Textos Reflexivos sobre Crianças
É trágico que na maior parte das vezes nossa cultura comece a ensinar as crianças desde cedo a comparar-se aos outros para verificar não só como estão se saindo mas até mesmo para saber quem são. As escolas dão notas, os times esportivos são escolhidos e alguém sempre fica por último. Os grupos dos “incluídos” se formam.
Sabe por que Deus nos olha como crianças ? por quê quando somos crianças, queremos sempre aprender aquilo que nos interessa e sempre tem alguém para explicar e tirar nossas duvidas, e diante de Deus somo como crianças, ninguém sabe de tudo, sempre restam duvidas que as pessoas existentes na terra não conseguem responder e são duvidas que precisam ser tiradas, e a unica pessoa que pode tirar essas duvidas é nosso Pai celestial, ou seja Deus... por isso seja como uma criança, enquanto fores uma criança diante de Deus suas duvidas serão tiradas, quando quiseres ser maior que uma criança e achar que o que você sabe já basta,você ira cair para aprender a ser como criança.
É triste ver a exploração de crianças, mais triste ainda é saber que, o motivo disso é culpa da desigualdade social e econômica. Por causa de políticos corruptos, gananciosos, que só visam lucros e bem estar próprio, a dor se faz nas regiões menos privilegiadas, nenhuma mãe gostaria de ver seu próprio filho sendo explorado pelo sistema. Por trás disso alguém esta se enriquecendo as custas de dor e lágrimas. Em um lugar onde todos mandam, nada se faz, ninguém é dono de nada. Filhos da lamuria ainda sonham com futuro melhor, que lhes são roubados a luz do dia, crianças morrem aos olhos de covardes, e que depois vão até as emissoras, fazerem propagandas contra fome e exploração trabalhista, pura ilusão, pois os mesmos não tem sentimentos, muito menos moral de honestidade. Enquanto eu viver, terei esperanças de um dia, ver os políticos se tornarem mais humanos, pois sei que perfeito ninguém é, Mas honestidade é obrigação e dever de todos.
É sempre importante mantermos viva a criança dentro de nós. Crianças são cheias de esperança, não percebem a maldade de imediato e sabem viver a alegria dos momentos. Elas cultivam um senso de humor tão transparente, tão gostoso. Dizem o que dizem e é isso. Sem mais. Nem menos. Eu as vezes fico pensando se sou imatura pra certas coisas. Mas quer saber? Não quero nunca ser completamente adulto. E de fato, nunca serei. Não quero perder o senso de humor leve que ainda tenho sobre muitas coisas, não quero ficar triturando pensamentos ruins sobre algo ou alguém, eu não quero. Espero ser uma profissional bem sucedida, mas acima de tudo espero ser uma pessoa bem sucedida, que vive a bem a vida sem se preocupar se atingiu certo "nível de maturidade" que nada tem haver com maturidade. Algumas cobranças são apenas pontos de vistas pessoais de pessoas serias que já deixaram a criança interior morrer e acha que todos tem que ser certo tipo de "adulto". É isso. Tenho uma criança interior que corre pra lá e para cá e quero que deixá-la viver, sempre! E acreditar que tudo o que eu desejar e for de boa fé, é possível.
sabe aquela pessoa em quem você se espelha desde criança? que você acha que essa pessoa é o máximo, e ela é mesmo! que ela é incrível, como se ela fosse uma pessoa diferente de todas as outras? alguém que você nunca quer sair de perto, era assim quando a gente era criança e é assim hoje, alguém que você daria a vida por ela e que isso ainda seria pouco? eu poderia dizer isso sobre minha mãe também, porque seria o mesmo pensamento, o mesmo sentimento. Mas, hoje no dia do aniversário da minha irmã, Ângela, eu preciso dizer que não existe nada nesse mundo que expresse toda gratidão, a admiração e amor que eu sinto por ela. Feliz aniversário, eu amo você.
"Vemos crianças se achando adultas, achando que seu coração quebra para toda a vida por um simples beijo mal-dado ou uma leve discussão, vejo crianças querendo viver a vida rápido demais, somente para depois dizerem que estão morrendo de decepções, quando escolheram viver a vida errada na hora errada."
A criança quando ganha um brinquedo pensa que ele é a coisa mais legal que alguém deveria ter. Depois de alguns dias ganha um brinquedo novo e percebe que brincar com o velho já não faz tanto sentido, então ele o abandona naquela caixa escura no frio no sótão. Nada haver isso que falei né? mas me sinto como um brinquedinho abandonado.
Falsos amigos são tão inescrupulosos, que são capazes de rebaixar-se a uma criança, somente para tentarem impressionar e coagir pessoas, levando-as, a tomar decisões que não tem coragem. Por que se tivessem mesmo, não pareceriam com mulheres. Na verdade somente querem carinho e carinho para amigo falso é "PORRADA"!
Apenas já não somos mais crianças e desaprendemos a cantar. As cartas continuam queimando. Eu tentei pensar em Deus. Mas Deus morreu faz muito tempo. Talvez se tenha ido junto com o sol, com o calor. Pensei que talvez o sol, o calor e Deus pudessem voltar de repente, no momento exato em que a última chama se desfizer e alguém esboçar o primeiro gesto. Mas eles não voltarão. Seria bonito, e as coisas bonitas já não acontecem mais.
Sempre que vejo e convivo com as crianças de hoje, costumo brincar que, se elas não destruírem o mundo, vão salvar, porque são ativas e muito inteligentes. Em todos os tempos, os pais sempre acharam os seus filhos os mais bonitos, inteligentes e especiais. Em todos os tempos nasceram crianças que vieram predestinadas a fazer grandes coisas na arte, na ciência e na intelectualidade para que a humanidade pudesse evoluir em todas as áreas. Para isso, esses espíritos foram bem preparadas antes de renascer. Bonitas ou não, espertas ou não, inteligentes ou não são apenas crianças e devem ser tratadas como tal. A criança precisa brincar e aprender de acordo com sua idade. Deve sempre ser estimulada a aprender, mas sempre de acordo com sua idade. Não adianta querer que uma criança Aprenda a ler com 2 anos ou que leia livros de escritores importantes antes de ter idade para isso. Criança, na minha opinião, precisa brincar, brincar e brincar, pois quando crescer e os problemas surgirem sempre vai se lembrar da infância boa que teve. Precisa, através de ensinamentos e exemplos dos pais aprender a conviver em sociedade sempre sabendo que não é melhor nem pior do que as outras crianças e mais tarde, de outros adultos. Se elas tiverem que se destacar por este ou aquele motivo, na hora certa vai acontecer. Não é saudável, tanto para elas como para os pais criar expectativas que nem sempre se realizam o que trás infelicidade para ambos, os pais por não terem o filho que sonharam e a criança por não ser aquele adulto que os pais idealizaram. É preciso ter prudência, paciência e confiar na bondade de Deus nosso criador e sabedor de todas as coisas. Luz para todos nós.
Felicidade? o que é felicidade? quando criança pensava ser o brinquedo que eu queria e não podia ter, Quando adolescente imagina ser conseguir beijar a garota mais linda do colégio! Um pouco mais velho acreditava que felicidade era ter dinheiro para conseguir comprar tudo que eu queria, mais tarde acreditava que felicidade era viver um grande amor... ai começaram os problemas , porque o brinquedo que queria quando criança passou o tempo comprei, a garota mais bonita do colégio ficou feia e o sonho passou, o dinheiro descobri que com bastante esforço conseguiria o suficiente, mas o grande amor... ah o grande amor esse sim é difícil porque amar cegamente consegui, mas nunca tive tal amor direcionado a mim! Então penso que a felicidade não exista, o que existe é a batalha e pequenas conquistas mas a grande vitória creio não existir!!!!!
" Dentro de um pequeno espaço,desejo teu abraço.Na espera de uma semana,deixo de ser criança.No tempo de uma vida,não é suficiente para curar a ferida.Ao te ver passar,fico emocionado,a ponto de chorar.Ao não me reconhecer,sinto que para você não fiz por te merecer.Ao me ver feliz mesmo assim , sigo em frente passo a passo,a espera de um novo abraço."
Sempre que olharmos para uma criança precisamos agradecer a Deus, que jamais abandona seus filhos. A criança é a promessa para o dia de amanhã, através dela, a Terra está sempre se renovando, pois recebe a cada dia, novos habitantes, novas energias que traz a contribuição para o progresso do mundo. Vamos dar boas vindas a todas as crianças que nasceram ou vão nascer na nossa família e para todas, mesmo as que não conhecemos e protege-las com nosso amor e carinho. É um espirito que está renascendo para receber todo o nosso carinho e a intenção de ajuda-las na nossa sua caminhada. Sejam bem vindas, vocês são a esperança do amanhã.
“Um homem que se acha grande e soberano não passa de uma criança tola e ignorante que não aceitou ser tocada pelas bases e alicerces do mundo das incertezas em que vivemos. Isso o torna uma pessoa preguiçosa e incapaz de pensar de forma sábia, inteligente e prudente frente aos olhos do mundo das certezas e das plenitudes eternas e imutáveis aos olhos dos homens.”
Parece criança quando ganha um brinquedo novo, e no inicio só brinca com ele, o melhor é ele, o mais bonito até, mais depois, que o brinquedo arranha que o brilho se ofusca que a brincadeira não mais te diverte você procura outro, ou até mesmo aquele velho, que estava jogado, em uma caixa, caixa essa cheia de saudade, de coisas que você não deveria mexer, ou de coisas que nunca deveriam ter ficado lá… E pra você, eu não quero ser brinquedo, muito menos caixa, quero ser aquilo que fica não o que se guarda.
Só queria gritar, só queria chorar, só queria espernear. Já sei, queria ser como uma criança mimada, mas sem mimos, queria apenas ter o motivo de um pirulito roubado de minhas mãos por um homem estranho, para então gritar aos quatro ventos, e chorar rios, e assim talvez ter a atenção que eu gostaria de ter tido. Mas eu aprendi a ter meus próprios pirulitos, aprendi a deixá-los ser chupados adocicadamente em cada boca que acometem-na ao mesmo, boca até com sabor de fruta mordida como já cantaram por aí, daí como todo pirulito acaba na saliva, e ficam só as sensações por poucos minutos, assim também aprendi a ser. Mas lembre-se apenas as sensações acabam, eu continuo.
Na minha opinião... toda criança é uma benção, um presente, é especial, é único, é a melhor e mais linda criação d Deus... seria hipocrisia com o que penso e sinto hoje dizer o contrário. Na minha família existe uma linda flor, uma grande benção no meio de muitas outras e não quero pra minha amada flor, diferença msm que seja um adjetivo lindo como: ESPECIAL, quero pra ela igualdade, pq no meio de um jardim tantas florzinhas, como dizer que as outras não são especiais???! Todo ser humano deve ser incluído na sociedade desde que ela nasce, ter seus direitos segundo suas necessidades e lutar por igualdade dentro da sua individualidade. Limites todos temos, pode ser uma alergia, uma disfunção, um bloqueio,... mas, temos que lutar contra o preconceito, contra o comodismo, contra os adjetivos pra maquiar realidades. Eles não querem diferenças, eles querem IGUALDADE e OPORTUNIDADES!!!!
Quando criança era o único que sempre pulava primeiro, nunca pensava duas vezes pra olhar pra trás, tinha um ótimo pressentimento e amava brincar na corredeira da chuva. Eu podia construir um foguete e voar pra lua se quizesse, deixar a manhã de segunda e voltar só na outra ao meio-dia. Não havia nada, nada que eu não pudesse fazer. Sonhava mais, acreditava mais que o mundo podia ser bem melhor. Eu era livre e podia fingir sem culpa. Confiava em todo adulto, pois, imaginava que por ser daquele tamanho, sabiam como agir uma vez que pequenino ainda eu era. Por vezes eu me sentia o super homem, mesmo quando diziam que eu não conseguiria. Mais daí vieram me dizer que eu não poderia viver sempre nesse mundo, pois eu precisaria de crescer! Que eu tinha que ser como todo eles, quando nem sempre eles tem razão! Então hoje digo, não se esqueça de permanecer perto desta regra: Permaneça jovem o quanto puder, pois os dias passam voando como uma brisa! Pense como um grande, mais não perca o coração de um pequeno!
Meu medo naquele momento era falar. Quem diria que eu quando criança, quis tanto isso, e hoje não quero. Não quero falar pra você, não quero assumir que você sempre ganha, que com seu sorriso, você ganha. Que com suas manias você ganha. Ganha com todas as canastras limpas e a cara também. A cara mais limpa de todas, o olhar mais sujo de caramelo, e a boca, essa sim.. cheia de veneno.
Um lugar mágico para crianças e que poucos adultos dão algum valor é uma oficina. Porque não se trata apenas de veiculos e graxa. É um lugar onde você pode consertar aquilo que esta quebrado. Se todas as pessoas tivessem um lugar para consertar aquilo que se quebrou por algum motivo, a feicidade seria encontrada facilmete nos olhos de todas as pessoas. Porque boa parte da tristeza existente no undo vem por algum sentimento quebrado. Uma amizade que se acabou por brigas, um ente querido que se foi, o desprezo por parte das pessoas, um verdadeiro amor. Se hoje abrissem um oficina, prometendo que consertariam todos os corações que um dia se quebraram pela ilusão de um amor, com certeza pessoas viajariam de longe para esse conserto. Mas essa oficina não é apenas um sonho, essa oficina realmente existe. Ela está aberta à quem quiser usufruir de seus serviços. Porque essa oficina está dentro de cada nova pessoa que tem a chance de entrar e mudar a sua vida. Uma nova pessoa que tenha em mente trazer de novo a felicidade pra você, basta você ter a vontade de abrir novamente o coração.