Textos Reflexivos

Cerca de 69480 textos Reflexivos

A vida,o tempo e o vento

Às vezes,rosa formosa
em outras,poço de tormentos
Igual é à água da chuva
às vezes traz muita alegria
ou outras a chuva só molha
Existência que o tempo desfolha
e a vida gira a ciranda
e um dia desfaz-se a roda
Um traço na linha do tempo
Um ponto na rosa-dos-ventos
e o vento carrega os momentos
porém,nunca estamos atentos
depois nós sentimos saudade
da pequena eternidade
Uma chama distraída
A qual nós chamamos de vida
Apagada pelo tempo
carregada pelo vento

O Jogo

Seu olhar é um convite ao perigo
Sem perigo, pra mim a vida não tem graça
Mas durante o jogo aconteceu um imprevisto
Acacbei sendo desclassificada
Você soube dominar a situação naturalmente
Perdi o controle quando eu mais precisava
Você venceu jogo e eu perdi.
Perdidamente apaixonada.

A vida é que nem uma grande peça de teatro:
Vivemos repetindo as mesmas cenas só que em situações diferentes, escrevemos o melhor roteiro possível para que possamos obter um número maior de público. Mas quando as luzes se apagam e as cortinas se fecham é que ela se assemelha mais ainda com uma grande peça, é nesse momento que percebemos que a vida é um grande ensaio para a morte.

Não sei ao certo o que quero dessa vida, afinal, quem com a minha idade sabe?
Mas parece que eu preciso saber, antes que seja tarde, ás vezes penso que vou ficar louca com tudo á minha volta, amigos vão e voltam, problemas também, a escola é boa, mas ao mesmo tempo ruim demais. Mas ainda me parece que eu preciso o que eu quero da minha vida.
Faz mais de 2 semanas que não sonho mais. Não me lembro bem, mas não consigo sequer dormir regularmente, e eu nem sei por quê. Eu deveria sentir vontade de me perder em um mundo platônico onde as coisas acontecem por pura vontade do meu inconsciente, eu deveria olhar para uma cama feita e me sentir atraída, mas não há nada ali que me chame muito a atenção, a não ser um caderno parcialmente aberto e jogado em qualquer canto. E eu nem me lembro mais o que ele faz ali.
Minha mente precisa de descanso, de profundas fantasias,
mas essa droga de insônia não quer me deixar ser alguém normal, como se eu precisasse de mais um motivo para não me sentir igual aos outros - não que isso me incomode. Me deitar agora só me traria um enorme desconforto, um vazio, uma falta de espaço ou espaço demais... Pensamentos demais, e pensamentos desagradáveis que prevalecem sobre o zumbido de qualquer seriado sem sentido e indiferente.
Há algo de muito errado comigo, e isso não deveria me confortar.

CONTO REAL

No virgem coração da pequenina
ele jurou morar a vida inteira;
mas na sua inconstância masculina,
cresceu, casou-se e ela ficou solteira.

Diante de qualquer berço ela se inclina;
desiludida na afeição primeira,
seu amor a ninguém mais se destina;
só aquela afeição foi verdadeira.

Quando um sobrinho pequerrucho e lindo,
hoje lhe pede entre chorando e rindo:
- "Conte uma história, tia, conte aquela. . ."

Ela repete qual se um conto fora:
- "Era uma vez uma menina loura..."
E ninguém sabe que essa história é a dela.

A vida é assim...
fotografo momentos
imagino situações
recrio instantes
desenhos sonhos
alucino desejos
A vida é assim...
vive-se para a gente
morre-se pelos outros
chora-se pela eternidade
encanta-se pelo ocorrido
A vida é assim...
uma linha continua
cheia de interrupções
altos no coração
baixos na solidão
é um vai e vem de incertezas
de certezas também
A vida é assim...
alguns amores são fáceis
outros são frágeis
ao ponto de partir o coração
mas mesmo com erros
e inúmeros acertos
A vida é assim...
(Fouquet, 2010)

Se você parasse um pouquinho durante seu dia analisasse o que já fez em sua vida, diria que ela foi curta, ou longa? Se fizer isso e o resultado pode ser surpreendente, porque você vai lembrar de algo que não fez e devia ter feito, ou algo que fez e jamais se perdoará por ter feito. Passará sua vida a limpo e terá uma chance de reviver erros e acertos do passado que podem, ou não, serem repetidos no futuro.
Eu fiz isso e aqui está o resultado:
Já perdi tempo assistindo desenho animado, brinquei de roda com os menores, fiz bagunça e levei bronca.
Fiz amigos – e inimigos – uns sinceros, outros de passagem. Uns conheço há tanto tempo, outros eu não tive nem tempo de conhecer. Uns tão perto, outros longe demais.
Já acordei antes do sol nascer para ir rever uma pessoa querida. Já fui dormir com o sol nascendo, depois de uma noite de festa.
Sempre fui ombro amigo de todos a minha volta, e quis que gostassem de mim pelo meu coração, não pelo meu rosto, pois descobri que as pessoas, nos seus rostos, não parecem ser o que realmente são.
Magoei pessoas de raiva por elas não serem o que eu esperava que fossem, e fui magoada, mesmo sem ter dado motivo algum.
Já precisei de alguém para desabafar e quando olhei para o lado estava sozinha, mesmo rodeada de pessoas, não havia uma em quem eu pudesse confiar.
Eu já amei e não fui correspondida, também já fui amada e não correspondi. Encantei-me com o brilho de um olhar, e quis que o tempo parasse quando pude ter esse olhar em minha direção. Mas infelizmente ninguém pode mandar nos sentimentos de ninguém, nem nos seus próprios.
Já chorei escondida para que não percebessem, e chorei na frente de todos, por não ter mais como esconder. Lágrimas que muitas vezes doíam mais que mil punhais cravados em minha alma, mas que necessitavam ser encobertas por um sorriso.
Já fiz vários planos, tive sonhos, vi tudo desmoronar na minha frente, só então eu percebi que nada passou de ilusão.
Já fiz tudo errado e não tive – acho que não terei – a oportunidade de voltar atrás e recomeçar.
Mudei meu jeito várias vezes, fui “patty”, fui gaudéria, fui punk, fui o melhor que pude ser. Fui morena, fui loira, só me falta virar ruiva.
Sempre quis ser a melhor – e creio que isso seja bom – muitas vezes fracassei, mas nunca desisti. Percebi que ás vezes é necessário cair para aprender como se levantar, e criar uma maneira melhor de fazer tudo de novo. Também já fui prestigiada e elogiada das mais variadas formas, e ainda não me cansei disso.
Quis fazer e falar tudo ao mesmo tempo. Tentei resolver os problemas da humanidade, sem me dar conta que primeiro eu tinha que resolver os meus problemas.
Fui exemplo de boa e má conduta. Procurei fazer o certo e acabei fazendo o errado sem querer. Numa fração de segundo fiz coisas das quais me arrependerei para sempre, no entanto aprendi com elas e hoje sou melhor por causa disso.
Descobri que a felicidade não é um grande caminho a ser seguido. E sim pequenas escolhas a serem feitas. Cada momento da nossa vida é único e não se repetirá jamais, se eles vão ou não serem boas recordações cabe a você decidir.
Nunca deixe nada para amanha, pois amanha é um dia que nunca chega. Viva e seja feliz hoje, para quando você analisar um pouco do que fez durante sua vida ter mais motivos para rir que para chorar.

