Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino

O tempo me ensinou.

O tempo me ensinou a duvidar.
O tempo me ensinou que não existem verdades absolutas.
Me ensinou que quanto mais aprendo, menos sei.
Me ensinou que a voz do povo é voz do nada.
E que o nada não existe.
Que tudo é relativo, até mesmo minha vida.
Que amor eterno existe basta ter pai e mãe.
Que amores vem e vão.
E uma vida sem amores não é vida.
Me ensinou a me importar com quem se importa comigo.
O tempo me fez levantar a cabeça em meio a multidão ajoelhada.
E enxergar o óbvio.
Que o metafísico é apenas o medo da finitude.
Que meus medos foram embora juntos com minhas crenças.
Que crenças são apenas questões culturais.
Que não sou mais importante do que qualquer outra espécie.
Que o planeta é indiferente às espécies.
Que nosso planeta é insignificante diante da galáxia.
Que nossa galáxia é insignificante diante do universo.
Que o tempo é apenas uma unidade de medida.
E que eu devo tudo que sou e sei, a milhares de pessoas que antes de mim, se puseram a duvidar.
E que essa duvida me levou a uma única certeza.
Que somos o tempo e espaço, somos o universo!

William Oliveira

Inserida por Williamalves

A vida.

Somos ensinados que a vida é uma dádiva e que devemos festejá-la.
E é isso que fazemos, uns mais, outros menos, algumas pessoas todo o tempo, acreditando que no final tudo vai dar certo.
E vamos tentando, apesar dos pesares, de parecer que a imprensa só serve para mostrar problemas onde existam, descobrir uns que estão escondidos e em algum caso inventar para aumentar a audiência.
Alguém deveria medir o tempo que a imprensa gasta para divulgar as coisas ruins, os crimes e os desastres e obrigá-la a mostrar em igual tempo (pelo menos) coisas boas e dar ideias construtivas para que a gente continue a pensar que a vida vale a pena, que o pior já passou, e não pensar que o melhor foi o passado.
Passei a vida evitando pequenos acidentes, para perceber que o fim é o grande desastre.

Inserida por marinhoguzman

A vida tem me ensinado muito.
Tenho visto que pela aparência
não se mostra a essência.
Falar bonito não é sinal de
sabedoria.
Que palavras nem sempre
indicam a ação.
Vejo que roupas de grife
não significa ser chique.
Que um diploma não é
fundamental; ele pode ser
importante, mas não indica
experiência de vida.
Que se mostrar delicado,
não significa ser gentil.
Que sorrisos nem sempre
são sinais de felicidade.
Que falar de amor nem
sempre é saber amar.
Aprendi que temos que
ver com o olhos da alma.
Apreciar com o coração e
viver com emoção.
Que para ser forte é preciso
ter coragem para chora

Inserida por IrmaJardim

Valores
Todos nós sofremos um pouco, é com o
sofrimento que aprendemos, que é preciso muito pouco para ser feliz.
Basta saber sorrir, basta saber sonhar,
basta a gente encontrar um fundamento para a vida,
não te deixes cair na solidão.
Ser alegre todos os dias e verás que a vida terá outro sentido,
o segredo da vida é sabe-la viver.
Por isso olha em frente, porque não há limites para a Felicidade.

Inserida por EduardaReis

sempre me perguntava a onde andava a felicidade,mas a vida me ensinou a encontrar o caminho da felicidade.
mesmo não tendo vc ao meu lado,
aprendi que para ser feliz não preciso ter vc comigo nem tao pouco sinto a sua falta !
para ser feliz não precisa ser a dois ...
a felicidade se encontra dentro de nos,
e não nas mãos das outras pessoas ...
a vida nos ensinou a ser livre ,a felicidade se encontra na liberdade de ser livre!...

Inserida por luanafernandasilva

Aprender a viver
Não é sofrer mais.
Não é ter mais idade do que o outro.
Aprender a viver
É simplesmente viver
É não reclamar quando cair, pois sabe que vai se levantar.
É saber passar pela luta com um sorriso, pois sabe cura.
É acreditar, é ter esperança.
A vida é feita de amor não de dor.
A vida é feita de sorrisos, quem melhor pra sorrir do que um jovem.
Não tem como aprender a viver.
A vida é o aprendizado.

Inserida por LisaHows

São tantos exageros que passamos e recebemos na vida que sempre a algo a aprender,
De tanto nos matar, aprendemos a não nos deixar levar para o tumulo;
De tanto apanhar, aprendemos que nem todas as surras valem a pena;
De tanto gritar, aprendemos que o silencio fala mais alto que qualquer grito;
De tanto aprender, aprendemos que não sabemos tudo e que temos muito a aprender ainda;
De tanto viver, aprendemos que não vivemos tudo, que ainda temos muito a viver e que o tempo é curto;
Foi caminhando que aprendi isso, e aprendi que não devo parar de caminhar nunca, que não é o meio de locomoção que inspira, mas a vontade de seguir sempre em frente, apesar do tempo ruim ou do calor escaldante, da vida turbulenta, mesmo sabendo que não aprendi tudo que deveria ter aprendido com meu passado.
Mesmo com tudo isso, sinto que estou muito mais longe do ontem, e mais perto do que sonho para amanhã, nunca esquecendo que meus pés estão no presente, e agora mais firme, depois dos tropeços dos tantos que vivi, por isso não posso parar, e quem quiser me acompanhar, que venha ao meu lado, onde eu possa estender a mão quando for preciso, não vá atrás, posso não perceber, nem a frente, onde podes nos atrasar, ao lado e sempre em frente.

Inserida por VilmarBecker

É preciso muita atenção
ao que a vida nos ensina:
A tristeza nos ensina a da valor à felicidade.
A ausência de alguém nos ensina
a importância da presença.
A dor vai nos ensinar a ser fortes.
A mentira mostra o valor da verdade.
A covardia nos mostra o quanto perdemos
por não termos coragem de lutar.
A doença nos ensina a dar valor à vida.
E em tudo isso Deus está somente nos ensinando.

Inserida por IrmaJardim

O Sentido da Vida

Aprendi como a vida tem que ser
Passado é para se aprender
Presente é para se viver
Futuro é para se escrever
Todas as noites a vida passa
Todos os dias têm sua graça
Mesmo em sua alegria escassa
A felicidade assim nos enlaça
Nosso sono tranqüilo enfim
Sangue correndo nas veias assim
Sob a luz, para você e pra mim
Passado, Presente, Futuro
Escrever, sonhar, florescer
Assim essa vida eu quero viver...

Inserida por fabriciofaber

Ainda há tanto para se aprender, ainda há tanto para caminhar, ainda há tanto o que viver... que as vezes parece que nunca vai chegar.
Mas a vida tem dessas coisas, um dia de lutas outro de vitórias. Quem não passa pelo campo de treinamento da vida não está apto para vivenciar o melhor que ela tem a oferecer. Quem não tem experiencias de superação para contar nunca poderá ser um referencial de sucesso. Quem não chorou as lágrimas das tribulações não será merecedor de desfrutar dos sorrisos da bonança.
Não se preocupe! Tudo o que hoje parece ser para te desanimar será para te capacitar ainda mais!
Não existem erros nos planos de Deus!

Inserida por LeticiaAyala

Experimentar tudo na vida é bom.
As coisas ruins me ensinam a viver.
As coisas boas me mantém vivo!!!
Assim ambas são fundamentais.
Talvez eu esteja, nós estejamos passando por uma dessas situações agora né não e ai temos a essência dessa tão maravilhosa essência chamada de vida de descobrir oque realmente somos e oque os outros são né não simples vc não acha...!!!???

Inserida por marquelidani

Acontece que vivemos em processo de mudança constante e temos de aprender a lidar com isso. Não espere que nada jamais mude, porque as coisas não vão permanecer do mesmo jeito para sempre.
Gostos mudam, planos mudam, pessoas mudam... E se você não sabe lidar com mudanças, já está na sua hora de mudar.
Tudo na vida é passageiro, inclusive a própria vida.

Inserida por Bruna4raujo

Buscamos evolução e paz.
Viemos para a escola chamada
vida em busca do aprender,a cada
dia uma nova lição.
Não ficaremos de braços cruzados
esperando que as coisas caiam
do céu,sob pena de ficarmos
jogados ao léu.
Entendemos que não estamos aqui
de férias ou apenas de passagem.
Viemos aprender a lição do amor
afetuoso e acolhedor.
Os dias voam; e o tempo implacável
nos cobra quando e o quanto
aprendemos.
E se buscarmos o conhecimento
ele não dará trégua.
O interessante que a cada dia é
uma nova história, dias de gloria,
dias de tristeza.
Aprendemos o valor do amor,
pois ele já está em nós
O sorriso alto que nos tira do chão
Aprendemos a respirar com suavidade,
dando valor a simplicidade.
Aprendemos o valor da verdade
e nos afastamos da falsidade.
Buscamos a plenitude da vida e isso
nos traz a quietude.
E seguimos nossa viagem com coragem
e forças para caminhar.
Com segurança e o coração cheio de
esperança,vamos caminhando rumo
à paz com sabedoria.

Inserida por IrmaJardim

A vida me ensinou
que o que temos de mais precioso
é nossa essência,
pois nela está contida
nossa personalidade,
nosso jeito de amar,
viver e acarinhar pessoas
que ainda não aprenderam a amar.
E que precisamos nos afastar
de pessoas vazias,
que são incapazes de reconhecer
de demonstrar paz,
amor e gratidão.
E que apenas esses sentimentos
tocam a alma e
nos dão a capacidade de demonstrar
quem tem bom coração.

Inserida por IrmaJardim


Acho que estou aprendendo agora
Ainda dói te ver feliz sem mim
Claro que já tava na hora
Lembro quando eu era o motivo desse sorriso
Os dias são tão diferentes, hoje foi um daqueles que derrubam a gente!
Saudade de tudo, irritado por ter errado!
Se eu tivesse dado mais espaço, se eu tivesse aprendido a ouvir antes de tudo isso acontecer
Agora nada adianta mais, você está bem e eu procurando algo para não ficar pior!
Torcendo pela sua felicidade e lamentando não poder ser a sua razão!
Procuro sinais onde não tem, me enganando que você ainda me ama e não me esqueceu, tudo delírio, até as coisas erradas parecem corretas para as minhas teorias
Hoje não estou me sentindo bem, mas vou melhorar!
Será que é amor ou só saudade? Mas pode durar uma saudade tanto tempo assim? Eu quero te esquecer, mas eu sou tão você hoje que é impossível, mudei tudo, e realmente sinto falta de mim!

Inserida por jonas_flores

À meus filhos: Quando baterem de frente com seus medos não os
temam,aprendemos lições com nossas lagrimas e criamos eternas recordações.
Eu voz digo:"Filhos nunca percam as oportunidades", quando forem mais velhos lembraram da sua juventude aventureira, mais pense em mim se tiver medo, algum dia; vocês esqueçam do mundo, então vivam uma vida que vão se lembrar eternamente.
Filhos Quando o céu fechar, acendam uma fogueira que nada consiga apagar, escrevam seus nomes nas estrelas.
Vão alem das margens não ignorem esta maravilhosa vida, pois em qualquer lugar que estejam, estarei com vocês.

Inserida por andre_victor

" E quando começamos a viver nos demos conta de quanto tempo se passou até aprender-mos...
Não existe "viver certo ou viver errado", apenas viva...
Apesar de alguém falar para você: " Você não está vivendo certo, você tem que sair mais, tem que conhecer mais pessoas." Ou tantas outras frases do gênero, entenda o seguinte; a maneira que você vive, depende unicamente de você, ninguém é igual a ninguém...
"Viver é fácil, nós que complicamos... " Uma das frases mais verdadeiras e auto explicativa, que dispensa interpretação...
Viver sobre limitação auto imposta não é viver...
Viva se arriscando, sempre indo até o limite, mas nunca ultrapassando-o...
Viva sem ter medo de errar, pois é com o erro que se aprende a acertar...
Viva amando, pois o amor é a base da vida...
Viva sem rancor, pois o rancor não o faz evoluir...
Viva absorvendo o que é bom e aprenda a saber a diferença entre o que é bom e o que é ruim, pois o que é bom para você pode não ser para o outro. ( você não é igual a ninguém ). Gostos variam...
Viva sem arrependimentos...
Viva respeitando o próximo...
Viva com educação, pois no mundo já existe pessoas demais que não tiveram a oportunidade ou o interesse de ser educado...
Viva fazendo a diferença, mesmo que pareça ser minima, cada ação é mais relevante do que parece...
E por fim, VIVA A VIDA, pois nós só temos uma e não podemos desperdiça-la. "

Oque não me mata fortalece,
O término de relação,
Me ensina uma lição,
nem todos tem coração.

Sempre uma boa lição,
Sempre aqui pra dizer,
A lagrima de hoje,
Me fez amadurecer.

Não existe felicidade sozinho,
Sigo no meu caminho,
Afinal cada um no seu lugar,
Porque ate rosa tem espinho.

Nunca se esqueça,
Nao vale a pena,
Perder a cabeça,
E virar um esquema.

Inserida por wanderson_mendes

Lições do tempo...
(Nilo Ribeiro)

O tempo ensina,
o tempo cobra,
o tempo fascina,
o tempo não sobra

o tempo orienta,
o tempo educa,
o tempo ostenta,
o tempo não caduca

o tempo instrui,
o tempo explica,
o tempo flui,
o tempo não claudica

o tempo é modelo,
o tempo é lúdico,
o tempo é segredo,
o tempo é cirúrgico

tempo bondoso,
tempo parvo,
tempo generoso,
tempo bravo

o tempo é lição,
o tempo é medida,
o tempo é solução,
o tempo é vida...

Inserida por NILOCRIBEIRO

Sobre o que se aprende na vida
Sabe não há garantias de que tudo vá dar certo, que a riqueza vem um dia ou que só porque você estudou vai ter tudo que precisas. Não há garantias de que a malhação toda te trará mais vida. Que os filhos serão gratos, que traram orgulho nem se quer que existam um dia. Não sabemos quanto dura a amizade nem se vale a pena. Não há garantias que relacionamento vão ser duradouros ou pouco complexos nem que os momento seguinte será bom. Não! De tudo e em tudo de nada serve nossas expectativas se não tiver fundamento. O que existe na verdade são estatísticas e probabilidades. Mas isso não quer dizer que devemos desacreditar, as vezes coisas pequenas tiram nosso sono, nossa paz e com isso vamos deixando de lado a ideia contida na intensidade de um dia bem vivido. Nem mesmo grandes problemas podem ou devem nos afetar tanto. Estamos ficando doentes de espirito e de afeto. Carentes de sorrisos sinceros e mente sã. Pense! Vale a pena? Um dia só que seja entregue ao seu bom humor? Suas expectativas numa lateral enquanto suas verdades e suas atitudes transbordam consequências reais. Esforço seu, recompensado! Sem pedir que isso aconteça sem exigir recompensa da vida por fazer o papel que é somente seu: Ousar viver! Sem medo e sem exigências é poder declamar dono de si. Pois é se não acordarmos com sonhos altos, pensamento positivo e movimento intenso não há nada. Ficar inerte não faz as possibilidades virarem fatos. Nathália Moretti

Inserida por nathaliamoretti