Textos sobre Felicidade
Quando você realmente se aceitar e viver o que tem que ser vivido;
Só assim entenderá o Deus determinou em sua vida;
Quando o pecado em você, passar a ser um exercício de vivencia e não de luta, Deus assim passará você para um outro degrau de vida;
E tudo de dificuldade se transformará em algo grandioso em sua vida;
Mesmo que a luta interna lhe fale para não chorar, mesmo assim chore de alegria pois você nasceu para triunfar;
O que faz parte de você encare com devoção e assim alcançará seu galardão.
Viva a vida
Não basta estar vivo
O importante é viver
Sentir corpo, sentir alma
Sentir vida, sentir prazer
Veja terra, céu e mares
Veja árvore, folha e flor
Veja dia, veja noite
Sinta luz, sinta calor.
Lembre de falar pra Deus
Na voz vibrante do coração
Fale aos filhos Seus.
Mergulhe no mar da vida
Afogue-se na paz Divina
Na bênção de Deus ungida.
Tudo é vida se você souber viver, tanto pra aproveitar, como pra equilibrar e pra desprezar o que não te traz nenhum bem!
Pense um pouco sobre o que vc aproveitando o suficiente, equilibrando a quantidade necessária e desprezando o que não precisa ter vez em sua rotina, pode proporcionar uma melhora na sua qualidade de vida!
Viver é navegar
E para navegar, é preciso precisão, bússola na mão, destino à frente. Coragem.
Se o navegar não for certeiro, pensado, desejado como caminho e meta, planejado com matulas e mapas, com ciência dos faróis que iluminam a travessia, arrisca-se o navegante a perder-se nos redemoinhos, a desiludir-se com as distâncias e os tempos dos relógios e dos céus, a ser enganado pelas tempestades e engolido pelos abismos.
Se o navegar não for destemido e ousado, tampouco será seguro e profícuo.
Arrisca-se o navegante a fingir que navega, a confiar num leme inexistente e tirano, a temer fantasmas e monstros que cria, a ignorar quando se aproximam os verdadeiros piratas das entediadas caravelas que se acomodam nos bancos de areia imovediça.
Se o navegar não for humilde, também não será belo.
Arrisca-se o navegante a querer ser apenas timoneiro e desconhecer os porões de sua nau, a não ser obedecido pelas velas impulsivas, a contentar-se com a pequena paz dos litorais seguros, com gaivotas de fotografia e golfinhos na tela brilhante.
Porque arriscar-se é preciso, mas incerto. Até perigoso.
E, quando o navegante pensa que já sabe navegar, descobre que ainda nada sabe, mas que é preciso sempre recomeçar a si mesmo novo e pequeno e atento e frágil, e recalcular a rota e ouvir os ventos e respeitar os rochedos e amar as ilhas.
E, se assim for, o navegante não precisará remar atrás do canto mágico das sereias, nem buscar as terras perdidas que acenam com tesouros, porque de seu próprio peito brotará um canto inebriante, porque com suas próprias mãos lançará sementes faiscantes, grávidas da felicidade que ele quer anunciar por terras e mares, ainda que nunca antes navegados.
E, se assim for, esse navegante conhecerá a verdadeira alegria dos horizontes descortinados pela aurora dos dias e escondidos pelas estrelas serenas das noites.
Precisa esse navegante audaz apenas de um nome pelo qual possam chamá-lo a servir à Vida.
Esse nome de luta e de luz pode ser o teu.
Prazo raro pra viver dia a dia
Desconforto pra quem zera a vida
Ser Brasileiro é um evento
Digno de pena para Unicef
Viver dançando não é mania
É pra esquecer o que ver nas esquinas
Crianças nas ruas pedindo comida
Obrigados pela fome adquirida
E quando a Pátria se lembra da gente
É pra saber em quem votar
Nos fazem crer que somos diferentes
Amarelos e vermelho de vergonha
Inclinando para guerriar dia pos dia
Me prato é raso pra aguentar o dia
Agua amarga pra adoçar a vida
Enquanto alguns os comem ouro
Muito nao sabem se acordam noutro dia
Meu prato é raso pra comer de dia
Meu pão mofado pra aguentar a vida
Na subida ou na descida, viver significa: encontrar-se
na escada. A mortetodo dia me convida pra descer. Eu quero subir, amar, viver, aprender, saber… eu quero
o que é preciso pra me manter vivo, respeitar quem esta no mundo comigo; meu reflexo no espelho é meu melhor amigo, reflete meu maior inimigo.
Jejum que purifica: corpo, alma e pensamento.
Viver cada momento respirando argumento.
O sol que brilha acima da nuvem que deseja ser apreciada. O desejo da existência de ser observada, sentida. Reflexões na beira de um abismo. Contato crítico - abalo sísmico - contrato vitalício. Abono, férias todo mês pra aproveitar a vida. Contatos pelos povos entre os tempos pela escrita. Literatura progressiva. Reflexão momentânea que se eterniza na tumba pelo escriba.
Digressão
Estou envelhecido de viver. – Para mim, a vida basta!
A minha alma é um relógio sem cordas
Cuja única função é a de marcar lamentações
Semelhante a um cachorro, repouso ao pé da cama
Deitado, eu ouço a chuva como quem ouve a um trovão
Todo homem deveria ter a sensibilidade auditiva de um cachorro.
Certa vez, conheci um homem que me ensinou sobre a velhice Por horas, tentou convencer-me de que era bom envelhecer Eu dizia-lhe: Desejo viver até os meus setenta anos e me basta! Viver até os setenta é doloroso, quando se tem sessenta e três. Desejar isto aos vinte e seis é simples! – Tudo é filosófico.
Se eu tivesse uma filosofia de vida: Seria a de não ser filósofo.
Faria tudo pela aptidão de não se ter instinto algum.
Impulsionei-me para a inspiração de nunca se ter sido nada.
Por isto nunca tive nada e para todos sempre tive o que não tinha.
Mas quando precisei do que não tinha: Abandonaram-me.
Tenho sido eu um declínio temporal de idéias!
Tenho andado na mesma direção que circula a moral
E tenho circulado na mesma direção aonde se perde a razão.
Sou um barco resignado, olvidado ao mar.
Perculso pelo vento: Sempre a seguir!
Entregando-se por completo ao nada
Esquerda – Direita! – Avante!
Navego como o tempo em minha vida.
A que preço estaria eu liberto?
Deixo-me quedar-se na beleza de quem não sou.
Enquanto as minhas flores embelezam a morte.
Eu me embelezo na vida distraída de tudo quanto amei.
Sempre sozinho: Familiares? – Nunca soube o que é isto.
O meu espírito esta perculso e a minha alma conspurcada.
A certa altura, depois de muito sacudir.
Desço da cadeira e decido partir para o universo.
Levo comigo alguns versos, que não são versos.
E antigas idéias de se construir novos versos.
A vida é feita de ESCOLHAS.
Eu escolhi viver cada minuto com LEVEZA.
Leveza no modo de pensar, de agir, de sentir, de consumir.
Escolhi priorizar viver momentos que ficarão ETERNIZADOS.
Cada dia é único, cada sorriso é único, cada olhar é único.
Escolhi SER presente e estar presente na vida de quem eu AMO.
Essencial
Mais um ano findando com a mesma rapidez de outrora, mas como conseguir viver, quando o tempo é o algoz?
Ontem era Janeiro, hoje Agosto e amanhã será Dezembro. O que fiz nesse espaço/tempo?
Vejo a vida passando como se estivesse sentada em um banco da estação, observando os trens chegando e partindo sem me preocupar com o destino. Acompanho calada e serena as chegadas e as partidas. Percebo nas faces um misto de preocupação e indiferença ao meu redor.
E eu? Permaneço ali inerte! Com um silêncio ensurdecedor e paralisante. Incapaz de um movimento, apenas os olhos se movem, esses também com pouca vivacidade dos rompantes da mocidade. Frágil e vulnerável ali aguardando conformada a hora derradeira dos meus dias.
Será esse o propósito?
E o que é essencial?
Ah!!! O essencial é intangível.
A quem quer que seja
Minha única expectativa de vida tem sido não viver mais.
A medida que penso sobre o que poderia ter sido ou no que possa ser feito,
Percebo a ironia entre o querer viver e o desejo de não mais existir.
A depressão é um amigo íntimo com o qual posso me abrir.
Sinto que a cada baque, seja leve ou forte,
O choro que antes vinha, agora não me vem mais.
Percebo que meus desejos se tornaram imediatistas
E que os planos se tornaram vazios.
Sem que me importe com minha forma de vida,
Nada mais é perigoso.
Ainda tenho medo, mas mesmo assim,
O desejo que o perigo aconteça é maior.
De qualquer forma é bom se precaver.
Não espere alguém que te diga que as coisas vão melhorar,
E sim, melhoram e pioram, faz parte.
Preserve por alguém que esteja na pior com você
E que faça o que for preciso para te tirar disso
Como terminar o ocorrido
Sem lamentar, sem questionar
Apenas sabendo e respeitando sua decisão de acabar com tudo.
O suicida é aquele que percebe que tem total domínio sobre sua própria vida.
Existe beleza nisso, que poucos podem ver.
Você a enxerga?
Se a sua vida chegou nesse ponto, bem...
Esperar é deixar passar.
E ficar quieta e não fazer nada são coisas diferentes.
Depende do que você acha que quer.
Pois é, do seu desejo você só pode "achar"
Por que nem sobre si mesma é possível ter certeza.
E não existe verdade.
Então dance ao acaso.
"Nascer, viver e morrer é atravessar pontes, transitar entre o visível e o invisível, ora tocando sonhos, ora os perdendo pelo caminho. Mas depois de aqui chegarmos, nos tornaremos eternos de todas as formas imagináveis em átomos e memórias. Isso é ter em si o mundo inteiro e o mundo inteiro nos ter, e ainda assim a jornada do viver será sempre uma incógnita!"
(Do livro Caos de Mim-Daiana Calixto-2024).
A vida como ela é
Viver com a razão, sem ilusão,
sem enfeitar os dias com poesia,
olhar a vida com os pés no chão,
aceitar a dor, sem fantasia.
Os problemas não são estrelas brilhantes,
não há magia nos caminhos tortos,
são pedras, são fardos, são instantes
que nos ensinam, mesmo nos momentos constantes.
A emoção às vezes engana o ser,
faz-nos crer que tudo tem um final encantado,
mas a verdade é simples de entender:
ciclos se fecham e o tempo é o aliado.
Com força, seguimos sem hesitar,
sem esperar que tudo seja fácil ou doce,
sabemos que a vida é feita de encerrar
e recomeçar, com coragem, sem alarde ou pose.
A razão nos dá a coragem de continuar,
de enfrentar o que vem, de entender o que foi,
sem esperar que a felicidade venha sem lutar,
sabendo que a vida é um rio que flui e destrói.
' A JANELA DA VIDA '
Quem dera o vigor da juventude
Após viver meio século de vida
Com Sentimento de completude
Contra o tempo uma corrida
Ao Ver o arco íris no mundo
Ainda que por um momento
Sentir-me pleno por segundos
Sem saber nem no que penso
Ver a janela da vida aberta
Na grande força do amor
anseio Pelo céu voar liberta
Como águia alçar meu vôo
Como lodo na pedra germina
Na vida paz, no amor sossego
Lembrar do amor de menina
Nos seus braços o aconchego !
Direitos Autorais Reservados sob a Lei -9.610/98
Nós vamos morrer. Então, vamos viver.
Essa é a única certeza que temos desde o dia em que nascemos: a morte. Passamos a maior parte da vida tentando ignorar esse fato. Vivemos como se tivéssemos todo o tempo do mundo, adiando planos, guardando sentimentos, esperando por um momento ideal que pode nunca chegar. Mas a verdade é que o tempo não espera por ninguém. Cada dia que passa é um dia a menos, e no fim, o que realmente importa não é quanto tempo temos, mas o que fazemos com ele.
Então, por que não viver de verdade? Por que não dizer “eu te amo” sem medo? Por que não perdoar e seguir em frente? Por que não tentar algo novo, mudar de rumo, sair da rotina? Passamos tanto tempo presos a preocupações, a problemas que nem sempre importam tanto, que esquecemos de aproveitar o presente. Guardamos palavras para depois, acumulamos ressentimentos, evitamos riscos e deixamos os dias passarem sem propósito. Mas e se não houver depois? E se esse for o único momento que temos?
A vida é feita de escolhas. Podemos escolher viver intensamente ou apenas existir, passar pelos dias no piloto automático, cumprindo obrigações, repetindo padrões, sem jamais nos permitir sentir a verdadeira alegria de estar vivos. Mas será que vale a pena viver assim? Será que, no fim da vida, não vamos nos arrepender mais daquilo que não fizemos do que dos erros que cometemos?
Não sabemos quanto tempo nos resta. Pode ser muito, pode ser pouco, mas independentemente disso, devemos aproveitar cada instante. Viver não significa apenas respirar e sobreviver; significa sentir, experimentar, amar, errar, recomeçar. Significa olhar para trás e saber que aproveitamos cada momento da melhor forma possível.
Então, pare de esperar. O momento certo não existe. A vida acontece agora, neste exato instante. E se há algo que você deseja fazer, faça. Se há algo que precisa ser dito, diga. Se há um sonho guardado, corra atrás dele. Porque, no fim das contas, a única coisa pior do que a morte é perceber que nunca realmente vivemos.
Percebes o quanto a vida gosta de mudanças?
Viver é um constante e eterno mudar.
Mudam-se as estações do ano,
e a paisagem veste novas roupas, sem cessar.
Peixinhos nascem miudinhos e muito diferentes
dos peixes que depois habitam os rios e mares.
As suas cores e as formas mudam tanto
que espanta ao pousamos neles nossos olhares.
As pedras? Parecem até que não mudam.
Mas mudam sim e se desgastam.
A água mole em pedra dura
Tanto bate até que fura.
Laranja já foi semente, o limão também já foi
A rosa já dormiu no solo, como uma bela promessa
Da raiz brotou o caule, do caule saíram os ramos
Dos ramos brotaram as folhas e linda rosa acordou.
De noite a paisagem escurece
e as sombras criam novas formas
Mas ao longo do passar das horas
a luz avançando mansa
rompe a escuridão no tempo
e o sol magestoso num intento
se faz presente na aurora.
E assim é também com o homem
De uma espantosa fagulha no ventre
Também se torna semente
E desembarca aqui neste mundo
Usa o choro para comunicar o que sente
E aos poucos vai desenvolvendo a mente
Aprende a sentar
A andar
A falar
De um corpo de menos de um metro
As células se renovando intensas
Vai crescendo de forma constante
Bebê, criança, menino, adulto, idoso, ancião
E em cada fase de vida, sua visão de mundo muda
Suas expectativas se renovam
Suas escolhas desenham o futuro
E as mudanças ocorrem sem cessar.
É que a vida é feita de mudanças.
O que é vivo sempre muda.
Essa é uma das Leis da vida.
O progredir e o constante transformar.
Ronise Luz
Mergulhos na alma
Na trama complexa do viver, escrevo versos que não se calam,
Sobre o herói esquecido, cujo brilho raramente salta aos olhos alheios.
Um guerreiro das sombras, tecendo sacrifícios sem nome,
Pedindo desculpas onde a culpa nunca foi sua morada.
Abaixa a cabeça quando a razão grita para ser ouvida,
Porém, na humildade silenciosa, prefere a paz ao conflito.
Age pelos outros com um amor tão vasto e profundo,
Fazendo pelos outros mais do que jamais fariam por si.
Esconde as próprias dores, um sorriso no rosto mantém,
Para que o mundo ao redor não se despedace ao sentir seu pesar.
E assim, na quietude de seu coração, sacrifica a própria alegria,
Colocando a felicidade alheia acima da sua, incessantemente.
Segura mundos nos ombros enquanto o próprio desmorona,
Mas, oh, quão nobre é o espírito que ainda assim se ergue!
Não perfeito, mas real, em suas palavras e atos reflete verdade,
Rindo, chorando, amando, com uma sinceridade que arde.
Às vezes o dito é áspero, às vezes o trauma ressurge,
Marcas de batalhas passadas que ainda sussurram na pele.
Chamam-no de difícil, complicado, teimoso em sua essência,
Mas no olhar dele, há uma chama que não se extingue.
Ele não muda, não se dobra, fiel ao que é em sua essência,
O amor que declara é um farol, puro e imutável.
Quando diz "conte comigo", suas palavras são pontes,
Fortes o suficiente para suportar o peso de mil tempestades.
Neste mundo barulhento, onde verdades se perdem,
Sua sinceridade é um farol, brilhando firme através da névoa.
Não há máscaras, não há jogos; apenas um coração aberto,
Revelando-se inteiro, um espírito indomado, real e verdadeiro.
Portanto, antes de julgar, olhe além das fachadas e dos murmúrios,
Veja o gigante que caminha leve, carregando o mundo com sorrisos.
Pois embora não seja perfeito, é genuinamente um dos raros,
E neste teatro da vida, ele é, sem dúvida, uma das estrelas mais brilhantes.
"Qual o sentido da vida?"
Você que decide, o seu sentido para viver pode ser para ajudar o mundo, proteger aqueles que ama, dar mais alegria para aqueles em sua volta ou fazer o amor de sua vida feliz. Não fique se preocupando muito com esse assunto de "qual é o meu sentido de viver" um dia, depois de você ter experienciado vários momentos você irá descobrir a resposta para essa pergunta
P.K.P.L.(pietro kauã Pinto Lopes)
Finitude: a arte de viver o agora
A lucidez sobre a fragilidade da existência, pode ser interpretada não apenas como fonte de tristeza, mas também como um convite a uma libertação paradoxal. Ao reconhecer que a vida não se sustenta em grandiosidades épicas ou em felicidade perene, descobrimos que sua beleza reside justamente na efemeridade e na imperfeição. A consciência da finitude não precisa ser apenas um peso, mas pode ser o que nos ensina a valorizar os "pequenos momentos insignificantes" como únicos e insubstituíveis.
Se o amor não é um conto de fadas, sua fragilidade o torna mais precioso — não porque dura para sempre, mas porque, justamente por ser passageiro, exige presença e cuidado. Se a felicidade é fugaz, sua raridade a torna mais intensa quando surge, como um raio de luz em meio à escuridão. A solidão do entendimento, por sua vez, pode ser o preço da autenticidade: ao nos afastarmos das ilusões coletivas, ganhamos a chance de viver com maior profundidade, mesmo que isso nos separe superficialmente dos outros.
Nesse sentido, a tristeza de saber demais não é o fim da experiência, mas seu verdadeiro começo. Ela nos tira do automatismo e nos coloca diante da vida como ela é — frágil, transitória e, por isso mesmo, digna de ser vivida com atenção e coragem. A melancolia não é um beco sem saída, mas um portal para uma existência mais consciente, onde cada instante, por mais breve que seja, ganha um significado precioso porque não durará. A verdade pode doer, mas também nos liberta para encontrar beleza no efêmero e significado no que, de outra forma, pareceria insignificante.
O sabor da vida
Dia tem gostinho de café.
Café tem gostinho de viver.
Viver tem cheiro de natureza,
E a natureza tem poder de florescer.
Saudade tem gostinho de família.
Família tem gostinho de felicidade.
Felicidade tem cheiro de domingo,
E o domingo tem poder de humildade.
Querer tem gostinho de sonho.
Sonho tem gostinho de esperança.
Esperança tem cheiro do novo,
E o novo tem poder de mudança.
Noite tem gostinho de sabedoria.
Sabedoria tem gostinho de escolha.
Escolha tem cheiro de dúvida,
E a dúvida tem poder de falha.
Então, no momento em que houver dúvida...
Recue. Os sinais existem para que você perceba os detalhes.
Autoria: #Andrea_Domingues ©️
Manter créditos de autoria original 04/05/2025 às 15:00h
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
