Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino

⁠SUPERAÇÃO DE SUPER SER

Somos livres, somos fortes, precisamos vencer os limites dos ensinamentos que recebemos sobre como devemos ser, pensar, agir. Devemos ser como crianças, criativas, livres, sem culpa, bem como precisamos ser o super herói de nós mesmos ao matar nossos ídolos e deuses, pois somos superiores.

Sou um homem a beira do abismo por não me prender à nenhuma sistema político nem religioso, embora creio no Grande Arquiteto do Universo, sou livre e só me prendo ao ouvir uma música do passado onde o eu antigo e o meu eu de hoje, param no tempo para lembrar da fração de segundos daquilo que nunca mais voltará a não ter acontecido, logo fica a alegria com tristeza, saudades da ignorância e sensação de dever cumprido por não estar na servidão voluntára. A razão neste mundo é talvez sem razão e até a ideia de crenças precisamos questionar. Que é que faz o homem permanentemente saber e lançar-se na domesticação do mundo? Ele é dominado por um demónio que o atira incessantemente na conquista científica e técnica.

Entretanto não pode apanhar esse demónio nas malhas de sua própria ciência, porque precisa dele para fazer suas ciências sobre ele. Como filósofo, eu tenho minhas inquietações e não alardo ao cotidiano profano, a menos que provocado a debruçar reflexão organizada sobre temas diversos que crio métodos de pensar de forma que se possa questionar tudo. Por exemplo, o que é o desejo? Vamos pensar com Nilo Deyson, para ver se faz sentido. O desejo distingue-se das necessidades vitais. O desejo busca objetos imediatos capazes de satisfazer a tensão do organismo humano. Alivia minha fome, comendo; estanca minha sede, bebendo. O desejo, porém, busca o prazer e não a satisfação: é um dinamismo insaciável, sempre à procura de " algo " mais, sempre atraído pelo mistério, sempre insatisfeito com o dado.

O objeto do desejo não é real, mas irreal. Move-se no registro do sonho, da fantasia ou do que posso denominar fr "realidade psíquica ". Há sempre uma incongruência entre o que o desejo demanda e o que ele efetivamente alcança. Daí os deslocamentos incessantes, as infinitas substituições imaginárias e simbólicas já que o verdadeiro objetivo jamais é alcançado. Mas este vazio, esta em falta, que é o desejo, longe de ser uma tendência negativa, um tropismo enlouquecido, é a fone mesma da Cultura, é a raiz da função simbólica, sem a qual o homem deixaria de ser homem. Enfim, o super homem pode superar os medos e Impedimentos se quiser não pertencer ao mito da caverna.
Fora da linguagem tudo é silêncio, leveza e ataraxia, paz e caóticos pensamentos e emoções.

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

⁠A Importância de Aprender Idiomas em um Mundo de Tecnologia e (IA)
Em um mundo onde a tecnologia e a (IA) estão constantemente avançando, é natural nos perguntarmos sobre a relevância de aprender novos idiomas. Afinal, com a proliferação de aplicativos e dispositivos capazes de traduzir instantaneamente entre línguas diferentes, surge a questão: por que investir tempo e esforço para aprender um novo idioma quando a tecnologia pode fazer isso por nós?
Essa é uma pergunta intrigante e complexa, que toca em vários aspectos fundamentais da nossa relação com a linguagem, a comunicação e a própria tecnologia. Embora as inovações tecnológicas, como os sistemas de tradução automática baseados em IA, tenham facilitado a comunicação global e quebrado barreiras linguísticas de maneiras antes inimagináveis, ainda há um valor insubstituível em aprender um idioma de forma tradicional.
Primeiramente, aprender um novo idioma não se resume apenas à tradução de palavras e frases. Envolve também a compreensão da cultura, da história e das nuances que permeiam a língua em questão. É sobre mergulhar em uma nova perspectiva de mundo, desenvolver empatia e conectar-se de forma mais profunda com pessoas de diferentes origens e experiências.
Além disso, mesmo com o avanço das tecnologias de tradução, elas ainda estão longe de serem perfeitas. A complexidade da linguagem humana, com seus múltiplos significados, contextos e nuances, muitas vezes desafia até mesmo os algoritmos mais avançados. Portanto, o aprendizado de idiomas oferece uma vantagem única ao permitir uma comunicação mais precisa e rica, especialmente em situações sensíveis ou profissionais.
Então, como podemos enxergar a necessidade de aprender idiomas em meio ao avanço das tecnologias de tradução? A resposta está em reconhecer que, embora as máquinas possam facilitar a comunicação, elas não substituem a profundidade e a autenticidade do entendimento humano. Aprender um idioma não é apenas uma habilidade, mas um ato de abertura para o mundo, um exercício de flexibilidade mental e um investimento no nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
Portanto, enquanto admiramos e nos beneficiamos das maravilhas da tecnologia, não podemos esquecer o valor intrínseco de aprender idiomas. É um investimento em nós mesmos, em nossa compreensão do mundo e em nossa capacidade de nos conectarmos verdadeiramente com os outros.
Vamos abraçar as oportunidades que a tecnologia nos oferece, mas nunca perdendo de vista o poder e a importância de aprender idiomas.
Estou interessado em ouvir suas opiniões e experiências sobre esse assunto. Como vocês enxergam a necessidade de aprender idiomas em comparação com as inteligências artificiais que fazem as traduções?
Manoel Dionisio Pereira
Consultor Organizacional

Inserida por MDP007

⁠Bom dia!

Que o "Mestre dos Mestres" nos ensine que nas falhas esculpimos sabedoria, e o "Mestre da Sensibilidade" nos mostre a beleza no simples.

Que o "Mestre da Vida" nos dê coragem para viver sem medo, e o "Mestre do Amor" nos lembre que a vida é um grande presente.

Mesmo nas imperfeições, Deus molda nossa alma. Após a noite mais longa, sempre vem o mais belo amanhecer. Espere com fé!

Tenha um dia abençoado e cheio de esperança!

Inserida por MDP007

⁠Viramos borboletas quando aprendemos a nós virar sozinhas... A nos amar em primeiro lugar...
Viramos borboletas quando damos conta que é só um dia qualquer 12 de junho e está tudo bem não estar acompanhada, porque é melhor estar bem acompanhada ou então melhor ficar sozinha.
Viramos borboletas quando aprendemos que amar também é deixar ir, amar também é se valorizar , quando aprendemos que se machuca não é bom pra gente e se faz mal melhor evitar.
Viramos borboletas quando aprendemos que amar é respeito, empatia e cuidado, algo que seja fora disso não vale a pena cultivar.
Viramos borboletas quando sorrimos e aprendemos viver por nós mesmas, sendo alegres, felizes e com a alto estima lá no alto porque não precisamos e nem nos importamos com o que os outros pensam ou falam da gente.
E que liberdade também é escolha e que solidão também é opção. Viramos borboletas quando nos amamos e respeitamos nossas escolhas , nossas histórias e nossa luta diária sem aceitar migalhas ou humilhações desnecessárias.

Inserida por bebelia2000

⁠A fé cristã é a crença central no cristianismo, fundamentada na confiança em Deus e nos ensinamentos de Jesus Cristo. Ela envolve acreditar em Deus como Criador e Salvador da humanidade, aceitar Jesus como o Filho de Deus que morreu e ressuscitou para redimir os pecados do mundo, e seguir seus ensinamentos conforme descritos na Bíblia. A fé cristã também inclui a esperança na vida eterna e a prática de amor, perdão e serviço ao próximo, sendo vivida tanto de forma pessoal quanto em comunidade.

Ela é considerada um dom de Deus e um relacionamento de confiança e obediência com Ele. Como diz em Hebreus 11:1: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem." Ou seja, a fé envolve crer no que não é visível, mas que é certo pela confiança em Deus

Inserida por MoisesRibero

Jamais deixe de ensinar
O planeta agradece e se enriquece

⁠Quem compartilha o conhecimento que tem,
Ilumina a sí mesma/o
E contribui com o amor universal, Pois aqueles que usufruem desse aprendizado;
São novas sementes que irão crescer, florescer e dar novos frutos, Que serão estrelas supernovas: que purificarão a mente do nosso planeta por estarem permitindo que muitos saiam da escuridão,
Da falta de conhecimento e oportunidades; e encontrem a Propriá luz, que os conduzirão pela vida com amor e paz no coração.

Parabéns para todos que tem como missão ajudar a difundir o conhecimento,
Para que muitos tenham oportunidades iguais e as diferenças sócias sejam amenizados,
Para que todos possam caminhar com mais esperanças, fé, paz, amor e confiança pela vida.
Gratidão

Inserida por PeregrinoCorrea

⁠Consumimos para sermos consumidos...
Nós nos tornamos 'coisas'.
Não aprendemos a respeitar o próximo, como seres humanos...
Indivíduo único, formado pela consciência espiritual.
O mal reina neste planeta...
Porque somos ruins!
Somente você, como consciência, pode ascender a um mundo melhor.
O passado se foi, o futuro não existe!
Apenas o momento presente está vivo, é real.

Inserida por JivatmaUncas

⁠Mateus 25:29 nos ensina uma verdade profunda: "Pois a quem tem, mais será dado, e terá em abundância. A quem não tem, até o que tem será tirado." Esse versículo reflete um princípio claro e prático de vida. Deus, em sua palavra, já nos mostrou que devemos ser bons administradores dos recursos e talentos que Ele nos concede. Ele nos chama a ser investidores, a multiplicar o que recebemos.

Seja um investidor! Isso não significa apenas aplicar dinheiro, mas também investir em conhecimento, em trabalho árduo, em relacionamentos e no crescimento pessoal. Deus quer que sejamos responsáveis, que façamos o melhor com o que temos. A recompensa vem para aqueles que se dedicam, que tomam a iniciativa e buscam multiplicar os dons que receberam.

Por outro lado, se escolhemos não fazer nada, apenas destruir ou negligenciar o que temos, ficaremos sem nada. Não adianta reclamar ou chorar por aquilo que perdemos se não fizemos a nossa parte para cuidar e multiplicar. Deus é justo, e Ele espera que sejamos diligentes. Quando não agimos com sabedoria, até o pouco que temos pode ser tirado, como nos ensina a parábola.

Então, corrija seu caminho. Invista seu tempo, seus talentos e seus recursos de maneira sábia. O segredo está na ação, em fazer o que é certo com aquilo que Deus confiou a você. Quanto mais fizer, mais será dado.

Inserida por Frasesdodia134

⁠João, na Bíblia, ensina sobre a importância de sermos bons administradores do que temos. Em João 6:12, após a multiplicação dos pães e peixes, Jesus disse: "Recolham os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado". Isso nos mostra que o desperdício, seja de recursos ou oportunidades, é algo que devemos evitar.

Se você paga por uma academia, é importante se comprometer e utilizá-la. Caso contrário, estará desperdiçando dinheiro que poderia ser melhor investido. Assinaturas e serviços que você não usa devem ser revisados e, se necessário, cortados. A sabedoria financeira começa com a administração cuidadosa do que gastamos. Invista apenas no que realmente utiliza, para que seus recursos trabalhem a seu favor e não se percam.

Cortar desperdícios é essencial para o desenvolvimento financeiro. É um princípio bíblico e uma prática inteligente na gestão do seu dinheiro.

Inserida por Frasesdodia134

⁠Todo aquele, que bloqueia os ensinamentos de DEUS,
e ouve a si mesmo, cairá na ilusão, e morrerá. Pois toda resposta que buscares "sem cessar", encontrarás, e serás libertado pela Verdade.
Nada foge da lógica, tudo o que se desvia dela é mentira.

{Busque a resposta sem cessar.}

Inserida por Wellison

⁠Use o princípio da exclusão

A Análise Combinatória me ensinou que é muito melhor você seguir os conselhos de pessoas mais experientes no assunto, do que ficar tentando com seu próprio conhecimento vago, e sua própria experiência imatura. Caso contrário, você só saberá a resposta do porquê aquele era o melhor conselho para você; e gastará muito do seu precioso tempo fazendo isso. Porém não pense que nisso não há vantagem. Saber onde você não pode ir, aumenta muito mais as suas chances de ir ao lugar correto.

Inserida por ErickTodesco

⁠Caminhando
Aprendendo
Se reencontrando
Tentando sempre semear a bondade
No coração de todos
Sei que também
Que assim agindo
O universo toma conta de mim
E por isso
Nessa troca
Com humildade e gratidão
Vamos nos fortalecendo
Para todos
Irem superando os seus obstáculos
Saindo de suas lamentações
E encontrando a verdadeira paz na vida
Em suas casas
No seio de sua família...
Vamos sempre
Juntos e unidos
compartilhar o que temos
Do melhor que está dentro de nós.
Vamos doar com bondade
O que colhemos
Com os que estão vivendo
Nessa mesma dimensão
Que peregrinam conosco
Buscando o amor e a felicidade
Que tanto merecem.
Que Deus abençoe todos vocês
Saúde, prosperidade, sossego
E muita luz em vossas vidas.
Amém!...
Boa Noite

Felicidades
Boa Noite
Belos sonhos

Inserida por PeregrinoCorrea

⁠O homem que aprendeu a conviver com a solidão tornou-se uma criatura inabalável, inespugnável mentalmente, e, sobretudo, livre de qualquer apego emocional. Ninguém terá o poder de manipulá-lo. Sua racionalidade sempre superará suas emoções. Do pó viemos. Ao pó retornaremos, então, pense bem: Pra quê se apegar aquilo que você não tem poder para controlar ? É a mais perigosa irracionalidade que poder-se-á cometer. Ame somente a Deus e a aqueles nos quais você não cria expectativa alguma. Não permita sequer a existência da possibilidade de ser manipulado.
Lembre-se:
DEPENDÊNCIA EMOCIONAL MATA UMA PESSOA A CADA 40 SEGUNDOS NO MUNDO !

Inserida por drmv

⁠A novos ciclos e transformações importantes e o principal ensinamento e de lealdade, fidelidade e valores quais temos e invertemos e quais não temos
Pessoas chegam e pessoas vão
E outras si transformam e acompanham nossa transição automáticamente...
Cada dia vc e mais um pouquinho de vc
Esse vc pode ser tão cheio de vc
Sem precisar que outros validem isso
Pq o que importa e vc ser

Inserida por FernandaVitalino

⁠AS LENTES DO OLHAR.
(Soneto)

Duas vezes que aprende-se a olhar:
A primeira é quando se fala e o mundo
Vai criando forma bem devagar
E Deus diz "haja luz" e vemos tudo.

Na segunda vez é que se define:
Vê-se o contraste entre o real e o mito.
Esperamos que o caos se desatine...
Não ficamos só a espreitar o Espírito

Que sobre a face do mistério adeja
- A abismada face da inocência -
Num assalto mergulhamos mais fundo.

Aprimorando as lentes do olhar, veja
O Espírito que agora adorna o mundo
Amalgama o novo na consciência

Inserida por WillianBatistaNeves

⁠⁠Nada vale tanto a pena

Com o tempo
você aprende,
nada vale tanto a preocupação,
nada vale tanto a atenção.

Quem tanto se ama,
depois de um tempo vira estranho,
e tudo aquilo
que você acredita,
a paixão ardente,
a vida feliz,
acabam sendo um monte de merda.

Sabemos que precisamos de algo,
mas nunca do que.
O ser humano
é um universo se sentimentos,
dos quais ninguém sabe falar.

Naquela vez,
ela sabia do que precisava,
eu sabia
do que ela precisava,
precisava de tudo, menos de mim ali.

Sempre bebe-se
por necessidade,
depois tudo perde o sentido
e bebemos por puro prazer.

Inserida por jean_cesar

⁠Na sala de aula, o silêncio é denso,
Onde a voz do mestre é, por vezes, espesso,
Há quem ensine com ardor e com amor,
Mas há também quem se esqueça do valor.

