Textos de homenagem ao idoso com mensagens de reflexão
"Meu Vizinho veio aqui dizer isso: 'Depois que me tornei Idoso, faço tudo na cama, menos dormir'. Eu chamo e trato Meu Vizinho por Jubileu. Como no desenho, 'Ele está Esquisito. Eu tenho Medo!' "
Texto Meu No.1060, Criado em 2022
USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com
Hoje, atendendo um casal de idosos, perguntei:
- Como é o relacionamento de vocês em casa?
A senhora me respondeu:
- É muito bom, a gente conversa bastante, a minha família é uma benção, fazem 43 anos que somos casados e nunca pensamos em nos divorciar, somos muito felizes...
A parte que me chamou mais atenção, foi quando ela disse, conversamos bastante, ele olhou pra ela sorriu, e pegou na sua m
ão...
Fiquei tentando imaginar, daqui a 40 anos, com quem eu gostaria de estar, e quão fácil foi perceber que eu não estou apaixonada por ninguém. Ninguém, com quem tentei imaginar um futuro, que tentei pensar como seria minha vida daqui alguns anos, fez meu estomago ter borboletas, não senti aquele friozinho na barriga, não sorri com ninguém.
De fato, atualmente se apaixonar é tão comum, mas se imaginar com aquela pessoa tanto tempo não é fácil..
Gostaria de entender, como é envelhecer ao lado de alguém, mas percebi que isso não é passível de entendimento, a não ser que você viva!
(Experiência vivida no trabalho)
MORAL não resume-se apenas em atitudes do tipo: conceder assentos à idosos em ônibus ou cruzar ruas com deficientes visuais. Isto é MORALISMO.
MORAL é comprometer-se com si próprio e forjar capacidade e coragem para que se preciso for, arriscar a própria vida por outra ou pela causa em que acredita.
Sempre Amor e Respeito aos Idosos
Estou aprendendo com os idosos que cuido o que muita gente já sabe: ao envelhecer nos tornamos crianças... mas o que muitos não sabem, que o gostoso de cuidar de um idoso é que, além de valorizar mais a juventude, um amor intenso a cada dia vai preenchendo mais o coração... ter paciência e carinho nessa profissão ajuda muito a enxergar este amor tão lindo e gostoso que vai crescendo a cada dia mais dentro da gente. Experimente cuidar com carinho de um idoso. Eles são crianças lindas que nos ensinam a crescer em sabedoria, amor e paciência!
Senhor.
Nesta manhã quero dar-te graças...
Rezemos pelos nossos velhos/as..os nossos idosos...
Pela sabedoria acumulada pelos anos...
Peço-te por eles, há quem trate e veja os velhos...
Como pessoas inutéis....
Tantas vezes maltratadas...
Olhados e tratados como um peso morto .
Que os tratam tantas vezes...
Como pessoas que já disseram tudo ou fizeram tudo.
Quando ainda têm tanto para dar.....
Muitas vezes por comodismo....
E egoísmo de tantas famílias...
Vivem e emerjam na imensa solidão.
Além dos necessários atos de delicadeza como ceder o lugar a um idoso, responder a um cumprimento, a GENTILEZA deve exceder os comportamentos adequados à vida social.
Um ser essencialmente gentil pensa em si, mas não deixa de pensar no outro. É capaz de olhar em volta e perceber que um único gesto poderia mudar para melhor o dia de alguém.
GENTILEZA, acima de tudo, é atitude aliada à vida como um todo, onde a conjugação a ser utilizada é precedida pelo pronome "NÓS". Sim! sempre no plural!
Cika Parolin
Ser idoso, é uma questão de idade... Ser velho é uma questão de espírito...
Ósculos e amplexos,
Marcial
O QUE É SER SIMPLESMENTE IDOSO
Marcial Salaverry
Algo que se comenta muito, é sobre o que vem a ser a chamada "idosidade", ou simplesmente a velhice. Posso dizer com alguma segurança, que a verdadeira velhice está no espírito das pessoas, que simplesmente se entregam à passagem do tempo, esquecendo-se de que seu espírito pode permanecer jovem, apesar da carcaça envelhecer.
Conheço velhos com 40 anos, e jovens com 80. Cada qual com uma maneira diferente de encarar a vida. Vejam como podem ser identificados e enquadrados os diferentes espécimens:
Ser idoso é ter idade, pois não se pode deter a passagem do tempo, mas o avançar do tempo, não justifica uma eventual perda da alegria de viver. Não podemos e nem devemos perder nossa jovialidade. Afinal, se ainda estamos vivos, já é algo para ser comemorado.
A idade pode trazer um certo desgaste para nossa matéria, mas não justifica que deixemos nosso espírito se desgastar, ou abater por causa disso. Basta que aceitemos as consequências que a idade pode nos causar, e adaptarmo-nos a elas, vivendo com elas, e não apesar delas.
Quando temos algum objetivo, algo que desejamos fazer, não devemos perder tempo (mais ainda), nos indagando se vai valer a pena, devido ao tempo de vida que ainda nos poderá restar, ou nos negarmos a algum novo projeto, escudando-nos no fator etário. Devemos procurar desenvolver nossos projetos, talvez ainda com mais garra do que quando éramos jovens, ainda mais se considerarmos que nos resta menos tempo agora...
É tão bom sonhar, e não apenas quando dormimos. Sente-se velho aquele que desiste de seus sonhos, e se entrega simplesmente ao sono...
A idade não impede que sempre queiramos aprender mais alguma coisa. Sente-se um velho alquebrado, aquele que desiste de tudo, e apenas deseja ver o tempo passar, dedicando-se somente a atividades "próprias para velhos". Aliás, o que são "atividades próprias para velhos"? Será que apenas jogar dominó, e conversar lembrando o que fez quando jovem?
Melhor é descobrir o que são "atividades para idosos", ou seja, é aquilo que gostamos mais de fazer...
Temos na verdade, algo para ensinar, algo que nossa vivência nos trouxe, e que podemos repassar para os mais jovens. E isso é muito importante, desde que saibamos repassar nossos conhecimentos, a quem os queira absorver.
O que de melhor nos traz a idade, é a capacidade de saber amar, que não pode ser jamais perdida.
Amar algum amor, amar quem nos cerca, amar a Natureza, amar a Deus, enfim, AMAR. Ficamos velhos, se perdemos a capacidade de amar, e apenas sentimos ciúme, tristezas, lembranças.
Temos que considerar que a cada dia nossa vida recomeça, então ele pode ser o primeiro daqueles que ainda nos restam, e poderemos fazer planos para os demais. Não vamos julgar que ele pode ser o último, ainda que possa mesmo sê-lo. Mas sempre vamos viver pensando no futuro, e vivendo o presente. Velhos ficam apenas lembrando do passado...
Devemos sempre saber fitar a linha do horizonte, tentando descobrir nossos limites, lá, onde o sol pode iluminar nossa esperança no futuro, e não apenas nos voltarmos para o passado que afinal, embora possa ter sido de glórias, já passou. Ter lembranças gostosas é uma coisa, apenas viver delas é outra...
Temos que ter uma vida bem ativa, praticando algum esporte, ou praticando atividades intelectuais, ou ambas, que é para poder sempre curtir adequada e prazerosamente o tempo que ainda temos de vida, e não ficarmos lamentando o que já fomos, sentindo que a morte se aproxima. Ela vem de qualquer jeito, mas não precisamos chamá-la. Ela conhece o caminho, e saberá quando chegar. Deixe que ela mesma saiba hora e local...
As rugas também diferenciam velhos de idosos. Enquanto os idosos tem suas rugas marcadas pelo sorriso, pela alegria de viver, os velhos as tem marcadas pela amargura que marca seus dias.
Para finalizar, uma frase de meu guru L'Inconnu:
"Idoso e velho podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idades diferentes no coração."
Linda e definitiva esta mensagem... e com ela no coração, desejo a todos UM LINDO DIA.
Saber ser idoso,
É saber como é gostoso
Ter e curtir um amor...
CONTO: IDOSO SORRI, FELIZ
"- Alô, é da casa de Josué Dilva? Bom dia."
"- Bom dia, ele mesmo falando..."
"- Seu Josué, meu nome é Maria e falo aqui é do Abrigo Casa dos Idosos. Estamos lhe telefonando para desejar um dia muito feliz."
"- Nossa... Obrigado!" respondeu surpreso o idoso.
"- Percebo que o senhor está sorrindo. Esse é nosso objetivo."
"- Estou sorrindo sim e até emocionado. Muito obrigado por me fazer sorrir. estava precisando. Espera um pouco, vou assoar o nariz e enxugar as lágrimas. São de alegria, não se preocupe."
Após alguns instantes ele retorna:
"- Me desculpe a interrupção. Pode continuar, minha jovem."
"- O senhor poderia nos ajudar, fazendo uma declaração para transmitirmos aos nossos internados? Vou gravar e depois reproduzir para eles."
"- Com satisfação, Menina: Grave aí: Bom dia, mas bom dia mesmo, minha gente. Bom dia com muita alegria e gratidão. Desejo a todos muita paz, saúde, amor e companheirismo."
"-Ótimo, seu Josué. Agradecemos sua preciosa colaboração. E por gentileza, anote nosso telefone, quando puder, ligue para nos alegrar."
-"Ok, já está anotado no "bina". Vou incluir na Agenda e ligarei com muita satisfação. Quais os melhores horários?"
"- Estaremos aqui 24h. Plantão direto."
"- Maria, me diga, qual a sua função no Abrigo?"
"- Sou voluntária. Minha avó foi acolhida aqui há 10 anos, falecendo 3 anos depois. Eu me engajei no voluntariado logo depois."
"-Obrigado, Maria. Fiquem com Deus." O idoso desligou rapidamente, pois as lágrimas escorriam e os soluços o impediriam de continuar falando.
Lavou novamente o rosto, refletiu durante alguns minutos.
Em seguida, telefonou para aquele familiar que há anos não falava. E depois de fazê-lo sorrir e gargalhar ao telefone, ligou para outros familiares e amigos com os quais só Curtia e Compartilhava pelo Facebook.
Agora, é com vocês: Sorriam e tenham uma boa semana.
(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)
Pessoas morrem por uma assistência deficiente na Saúde. Alunos continuam sem Educação. Idosos na Previdência continuam desassistidos. Pesquisas estão sendo paralisadas. Não é porque o Gigante continua adormecido. É porque demasia a corrupção.
Com políticos de bolsos transbordantes e num mundo colorido.
Há pessoas que são jovens aos oitenta anos e outros que são idosos aos quarenta.
A juventude ou velhice não fazem parte de um período de nossas vidas, e sim, de um estado de espírito.
Não é por termos vivido certo número de anos, que envelhecemos. Envelhecemos quando perdemos o ideal, a alegria de viver e a alegria de amar.
Para jovens e idosos
Bendito és tu, Senhor. - Salmo 119: 12
O avô de Kerri estava com problemas de saúde e não era ele mesmo ultimamente. Para animá-lo, Kerri o visitou para recitar uma passagem da Bíblia que ela havia memorizado para um concurso de discursos.
Vovô sabia que ela havia vencido, então ele queria recompensá-la. Abrindo sua Bíblia para sua passagem favorita, ele escondeu algum dinheiro lá. Quando Kerri chegou, ela recitou sua entrada vencedora, Salmo 119: 9-16. Então, o vovô deu a Bíblia a Kerri, e ela a abriu para encontrar o presente escondido - localizado no Salmo 119. Ambos haviam escolhido a mesma passagem!
Para Kerri e seu avô, a direção de Deus os levou a uma porção das Escrituras de importância vital para jovens e idosos. Ele detalha como permanecer puro em um mundo de impurezas (Sal. 119: 9) - algo que todos os jovens precisam fazer. Explica a importância de ocultar a Palavra de Deus em nossos corações (v.11) - algo em que muitos crentes mais velhos dependem quando a vida se torna mais difícil. Os versículos também nos lembram de louvar a Deus, valorizar Seus padrões, meditar nas Escrituras e deleitar-se com Seus ensinamentos (vv.13-16).
Às vezes Deus nos surpreende com a maneira como Ele nos fala através de Sua Palavra. Ele pode até usar uma incrível “coincidência” entre avô e neto para colocá-los, e a nós, frente a frente com algumas de Suas promessas mais preciosas.
Obrigado por seu livro sagrado
Para me guiar dia após dia;
Aprecio todas as promessas
que me ajudam no meu caminho. - Lyle
A Palavra de Deus é atemporal - fala para todas as gerações. Dave Branon
Hoje é o Dia Nacional do idoso
muitos os tratam com desdém
esquecem que seu futuro
e ser um idoso também.
Sua pele não é a mesma
são delicadas como a mais pura seda.
Seus olhos são de súplicas e aflição,
precisamos dar a eles toda nossa atenção.
Já não conseguem ouvir direito, precisamos respeitar
Enxergar está difícil, andar rápido, não são capazes
perderam o equilíbrio, não cometem erros por maldade
voltaram a ser crianças, respeitemos suas vontades.
Eles sabem que o tempo não lhe é mais favorável
relembram a sua juventude com uma imensa saudade.
São tempos que não voltam, e estão avançados na idade,
mas o que eles mais desejam é que sua família viva com tranquilidade.
Não se sintam tão soberbos meus jovens
pois seu tempo vai chegar, trate com respeito o idoso
Pois e assim que vão te tratar, o tempo não perdoa.
Podem se acostumar! Ele apenas devolve "aquilo que você dá".
Ser idoso é uma dádiva que poucos conseguem hoje em dia
pois as pessoas não são as mesmas, elas abreviam os seus dias.
Que Deus nos conceda viver uma vida santa e de bom grado
pois sabemos que colheremos, tudo o que foi plantado.
ORAÇÃO AOS IDOSOS
Bem-aventurados aqueles que compreendem os meus passos
vacilantes e as minhas mãos trêmulas.
Bem-aventurados os que levam em conta que meus ouvidos
captam as palavras com dificuldades,por isso procuram falar -me mais alto e pausadamente
Bem-aventurados os que percebem que meus olhos já estão nublados e as minhas reações são lentas.
Bem-aventurados os que desviam o olhar,simulando não ter visto o café que,por vezes,derramo sobre a mesa
Bem-aventurados os que sorriem e conversam comigo.
Bem-aventurados os que nunca me dizem:"Você já me contou isso tantas vezes!"
Bem-aventurados os que me ajudam,com carinho, a atravessar a rua.
Bem-aventurados os que me fazem sentir que sou amado e não estou abandonado,tratando-me com respeito.
Bem-aventurados os que compreendem quanto me custa encontrar forças para aguentar minha cruz.
Bem-aventurados os que me amenizam oas últimos anos sobre a terra.
Bem-aventurados todos aqueles que me dedicam afeto e carinho fazendo-me,assim, pensar em Deus.
Quando entrar na eternidade,lembrar-me-ei deles,junto ao
Senhor Amém!
VIDA...
Quero viver intensamente como um idoso que está no fim da idade
Eu quero um sorriso mais bonito para me vestir
Quero viver com pessoas do bem e que me queiram bem
Se me machucar, desculpe-me quem o fez, mas não vou me importar...
Quero jogar bola descalço, brincar na chuva e ter sempre a coragem de chegar junto e dizer: 'cara eu te amo demais da conta.'
Não quero lamentações e nem tampouco falsidades
Quero gargalhadas de tirar o fôlego de dar dores na barriga
Quero gente que não tenha medo da simplicidade e anseiam pela paz de si e do próximo
Não quero magoar e sim festejar, a sua e a nossas vitórias
Um dia quando eu não estiver aqui
Quero deixar algo de mim pra você
O melhor de mim é você
Desabafo
Na fila do supermercado, o caixa diz a uma senhor idoso:
- O senhor deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não são amigáveis ao meio ambiente.
O senhor pediu desculpas e disse:
- Não havia essa onda verde no meu tempo.
O empregado respondeu:
- Esse é exatamente o nosso problema hoje meu senhor. Sua geração não se preocupou o suficiente com nosso meio ambiente.
- Você está certo responde o velho senhor
- Nossa geração não se preocupou adequadamente com o meio ambiente.
Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidas à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reúso e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.
Realmente não nos preocupamos com o meio ambiente no nosso tempo.
Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhávamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisávamos ir a dois quarteirões.
Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o meio ambiente.
Até então, as fraldas de bebês eram lavadas porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.
Mas é verdade: não havia preocupação com o meio ambiente naqueles dias.
Naquela época tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como?
Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usávamos jornal amassado para protegê-lo, não plástico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar. Naquele tempo não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam com eletricidade.
Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o meio ambiente.
Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos. As canetas, recarregávamos com tinta umas tantas vezes ao invés de comprar uma outra. Afiávamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lámina ficou sem corte.
Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar um número incontável de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima.
Dá vontade de rir vendo que a atual geração fale tanto em meio ambiente, mas não quer abrir mão de nada.
Que tal pensar em viver um pouco como na minha época?
VAGA IDOSO, FILA PREFERENCIAL
Quando é que se sente velho?
Quando se pára de sonhar
A noite passa a ser dia
No dia as horas são vazias
Os remédios já são tantos
Comparações te entristecem
A memória desobedece
O humor já será um espanto
Os amigos serão mais raros
Os interesses mais estranhos
Então é hora de mudar !!
Virar o jogo de repente
Viver a vida plenamente
Conquistar nova jovelhitude
Olha para frente, que tem gente
Abraçar suas conquistas
Ser velho, mas feliz e contente.
Hoje pela manhã vi um senhor, bem idoso, sentado em uma varanda, tomando sol.
No lugar, dele me coloquei.
Pensei. Senhor quando ficar bem velhinha permita que eu tenha uma varanda em que possa sentada, sentir o calor do sol e apreciar o verde das arvores bailar ao som do vento. Permita-me
Caminhar, nem que seja o suficiente para tomar banho e me trocar;
Encher meus pulmões de ar e se não puder dançar, ao menos cantar;
Ouvir o canto dos pássaros, o riso de uma criança e “mãe eu te amo”;
Dizer palavras doces e sentir o doce do mel;
Sorrir e gargalhar, até chorar;
Sentir o perfume da rosa, do café e do mar;
Rir de mim mesma e fazer os outros rirem;
Permita-me ser grata a ti, a todos e por tudo;
Permita-me sonhar e a cada dia enquanto acordar, amar.
Samira Kezh
13/08/2015
“Nós aceitamos a Reforma da Previdência e o sacrifício de milhões de futuros idosos pelo bem da nação com a condição de que antes ocorra uma reforma nos Três Poderes, acabando com as regalias: Pensões e Aposentadorias especiais, ganhos acima de 35 mil reais por mês, férias acima de 30 dias, planos de saúde vitalícios, mais que 13 salários por ano, auxiliares comissionados, carros e residências oficiais.”
Sérgio A. B. Paixão
Página do Facebook: Brasil e eu
O que o educador pode dizer?
Ivone Boechat
O que dizer a uma criança, a um jovem, ao idoso, a alguém que assiste, perplexo, pelos meios de comunicação, a tanta destruição, vandalismo, quebra-quebra, planejado por radicais livres, leves e soltos, mascarados profissionais, muito bem pagos, a pretexto de indignação, por este ou aquele motivo político?
O que dizer dos maus elementos travestidos de “políticos” que não têm o menor compromisso com o povo, porque já provaram que, na mínima oportunidade, surrupiam os cofres públicos e nem se importam com a fome e o abandono de milhares de pessoas, seus eternos e fiéis eleitores, coitados!
O que dizer de “jornalistas” que generalizam, confundem, induzem multidões ao erro, quando se precipitam com “notícias” equivocadas que esmagam esperanças. Ou então selecionam as piores desgraças para contar a todos, sem se importar com horário, idade, saúde, com a desculpa de “vê quem quer”. A ética passa longe! Esses têm o prazer de grifar o pior, como se no Brasil não acontecesse nada de bom.
O que dizer aos “educadores” ideológicos que consomem o tempo dos estudantes, traem as famílias, ao invés de ensinar os valores fundamentais para a construção do cidadão? Sala de aula não é diretório nem palanque é uma grandiosa oportunidade para a educação. Se “doutrinadores” gastam o tempo discipulando para desfraldar uma bandeira que não seja a brasileira, deveriam exercer a profissão custeada por aqueles que lhe encomendaram a tarefa de desmoronar o país e as instituições. A verba destinada à educação tem que ser investida na educação básica!
O bebê chega de fraldas à escola. Ele quer espaço para brincar, cantar, ser feliz. Ele nem sabe o que é aprender, porque ensina muito mais do que aprende. Mas cresce, passa a entender o mundo ao redor! Que tristeza! O menino vai crescendo e se traumatizando com tanta violência pra todo lado! Muito cedo vem a decepção com as chamadas “autoridades”, devido ao comportamento ridículo que essas crianças veem e registram pelos meios de comunicação.
É tempo de colocar a pátria, tão mal amada, no centro das prioridades! A sociedade está carente de assistência! Todos sabem que é a educação que traça o rumo. Exemplo ruim está sendo praticado a olhos vistos, até por aqueles que se proclamam “educadores”, quando invertem os objetivos educacionais e pervertem politicamente com mentiras. Mentiras, fábulas, delírios têm no jovem um terreno fértil. Os profissionais do mal sabem disto. Por causa dos “meios que justificam os fins” insistem e conduzem as vítimas a um velho curral eleitoral, mesmo tendo plena consciência do mal que fazem ao Brasil.
O Brasil é lindo! É uma potência! É rico! Tem quase tudo para dar certo, mas quem sabe, tropeça em você: saia da frente se você não é educador, se não é um político honesto, se não é o governante que prometeu ser. Devolva ao povo brasileiro o que ele sempre teve: esperança.
- Relacionados
- Frases para Terceira Idade
- 43 frases sobre idosos que celebram a terceira idade
- Dia do Idoso: frases para celebrar a melhor idade com carinho
- Respeito ao idoso: frases e textos sobre honrar os mais velhos
- Poemas sobre idosos (versos de reflexão e homenagem)
- Idosos
- Citações sobre idosos para redação (de filósofos e pensadores)
- Frases de Idosos
