Textos para Jovens
MÃES MUITO JOVENS
Marcial Salaverry
Mãe, diz o ditado, é desfiar fibra por fibra seu coração.
Na verdade, ser mãe é viver a suprema emoção,
De sentir dentro de seu ventre uma vida se desenvolver...
E depois, emocionada, vê-lo nascer...
Ouvir seus primeiros vagidos,
Música para seus ouvidos.
Seus primeiros passos orientar...
Para a vida o preparar...
Durante sua caminhada, sempre ao lado,
Acompanhando cada passo dado...
Esquece-se de sua vida,
Dedicando-se em sua lida,
Sempre por seu futuro zelar,
Cada detalhe importante controlar...
“Filho criado, trabalho dobrado”,
diz o velho ditado... muito acertado.
Por vezes, uma mãe-menina,
por ser jovem, se desatina
ao sentir seu ventre crescer,
até chora ao pensar na criança que vai nascer,
em todo o trabalho que vai ter.
Os anos vão passando,
Os cuidados aumentando...
Ela vai descobrindo que aquele bebê berrante,
é agora a coisa mais importante
que existe em sua vida,
tornando-a melhor para ser vivida...
E apesar de ser mãe na juventude,
teve a grande virtude
de entender que aquela criança que nasceu,
é uma vida nova que apareceu,
como autentica benção de Deus...
Marcial Salaverry
Os anos de infância para trás ficaram...
Novas preocupações vieram...
Namoros... vícios... drogas... e lá se vai
A tranquilidade da mamãe... e do papai...
E depois... vem o esquecimento...
Resta o triste lamento
De ser pelos filhos esquecida.
Que, ocupados em sua nova vida...
Mal se lembram da velha mãe que por eles viveu,
Nem querem mais saber...
Talvez dela se lembrem... somente quando morrer...
Marcial Salaverry
Proteja os direitos autorais.
Somos tão jovens.
Jovens o suficiente para dizer que ainda falta toda uma vida pela frente e, caso não seja com você, essa vida não fará sentido.
Temos todo o tempo do mundo.
Tempo suficiente para fazer tudo que planejamos e pensar em milhões de outras coisas para fazer.
Não tenho medo do escuro.
O escuro me encorajou a voltar, a voltar para você. O indefinido e o incerto me motivaram a ponto de deixar meu orgulho de lado, de me declarar como nunca antes tinha feito.
-plr
Nesta cidade velha, eu saio na rua e posso ver nossos jovens fantasmas dançando sob a luzes fracas dos postes, como se tivéssemos todo o tempo desse mundo.
Nós tínhamos.
Achamos por um momento que o amor era a melhor sensação do mundo.
Pensamos que a paixão que queimava dentro de nós era a vida.
Mas foi só por um instante.
Quando o sol apareceu não acreditávamos mais nessa paixão ardente.
Estúpidos. Éramos jovens demais para saber que tínhamos tudo.
E só depois de uma vida inteira que
percebemos que o amor era de fato a melhor sensação do mundo.
Que era a única coisa nessa existência vazia que realmente valia a pena.
Mas agora é tarde.
Você partiu e restou apenas nossos jovens fantasmas apaixonados, dançando em uma noite de verão, em um looping infinito.
Espero que em outra realidade não cometamos os mesmos erros.
E que na próxima vida sejamos mais do que dois estúpidos jovens.
Crianças e jovens buscando salvação, aceitação e fugindo da traição. Vestem essa máscara, escondendo a frustração e buscando superação. Tentando não serem rejeitados e sim amados. Fugindo de seus medos e guardando seus segredos. Com vontade de morrer pois não aguentam mais sofrer.
Até quando vão os julgar apenas por amar?
Ainda é tempo !
Os jovens usam,
em plena multidão,
escrito em suas camisas,
não a religião.
Cristo vai voltar,
Todo olho vai ver.
Quando ele em glória,
no céu aparacer.
Muitos vão chorar,
querendo se arrepender,
porque no evangelho,
não quiseram crê.
" Vão desejar a morte,
mas não vão encontrar,
porque até morte, deles fugirá " .
Oh! Meu amigo,
quero lhe convidar :
Pois ainda é tempo,
de Cristo aceitar.
MEIO ANO DE NAMORO
6 meses se passaram
Meio ano já se fez
Em que dois jovens se amaram
Se entregando de uma só vez
São 26 semanas
De puro amor e paixão
Também coisas cotidianas
Como desentendimento e confusão
Tivemos tantos momentos
Alguns bons outros ruins
Com você o tempo é multiplicado por mais quatrocentos
Se pudesse parar, venderia até meus rins
A coisa mais gratificante
É poder te apreciar
Ver seus olhinhos brilhantes
E sua boca a me cativar
Eu preciso te dizer
Esse seu sorriso é apaixonante
É a coisa mais linda de se ver
Me deixa até ofegante
Muito obrigada meu amor
Por todos esses momentos
Do mais sério ao humor
Eles sempre tomam meus pensamentos
Porque cada momento contigo
É mais que precioso
De meu melhor amigo
Ao meu amor, meu bem mais precioso
Feliz 6 meses meu amor, que venha mais uma vida inteira para nós!
Os jovens e futuros cidadãos estão perdendo sua liberdade financeira e sua qualidade de vida por não entenderem as regras do jogo financeiro. Tomados pelo imediatismo e o pouco conhecimento financeiro, estão empobrecendo antes mesmo de alcançarem a maioridade.
Podemos mudar essa realidade catastrófica, educando-os, ensinando de maneira gradativa e despretensiosa; preparando-os para a vida, para que possam voar e aterrissar em segurança.
Uma despedida
Bom e a história de duas jovens que se apaixonaram e pensa que nunca iriam ficar juntas por causa da família e tudo mais ... Só que um dia uma delas resolve tomar a atitude e ir até o curso pra poder ver e conversar com a outra pessoa. Nesses mês a Júlia e a Jéssica começa a namora só que esse amor acaba pois Júlia tinha outra pessoa e não tinha contado pra Jéssica, então as duas se separa e ficam um bom tempo sem se falar, um belo dia Júlia desidir ir atrás de Jéssica só que elas voltaram e ficaram um bom tempo ....
Só que um dia o pai de Jéssica descobre o relacionamento delas duas e resolve fazer elas termina ... Com isso Julia acaba se afastando por palavras de Jéssica , com tudo isso Julia conhece várias outras pessoas com a Jéssica tbm havia conhecido. Depois uns dois anos Jéssica e Julia se reencontram e resolvem te um relacionamento de novo só que as coisas que Julia fazia por Jéssica nunca era o suficiente e ela se sentia um lixo da aí que a ansiedade e a depressão de Júlia volta ... As dores que Jéssica tinha no passado tem volta junto com a bela história que estava sendo construída,bom só que nesse meio tempo Júlia só pensava em morre por que não aguenta mais o que está passando e pede pra Jéssica entende um pouco mais ... Só que nesse meio tempo Júlia resolve ir viajar e acaba sofrendo um acidente que leva ela pra óbito... Com isso Jéssica fica sem saber o que fizer , por isso ela deixou a carta falando tudo o que está sentindo antes de fazer tudo isso ... E que sempre seria a menina mimada que ela amava muito ...
Meditação de Semana Santa para jovens, escrita pelo Padre Hurtado a bordo de um barco de carga, regressando dos Estados Unidos, em 1946.
PARTE I
Um presente de Deus para mim, foi uma viagem de barco de 30 dias, saindo de Nova York a Valparaíso. Pela generosidade do gentil Capitão tive um lugar na mesa na ponte de comando, ao lado do timoneiro, onde fui para trabalhar tranquilo com luz, ar, linda vista... A única distração eram as vozes das ordens com relação ao curso da viagem. E aí fiquei sabendo que o timoneiro, como me disse o Comandante, carrega nossas vidas nas mãos porque comanda o navio. O rumo de navegação é o mais importante.
Um piloto o chama constantemente, o segue passo a passo por sob o gráfico, e o controla tomando o ângulo do sol e do horizonte; fica inquieto em dias nublados porque não pode verificar o que está escrito na lousa na frente do timoneiro, eles recebem comandos que, para ter certeza de que os entendeu, ele deve repetir cada um. "Para bombordo, para estibordo, um pouco para bombordo, e por aí vai...". São vozes de ordem que aprendi e não esquecerei.
Cada vez que subia em alguma ponte e via o trabalho do timoneiro, não conseguia deixar de fazer uma meditação fundamental, a mais fundamental de todas, aquela que define o rumo da nossa vida. Em Nova York, uma infinidade de navios, de todos os tipos. O que os diferencia mais fundamentalmente? A direção que eles irão tomar. O mesmo navio em Valparaíso tinha como destino Nova York ou Rio de Janeiro; em Nova York, com destino a Liverpool ou Valparaíso.
Apreciar a necessidade de levar a sério o rumo. Em um barco, o Piloto que se descuida, é despedido por justa causa, porque está brincando com algo sagrado demais. E na vida, como cuidamos do nosso rumo? Qual é o seu rumo? Se fosse necessário insistir ainda mais nessa ideia, peço a cada um de vocês que dê uma maior importância, porque acertar nisso, é simplesmente ganhar; falhar nisso é simplesmente perder tudo. Sim, magníficos navio são construídos todos os anos. E sim, me sinto tentado por sua beleza e subo nele sem saber de seu rumo... corro o pequeno risco, de ao invés de chegar ao Chile, acabe por ver rostos filipinos.
Quantos vão assim, sem rumo e perdem suas vidas... acabam por gastá-la miseravelmente, se esbanjam sem sentido, sem fazer o bem para alguém, sem alegria para si e para os demais, e depois de algum tempo, sentem a tragédia de viver sem sentido. Alguns seguem seu curso no tempo, outros naufragam em alto mar, ou morrem por falta de comida, perdidos ou vão se espatifar em uma praia solitária!
O trágico problema da falta de rumo, talvez o mais trágico problemas da vida. Aquele que perde mais vidas, é o responsável pelos maiores fracassos. Penso que se as armadilhas morais fossem físicas e nossa conduta fosse um navio de ferro, por mais sólido que fosse construído, não sobraria nada além de destroços, se não tivéssemos em conta o rumo de nossa vida.
Eternamente jovens
Eternamente jovens seremos se transcendermos o limite de acreditar, que a juventude está presente na forma física de ser, e quando na verdade esta é apenas matéria que se definha com o tempo! Antes a alma rejuvenescida, em um corpo velho, ao invés, de um corpo rejuvenescido, em uma alma velha. Este último é como morrer duas vezes!
os jovens estão depressivos
Cansados e oprimidos
E excluídos do meio dos seus pais
Os pais não dão ouvidos aos filhos
Com os corações partidos
Tudo pra eles é coisa da adolescência
Mas é nessa de adolescência
Que muitos na inocência
Tiram a própria vida porque não conseguem achar saída
Mas talvez um abraço
Fizesse um laço
E protegesse esse jovem.
O pó da terra agarra
nos rotos chinelos
desgastados pelo tempo
que ainda protegem os pés,
de jovens e crianças
que nasceram de um lar
que não possuem um par de meia
Sala ampla, mesa farta
Na casa de poucos têm!
Na maioria do povo,
a fome é o que mais convém
Pelo olhar dos poderosos,
os pobres são onerosos
dos tesouros que a Pátria tem.
Lutando por uma pátria justa.
(LUA, Pedra da. Poeira e fome. In: GONDIM, Kélisson (Org.). Vozes Perdidas no tempo. Brodowski: Palavra é Arte, 2020. p. 90).
Vacina as CRIANCINHAS, Graça Freitas!
Andares a invocar miocardites;
em jovens, dos tais doze aos quinze anos;
por ser implantar em pais, desenganos;
pra quê falares de pericardites?!
Serão esses tais dois efeitos, mais graves;
do que uma em tais saudáveis, infecção?!
e nos que já doentinhos, tão estão!?...
será que em tais não vês quaisquer entraves!?!
Manda-as é vacinar, ó nossa Graça;
pra que a imunidade tão desejada;
não fique em ESSAS TAIS, pois, posta em causa…
Devido a um teu tão mal ver, por desgraça;
não ver que uma criancinha INFECTADA;
toda a de um grupo pode ir PÔR em causa.
Não arranjes mais quatrocentas e tal;
mil consultas, pra terem que as fazer;
se UMA a em teu VER, tão resolve esse MAL!!!!!!!!
Com pouca esperança em ti/vós, pois continuo sem saber para que temos neste país ministra/ministério de saúde!
Olhar em teus olhos fazem eu volta no tempo .
no tempo que eram jovens e fazia sonhos loucos
Te sentir um abraço seu e como deita em você um lençol bem quentinho
e flutuar em nuvens com o céu repleto de estrelas onde leva minhas dores e medos bobos .
As raivas que você me faz as vezes penso em desistir , mas lembrou de tudo que passamos para chegar onde chegamos e eu lembrou dos beijos , abraços, momentos tristes e felizes .
Principalmente no dia que você decidiu em ser meu amigo, e acabou sendo o meu namorado virando o meu príncipe encantado , virando a pessoa dos meus sonhos te amo Feliz dia dos namorados .
Dilema
O jovem perguntou ao um sábio o que é um dilema.
Ele respondeu:
Casal de jovens se amam na primeira vista, e por alguma razão do destino, se desencontram, seguindo deseludido e nesse caminho da vida encontra outra pessoa, que o compreensiva, carinhosa, e ele se apaixona e casa, constrói uma família pela vida inteira.
Anos e anos se passaram e ela surge, e se encontram e ela pergunta se ainda a ama? Ele responde, jamais magoaria a minha esposa, e uma dor muito forte e profunda , sem controle, como fosse um vomito incontrolável, sai lá do fundo do meu coração, como um adolescente, dis sim eu te amo e te quero sem braços e sem pernas, e ela numa exclamação , numa voz pouco rouca, confessa, ainda não consegui viver sem você!!!
Isso eu chamaria de dilema.
Paz e amor!!!
Autor desconhecido
Estou na balada,
Com o copo na Mao,
Vejo jovens na pista esquecendo-se da solidão,
La dentro o que predomina é apenas diversão.
As horas passam, percebo que bebi demais,
Então algo me atrai,
Eu preciso dançar,
Assim como preciso respirar.
A noite acabou e o dia chegou,
Preenchi o vazio da minha alma,
Com bebida, drogas e música.
Acreditar
"O que me fez acreditar que entre todas as meninas mais jovens e bonitas você me amaria?
O que me fez acreditar que estar sempre disponível para você,para o meu lado eu te traria?
O que me fez acreditar que eu,uma pessoa na metade da vida conseguiria os olhares apaixonados de um que apenas começou a jornada?
Será carência? Será realmente amor ou só ilusão?
Será que é pedir muito que me dê seu coração?
Só sei de uma única coisa,o que me fez acreditar foi aquela noite,com você na varanda sentada.
Mas você não se lembraria,pois isso é coisa de mulher apaixonada!"
Eu acredito que o mal que hoje aflige grande parte de nossos jovens chama-se falta de conscientização e a causa na sua grande maioria encontra resposta na falta de amor no lar. E amor no lar significa : atenção , dedicação, carinho e ensino pelo exemplo.
Ir. Ney Batista
"""vi alguns jovens conversando e comentando sobre qual mês do ano que mais os marcaram. Achei interessante e comecei a refletir sobre, pensando um pouco aqui e um pouco ali, cheguei a conclusão que um mês que se encaixaria em minhas emoções e estado sem dúvida seria dezembro.Você deve pensar dezembro ? mês de festas, verão,pessoas, enfim , mais pelo contrário, um mes que me representa o frio, a neve branca e calma que aos poucos cai sobre meus pensamentos. Dezembro mes que me representava alegrias e muitas vontades,hoje e apenas uma marcação na folinha que passa batido como qualquer outro mes simples. Gozado como o tempo mudou meus polos, é triste pra mim, dizer o que sinto de um mes em que todos comemoram, mais a vida e assim tudo gira em seus próprios mundos cada um com o seu. Quem sabe um dia posso olhar de novo a folhinha e por alguns instantes fechar os olhos, e querer que tude volte como antes a alegria de ver todos felizes, o calor da epoca emanando vida em cada olhar e a união tomando conta das familias.Bem jamais falarei sobre o mes se caso aqueles jovens me perguntasse, mais certamente seria pra mim uma coisa bem difícil de se responder.!...
Lembre se nem tudo que bom para uns sera bom para vc , mais o que importa nunca tire a esperança e a alegria de uns mesmo que nao seja a sua...!!!""
❤️💐❤️
quando éramos jovens fazíamos planos, de repente a fase adulta chegou e os projetos se perderam na estrada da vida, devemos lembrar que O tempo é um rio que nos leva adiante para encontros com a realidade. Ela, por sua vez, exigirá que tomemos decisões. Não podemos parar nosso curso nem evitar tais encontros. Mas podemos, sim, ajudá-los da melhor maneira possível. por isso, não perca mais tempo para ser feliz...
❤️💐❤️
bom dia
❤️💐❤️
HSO de Oliveira 🌹
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp