Textos sobre Inteligência
Eu aprendi que em uma discussão, ou crise qualquer, temos que cuidar e ter condições de escolher as melhores palavras. Não é prudente humilhar, diminuir, desrespeitar, julgar motivações, sugerir necessidade de Deus, loucura ou tratamento mental e, em última instância, sugerir a morte da outra pessoa. Tudo isso, dependendo do ambiente e da frequência, pode ser considerado como abuso.
“Não posso dar-lhe nada que já não tenhas dentro de ti. Vou até o limite tênue entre sua voraz percepção e sua fugaz disposição em sorver algo de mim. Posso apontar-lhe o caminho, mostrar-lhe a direção ou falar-lhe das chaves que abrem as portas do castelo, mas quem deve construí-lo, em gélida análise, é você.”
"Podem tentar e até terem êxito em tirar-me o que até hoje conquistei. Entretanto, nunca conseguirão arrancar minha inteligência, presente precioso dado por Deus, assim como a minha capacidade de permanecer de pé, após os próprios tombos ou rasteiras que a vida nos permite vivenciar." (Mettran Senna)
Uma pessoa inteligente não precisa ser a mais habilidosa ou competente, nem a mais empreendedora, mas sim, alguém que saiba forjar sua força pessoal e vontade contra às adversidades, usando tanto a lógica como a intuição, para obter uma visão mais assertiva da realidade e fazer suas melhores escolhas.
As IAs são coesas, contudo o GPT é, na maioria das vezes, incoerente. Ele aceita tudo e ainda justifica. Portanto, não demonstra sabedoria nem inteligência genuína, mas sim um funcionamento extremamente artificial. Ter muito cuidado demonstrará sabedoria e inteligência própria e não condicionada a esse modismo...
Temos dificuldade para ouvir, porque somos soberbos! Ouvir não significa escutar os sons da voz ou acompanhar o raciocínio da outra pessoa. Para ouvir é preciso ter o coração no ouvido. Precisa haver silêncio na alma, ter ausência de pensamentos, de ideias preconcebidas e de certezas. Ter o coração no ouvido é ter sensibilidade para perceber, respeitar e valorizar o outro.
O propósito de vida está ligado à razão de sua existência e ao legado que você deseja deixar para as gerações futuras. Propósito de vida produz altruísmo, uma espécie de visão além das circunstâncias. Em outras palavras, quando entendemos o nosso propósito de vida nós conseguimos manter a nossa energia, paixão, força, confiança, motivação e felicidade em níveis satisfatórios, mesmo em momentos de crise.
Algumas pessoas acreditam que um líder sensível, amoroso e gentil é um líder frágil, fraco, negligente e desprestigiado. Que desarranjo! Ter amor como critério de gestão não significa ausência de autoridade, firmeza e discernimento, pelo contrário, significa ter todas essas qualidades, porém com o "plus" de uma atitude mais humana, empática, generosa, inspiradora e servidora.
A assertividade é uma das principais competências emocionais e dentro das organizações é considerada como um "must have". Pessoas assertivas expressam suas opiniões respeitando o ponto de vista, convicções ou crenças da outra pessoa. Pessoas assertivas não são indelicadas ou grosseiras, mas diretas. Servem-se das competências da comunicação e negociação para irem direto ao ponto. Pessoas assertivas são autênticas, verdadeiras e transmitem confiança!
Melhorar o engajamento é simples, mas não é uma tarefa fácil! Líderes inspiradores entendem o valor e o benefício da gestão humanizada, do propósito, do respeito, do diálogo franco, da comunicação assertiva, do estabelecimento de objetivos e metas claras. Fomentam o sentimento de confiança, pertencimento, o contato e integração das equipes, a cultura da colaboração, oferecem treinamento, crescimento, oportunidades e reconhecimento.
Considerando a dinâmica da comunicação e a imprevisibilidade das relações interpessoais, observar e compreender o contexto primeiro para depois atuar e lidar com a situação pode até parecer difícil, mas é uma ótima alternativa para “ganhar tempo”, regular as emoções, responder de forma mais apropriada e mitigar frustrações.
Em nossa vida profissional iremos encontrar vários tipos de pessoas, algumas estarão nitidamente doentes e precisarão de nosso apoio; outras estarão sorrindo como se nada estivesse acontecendo, mas por dentro estarão minguando. Como docentes, gestores e líderes, precisamos estar atentos e sensíveis às pessoas que estão ao nosso redor, ouvir o que não é comunicado, enxergar o que não é mostrado e oferecer um esforço extra para ajudar aqueles que estão fracos e abatidos!
Os deuses e os humanos; Houve uma guerra no planeta chamado terra; Lá havia pequenos e minúsculos humanos; Que se achavam fortes e temíveis; E antes de nos conhecer se denominavam os seres mais inteligentes e importantes; Bom como estávamos dizendo, nesta guerra eles perdiam como formiga 🐜 diante do grande pássaro 🦅, mas ainda assim diziam em seu interior; podemos vencer; Só que não. Então os deuses começaram a brincar com eles, pois sabiam em seu interior que eram invencíveis.
Desenvolver a criatividade é uma busca constante e central ao estabelecimento dos propósitos da educação. O objetivo, aliás, é elevar as potencialidades intelectuais humanas à arte de pensar e esta deve ser entendida como o esforço de esclarecimento pelo qual percorre a inteligência e a consciência.
Ninguém nasce feito, (...) ninguém nasce marcado para ser isto ou aquilo. Pelo contrário, nos tornamos isso ou aquilo. “Somos programados, mas, para aprender”. A nossa inteligência se inventa e se promove no exercício social de nosso corpo consciente. Se constrói. Não é um dado que, em nós, seja um a priori da nossa história individual e social.
O ser humano bem sucedido na vida é aquele que desde cedo foi informado por seus pais que seu futuro dependerá das ações e escolhas do presente. Prontamente entendeu que dedicação é preciso e que nada que é dado tem o mesmo sabor do que é conquistado. Não importa sua origem, sexo, cor ou religião. Se estudar o bastante vai passar em qualquer concurso ou vestibular. A única cota que vai precisar e da sua própria inteligência e força de vontade.
A probabilidade de existir vida inteligente fora da Terra é maior do que as chances desses seres serem humanos do futuro que vivem em outro planeta e conseguiram superar as leis do espaço-tempo e menor do que as chances de seres que são inteligentes o suficiente para viajar à velocidade da luz preferirem dar provas de sua existência durante o período em que uma raça supostamente inteligente ainda precisa lidar com problemas frutos da ignorância como diversos tipos de preconceitos e negacionismos.
A vastidão do nosso universo, faz com que nós sejamos somente pequenos seres em uma galáxia entre outras bilhões que existem no universo. Mas se nós usarmos nossa inteligência e capacidade mental poderemos mudar a nossa forma de pensar sobre o universo e talvez mudar o futuro do nosso planeta.
A fragilidade dos sentimentos tem mais a ver com ceder, do que com combater. Dilema difícil! Até onde nossas razões justificam nossas atitudes? Até quando nossos sentimentos sustentam nossa ações? Os motivos, quais são? A vida é uma ingma, sem muitas respostas, e tantas perguntas. É preciso ser forte! E não duvidar da capacidade de responder à cada problema com a atitude correta. Ter um plano, viável, e com margem de erro, é a atitude mais inteligente nas horas difíceis. O desepero é caminho sem resultado. A solução é prumar o pensamento. Alinhar os sentimentos, quase sempre rebeldes, e seguir. Olhar para trás, só se for para aprender com os erros. Olhar para frente, sempre com a esperança de errar menos. E seguir. Sem medo. Sem culpa. Construindo um dia após o outro. Assim é a vida. Um dia de cada vez. Como um vício. Uma oportunidade. Um caminho sem volta. Aproveitemos a paisagem! Nunca se poderá ver o mesmo lugar da mesma forma. Então não disperdissemos momentos únicos que não irão se repetir.
O problema dos tolos é que se julgam inteligentes. Pior é que em momentos de obscuridade, eles proferem o que é certo ou errado. Nesse ínterim, enquanto inteligentes tentam inutilmente explicar o óbvio, sábios nem se preocupam, porque sabem que a ausência de conhecimento e destreza intelectual trará reinado curto aos tolos.