Quero-te mais que tudo


Quero-te mais que tudo nessa vida, queria alguém pra me amparar, alguém que me compreendesse, que estaria disposta a enfrentar todas as barreiras da vida comigo.
Juntos nós iremos até o infinito, porque com você eu quero ir até onde ninguém possa imaginar suprir todos os obstáculos que se contrapõem ao nosso favor. Prometo te fazer feliz mesmo que isso custe minha vida, pois o amor não tem fronteiras, amar verdadeiramente é se entregar ao outro de forma que o ser seja capaz de tudo para fazer feliz o outro, doando-se totalmente para que tudo dê certo.
Amar-te mais que a mim mesmo, amar-te mais que aos mais queridos... amar-te mais que tudo nessa vida repleta de desníveis. Creio eu que nada é desnível quando se tem amor, não há medo, não há dores, não há controversas, há apenas eu e você e ninguém mais. Tornaremos um só corpo, com duas almas. Almas essas entrelaçadas e acorrentadas através do amor, através de laços “cerimoniais” que denominam de casamento, laços que na sua essência diz ser para vida toda até que a morte separem os seres mas não as almas.
Assim termino o que tenho a falar sobre o amor, algo inexplicável em letras mais resumido em atos e sentidos.

⁠Será...que terei a sorte de te-la, em minha vida envoltada de amarguras, eis a lua, eis o fôlego de minha essência, eis a partitura de meu corpo, que cantas e demonstre o amor, eis o esplendor, neste mundo de horror
Onde não há amor
Apenas dor
Pisoteio-me meus cacos
Oh...abismo olhes para mim
Vives em mim
A dor que jamais senti..

⁠Não faço questão de muita coisa,
só não quero que me falte nada.
Passo pelos problemas desta vida solo,
com minha palha enrolada.

Não preciso de riquezas ou luxo,
apenas de paz e um pouco de sossego.
Não me importo com o que os outros pensam,
pois a minha felicidade é o meu segredo.

Por vezes, sento-me a olhar as estrelas e a pensar que a vida poderia ser mais bela se estivesses a meu lado,
O vento bate na cara como o toque da tua mão em mim⁠,
Mais uma garrafa vazia e um coração desesperado por ti.
A maior dor desta vida não é infligida na pele, mas sim sentida no coração.

⁠ SER UM POETA - João Nunes Ventura-10/2023

Ser um poeta é dar amor e vida à poesia
Na estrela desenhar seus pensamentos,
E nas letras perpetuar todas suas rimas,
Irmanados com todos seus sentimentos.

Ser poeta é mandar a tristeza ir embora
Modular os seus versos no seu coração,
E seu mundo pregar o amor com a viola
Voltar ser criança cantando sua canção,

Ser um poeta é exaltar a beleza do luar
Lembrar sua terra seus dias de criança,
E recordar os amores numa rede sonhar
Na memória revelar toda sua esperança.

Com força que tem e a marca que ficou
Saudosas lembranças de um lindo amor
Tão jovem ainda nesse sonho lembrado,
Sonhando acordado e foi seu único bem
Sua história ele narra o amor de alguém
Hoje sem ninguém imortaliza o passado.

⁠Permita - se
Permita - se ser feliz
Permita - se pelo menos uma vez na vida se apaixonar perdidamente
Permita ser enganado ,mesmo sabendo o que está acontecendo .
Permita tomar banho de chuva ,
Permita - se sonhar acordado ,
Permita - se ser usado , ou usar alguém ,
Permita - se viver uma loucura ,
Daquelas que você esquece até do seu nome .
Permita - se ter amigos ,uns verdadeiros ,
Outros nem tanto assim ,
Permita - se se sentir único ,
Permita - se ,permitir que falem de você ,
Seja bem ou mal ,
Permita - se .

⁠Mulher

Que todo dia seja dia
de você ser bem tratada,
que a peleja da vida
lhe faça encorajada,
que a ferida cicatrize
e a dor seja aliviada.
Que todo dia seja dia
de você ser renovada,
de ser mil em uma só,
ser talvez reinventada,
de ser o que quiser ser,
sem precisar ser julgada.
Que todo dia seja dia
de você ser conquistada,
de ouvir palavras doces
que lhe deixem embriagada,
e no toque mais suave,
ter a pele arrepiada.
Que todo dia seja dia
de ter a boca beijada,
que na força da leveza
tenha a cintura abraçada,
pra ficar melhor só falta
no cangote ser cheirada.
Que todo dia seja dia
de tu ser paparicada,
de ter o mundo aos seus pés
pra você ser bajulada,
e que não precise festa
pra você ser festejada.
Que todo dia seja dia
de tu ser admirada
pela força, pela garra,
pela coragem estampada
de ser verdadeira e justa
mesmo sendo injustiçada.
Que todo dia seja dia
de você ser engraçada,
pois sorrir e fazer rir
deixa a alma aliviada,
mas se a tristeza chegar
que tu seja consolada.
Que todo dia seja dia
de sair pela calçada,
de caminhar do seu jeito,
discreto ou com rebolada,
de minissaia ou de burca,
e não ser assediada
Que todo dia seja dia
de você ser mais ousada,
de amar quem quiser amar
e por alguém ser amada
O amor é o melhor transporte
pra seguir essa jornada
Que todo dia seja dia
de não ter a voz calada
E se alguém ousar calar,
que essa voz seja elevada
Que todo dia seja dia
da mulher ser respeitada

⁠São perdas

A vida resumi-se em perdas
Cada passo para frente alguma coisa fica
Alguns perdem a vontade de sorrir
A quem perde o medo de arriscar
O triste é quem perde a vontade de viver
Perder é necessário quando é para crescer
As vezes as crises nos deixam em um abismo


A vida é perda diz o poeta
Mas que vive isso é o atleta
Ele aprende nem sempre o melhor vence
Então o medo e o vazio são seus companheiros
O que mas perdemos além de oportunidades?
É a inocência que trouxemos a nascença
Perdemos sempre a nossa essência.


Perder faz parte da vida
Mas porquê perder o amor?
Se o vazio vêm depois da dor
A metamorfose é dura,
Mas a vida nos impõe aturar
Perder é inevitável
Qualquer perda é notável.

Eu perdi amores de sangue
Seres que deviam ser eternos
Aquele ser que sua saudade estraga o dia
E sentir dele nostalgia rouba alegria.
A perdas que destrói nossa personalidade
Não importa qual seja a tua idade,
A morte e colecionadora de perdas.

Perder nem sempre significa não existir
Eu já vi amores a continuarem longe de quem se ama
A perda está lá e o amor também, porque longe só está a pessoa amada
Perder é uma certeza mas o que será?

Perder pode ser bom, outras vezes super prejudicial
As vezes perder significa crescer
Outras esquecer
Mas aperda pode significar
Ficar sem nada para confiar
Nem ninguém para nós amar
A pior perda é pessoal
Quando você perde o amor próprio
Quando você perde a esperança
Exatamente quando o vazio não passa

Quando penso em perder PERCEBO que vou perdendo a vontade de escrever
E vivendo mas em silêncio
Vou apreciando as vozes em minha mente

⁠Súplicas noturnas em salmoura

Lágrimas me escorrem dos olhos quando penso que minha vida se reduziu a uma caneta e alguns pensamentos, talvez o teclado digital de um celular não seja o bastante para expressar o sentimento que outrora fundamentou minha essência, vida e obra.

Difícil saber quando se perde a própria essência, talvez pelo fato de se perder o sentido da vida. A poeira da noite banhada pela inebriante gota inflamável de sereno molha o meu papel e minhas palavras esbranquiçadas.

O sonho de felicidade se perde quando se vive em prol de alguém que um dia viverá sua própria história. Mas a esperança de construir algo bom e deixar meu legado no tempo é mais forte e faz acreditar que irá valer a pena.

Sentimentos são a expressão da alma, embebida de emoção, som, cheiro, sabor e fé. As vezes minha fé abalada por um tom sorridente e estridente me faz pensar que minha vida irá se organizar, mas percebo que essa utopia nada mais é que algo que construí para mascarar minha angústia temporal.

Anos se passaram, valores monetários se constituíram, mas o sonho da vida eterna se perdeu, o respeito está se esvaindo pelo simples fato de não aceitar aquilo que o outro tem a oferecer, pensamos cada vez mais em cobrar o outro, mas pouco se faz para retribuir esse esforço.

As flores nascem, crescem e alimentam as abelhas, mas o amor que outrora cultivei morreu como essa flor que cumpriu seu ciclo. Todavia, a natureza continua o ciclo da vida e a flor brota novamente, as vezes com uma cor diferente e sofre por que agora sua cor escurecida e cheia de vida destoa daquele jardim rosado.

Traumas nos ajudam a crescer, mas até quando vamos suportar isso?

O desejo de ser alguém melhor me anima, porém a práxis tendencia além do meu sonho.

⁠Alguns momentos em nossa vida podem causar tanta perplexidade, decepção, que a melhor maneira de encarar é como se um filme fosse e você o estivesse assistindo no cinema e, portanto, educadamente, mantém o silêncio.
Porém, sossegue. Não tenha dúvidas de que o destino se encarregará de proporcionar o momento e a maneira certa de responder... A Lei do Karma não falha!

⁠Estamos cansados!

Cansados dessa vida que nos espremem todo instante.
Cansados da mesma rotina que engole nossos dias, um após o outro, como um abismo sem fim.
Cansados de tentar e sempre dar errado. De lutar contra algo que não sabemos o que é, mas que está sempre ali.
Cansados demais pra entender o mundo em que estamos, mas conscientes de que nunca entenderemos.
Cansados estamos.

Estamos com um vazio por dentro que nos consome, um vazio que não se preenche com nada.
Tentamos de tudo.
Viramos consumistas por prazer, gastando o que não temos para comprar o que não precisamos.
Chefes por ego, ditadores de nossa própria miséria.
Famosos por poder, mas vazios por dentro.
Estamos perdidos, sim, mas preferimos fingir que sabemos onde estamos indo.

Viemos do nada e iremos para lugar nenhum.
E tudo isso, esse peso, essa consciência, nos corrói.
O que será de nós se presenciarmos a verdade sobre a vida?
Que vazio teríamos?
Quem seríamos?
O que faríamos?
E o pior...
Quem nos tornaríamos ao contemplar a verdadeira forma de existência?
Vazios estamos por dentro.

A MAIOR SURPRESA DA MINHA VIDA.
A maior surpresa da minha vida, foi naquele sábado, quando você chegou de mansinho no meu local de serviço, foi quando recebi aquele seu abraço, foi quando você me olhou nos olhos pela primeira vez, quando eu senti seu perfume e vi que tinha alguma coisa diferente em ti.
Eu não sei o porquê, mas você ja se tornou especial naquele dia. Queria te dizer tantas coisas amor, queria contar aqui toda a nossa história, tudo o que temos enfrentado, todas os nossos sorrisos, nossas lágrimas, nossos momentos de medo de perder um ao outro.
Temos passado por tantas dificuldades, que tenho certeza que eu seria incapaz de suportar cada uma delas se não estivesses do meu lado segurando minha mão e dizendo que me amas. Sabe amor, você tem sido tudo aquilo que eu sonhava encontrar em alguém, na verdade, você tem superado todas as minhas expectativas.
Quando aceitei seu pedido de namoro, eu tinha certeza do que estava fazendo, sabia que é contigo que eu quero viver o resto dos meus dias, essa certeza, cresce a cada dia quando te toco, quando sinto teu beijo, teu perfume, quando vejo seu sorriso. Sem você amor, meus dias são mais escuros, sem sentido, vazios de sentimentos, pois a saudade invade fortemente gritando por você.
Acima de tudo amor, quero te agradecer por ser tão especial para mim, quero te dizer que eu te amo muito e que você tem me feito o menino mais feliz do universo. Quero te dizer que não vou desistir da gente, não vou desistir do nosso amor. Eu te amo e é contigo que desejo viver o tão sonhado "Felizes para sempre. "
De seu namorado.

viva a vida de maneira que a única coisa que venha junto com a idade, seja a experiência e as coisas boas dela, exclua a tristeza, minimize o desânimo, acabe com o ódio.
Use como aditivo para ter uma vida melhor, a amizade, felicidade e alegria, viva a unicidade de cada dia, pois você também é único.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp