Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
"JOGUE XADREZ OU ENSINE SEU FILHO JOGAR: No mundo o que fazemos é escolher a nossa melhor trajetória, dependendo da nossa escolha, seremos uma pessoa de sucesso ou não. No jogo do XADREZ, treinamos o raciocínio para a melhor escolha, quem sai vitorioso é quem pensa, na vida também"
Olha que interessante! vigiar primeiro e orar depois - é o que Jesus ensina em Mt 26:41 Jesus está dizendo que antes é preciso pensar, focar, refletir, dar atenção à nossa consciência - "pois a boca fala do que está cheio o coração, Mt 12:34 - Ele adverte. Com esses ensinamentos, entramos em conexão, com o Senhor para viver o privilégio do relacionamento e intimidade com Ele - o ponto mais alto da nossa vida cristã e tudo que Ele deseja dos seus amados irmãos.
Temos que fracionar o conhecimento, limitar ensinamentos e dizer menos do que gostaríamos de dizer. Pois a maioria não esta apta a entender a complexidade do conhecimento compartilhado e ouvir as palavras que são necessárias ser ditas no determinado momento. Pois o ego infla os corações das pessoas .
O mundo diz que você precisa ter o controle de tudo. Mas a Bíblia ensina que quem confia não precisa controlar. Ela não diz "entenda todos os teus caminhos". Ela diz "confia noSenhor de todo o teu coração" A ansiedade nasce do medo de perder o que nunca esteve nas suas mãos. Mas a paz vem quando você entrega o que nunca conseguiu segurar. Deus não te chamou pra controlar. Ele te chamou pra confiar.
Ao educarmos nossa mente e corpo, de forma consciente, para aprendermos com cada experiência, desafio ou dificuldades, passamos a ter maior clareza e firmeza em nossos próprios passos. Aprendemos a caminhar, caminhando e, assim, podemos encontrar nossos propósitos, em conformidade com nossos sonhos mais puros e autênticos.
Enquanto anteriormente os trabalhadores podiam aprender um único conjunto de habilidades com a expectativa de assim galgar posições em uma rígida hierarquia organizacional, agora se espera que periodicamente adquiram novas habilidades enquanto pulam de posto em posto, vagando de empresa em empresa.
Como fora ensinado por seus antepassados, no longínquo Reino de Túrrilas de Árbara, era preciso resistir. O veneno da lança atravessada em seu tórax, descendia de uma planta maligna, de tempos antigos, seria incurável em qualquer outra região do mundo conhecido, mas naquele local sagrado, existia uma única planta capaz de salvá-lo.
Devemos sim olhar para o passado, não para nos apegar; mas há de se aprender algo, analisarmos em nosso trajeto o que vale a pena levar adiante! Avaliarmos sobre o que se estacionou lá que deveríamos ter atentado para devida manutenção! Vergonha é não edificar sabedoria, dar passos atrás para impulsionar é maestria, retorno pode ser mais assertivo que pesada bagagem!
Quando nos dispomos a aprender com nossos erros, já não existem fracassos, apenas resultados. Ninguém que se sente fracassado, chegará a lugar algum. A mudança de mentalidade é o passo inicial da vitória. Os erros e derrotas podem ser grandes pedagogos para a vida, extraindo destes todo o potencial para o aprendizado. A vitória começa no deserto, mas para aqueles que resistem em aprender sempre existirá resultados negativos, que culminarão na crença de que nasceu para ser fracassado. Deus nos fez livres para decidirmos qual caminho trilhar, quais objetivos perseguir, que destino escolher, por isto devemos assumir o controle do nosso eu, nos responsabilizando pelos nossos atos e decisões.
Precisamos aprender a construir um sonho duradouro com quem amamos! Precisamos aprender a perdoar e respeitar o outro! Precisamos rir e chorar, amar e perdoar com facilidade! Precisamos ser responsáveis e educarmos nossas crianças em um berço familiar sadio onde a fidelidade, honestidade e respeito mútuo estejam presentes.
De tudo isso, amigos, surge uma lição que o poeta deve aprender dos outros homens. Não há solidão inexpugnável. Todos os caminhos levam ao mesmo ponto: a comunicação daquilo que somos. E é preciso atravessar a solidão e a aspereza, a incomunicação e o silêncio para chegar ao recinto mágico no qual podemos dançar torpemente ou cantar com melancolia: mas nesta dança ou nesta canção estão consumados os mais antigos ritos da consciência, da consciência de ser homens e de crer num destino comum.
A natureza ensina, sem pronunciar uma única palavra, que tudo renasce, tudo floresce e tudo encontra seu tempo de brilhar. Assim também acontece conosco: quando permitimos que a luz interior vença as sombras, descobrimos que a verdadeira magia da vida não está no extraordinário, mas na coragem de celebrar, todos os dias, o extraordinário que habita o simples.
Na enfermagem, muitos almejam o sucesso, mas poucos se dispõem a enfrentar os desafios e aprender com os erros. Muitos preferem a segurança da rotina, mas poucos se aventuram em novas técnicas e conhecimentos. Quer um conselho? Saia da sua zona de conforto, busque aprimoramento constante e você descobrirá a força e a capacidade que possui para lidar com qualquer situação.
O que faz de você um vencedor, é cair e levantar a escolha é sua, errar corrigir e aprender para acertar, fracassar e continuar até vencer, não importa o que você passe não pare continue, reflita e busque melhorar mude sempre que for preciso, as oportunidades vão aparecer, paciência e persistência NÃO DESISTA.
A motivação pode ser um fator de destaque no processo de ensino aprendizagem inclusive na modalidade a distância. Mas, vamos supor que o aluno receba como “missão” fazer um curso a distância sobre confeitaria. Ele pode não gostar desta área de atuação, mas é missão e deve ser realizada. Independente de estar motivado ou não, o aluno precisa ser autônomo na construção do conhecimento. Contudo, estando motivado, obviamente, a missão será melhor cumprida.
É preciso pensar na aplicação da tecnologia como um recurso facilitador do processo ensino-aprendizagem de forma que a liberdade do conhecimento e criatividade fluam com naturalidade e não alienados na triplicidade de demandas extraclasse (para professores e alunos), o que pode gerar desinteresse ou inconsciência da sua necessidade nesta nossa Era tecnológica.
É desafiador para o docente que o seu olhar no ensino de português para militares estrangeiros esteja no reconhecimento quanto ao ensino de português não como língua materna, mas como segunda língua para um público já formado profissionalmente e, principalmente com valores e cultura fortemente enraizados.
A maturidade me ensinou que não devo falar tudo o que penso, ou que não devo falar de qualquer forma a qualquer hora. As verdades são temporais. Fatos esclarecidos com a cabeça fria, apoiados na razão e empatia impedem ações levadas pela emoção. É sábio refletir, mudar de opinião e de atitudes também, se preciso.
Então, depois de tanto tempo e com muito mais maturidade, aprendemos a lidar com nossas diferenças e principalmente, com o que sentimentos um pelo outro. É muito melhor conversar e tentar se entender, do que simplesmente largar tudo e recomeçar sozinha, ou, até pior: tentar seguir a vida com outro alguém que eu jamais poderia amar da mesma forma que amo você.
Quando encontramos alguém mais sábio, devemos ter a humildade de aprender ao invés de competir. A colaboração é uma fonte inesgotável de crescimento. E quanto às tentações que prometem benefícios efêmeros, é vital lembrar que elas não nos levam a lugar algum, apenas desviam nosso curso.
- Relacionados
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Textos de Paulo Freire que resumem suas ideias pedagógicas
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
