobre nossas costas, o cansaço nos aflige de maneira cruel e mesmo que todos não acreditem mais em sua capacidade, não desista...siga em frente e se for preciso coloca o mundo sobre os ombros e subi a íngreme montanha da vida, FAÇA!
Só assim todos verão sua força, hombridade e sobre tudo sua capacidade de superação!
Por~Tiago Maia
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp