Textos para Jovens

Cerca de 507 textos para Jovens

Hoje temos visto adolescentes e jovens que entendem mais de futebol do que sobre a Escritura. “Homens” que sabem mais sobre jogos e sobre acessórios de carros do que como tratar uma mulher e conduzir um relacionamento de maneira devida. Vemos então meninos que entendem mais de séries, filmes, automóveis, esportes, redes sociais, tecnologia, música, internet e qualquer outra coisa, do que como ser um homem segundo o coração de Deus.

http://willymenezes.blogspot.com.br/

Inserida por willymenezes

Temos conhecido uma geração de jovens que “aceitam” com alegria a graça de Deus, mas não querem ser discípulos de Jesus Cristo. Querem usufruir da salvação de Deus, mas não querem ser participantes no sofrimento de Cristo. Querem ser libertos da condenação, mas não tomam para suas vidas o “negue-se a si mesmo” (Mateus 16.24). Querem viver no céu, mas não querem viver como cidadãos do céu enquanto estão na terra (Efésios 4.1-1), tampouco querem ter o custo de anunciar a mensagem de salvação a outros.

http://willymenezes.blogspot.com.br/

Inserida por willymenezes

Certa vez um casal de jovens apaixonados,literalmente tomados por amor,aquele amor de tirar suspiros.
Dois jovens lindos perfeitos, jurando um amor eterno.
Ele-Eu te amo jamais te deixarei!
Ela-Eu te amo! quero viver minha vida toda ao seu lado!.
Um amor perfeito até então... mas com o passar do tempo todo aquele amor platônico que ambos juraram ser para sempre foi si acabando ele si cansou daquela que um dia ele disse que era sua amada,e ela por sua vez ainda o amava muito mas ele já queria “navegar em outros mares ".
Aquele casal perfeito se acabou ela ainda o amava ,mas ele ja não a amava mas,ele em ato de rejeição ñ olhava, não falava mas com ela só disse :Eu não te amo mas!
Ela-(choros),ele virou-se e saiu.
Ela tomada pela fúria do momento,com um turbilhão de pensamentos um conflito de amor e ódio ,ela com papel e uma caneta se pôs a escrever uma carta aos prantos onde dizia:“Amor eu te amo,voçe sempre foi e sempre sera o eterno amor da minha vida"ela dobrou a carta e a colocou em um envelope onde por fim escreveu :“Te amo até a morte".
Ela pressionou a carta sobre o peito,em um ato de desespero pegou um canivete e pressionou sobre o seu coração que no mesmo instante ali pos um fim na sua própria vida.
Ele,ainda caminhando na rua passou sobre um Jardim onde lembrou do seu primeiro beijo com aquela que um dia jurou o seu amor,ele começa a chorar e voltou para casa, chegando lá e vendo aquela sena da sua amada coberta por àquele sangue e uma carta na mão onde ela se despediu dele dizendo“Te amo até a morte"ele lendo aquilo baixou a cabeça começou a chorar.
Ele a pegou em seus braços e abraçou bem forte dizendo amor,amor,volta pra me não me deixa amorrr...(gritos).Por fim ele de olhos voltados para aquela que um dia tanto amo ele disse:Me perdoa ,eu ainda te amo amor!pra permanecer ao seu lado eu faço nosso amor virar eterno, me aguarde amor já estou indo ao seu encontro como da primeira vez que te vir.
Ele,no mesmo ato se matou para ir de encontro ao seu grande amor,que por último disse
Amor me espera que estou chegando pra fazer o nosso amor eternizar sem ter aquele amor e ódio que um dia fez minha amada tira a vida por amor.
Te amo eternamente grande amor da minha vida!.

Inserida por MaisaDelRey

FALTA DE INTERESSE


Antes reuniam-se muitos jovens ao redor dos anciãos para pedir conselhos e ouvir suas sábias palavras, hoje quando um ancião ensina é considerado, pela nova geração, como um chato e tantos outros apelidos.
Porém, esses indivíduos terão grandes surpresas na frente, já que não querem saber como é o caminho que irão seguir, não possuem curiosidade pra perguntar ou ouvir quem já passou por tantas experiências, irão se arrepender, pois o mundo que essa nova geração imagina, não existe e nunca existiu.
Por isso, ouça os mais velhos, eles realmente sabem o que é realidade e poderão te ensinar a como não cometer os mesmos erros que eles comete

Inserida por GABRIELBRANDAO

Se eu pudesse dar um recado aos mais jovens, eu diria para deixarem os celulares de lado e aproveitarem mais a vida, para caminharem mais a beira mar, a apreciar as cores do pôr do sol, a ouvir músicas de qualidade, a deixar o coração falar e escrever em forma de poesia. A ler bons livros, sejam dramas, aventuras, policiais, suspense ou ficção, até mesmo sobre política.
Eu diria aos mais jovens, que a vida passa rapidamente. Portanto, façam mais campinhos em terrenos baldios, joguem bafo, rodem seus piões, empinem suas pipas (mas sem cerol), nadem, corram, apanhem frutas direto do pé. Pratiquem, e muito, a gentileza, a simpatia e a educação, pois um dia vão adorar ver que seus filhos assimilaram bem esses ensinamentos.
Eu diria aos mais jovens que exercitem mais seus bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, por favor e muito obrigado, pois são palavras que desmontam qualquer tipo de grosseria.
Eu diria para que cultivem mais os amigos verdadeiros, que os preservem, pois muitos permanecerão em suas vidas e outros serão boas lembranças, que certamente proporcionarão grandes reencontros.
Eu tenho um orgulho muito grande de meus filhos. Apesar das falhas, como todo pai, eles exercitam tudo o que descrevi aqui.
Tenho certeza absoluta de que, se todos os novos pais ensinarem o mesmo para seus filhos, independentes da classe social, pois isso não conta, em poucos anos teremos um mundo realmente melhor.
A tecnologia nos transforma em avatares de nós mesmos e nos torna cada vez menos humanos.
E no final, creio que esse texto serve também para nós, adultos, que um dia pudemos ser crianças, adolescentes e jovens. Existe vida ao nosso redor.

Inserida por Bocardi

Por que só falamos acerca de não prestar atenção ao tempo quando somos jovens ou quando já somos velhos... e nunca no tempo intermédio?
Por que quando somos velhos lembramos os sonhos de quando éramos novos e suspiramos com tristeza, e pensamos que se tivéssemos uma segunda chance, faríamos as coisas completamente diferentes, aproveitando mais as oportunidades e desfrutando mais da vida?
Por que quando somos jovens deixamos as coisas para fazer "depois"... num futuro que nunca vira presente?
Por que passamos a vida adulta enchendo nosso tempo de coisas que depois só consideraremos perda de tempo?
Por que sempre concordamos quando alguém nos fala em desfrutar das coisas simples, mas continuamos a esperar desfrutar da água quando cheguem as férias, em vez de curtir a beleza das gotas do chuveiro em nossa pele?
Por que aceitamos que outros nos imponham seus sonhos pré-condicionados e bem empacotados de uma vida que é perfeita só na foto da propaganda, e que depois revela uma realidade tão diferente... e que nem se parece conosco?
Por que teimamos em perder nosso melhor tempo correndo atrás de metas que nunca foram nossas, de coisas que nunca desejamos antes de vê-las, de pensamentos que nunca passaram pelas nossas mentes, de idéias que nunca mentalizamos, de futuros que nunca nos pertenceram?
Por que a cada fim de ano a gente se detêm e faz uma espécie de balanço do tempo vivido, e sempre encontra coisas que devia ter mudado? E faz listas prometendo que no ano que se inicia vai cumpri-las, só para esquecer o papel numa gaveta no dia 2 de janeiro?
Por que só olhamos para trás quando temos saudades de coisas que nos faziam felizes?
Por que só olhamos para baixo quando perdemos alguma coisa?
Por que só olhamos para dentro quando nos sentimos vazios e sozinhos?
Por que nunca olhamos para cima?

Eu não te proponho fazer diferente desta vez...

Eu te desejo ser diferente de uma boa vez...

Eu te desejo que você acorde cada dia do ano como se fosse o teu aniversário, com um Ano Novo a cada manhã... E que viva uma renovação contínua sem se importar com o que o calendário diga...
Eu te desejo que você não deixe as coisas para depois, que não perca o tempo com erros e mágoas, que jogue fora para sempre as lembranças que não servem, que semeie mais alegria a ambos lados do teu caminho, que seja mais rápido em dar e receber perdão e em sair correndo em busca da nova seguinte lição...
Eu te desejo que você sorria quando o tempo dizer pra chorar, e que ame quando as circunstâncias falam em aborrecer...
Eu te desejo que você espere quando todo mundo correr, e que você tenha paz quando o medo encher a escuridão.
Eu te desejo que você busque a Deus enquanto Ele ainda se deixa achar, e que O conheça de verdade, sem religiosidades vãs... como um filho conhece seu pai.
Eu te desejo que você não esqueça este vídeo assim que ele terminar... e que a cada manhã ao acordar você se lembre que ainda é dia e que então há tempo para recomeçar.
Eu te desejo que você pense sozinho e não permita que o mundo te venda uma ilusão que não vai se cumprir... pois esse sonho já foi vendido a muitos porém nunca ninguém o viu.
Eu te desejo uma vida nova... uma vida viva. E não uma morte com aparência de vida.
Eu te desejo um verdadeiro despertar à vida.
Feliz 2011.

Inserida por danielaraffo65

Bom, dessa vez decidi ir direto ao fato, sem rodeios e muitos prólogos.
Nós jovens, adultos, e mais seja lá o que você for, conhecemos e admiramos muito este símbolo mostrado na foto acima. E como não gostar? Um simples toque no mouse e pronto. Aquela pessoa que vive te ' azucrinando ' pra não dizer outras coisas. Torna-se inoperante na sua lista de amigos, e o melhor de tudo. Pelo tempo que você determinar :)

Enfim, você pode relaxar e conversar com pessoas agradáveis e simpáticas, ao invés de ficar perdendo tempo com aqueles seres de outro planeta que derrepente saltam pelo canto do seu monitor.
Porem o grande problema é que esse mero e quase sem significância ato de BLOQUEAR uma pessoa, gera muitas discussões e bafafás. Ainda mais agora que criaram um programa onde você pode ver quem te bloqueou no Windows Live Messenger. ¬¬

O problema é que: Bloquear pessoas ou simplesmente removelas do MSN está nos deixando mal acostumados, preguiçosos, e falsos. É aí que você deve se perguntar, falsos? Mas porque motivos eu estou dizendo isso?

Venho aqui lembrar, que estamos esquecendo de quem somos, estamos perdendo nossa personalidade. Lembro muito bem de quando esse bixo grilo de internet ainda não assombrava as mentes pensantes da população (haha)

Hoje temos que ter fotos perfeitas no orkut, colocamos photoshop, photo editor, brilho, diminuímos a nitidez, mudamos as cores, invertemos as posições. Tudo isso para que os indivíduos denominados nossos 'Amigos' no orkut, possam ver quão tamanha é nossa exuberância.

Bloqueamos um 'amigo' no MSN porque ele nos incomoda, porem no outro dia o cumprimentamos e o tratamos normalmente, jamais falamos a ele o que tanto nos incomoda em sua personalidade e muito menos tentamos ajudá-lo a mudar isso,em hipótese alguma falamos sobre o feito ocorrido.
Adicionamos cada vez mais pessoas no Messenger e diminuímos consideravelmente nossos amigos reais.
Pensamos, mudamos, adicionamos, aceitamos, escrevemos de mais, e sentimos de menos.

Tudo em excesso faz mal.

Estamos ficando frios e impessoais, somos perfeitos e temos tudo o que queremos no mundo virtual enquanto isso deixamos nossa vida humana, e com toda certeza a mais digna, de lado.

Inserida por juNiicolau

JOVENS ENTRE NÓS

Leia: "Mateus 19:13-25" Aí ele [Jesus] disse:
- Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso...(v.14).

Examine: Maldito seja aquele que não respeitar os direitos dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas ! ...
(Deuteronômio 27:19).

Considere: Que criança necessitada de sua comunidade você vai amar e sustentar? O que o motivaria a sustentar uma organização que cuida de órfãos em terras estrangeiras?

Nossa geração está experimentando o maior aumento de população de todos os tempos. Estamos vivendo durante uma era em que há mais crianças no mundo - 2,5 bilhões - do que jamais houve antes. Meio bilhão dessas crianças vivem em nações abastadas, e 2 bilhões vivem em países em desenvolvimento.
Enquanto vivia na Uganda, país da África Oriental, onde existem dois milhões de órfãos, e mais de 50% da população tem idade inferior à 14 anos, testemunhei a situação que as crianças estão enfrentando em nações reduzidas à pobreza. Reconheço a seriedade da exortação de Deus de que a igreja estabeleça como alta prioridade, amar e proteger as crianças - particularmente as que não têm pais.
"Alguém está pensando que é religioso ? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo. Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições..." ( Tiago 1:26-27 ).
Há muito trabalho a ser feito. De acordo com a UNICEF, "Perto de 11 milhões de crianças ainda morrem a cada ano, geralmente de causas simples de prevenir. Estima-se que 150 milhões de crianças estejam mal nutridas. Acima de 120 milhões não frequentam escolas. Dezenas de milhões trabalham - muitas vezes em situações abusivas. Milhões estão expostas a conflitos e outras formas de violência." De que maneira você pode ajudar as crianças em sua própria comunidade e ao redor do mundo ?
- Intervir em oração por crianças que são vítimas de injustiça ( Isaías 1:17 ).
- Em nome de Jesus, entregar e/ou doar alimentos e roupas para crianças necessitadas ( Deuteronômio 10:18 ).
- Seguir o exemplo de Jesus deixando que as crianças se sintam bem-vindas e amadas em Sua presença ( Mateus 19:14 ).
Faça como Jesus, abra seus braços a uma criança hoje. - Roxanne Robbins

Inserida por pao_diario

Três conselhos
Um casal de jovens recém-casados era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior. Um dia, o marido fez a seguinte proposta à esposa:
— Querida, vou sair de casa e viajar para bem longe, arrumar um emprego e trabalhar até que tenha condições de voltar e dar-lhe uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo ficarei distante de casa. Só lhe peço uma coisa: Espere-me! Enquanto estiver fora, seja-me fiel, que o serei a você.
Assim sendo, o jovem partiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda. Ofereceu-se para trabalhar e foi aceito, mas não sem antes propor o seguinte pacto ao seu empregador:
— Patrão, peço-lhe só uma coisa: Deixe-me trabalhar pelo tempo que quiser e, quando achar que devo ir embora, dispensa-me das minhas obrigações. Não quero receber meu salário. Só lhe peço que o coloque na poupança até o dia em que for embora. Quando sair, recebo meu dinheiro e sigo meu caminho.
Tudo combinado, o jovem trabalhou por vinte anos, sem férias nem descanso. Após esse tempo, chegou para o patrão e cobrou-lhe o contrato feito há vinte anos:
— Quero meu dinheiro, pois estou voltando para minha casa.
O patrão, então, disse-lhe:
— Tudo bem, fizemos um acordo e vou cumpri-lo, só que, antes, quero fazer-lhe uma proposta: pode escolher entre receber todo o seu dinheiro ou aceitar três conselhos meus e ir embora. Vá para seu quarto, pense durante a noite e depois me responda.
O rapaz pensou durante dois dias. Procurou o patrão e disse-lhe:
— Quero os três conselhos.
O patrão, então, falou-lhe:
— Primeiro: Nunca tome atalhos em sua vida. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar sua vida.
— Segundo: Não seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade poderá ser-lhe mortal.
— Terceiro: Jamais tome decisões em momentos de ódio e de dor. Poderá arrepender-se e ser tarde demais.
Após dar-lhe os três conselhos, o patrão disse-lhe:
— Rapaz, aqui tem três pães, dois para comer durante a viagem e o terceiro para comer com sua esposa, quando chegar a casa.
Assim, o rapaz partiu, deixando a fazenda, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que tanto amava. Andou durante o primeiro dia e encontrou um viajante, que lhe perguntou:
— Para onde vai?
Respondeu-lhe:
— Para um lugar muito distante, que fica a mais de vinte dias de caminhada por esta estrada.
O viajante aconselhou-o:
— Este caminho é muito longo, conheço um atalho que vai encurtar bastante sua viagem.
O rapaz ficou contente e começou a seguir pelo atalho, quando se lembrou do primeiro conselho do seu patrão. Então, voltou e seguiu seu caminho. Dias depois, soube que aquilo era uma emboscada.
Após alguns dias de viagem, achou uma pensão na beira da estrada, onde se hospedou. De madrugada, acordou assustado com um grito estarrecedor. Levantou-se, rapidamente, sem saber de onde vinham os gritos e do que se tratava. Recordou-se do segundo conselho. Voltou, deitou-se e dormiu.
Ao amanhecer, o dono da hospedagem perguntou-lhe se não havia ouvido um grito e ele disse-lhe que sim.
O hospedeiro questionou-lhe:
— Não ficou curioso?
— Não!
O hospedeiro falou-lhe:
— É o único que vai sair vivo daqui, pois sou louco e grito durante a noite. Quando o hóspede sai, eu o mato.
E mostrou-lhe vários cadáveres.
O rapaz seguiu sua longa caminhada, ansioso por chegar a sua casa.
Depois de muitos dias e muitas noites de caminhada, já ao entardecer, viu, entre as árvores, a fumaça saindo da chaminé de sua casinha. Andou um pouco mais e logo notou, entre os arbustos, a silhueta da sua esposa. O dia estava escurecendo, mas viu que sua mulher não estava só. Andou mais um pouco e percebeu que havia um homem entre suas pernas, a quem estava acariciando os cabelos.
Ao presenciar aquela cena, seu coração derreteu-se de ódio e amargura e decidiu ir ao encontro dos dois para matá-los sem piedade. Respirou fundo e apressou os passos. Lembrou-se, então, do terceiro conselho. Parou, refletiu e resolveu dormir aquela noite ali mesmo.
No dia seguinte, tomaria uma decisão. Ao amanhecer, já com a cabeça fria, pensou:
— Não vou matar minha esposa e nem seu amante. Voltarei para meu patrão e lhe pedirei que me aceite de volta. Antes, quero dizer à minha mulher que fui fiel a ela.
Dirigiu-se à porta da casa e bateu. Quando sua esposa apareceu, reconheceu o marido, atirou-se no seu pescoço e abraçou-o afetuosamente. Tentou afastá-la, mas não conseguiu. Com lágrimas nos olhos, disse-lhe:
— Fui-lhe fiel e você me traiu!
Ela, espantada, respondeu-lhe:
— Como?! Não o traí muito pelo contrário. Esperei-o durante esses vinte anos!
Ele perguntou-lhe:
— E aquele homem a quem estava acariciando?
Ela disse-lhe:
— É nosso filho! Quando foi embora, descobri que estava grávida e, hoje, ele está com vinte anos de idade.
Então ele entrou, conheceu seu filho, abraçou-o e contou-lhes toda a sua história, enquanto a esposa preparava-lhes o café. Sentaram-se para tomá-lo e comeram o último pão. Após a oração de agradecimento e lágrimas de emoção, ele abriu o pão. Ao parti-lo, ali estava todo o seu dinheiro!

CONSELHO DE UM VELHO.

Vejo jovens adolescentes,
levados não sei porque,
entrar no mundo das drogas,
sem mesmo se conhecer.

O relógio que gira o mundo,
gira mesmo sem parar,
sequer por um momento,um segundo,
ele vai te esperar.

Hoje você e jovem,
mais tarde a idade virá,
o futuro te espera,
onde você estará?

Acorde e olhe a vida,
o mundo precisa de ti,
pare e pense um pouquinho,
é preciso refletir.

Olhe o mundo ao seu lado,
te peço,não olhes para traz,
siga teus passos em frente,
e verás que és capaz.

Teu futuro a ti pertence,
não pertence a mais ninguém,
tenhas um futuro brilhante,
sejas na vida alguém.

Inserida por antonio195616

Amor

Penso assim :

- Homens e mulheres, jovens e melhor idade,classes sociais mais baixas e mais altas, pessoas do bem e do mau, do sul e do norte do mundo por maiores que sejam as diferenças de cada ser humano, a natureza se encarregou de nos criar com uma linguagem universal chamada amor. Algumas pessoas viverão uma vida inteira e dirão que não experimentaram o amor, mas nunca poderão afirmar que ele não estava lá, porque o amor vive em nós, é tudo uma questão do despertar. A parte complexa é que não podemos controlar quando acontece, com quem acontece e quanto tempo permanece. Não adianta se bloquear, tentar blindar o coração ,transformar se em pedra, em um momento ele desperta. E na mesma proporção em outro momento ele adormece, em alguns casos pelo fato da comodidade e do pensamento atrasado de que um jardim não precisa mais ser regado depois de nos presentear com flores. Já em outras situações são erros que somos passiveis de cometer a ponto de ser tão profunda a mágoa que o amor perde e entrega os pontos. Por fim a minha hipótese final sobre o amor é que muitos de nós resolvemos partir mesmo com o amor em plena ascensão pelo simples fato de não conseguirmos mais permitir que nossa visão da razão seja ativada, a partida com as lágrimas, saudade, e uma labareda de amor queimando no peito é apenas uma retomada do volante que guia nossas vidas. O amor é perigoso, ele nos deixa leve , alimenta nossa criatividade, nos enche de momentos prazerosos e o principal nos permite viver lado a lado com a paz. Com o amor somos capazes de viajar até muito longe, somos dez vezes mais resistentes e motivados. O amor é um espetáculo. Mas o amor nos machuca , nos derrota , nos destrói . Muitas vezes amar será como sair da direção e confiar que outra pessoa dirija para você. É um risco, a viajem pode ocorrer tudo muito bem e você se sentir feliz ou uma tragédia pode acontecer. O amor tem muitas faces, e uma das mais lindas pra mim é a esperança que ele nos trás quando entendemos que nada , realmente nada se perde, tudo está interligado, e tudo se transforma. Apesar das nuvens esconderem o sol e daqui debaixo imaginarmos que o sol foi embora, ele não foi. Ele está lá. Pronto para um novo dia sem nuvens para que possa despertar novamente e nos aquecer.
Assim é o amor. Estará sempre esperando o toque perfeito para se despertar.

Tiago Szymel 14/02/2014

Inserida por tiagoszymel

Somos jovens com a alma envelhecida
Somos contadores de piadas revolucionista
Desacreditados, resolvemos bagunçar a sua vida
Sei que vocês se incomodam com tanta alienação
Sinto muito não foi eu que retratei esse padrão
Com tanta auto destruição
Não conseguimos distinguir se isso virou solidão ou uma ardente prisão

Inserida por GiseleJ

Adolescentes e aqueles que os amam

Quanto a esses quatro jovens, Deus lhes deu conhecimento e habilidade. - Daniel 1:17

Imagine-se na situação de Daniel. O rei disse a você, um adolescente judeu, o que você vai comer e beber. Mas há um problema: Deus disse que a comida no cardápio do rei é proibida. Você poderia enfrentar esse tipo de pressão?

Muitas pessoas não acham que os adolescentes têm o que é preciso para fazer o que é certo em um caso como esse - ou em situações semelhantes em que custaria algo tomar uma posição moral. Os pais costumam pensar que os anos da adolescência são simplesmente um tempo para durar. Mas em vez de insistir nas dificuldades que eles enfrentarão, devemos pensar nas oportunidades que temos para incentivá-los a fazer o que é certo.

Eu acho que Daniel, o adolescente que foi desafiado a enfrentar o rei em nome de Deus, deve ter tido pessoas que o ensinaram a fazer escolhas certas. E isso mostrou, pois ele corajosamente desafiou as regras do rei.

Muitos adolescentes têm amor por Deus e sabedoria que Daniel demonstrou. O que eles precisam é de orientação e encorajamento, não uma atitude negativa e preconceituosa sobre a geração mais jovem. Ajude os adolescentes que você conhece a desenvolver a coragem de Daniel.

SUGESTÕES DE AÇÃO
Mantenha-se envolvido na vida de adolescentes.
Afirmar sua importância com palavras e ações.
Espere que eles façam o que é certo, mesmo que não seja popular.
Ajude-os a definir seus padrões elevados, como o de Daniel.

As crianças tendem a subir ao nível das expectativas dos pais. Dave Branon

Inserida por 2019paodiario

A DEPRESSÃO E O JOVEM

A depressão é uma doença que vem atingindo os jovens cada vez mais cedo.
E o que leva a depressão a surgir, tanto em crianças quanto em jovens, de forma geral é, a meu ver, uma inquietação pela busca do TER antes do SER, o consumismo desenfreado, alimentado pela mídia televisiva, escrita e a internet, bem como a perda da autoestima e a falta de um propósito de vida.
Assim, o contingente de jovens em estado depressivo, vagando de consultório em consultório, com vagas esperanças de cura e com tristes prognósticos de internação em um hospital psiquiátrico formam uma grande leva de pessoas que iniciam sua vida adulta tristes, cansadas e desanimadas, para quem a vida parece não ter lógica alguma e a morte se apresenta como uma tábua de salvação.
Muitos me perguntam se a depressão é hereditária. O fator genético deve ser considerado. Acredita-se que haja uma base genética, já que pessoas com história familiar de depressão apresentam maiores chances de “fazer” a doença em algum período de sua vida.
Os sintomas mais comuns e recorrentes de quem pode estar com depressão, tendo em vista que é uma doença com muitos sintomas, são:
• Sentimentos de inutilidade, baixa autoestima, desamparo ou falta de esperança.
• Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade, medos.
• Dormir mais ou menos que o normal.
• Comer mais ou menos que o normal, se alimentar mal.
• Dificuldade em se concentrar ou em tomar decisões, falta de assertividade (a pessoa que não sabe dizer NÃO quando é não).
• Perda de interesse em participar de atividades habituais e cotidianas.
• Redução da libido (desejo sexual).
• Recusa em estar com outras pessoas.
• Sentimentos exagerados de culpa, tristeza ou ódio (aparente ou não).
• Perda de energia ou sentimento de cansaço.
• Pensamentos de morte e suicídio.
Devemos lembrar que as drogas ou bebidas usadas com assiduidade contribuem para o agravamento do quadro, pois os jovens costumam buscar as drogas ilícitas e a bebida alcoólica justamente por apresentar uma depressão bem sutil. Ao invés de pedirem ajuda aos pais ou aos profissionais de saúde, eles buscam o “remédio” para suas dores morais e frustrações em barzinhos e festinhas, na maioria das vezes por sugestão dos “amigos”, que na verdade são “amigos da onça”.
Desta forma, os pais, quando perceberem ou detectarem que seu filho tem ou caminha para uma depressão, observando os sintomas acima, devem procurar escutar o filho, encorajá-lo a falar sobre seus sentimentos e dores, oferecer apoio; não tentar resolver os problemas dele, apenas escutar e, com simpatia e compreensão, sugerir que procure ajuda de um profissional de saúde mental competente.
Além disso, estes são outros cuidados importantíssimos para os pais:
• Não criticar, pois as pessoas deprimidas são muito sensíveis e isso pode fazê-las desmoronar.
• Não tomar a depressão do outro como sua culpa.
• Não pressionar a pessoa, incitando-a a reagir, porque a depressão é uma doença fisiológica e, como tal, necessita de medicamentos para seu tratamento e cura.
• Não assumir as responsabilidades dela.
• Não perder a paciência, pois a pessoa deprimida pode estar irritável.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a depressão tem cura. É importante que, ao perceber os sintomas, a pessoa procure atendimento psiquiátrico e psicoterápico, pois o quanto antes for iniciado o tratamento mais rápido o doente voltará à sua vida normal.
O tratamento medicamentoso pode ser realizado com o uso de antidepressivos alopáticos que são muito eficazes. Estes constituem um grupo de medicamentos químicos que têm o objetivo de restabelecer o equilíbrio na comunicação dos neurônios. Atualmente temos vários tipos de antidepressivos, cada um com sua indicação específica de acordo com a recomendação do médico psiquiatra.
Os medicamentos antidepressivos, de modo geral, não causam sonolência, nem dependência, e não precisam ser tomados para o resto da vida, salvo alguns casos em que a depressão se torne crônica, pois o importante é a qualidade de vida.
É bom ressaltar que o início dos efeitos benéficos dos medicamentos não é imediato, necessitando de um período de aproximadamente 3 a 4 semanas para começar a mostrar resultados. Da mesma forma, deve-se ter em mente que o tratamento da depressão é de médio e longo prazo, levando em média de 4 a 8 meses, podendo estender-se até um ano ou mais. Isso tudo vai depender da gravidade da doença e da resposta do paciente ao tratamento.
A psicoterapia é mais um instrumento terapêutico de grande importância, pois ajuda a pessoa a se conscientizar da doença e que precisa de ajuda e de se autoajudar, identificando em si mesma pontos importantes que possam ter contribuído para o desenvolvimento da depressão, ao mesmo tempo em que possibilita a elaboração de estratégias para driblar esses fatores.
Associados à alopatia (prescrita pelo psiquiatra), a homeopatia e os Florais de Bach dão ao tratamento uma interação sinérgica, de excelentes resultados.
O exercício da espiritualidade, seja qual for a denominação religiosa, é muito importante também, assim como o apoio e a participação de familiares e amigos durante o tratamento.
A reincidência é muito comum na depressão. Muitas pessoas têm uma melhora aparente e, por vontade própria, param com a medicação de supetão e não avisam ao médico. Aí pode ocorrer o chamado “efeito rebote”, quando os sintomas retornam com maior força. E muitas delas se esquecem ou não foram orientadas de que o medicamento apenas estabiliza os sintomas - é como se fosse uma muleta temporária, para que essas pessoas tenham tempo para fazer sua reforma intima de atitudes, comportamentos inadequados, emoções desarmônicas, mágoas etc. que acumularam em suas vidas. E é nesta parte que a psicoterapia entra, com toda a sua importância na conscientização do problema que levou à doença.

Inserida por fernando_vieira_filho

A doença do sucesso

Surtos de ansiedade e depressão. Frutos da nova cultura de pessoas jovens e bem-sucedidas.

O problema é querer buscar sucesso, a qualquer custo, o mais rápido possível.
Esquecemos que para alcançá-lo existe um caminho, é nele que a vida acontece.

Escute a sua mãe: "você não é todo mundo".

Cada um tem um caminho diferente e muitas vezes ele não te leva ao sucesso. Se você aproveitá-lo, pode não chegar aonde você queria, mas terá um vida mais saudável e feliz.


Esqueça o destino, aproveite o caminho. Sucesso é viver e estar bem.

Inserida por rogerlima

*“Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.”* *Augusto Cury*

Um dia, todos os pais pensaram, ou ainda vão pensar, se a maneira de criar os filhos está correta. Como saber?
Por que damos a mesma criação aos filhos e eles são tão diferentes?
Qual a garantia que temos de que eles vão sempre estar bem?
São tantas as perguntas que gostaríamos de ter as respostas, mas elas não estão em nenhum lugar. Nem no Google. Ele pode ter várias matérias que trazem orientação, mas nenhuma fórmula é perfeita.
O mais eficaz é a oração. Ela sim vai proteger os filhos. Deus lhes confiou os cuidados e as necessidades de seus filhos e, junto, ensinou-os este meio de abençoá-los. E nós, como pai e mãe, devemos orar por eles, pedindo a proteção, a orientação, a sabedoria e o amor divino. Embora não possamos ficar o tempo todo ao lado deles. Alguém pode. E, neste caso, é Deus.
Lena Rossi

Inserida por Lenarossi

Tem dois peixes jovens nadando juntos. Eles, então, encontram um peixe mais velho nadando no outro sentido, que acena para eles e diz: “Bom dia, meninos. Como vai a água?”
E os dois peixes continuam nadando um pouco. Então uma hora um deles olha para o outro e diz: “Água? O que é água?”
A água são os hábitos, as escolhas impensadas e decisões invisíveis que nos cercam todos os dias.

Inserida por pensador

Sem você

me ver

te beijo

com igual

entusiasmo
de dois jovens
sob o luar
numa cidade
esquecida
e abraçados
no portão
de casa.

Darei este

beijo casto

para receber

o teu ainda

mais puro

em troca,

e com franca

intenção

de ganhar

o teu lindo

coração.

Algo diz

que isso

ocorrerá

no tempo

certo que

é o tempo

que não

importa,

a vida nos

surpreenderá

na porta

como nunca

aconteceu.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Na real, fantasias e contos de fadas,estão na mente de jovens infelizes; na impulsividade de seus corações,reprimida pelo desprezo oculto de seus corpos.
Amor verdadeiro,o clichê mais vil e doloroso,continua sendo o maior sonho,e o carinho quase utópico,o maior anseio.
E depois de tanto equívoco delirante,percebe-se que o amor está além da aparência,mesmo que estimulado por ela; é como broto de planta desconhecida que se deixa crescer para ver o que se tornará e quando finalmente se tenta arrancar,as raízes já se tornaram profundas demais

Inserida por RFraser

Geração da viragem da música sem mensagem
Jovens cantam bobagem em ganham imagem
Gera do artista que atingir o pódio
Impossível com tantos conflitos e ódio

Gera que fez o Hip Hop ganhar ramificações
«Underground» é a raiz do resto são só versões
Gera do PC, celular e telenovelas
Dos vândalos que não ficam nas celas

Gera do jovem que estuda embriagado
Do mulato que desfila de carro alugado
Dos musculosos com os populosos «six packs»
Que por semana com essas mamanas marcam «packs»

Gera dos putos que têm vícios
Largam os estudos e não arranjam ofícios
Da bebida forte, como o «whisky» asiático
Que degrada o organismo e põe o cérebro estático.

Gera da miúda que a curtição se entrega
Basta teres um carro, o sexo ela não nega
Da mulher que diz: não há amor sem dinheiro
Pensamento interesseiro
Por isso tem mais de um parceiro

Gera da criança que gera outra criança
Sonhos viram cinza e morre a esperança
Recordam o preservativo depois do acto
Gravidez ou SIDA, tarde para desfazer o pacto

Gera que reflecte quando vive as consequências
Da prostituída devida há más influências
Dos Pais que não assumem seus filhos
Abandonam a mulher grávida e seguem seus trilhos

Gera do cota que no final do mês some
Curte em bares enquanto a família passa fome
Daquele cota que tem uma catorzinha maluca
Motivo para chamar a esposa de velha caduca.

Gera que demonstra carência de conhecimento
A mesma que habita nesta tribo de cimento
Que ao invés de reunirem-se nos Ministérios
Marcham sem panfletos a cometer erros sérios

Gera que vem a capital a busca de oportunidades
Pobre nortenho é enganado pelas publicidades
Sem escola acaba como segurança
Decepção de quem viajou com esperança

Gera dos estudantes que abandonam a «School»
E acabam nas minas da África do sul
Por acreditarem nas aparências acabam na ratoeira
E são maltratados do outro lado da fronteira.

Inserida por LJ_Nhantumbo

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp