Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
A opinião e a visão do mundo das pessoas são filtradas por aquilo que lhes foi ensinado ao longo da vida e que por sua vez que acreditam que é verdade.
A "verdade" que criam à sua volta é uma ilusão da mente criada para se sentirem seguras no mundo.Portanto,tudo depende do crescimento mental de cada um.Uns têm a coragem do amor,outros abrigam-se na inveja mascarada de hipocrisia.
Essa pandemia veio como lição para aprendermos a ter gratidão por tudo o que temos.
Gratidão pela vida, por ter casa para morar, por ter o que vestir, e ter como nos alimentar...
Por termos tanto para agradecer e ainda assim viver a nos lamentar.
Essa pandemia veio para olharmos mais para os nossos irmãos sem teto, sem roupa, sem pão...
Para mostrar a ingratidão e a lamentação de tanta gente que chora de barriga cheia, enquanto há tanta miséria por falta do necessário dentro de cada nação...
Essa pandemia veio mostrar que as vidas valem mais que ouro.
Mas infelizmente elegem aqueles quem preferem o ouro invés de cuidar das vidas de sua nação como se fossem o mais importante tesouro.
Eu tive que aprender na marra que sempre vai ser eu por eu
Aprendi a não mergulhar em amores, amizades rasas.
Nem tudo é recíproco, as vezes a gente se doa muito mais do que as pessoas e não receber o mesmo acaba se frustando......
Aprendendo na marra a dar o mesmo nível de importância as pessoas, nem mais, nem menos mas independente de tudo viver sem medo, amar sem medo se for correspondido ótimo, se não,que se foda tbm, se não tentarmos nunca saberemos
Eu aprendi que estar com a minha companhia é o suficiente
Mesmo que tenha momentos de solidão nossa própria companhia sempre tem que bastar.
Sempre vou mudar para mim mesma, para meu bem estar
Sempre me colocar em primeiro lugar
priorizar minha saúde mental, sempre
No mundo existem "Rochas & Cristais"; devemos sempre aprender a lidar com cada um... temos também o ar que não enxergamos, mas é vital para todos, encontramos ainda a água que flui, se amolda a qualquer recipiente e se apresenta sólida como gelo, gasosa como nuvens e liquida como a chuva, oceanos e rios...
Assim, também é nosso espírito, cada um com suas particularidades, que pode ser forte como a rocha ou delicado como o cristal...
"A eterna aprendiz
Eu sou uma mulher a quem o tempo muito ensinou e como eterna aprendiz ainda está me ensinando.
A vida me ensinou que o passado deve ser deixado para trás, que o futuro já está traçado e que temos que viver somente o presente.
A vida me ensinou a ter uma autoestima elevada, a me valorizar, a estar cercada de pessoas que tenham o mesmo ideal, que me valorizem e que me respeitem plenamente.
Aprendi que existem lições na vida que devemos aceitar como ensinamentos e como pequenos aprendizes que somos.
Que nada, nenhuma situação ou ninguém pode mudar os planos de vida, os planos de Deus.
Aprendi que não existem derrotas, mas desvios para caminhos melhores, de grandes vitórias e surpreendentes.
Que a família é tudo para mim.
Entendi que amigos são um bálsamo na nossa vida e que estarão presentes em todas as horas quando são verdadeiros.
Aprendi a amar a vida, não deixá-la transcorrer em vão, a não desistir da luta, a ser determinada, a ser guerreira, corajosa, destemida, ousada, arrojada, forte, a crer que tudo posso Naquele que me fortalece, a crer na solidariedade humana, a ter uma fé inabalável em Nosso Senhor Jesus Cristo e a crer na proteção maternal de Maria, nos Anjos e em meu Anjo Protetor, no meu maravilhoso e poderoso Anjo da Guarda.
O tempo me ensinou...
A vida me ensinou...
Quero aprender mais...
Sou uma eterna aprendiz...
Eu sou assim!!!
Amo e aceito com muita garra os desafios!!!
Sou feliz!!!
Amo ser assim!!!
Vou ser sempre assim!!!".
“Meu Livro” Part 2
É difícil descrever o difícil
Tão difícil quando aprender latim
Ou seja ser solitário e mesmo assim Celebrar o são Valentim
Ainda que o início estivesse distante do fim
Meu livro
Tão inútil quanto sutil
Transparência esteve diante das minhas palavras
Versos estavam diante das minhas estrofes
Doei pouco e um pouco de tudo que me havia restado
Porque nem tudo o que escrevemos é o que realmente vivemos
Livrar-me é complicado
Assim como o amor
Unidos por sentimento
As vezes separado por sofrimento
“Outro Dia”
#Maurodarg
#DyexZayn
Entendendo a saga de Jesus, podemos ver que foi assim que Cristo nos ensinou que saber perdoar
é como bem viver a vida... Nesta Sexta Feira Santa, vamos voltar nosso pensamento9 para Ele, que
em sua dor apenas soube transmitir amor...
Ósculos e amplexos,
Marcial
A SAGA DE JESUS
Marcial Salaverry
A saga de Jesus mostra a beleza
de uma alma voltada para o bem...
Uma historia de amor pela humanidade,
algo de que todos temos necessidade,
para assim, atingir a felicidade...
Para o mundo melhorar,
todos precisariam aprender a amar,
e na saga de Jesus se inspirar,
sabendo assim, bem amar
tanto ao próximo, como a si próprio,
não cometendo nenhum ato impróprio...
De fato, o egoismo e a ambição,
desvirtuam nossa alma e nosso coração...
Vamos aproveitar a lição
que Ele nos deixou, entendendo que
paz é o melhor para vivermos,
enquanto aqui estivermos...
ASSIM CRISTO NOS ENSINOU
Marcial Salaverry
Cristo em sua dor, apenas soube transmitir
energia de amor. Saibamos captá-la, senti-la,
e transmiti-la. Dedique, pelo menos um minuto de
seu dia, elevando seu pensamento para o Alto,
desejando o bem para toda a humanidade...
Faça sua parte, pelo menos...
Após uma sincera reflexão,
comecemos a nós mesmo perdoando,
e depois àqueles que estão necessitando...
O exercício do perdão,
faz tanto bem ao coração,
pois quando a quem nos fez mal, perdoamos,
muito mais nos amamos...
Damos nova chance a quem nos prejudicou,
e que mal consigo mesmo ficou,
e damos nova chance a nosso coração,
de sentir essa gostosa ação do perdão...
Perdoando, melhoramos nossa alma,
que fica em paz e se acalma...
A raiva é má conselheira,
e nos induz a fazer asneira
Dá raiva sentir raiva...
é algo que so atrapalha a vida...
Paz e amor, fazem com que
a vida seja melhor para ser vivida...
Ao contrário da guerra,
pois mais a humanidade se enterra
a cada guerra que acontece,
e a humanidade padece...
Vamos seguir nosso Mestre,
que fez do perdão, um Ato Divino.
E certamente, bem entendendo a mensagem que Ele nos passou, poderemos fazer deste, e de todos os dias
de nossa vida, sempre UM LINDO DIA...
É triste para nós que aprendemos que "O trabalho enobrece o homem", ter que ver em mídias ou presenciar pessoas sendo presas e surradas como se fossem bandidos por tentar buscar o alimento através do trabalho para seus filhos. Essa não pode ser a nova cultura!
Algo de errado não está certo!
E quando fui bom, me ensinaram a ser ruim.
Quando fui carinhoso, me ensinaram que gostam é de pessoas grossas.
Quando tentei cuidar, me ensinaram que meus cuidados não servem para nada.
Quando tentei estar junto, me ensinaram que minha presença não é bem vinda.
Quando demonstrei, me ensinaram que ninguém valoriza quem gosta e demonstra...
Ninguém é tão entendido que não possa mudar de opinião, nem tão ignorante que não possa aprender...
O sábio deve cuidar para não ficar arrogante e o ignorante para não se tornar alienado.
Há também o "papagaio", que não quer aprender nada, só repete o que os outros dizem... preguiça de pensar?
O tempo passa, a terra continua girando, e as coisas tomam uma nova direção.
O tempo nos ensina que os erros do passado, são de fato um grande aprendizado.
A cada dia que passa, o mundo experimenta uma nova realidade, já não somos os mesmos.
O tempo passa, e entendemos que tudo é passageiro, que nossa substância corpórea é terra e um dia retornaremos a ela.
O que vivemos é temporário, e existe um sentido dessa nossa peregrinação.
O ser humano é um projeto do coração de Deus, feito conforme sua imagem e semelhança.
Um projeto que em meio a uma prova de fidelidade ao Criador, falhou.
Mas que por meio do Amor de Deus, através de seu Filho Unigénito, Jesus Cristo, esse projeto foi restaurado e que pela Fé no teu Poderoso nome somos salvos, para a Glória do Senhor dos Senhores.
As fábulas pagãs
Ao contrário, os que ensinam os mitos inventados pelos poetas não podem oferecer nenhuma prova aos jovens que os aprendem de cor. E nós demonstramos que foram ditos por obra dos
demônios perversos, para enganar e extraviar o gênero humano.
Com efeito, ouvindo os profetas
anunciarem que Cristo viria e que os homens ímpios seriam castigados através do fogo, colocaram na
frente muitos que se disseram filhos de Zeus, crendo que assim conseguiriam que os homens
considerassem as coisas a respeito de Cristo como um conto de fada, semelhante aos contados pelos
poetas.
Tudo se propagou principalmente entre os gregos e outras nações, onde mais os demônios
tinham ouvido, pelo anúncio dos profetas, que se deveria crer em Cristo.
Nós colocaremos às claras
que, embora ouvindo o que dizem os profetas, não o entenderam exatamente, mas parodiaram como
charlatães aquilo que se refere a Cristo.
Como já dissemos, o profeta Moisés é mais antigo do que
todos os escritores e por ele, como já indicamos, foi feita esta profecia: “Não faltará príncipe de
Judá, nem chefe de seus músculos, até que venha aquele a quem está reservado, e ele será a
esperança das nações, amarrando seu jumentinho na sua videira e lavando sua roupa no sangue da
uva” (Gn 49,10-11).
Ouvindo essas palavras proféticas, os demônios disseram que Dioniso tinha sido filho de
Zeus, ensinaram que ele tinha inventado a vinha, introduziram o asno em seus mistérios e propagaram
que ele, depois de ter sido esquartejado, subiu ao céu.
Acontece, porém, que na profecia de Moisés
não aparecia com clareza se aquele que devia nascer seria Filho de Deus, nem se aquele que deveria
montar o jumentinho permaneceria na terra ou subiria ao céu. Por outro lado, o nome de jumentinho,
originariamente pode tanto significar a cria do asno como do cavalo. Assim, não sabendo se a
profecia deveria ser tomada como símbolo de sua vinda montado num jumentinho de asno ou num
potro de cavalo, nem se seria filho de Deus, como dis-semos, ou de homem, os demônios inventaram
que, Belerofonte, homem nascido de homens, subiu ao céu montado no cavalo Pégaso.
Como também
ouviram por outro profeta, Isaías, que haveria de nascer de uma virgem e que por sua própria virtude
subiria ao céu, adiantaram-se com a lenda de Perseu.
Pela mesma razão, conhecendo o que fora dito
dele nas profecias anteriormente citadas: “Forte como um gigante para percorrer seu caminho”,
inventaram um Hércules forte, que andava peregrinando por toda a terra.
Por fim, ao inteirarem-se
que estava profetizado que ele curaria todas as enfermidades e ressuscitaria mortos, nos trouxeram a
fábula de Asclépio.
Justino de Roma (Mártir) - I Ap. 54, 1- 10
O PRÓXIMO PASSO
O próximo passo é aprender a amar-se!
Ao aprendermos a nos amar, a nos aceitar, amar nossas limitações, nossos cabelos, nosso corpo, nosso conhecimento, nossas falhas, aprender a nos amarmos como somos, e com um perdão e amor incondicional a nós mesmos é o próximo passo. Somente assim poderemos verdadeiramente amar ao próximo, entender as limitações alheias e andar sem que nos machuquem, sem que nos magoem, sem que nos tirem a paz, pois teremos o amor ao nosso ser, e com isso a luz para anularmos a nossa escuridão.
Ame-se!
Passo a Passo.!!
Quando a gente vai caminhando , a gente aprende que:
Quem verdadeiramente nos serve, serve em silêncio, sem alarde.
Quem toma, também toma em silêncio.
A gente vai aprendendo, que amigo que é amigo não exige, simplesmente ama.
A gente vai caminhando e observando quem realmente quer o nosso bem, a nossa alegria , e que está pessoa coopera em tudo que nos leva a paz, ao amor , a serenidade, porque existe fidelidade do sentir, compromisso.
A gente percebe que esta pessoa esta sempre pronta a nos estender a mão.
Ela não explora, manipula, nos engana através de gestos.
A gente percebe que ela quer estar sempre por perto
Somando as alegrias Multiplicando o amor e dividindo se houver dor.
Que a alegria em poder se doar é multiplicada em ver o outro bem, feliz.
Onde não existe a preocupação com o outro, carece atenção, não existe amizade, não existe amor.!!
Simone Verçosa.
Vejo as pessoas falar de se valoriza.
Difícil é ensinar preceitos sem entender conceitos.
Vejo as pessoas agir como uma bolsa de valores, diminuir um mercado e engrandecer o seu.
Mas lembre se, uma economia so tem valor cuando tem muito o que oferecer, do contrario vai ser so uma moeda pseudovalorizada que ninguem conhece e ninguem quer. Dinar do Kuwait.
Aprendendo
Os defeitos inexistem até você se distanciar.
As mágoas perduram até o início do perdão,
O medo,pode atrapalhar o amar,
E o amar sem sabedoria, causa dano ao coração.
Vou vivendo, aprendendo e crescendo,
Caindo,subindo e agindo,
Correndo, morrendo e renascendo,
Sentindo, ressurgindo e jamais fingindo.
Na vida,tudo é aprendizado,
Tudo gira em torno do pensar,
Se contrapor, pode ser errado,
E sendo errado pode até acertar.
Mundo louco de sonhadores,
O que de fato é o certo?
Mundo fútil de amadores,
Mundo de solidão como um deserto .
Deserto?
Deserto das ilusões,
Das serpentes silenciosas,
Dos mistérios das paixões,
Das lindas pedras preciosas.
Um caminho torto é o certo,
O certo pode levar ao abismo,
Um abismo é profundo e deserto,
Pessimismo é vencido com otimismo.
Sumir e ressurgir,
Deixar de amar e se entregar ao amor,
Sem a força do agir,
Tudo fica vazio e sem cor.
Lourival Alves
Paralisado, aterrorizado, difamado.
O jovem garoto foi proibido de amar,
Ensinado desde pequeno que ele é errado,
E ao fogo seria lançado.
Eles diziam: "abaixe a cabeça", "você é o errado aqui", "vire homem".
Ele foi obrigado à atender as normas da sociedade,
Quando não aguentou e se matou,
Eles disseram: "foi pra chamar a atenção", "era só frescura", "isso que dá não obedecer os pais".
Condenado até na hora de sua morte,
O jovem garoto se convenceu de que ele sempre foi o errado, com o coração despedaçado, totalmente silente e descontente.
Eu Sou...
Essa afirmação nos ensina que nada é mais poderoso do que a Palavra de Deus e o Santo Espírito de Deus nos trás o entendimento necessário para que possamos ouvir e entender o que Ele está dizendo sobre Ele mesmo, sua obra na revelação da vontade do Pai para vida de cada cristão e sobretudo nos ensina a fazer o que é correto e justo de maneiro que sozinhos não somos capazes, somente o Espírito de Deus nos constrange a sermos santos. "Sede santos porque Eu sou Santo"
Segue o blog Devocionando.blospot
"Você me ensinou a ter um coração
Eu não sabia o que era ter um "coração" porque afinal eu nunca soube que eu tinha um
Eu não sabia que eu tinha um coração até você anunciar a sua partida
Então eu soube que eu tinha um coração e que eu era capaz de amar alguem
E quando achei que meu coração fosse parar de bater assim que você se foi
Percebi que ele sempre esteve aqui
Mas não sabia como sentir, ate pensar que eu perderia você...
Ja era óbvio que não duraria-mos para sempre
E eu via esse dia chegar de longe
Espero que em algum dia ou em outra vida poderíamos nos resolver e concertar tudo
Porém, se não pudermos...
Saiba que eu sempre te amei e sempre vou te amar
Obrigada por fazer perceber que eu tenho um coraçãozinho
e obrigada por fazer eu sentir alguma coisa quando eu ja achava que eu estava fria por dentro".
É tempo de aprender
Que tenhamos a leveza
E o alívio ao começar...
Mais um tantinho de coragem,
Fé e amor para saber perseverar
Que não nos falte saúde
E a vontade de recomeçar,
Reaprender e relembrar
O que nos move a melhorar...
E quem sabe a esperança
Para que o conhecimento
Possamos construir e compartilhar
Seja a máquina que nos
Leva todos os dias a trabalhar!
Que a resiliência e a sabedoria
Embalem o nosso pensar...
A ponto de conhecermos
o que nos fortalece a ensinar.
E que estejamos firmes e fortes
Quando a coisa desandar...
Atentos ao ponto de
Respirar...
Fechar os olhos...
Sorrir...
E nos reconectar...
Que não nos falte a gratidão
Para reconhecer o que construímos
Até aqui...
E que nenhuma desilusão nos permita desistir...
Que tenhamos coragem!!!
É tempo de aprender
E se permitir caminhar!
Reconhecer-se em seu saber,
Pois seu conhecimento é o seu lar
Nos caminhos da educação
É preciso confiança
E, se preferir, não deixar de sonhar
Que tenhamos paz
e mais amor
Em nosso ato de ensinar...
Que tenhamos coragem!!!
Pois,
É tempo de aprender
O doce e fel dos nossos dias...
O sim e o não de cada via...
As decisões e indecisão que nos guiam...
E, acima de tudo,
Aprender que o melhor
É ter os amigos que não
Soltam a nossa mão...
Por isso...
Coragem!!!
Todos os dias é dia de renascer!!!
Então,
“Ninguém solta a mão de ninguém”...
Para alguns, não há esperança
Mas, vamos na contramão
Juntos podemos fazer o melhor
Pelos frutos da educação.
Maisha Mandisa
(texto destinado ao CEP: Semana Pedagógica)
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
