Textos Narrativos em 3a Pessoa
Oportunidades de uma jornada...
Somos companheiros dividindo trechos de uma jornada, alguns entes queridos, amigos e desafetos já desceram num determinado ponto, uns serenamente, outros em sofrimento.
Nenhum deles ficou para trás, de alguma forma nos acompanham e a nós estão ligados pelos fios das lembranças boas ou não muito agradáveis por conta das questões mal resolvidas, aquelas mágoas insufladas pela vaidade ou orgulho e que, simplesmente, não foram tratadas.
Não importa o tempo que já passou, neste momento, podemos fazer uma higienização completa, como se estivéssemos entrando num quarto onde acumulamos o que não nos faz bem, está tudo num baú, cheio de poeira, cheiros ruins, ainda sentimos aversão.
A decisão é nossa, abrir ou não esse baú e fazer uma necessária e saudável faxina.
Começamos pelas pessoas da família ou convívio social que machucamos ao longo da jornada, não importa agora a razão, peçamos perdão e numa bacia ao lado com água e sal vamos mergulhar o pano encharcado com essas impurezas, logo que toca a água nós o torcemos e essa negatividade é transmutada, limpa.
Feito isso agora imaginamos aquelas pessoas que nos fizeram infelizes e chorar, do fundo do nosso melhor começamos a desatar os nós e também os perdoamos, usando o mesmo pano e a mesma bacia e, finda a limpeza, nos sentimos bem e em paz.
A jornada continua agora mais leve, não esqueçamos, em algum momento chegará o nosso ponto de descida.
Pode ser a qualquer hora, qualquer dia, que não adiemos esses acertos necessários, não sabemos a nossa hora e a de ninguém.
Paz e serenidade!
Oração para pessoa amada...
Deus protegei e cuidar da pessoa amada, não deixai faltar nada essencial a ela, manter nossa fidelidade, compaixão, comprometimento e acima de tudo, nossa resiliência para superar as crises existenciais, tornando-nos fortes na beleza do amor. Que nossa esperança seja maior que a angústia, que nosso carinho seja superior ao desafeto e que nosso amor hoje seja maior que o de ontem.
Eu gosto de agradar, mas não por querer sempre estar em primeiro lugar.
Eu gosto de agradar pois é uma forma de demonstrar o amor que eu sinto
Um abraço, um presente ou até mesmo um sorriso..
Gostar de alguém faz bem para a alma
Alguém ja falou que o que nos falta é o amor ?
O amor por dentro nos acalma
e incrívelmente tira nossa dor.
Desculpe por
te chamar de meu amor
eu sei que você
acha isso bobo.
Desculpe por
preparar o café
e esperar você na mesa
eu sei
já ouvi muitas vezes de você
que isso é uma forma
de criar laços.
Desculpe por
olhar você enquanto dormi
eu sei que eu
deveria fazer o mesmo que você
que se levanta da cama
sem falar nada
e simplesmente se vai.
Desculpe por
sair essa manhã
mesmo você pedindo para
eu esquecer tudo
e continuarmos como estamos.
Desculpe por
Rejeitar essa oferta
uma pessoa como eu quer alguém
que goste de coisas bobas
que crie laços
e que me diga "Eu te amo"
pelas manhãs.
Existe todo tipo de pessoa:
Pessoa que vive desesperada...
Pessoa que chora por nada...
Pessoa que sofre por pouco...
Pessoa que fala “pelos cotovelos” das suas tristezas...
Pessoa que fala com “os olhos” das suas alegrias...
Pessoa que só escolhe pessoas erradas...
Pessoa que vive triste por suas escolhas...
Pessoa que só se dá bem com as suas escolhas...
Pessoa que vive feliz por suas escolhas...
Pessoa que sabe lidar com a sua felicidade...
Pessoa que sabe “conviver” com o seu sofrimento...
E tem pessoa que não!
Pedro Marcos
Por qual motivo alguém tende a rebaixar o seu amigo na frente de outras pessoas? para mostrar superioridade? mostrar para aquelas pessoas que é alguém legal o bastante para se juntar a aquele grupo? aumentar um pouco a sua baixa auto-estima nem que seja por alguns minutos?
isso só mostra o quanto você é uma pessoa ruim que ninguém iria querer ser amigo, contar segredos, algo do tipo kkkkk...é engraçado porque, parando para pensar...a culpa não é sua.
Nós
Meus olhos brilham
Coração dispara
Teus olhos me chamam
Meu corpo para
Distância pequena
Sentimento imensurável
Teu cabelo contínua cheiroso
Meu avanço responsável
Por que andar é tão difícil com você por perto ?
Pareco idiota assim
Nas palavras sou discreto
Impossível descreve-lá em papel
No meu imaginar és mulher incomparável
Nas poesias minha amada
Em minhas mãos maleável
Sou tolo por não beija-la agora
Sábio por saber a hora
Se é que existe tempo para acariciar teus lábios
Durmo inquieto
Acordo focado
Não no trabalho
Sim no amor
Em você
Que muito em breve será nós
Sua vida, a ti pertence!
Por #JaneFernandaN
Deixamos tantas coisas de lado, em nossa vida, mesmo que desejamos muito fazê-lo, simplesmente porque outras pessoas nos dizem não valer a pena, mas quem deveria achar se tem ou não importância, seríamos nós mesmos.
Nos condicionamos muito as vontades alheias, entregamos nossas vidas nas mãos de outras pessoas, tentando agradá-los de todas as formas, sem ao menos pensar em nossas próprias vontades e se essa pessoa é merecedora de tudo isso que ofertamos.
Assim, deixamos de viver nossos sonhos próprios, aqueles que desenhamos durante a infância, almejamos tanto na adolescência e enterramos na fase adulta, por acreditar que, só porque vivemos com alguém, sua vida pertence a ela e, não a você.
Que fique evidente aqui que não se estende apenas para parceiros amorosos, mas àqueles que julgamos ser amigos e principalmente aos pais e familiares, pois quando se fala em viver com alguém, logo se imagina o namorado ou marido, nem sempre o marido é opressor, as vezes o marido se torna o libertador, aquele que apoia e te ajuda a se libertar das amarras sociais, te faz ver a vida com olhos e mente abertos para a realidade, expandindo seu campo de visão, te capacitando a ver a vida além do 'politicamente correto', sem conceitos pré estabelecidos, te fazendo ser exatamente você, viver aquilo que sempre teve vontade, mas fora impedida por tabus e ensinamentos machistas, sem fundamentos, sem nexo, com apenas uma lógica, controle, apenas porque lhes foi ensinado, mas nunca fora questionada as razões daquilo que estava sendo passado adiante, para os filhos e netos.
Essas pessoas se esquecem de que somos seres individuais e que possuímos personalidade e opiniões próprias, claro que podemos debater e formalizar novos conceitos, porém nunca se deve limitar ou impedir que se dê sua opinião sobre a vida e tudo o que se refere a ela, no seu ponto de vista ou vivê-la a sua maneira, desde que não interfira ou cause danos a vida de outros.
Muitas vezes ficamos esperando aparecer alguém especial para podermos, enfim, começar a viver nossas vidas, mas lhes digo, não espere chegar um momento ou uma pessoa especial para fazer o que sempre teve vontade, momentos e pessoas especiais são todos aqueles que damos importância em nossa vida, no entanto, você deve se considerar a mais importante de todas as outras pessoas, primeiramente se conheça, se cuide, se ame, assim não permitirá que qualquer um entre na sua vida e tente regê-los ou controlá-los.
Saia mais, procure fazer algo diferente do habitual, nem que seja dar uma voltinha no quarteirão, sinta o ar que respira, procure ver outros cenários, vá a praça, ao zoológico, parquinho, baladas, barezinhos, aprenda a sair sozinho, não é errado estar na própria companhia, errado é estar acompanhado quando queria estar só, ou permitir a companhia de qualquer um por carência ou interesses materiais.
Brinque com uma criança, converse com uma pessoa no auge de sua vida e, lhes pergunte o que é mais importante em suas vidas, elas não lhe responderão que é dinheiro, carros de luxo, nem o som mais potente, tampouco o vestido mais lindo da loja.
A pessoa, no auge de sua vida, lhe responderá que o mais importante é ter alguém que se possa conversar, que te entenda, que te ame sem julgar, que possa aproveitar ao máximo com essa pessoa e lhe mostrar o quão importante é em sua vida, enquanto tiver tempo e, ter feito tudo o que pôde fazer enquanto jovem, ainda com disposição e energia, pois se tem arrependimentos, são das coisas deixadas pra trás, por medo do que a sociedade iria lhes dizer.
A criança lhe responderá que, o mais importante pra ela é ter o papai e a mamãe junto dela pra sempre, que eles nunca morram e que sempre o ame e nunca o esqueça. Se lhe perguntar o que mais quer na vida, certamente ela lhe responderá que quer um sorvete ou um doce (prazeres de uma criança), mas nunca que quer ser rico, famoso, ter o melhor carro do ano ou coisas do tipo.
Porque são as mais simples coisas que te trarão as melhores lembranças!
Valorizem-se.
JaneFernandaN
Escute a Deus, não ouça o homem!
Valorizamos tanto nossos pares quando opinam sobre nossas vidas.
Em muitas das vezes, entristecemos com a critica alheia ou enobrecemo-nos criando vaidade no coração.
O resultado inclusive dessas conclusões de outras pessoas tomam o primeiro lugar de nossas vidas.
Queremos agradar seres humanos, cuja constituição é de material orgânico biodegradável, isto é, carne e osso.
Aí quando Deus quer o seu melhor, ainda que a palavra seja dura, ainda que ele peça alguns sacrifícios seus, achamos que ele fala demais.
Deus fala conosco para estarmos na sua direção, no seu projeto e não em um projeto alheio e estranho a suprema vontade dele.
Não queira agradar pessoas que vinheram a este mundo é vão sair dele igual a mim e a você.
Agradeça a Deus que te colocou nesse mundo e sabe como te tirar dele num piscar dos olhos.
Viver neste mundo para agradar a Deus, não é fácil e é por conta disso que existe o espírito santo, que em tudo pode nos dar um ombro amigo.
Dê mais crédito a palavra de Deus, ela te fará entender o que ele tem reservado para mim e para você.
Eu sei bem como é ver a pessoa que você ama lhe dar as costas
Fiquei quieta, agi sem firulas, tornei-me gentil e sorridente, mesmo parecendo perdida, na época fiquei sem saúde, meu amor não era condicionado a nada, amava gratuitamente, não conhecia a cara do preconceito.
Eu não me livrei de nada, valeu a experiência, eu fico querendo compreender todo mundo e institivamente dou um passo para trás, a vida continua o amanhã será melhor, mesmo sem saber se isso de fato é verdade, nunca questionei.
Comecei a repetir o processo mental de que tudo ia terminar bem e repetia esse processo seis vezes por dia, ora estava eufórica e cheia de possibilidades, ora estava pedindo explicações adicionais para o meu coração.
Reconheci a gentileza do homem que estava indo embora, esse livro eu já tinha lido, curtir e ir embora em seguida já fazia parte do meu repertório, senti uma pontada de raiva por ter sido feita de boba novamente.
A mentira me protege, por vezes eu vivi uma inverdade feliz, viajar juntos e curtir como se fôssemos felizes, me sentir amada e amar mesmo fora das medidas, a insistência em não ajudar nas atividades domésticas porque estava sempre cansado.
Cada traição eu me sentia oprimida, eu estava entre a maioria das pessoas que busca saídas rápidas e cômodas para seus problemas, eu queria ser feliz, desaprendi a ser espontânea.
Com o tempo a gente vai se desapegando das pessoas, até roupa nova doava sem pena, estava cansada de ser diminuída com essas representações ridículas, eu me importava demais com a opinião dos outros, todo mundo era feliz no amor, menos eu.
O livro da minha vida não tinha uma boa história de amor, ter consciência disso era meu primeiro passo no processo de cura, eu não estava nesse mundo por causa de ninguém, as lágrimas faziam parte e serviam para lubrificar a minha visão.
Ninguém lê o meu mundo, eu apenas vivia reagindo aos acontecimentos, o questionamento “será que sou digna de ser amada” sempre me assombrava, passei a economizar dinheiro, passei a compreender a importância de ser feliz sozinha, de manter a casa e a vida cheirosas. E depois que passou a fase do autoconhecimento veio a transição de uma vida cheia de alegria.
Ela não se preocupa em ter o brilho da lua... Pois ela já tem seu próprio brilho... Deus deu a ela o dom da vida
E ela assim o aproveita... Ela não quer agradar a todos
Nem a um, ou dois, ou três... Mas trata as pessoas com amor
e procure falar a verdade
a verdade e amor que cada um merece... Ela nunca vai agradar a todos
Mas terá o amor de muitos
Principalmente dos amigos sinceros.
As vezes quando eu olho pra ela e vejo a mulher que se tornou, o quanto bonita está, confiante em si mesma, o quanto é forte, de como corre atrás dos seus objetivos, de como nunca deixou que ninguém a desanimasse, bem talvez até deixou, mas sempre buscou motivação.
Quando eu olho pra ela e vejo o quanto essa mulher é especial para aqueles que a cercam, o quanto eles estão dispostos a ajuda-la sem receber nada em troca (e nisso eu me incluo). Penso: Será que uma dia ela pesou em estar como está, ver e perceber que só dependia dela para isso acontecer, e que cada queda que ela levou, ela se reerguia cada vez melhor?
Ela é uma mulher incrível e onde ela passa atrai os olhares, não só por sua aparência, mas porque percebem que ela é misteriosa. Bendito seja o homem que um dia consiga desvendá- lá, sortudo será se conseguir manter ela em seus braços, nunca a prenda, pois ela gosta de voar e dependendo, ela volta. E cada retorno seu é uma expectativa, e creia, são muito boas.
Eu "Vivi" os melhores momentos;
Eu "Vivi" as piores situações;
Eu "Vivi" meus erros, mas de uma vez;
Eu "Vivi" intensamente quando conheci quem me deu vontade de ser melhor;
Eu "Vivi" pouco ao lado desse alguém;
Eu "Vivi" sozinha por bastante tempo;
Eu "Vivi" roteada pelo vazio, mesmo com muita gente ao meu redor.
Hoje, eu Vivi, sou plena porque escolhi viver cheia de mim!
No seu “Eu”, se deu conta que é tudo, é nada, é fogo, é água, é luz e sombra…
E como rio que deságua no mar, no encontro do dia com a noite...
Ela não se deixa levar-se pelos obstáculos; apenas continua, embora mude o ritmo, ou a maneira, ou mesmo a direção.
Continua... Se reencontrando.
Ela não é aquela tipica garota que você leva flores e ela se apaixona.
Não...
Tem que ter algo mais.
Mais que uma flor.
Mais que um verso.
Mais que um filme.
Mais que uma cena.
Até mesmo, mais que um toque, um beijo.
Ela é a garota que se apaixona pelo detalhe... O detalhe que envolve tudo isso e nada disso!
Um detalhe! Só. Detalhe!
Não é só porque ela é misteriosa, não é só porque ela é linda, é algo mais.
O que é este algo mais?
É o jeito. É o jeito?
Não é porque ele cita Camões, não é porque ela tem olhos castanhos: é o jeito dela se colocar dentro dos versos que leio, que nem foram escritos para ela, mas, tem ela no contexto
O jeito de caminhar?
O jeito de passar a mão no cabelo?
O jeito de suspirar no final das frases? (tenho certeça que ela faz isso)
O jeito de sorrir?
Vá tentar explicar isso.
É... para mim é o jeito dela de ser quem ela é.
Ela é livre. Isso não é um crime. Muitos não entendem essa menina e ficam querendo saber porque ela está sozinha.
Ela aprendeu a se dar valor e acreditar em um amor sem pressa. Aquele que, com o tempo, alcança o que interessa.
Aprendeu a ser resistente. A dizer “não” quando não for suficiente. Sabe que metade de qualquer coisa nunca vai satisfazer. Poucos conseguem entender esse seu jeito de ser.
Inteira em uma só. Ela nunca esteve sozinha. Nem com ela e nem com os demais. Ela é apenas uma menina que sabe viver em paz, com ela mesma e com a vida.
Me perguntaram qual o sentido da vida. Respondi: Para frente, sempre.
Ele não vai parar para que você se cure de suas feridas ou cate seus pedaços e concerte.
Ele não vai parar para que você aprenda como fazer.
Não vai parar para que você contemple.
Não vai parar para que você "desça".
Muito menos para que você volte e refaça.
Tudo o que nós somos, é resultado de nossas escolhas, sejam elas pensadas ou não.
Então viva, intensamente, a SUA vida enquanto da.
O tempo é esse, a hora é agora.
Não deixe a sua onda passar e vire espumas. :)
Às vezes me imagino uma “pessoa especial”!
E, confesso, eu gostaria muito de ser essa pessoa!
Irradiar, no rosto, a bondade e transmitir no olhar confiança...
Compreender, sem me esforçar muito, os desesperados e saber orientá-los para um caminho seguro.
Uma pessoa que possa aprender com as quedas; uma pessoa que aprende com o amor...
Poder compartilhar mais com os amigos...
Uma pessoa qualquer! Uma pessoa comum!
Ouvir, com mais interesse, os lamentos dos necessitados; entender mais os afetos singelos das crianças...
EU QUERIA REALMENTE SER ESSA “PESSOA ESPECIAL”!!!
Pedro Marcos
Sabe aquela pessoa que te faz enxergar
Que é aquele rumo da vida que você quer levar?
Aquela pessoa que te faz esquecer
Que a aquela dor não irá mais doer
Que você não sente mais a solidão
Quando ela te pega e toca na sua mão
Você não vê a hora dela chegar
E ao seu lado estar
Essa pessoa é VOCÊ [...]
E farei de tudo para não te perder
