Textos sobre como Curtir a Vida
Nós não fomos criados a falar sobre morte e vida.
Nossos pais ou até mesmo todas as pessoas não costumam falar da morte e sim, da vida.
A morte e a vida são como um duelo constante, um sempre a desafiar o outro.
A morte a desafiar vida, e a vida a desafiar a morte.
Todos nós fomos criados apenas enxergando a vida, e não a morte.
Dai é o que causa todo esse sofrimento quando perdemos alguém que amamos. O que era para ser algo normal e corriqueiro, torna-se um sofrimento sem fim e não era pra ser assim dessa maneira.
Mas, ao perder um ente querido esquecemos que a morte faz parte da vida como um todo e desde da hora em que chegamos ao mundo o que todos enxergam é que temos que viver. Ninguém em nenhum momento pensa em morrer ou se a morte existe. Só se consegue pensar na vida.
So pensamos em viver como se a morte não existisse.
As vezes por pensarmos em ser jovens achamos que temos toda uma vida pela frente e o que acontece na maioria das vezes é que a coisa não é bem assim.
Não é assim que funciona a vida. Agente já nasce com um pé na frente e outro para trás, sentido figurado.
O de trás agente nunca enxerga. Ninguém consegue enxergar.
É a morte.
A morte que já se cria brigando com a vida o tempo todo e a vida com a morte como num duelo.
Vivemos nesse mundo em um constante duelo. Um duelo invisível que não conseguimos enxergar e só o criador é capaz de dizer que a sua hora chegou ou não.
E vivemos despreparados para esse dia, porque nós em nossa cegueira só conseguimos enxergar a vida. Apenas a vida. A vida e mais nada. Daí o sofrimento quando perdemos alguém e que teima em nós em não querer aceitar ou entender.
É a morte que venceu a vida em toda a sua essência e plenitude.
A onde a criatura volta para o seu criador.
Ela e Ele
Ela é uma menina linda,
Tímida quando se fala sobre a vida.
Naquele dia ela conheceu ele.
Ele tinha muitos amigos
E saia sempre com eles.
Ela sem conhecê-lo,
Começou a ama-lo.
Amor era esse proibido.
Ela é uma menina de família,
Respeitada e amada por todos que a conhecia.
Ele, porém, saia com muitas garotas,
Aproveitava-se de sua beleza para engana-las.
Muitas foram aquelas que ele entristeceu.
Ela disso tudo sabia,
Mas isso não evitava o que sentia.
Ele não se importava com ela,
Interesse nenhum ele tinha nela.
Ele não sabia
O que ela sentia.
Até que um dia
O amigo disse para ele o que ela sentia.
Isso criou um interesse certo,
Interesse esse que não era amor.
Até que um dia ele resolveu se aproximar,
Mas ela sabendo de quem ele era, resolveu se afastar.
Ele tentava convence-la de que mudou
E que a vida dele se transformou.
De princípio ela não acreditou,
Mas de muito tentar ele a conquistou.
Dias felizes foram para ela,
Pois ela estava com quem amava.
Achando ela que ele realmente mudou,
Ele queria algo dela e ela não concordou.
Mentiu ele dizendo que não tem problema,
Pois ele mesmo assim a amava.
Tinha ela uma amiga que alertava,
Tentando afasta-la daquele a quem a enganava.
Mas ela dizia que ele mudou
E não era mais aquilo que um dia se tornou.
Ele cansado de tentar dela tirar
O que ela não queria dar.
Resolveu ir para um lugar
Onde tudo para ele iria melhorar.
A sorte foi dela, mas para ele foi Azar,
Pois a amiga dela estava no lugar.
Percebeu a amiga
Que ele estava com outra.
Imagens a amiga conseguiu,
E ela em fim a amiga ouviu.
Triste ela ficou,
Pois ele a enganou.
E assim ele continua fazendo
E ela continua aprendendo.
O Arrependimento
Pensando sobre a vida
Eu pensava sobre ela
Percebi quantas coisas eu me arrependo de ter feito
Se contorcendo entre os meus sentimentos
Imaginei o que poderia ser se não tivesse feito
As dores sentimentais eu senti
Mas nada mudava o que vivi
Pensei mais a fundo sobre isso
E as dores sentimentais mais fluíam
Percebi que muitas coisas não vivi
Pois me arrependo também do que eu não fiz
Percebi que o que mais doía era o não ter feito
Isso doía lá no peito
A dúvida em mim criou
Sobre aquele sentimento que se formou
Qual é o pior arrependimento?
Aquele de ter feito
Ou aquele que não fez
Quando se arrepende do que fez
Você já sabe a sua estupidez
Mas quando se arrepende do que não fez
Você não sabe o que poderia ser dessa vez
A sua mente pensaria
E mais aflito você ficaria
Descobrir o futuro seria o seu objetivo
Mais seria o seu pensamento abrasivo
Pensando sobre isso fiquei
Sentindo aquela dor, chorei
Lagrimas do que fiz
Lagrimas daquilo que não fiz
Mãe,
Começo a pensar entre pensamentos peculiares sobre a sua jornada, sobre a sua vida.
Mãe, ainda tenho a chance de lhe chamar de mãe, e ser respondida, querida mãe, estou vendo o seu sofrimento, mães não deveriam partir nunca.
Se em algum momento em toda minha vida, eu disse que sofri, peço perdão ao verdadeiro sofrimento.
Te vejo adoecendo, te vejo cada dia lutando contra a natureza e a força do meu medo, destinada ao câncer.
Santo Deus, tenha piedade da minha mãezinha. A cubra com o seu seu manto sagrado.
Afasta de mim esse cálice, que sua vontade seja reconhecida e que me deixe ó pai, só mais um minuto no tempo.
Cura a minha mãe!
✍
Sobre a Vida:
Exercer bondade ao próximo deveria fluir de nós "seres humanos" espontaneamente, como foi ensinado pelo nosso Senhor e grande mestre Jesus ou Yeshua no hebraico antigo, mas no entanto exige um grande empenho para alguns de nós para se obter ao passo que a maldade nem precisa de esforço para ser usada como desculpa no cotidiano da maioria das pessoas. Infelizmente essa é a grande verdade que assombra as mentes e os corações de cristãos verdadeiros que diariamente lutam contra esse terrível mal.
Enquanto a vingança for usada como desculpa para a justiça e a violência como solução para defesa, não passaremos de Neandertais eternos no grande processo de Evolução ao qual estamos sendo submetidos...
"O ser humano é bom o suficiente enquanto o mundo o permite ser" devemos mudar tal concepção de pensamento através de nossas próprias atitudes...
A vida é mais sobre a busca em ser um pouquinho melhor a cada dia e não sobre exigir a perfeição do outro sendo imperfeito também.
A idealização do outro diferente do que muitos pensam, causa frustração em ambos, um por não atender as exigências e o outro por não ter visto a realidade.
Ninguém é perfeito e isso é algo humanamente impossível, então quando for exigir algo de alguém primeiro olhe para dentro de si e veja se também é capaz de fazê-lo,cada um tem um modo de ver a vida e muitas vezes é isso que a torna mais bela. A vida é um constante recomeço, nós mudamos o tempo todo mesmo sem perceber e para quem afirma que todo mundo é igual, pergunte-se porque escolhes tanto? Antes de apontar o erro, lembre-se também quantas vezes a pessoa acertou, coloque na balança e veja se o seu julgamento realmente tem o peso certo.
Quer saber uma coisa sobre o Jogo da Vida?!
Você vai torcer por pessoas, que não irão torcer por você;
Você vai orar por pessoas, que nem conversa direito com você;
Você vai ajudar pessoas, que já disseram não, para você;
Você vai amar pessoas, que não dão a mínima pra você;
Você vai tentar agradar pessoas, que nem se importar verdadeiramente com você;
Você vai fazer sorrir algumas pessoas, que as vezes só te fazem chorar...
Muitas das vezes a Lei da Reciprocidade não vai de fato, andar com você, nem tudo que você fizer para os outros, espere que façam o mesmo por você!
Ame, respeite, viva a vida da forma que você se sentir bem, e JAMAIS deixe as pessoas ruins, acabarem com seu sorriso, pois por mais que as pessoas possam não te valorizar, existe um DEUS, que sempre estará do seu lado, te dando força e sempre te acompanhando!
A vida é sobre confiar em si mesmo.
Cada marco do seu sucesso esculpe seu esforço e esforço, te enche de orgulho, te entusiasma e te faz feliz
Em cada fase que falha na vida você precisa se ajustar, respirar e dar um leve suspiro, se esforçar e se animar.
Comece de novo, porque se desanimar e deixar ser tomado pela preguiça isso o deixará mais fraco e cada dia mais longe da vitória.
Isso pode impedi-lo de saborear o gosto da vitória
O motoqueiro e o passageiro
. . .
Fazendo uma reflexão sobre a vida eu chego a seguinte conclusão, à vida pode ser comparada como um passeio de moto entre o motoqueiro e o passageiro, sendo que ambos estão indo na mesma direção, ou seja, tanto o passageiro que está no carona quanto o motoqueiro que estar conduzindo a motocicleta. Porém, cada um têm uma perspectiva diferente do passeio.
. . .
Ou seja enquanto o motoqueiro que conduz a moto, está de olho na estrada, nas lombadas, nas sinalizações o passageiro tem a vantagem de não se preocupar com esses detalhes ,em outras palavras o passageiro é livre para olhar para qualquer lado da rua sem se arriscar ou colocar terceiros em risco. Já o motoqueiro permanece com o olhar atento na estrada e nas pessoas que circulam na rua, ou seja, ele está atento para não cometer erros.
. . .
Então caro pensador eu lhe pergunto quem você gostaria de ser o motoqueiro que estar guiando a moto, porém estar focado no trânsito para evitar o pior ou você gostaria de ser o passageiro que não conduz a moto, porém tem uma visão privilegiada do passeio a ponto de conseguir vê um pássaro pousar no ninho e olhando para o outro lado da rua consegue ver uma criança brincar correndo no parque atrás de uma bola.
. . .
Uma coisa é certa, seja você o motoqueiro ou passageiro ambos vão chegar no seu destino, não existe certo ou errado. O que existe são pensamentos ou prioridade que cada um decidiu para a sua vida, lembre-se a vida é sua, e só você tem o poder de decidir como conduzi-la.
Por isso eu finalizo com a frase Disraeli “A vida é muito curta para ser pequena”.
. . .
E eu digo mais, a vida é feita de detalhes e se você está vendo a vida passar como se não estivesse vivendo, acho que tem algo errado aí, pensa nisso e recalcule a sua rota.
Não sabemos nada sobre o universo. O que supomos que sabemos é normal durante a vida, de quem não busca conhecimento. Porém, quando buscamos, as coisas divergem sobre todas as outras, pois nada é exatamente, como acreditamos que seja. Então, olhamos para vários pontos em que acreditamos ser uma realidade afirmada, esses deixam de se encaixar, fazendo com que fiquemos confusos.
A melhor maneira de nos livrarmos dessa confusão é negar a certeza de tudo e continuar buscando conhecimento, mesmo que essa busca não seja, necessariamente, uma realidade afirmativa.
O dia que perdi minha mãezinha
Deus tu és soberano sobre minha vida, sei que o senhor conhece todo o meu viver, tua palavra diz que o senhor conhece meu sentar e o meu levantar, o senhor me sonda e me conhece, e é neste Deus todo poderoso que ponho a minha fé, é neste Deus grandioso que coloco minhas esperanças, é neste Deus grandioso que eu me regozijo, é a este Deus grandioso que agradeço por tudo, eu te agradeço Deus por cuidar de nós, e te agradeço por que o senhor olhou dos céus e teve compaixão da minha mãezinha que estava sofrendo tanto, obrigada meu Deus por ter me concedido belos dias ao lado dela, por ter permitido que eu vivesse dias maravilhosos com ela, minha mãe mulher forte, carinhosa, amorosa, sorridente, minha mãezinha vai deixar muitas saudades, mas quando lembrarmos dela vamos lembrar com alegria, porque foi isso que ela passou pra gente, que a vida deve ser vivida com alegria, lembro-me sempre de quando acordavas , eu estava no seu quarto e dizia bom dia mamãe, e a senhora me devolvia um bom dia lindo, as vezes até cantando, era maravilhoso passar os dias com a senhora, estou escrevendo isto hoje, mas em vida eu te falei também, e te mostrei o quanto te amava.Te amo mamãe, sempre é para sempre estarás dentro de mim.
Adeus minha mãezinha querida.
Meu Amor
Eu não canso de escrever sobre você
Você é o Amor da minha vida
Você é o meu Sonho mais Puro
Você é o meu Desejo mais profundo
Você é a pessoa que mais lamento ter perdido
Você é o único que foi capaz de tocar a minha alma
Você é o único que me entendia
Você é o quê há de melhor nesse mundo Insano
Você é o Sol que me aquecia durante o Inverno mais rigoroso
Você é o quê há de mais Lindo nesse Mundo
Você é aquele que teve Tudo de mim
Você é o que eu mais Quero na Vida e depois dela
Você é a minha razão de não desistir
Você é minha inspiração
Você é um, em um milhão de pessoas
Você é o que eu mais sinto falta
Você é aquela vontade de ser uma pessoa melhor
Você é uma pessoa tão Maravilhosa
Você é um herói pra mim
Eu morreria pra te Beijar, só mais uma vez
Você é a minha obsessão
Você é a melhor parte de mim
Longe de você, apenas sobrevivo
Dia após dia, esperando que um dia
Eu seja abençoada novamente com a sua volta
Eu daria a minha vida por você, não importando as consequências
Porquê meu Anjo, eu te amo como nunca imaginei amar alguém nessa vida.
- 22 de Abril de 2021
Que Deus tenha misericórdia de mim em todas estações e fases da vida. Que sua mão esteja sobre a minha cabeça, que Seu amor por nós seja soberano, que Ele me ajude a ter sempre mais, para que a benção do alimento seja abundante, de modo que eu tenha sempre pra dividir. Que sua paz se estenda em meu lar.!E as armas forjadas contra os meus, não nos alcance. Amém.
Um motivo, apenas um motivo!
O equilíbrio é a fuga dos extremos da vida, difícil andar sobre essa corda, mas o segredo de uma vida motivada é a insistência em objetivos traçados, haverá momentos de balanço, não pouco provável quedas pra um lado ou outro, mas retome seu caminho, a persistência te fará alcançar o objetivo ou te matará na fadiga, de qualquer forma em algum momento a vida se findará, com objetivo o trajeto fica mais prazeroso.
Estesia
Entre suaves acordes musicais, escondo-me exausta
da lida da vida, recostada sobre almofadas macias.
Acariciada pelo zéfiro da madrugada luto contra a sonolência
que me esgalha e a monotonia que me abate tacitamente.
Tento fugir das mesmices, reinventando tangentes,
fugindo aos padrões, às normais e às secantes banais,
esculpindo as minhas mais íntimas emoções.
Refugio-me de mim, de tudo e de todos, enquanto o lápis
traça e retraça, estraçalha a minh’ alma abstrata
fazendo surgir diversos temas, oblíquos poemas.
Sinto florescer o ardente desejo de varrer o sofrimento
que me seca e estesia pronunciando um novo acento
uma nova leitura, uma vida nova brotando no âmago.
Por alguns instantes absolutos perco-me
nas vibrações sonoras e não sinto o passar das horas.
Sinto reinar o silêncio superno que vem povoar o afã
O ímpeto estoura um bramido e punge a veia poética e o elã.
Enquanto mergulho nas palavras e escondo-me
entre pontos e vírgulas, acende-se uma luz
à minha volta que transfigura integralmente o meu ser.
e nesse acentuado instante, inicia-se
a minha existência cromática e vertiginosa.
Umbelina Marçal Gadelha
SOBRE DESPEDIDAS
Já passei por muitas em minha vida. Já fiquei e vi partir... Já parti e vi ficar... Não é fácil, dói demais. E se paramos para analisar a palavra "partir" percebemos que essa dor faz um enorme sentido. O que se parte, divide... quebra... separa... não há como não doer!
Mas, sabe o que aprendi com todas essas despedidas? Vou te contar:
✓Aprendi a formar elos que me ligam, mas não, correntes que me prendam! Não posso arrastar ninguém comigo, porque os meus motivos para ir são pessoais, se trago alguém comigo corro o risco de ver esse alguém se desestabilizar e perder o equilíbrio... Não posso ir pendurada em ninguém que decide partir, pois posso ser eu quem não suportará romper com a minha estabilidade.
✓Aprendi a valorizar ainda mais o meu lugar, minha individualidade, tanto ficando, quanto indo...
✓Aprendi que relacionamentos não se resumem a um local no mapa, mas, a um lugar no coração... Pois quando a solidão tentar chegar, vai encontrar o território ocupado!
Com isso, quero te dar um conselho: Aprenda a deixar ir... Aprenda a ficar... Aprenda a ir... Aprenda a deixar ficar! Partidas, quando bem ligadas, se tornam expansão!
Van Sobrinho
E muitas vezes é sobre prioridades....
É sobre quem te coloca em primeiro lugar na sua vida em todos os sentidos, em todos os aspectos.... cuidado para não estar priorizando pessoas sozinho... achar que vão te estender as mãos quando precisar e na verdade ..quando mais precisar todos já viraram as costas...
Pesares -
São tantos os pesares que a vida dá
que, não há quem, sobre a terra permaneça
agarrado à saudade! Também ela passará
quando a memória de nós se desvaneça!
Porque a saudade come à mesa da memória
e a memória alimenta-se da vida
e a vida dá lugar à nossa história
e a nossa história, um dia, será tolhida!
E só a morte nos salvará
deste mundo injusto e infiel
onde nada, além do escuro, nos tocará!
A vida é amante do vazio, mãe da solidão,
neta do cansaço com um toque de cruel,
gerada por quem, nunca teve um coração!
A GRAMA VERDE (Reflexão sobre a vida)
Você ver a grama verde
Você fala da grama verde
Mas você não vive a grama verde
Essa grama verde
Não explica tudo.
Então não julgue!
Você viu aquele poço?
- Sim.
Então pegue um balde, sem corda
E se jogue naquele poço
Lá dentro você só vai ter duas coisas
Deus e você mesmo, quando chegar
No final, cuidado com a água!
Ela pode está cheia ou acabando
Você vai pegar o balde e vai encher
De água, depois você colocara em suas costas
Depois você vai escalar as paredes
Colocando suas mãos nos buracos dela
Muitas pedras vão cair
E vão te machucar
Muitas delas irão te fazer chorar
Mas você não pode parar
porque se a água estiver alta
Você vai se afogar
E no final da escalada, você vai ver
Suas mãos a sangrar, mas também verá
Suas gramas a brilhar
DOM DA VIDA
Penso várias vezes
sobre esse mistério
que diáriamente está
a nós cerca o dom da vida
isso que a ciência
não consegui esplica
Todos si perguntam
de onde viemos
E depois da morte
onde vamos parar
É o inexplicável
que até hoje o homem
tenta esplica
Eu me contento em viver
Aproveita tudo que a vida
tem para proporcionar
não olho para o passado
porque não posso mudar
Nem para o futuro
para não me preocupa
Tudo que tenho é esse
presente que hoje
a vida veio me dar
vivo o hoje porque
o amanhã não sei
si vai chegar...
#vida #mistério #poesiascaiçara #passadopresentefuturo
- Relacionados
- Textos de Amor
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Textos de Fernando Pessoa
