Textos Reflexivos sobre Respeito

Cerca de 2221 textos Reflexivos sobre Respeito

⁠MÊS DE JUNHO, O NOSSO MEIO AMBIENTE É O MESMO MEIO QUE PEDE RESPEITO, POIS É O MEIO AMBIENTE ONDE HABITA A VIDA!




É evidente que a combinação de vários fatores tem influenciado nas transformações do clima, seja na nossa região ou em outros lugares do Brasil e do mundo, parte de certas influências devido a ação humana e a ação natural de alguns animais, como o gado por exemplo. Diante disso, a natureza apenas retribui aquilo que ela não aceita, por excesso e por forças de sua misteriosa sabedoria. Logo, a máxima: respeitar a natureza vai além de preservar, mas também teme-la, seja por sua grandeza diante de nossa finita pequenez, seja por sua tamanha força de destruição.

Exemplos de grandes destruições não nos faltam, haja vista, os terremotos e tsunamis no Japão, Indonésia, Chile... Os furacões nos Estados Unidos, América Central e Cuba, ou ainda as enchentes nas terras tupiniquins, casos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Salvador-Bahia e, obviamente na nossa região, Vale do Rio das Contas e o nosso Vale do Rio Gongogi, estes dois últimos, é bem mais perceptível a ação desenfreada do homem na natureza, bem como a falta de uma política ambiental seria e capaz de coibir/corrigir certas ações que prejudicam o meio ambiente e a vida.

É claro que tanto os gestores, grupos políticos e populações são responsáveis pelo que acontece, contudo, lembro que sempre houvera pessoas e instituições comprometidas com a luta ambiental, com a vida; cito aqui, o Greepeace; a W.W.F Brasil; a S.O.S Mata Atlântica; o PAPAMEL-IPIAÚ, o GERG – GRUPO ECOLÓGICO RIO GONGOGI-DÁRIO MEIRA, este criado em 1998, do qual fui co-fundador, que junto com o PAPAMEL de Ipiaú realizamos, nos anos 2001/2002, no hoje colégio Antônio Brito, então CEDAM, conferências com todas as ONGs ambientais da Bahia, conferências em que traçamos políticas ambientais para o estado e para o Vale Rio das Contas e Vale do Rio Gongogi, a princípio abraçadas por alguns prefeitos, mas depois esquecidas. Idem, mesmo diante das dificuldades ainda realizamos várias ações através do GERG E DO GRUPO PAPAMEL. Tempos depois, por falta de apoio e de material humano o GERG-DÁRIO MEIRA, morreu; e por falta de ética, em 2007 o PAPAMEL-IPIAÚ declinou.

Ainda tentando manter viva a luta ambiental, o ativista Jônatas Silva (Mello) continuava no município, enquanto em 2012 fui novamente co-fundador de uma outra ONG, a Soluz Brasil, esta perdurou também por alguns anos. Todavia, bem mais adiante, creio que no ano de 2020, chegara a insistir/propor à Secretária Municipal de Agricultura, a alguns vereadores, a pessoas influentes do governo municipal e ao prefeito, a criação da diretoria de meio ambiente, mas não obtive êxito. IRÔNIAS DA VIDA ACONTECEM! VEIO AS ENCHENTES E ARRASOU COM TUDO!

Diante das perdas e das necessidades que todos passávamos, em 2023 levantara a proposta de criar o COMITÊ PERMANENTE CONTRA ENCHENTE (diferente do criado pela prefeitura), este seria composto por quase trinta pessoas, com maioria integrante da população, inclusive integrantes das forças armadas e da Assembleia Legislativa do Estado, Comitê que teria poder de recuperação da estética da cidade, de fiscalização, orientação e até de intermediação junto aos órgãos do estado, do governo federal e a nível de mobilização internacional, mas a população não abraçou o projeto. IRONIAS DA VIDA ACONTECEM! MAIS UMA VEZ VEIO AS ENCHENTES E INUNDOU TUDO, MENOS A FALTA DE VERGONHA NA CARA DE PARTE DA PRÓPRIA POPULAÇÃO, QUE AINDA INSISTE EM PROVIDÊNCIAS DIVINAS.
Rama Amaral

Inserida por RamaAmaral10

⁠Sei que sou responsável por dividir opiniões ao meu respeito, mas sinceramente estou nem aí sobre o achismo que está por aí. Quem eu amo sabe da veracidade do meu sentir, e se eu amo demonstro com minhas atitudes diárias, o resto é um bando de desiludidos que não sentiram nem um pouquinho da imensidão de amor que carrego comigo e que posso de maneira leve compartilhar.


Pensamento de Islene Souza

Inserida por ISLENESOUZA

⁠Caráter, respeito e reciprocidade, são as formas demonstradas e expressadas naturalmente, por quem ama e valoriza a outra pessoa; mesmo estando longe ou em qualquer lugar. Mantém a sua postura e conduta, não olhando com malícia e nem cobiçando, por já ter o suficiente em sua vida.
Seu grande e único amor.

Inserida por RicardoBaeta

⁠Tem Pessoas Que Procuram
Por Valores Mas Se Vende o Tempo Todo, Pedem Por
Respeito Mas O Respeito Nem
Mora Dentro Dessas Pessoas. São Vulgares E Se
Objetificam, E Chamam |sso
De Empoderamento😂😂😂
Entram Cegamentes Em
Movimentos Que Não Sabem
Nem O Que Estão Fazendo
Ali, Apenas Um Efeito
Manada.
Exigem Dos Outros Coisas
Que Nem Mesmo Move Um Pe,
Não Dão Nem O Primeiro
Passo.😂😂😂
Hoje Em Dia Nem Todos Podem Falar De Um Determindo Assunto, Porque Você Não Vive Aquele Corpo, Como Se O Conhecimento Não Pudesse Chegar
Naquela Pessoa.
E Ainda Criaram Uma Palavra Chamada Mansplaining 😂😂😂

Inserida por hugo_de_jesus

⁠Comentários


Com todo o respeito por a sua opinião e por este poema. Eu venho dizer como cristão católico que também sou, que Maria mãe de Jesus Cristo, morreu e não pode aparecer neste mundo. Pois está em espírito no céu com todos os santos. E de modo algum apareceu neste mundo. Por outro lado, só Deus deve ser adorado. Deus Pai, Deus filho, Deus Espírito Santo. Maria está morta, mas Jesus foi ao céu vivo. Pois ele é Deus!

Inserida por Helder-DUARTE

Amor

O amor é imensidão, amor é luta, amor é respeito, lealdade, amor é companheirismo, amor é lutar por um propósito, amor é cura, amor é largar suas dores para ajudar a tratar a dor do outro, amor é estar juntos na bonança e nas dificuldades, amor é cuidar mesmo que seja de longe, amor estar ao lado de alguém quando mais ela precisa, amor é suportar dores para chega ao objetivo e é por isso, que estou aqui com você, lutando, chorando e sorrindo, estou lutando por mim, por você, por nós, por que eu te amo.🫶🏾


-Marcos Reis⁠

Inserida por marcos_reis_ofc

⁠...Apresentação da eternidade...
Como viver? Se nunca entendi a vida...
Morte a dentro respeito...
Pode tocar meu coração...
Mas não conheci o amor...
Provei apenas seus lábios frios...
Caminho na solidão eterna...
Sobre tudo sobreviver nesta natureza volúpia...
Dá o deslumbre do prazer...
O som do violino conhece minhas profundezas...
Não sei explicar...
A beleza do amanhecer seria lindo.
E morte acompanha ausência do mundo...

Inserida por celsonadilo

⁠Fraternidade é o laço de afeto que une os seres humanos, no respeito, na dignidade, na vida, na cooperação, e no amor.
Por isso, quando alguém disser que já fez tudo o que podia por um ser humano mostre a ele que está enganado.
Sempre é possível fazer algo mais e ser solidário das mais diversas formas.
Não é necessário estar na linha de frente para fazer algo em benefício daqueles que necessitam de ajuda, e não é necessário ter muito ou quase nenhum dinheiro para ajudar.
É necessário empatia, compaixão, comprometimento, e uma rede do bem para se conectar com todos aqueles que lutam e trabalham em prol do ser humano.
Encontre a rede do bem com que mais se afine, faça parte dela, e seja você a mudança que quer ver no mundo.

Inserida por rcrams15

O RESPEITO É RELEVANTE

Em se tratando de princípios morais, o respeito se torna valoroso e fundamental para que se tenha uma boa comunicação entre os povos e para que o convívio entre as pessoas seja recíproco e bom.
Uma pessoa respeitosa, raramente, comete ato repulsivo ou audacioso contra outras. Havendo respeito, é possível que exista compreensão emocional e afinidade entre os seres.
O respeito pode ser utilizado para evidenciar os atributos das pessoas. Sempre que uma se porta de maneira grosseira, muitos a vêm como uma desrespeitosa.
O respeito pode ser considerado como um sentimento característico de apreço pelas características verdadeiras dos cidadãos.
Onde se verifica justiça e educação, o respeito recíproco é a base principal para a boa convivência na sociedade, observando-se as diferenças sociais, econômicas, culturais e étnicas.

Inserida por SIMOESPENSADOR

Falando um pouco a respeito de algumas dúvidas constante resumidamente, para aqueles que talvez eu não fui coerente e talvez acham que me conhece!
Quando estou calado, estou sempre conversando comigo, refletindo sobre aquilo que me tirou a atenção, avaliando a minha segurança com o que tem ao meu redor e ouvindo os conselhos da minha própria consciência. Não é arrogância, nem mesmo algo contra alguém que está em volta, as vezes é a minha timidez mesmo, meu jeito. Eu posso sim está me sentindo bem ali! Sou muito simples, sem frescura e hajo conforme o que for interessante para mim, pode ser qualquer coisa, eu não tenho roteiro previsto para o dia a dia. Não exponho meu ponto de vista por aí a toa, tudo há uma razão que fica ao seu ponto de vista a interpretação, e por mais que eu esteja contrário, vc terá sempre o meu respeito, se me respeitar, claro. Se eu tiver algo contra vc ou qualquer pessoa, eu vou dizer a você, não vou jamais sair expondo por aí algo para "te queimar" (eu não sou fofoqueiro), mas tbm não vou fazer parte do seu convivo, sabendo que eu sou um incômodo para vc. Se por acaso vc tiver má intenção comigo ou com qualquer uma amiga(o), familiar, vc vai ser excluído da minha tolerância, por um determinado tempo, pois as coisas mudam e eu relevo. Aqueles que sabem os motivos do meu afastamento, a atitude foi para o bem de ambos, ou talvez por que cada um tem sua vida e não somos capazes de estar em sintonia para sempre, a vida passa e há coisas que acontecem sem a gente perceber.

Inserida por mateus_tiberio

⁠Não é tão complicado assim...

A incompreensão, a falta de respeito e a incoerência são sem dúvidas os motivos de muitos problemas entre as pessoas. Julgamentos apressados e sem quaisquer fundamentos, podem e destroem vidas, destroem sentimentos, destroem valores. Palavras, pensamentos, atos influenciam seja para o bem ou o mal. Qual vai decidir fazer sobre a vida de seu próximo?

O que impede de vivermos mais a própria vida, sem incomodar ou até mesmo querer interferir em outra. Porque a necessidade de sempre falar ou palpitar sobre o que muitas vezes não se tem conhecimento. Qual a real necessidade de falar do outro?

Será que já não temos problemas demais com a nossa própria existência, para achar que podemos interferir em assuntos que em nada tem a ver com a gente.

Dignidade, respeito, caráter e principalmente boca fechada, são excelentes argumentos para uma vida mais positiva e produtiva, seja em qualquer circunstância, seja com qualquer pessoa.

Muitos falam o que querem e como querem, mas quando se tornam alvos dos mesmos argumentos reclamam e sente-se injustiçados e coitadinhos.

Pense somente um pouquinho...
Não é tão difícil assim...!

Inserida por marcelo-martins

⁠A pontualidade…

É sinal de respeito e de rigor;
Havido em quem a mesma praticar;
Por ser incapaz de pôr a esperar;
Por tal, nesta vida seja a quem for!

É por tal, regra de um bem educar;
Que só pode ser dada por quem tem;
Em si a mesma infiltrada, mas tão bem;
Que a tal torna incapaz, de em tal falhar!

Que bonito, é, pois, sermos pontuais;
Nos chegares, deste nosso viver;
Pra não fazermos ninguém perder TEMPO!...

Por atrasados chegarmos, jamais;
Por respeitarmos mais, o do outro ser;
Que o que: à nossa vida, dá o alento.

Com um inimaginável falhar;

Inserida por manuel_santos_1

⁠Eu sou especial

Não importa o que as pessoas pensam ao meu respeito, tenho muitos defeitos, mas também tenho muitas qualidades, o que me faz acreditar que sou especial, e o simples fato é que eu me valorizo, e sou filho de um Deus maravilhoso, e que sempre se importa comigo, seu amor é incondicional, Ele me faz acreditar no meu potencial, sou homem de caráter e de responsabilidade. As pessoas que me perderam no passado, não souberam me compreender e nem valorizar, apenas olharam os defeitos, mas nunca ficaram satisfeitos com as qualidades, e as coisas boas que eu fazia. Encontrar alguém especial assim como eu não é fácil, mas continuarei firmemente na busca, ninguém merece viver sozinho.

Inserida por Fabito1508

⁠༻𝐂𝐚𝐯𝐚𝐥𝐡𝐞𝐢𝐫𝐨 É 𝐋𝐨𝐛𝐨 P𝐚𝐜𝐢𝐞𝐧𝐭𝐞༺
༺༻
É desejo de todo o homem ter respeito e se distinguir dos outros. O cavalheirismo é um dos status mais desejados, mas atingir esse nível… o de Cavalheiro ser. Isto é algum que todos realmente podem ser, se capacidade tiverem para aprender.
Este desejo de status tem associado a si mesmo um detalhe; o de ser homem de altivez que por seu cavalheirismo agora se revela… um Lobo. Todos o podem desejar, mas poucos sabem ou tem ideia que o poder animal não se pode obter. O animal existente ou não num ser humano é unicamente revelado pela essência no mesmo.
Está na moda!!
São desejos fantasiosos que se tornam perigosos para quem os mesmos tem, isto porque quem procura o que não existe dentro de si muitas vezes entra em conflito com seu próprio ser e faz a pessoa da realidade se perder.
É evidente em qualquer ser humano, a essência animal, no entanto nem sempre é fácil de a reconhecer, principalmente quando acredita em rótulos e não em essências.
•••
Um homem bem-educado, que demostra ter bons sentimentos e que tem um carácter nobre, é-lhe posto e por vezes até imposto um rótulo:
- Cavalheiro.
Se de verdade o homem que é um Cavalheiro tem em si a personalidade de um ser astuto, discreto e que sabe estar sem que sua presença seja notada, que cuida do que é seu e dos que estão sobre sua responsabilidade, pois então sua essência animal é bem presente e relevante:
- Lobo.
Mas o facto de ser Lobo e não o rótulo que a sociedade lhe deu.
O ser feminino é loucamente obcecado por um macho em sua vida e tal é tomado por Mulher buscar Homem Lobo, mas tal não é significado de Cavalheiro.
Mulher desesperada é algum já por si mesmo sinal de insegurança pessoal, confusa esse tipo e género de mulher não entendendo que qualquer ser forte postura e personalidade quer a seu lado idênticas características em sua parceira.
Assim ser afasta o objectivo do que procura, isto já para não falar em que tudo isso tem um “preço”; obediência e respeito sem nunca questionar.
O que muitos não conseguem nem sempre ver e muito menos entender, é que todo o Homem tem 𝐮𝐦 𝐋𝐨𝐛𝐨… No entanto nem todo o Homem é 𝐂𝐚𝐯𝐚𝐥𝐡𝐞𝐢𝐫𝐨, tal qualidade requer que o Homem seja um Lobo 𝐩𝐚𝐜𝐢𝐞𝐧𝐭𝐞.
Lobo nasce na essência do homem e o cavalheirismo se adquire, não tenha nunca dúvida disso.
༺༻
Tc.25112024/143

Inserida por Ana_Isabel_Bugalho

No amor...
Ninguém quer nada seu, nada além do carinho, do respeito e da atenção.
No ódio...
Todos querem o que é seu, até mesmo o que não é, fazem questão.
Não se iluda com a fraqueza da paixão.
Esteja atento às mentiras por trás da ilusão.
A realidade da vida está muito além do que sonhamos e imaginamos.

Inserida por madson_sucarelly

São duas as moradias sagradas que todos temos e que merecem o respeito irrestrito de cada um de nós; a morada da alma, que é o nosso corpo, e a morada do corpo, que é a nossa casa. Quando estes lares não são preservados com o devido, e sincero, respeito que merecem o indivíduo demora para perceber, ou nunca percebe, mas passa a ficar exposto às mazelas do mundo, fica sem teto emocional e moral e passa a vagar frequentemente pelas ruas da depressão, do vazio e da solidão em companhia das perturbações e das frustrações atraindo tudo, e todos, cuja as energias são inferiores, uma vez que as energias positivas não se sustentam ao seu redor, sequer nele próprio. Este torna-se um zumbi alucinado, sem rumo e vulgar, porém cultiva o entendimento de que é alguém livre exercendo o seu direito individual de ser e fazer o que bem deseja, contudo desatento, completamente, à diferença entre a liberdade saudável e permitida e a liberdade insana e depreciativa.
Ao relento, para qualquer ser humano, seja em qualquer circunstância, é muito difícil encontrar paz, estabilidade e segurança, porém, mais difícil fica se o relento for uma escolha por desprezo à valores essenciais, e mais catastrófica, ainda, são as consequências desta escolha quando a vaidade e o orgulho o impede de reconhecer o caos o qual mergulhou.
É só o descaso com as nossas moradias sagradas que nos levam ao caos pessoal? NÃO, porém este descaso é um excelente potencializador dos variados caos que já habitam o indivíduo

Inserida por Gracaleal

⁠“Nas primeiras sextas-feiras de cada mês as manhãs ficam mais iluminadas. Com respeito e devoção nos reunimos para meditar o mistério e a entrega de Jesus, dedicando o nosso tempo e a nossa fé para honrar a nossa missão, conservar a tradição e demonstrar o nosso amor e gratidão ao Sagrado Coração de Jesus”

Ginaldi Maria de Araújo, Nen Araújo (1920-2015)
Zeladora do Apostolado Sagrado Coração de Jesus
Beata e escritora Markenciana

Inserida por antoniavicentina

Tome Nota!
Manter a paz, o amor e o respeito no relacionamento é essencial para que o fogo 🔥 da paixão não se apague diante dos percalços.
Nenhum relacionamento se sustenta com brigas, rancor e orgulho.
“Seja doce com o seu cônjuge”, abrace mais, beija mais.😍
Que Deus abençoe todos os casais!

Inserida por andfigueira8

Deixando meu recado...


Discorrer a respeito da água, como fonte de vida, dentro do viés de sustentabilidade pode ser, por vezes, piegas demais, tendo em vista a indiscutível relevância dela para a vida na Terra. Entre todos os recursos naturais, a água é de absoluta importância para a sobrevivência. Sem ela, a raça humana desapareceria, os animais irracionais e toda a natureza se transformariam em chão seco e empoeirado e o mundo não seria mais um lugar para se viver. Nesse sentido, portanto, faz-se necessário a água afim nutrir e suprir as necessidades diárias dos seres vivos.

No entanto, embora se tenha conhecimento da considerável importância deste recurso natural para a sociedade, seu uso ainda é indiscriminado e irresponsável.

No Brasil, por exemplo, as estatísticas comprovam.

Cerca de 70% da água utilizada em território brasileiro é desperdiçada. O país detém 13% das reservas de água doce do Planeta, que são de apenas 3%. Esta visão de abundância, aliada à grande dimensão continental do território tropical, favoreceu o desenvolvimento de uma consciência de “inesgotabilidade”, isto é, um consumo distante dos princípios de sustentabilidade e sem preocupação com a escassez.

“Consumo Sustentável quer dizer saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras.”
Reutilizar, na medida do possível é, portanto, um termo que está perfeitamente adequado ao conceito de consumo sustentável. Reutilizar a água, inclusive, não é um hábito novo, existem relatos de sua prática na Grécia Antiga, com a disposição de esgotos e sua utilização na irrigação.

Reutilizar para não carecer, não carecer para não prejudicar futuramente. Essa é a meta.
Consciência ambiental não se trata de um ponto individual apenas, e sim, sobretudo, de algo coletivo.

As ações de cada indivíduo somadas a dos demais refletirão no mundo de amanhã. Ter noção de que o meio ambiente é formado, dentro de uma visão simplificada, pelo solo, água e ar e que esses meios interagem sinergicamente entre si, é um pontapé para uma discussão mais séria e comprometedora com a realidade ambiental.


Atentar-se para o tripé “reduzir, reciclar e reutilizar” não é falácia ou demagogia, pelo contrário, é característica de um cidadão consciente que se preocupa com o meio em que vive e com o futuro que o aguarda.

Inserida por amandalemos

O resto é o resto quando não se tem o devido respeito com o coração, pois quem precisa ser feliz não espera o resto para acalentar a ansiedade;
Transpassam quais querem as dificuldades para descobrir realmente se o amor tem entrelaçado com o coração;
Mesmo o sentimento discreto é capaz de desfazer insinuações inoportunas para com uma relação verdadeira;
Porém é impressionante, a vida muda quando se está apaixonado em um desejo de doar o coração a ela;

Inserida por JULIOAUKAY