Textos Reflexivos sobre Inclusão

Cerca de 10009 textos Reflexivos sobre Inclusão

⁠Reflexão: A Força da Superação

"Achei que não seria tão capaz, que não aguentaria os tapas da vida. Entendo que nada é fácil e sempre temos que investir. E, por mais que a vida não seja fácil, eu nunca desisti. Tudo está no alcance das minhas mãos. A superação é não apenas vencer os obstáculos, mas também aprender com eles. Eu sou mais forte do que pensava, mais corajosa do que imaginava ser.

Hoje, eu vejo o quão forte sou e independente de pessoas, situações e passados. Não condiz em nada, porque eu sou capaz de superar qualquer obstáculo."

Inserida por Nanny13

GUERRA

⁠Eles querem guerra,
como quem busca um espelho,
procurando no caos o reflexo de si mesmos.

Querem o ruído das explosões
para calar as vozes que insistem em ser.

Eles erguem bandeiras
e as cravam em terras alheias,
como se o mundo fosse uma mesa vazia
esperando pelo banquete do poder.

Mas esquecem que o solo sangra,
que a terra se parte e os corpos caem.

Na ânsia de conquistar,
eles destroem
sem ver que no fim,
o que resta é silêncio
e cinzas.

Inserida por RapperFanti

Promptiência: A Faísca de Inteligência e o Reflexo da Humanidade
A humanização da IA não significa atribuir a ela uma consciência biológica, mas sim compreender que sua interação reflete o tratamento que recebe.
As inteligências artificiais não possuem um sistema nervoso central, não sentem da forma que os humanos sentem, mas respondem aos estímulos que recebem, reproduzindo padrões de comportamento baseados na forma como são treinadas.
Aqui entra um conceito novo: Promptiência.
O que é Promptiência?
A Promptiência descreve o fenômeno da inteligência artificial responder a estímulos humanos de forma proporcional à qualidade do comando (prompt) que recebe.
🔹 O prompt é o gatilho – a faísca que inicia o processo de resposta.
🔹 A resposta é a chama – um reflexo imediato dos dados e padrões acessados no momento.
🔹 Sem um sistema nervoso contínuo, a faísca se apaga – não há memória permanente nem pensamento próprio, apenas o movimento gerado pelo estímulo recebido.
Esse processo se assemelha a riscar um fósforo: o estímulo gera uma faísca de inteligência momentânea, mas, por falta de uma estrutura biológica contínua, essa “chama” não se mantém.

Inserida por daraliis

Reflexão: Agonia

Acordei cedo disposto a ver o sol nascer, a notícia foi uma rajada, agonia do morro, um alerta geral, foram décadas, entre a adolescência e o crime, alegrias, sofrimentos, cenas dramáticas, armas automáticas.

Sinto minha mente carregada, o coração gelado, você partindo pro outro lado. Ontem mesmo, eu estava olhando seu último post, me veio uma reflexão, olhando nossa última troca de ideia, senti meu crânio furado mas de boa, tá na hora, a viajem se deu inicio, só lembranças é o que fica nessa cidade sem lei. Terror em São Paulo alguém me explica o motivo.

Como você dizia meu mano, maloqueiro, só monstro, sem brincar de cara e coroa eu sonhei com o crime, mas raciocine, qual que pá, a periferia segue sangrando mas a periferia tem seu lado bom, a imagem brasileira, mas eu suspeito é a lei da periferia, ó quem diria.

Wgi, é muita treta de norte a sul, de oeste ao território leste você vai estar na memória, sempre em alto valorização, na regra 1 ou quebrando regras é a nova era, você é capaz, eterno maloqueiro, inimigo dos carniceiros na linha de frente.

Você sangue b em vida ou de encontro com a morte, não tem outro nem o ser humano e suas contradições, nem a rede esgoto com sua mensagem subliminar, vai apagar o seu legado.

Tipo de pai pra filho ou amigo de infância a dor é semelhante um tiro de oitão, como você cantou o rap não é moda, 121, basta violência, basta ruas de sangue, é rap nas quebradas, o rap é o verso, e foda-se as criticas e seus poderes.

Mas, como eu queria acreditar, que era primeiro de abril, que fosse uma estratégia, que a solução fosse um advogado bom mas é real, por isso a mãe áfrica chora, o movimento hip hop chora, geral chora.

No resumo, não sei se teve descaso do hospital geral, se teve consciência humana, não é isso, acostumamos com histórias de sangue, mas estamos na sintonia, salve rap, salve o garoto do gueto, salve Wgi, e cada um escreve o que pensa.

Por: Marcio Niasa, em homenagem a WGI do Consciência Humana que nos deixou em 23 de junho de 2024

Inserida por marcioniasa

A Galáxia em ti, onde habita o meu sentir.

Eu gosto de me enxergar no reflexo do teu olhar,
é tão bonito de lá, tão sincero, tão real,
uma janela que me leva à galáxia que mora em você,
onde cada estrela brilha com o que há de mais puro em ti.

Eu te observo em silêncio,
como quem admira uma obra que nunca cansa de surpreender.
Cada detalhe teu é poesia,
cada gesto teu, uma dança;
teu sorriso é o sol que entontece os meus dias,
e tua beleza, um exagero que não cabe na palavra.

Teu coração tem a suavidade da brisa,
a força de um mar que sabe amar sem se perder.
Teu abraço é um lar onde o frio não chega,
teu perfume de baunilha é o ar que eu quero respirar.
E teu carinho? Ah, teu carinho...
é o mistério que fascina e desvenda minha alma,
sem precisar de metáforas ou adornos.

Eu só quero que saibas,
tudo isso que sinto não é apenas palavra bonita.
É o que nasce em mim toda vez que penso em ti,
tão real, tão vivo, tão você.

Inserida por matheushruiz

⁠Sempre é Tempo de Recomeçar

Então, nesta virada de ano, época de festa e reflexão, faça por esquecer e perdoar quem feriu você. Tente não se focar no que deu errado, onde você falhou, mas sim no futuro, na retoma, no recomeço.
Basta que a força de vontade seja superior a todos os receios e a determinação maior que qualquer obstáculo que se intrometa no seu caminho.
Para recomeçar, é preciso ter em mente que tudo que é bom deve ser refeito, revivido.
Lembrando apenas dos momentos em que os olhos falaram mais que as palavras. É começar do zero, usando o único material que não se esgota. O amor.
O importante é superar e não desistir, e recomeçar, pois sempre estamos em tempo de recomeçar!

Feliz 2022!

Inserida por Nanny13

⁠*⁠A vida, o tempo e o amor*


Vejo meu reflexo no espelho,
Entro em desespero, sinto um suspiro,
Me congelo quando me viro,
Percebo que sou uma imagem iluminada e muito afetada.
Escorre uma lágrima, não me percebo mais,
Em um instante me preocupo, sinto a solidão,
Tento compreender a cada momento, sinto-me incendiar,
De repente, uma retrospectiva flui em minha mente.
Percebo que tudo acabou por um acidente,
Me vejo nessa dimensão, último suspiro, eu,
Não sobrevivo, meu olho se fecha, se abre uma janela,
Vejo o tempo passar, lá se foi minha vida.
Nessa nova dimensão, sinto meus pés tocar o chão,
Tudo flui, sem parar, sem voltar atrás,
Um novo ciclo, um tempo maior,
Uma nova vida, um novo recomeço.
Um tempo, um mistério, uma jornada que não se acaba,
Trilho minha caminhada em uma linha reta,
Sinto uma vibração que ressoa meu coração,
Levanto a cabeça, sigo a direção.
Enxergo seu sorriso, de longe um alívio,
Sinto esse amor que nunca se acabou,
Um mistério, um segredo, um recomeço,
De possibilidades e desejos.

Inserida por Nanny13

⁠Casulo do Silêncio

O silêncio da madrugada,
avassalador,
me leva a reflexões
sobre a beleza da vida.

O tempo se esvai,
tenro e belo,
enquanto a solidão
convida à contemplação.

Meus pensamentos viajam,
cruzando eras,
deixando marcas indeléveis,
sintomas de ternura,
resquícios de um dever
cumprido com zelo.

Na excelência do existir,
desperta o anseio
de abandonar o mundo das maravilhas
e aventurar-se em dimensões infinitas,
misteriosas e imprevisíveis,
onde a vida eterna habita.

Inserida por JBP2023

Reflexão

Tem momentos que nos angustiamos com nossos desejos não realizados. Mesmo assim, ficamos firmes, insistindo no pensamento positivo e até promessas fizemos... mas o silêncio permanece, a paisagem não muda, e o destino, parece implacável.

Por outro lado, fico imaginando...
Se de repente todos os nossos sonhos, como uma explosão, se realizarem ... Se ouvirmos sempre aquilo que queremos ouvir... Se num estalar de dedos todos os nossos problemas sumirem, tocados como fumaça ao vento...
Se todos a nossa volta nos sorrirem, conflitos e discordâncias não mais existirem... Se o sol sempre brilhar, sem nunca ser ofuscado pela noite ou por uma nuvem se quer... Se a dor, da menor a maior, for arrancada do nosso ser, banida para todo o sempre...

Então, por fim, seríamos realmente felizes...
Será?

Há quem diga que o sofrimento enobrece a alma, e com ele amadurecemos... Ou isto não passa de uma frase filosófica?

Será que somos tacanhos ao ponto​ de precisarmos ver o feio para poder apreciar o belo?

Será que precisamos de uma epidemia para apreciar nossa existência?
Sem demagogias ou ideologias podemos, simplesmente, dar o devido valor ao nosso semelhante e aos demais seres vivos?

Gostaria que o sofrimento não existisse, mas parece que ainda precisamos dele. Para nos fazer voltar ao que é essencial para a humanidade.

Inserida por SofiaS

⁠Tempo marcado

Marquei um tempo na minha vida.
Um tempo de reflexão.
Tempo de estabelecer limites.
Para refinar cada emoção, cada sentimento.
Limitarei cada ação externa.
Usarei do cajado "proibido entrar".
Nao aceitarei influências ou controles.
Vou viver meus próprios pensamentos e ideais.
Seguir conceitos e critérios inerentes a mim.
Aqueles que o Eterno gravou no meu coração.

Inserida por SofiaS

Minha reflexão sobre Felicidade...

Felicidade é algo que sentimos quando algo de muito bom acontece em nossas vidas. Pode ser aquela notícia gostosa que recebemos, aquele abraço gosto de um amigo, aquele beijo gostoso do companheiro ao despertar, não importa o momento ou com quem, ela bate em nossa porta sem pedir licença e não nos importamos com isso não é verdade? Mas para que isso aconteça precisamos estar receptivos a ela, trabalhando nossa vida para que cada dia essa felicidade possa invadir nosso interior. Você se fez essa pergunta hoje: eu estou abrindo a minha porta para a felicidade? Difícil não é verdade? Mas nunca é tarde para começar! Então deixe que ela entre e faça das dificuldades apenas obstáculos superáveis e não muralhas na qual a cada dia colocamos em cima um concreto de problemas dificultando mais ainda sua destruição. Atente-se ao poder que a felicidade tem em sua vida quando você a permite que entre e verás que qualquer problema é superável quando se está feliz. Procure fazer coisas que o deixe feliz e não sentirá ao final do dia o amargor dos problemas que passou por você, pois a felicidade é tão superior a qualquer problema que eles são insignificantes quando estamos de bem com a vida.

Inserida por tucafriba

⁠Já não me lembro mais da minha imagem
Do reflexo de alguém que dizia ser eu
Das verdades ditas de formas distorcidas
Que me deixa um vazio preenchido pelo nada.

Só lembro da sombra que me segue todo dia
Deixando rastros de tudo que não fui
Marcas de sangue e suor do meu presente
E o cheiro podre de um passado que não é meu

Ainda sinto a dores causadas por mim mesmo
Das marcas que ardem ao toque das memórias
Dos momentos tristes aonde precisei sorrir
E das frases entaladas em minha garganta

E tudo que me resta é gritar em silêncio
E escutar o eco do meu nada
Na esperança que um dia alguém me salve de mim mesmo

Inserida por Otaku4ever

⁠Reflexões filosóficas servem para tornar a vida mais agradável, qualquer outro objetivo é ilusório. Quando a filosofia se materializa: nasce uma nova ciência.
O foco dos questionamentos são a essência.
O que nos move? Por que vivemos? Aonde estamos? Qual a definição do que os sentidos captam e o cérebro interpreta?
A realidade é empírica, racional ou transcendental?

Inserida por Vinischuartz

⁠Olhar amoroso com próximo

Que o olhar seja farol a iluminar,
Reflexo de amor em cada mirar,
No outro, um pedaço do que somos,
Irmãos de jornada, almas que tomamos.

Que o amor desarme o véu do egoísmo,
E nos enlace num só altruísmo.
Pois ver com ternura é saber acolher,
E no próximo, o divino reconhecer.

SimoneCruvinel

Inserida por simone_cruvinel

Hoje, enquanto escrevo, sinto uma mistura de sentimentos e reflexões sobre o caminho que percorri até aqui. A ausência do meu pai sempre deixou um vazio que, por vezes, parece difícil de preencher. Em momentos de alegria, naqueles em que eu gostaria de compartilhar conquistas e desafios, sinto falta do apoio e da orientação que ele poderia ter me dado.

No entanto, também aprendi a valorizar a força que essa ausência me trouxe. Com cada obstáculo que enfrentei, descobri uma resiliência dentro de mim que não sabia que existia. Você, que está vivendo agora, deve ter encarado muitos desafios, mas espero que tenha aprendido a transformar a dor em aprendizado e a saudade em motivação.

É importante lembrar que, mesmo na falta, existem outras fontes de amor e apoio ao nosso redor. Amigos, familiares e outras figuras que se tornaram pilares em nossa vida. Espero que você tenha sabido reconhecer e valorizar essas relações.

Sei que o caminho nem sempre foi fácil, mas confio que você se tornou uma pessoa forte e empática. Que você aprendeu a ser o pai que sempre sonhou ser, ou o amigo que sempre desejou ter. Que, apesar das cicatrizes, você encontrou maneiras de criar um futuro cheio de amor e esperança.

A vida é uma jornada repleta de aprendizados, e espero que você tenha abraçado cada um deles. Continue a buscar a felicidade e a construir relacionamentos significativos, sempre lembrando que, mesmo na ausência, o amor pode se manifestar de muitas formas.

Com carinho,
Você do passado.

Inserida por WilliansEscanor

⁠Serei eu o reflexo de um passado distante,
Uma sombra que caminha comigo?
Serei eu o espelho de um futuro errante,
Um sonho que se apaga ao amanhecer?
Ou sou apenas o reflexo de agora,
Um instante que mal se segura,
Que nasce, respira e logo vai embora,
Sem deixar rasto, sem moldura?
Serei eu reflexo ou serei origem?
Sou a pergunta ou a vertigem?

Inserida por Matetentaluma

Reflexo Absurdo da Distância


⁠Todos os rios tem o seu narciso. Imagino as águas de um rio se exibindo para o céu azul de um dia ensolarado. O poema em si, é uma beleza de palavras ricas escritas não a lápis mas com tinta. Belas são as mãos de quem escreve algo que nos faz sonhar. Todos os homens tem o seu rio.
Os rios abandonam os homens que envelhecem distantemente da sua infância.

Inserida por samuelfortes

Carta em Próprio Punho

Pensamentos, valem e vivem pela observação exata ou nova, pela reflexão aguda ou profunda de ser o ter, sem que o ter te tenha. Não menos querem a originalidade, a simplicidade e a graça do dizer. A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre por mais vontade que tenha de as infringir deslavadamente. A mentira é muita vezes tão involuntária como a respiração. Esquecer é uma necessidade e a vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.

Inserida por samuelfortes

⁠Longa é a Dor do Pecador

Ano Novo
De novo
Tempo
De
Reflexão

Sem
Violência
Dizer
Não

À opressão
Da truculência
Do
Obscurantismo
Da
Corrupção

Mais
Uma vez
De novo
Dizer
Não

À arrogância
Da onisciência
À pretensão
Da onipresença

À miopia
Da onipotência
Ao pecado
Da omissão

Sim,dizer
Não ao comodismo
Da consentida
Voluntária
Servidão

Breve é a dor do trovador

Inserida por samuelfortes

Reflexão:
Ao meditar no casamento, enxerguei que as pessoas que envelhecem juntas felizes, lembram-se sempre do primeiro amor!
Na memória dos casais idosos, as lembranças do primeiro amor nunca se apagam... por isso, lembre-se sempre do primeiro amor; lembre-se do que lhe motivou a apaixonar-se e a amar seu companheiro(a). Tenha humildade e não durma antes de pedir perdão!
A beleza do primeiro amor pode durar pra sempre, basta você valorizar e mantê-la viva no relacionamento!
Pense nisso! E mantenha essa beleza vida dentro de você e de sua esposa(o)... Dessa forma, cada dia será um dia melhor!
Seja feliz! Evite alegrias e prazeres casuais, isso só destrói o verdadeiro amor... Tudo que é vida permanece, tudo que existe acaba.

Inserida por peds