O professor que grita, que humilha, que falta,
Que não vê o aluno além da sua alta,
Aquele que mede com régua cruel,
Sem notar que o futuro se forja no papel.

A injustiça veste a capa da autoridade,
Ignora a diferença, a realidade,
Esquece que cada aluno é um ser único,
E não pode ser tratado de modo público.

Há quem se oponha ao talento e à razão,
Fechando portas para a evolução,
Não vê que a educação não é uma luta,
Mas um guia, uma luz que nunca se disputa.

A crítica surge forte, sem cessar,
Pois o que se planta deve, sim, frutificar,
E o professor, que deveria ser o farol,
Muitas vezes apaga a chama do sol.

Mas a voz que clama por respeito e justiça,
Vai ecoar nos corações, com doçura e malícia,
E a educação, com sua força redentora,
Vencerá, mostrando o valor da pessoa.

Inserida por nzzin



"O tempo não apaga as cicatrizes do passado, mas ensina a transformá-las em linhas de força, onde cada marca representa uma história de superação e cada curva, um caminho para a resiliência."

Refletir sobre isso pode nos lembrar de que nossas experiências, mesmo as difíceis, nos fortalecem e nos preparam para o futuro.

Inserida por raila_barros

⁠FELIZ NATAL!

"Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens; poucas coisas são tão humilhantes, e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso." – Veronica Shoffstall

Recorro às palavras de Shoffstall para expressar minha indignação com aqueles que se consideram especialistas em destruir os sonhos das crianças. Sim, é verdade que Papai Noel não existe e não mora no Polo Norte. Mas é um enorme equívoco acabar com esse momento mágico de uma criança de forma brutal, e destruir este momento único, é burrice! O que me impressiona é ver pessoas, muitas vezes revestidas de uma religiosidade hipócrita, se achando donas da verdade e dispostas a acabar com a felicidade única da infância. Esses momentos encantadores também fizeram parte da minha infância, e nem por isso substituí Jesus Cristo por Papai Noel. Com o tempo, amadurecemos e enxergamos o mundo de forma mais clara e precisa — mas isso não significa destruir a inocência e a alegria das crianças. Precisamos de cristãos sábios, que tenham uma experiência espiritual autêntica e que não se deixem levar por doutrinas humanas falhas (Mateus 15:9). Lembro que, há décadas, a televisão era condenada, e hoje temos programas evangélicos em diversas emissoras. Os tempos mudam, mas muitos ainda se comportam como os fariseus da época de Cristo, julgando tudo e todos sem perceber o quanto estão distantes da verdade. Minhas filhas, Samara Souza e Jayana Souza, aguardavam ansiosamente, ano após ano, para tirar fotos com o Papai Noel nos shoppings. Embora hoje estejam amadurecendo, lembro com carinho desses momentos mágicos ao lado delas. E confesso: eu ainda tiro fotos com o Papai Noel... Acho que não amadureci completamente! 😂

“Um expert é alguém que sabe cada vez mais sobre cada vez menos.”

Inserida por geisel_souza13



Nada melhor do que o tempo,
Nosso aliado, mestre e guia,
Com ele, aprendemos a cada dia,
E crescemos com sabedoria.

O tempo é nosso professor,
Nos mostra erros e acertos,
E nos ajuda a entender,
O que passou e o que virá.

Agradeço cada momento,
Tudo que passei e o que vivi,
O passado, o presente e o futuro,
Tudo é um aprendizado.

Agradeço primeiro a Deus,
E em seguida, ao tempo,
Porque ele nos mostra o caminho,
E nos ajuda a encontrar o rumo.

Mas o tempo é mais que isso,
É um reflexo de nossa jornada,
Um espelho que nos mostra,
Quem somos e quem podemos ser.

Mas isso vai depender,
De como você se sente,
Com relação ao tempo,
Se é amigo ou inimigo.

Se você vê o tempo como um aliado,
Ele será seu guia e mestre,
Mas se você o vê como um inimigo,
Ele será seu maior obstáculo.

Então, aprenda a valorizar,
Cada momento e cada hora,
E use o tempo como um presente,
Para crescer e se realizar.

Inserida por ozup_ozup