Textos Reflexivos sobre Casamento
A realidade é que o amor não é tão simples como a gente pensa, e não é assim tão fácil na prática, nunca é. A gente sempre vê ou lê esses textinhos bonitinhos falando sobre o amor, mas a realidade nem sempre é tão bonitinha assim. A gente lê que o amor traz paz, tranquilidade, felicidade, mas a verdade é que ele machuca também, decepciona também e ele magoa também. Não estou dizendo que o amor é ruim e que não vale a pena, vale a pena sim, só estou falando que não vale a pena se iludir, criar aquela imagem do amor perfeito, do relacionamento perfeito, isso não existe. O amor não é feito só de palavras bonitas, declarações fofas. Amar vai muito além disso, é muito mais que isso. Amar é estar perto, não só nos momentos bons e felizes, mas principalmente nos ruins e difíceis. Amar é sentir vontade de proteger, de preservar, de mimar. É sentir aquela vontade de acolher, de cuidar, de defender. Amar é querer enfrentar os problemas, superar os obstáculos e vencer os dias difíceis juntos, um ao lado do outro, um apoiando o outro, um consolando o outro. Amar é não se importar com quantas as vezes que irá errar, porque tudo o que importa é a tentativa de acertar, acertarem juntos, combinarem juntos, caminharem juntos. É sentir que independente da maré ruim, vale a pena continuar seguindo em frente, porque o amor apesar dos pesares é o único que dá um verdadeiro sentido a nossa vida e acelera profundamente nosso coração.
Amar de verdade dói, mais não ter amado dói bem mais. O inimigo do amor é o ego... Ele te priva de se jogar em algo como se fosse uma proteção, mais proteção de que? Se tudo passa, tudo acontece... Cabe você viver cada momento da forma que quiser, só terá uma chance de fazer bem feito... Aproveite a vida.
O amor virá quando estivermos prontos para aquecê-lo, quando tivermos alinhavadas as costuras de nossos aprendizados, quando formos mais inteiros que sozinhos. Há dias, entre as noites, em que penso que você se perdeu na longa jornada da vida até mim. Você já amou tanto alguém a ponto de preferi-lo liberto? Estar livre é se perder. Prefiro que você se perca de mim a te perder por inteiro.
Amar é compreender, é tratar o outro como gostaria de ser tratado. O ódio é a falta de amor, de respeito ao próximo e tanto pode ser o sentimento de quem se acha injustiçado ou ferido, tanto é a causa daquele que fere. Pois aquele que fere por que já se feriu, cria e vive num ciclo vicioso, por isso é tão importante o perdão. Somente o perdão e o amor curam e podem parar essa roda cármica. Indiferença é a estática, a inércia, é pior do que amar ou odiar, é o nada letárgico, é um sono mortal.
“Que nossa escolha se faça pelo Amor, que amemos sempre, amemos até transbordar. Escolha o simples, escolha o caminho que te faz feliz, que te realize e ame sempre, ame muito, ame cada dia mais, cada vez muito mais, não se canse de dar amor, na certa receberas amor de volta, . Ame primeiro a si mesmo, ao próximo, ao marido, a esposa, os filhos, os irmãos, os amigos, tolere os vizinhos, os estranhos, não seja rude, e seja gentil com todos. Enfim doe-se, ame. Ame cada um e cada vez de modos diferentes. E não fique se perguntando como amar pensando no que fazer, reaja, sinta, se doe, faça! Porque um dia você morrerá e quando isso acontecer, você morrerá orgulhoso de ter feito algo. Ou seja; de ter amado. Pois não levará consigo nem um chinelo velho, mas levará os amores vividos, e todo amor que recebeu de volta”
O amor não é uma coisa descartável, não é algo que pode usar e guardar pra usar mais tarde. Hoje em dia as pessoas se encantam e se desencantam muito rápido. Amar é muito mais que dizer "eu te amo" ou "Eu preciso de você". É seguir os passos dessa pessoa e a segurar sempre quando ela tropeçar. É estar de braços abertos a qualquer hora para essa pessoa. Amar é querer o bem, é sacrificar dias, semanas, anos, décadas por uma só pessoa. É ser fiel não somente ao relacionamento, mas também a sua própria palavra. Isso é o significado de honra. Quem ama, espera, cultiva, crê, acredita, sente falta, chora.
O amor é um sentimento fascinante. Experimentei sua essência uma única vez e, embora tenha sentido algo semelhante depois, percebi que não era o mesmo. Em minha busca pelo verdadeiro amor, descobri que ele se manifesta de diversas formas: podemos amar as pessoas, a natureza, a comida e tudo ao nosso redor. O amor não se limita a um único significado, mas se revela em diferentes expressões e intensidades.
Sempre há um motivo maior que nos faz respirar, transpirar e nos inspirar de amor, por amor. Sempre há um motivo supremo que nos faz pleno, quando do outro há em nós. Sempre há um sorriso vasto, mágico, espaçado que nos paralisa a inércia e nos faz continuar cheio de passos seguintes, firmes, chegando a você, dentro de mim. Sempre há! Sempre há momentos revirados, tocados, ensejados por tanto do que mais seja imaculado, só pra o meu prazer: a louca vontade de ter - e amar - você!
O amor mesmo sendo verdadeiro, poderá enfraquecer se não for continuamente cultivado em um comprimento recíproco, sem o dissabor do descaso, caso contrário, ficará cada vez mais fraco e correrá o alto risco de ser transformado em dor, um sentimento de desamparo, do valor não reconhecido, um desamor sofrido, amargo, entretanto, graças ao Senhor, felizmente, com o passar inevitável do tempo, o coração partido poderá aos poucos ser curado até estar apto para amar novamente de um jeito ainda mais vivo, forte e sensato, amando intensamente, compensando aquele desgaste enfrentado.
O amor tem que ser recíproco. Ele é o que se sente quando se esquece a mente e se deixa flutuar consciente e inconscientemente. É conter na razão encontrada no sorriso da pessoa amada, e vem aquela necessidade de mudar. Quem ama não desiste. Quem ama não corre. Quem ama somente ama e esse amor por sí só subsiste e vence toda e qualquer barreira.
Eis que no amor existe uma grande questão: é necessário sacrificar ou ceder algo que é próprio de si em prol do bem do outro e evolução de sua relação, e assim, vivenciar a verdadeira experiência do que é amar. Mas quem está realmente disposto a ceder pequenos egoísmos ou sacrificar o quê por alguém?
Não sei se o amor a gente consegue disfarçar. Mas, amar você é a minha maior secreta revelação, o meu silêncio mais eloquente, o sentir mais concreto que existe. E se eu pudesse fragmentar o amor, lançá-lo-ia ao vento só pra te ter em cada canto do mundo, já que o meu coração se tornou pequeno demais para abrigar o imenso amor que tenho por você.
AMOR … DÁ PARA DEFINIR? É desejo de abraçar forte, com tudo que ele trás: passado, sonhos, projetos, manias, defeitos, cheiro, gostos. Amor é querer pensar adiante, ficar sonhando com o futuro. Talvez Amor seja não definir, mas saber diretinho qual é a definição. É você pensar em desistir e desistir de ter pensado de desistir ao sentir a paz que a presença que aquela pessoa trás. É querer dividir, somar, multiplicar... Os sonhos. É querer proteger. É a vontade de dormir abraçado e acordar junto. É sentir que vale a pena não só na festa, mas também na tristeza. È aquele sentimento que lidamos enterrando nosso orgulho, prepotência, ciúmes e egoísmo. O amor não é sempre entendimento, mas é a busca dele. O Amor é… Olhar na mesma direção. Amor é... A força mais sutil do mundo... Amor é...
E há alguns de nós que abrem mão do amor proprio pra amar alguém. Abrem mão da personalidade, das vontades, da opinião. E se anulam pensando amar o Outro, isso não é amar. Se não nos respeitamos não nos valorizamos, não nos amamos primeiro, viramos apenas o capacho do outro. E Eu vejo que para Amar alguém é preciso admirar antes, e quem admirará uma pessoa que se anula em nome do amor?... isso não é amar é sim o caminho do sofrimento, da derrota e humilhação pessoal. Que nos amemos.
Só com você entendi o que é amar. Tive que te conhecer pra saber o que é o amor. O meu amor é teu desde quando eu te vi pela primeira vez. Sem você eu não seria eu, eu não seria o que sou, você me tornou no melhor que eu podia ser. Você coloriu o que era preto no branco, você iluminou o que estava escuro. Não há nada que possa apagar o que conquistou, nada pode destruir o que construiu dentro de mim, hoje posso dizer que sei o que é o amor, deixei acontecer naturalmente, sem medo sempre quis te dizer o quanto eu te amo, me dê sua mão, vamos fazer desse amor nossa trilha sonora, um cântico nosso, único, dançar na chuva. Respirar o mesmo ar, amar o mesmo amor. Nada além disso, fortalecer nossas juras de amor, sussurro todas as manhãs, nunca vou me cansar de te amar.
Para ser amor tens que te perder e no meio do caos, encontrar-te. Um amor que te leve na vida em linha recta, sem sobressaltos, é apenas mais uma versão de ti, do que tu queres ser. A maioria das vezes o que tu planeaste ser, não é o verdadeiro TU. Deixa-te levar pela verdadeira versão de TI. Deixa-te amar.
Amor é amor por nada a um tudo, é não entender motivo nem imaginar ser um raro prestigio. Não é a mente confusa, é o coração apontado que pulsa, feliz e forte em si mesmo, por relembrar de ti em fortes desejos. Amor é parente da morte, por mais que os mantem vivos, menos instantes morrem pra fever o amor.
O amor é a inspiração de tudo que traz sentido ao nosso ser. O amor é a essência daquilo que nos completa, nos transforma. O amor é a estrutura da razão de existir. O amor é o suspiro da vida, é o sol que traz luz ao dia, é o estrelar que traz beleza ao luar da noite, é a principal atração do que nos define. Ah, o amor é simples, é você como um dos resultados dos projetos de Deus, o amor é tudo isso e mais além do que se pode descrever.
"Que coisa linda é o AMOR. Que coisa magnífica! Não só amar, pra ficar perfeito, também tem que ser amado. Amar não só com palavras, mas principalmente com ações. Amar é dar e receber, cuidar e proteger, abrir mão quando for preciso. Amar é uma infinidade de coisas, é se sentir bem, é se sentir completo."
Falam das bilhões de pessoas. Mas no amor, o coração parece fazer opções involuntárias e seletivas. Você realmente tem várias opções, mas, de repente, acaba escolhendo só aquela. É como se não houvesse bilhões, nem dezenas, nem meia dúzia, ou duas ou três. Essa escolha me parece involuntária. Ela te presenteia com um leme e te oferece um mapa pra riscar. Um minuto a deriva, mapa em mãos e leme. Só daí vem a decisão de seguir. Essa sim, a única coisa racional de bilhões de pessoas.
