Textos sobre Aprender
"Os que ainda não aprenderam amar, são os que maltratam as criações de Deus. Não respeitam a Natureza, os animais, os direitos e corações dos próprios irmãos. Não sejamos iguais a eles. Se temos uma noção da espiritualidade, temos também o respeito pelas diferenças e pelos sentimentos, a paciência e humildade com as pessoas difíceis e arrogantes e a renúncia que tudo pacifica."
Não se trata de quando você irá encontrar o amor. Ou onde ou não ele deve estar. Não se trata de quanto tempo ele irá durar, se um mês, um ano ou uma vida toda. Não se trata de você amar em demasia, pouco ou pela metade. Se é recíproco ou não. Trata-se de você amar, simplesmente, e permanecer atento a ele. Ele pode está à esquina.
As dores são pra ser aproveitadas, contempladas, revisitadas, impróprias. A dor do primeiro amor, e do último; Do adeus, e do até mais; A dor de inventar uma dor pra se refazer de uma ainda pior, a dor da ilusão despida e da realidade coberta, a dor de saber que nada nunca volta, e que nada nunca é como deveria ser. A dor é pra ser desfrutada, como a pele que desfruta do sol.
As vezes temos que quase morrer para aprendermos a viver, mas o bom é que vida ensina, passe o tempo que passar. Conselhos as vezes nos são inúteis, mas ela (a vida), é infalível e um dia, cedo ou tarde a gente aprende. Preste atenção! Todos os dias podemos diferenciar o que vale a pena, do que é apenas mais uma lição.
Eu aprendi a entender melhor o amor com a reciprocidade e/ou a falta dela. Acredito que devemos amar a todos indistintamente, porém é fato, que é muito melhor dar e receber simultâneamente e não receber pra dar ou dar pra receber, isso seria caridade, embora existam algumas pessoas que gostem dessas súplicas. O amor recíproco é simplesmente sensacional.
Entenda que a verdadeira gratidão é essencial no nosso cotidiano. Ela nos dá a energia e a positividade necessária para conduzirmos a nossa vida. Jamais seja ingrato, agradeça sempre pela vida, pelas pessoas que estão ao seu lado, pelos erros que te fazem aprender e por tudo mais que possa agradecer. Seja sábio, gratidão atrai felicidade.
Estamos em constante lapidação, renascimento e transformação, e se não for assim não vale a pena viver. Eu já fui de vários jeitos, vivi de forma que não era eu. Não nasci assim, e me perdi na vida, me perdi por um amor de juventude que só foi correspondido enquanto foi necessário, eu não era eu. Vivi momentos felizes, mas também muitos momentos tristes, de desesperança, de solidão, e me perdi nesse momento de mim. Reencontrar foi duro, dolorido, mas gratificante. eu cresci. Demorei a encontrar meu caminho, minha meta, meu Eu. Descobri nessa jornada, vários amores, experimentei coisas novas, mas também muitos temores, pois o caminho era difícil e tenebroso, mas tudo: as dores, o sofrimento, a doença, a esperança, a vontade se fundiu numa coisa só. Se fundiu num renascimento e vontade de Ser, e já não tento mais ser quem não sou, porque me posicionei, me descobri, me amei antes de tudo e agora cuido com carinho e esmero de mim, isso forma o caminho novo que deve com cuidado, ser trilhado. Ninguém nasce educado, bonzinho ou mal, são coisas que se aprende na vida, e que devemos mudar, melhorar pra alcançar nossa essência, não deixando jamais de sermos nós. Traçando metas, superando a cada dia o que deve ser melhorado até atingirmos nosso ideal. Nosso lema deve ser; ser gratos, fazer e ser feliz. Ser gratos por; ter a vida, ter saúde, nossa casa, trabalho, família, e a oportunidade de crescer, de melhorar e aprender. Ser feliz: comigo mesma, com meus amigos, com a família, com o amor que escolho pra vida. Fazer; os que estão a minha volta também se sentirem bem, especiais e felizes, me dedicando e dando o melhor de mim em tudo e a cada momento. A perfeição talvez jamais será alcançada, mas a melhora como ser humano é uma obrigação.
Quando você se dispõe a aceitar amar a vida plenamente, refinar os aspectos do seu amor sem sentir-se melhor do que os outros, tudo melhora. Não porque começa a ficar bonito e maravilhoso, pelo contrário, parecerá que o mundo piorou, mas não, pois ele continua igual e você é quem mudou. Aprender a respeitar e amar sem preconceitos, também é aprender a aceitar os que ainda não o aprenderam, ai sim conhecerá a nobreza do amor e saberá também que você nunca ajuda a ninguém, pois está sempre ajudando a si mesmo ou melhor, o outro é o mestre e você apenas o aprendiz. O amor só é nobre quando é humilde.
Hei! Você, humano ser, coloque-se no seu lugar. Sabe onde é? Onde você quiser. Alcance o lugar onde moram os seus sonhos e nunca mais permita que ninguém interfira ou imponha limites ao seu infinito ser. O seu sublime desejo é precioso, agradeça, mas não se conforme. Se ainda não deu certo é porque ainda não acabou. A vida é um fato, viver é uma arte. E a arte é constituída de sonhos, lágrimas, suor, energia e capacidade de encantamento, que se desdobra em felicidade. Não se subestime, desconfie e se afaste de quem não reconhece suas capacidades, pode haver vida anímica ali, mas não há compatibilidade entre energias e almas. A vida na terra é intenso aprendizado, aqueles que te machucam te ensinam mais que os que te afagam, o amor é a grande lição. A humanidade está em processo de transformação e, para nascerem as asas, é preciso resistir, aceitar e superar a dor que rasga a carne.
È certo e 100% que durante nossa estada nessa vida duas coisas vão nos alcançar e por mais que estudemos, divaguemos sobre elas, estaremos desprevenidos quando nos alcançar. Quando o Amor nos alcança, acontece, não sabemos amar,,,, estamos tão preocupados em estabelecer regras pra nãos ermos machucados, pra não sofrer que não consigamos simplesmente deixar fluir, temos que aprender a amar. e a morte, ah a morte, ela também nos alcancara, mas já isso não temos como aprender, como evitar, afinal; ninguém aprende a morrer né. E desses dois acontecimentos ninguém escapa, não podemos não podemos fugir das suas garras quando é chegado o momento, pois ambos nos atacarão sem que possamos ter a mais vaga ideia de quando isso acontecerá.
Vai chegar um momento que não vou aguentar e vou perguntar “Porra, sera que você não gosta de mim nem um tantinho assim?” Mesmo sabendo da resposta “Não” assim mesmo na lata vai ser de cortar o coração, o meu coração o que pode ate ser uma coisa boa porque ficar ai pelos cantos fazendo mil planos pra nada? Bem… Se for pra ser assim, prefiro encontrar alguém que realmente goste de mim.
Quando você se fecha em seus pensamentos, acreditando que estes são únicos, corretos ou que simplesmente são geniais, deixa de aproveitar todo conhecimento que outras pessoas tem a oferecer e compartilhar, o tempo irá passar e você simplesmente continuará vivendo a mesma rotina viciosa parado no tempo. Não te percas, a estrada é longa mas a chegada é igual para todos.
É preciso ter um espírito indignado, aberto à comiseração. Eu escrevi aqui na prisão tudo o que aprendi, senão lembraria mais alguma coisa. E Cristo? Cristo respondia à realidade chorando, sorrindo, entristecendo-se ficando furioso e até angustiando-se; não foi com um sorriso que Ele caminhou ao encontro dos sofrimentos e não desprezou a morte, mas rezou no Jardim de Getsemani, pedindo para evitar o cálice: 'Meu Pai, se é possível, afasta de mim esse cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como Tu queres.' (Matheus, XXVI, 39)
Na minha caminhada eu posso dar os passos lentamente, mas eu sempre seguirei em frente, nunca retrocederei, porque a vida não está no passado e eu vivo o agora com esperança de um futuro incerto. As lições estão no passado, como daqui a um segundo eu já posso ter aprendido algo, por essas e outras que eu posso olhar para trás com intenção de aprender ou me recordar do que um dia eu tive aprendido, mas nunca devo tentar voltar, pois o homem que sou hoje só se fez porque segui em frente, o hoje não é ontem, o hoje é presente e não passado, se eu voltar os ensinamentos serão perdidos e de nada valeu toda a parte que vivi para frente.
As vezes é preciso ir muito longe para se chegar mais perto, é preciso seguir em frente para voltar a acreditar que vai dar certo, as vezes é preciso aprender a deixar ir e é preciso ter força, coragem e oxigênio para desfazer verdades absolutas e abrir o coração para o que há de vir. É preciso deixar que seja a vida a refazer o nosso mapa do coração, é preciso dizer não sem sentir um peso, é preciso aprender a aceitar que é bom sermos nós em primeiro lugar, é preciso acreditar que há e haverá sempre razões para acreditar, razões para respirar, razões para ter esperança e não desistir nunca de lutar.
Ensinar é muito mais sobre despertar dúvidas do que sobre apresentar respostas; as dúvidas incitam a curiosidade e conduzem à construção autônoma do conhecimento por parte de quem aprende, enquanto as respostas prontas e inquestionáveis oferecidas por quem as compartilha muitas vezes tolhem o pensamento crítico e a oportunidade da reflexão.
..."Todo fruto verde tem a casca dura e o gosto acro. Assim como os frutos são as pessoas, que precisam de tempo para amadurecer. Ruim mesmo é quando esse fruto amadurece na árvore e lá permanece ou por que ele está longe do alcance das pedras ou por que sem cair lá ele apodrece."... Ricardo Fischer
"Na Educação Interdimensional, é preciso articular os fins e os meios da ação educativa, para desenvolver integralmente as dimensões do aluno, através da metodologia que valoriza o pensamento da educação ativa, para condicionar o educando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso."
A preguiça de se informar, de buscar o saber que está lá e é gratuito, se aplica em qualquer área do conhecimento humano, pois nos devemos evoluir, nos instruir. Pois a ignorância em qualquer de suas manifestações é um estado de miséria para o ser humano. No curso história a humanidade adotou como modo corrente de existência um padrão, deplorável lamentável. A maior parte da humanidade, geração após geração, viveu e vive ainda semelhante aos animais: seus objetivos se limitam a busca de satisfação de seus instintos e necessidades básicas: comer, beber, descansar, acasalar e procriar, em seguida almejam a busca da satisfação de suas ambições de acúmulo de bens e de domínio sobre os demais. Este plano de consciência é o mais primário da escala, um estágio apropriado para os cães, os porcos e os dementes, porém absolutamente indigno para nós que nos dizemos seres superiores aos animais, seres racionais e Pensantes. Perdendo o tempo precioso e curto que nos é dado nessa vida, criticando, tentando enfiar nossos achismos nas cabeças dos demais, jogando tempo fora, entretendo-nos em jogos, afrontando, brigando, julgando, lamentando, xafurdando no lamaçal da pequenez. E aí queremos ser superiores aos animais em que? Se não aprendemos, estudamos, lemos, evoluímos.
Aprendi que a vida é um processo eminentemente complexo. Um processo em que a humanidade vivencia sobre as coisas que te levam para qualquer situação que lhe satisfaça ou dessatisfaça. Aprendi que não se pode dizer ao humano sobre tal processo da vida é "certo" ou "errado", "paz" ou "vingança", "amor" ou "ódio", pois racionalmente não existe a verdade absoluta. Aprendi que não se pode julgar o humano em todo o processo que está fazendo lhe sentir "confortável". Aprendi que o humano sabe qual é melhor exclusivamente pra si, pois cada ação sua, há reação pra assumi-la. Afinal de contas, aprendi que tudo tem uma história ideológica por trás de todo o processo da vida.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp