Textos para Jovens

Cerca de 473 textos para Jovens

Quando somos jovens enxergarmos a vida com outros olhos e com outro coração,e perdemos muito com isso, deixando de servir e amar como deveríamos,e quando chegamos a maturidade o remorso nos chega sem piedade,e o arrependimento de tudo que deixamos de fazer por orgulho nos fazem sofrer,e não há mais oportunidade de reparar os erros cometidos.Portanto nunca deixe de amar por causa do orgulho,pois jamais te arrependerás de ter amado,mas te arrependerá de ter negado amor a quem Deus colocou no teu caminho na tua vida,na tua historia.
Ivânia D.Farias

⁠No jardim, coloridas flores nasciam
Éramos jovens e o futuro bem distante
O sol tocava levemente nossas faces
A felicidade, naqueles dias, uma constante.

Tua pele, pura seda, sempre perfumada
Teus beijos tinham gosto de hortelã
Passeávamos pelo jardim de mãos dadas
Vivíamos alegres num hoje sem amanhã.

-Jovens Viajantes

Somos jovens viajantes, viajando nessa estrada, estamos perdidos, apenas queria retornar ao lugar de antes.
Estamos sem rumo, caminhando e caminhando, e quanto mais andamos, mais continuamos a andar.

Seu rosto em minha mente, você deitado em meus braços, minhas mãos estão dormentes.
Vale a pena estar perdido, somos dois foragidos
Seus olhos brilham como as estrelas, queria te levar para conhecer os Planetas.

Vamos viajar , sem sair do lugar
Vamos viajar, Só por juntos estar.
Vamos sair daqui, meu amor, não importa onde formos, apenas quero que esteja aqui

~Juuh Almeida

Mundo dos sonhos – Rafael Rocha
11/11/2012

Somos tão modernos
Jovens e espertos
Habitamos a terra dos sonhos
Mas vivemos em um pesadelo
Sabemos demais
E nada precisamos provar
Mas precisamos de paz.

Nosso espiríto é cansado
De tanto lutar e correr atrás
Somente para vê-la indo embora
Meus olhos se fecham
Esperando dormir
Mas do mundo dos sonhos
Todos querem fugir.

Não, nós não podemos mais correr
Nossas pernas estão feridas
E em minha alma há
A marca cicatrizada do arrependimento
Marcas dos meus atos
Enterradas nos meus pensamentos.

Estamos no tempo das bombas
Na era das máquinas
O homem tudo domina
Mas não domina á si mesmo
Não há monstros no armário
O real monstro está
Dentro de todos nós

Quem irá te dominar
Ou você terá de acordar?

Talvez um dia
Eu acorde e ainda sonhando
Espere você me abraçar
Mas somente irei ver
As janelas se fecharem
E pra longe de mim
O vento levar você.

Inserida por rafaelRocha

Um dia, um grupo de jovens monges começaram a subir uma escadaria que os levaria para o topo de uma imensa montanha, o objetivo era ficar o mais próximo possível do céu e assim receber inspiração divina para a vida.
Eles sabiam que por mais difícil que fosse a jornada, viver sem inspiração é não ter motivo para existir.
No decorrer do primeiro dia, vários ficaram para trás, por diversos motivos: saúde, desmotivação ou acompanhando outros que não tiveram forças para prosseguir.
Vários dias transcorreram, e cada novo degrau, mais difícil parecia a caminhada.
Um dos monges, ao ver o grupo diminuir, sempre tentava encorajar, mas não tinha argumentos convincentes para motivá-los a seguir.
Ao término do quinto dia, apenas um monge continuava a subir, sempre olhando o próximo degrau com cautela, mas nunca esquecendo os motivos que o levaram a começar esta jornada.
Após dias a finco, ele encontrou um senhor, muito velho, que ao vê-lo ficou demasiadamente alegre.
O monge já com marcas da idade, falou:
Não esperava encontrar outra pessoa que tivesse a ambição que tive para chegar até aqui, mas vejo nos seus olhos o mesmo olhar que eu tinha há muito tempo.
Os motivos que o levam a continuar, só a você interessam, mesmo que a muitos ajude.
Mas a sua inspiração vai me servir de conforto para acompanhá-lo, e quem sabe chegaremos juntos ao fim.

Inserida por vinitius

Percebo tantos jovens envelhecidos carregando o semblante azedo e uma infinidade de indivíduos senis com uma graça desprovida.
É preferível encontrar todos os jovens felizes e os tantos senis com a graça provida pelo envelhecimento maduro e responsável.
A alegria dever ser o condimento para a vida.
Sobreviver é pouco. Por isso, vivamos felizes sem o ácido das adversidades.

Inserida por BALSAMELO

Cidade pequena, onde a vida passa desacelerada, onde só há crianças e senhores, os jovens saem para ganhar a vida e voltam quando velhos, para perdê-la em paz.

- Eu esperei muito tempo por esse dia, sua partida em busca de algo melhor. Você, leve e linda, cheirosa e meiga, não merece ficar estagnada em algo sem mobilidade nenhuma como esta cidade soturna.
- Mas papai, não vai dar. Como vou deixar o senhor aqui? Acho melhor eu rejeitar esta proposta de emprego. Não consigo meu pai, não consigo. Venha comigo, por favor?
- Deixe-me aqui, esse lugar já faz parte de mim filha. Seu querido paizinho já está muito velhinho para essas aventuras.
O Sol do entardecer batia em seus olhos em pranto. Mariano irredutível com um abraço sussurra em seus ouvidos.
- Querida, você precisa ir. Venha meu bebê sente-se aqui.
E uma pausa, um silencio lutuoso fica no ar.
- Sabe filha, não se preocupe comigo, aqui é minha terra, mas não é a sua. Não tenho vontade de partir, já vivi tudo que tinha que ser vivido. Você é jovem ainda, sua alma está inquieta agora, e isso é ótimo. Seu velho vai ficar bem aqui, ta bom? Agora vaia logo antes que escureça. Leve com você isto.
Mariano tira do bolso uma bússola, velha e quebrada.
- Olha minha querida, quando eu saí de casa meu pai me deu esta bússola me disse que ela me indicaria o caminho da felicidade. Leve com você. É tudo que eu tenho de mais valioso.
Ela olha aquela bússola surrada pela vida, olha para o pai como se esperasse que ele falasse mais alguma coisa. Ele captando no ar responde.
- Valioso aos olhos do coração minha filha, é o que importa. O coração.

Inserida por LucasFreitasLima

A vida é uma viagem.

Dificilmente a maioria dos jovens pensa na vida como um todo.
No máximo, o conceito de morte começa a fazer parte da nossa vida com a perda de um parente mais próximo, muitas vezes, nossos avós.
Aí a morte se torna motivo de dor e ainda assim, demora muito para que a gente comece a pensar na razão da vida, na nossa passagem por ela e no inevitável fim de todos nós.
O tempo da constatação e essas reflexões são diferentes para cada indivíduo. Muitos ainda não atingiram essa hora e não tenho notícias de que pessoas normais não se conformem com isso e ainda assim, cada um é dono das suas ações para viver como desejar.
A exata compreensão do tempo pode ser uma maneira de vivermos melhor. Tomo como exemplo uma viagem de lazer, onde você sabe o dia que vai, os dias que vai ter para conhecer e aproveitar esse ou esses lugares e sabe, que há dia e hora certos para você voltar. Ciente desse tempo, cada um escolhe o que vai fazer, porque sabe que não dá para fazer tudo.
A vida é assim. Sabemos que ela começou, temos consciência de do estagio em que ela está para nós pela idade que temos e a consciência do tempo pode ser um marco definitivo para que a gente escolha como vai viver.
Algumas pessoas apesar da consciência dessa finitude, levam a vida como se a viagem nunca fosse terminar e não raro, no final, ficam com uma sensação de que faltou alguma coisa quando não dá mais tempo para ir a lugar nenhum, abraçar alguém ou terminar alguma tarefa.
Ninguém precisa pensar na morte para viver tão intensamente como deseja, mas é preciso programar bem a viagem para depois dela ainda ter tempo de saborear a sua lembrança.
Alguns dizem que a melhor parte de uma viagem é a sua programação e eu digo que você sempre pode fazer uma bela viagem, mas a vida é uma daquelas que você precisa programar bem para viver melhor, porque essa é a única viagem que você sabe com certeza de que não vai poder voltar para fazer qualquer coisa que tiver deixado passar.

Inserida por marinhoguzman

Nos velórios, observo que 75% das mortes são de jovens com menos de 30 anos. Fico preocupado porque se continuar neste ritmo muito em breve teremos um país habitado por velhos. Talvez seria até interessante porque alguns velhos são a reserva moral do País. São os velhos a fonte de referência de todo saber humano. São os velhos que merecem respeito e consideração pelo muito que fizeram em favor da nossa pátria. Mas onde vamos parar se a situação não se inverter? voltando a falar dos jovens faço a minha observação pedindo a eles que reflitam nestas minhas palavras:
Nós somos o futuro do País, somos nós que daremos prosseguimento aos trabalhos de nossos pais e nossos antepassados. Nós somos os guardiões de nossa cultura; nos somos os substitutos de nossos pais; nós continuaremos com as obras e realizações e continuaremos com o que velhos começarão e não terminarão; Nós jovens somos o orgulho de nossos pais, dos familiares, dos amigos. Não queremos morrer tão cedo. por favor procurem respeitar pai e mãe, procurem a salvação em DEUS!!!NÓS JOVENS DEVEMOS DIZER NÃO A VIOLÊNCIA E SIM A PAZ MAIS DEVEMOS COMEÇAR POR NÓS MESMOS!!!!!!!

Inserida por Marcelo29souza

E vós, jovens do Brasil? Já descobristes o que é bom? Seguis os mandamentos do Senhor? Descobristes que este é o verdadeiro e único caminho para a felicidade?
Os anos que vós estais vivendo são os anos que preparam o vosso futuro. O "amanhã" depende muito de como estais vivendo o "hoje" da juventude. Diante dos olhos, meus queridos jovens, tendes uma vida que desejamos seja longa; mas é uma só, é única: não a deixeis passar em vão, não a desperdiceis. Vivei com entusiasmo, com alegria, mas, sobretudo, com senso de responsabilidade.
(Pacaembu SP, 2007)

Inserida por JAMIGO

“- Desejo tudo de bom para você, minha querida (...) - O que moças jovens fazem? - ... Vá beber até cair com esse dinheiro.
- Beber até cair?
- Não, não até ficar inconsciente, mas um pouco...como é mesmo o nome daqueles drinks vermelhos e lindos? Ah, e vá dançar. Sorria. Divirta-se. Esqueça esse rapaz. Tchau.”

Inserida por betabatatafrita

Jovens, raça no mundo predominante,
Encaminhados para a vida mundana,
Da vida correta estão distantes,
Quem dera se houvesse uma mudança.
Jovens de hoje, Cheios de sonhos e vaidade, Longe da realidade, Do que o mundo é de verdade.
Força, coragem e fé, Preparados pro que der e vier, Dignos de um mundo melhor, Não preparados para o pior.
Sonhos destruídos, Esperança corrompida, pesadelos iniciados, Boas vindas ao mundo real.

Inserida por fernandaamazonas

Por que só falamos acerca de não prestar atenção ao tempo quando somos jovens ou quando já somos velhos... e nunca no tempo intermédio?
Por que quando somos velhos lembramos os sonhos de quando éramos novos e suspiramos com tristeza, e pensamos que se tivéssemos uma segunda chance, faríamos as coisas completamente diferentes, aproveitando mais as oportunidades e desfrutando mais da vida?
Por que quando somos jovens deixamos as coisas para fazer "depois"... num futuro que nunca vira presente?
Por que passamos a vida adulta enchendo nosso tempo de coisas que depois só consideraremos perda de tempo?
Por que sempre concordamos quando alguém nos fala em desfrutar das coisas simples, mas continuamos a esperar desfrutar da água quando cheguem as férias, em vez de curtir a beleza das gotas do chuveiro em nossa pele?
Por que aceitamos que outros nos imponham seus sonhos pré-condicionados e bem empacotados de uma vida que é perfeita só na foto da propaganda, e que depois revela uma realidade tão diferente... e que nem se parece conosco?
Por que teimamos em perder nosso melhor tempo correndo atrás de metas que nunca foram nossas, de coisas que nunca desejamos antes de vê-las, de pensamentos que nunca passaram pelas nossas mentes, de idéias que nunca mentalizamos, de futuros que nunca nos pertenceram?
Por que a cada fim de ano a gente se detêm e faz uma espécie de balanço do tempo vivido, e sempre encontra coisas que devia ter mudado? E faz listas prometendo que no ano que se inicia vai cumpri-las, só para esquecer o papel numa gaveta no dia 2 de janeiro?
Por que só olhamos para trás quando temos saudades de coisas que nos faziam felizes?
Por que só olhamos para baixo quando perdemos alguma coisa?
Por que só olhamos para dentro quando nos sentimos vazios e sozinhos?
Por que nunca olhamos para cima?

Eu não te proponho fazer diferente desta vez...

Eu te desejo ser diferente de uma boa vez...

Eu te desejo que você acorde cada dia do ano como se fosse o teu aniversário, com um Ano Novo a cada manhã... E que viva uma renovação contínua sem se importar com o que o calendário diga...
Eu te desejo que você não deixe as coisas para depois, que não perca o tempo com erros e mágoas, que jogue fora para sempre as lembranças que não servem, que semeie mais alegria a ambos lados do teu caminho, que seja mais rápido em dar e receber perdão e em sair correndo em busca da nova seguinte lição...
Eu te desejo que você sorria quando o tempo dizer pra chorar, e que ame quando as circunstâncias falam em aborrecer...
Eu te desejo que você espere quando todo mundo correr, e que você tenha paz quando o medo encher a escuridão.
Eu te desejo que você busque a Deus enquanto Ele ainda se deixa achar, e que O conheça de verdade, sem religiosidades vãs... como um filho conhece seu pai.
Eu te desejo que você não esqueça este vídeo assim que ele terminar... e que a cada manhã ao acordar você se lembre que ainda é dia e que então há tempo para recomeçar.
Eu te desejo que você pense sozinho e não permita que o mundo te venda uma ilusão que não vai se cumprir... pois esse sonho já foi vendido a muitos porém nunca ninguém o viu.
Eu te desejo uma vida nova... uma vida viva. E não uma morte com aparência de vida.
Eu te desejo um verdadeiro despertar à vida.
Feliz 2011.

Inserida por danielaraffo65

Curtir ou não curtir eis a questão.
Os jovens que antes, gostavam de ler, e queria ser mais sábios que seus professores, trocaram sua busca pela sabedoria, por uma indecisão, curtir ou não curtir, os jovens que queriam mudar o mundo e ser diferentes de todos os outros, agora copiam os modos dos que se dizem artistas, os jovens que antes queriam mudar o mundo, hoje só buscam se encaixar de algum modo nele, os jovens que antes clamavam por revolução, hoje se negam a evolução, rumo há um retrocesso da luta de seus pais e seus avós, jovens, jovens uma grande mente que poderia adquirir todo conhecimo, buscar toda a sabedoria, mais ficam no dilema, curtir ou não curtir eis a questão.

Inserida por Helderbrandao

Palavras.
Mulheres e mais mulheres estão enclausuradas dentro de seus quartos, jovens e mais jovens estão frustrados emocionalmente, moças e rapazes tem bebido do cálice do sofrimento, pois acreditaram em palavras mal ponderadas, palavras superficiais, palavras de quem não sabia o peso que elas tinham..
Devemos exaltar as belas declarações, mas devemos trucidar palavras motivadas pela emoção.
Devemos ser adeptos da liberdade de expressão, mas assassinos de palavras duvidosas.
Dizer, "eu te amo" já foi considerado como ato de coragem. Mas a superficialidade desta geração me leva a considerar como um extinto animal.. Palavras sem convicções são digna de não serem expressadas. Você será um altruísta quando silenciar as palavras inseguras! Ei, se você não sabe o peso de um "eu te amo" não se comprometa em dizê-las, se você não sabe o peso das palavras, seja um simples "analfabeto".

Inserida por DionesFernandes

Também isso vi:
- Pessoas que quando muito jovens, eram ruins e malvadas. Mas, que com o passar dos anos, alcançando a maturidade, se tornaram pessoas boníssimas e virtuosas.
- Contudo, vi pessoas que eram amáveis e simples, que com o passar do tempo, tornaram-se pessoas más e insuportáveis.
Isso é lamentável!!!

Inserida por RoneiPortodaRocha

O pensamento jovem

A filosofia psicologica que estuda o comportamento dos jovens com faixas etarias entre 12 a 17 anos, comprovou que nessa idade o seu cérebro pensa ja esta evoluido o bastante para pensar por si proprio, tomar decisoes e resolver problemas, assim, nessa parte do desenvolvimento os conselhos paternos comeÇam a perder seu valor, a mente pensa que a quantidade de informaÇao que ja foi armazenada é o suficiente para o resto da vida, por isso os adolescentes de toda forma querem provar para seus pais que eles estao errados, que nao entendem o que esta querendo ou passando, porém é preciso ter cuidado, pois experiencia tem muito mais valor do que conhecimento, e tudo na teoria parece ser maravilhas, mais a pratica é muito diferente.
Pense nisso

Inserida por GABRIELBRANDAO

A grande maioria das pessoas acreditam que para educar crianças e jovens basta falar sobre boas maneiras, fazer longos discursos teóricos sobre como se deve agir no decorrer de suas vidas.

No entanto, esquecem-se da força do exemplo e negam a teoria fazendo o que desaconselham ou deixando de fazer o que ensinam.

Certo dia, dois camaradas capoeiristas estavam em uma roda de capoeira e nesta roda de capoeira tiraram um Mestre de Capoeira do jogo.

Como um deles tinha a vontade de jogar com o outro parceiro que estava jogando com o mestre que foram tirado do jogo.

Todavia, antes de terminar o jogo, perceberam que o professor que comandava a roda estava resmungando, em companhia de outros professores e Mestres, lhes falava com veemência, fazendo parecer que reprovava aquela atitude.

Como não entendiam nada do que estava se falando, pois, a música e a bateria estava alta, ao sair da roda perguntou a seu camarada que o acompanhava, que vivia já era visitante desta mesma roda a um bom tempo, o que os professores e mestres tanto estava dizendo.

O seu amigo então esclareceu que eles os recriminava por ter tirado o Mestre da roda de Capoeira em quanto estava jogando pois com isso estava dando mau exemplo as crianças e jovens que se encontravam na roda.

Então o mesmo se direcionou ao professor organizador da roda e perguntou o porquê das críticas, o professor respondeu ao mesmo “O senhor certa vez em seu treino diante de seus alunos, falou que era errado tirar um Mestre de capoeira da roda, e agora fez a mesma coisa” então o professor lhe perguntou:

"Como podem fazer isto diante de uma criança e depois exigir que faça o certo?", falou o professor organizador da roda.


"Como poderemos deixar um aluno sair para as rodas do mundo e confiar que obedecerá às as tradições da Capoeira, quando lhes damos o pior exemplo?", acrescentou indignado.

Com certeza aquele professor de capoeira agiu como um capoeirista que tem consciência de que a melhor pedagogia é o exemplo.


Com esse exemplo ficamos à imaginar se todos tivessem essas atitudes os capoeiristas poderiam abri mais suas mentes, e não só mais falar de tradições e fundamentos e passar a praticar estes fundamentos.

Não e difícil ver alguns capoeiristas ainda com o apto de tirar Mestre das rodas, em muito dos casos, são capoeiristas que já vem de um clico vicioso já de seus antigos Mestres que não lhe passaram esses fundamentos, então estes mesmo vão passar a seus alunos a mesma coisa.

Nós que desejamos mudar e conscientizar os novos capoeiristas para que possam crescer com fundamentos e tradições, não devemos só falar, mais também demonstrar, praticar, mostra, os exemples que eles devem seguir.

Enquanto os capoeiristas não se educarem para mostrar como se faz, não se pode esperar um panorama melhor no futuro, pois a base, que são as crianças, estará comprometida.

E os maus exemplo na Capoeira são apenas um dos fatores resultantes da deseducação. E causam bastante infelicidade e prejuízos culturais.

A palavra empolga, o exemplo ensina.

Inserida por buscapecapoeira

Para vocês, meus amigos, e amigas, jovens de mais de 60 ANOS, e para os de menos também, ‘UM GRANDE ABRAÇO’! A vida é, de verdade, maravilhosa, mesmo que tenhamos encontrado alguns entraves durante nosso percurso, se chegamos até aqui, é porque vencemos. A vida só tem dois caminhos ~ envelhecer, ou, o outro muito pior! Você deve cuidar da sua saúde: faça todos os exames, vá para a academia, não coma frituras, nem sal/açúcar, costela gorda, não beba cerveja, nada que tenha álcool, fumar? Nem pensar! Só assim, quando você morrer!
_______________Vai estar um defunto muito saudável.

Inserida por Vargas

O Homem destruindo o mundo, jovens se perdendo num mundo desconhecido das drogas, que por qualquer motivo acha que seus problemas serão resolvido, depressão e ansiedade caminham de mãos dadas e eles se afastam de suas famílias causando esses lares destruídos. Deixam a escola, os estudos e não querem saber de trabalhar...passam seus dias e noites perambulando pelas ruas e durante a madrugada, mentindo e subtraindo para conseguir o que mais querem, as drogas. Uma atitude insustentável para a sociedade, tornando as ruas da cidade perigosas . Mas, para alguns isto está no fim , de acordo com o tempo de Deus. AMÉM!!!
Atitudes inaceitáveis e que só diminuem o futuro tão promissor de nossos filhos e jovens de toda uma Nação!....Famílias destruídas.!
Ainda é preciso ter Fé e Esperança que dias melhores sempre virão e tudo a seu temo, o Tempo de Deus!
Jovem, você poderá conseguir, A ajuda que precisa está dentro de você! Enfrente, Lute, pois estamos aqui de visita e para aprender!

Inserida por atelliercarvalho