Textos de reflexão sobre o sentido da vida
O GATO E A LUZ
Astuto e cauteloso ele passa
Se espreme, salta e manha
Tudo o que vê, arranha
Quase alcançando sua caça
Que bicho é esse na vidraça?
Sua figura reluzente, estranha
Encurrala e com a presa abocanha
Mas ela parece achar graça
Passando pelos obstáculos sem dificuldade
Sua sabedoria reluz
Como algo a se contemplar
Verei onde ela me conduz
Até que na minh’alma com maldade
Reste apenas luz
Então qual é o sentido da vida, perguntou ela.
E ele tranquilamente levou a mão no queixo e disse:
O sentido da vida é fazer com que você descubra que pode se transformar em algo bem maior e melhor do que és! Não porque você é pequena perante a grandeza Divina, mas por conter a grandeza Divina dentro de ti e não saber usá-la!
Sabe o que é só existir?
É não querer ter meta ou objetivos.
Mas ter metas, objetivos e não buscar a realização deles também é só existir.
E se você estiver só existindo?
Se assim for, você deve estar esperando que amanhã tudo se resolva. Lamento, mas esperar também é 'só existir'.
Para muitos a vida é apenas uma passagem afim de um melhoramento espiritual, para outros ela não é nada mais que uma simples passagem por este plano que não nos pertence, e ainda há os que acreditam que nossa existência não passa de nossa existência, onde tudo começa aqui e deste mesmo modo aqui termina. Mas observem que, mesmo sendo pensamentos tão antagônicos temos por intermédio um fator comum, que nos leva a resultantes incoerente e incomuns, chamaremos então este fator de "sentido da vida".
Para Tolstoi - 1882, a imortalidade é a representação do real sentido da vida, crendo então que, se somente-se, pode-se alcançar o "sentido da vida" aquele no qual crê e segue as leis de Deus, pelo simples fato deste Deus nos proporcionar a eternidade, não carnal mas sim psíquica. "E é assim que este Deus dá sentido à vida: Ele criou-nos com uma alma imortal, e deste modo não seremos reduzidos à morte e ao nada; do mesmo modo Deus irá recompensar-nos ou castigar-nos em função do modo como vivemos a vida, e assim o que fazemos ganha permanência, marcando para sempre a nossa existência após a morte)."
Logo, a vida faz sentido se, e só se, Deus existe.
Já para Kurt Baier, ao contrário de Tolstoi, é ofensivo para o ser humano ser postulado como meramente um meio para os fins de Deus, e não um fim em si, Baier afirma que, "qualquer finalidade única ou propósito que nos tenha sido atribuído por Deus é degradante porque nos trata como objetos ou artefatos e não como pessoas que realizam os seus próprios propósitos)."
Logo, só se Deus não existir é que a vida pode ter sentido.
Para Susan Wolf Uma vida tem sentido quando é uma entrega ativa a projetos de valor. Essa entrega ativa a projetos de valor não está dependente da existência ou da inexistência de Deus.
Logo, a vida pode ter sentido quer Deus exista quer não.
Observamos então que estes três renomados filósofos postulam seus pensamentos e procuram de forma racional dar sentido a esse fator comum, mas percebam então, que o real e verdadeiro sentido da vida está aí, no desenvolvimento da busca por si só, creio que o sentido no qual tanto buscamos está além de nós, mas a busca por si já é o caminho de se alcançar o além.
Ao longo dos séculos o homem vem procurando respostas a varias das indagações que lhe são feitas, e são estes questionamentos que nos trazem a clara visão deste fator. Chegamos a conclusão de que o sentido da vida esta nesta constante busca de si, pois só por meio dela justificamos o desenvolvimento psíquico humano. A busca pelo sentido da vida é o sentido no qual nunca deve se alcançar. Pois o homem depende dela para evoluir, a constante busca por algo nos leva a evolução, e o passado nos prova isso. Platão já pregava estes ideais de questionamento, venho eu então para completa-lo e formular uma nova teoria do sentido da vida dizendo logo, que o sentido da vida é a constante busca pelo seu seu próprio sentido.
Eros
__
Eu queria compreender o sentido de se estar com alguém
Jaz que o passado não se revela tão bom
Marcas cravadas na alma, espinho que aos passos se cruzam
Uma vida cheia de cicatrizes, injustiças
Não vejo um sequer sinal de novo
O passado me visita, me invade, me possui
Eu aqui perdido neste caos que me propuseram
E eu que ingenuo, recebi
Distante, caminhei
E a cada longos passos não olhei para traz
Continuei, avante pequeno menino
Alguns calos, outros tombos
Disperso no chão não relutei em levantar
Pois estava comodo ali, entregue
Quem passa não sente,
Quem vê não entendi
Uma imagem ofuscada de uma civilização perdida
As margem uma fonte exaurida
Na lama perdeu-se o brilho
E o doce e delicado perfume
Um caos a caminhar sem rumo
A passos árduos e severos caminha ho menino
Pois que já homem entregue em sua indefinição
Relutante em se descobrir a olhos nu
Perdido no reflexo das sombras frias que o cerca
Descobre por meio das cicatrizes um desencanto
Mergulhado em seu poço, pois o mesmo não se faz mai moço
Em que tuas razões não se faz mais lucidas
Seu ser primitivo entregue sem forças a onde olhar
Numa terra distante não consegue repousar mais teus passos
Nem tua boca mais busca saciar-se de águas jaz vivas
A poeira do caos tem como leito
Pois sozinho não encontra a quem possa se correr
Um suspiro
Recai a consciência
Desfazer das muletas foi para ele um dos piores feitos
Um desastre incalculável,
Pois o desfez diante dos olhos que reluzem hipocrisia
Sabia ele da grande desgraça que veria, não relutou
Avante caminhou para seu desmanche
Pois uma terra que não se deixa preparar para um novo feito
jamais colherá suas belas fontes
Pobre e rico menino que ao se propor assim se fez brilhante
Lutando para ergui-se no novo
Descobridor de seu mundo se torna um louco
Pois não caminha perante os de sombras nos olhos
Ele adentra em passos livres para seu novo livre cântico
Não pertence a ninguém e ninguém o possuí
Não existe tempo senão passos novos
A dor de outrora foram doce percusso
Não sabe quem é nem o que é proposto
Apenas caminha, recria, desfaz tua nova canção
Ninguém o poderá impedir pois as formulas são suas
Ninguém detêm de suas plantas
Mas já moço não se dispersa em sempre recomeçar
teu mundo consciente és teu
E em cada mundo remonta seu percurso
Um novo suspiro, um silêncio
E a voz do seu interior te aquece
Pois sua autoridade se desvanece
Por si só se ergue
Haverá almo mais, mas, este desconhece
Não há fins felizes, apenas a certeza desfeita lhe basta
Pois desconhece-te a si mesmo
Caminha sobre "o futuro de uma ilusão"
Não entendo porque as pessoas tem tanto medo da morte se ela vai chegar pra todos (sem exceção). Precisamos aproveitar a nossa existência para fazer o bem, para amar e ser feliz sem desperdiçar tempo afinal não sabemos quando a nossa missão vai terminar. E quando a
Morte chegar devemos estar preparados, sem deixar nada pendente, sem ter magoa no coração. Então vamos amar, doar, fazer o bem, inundar o mundo com amor e felicidade, deixar nossa marca no mundo porque amanhã poderemos não mais estar aqui pra fazer isso.
Perguntaram ao Guru da Montanha, como sentir
o Sentido da Vida...
E ele respondeu:
SAIBA OLHAR EM SUA ALMA...
Osculos e amplexos
Marcial
SENTINDO O SENTIDO DA VIDA
Marcial Salaverry
Uma questão que a maioria das pessoas deseja conhecer, diz respeito ao "Sentido da Vida", que parece ser um segredo guardado a sete chaves por algum sábio, ou por algum monge budista, que vive como um eremita na mais alta montanha do Tibete, sendo portanto inalcançável para nós, pessoas comuns.
Na verdade, o Sentido da Vida se encontra dentro de nós mesmos, pois podemos usar nosso livre arbítrio para resolver o que poderá ou não ser bom para nós, para nossa vida, algo que é inato ao ser humano, e depende da personalidade de cada um. A grande verdade, é que a personalidade começa a ser moldada desde que somos crianças. Vamos procurar analisar como isso ocorre.
Muitas vezes os pais procuram determinar o futuro dos filhos, escolhendo qual carreira ele deverá seguir, direcionando-o para a carreira que eles, pais, acham a mais adequada, sem procurar saber se este é o real desejo da criança, o que sua alma deseja para o porvir, e assim, acabará tendo sua personalidade moldada segundo vontades alheias ao seu interior, mas por outro lado, existem pais que, seja por comodismo, seja por um falso modernismo, deixam que a criança faça o que bem entende, não impondo limites, pois ela deverá ter sua própria personalidade, direcionando seu futuro para onde melhor lhe aprouver, e permitem que passe horas "grudada" no celular, porque assim não "chateia"...
Podemos afirmar sem receio de errar que nenhum dos dois métodos está correto. São os dois extremos do que realmente se pode e deve fazer, o ideal é o meio termo, o que é mostrado pelo bom senso. A principal função dos pais é mostrar a princípio, os limites que ela deverá observar em sua linha de conduta, e que deverão nortear sua vida. Quanto à sua carreira, o que ela deverá seguir pela vida afora, os pais devem procurar orientá-la, para que ela faça a escolha correta, que escolha o que sua vocação indica, pois cada alma entende a vida de uma maneira.
Orientar é uma coisa, determinar o caminho é outra. Mostrar as opções é uma coisa, determinar o rumo é outra. Auxiliá-la a escolher, sim, mas dizer o que fazer, não. Ensiná-la a pescar, sim, mas entregar-lhe o peixe pronto para comer, não. Mostrar os limites, mostrar os diversos caminhos que ela vai encontrar, auxiliá-la nessa caminhada são as atitudes ditadas pela ponderação e bom senso, e que vão possibilitar à criança determinar seu futuro, permitindo assim que ela encontre seu real Sentido da Vida, por seus próprios méritos. Determinar seu caminho, impedindo que ela pense, que ela própria escolha seu caminho, certamente não permitirá que sua personalidade se desenvolva adequadamente.
São essas escolhas que irão determinar o real sentido da vida, pois vão forjando a personalidade, e é isso o sentido da vida tão procurado e desejado. Está no interior de cada um. Descobri-lo é o problema. Portanto, a grande responsabilidade para a determinação desse caminho, está na maneira com que os pais educam seus filhos, e da maneira com que estes aproveitam as indicações que lhes forem feitas. Tudo é um trabalho de equipe. Preparação e acabamento sendo bem feitos, determinam um produto final de boa qualidade.
Saibam descobrir seu interior, é lá que poderá ser encontrado o famoso Sentido da Vida, é lá que todos podemos encontrar forças para encarar os obstáculos que teremos em nossa caminhada, e vencê-los.
Para ter êxito nessa caminhada, existe algo que poderá facilitar o encontro do Sentido da Vida, e para tanto, que tal começar tendo UM LINDO DIA, procurando fazer o mesmo a cada dia de sua vida...
Talvez o verdadeiro sentido da vida,seja,simplesmente viver. Mas....qual o sentido de viver? Sentir? Sentir amor,raiva,alegria,medo,tristeza,sentir coisas faz nós nos sentirmos vivos,sim,sentir faz parte,e mesmo que por um momento da sua vida,pareça que você não sinta nada,no fundo você sabe que sente.
Para mim o sentido de viver é sentir e o sentido de sentir é viver...
Perguntaram ao Guru da Montanha, como encontrar o Sentido da Vida...
E ele respondeu:
SAIBA OLHAR EM SUA ALMA...
É o que precisamos fazer...
Osculos e amplexos
Marcial
DESCOBRINDO O SENTIDO DA VIDA
Marcial Salaverry
Algo realmente indiscutível, é o fato que nos mostra que se quisermos descobrir o sentido da vida, é preciso entender que é necessário saber procurar em nossa alma, embora muitos julguem ser um segredo guardado a sete chaves por algum sábio, ou por algum monge budista, que vive como um eremita na mais alta montanha do Tibete, sendo portanto inalcançável por nós, pessoas comuns, mas na verdade, o Sentido da Vida se encontra dentro de nós mesmos, pois podemos e devemos saber usar nosso livre arbítrio para resolver o que poderá ou não ser bom para nós, para nossa vida.
A personalidade começa a ser moldada desde que somos crianças. Vamos procurar analisar como isso ocorre.
Muitas vezes, os pais procuram determinar o futuro dos filhos, escolhendo qual carreira ele deverá seguir, direcionando-o para a carreira que eles, pais, acham a mais adequada, sem procurar saber se este é o real desejo da criança, ou sua verdadeira vocação, e assim essa criatura não se desenvolverá segundo sua personalidade, que acabará sendo moldada segundo vontades alheias ao seu interior.
Por outro lado, existem pais que, seja por comodismo, seja por um falso modernismo, deixam que a criança faça o que bem entende, não impondo limites, pois ela deverá ter sua própria personalidade, direcionando seu futuro para onde melhor lhe aprouver.
Acontece que na realidade, nenhum dos dois métodos está correto. São os dois extremos do que realmente se pode e deve fazer. É preciso saber usar o bom senso, o meio termo ideal para que a vida seja bem vivida...
A principal função dos pais é mostrar a princípio, os limites que ela deverá observar em sua linha de conduta, e que deverão nortear sua vida. Quanto à sua carreira, o que ela deverá seguir pela vida afora, os pais devem procurar orientá-la, para que ela faça a escolha correta, mostrando as diversas opções que a vida apresenta.
Orientar é uma coisa, determinar o caminho é outra. Mostrar as opções é uma coisa, determinar o rumo é outra. Auxiliá-la a escolher, sim, mas dizer o que fazer, não. Ensiná-la a pescar, sim, mas entregar-lhe o peixe pronto para comer, não.
Mostrar os limites, mostrar os diversos caminhos que ela vai encontrar, auxiliá-la nessa caminhada são as atitudes ditadas pela ponderação e bom senso, e que vão possibilitar à criança determinar seu futuro, permitindo assim que ela encontre seu real Sentido da Vida, por seus próprios méritos, sabendo encontrá-lo em sua alma, pois se tentar determinar seu caminho, impedindo que ela pense, que ela própria escolha seu caminho, certamente não permitirá que sua personalidade se desenvolva adequadamente, e ela acabará tendo uma vida sem sentido, perdendo o real sentido da vida...
São essas escolhas que vão determinando o real sentido da vida, pois vão forjando a personalidade, e é isso o sentido da vida tão procurado e desejado. Está no interior de cada um. Descobri-lo é o problema.
Portanto, a grande responsabilidade para a determinação desse caminho, está na maneira com que os pais educam seus filhos, e da maneira com que estes aproveitam as indicações que lhes forem feitas. Tudo é um trabalho de equipe. Preparação e acabamento sendo bem feitos, determinam um produto final de boa qualidade, e isso se consegue com muito diálogo e respeito de parte a parte.
Saibam descobrir seu interior, é lá que poderá ser encontrado o famoso Sentido da Vida, é lá que todos podemos encontrar forças para encarar os obstáculos que teremos em nossa caminhada, e vencê-los. E nunca é tarde demais para uma tomada de consciencia...
Para ter êxito nessa caminhada, que tal começar tendo UM LINDO DIA, usando o sentido da vida, para que uma sucessão de lindos dias seja sempre sentida em nossa vida...
"O ciclo da vida em Jesus Cristo é permanente, viver os desígnios dessa intenção é o sentido da compreensão, toda obra manifesta pelo contrapondo dessa partida é vã, fugaz e transitória, correr atrás do vento, já dizia Salomão, tudo ilusão, ora, a fé, misericórdia, justiça, contempla se pelo amor que abre a porta da eterna glória, honra e graça, seja assim o Altíssimo em nome de jesus."
Giovane Silva Santos
SENTIDO DA VIDA
Sempre me inspirei em pessoas, objetos, lugares, personalidades e acabei superando todos eles. Hoje, me olho no espelho e vejo não eu, mas todas essas pessoas. Qual o sentido de ser algo que todos já são? Por que não consigo preencher o vazio que transborda de meus devaneios? Se Deus existe, talvez ele seja cruel demais para nos criar fadados a nunca saciar-se, ou seja bondoso demais a ponto de não nos deixar querer parar de buscar algo. Talvez minha mãe estivesse certa ao falar que o amor é o que dá sentido à vida, pois nunca encontramos o sentido da vida sozinhos, eu não consegui.
QUAL O SENTIDO DA VIDA?
Que sentido faz a vida se não souber entender o porquê de tudo?
O por que nascemos? O por que andamos, falamos e comemos?
O por que uma criança faz tantos por quês?
O por que corremos, nos machucamos e choramos?
E por que caminhar sem entender o motivo de tudo isso?
Qual o sentido da vida se apenas viver e não souber entender
O não entender as fases de nossa história,
pois cada fase é um capítulo da nossa vida.
O por que quando passamos da fase infantil pra adolescência
Ficamos mais confusos, inseguros e autoritários?
Não entendemos nossas ações e não entendemos o sentido de todas as situações.
Qual o sentido que a vida tem?
Se não conseguir entender o porquê de tudo?
Será que basta apenas caminhar e seguir em frente?
Sem olhar para si mesmo e entender quem você é?
Sem entender o que você deseja para sua vida?
Sem entender seus comportamentos?
Suas emoções, sentimentos, sensações e percepções?
Sem entender aquela tristeza que amarga seu interior
Sem entender aquela felicidade que branda em seu rosto como raio de sol.
Sem entender aquela raiva que brota pelas frustrações das vontades e desejos não correspondidos.
Sem entender aquela preguiça que brota do nada fazendo a gente sempre continuar adiando nossos planos e dormir e dormir...
Sem entender que tudo pode ser diferente se você enxergar a si mesmo.
Sem entender o que é tudo isso e mais um pouco.
Por que agimos como agimos? Porque gostamos do que gostamos?
Qual o sentido de tudo isso?
Tudo fará sentido se você começar a entender o seu desenvolvimento,
O desenvolvimento de cada fase
Do nascer, do adolescer ao envelhecer
As mudanças que a vida nos coloca
E não apenas viver sem sentido e deixar a vida levar
sem entender o porquê tudo acontece.
Qual sentido faz um quebra cabeça desmontado?
A vida é igual a um quebra cabeça, só fará sentido
se entendermos o contexto geral.
Seja sempre o autor de sua história, a transformação começa em entender a si mesmo para poder entender o próximo.
As partes fazem parte do todo e o todo começa a partir do momento que você cria sentido para sua vida.
Agora qual será o sentido que dará a sua vida daqui pra frente?
No olhar sereno de uma criança, você entende que a vida quanto mais simples, mais significativa, logo, desejo que você
encontre a simplicidade em tudo a sua volta, sendo assim, verá que a felicidade estará lá, esperando pra lhe dar um longo
abraço, daquele que sua dimensão se eleva e tudo faz sentido.
“O rapaz para diante da prateleira e pega um vidro de palmito, olha demoradamente, desvia o olhar e começa a sonhar com o azeite, molhos e conservas.
Ele está vendo um prato delicioso em uma louça perfeita, como uma obra de arte que embriaga todos os sentidos.
Eu olho o palmito e a única coisa que me ocorre é - “tira a tampa, pega o mais molinho, chacoalha e come.”
Então eu descubro que o mundo das coisas, nada mais é do que um cenário cheio cores, formas, cheiros e possibilidades, que alimentam a imaginação para que tenhamos força para mover a roda da vida.
O rapaz foi embora, com o palmito e algumas coisas que eu nem sei o que são... foi feliz e sonhando.
Eu fui embora sem o palmito, e alguma noção sobre a arte de tocar no denso, para resgatar o sublime... fui feliz e sonhando.”
O que realmente guia nossas vidas. Muitas vezes buscamos sentido em conquistas, relacionamentos ou posses, mas nada disso preenche o vazio que só Deus pode ocupar. Quando Ele é o centro, encontramos propósito, paz e clareza, mesmo em meio às dificuldades.
A Bíblia nos ensina: Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33). Colocar Deus como prioridade transforma nossa maneira de viver, trazendo luz às decisões e paz às incertezas.
Que possamos permitir que Ele seja o fundamento de tudo, para que nossas vidas tenham direção e significado eterno.
"Qual o sentido da vida?"
Você que decide, o seu sentido para viver pode ser para ajudar o mundo, proteger aqueles que ama, dar mais alegria para aqueles em sua volta ou fazer o amor de sua vida feliz. Não fique se preocupando muito com esse assunto de "qual é o meu sentido de viver" um dia, depois de você ter experienciado vários momentos você irá descobrir a resposta para essa pergunta
P.K.P.L.(pietro kauã Pinto Lopes)
Para preencher as “Lacunas de Conhecimentos” e devido à “Necessidade de dar sentido a vida humana”, (ainda que usando o Autoengano, as Expectativas absurdas, as Mitologias ou algum Arquétipo), os antigos inventaram que: “Fomos Criados por algum tipo de Deus”…
Porém como Deus é invisível e não possui a capacidade de mudar o que já aconteceu.
O homem lúcido e racional (sendo o maior evento biológico já produzido pela Natureza), ele compreendeu que a humanidade ainda vai ajudar transportar a vida da Terra para outros planetas...
E que para realizar essa dificílima tarefa surge humanos com a possibilidade de compreender até a si próprio, assim como, de assumir o controle do seu próprio destino.
As Mudanças, a Promiscuidade, as Mutações Vantajosas, Cozinhar os alimentos e a Seleção Natural fizeram com que o cérebro dos Hominídeos passassem de 400 gramas para as 1200 gramas do Homo Sapiens.
E a “Engenharia Genética” aumentará a insignificante diferença existente entre o DNA do Homo Sapiens e o DNA dos Macacos (que atualmente é de apenas 1,7%), para valores maiores.
Seja proativo de sua existência!
Contribua de forma significativa através do seu trabalho, na vida das pessoas, para a sociedade, para a natureza e, consequentemente, para si.
Busque manter os seus valores alinhados com suas ações, esforce-se.
Deixe e tire aprendizados de todos os encontros e desencontros.
O mundo agradecerá sua existência.
E você sentirá gratidão à cada vivência.
Um rapaz não via mas sentido na vida, ele sempre se perguntou, o motivo de sua existência, apesar dele encontrar respostas para tudo, mas isso ele nunca conseguiu responder, mas chegou uma pessoa que não pediu permissão para invadir sua vida, e consigo trazia uma caneta com um caderno em Branco , ele sem saber o que falar para ela, pergunta.
Por que? Por que a caneta e o caderno ?
Ela responde: Vamos escrever nossa historia juntos por que em você encontrei o que eu não achava em mim.
Ele pergunta: O quê você viu em mim?
Ela responde: Sentido e motivos para continuar vivendo.
Ele começa a chorar, e fala para ela, obrigado, por você está aqui, agora sei o porquê de tudo, minha resposta está em te amar.
Quando digo que: "A grande inquietude do homem está na existência, em seu interior, do ser absoluto e do nada eterno", me refiro a uma grande dicotomia em meu interior, que preciso alaborar e entender para suavizar a minha estada. A minha visão dessa dicotomia, passo a expor:
Em minha jornada, descobri que a essência da inquietação humana reside na profunda interação entre aquilo que chamo de 'ser absoluto' e a sombra do 'nada eterna' que habita em meu próprio ser. O 'ser absoluto' representa meus anseios mais profundos: a busca por um significado que transcende as trivialidades do dia a dia, a ânsia por uma conexão com algo maior do que eu.É o faról que guia minha busca por propósito e compreensão em um mundo cheio de sentimentos e diversidades.
No entanto, a sombra do 'nada eterno' paira sobre mim, lembrando-me de que toda a jornada é efêmera, que o tempo é implacável e que eventualmente enfrentarei a transição para um estado desconhecido ou inexistente. Essa consciência da finitude traz uma melancolia silenciosa, uma sensação de urgência para dar significado ao tempo que tenho e para deixar um legado que perdure para além de mim. Me agrada o fato de que tenho conseguido. Se assim não o fosse, minha inquietude certamente ganharia mais volume.
Assim, esse fervor interior que experimento leva a uma ebulição constante entre esses dois elementos. A busca pelo 'ser absoluto' me motiva a explorar, a criar, a amar e a buscar conexões verdadeiras. Enquanto isso, a sombra do 'nada eterno' me lembra da importância de viver autenticamente, de apreciar cada momento e de enfrentar a inevitabilidade da mudança com coragem.
Minha jornada é moldada por essa dualidade, e é nesse encontro de forças que encontro a motivação para crescer, aprender e buscar uma harmonia entre a busca por um significado duradouro e aceito da impermanência. A inquietude é minha companheira constante, empurrando-me para além dos limites do conhecimento e da compreensão, rumo a uma maior conscientização de mim mesmo e do universo em meu entorno.
