Textos que Descreva a Si Própria

Cerca de 5401 textos que Descreva a Si Própria

"⁠Só há verdadeiro martírio quando não se sacrifica a própria consciência na defesa inegociável da verdade conhecida, em condições adversas.

----------

Esta definição exclui do conceito de martírio todo e qualquer sacrifício em defesa de um ideário político. O comunista, o nazista, o socialista, o fascista ou o liberal, quando levam às últimas conseqüências as suas convicções, fazem o extremo oposto do mártir: sacrificam a própria consciência no altar da obediência cega a diretrizes políticas circunstanciais.

São capazes de impugnar ou ocultar a verdade quando isto convém à sua facção".

Inserida por CarlaGP

⁠Na obra teatral da vida, escolhemos atuar por conta própria ou a serviço de outros.
Há também os que preferem viver alheios aos espectadores e esses escolhem não enxergar na vida uma obra tão prima assim.
Há valor no trabalho, na arte, em tudo, em todos e quem rege nossas escolhas é a consciência de cada um.

Inserida por ketinunkantim

༺༻
Para você lá longe aqui de mim, para você aqui perto de mim e para mim própria que sem você conta dar está aqui bem pertinho de minha pessoa.
Sim, porque quando a palavra é verdadeira e sincera, não existe espaço nem lugar neste ou em outro mundo que não tenha a magia de junto de nós quem desejamos não consiga estar.
Com fé em Deus caminhamos juntos, com esperança no dia de amanhã e a benção de Deus, em paz agora e sempre descansamos.
༺༻
Tc.06022025/019

Inserida por Ana_Isabel_Bugalho

⁠Capítulo 1 - Sapienciais

1. Amar a Deus nos aproxima da sabedoria, pois Deus é a própria sabedoria. O homem que entrou em uma caverna e encontrou sabedoria em vez de ouro encontrou um tesouro extraordinário.

2. Quem busca a sabedoria busca ser feliz. Quem compreende essa chave da sabedoria é, verdadeiramente, sábio.

3. Eis que permito que você esteja entre os leões; portanto, sede sábios diante dos lobos, pois entre eles há morte e impiedade.

4. Se há falta de sabedoria entre vós, peça-a ao Mestre, pois Ele é a verdadeira sabedoria e o único caminho para a humanidade. Não há outro.

5. Clamei ao Pai e o espírito da sabedoria pousou sobre mim, revelando a ciência das causas primeiras e trazendo-a ao meu coração. Então, meu ser encheu-se de alegria, poder, riqueza e felicidade.

6. Tenho derramado sabedoria nos corações dos cristãos do século XXI, mas poucos sabem administrá-la. São como sacos furados que nada retêm de valor.

7. Meu coração está transbordando em sabedoria. Dou a todos que a mim pedem e a merecem, independentemente de profissão ou denominação, do menor ao maior no reino dos homens.

8. Deus sabe o quanto é importante ter pastores, apóstolos, ministros sábios em Seu reino. A sabedoria é como uma muralha antiga de pedras: nada pode destruí-la.

9. Quando fores cheio do espírito da sabedoria, os homens obedecerão e ouvirão tua instrução, e o projeto de Deus será consolidado na terra.

10. O homem sábio não fala palavras chulas ou altivas, tampouco violentas. Sua sabedoria é um fardo como saco de pedras nas costas, pois ele entende a responsabilidade de cada palavra dita.

11. Se alguém te engana, fica tranquilo, pois Deus enviará um anjo cuja sabedoria revelará a verdade, cedo ou tarde.

12. A tua sabedoria terrena é limitada; a sabedoria do alto é divina e ilimitada. Mesmo que desças à sepultura em paz, apenas a sabedoria divina garante a paz eterna.

13. Até o governador percebeu que aquele homem tinha o espírito da sabedoria e, sendo justo, mudou sua sentença. De que adianta vinte e sete governadores, se nenhum for honesto?

Inserida por pensadorposmoderno

"⁠O caminho da recuperação é contínuo como a própria vida. É de autoconhecimento ou de reORIentação¹ e para se reorientar e ganhar novos rumos é necessário, também, obter novas referências, senão arriscamos caminhar com passos largos por lugares já conhecidos e áridos. Talvez você esteja passando por algo similar por aí e também queira dar o seu primeiro passo.

Para isso, eu precisei entender o que faz parte de mim. Eu não queria que o alcoolismo fizesse parte da minha vida, mas faz. Encarar de frente essa realidade é um choque, mas somente com esse reconhecimento foi possível observar todas as outras coisas que também compõe a minha história e o quanto ela é grandiosa, linda, cheia de complexidades, episódios ruins, dias maravilhosos, uma baita vida, porque eu sou uma baita mulher, assim como você que está lendo é incrível."

Inserida por natana

⁠E a própria morte, "o último inimigo" do homem, será destruída pela ressurreição. No momento em que ouvirmos a voz do arcanjo e a trombeta de Deus, "então será cumprido o que está escrito: tragada foi a morte na vitória". “Este corpo corruptível será revestido da incorruptibilidade, este corpo mortal será revestido da imortalidade” e o Filho de Deus manifesto nas nuvens do céu destruirá esta última obra do diabo!

John Wesley -Sermões O objetivo da vinda de Cristo, III, 2-5 (J, VI, 275-76).

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠"Cada pessoa tem sua caminhada própria.
Faça o melhor que puder.
Seja o melhor que puder.
O resultado virá na mesma proporção de seu esforço.
Compreenda que, se não veio, cumpre a você (a mim e a todos) modificar suas (nossas) técnicas, visões, verdades, etc.
Nossa caminhada somente termina no túmulo.
Ou até mesmo além...
Segue a essência de quem teve sucesso em vencer um império..."
Mahatma Gandhi
Gandhi venceu um império mesmo, conseguindo a libertação da ÍNDIA do império britânico; com o lema: SÓ COM AMOR SE VENCE O ÓDIO. Carecemos de MAHATMA GHANDY para trazer a paz ao mundo.

Inserida por Ademarborba46

Dinheiro⁠
O dinheiro é para deixar a gente feliz, então, porque brigar por ele, se a própria briga já é infeliz? Se é a felicidade que importa, tá claro que o dinheiro pode constituir valor positivo ou negativo quanto à mesma. Tem certos momentos que o dinheiro é o bem mais barato que temos, basta sabermos comprá-lo ou vendê-lo. Agindo com prudência, bom senso e sabedoria durante o dia, não precisa, à noite, conversar com o travesseiro.
Élcio José Martin

Inserida por elciojosemartins

⁠Eu estou morrendo...
Na minha própria presença, me sinto só.
Sua falta me dilacera em dor,
Carrego as feridas do amor.

Parece que levei um soco no estômago,
Um golpe cruel, profundo, implacável.
Meu sangue se esgota, perco as forças,
Sinto que está chegando minha hora.

Inserida por samuelthorn

Que a sua própria chave não estava com ele, a isso ainda menino habituou-se a saber, e dava piscadelas que, ao franzirem o nariz, deslocavam os óculos. E que a chave não estava com ninguém, isso ele foi aos poucos adivinhando sem nenhuma desilusão, sua tranquila miopia exigindo lentes cada vez mais fortes.
Por estranho que parecesse, foi exatamente por intermédio desse estado de permanente incerteza e por intermédio da prematura aceitação de que a chave não está com ninguém – foi através disso tudo que ele foi crescendo normalmente, e vivendo em serena curiosidade.

Clarice Lispector
Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

Nota: Trecho do conto Miopia progressiva.

...Mais
Inserida por jaqueabreu_4_1066360

De algum modo pairava acima da própria miopia e da dos outros. O que lhe dava muita liberdade. Às vezes apenas a liberdade de uma incredulidade tranquila. (...)

“Amor sem seleção” representava uma estabilidade ameaçadora: seria permanente, e na certa resultaria num único modo de julgar, e isso era a estabilidade. A estabilidade, já então, significava para ele um perigo: se os outros errassem no primeiro passo da estabilidade, o erro se tornaria permanente, sem a vontade da estabilidade, que é a de uma correção possível. (...)

Aceitara a incerteza, e lidava com os componentes da incerteza com uma concentração de quem examina através das lentes de um microscópio. (...)

Ele conheceu uma das raras formas de estabilidade: a estabilidade do desejo irrealizável. A estabilidade do ideal inatingível. Pela primeira vez, ele, que era um ser votado à moderação, pela primeira vez sentiu-se atraído pelo imoderado: atração pelo extremo impossível. Numa palavra, pelo impossível. E pela primeira vez teve então amor pela paixão.

E foi como se a miopia passasse e ele visse claramente o mundo. Talvez tenha sido a partir de então que pegou um hábito para o resto da vida: cada vez que a confusão aumentava e ele enxergava pouco, tirava os óculos sob o pretexto de limpá-los e, sem óculos, fitava o interlocutor com uma fixidez reverberada de cego.

Clarice Lispector
Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

Nota: Trecho do conto Miopia progressiva.

...Mais
Inserida por jaqueabreu_4_1066360

⁠A idade certa
Cheguei àquela idade em que os aforismos ganham vida própria, como pequenos faróis a iluminar o caminho que, enfim, escolhi para mim. Não descobri tudo — longe disso —, mas descobri que não preciso mais carregar o peso das expectativas alheias. A vida, como dizem, é breve demais para ser pequena. E eu, agora, entendo o que isso significa.
Cheguei à idade em que o "não" sai com a leveza de quem sabe que dizer "sim" a si mesma é o maior dos luxos. Já não me importo em ser incompreendida, porque entendi que a única compreensão que importa é a que tenho de mim mesma. "Conhece-te a ti mesma", dizem. E que descoberta libertadora!
Cheguei à idade em que o tempo não é mais um tirano, mas um aliado. Já não conto os dias, mas os saboreio. Cada momento é como um aforismo: breve, mas denso de significado. "A vida é o que acontece enquanto você faz planos", dizem. Pois bem, agora eu vivo os planos, e não apenas os faço.
Cheguei à idade em que os erros não são fracassos, mas lições. E as lições, por sua vez, tornam-se sabedoria. "Queda após queda, a mulher aprende a caminhar." E eu, que já caí tantas vezes, agora caminho com passos firmes, porque sei que cada tropeço me trouxe até aqui.
Cheguei à idade em que faço o que realmente gosto, não porque seja fácil, mas porque é autêntico. E a autenticidade, como dizem, é o único caminho para a paz interior. "Sê fiel a ti mesma", ecoa o velho conselho. E eu, finalmente, sou.
Cheguei à idade em que os aforismos não são apenas palavras, mas a própria essência da minha existência. E, como dizem, "a vida é uma obra de arte que cada um pinta com suas próprias cores". As minhas, agora, são vibrantes, porque escolhi pintar com o que realmente amo. E isso, meus amigos, faz toda a diferença.

Inserida por MariadaPenhaBoina

⁠”O brasileiro é herói de sua própria história, marcada por atos de bravura e superação ao longo da vida. Este momento de angústia há de passar. Somos um só povo, uma só nação; a dor do outro também deve ser a nossa dor. Que nossas mãos sirvam neste momento como as ferramentas de Deus para ajudar aqueles que se encontram em estado de emergência e calamidade. Toda solidariedade aos meus irmãos e irmãs do Rio Grande do Sul. Um novo horizonte há de raiar nos próximos dias, e voltaremos a sorrir juntos. As páginas dessas agruras enfrentadas hoje ficarão no passado como tempos de superação. Que as mãos santas de Deus protejam todas as vítimas e todos os envolvidos na missão de minimizar esse sofrimento que nos assola. Que nossas orações permaneçam firmes e que nosso clamor seja atendido, trazendo dias de paz e reconstrução para o nosso povo.”
Brasil, 06 de maio de 2024

Inserida por FurtadoBrunno

⁠Mãe é mãe
Cada mãe tem sua própria jornada e estilo de cuidado, moldados por suas experiências e personalidade.
A maternidade é uma responsabilidade única e diversa, que envolve não apenas o ato físico de dar à luz, mas também o constante cuidado e preparação para a vida.
As mães podem ser diferentes em suas abordagens, mas todas compartilham o amor e a dedicação pelos seus filhos, independente das suas formas de expressão.
Nas telas dos comerciais, as mães se assemelham, mas na vida real, cada maternidade é uma sinfonia singular.
AetA

Inserida por Vicentmoreira

⁠Temos nossa constituição, a qual compreende nossos princípios, nossa linguagem própria, e nossas cláusulas petreas.
.
Eu já te conhecia sem te conhecer, pois habita minhas aspirações.
.
O Rorscharch em mim saúda o rorscharch em você.
.
E que os infindáveis verbos nunca sejam o suficiente para tecer os textos que dignificam o que sinto por ti.

Inserida por jonathan_vam

Estrela

Ah,
como são belos esses fragmentos de luz própria
que insistem em brilhar mesmo já findos há muito.

Estrela,
enganas o tempo,
este que a tudo destrói menos teu brilho.

Tu,
luzeiro meu,
tal qual tapete celeste,
és aquilo que termina, mas em mim nunca acaba.

Inserida por Epifaniasurbanas

⁠E antes de abandonar seu corpo à morte que lhe é própria, detestam seus sentidos, pois conhecem suas operações. Ainda mais, eu, Nous, não permitirei que as premências do corpo que, porventura lhes assaltem, tenham força sobre eles.
Pois, em minha qualidade de guardião das portas, fecharei a entrada para as ações más e vergonhosas, cortando rente as imaginações.Hermes Trismegisto

Inserida por Expansaodaconscienci

⁠Precisamos parar de consumir a cultura imposta pelo mundo e começar a criar a nossa própria cultura em Cristo. Não assista TV, não siga os "famosos", não tenha ídolos, não consuma musica, conteúdos e, nem mesmo ouça as notícia que distraem das verdades divinas.
Em vez disso, busque viver conforme os ensinamentos de Jesus e a Palavra de Deus! O momento e o lugar em que você se encontra agora é o momento mais importante da sua vida, pois Deus tem um propósito para você aqui e agora. Se você se preocupa excessivamente com celebridades como Neymar, Virginia ou qualquer outro, está se enfraquecendo, pois está colocando sua atenção em ícones vazios. Esses ícones são alimentados pela mídia, que tenta fazer você se moldar à imagem do mundo, buscando se vestir como X ou ter a aparência de Y. Isso é um desvio da vontade de Deus, um pensamento que não honra o Senhor. Tudo isso são distrações culturais. O que realmente importa é você, sua relação com Deus, seus amigos, suas companhias, seus altos e baixos, suas esperanças, seus planos e seus medos, todos entregues nas mãos do Senhor, pois Ele é a nossa verdadeira fonte de vida e propósito.

Inserida por Expansaodaconscienci

⁠A insatisfação com a própria aparência, ou a aversão à imagem que se vê, pode ser considerada uma questão estética que transcende o físico, afetando profundamente o bem-estar emocional. Viver sob a constante angústia da reprovação da própria aparência é uma experiência dolorosa e limitante. Cultivar o autoconhecimento, a autoaceitação e o amor-próprio são caminhos essenciais para transcender a angústia da reprovação da aparência e abraçar a beleza única que nos foi presenteada por Deus!
Rosinei Nascimento Alves
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!

Inserida por ROSINEI48

⁠Passado: por que ele afeta nossas escolhas?

Poderia dar resposta à própria pergunta com a seguinte observação: O passado afeta nossas escolhas porque somos o passado, vivendo no presente.
Mas vamos além. Somos a nossa própria construção, porém, não somos nós que nos moldamos, somos moldados! Imagine uma criança que acaba de vir ao mundo, seu primeiro molde será dado pelos pais, que projetarão suas expectativas e frustrações no rebento que acaba de nascer. Com o desenvolvimento desta criança, esta começará a receber informações prontas sobre os mais diversos aspectos de vida que o cerca. Estas informações lhe darão base para viver na sociedade que agora ela pertence.
Ora, se as informações lhe são postas, posso afirmar que quase nada é seu. E me desculpe, sua construção pode ser um projeto falho, pois o objetivo da construção é dar forma a algo, presumivelmente bom. E não se consegue dar esta forma, sem as ferramentas necessárias, dentre as quais, a capacidade de entender o que realmente está acontecendo à sua volta, sem a influência do famoso “gaslighting”.
O passado como citei só tem importância se pudermos aprender com ele. Devemos lembrar que o tempo é linear, ou seja, não se é possível retornar ao passado. Mesmo assim e não raras vezes, nós nos pegamos fazendo aquela famosa pergunta: E se eu pudesse voltar no tempo, mudar o passado? Não poderia, porque como eu disse o tempo é linear. No entanto, muitos ficam presos a esta pergunta, demonstrando insatisfação ou arrependimento, afinal, por que você mudaria algo que está bom?
Se teu presente está bom ou ruim, isso é consequência das escolhas feitas no pretérito que te levaram a este ponto, aliado a uma série de circunstâncias das quais você não tem e jamais terá controle. Lembre-se que você só controla neste mundo seus pensamentos, nada mais. Agora, se sua forma de pensar é moldada a partir de outrem, me desculpe, nem isso você controla mais.
As experiências que passamos na vida nos moldam, isto é uma afirmação simples, mas ela terá o molde e força que dermos para ela. Se nosso molde for bom, em qualquer situação conseguiremos extrair algo de positivo da situação vivida. E se for mal, do mesmo jeito tiraremos algo de ruim da mesma situação. É como a experiência do copo meio cheio ou meio vazio, dependerá da perspectiva, alguém positivo poderá falar que o copo está meio cheio, alguém negativo poderá falar que o copo está meio vazio, e o realista saberá que alguém terá que lavar o copo.
Pelo pouco dito, já podemos entender o porquê o passado afeta nossas escolhas. Nossas experiências, influências recebidas, aquilo que cultivamos e cultuamos, tudo isso faz parte de nosso ser e em razão deste conjunto acumulado, desta construção é que faremos nossas escolhas. Elas poderão mudar no futuro, sim, dependerá daquilo que começarmos a cultuar e cultivar agora.
É perfeitamente possível que alguém mude de opinião ou se liberte de uma visão encrustada, mas dependerá de uma autoavaliação, afinal, estas mudanças somente ocorrem em mares tempestuosos, pois também é característica nos estabilizarmos em nossa própria zona de conforto.
Sair de nossa visão atual nos amedronta, mas é necessário aprender a olhar para o passado e identificar se nossas ações foram acertadas ou não, repensar sobre isso dentro de uma visão mais clara e libertadora, sem culpa e sem julgo, entendendo que tua ação, ou o reflexo dela, por mais deletéria que seja, pode sim servir como alerta para que no futuro, tal situação não se repita.
O passado sempre ecoará em nossas ações presentes e futuras, impactando em nossas escolhas, se não conseguirmos fazer as pazes com ele.
Ao findar este texto, este já terá ficado no passado. Lições aprendidas ou não, jamais mudarão um fato, o tempo é linear e você caminha por ele, sempre em frente, então de nada adiantará arrastar os fardos do passado para o seu presente, pois isso apenas o cansará para a próxima etapa em sua vida, ao contrário, faça as pazes com teu passado, lave sua alma e aprenda o máximo que puder. Somente assim, suas decisões no presente e no futuro mudarão.
Gratidão.
Paz e bem.
Te amo, obrigado, me desculpe.
Massako.🐢📖

Inserida por Massako