Textos Felizes
A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS INTERRUPTAS
Profª Lourdes Duarte
A vida é bem complicada. Mesmo que tentarmos levar a vida da maneira mais simples possível, é uma escolha difícil nos dias atuais. Tudo lá fora nos fascina de alguma forma.
Infelizmente ainda para muitos, só valemos consideravelmente pelo que temos e não pelo que somos. Tudo é muito difícil de entender ou talvez nós mesmo complicamos a vida que temos, achando que boa mesmo é a vida do outro.
Temos três escolhas: desistir, ceder ou dar o melhor de si para alcançar os nossos objetivos.
Cabe a nós fazermos escolhas certas e analisarmos bem qual o caminho que devemos seguir. errando ou acertando, tudo dependerá das nossas escolhas.
Cada um de nós estamos sujeitos a uma sucessão ininterrupta de escolhas. Fazemos escolhas todo tempo, desde as mais simples e automáticas, até as mais complexas. O
resultado dessas decisões cedo ou tarde aparece nas nossas vidas! Com vitórias ou fracassos. E quanto mais vivemos mais nos tornamos conscientes disso.
Muitas vezes de forma cruel a vida nos ensina. Não culpemos o destino ou até mesmo Deus por não sermos felizes como desejaríamos ser. Analisemos as nossas escolhas e o que temos hoje. Quem sabe aprendamos a dar mais valor a vida ,ao que temos e a nós mesmos.
O QUE É FUNDAMENTAL PARA VIVERMOS BEM E SERMOS FELIZES?
Autora: Profª Lourdes Duarte
Por mais longa que seja a nossa existência na terra é curta, comparando a eternidade. Existem tantas coisas para experimentarmos, e a nossa passagem pela terra embora curta, deveria ser vivida com intensidade, buscando sempre a felicidade, porque sofrer, muitas vezes com bobagens é uma perda de tempo.
Os problemas são consequências da vida que vivemos, as sementes que plantamos ao longo da nossa existência, nos darão frutos bons ou ruins, dependendo do tipo de semente a colheita virá.
Ser feliz não é ter tudo é saber aproveitar a vida, fazer dos pequenos acontecimentos, grandes motivos para sorrir. Ser feliz é questão de olhar tudo que nos cerca e agradecer a Deus por ter mais que o necessário e termos a certeza de que poderemos adicionar algo novo em nossa caminhada. Aliás, a felicidade não é um direito, mas um dever; porque se não formos felizes, estaremos levando amargura para todos que nos rodeia.
Abramos a mente e o coração para as mudanças, mas jamais deveremos esquecer os nossos valores, saibamos respeitar os outros, mesmo que discordamos de algo, manter o silêncio em diversas situações , talvez seja o melhor caminho.
Viver é uma verdadeira experiência amorosa conosco, porque se não nos amamos não seremos capazes de amar e fazer ninguém feliz. Queremos ser amados e compreendidos e não nos amamos e não nos compreendemos.
Amar é sentir com a alma, mas expressar os sentimentos depende do jeito de ser de cada um. Condicionamos o amor às nossas necessidades neuróticas e acabamos com ele. Vivemos uma vida tentando fazer com que os outros se responsabilizem pelas nossas necessidades enquanto nós nos abandonamos irresponsavelmente, esperando ser feliz no outro.
A consequência é a insatisfação e o vazio interior que se transformam numa busca contínua pela felicidade. Cada um é o único e responsável pelos seus atos e a felicidade não está no outro, mas dentro de cada um de nós.
Para vivermos bem e sermos felizes é preciso aceitar a realidade presente e olhar novos horizontes em busca de novos sonhos, mantendo a chama da esperança viva acreditando que somos capazes de vencer. As pequenas atitudes podem fazer a diferença durante um dia ou em toda nossa existência, sem medo da opressão vinda dos fracos porque cair não significa fracasso, mas uma nova experiência.
Façamos a diferença assim veremos que a vida não é tão em vão assim.
Soneto natural
Vivo dias felizes
Vejo pessoas infelizes,
Velejo para Marataízes.
Vislumbro os mares
Velejando ao lado dos pares,
Vangloriando a imensidão dos ares.
Vagando contemplo as aves
Vovô vigiando as saias das mulheres,
Vovó apaixonada pelo padre.
Se o pensamento cria a realidade como você ainda não se materializou?
Na ausência do material o imaterial tomou lugar. Meu pensamento criou asas e foi te visitar.
Pensamentos felizes esse é nosso segredo.
O papel é o meu passaporte para o nosso lugar.
No lá... já existimos e o somos o que quisermos. A poesia é o nosso ventre.
Como podemos dizer que somos felizes?
Se a felicidade é relativa,
cuja existência
exige um viver
que não depende só de você,
mas de um conjunto de situações
que faz de você
um ser que tem prazer do viver,
pois encontra no seu dia a dia
motivos para crê,
que essa vida que você almeja
é bem diferente da que você ver.
A vida é feita de altos e baixos, ciclos que vem e vão. Dias tristes e felizes, momentos de choro e riso, derrotas e vitórias…
Todos temos estes momentos, o que nos diferencia é o comportamento frente as ocorrências. Nos dias felizes comemore, alegre, vibre e nos dias tristes, aprenda, se auto avalie e se fortaleça.
Quem está na chuva é para se molhar, quem está na luta busca vencer, quem passa pela tempestade alcança a bonança. Não há resultados sem disciplina, conquistas sem renúncias, vitórias sem provas.
Diante de tudo permaneça firme e em busca do que te faz crescer e feliz!
Insta: @elidajeronimo
Amor, nada pode mudar o meu amor por você, tem muitas coisas que queria te dizer mas só queria seu abraço agora, nosso amor será uma luz que irá iluminar nós dois.
Amor você é tudo o que eu quero, lembro de você aqui deitada em meus braços, acho isso difícil de acreditar, pois me sinto no paraíso e o seu amor é tudo o que eu preciso eu achei isso em você eu te amo.
Para:Taiana
Entre o intervalo do chegar e do partir...
Vamos viver, vamos ser felizes, porque a vida é muito frágil, e muito curta. Vamos priorizar nossa felicidade, fazer valer nossa capacidade de procurar sermos felizes, e desta procura entender que somos feitos espelhos de Deus e este Deus é alegria, é felicidade e nos dá a chance de sermos donos da nossa existência mesmo que sejamos tão pequenos perante Ele.
Vamos apostar na vida, em nossa capacidade de passar por dificuldade e sorrir. De queremos entender porque estamos aqui e sempre procurar nossos objetivos e o que nos faz bem.
Vale entender que temos um proposito a ser cumprido mesmo que muitas vezes não compreendamos. Enquanto vivos sabemos que a cada dia nos aproximamos de nosso ponto final.
Cabe entender que tudo que passamos aqui, tudo que lutamos, se somos felizes ou não, nos faz compreender que levaremos o que plantamos e colhemos entre o chegar e o partir, e o que realmente faz sentido é o que aproveitamos entre este intervalo.
Que nossa felicidade seja adquirida pelo coração e menos a razão, que vivamos para sermos felizes e façamos os outros felizes também.
Era uma vez. E Felizes para sempre. Entre uma frase e outra, a jornada se revela. É com você, e somente você, que o "felizes para sempre" se constrói. Atitudes, escolhas e determinação: são os tijolos com que se ergue a felicidade, dia após dia. E assim, o "felizes para sempre" se transforma em "feliz por muito tempo", um mantra para a vida real, onde a felicidade se encontra na jornada, não apenas no destino.
Rosinei Nascimento Alves
Otimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!
A Vida é um Livro
A vida é como um livro em branco.
Deus nos dá uma caneta e esse livro chamado vida.
Cada página, um dia.
Cada capítulo, um ano.
Alguns livros têm oitenta capítulos, outros, cinquenta.
Há livros vendidos por um preço alto, que inspiram ideias,
livros curtos que fazem sucesso,
e livros longos, mas tediosos.
Mas há uma verdade em comum:
todo livro precisa ser escrito,
e o nosso livro da vida não é diferente!
Devemos pensar bem nos personagens
que queremos em nossa história.
O melhor de escrever sobre a vida
é que podemos escolher quem fará parte dela.
E se não gostarmos do rumo,
o roteiro está em nossas mãos.
No entanto, há um detalhe:
não podemos apagar as páginas já escritas.
Mas sempre há uma nova página em branco no dia seguinte,
esperando para ser preenchida.
Se o roteiro não for bom,
podemos dobrar a página,
ignorá-la e seguir em frente.
Então, pare e reflita:
se a sua vida fosse um livro, seria uma boa história?
Se for um livro de guerra,
é preciso conhecer o inimigo e saber a hora de lutar.
Se for um romance,
é preciso construir a trama,
viver as emoções e encontrar quem se ama.
E assim seguimos…
Levantamos cedo, tomamos café,
abrimos esse livro e escrevemos a vida,
porque os finais felizes
são sempre os melhores!
A ilusão das princesas
Nos contos de fadas, dizem,
há um "felizes para sempre"
cravado em ouro nas páginas,
como se o tempo parasse,
como se a felicidade fosse estática.
Mas a vida não é isso.
Ela é um mar inquieto,
onde as ondas beijam a areia
e, sem aviso, recuam,
levando pedaços do instante.
A ficção nos oferece castelos,
promessas de eternidade,
um refúgio onde nada muda,
onde os finais são feitos de vidro
e não se quebram.
Aqui fora, a areia se molda
sob cada novo passo,
as ondas desenham o que o vento apaga,
e a felicidade é um sopro,
leve, fugaz, real.
Aceite: a vida é movimento.
É hoje, não amanhã.
É a gargalhada que explode
entre lágrimas,
o instante roubado à rotina,
o suspiro no meio do caos.
Não existe "para sempre".
E está tudo bem.
Seja feliz agora,
pois o agora é tudo
o que a vida
te oferece.
A geração triste das fotos felizes!
Somos o que restou da humanidade.
Que tem sempre à mão intensas emoções (ou pseudo-emoções), mas que ainda assim, perdeu as únicas qualidades admiráveis - o estoicismo, a autocrítica e um agudo senso de ironia - De quebra, ganhamos no lugar, qualidades desprezíveis!
Trocamos profundidade por superficialidade, pensando que, levaremos alguma vantagem nessa execrável negociação!
Mais um momento feliz
E a felicidade é assim, como um álbum de coleção
De momentos felizes
Como uma figurinha que a gente cola
Cola na alma
Como as estrelas do céu que Deus
Cola uma a uma com a ponta do seu dedo
A gente cola nossas lembranças
No álbum da vida
Fixa na memória
registra no coração
Cada figurinha-momento é único
Até mesmo os que são parecidos
Ou os repetitidos
Até esses são singulares
Tem sempre alguma novidade
Alguma imagem, algum novo cheiro, algum novo toque, alguma nova sensação
Uma constelação
De emoção
A felicidade não é um quadro único, finalizado
Estático em um único só ensejo
Felicidade são instantes de micro eternidades
São as estrelas do nosso céu particular
Felizes para sempre!
Ó Senhor conhece as nossas necessidades e nos responde com a sua palavra de conforto e consolo espiritual e emocional.
Um casal pode ser muito feliz mesmo sem filhos, pois se assim o é, esta é a vontade do Senhor, e a sua vontade é perfeita porque ele sabe de todas as coisas.
Deus sabe o nível da nossa capacidade para suportar dores e sofrimentos, ele conhece a nossa limitação, ele sabe até onde pais e mães seriam capazes de suportar os sofrimentos de seus filhos e, por isso, quereria poupar os filhos mais do que os pais.
Percebo nessas últimas palavras o senso vivo da maternidade e da paternidade que protege, que prefere sofrer o mal para não ver seu filho sofrer. E o Senhor é tão bom que não permitiu que os nossos filhos viessem a sofrer um mal tão insuportável que chegariam a desejar a própria morte, algo que seus pais não suportariam.
Deus cuida dos filhos e também cuida dos pais. Ele não nos dá nada além do que podemos suportar (1 Co 10:13), nem nós nem nossos filhos.
“Porque chegarão os dias em que todos vão dizer: “Felizes as mulheres que nunca tiveram filhos, que nunca deram à luz e que nunca amamentaram!”” (Lc 23:29).
A palavra do Senhor traduz que “o Senhor cuida de mim”.
Obrigada, Senhor!
Por que somos tão incompetentes em ser felizes e plenos neste mundo?
Temos o dom da vida e uma plena certeza de que aqui estamos de passagem e mesmo assim não conseguimos sequer fazer a nos mesmos felizes, quanto mais os outros. Vivemos para nosso bel prazer, enfiados em nossos piores defeitos. Sabemos apenas olhar para nosso umbigo. Não temos empatia e se temos é com interesse próprio e visando alguma coisa.
Quando vamos acordar para a realidade de nossa passagem por este mundo de materialismo e sem qualquer propriedade real para nosso crescimento. Estamos sempre voltados a ter e não em ser, sendo que brigamos por tudo, queremos tudo e nos esquecemos que viemos sem nada e vamos retornar sem nada de concreto deste mundo. Apenas nossas boas ações e nossos sentimentos e lembranças que aprendemos durante toda nossa vida.
Cabe explicar que a própria definição da palavra vida já indica o caminho, final da palavra (ida), Portando nada justifica tanto tempo perdido em objetivos (não que não devamos ter), mas o discernimento de saber o que realmente é importante e faz diferença para nossa existência.
Brigamos por poder, posses, dinheiro, nomes e sobrenomes, tudo é motivo de disputas e nos tornamos cada vez piores em nosso interior, sendo que é justamente em nós mesmos que fazemos mais mal. Para muitos o ego é seu Deus maior, o orgulho, a avareza, o acumulo de bens, e por ai vai... Até quando?
Quando vamos compreender que os mercadores ainda estão no templo. Quando vamos ¬¬¬¬¬¬¬¬-compreender porque Jesus expulsou estes mercadores do Templo. Se nós somos o templo vivo de nosso Deus, como em nosso interior ainda cultuamos todos estes preceitos deste mundo.
Não estou aqui relativizando preceitos religiosos, mesmo porque cada um tem sua maneira de chegar a Deus, apenas usei este exemplo para expor com mais clareza o que penso com relação aos defeitos que carregamos e que sempre estarão presentes neste mundo imperfeito.
Como muitos dizem, a vida não é para os fracos, mas sendo fortes ou fracos, o que vale realmente é lutar todo tempo com nossos defeitos e sobrepujar nossas fraquezas.
Procuremos abandonar pelo menos um pouco destas fraquezas e nos dedicarmos a nossa procura por objetivos que tragam felicidade e por consequência aos que nos rodeiam.
Aquilo que te faz sentir-se bem, faça!
Por que é tão complicado procurar ser feliz, temos bloqueios que se tornam barreiras para impedir para o que nascemos para ser, o sofrimento e os problemas fazem parte do pacote, e são necessários para nosso desenvolvimento espiritual. Mas porque insistimos tanto em não sermos felizes em nossas vidas? Nos apegamos a determinadas coisas que sabemos que é prejudicial para nossa felicidade, mas mesmo assim, é difícil separar destas mesmas.
Temos todas as ferramentas para fazer esta obra acontecer em nossa vida, mas insistimos que falta sempre alguma coisa. Sempre com uma desculpa ou um subterfugio para não realizar aquilo que precisamos. Parecemos crianças mimadas esperando sempre alguém fazer algo para nos alegrar.
Descubra que pode ser feliz independente de alguém ou situação, entenda que sua felicidade não depende de alguém. Eleve sua alto estima e brigue não pelos outros, mas por você mesmo em todos os sentidos. A vida nos ensina, pode chamar de egoísmo, talvez até seja, mas faz bem para a gente mesmo. Muitos querem ser felizes através de outras pessoas, de situações, de ocasiões, muito através das coisas materiais, achando que tudo gira em torno destes artifícios para se sentir feliz. Infelizmente a premissa não é verdadeira.
A felicidade, o bem estar está dentro de nós mesmos, a necessidade de aprender a reconhecer e ter o entendimento que somente nós mesmos somos responsáveis pelo que de bom ou de ruim leva nosso corpo e nossa alma a sentir este prazer de se sentir feliz.
Não devemos tolher o que nos faz bem, a vida foi feita para ser usufruída em sua totalidade e esplendor. Não devemos negar nossa vocação dada por Deus para sermos e termos a felicidade. Mesmo que não a sentimos plena e completa, porque neste mundo não temos condição e nem entendimento para compreender o que é ser realmente feliz.
Aquilo que te faz sentir-se bem, faça! Quer passear? Vai! Quer comer alguma coisa que te faz bem? Coma! Quer ter um relacionamento? Tenha! Mas jamais deixe de fazer ou adie o que te faz bem.
Nossa vida passa rápido, não temos a consciência do tempo, por mais que tentemos medi-lo, então o que fazer? Simplesmente viver e correr atrás de sua felicidade.
Não é tão difícil sermos felizes.
Na vida sempre teremos dessabores, preocupações, dificuldades das mais variadas, mas uma coisa não deve ser nunca esquecida, a nossa capacidade de ser feliz e fazer alguém feliz.
Não importa como e nem o porquê, seja por que motivo for. O mais importante é ser e sentir-se bem e agradecido por tantas coisas boas que Deus nos proporciona em nossa vida e na de quem nós amamos e está ao nosso lado, seja amor, seja amigos, seja familiar.
Nossa vida foi feita para aproveitarmos e tirarmos o melhor deste mundo, não em coisas ruins, embora elas existem em grande número, mas o importante é termos a capacidade de extrair de cada coisa, de cada momento, de cada segundo da vida o melhor que pudermos para sermos felizes e também fazer alguém feliz.
Damos importância para o negativo, permitimos este lado ruim e pessimista sempre sobressair em nossas vidas, qualquer dificuldade preferimos primeiro o negativo e suas consequências, para depois ver o que pode ser tirado de bom do problema.
Compreensível termos medos e receios, somos humanos, mas temos um espirito forte, uma capacidade de resolver problemas e principalmente o dom de procurarmos o que é melhor, que nos faz bem e nos realiza. Que as dificuldades da vida não nos tirem o melhor que é a alegria de viver, de estar bem, de sermos o que quisermos e desejamos. Que nada impeça ou atrapalhe a felicidade de estar vivo e de bem com a vida.
Somos vencedores por já estarmos aqui, porque temos de procurar a infelicidade se já nascemos por definição para sermos felizes. Não permitamos o mal se instalar, nos livremos dos maus pensamentos, das ideias torpes e sem cabimento, procuremos ficar livres das palavras falsas e ferinas, das fofocas, do desejar mal a alguém. Não precisamos disto para viver. Como podemos ser bons e procurar nossa felicidade se temos estes tipos de comportamento com os outros e conosco mesmo.
Não é tão difícil sermos felizes, precisamos aprender a ver e sentir a felicidade em tudo a nossa volta e nas pequenas coisas. Deseje as grandes também (nada tem de errado nisso), mas atente-se as pequenas, elas fazem a diferença em muitos de nossos dias. Na verdade, a felicidade é conquistada através de lutas, às vezes, de renuncias, mas também é preciso de coragem e decisões em muitas ocasiões para alcança-la. Mas jamais desista de procurar.
Procuremos ser felizes.
A única certeza deste mundo é que nós estamos de passagem por aqui, tudo passa, inclusive cada um de nós. Somos finitos e sabemos disso, cada segundo vivido nos aproximamos inexoravelmente do fim. Cada segundo conta a mais na nossa trajetória rumo ao nosso ocaso.
Se sabemos disso, porque de não valorizar todo tempo possível para viver melhor. O que nos leva a sempre perder tempo com sofrimento, amarguras, descasos, falta de amor, são tantos adjetivos que nem vale a pena falar.
Procuremos sermos felizes e de bem com a vida, isto que na realidade importa e produz bons frutos.
O que verdadeiramente importa!?
A busca por felicidade é uma ação constante na vida do homem,
na qual ele faz e desfaz os seus atos, contrariando continuamente
as suas verdades, que são instáveis, não pela característica
antropológica do ser, mas pela sua falta de veemência no que acredita.
A sua incerteza caracteriza-se não apenas no objeto da busca, mas no
sentido do porquê se busca. Sendo assim, a pergunta que se faz é:
O que verdadeiramente importa? ....Para abandonarmos
essa busca incessante e sermos definitivamente felizes?
Será que o quê buscamos
pode está onde estamos, onde não precisamos buscar, onde o esticar das mãos,
o direcionar dos olhos, o movimentar das pernas, o modo de agir ou pensar seja o lugar?
Pergunte a quem não tem, a quem não pode estender as mãos, a quem não pode olhar,
a quem não pode andar, a quem não pode agir ou pensar, o que verdadeiramente importa
para sentirem-se felizes.
Porque existem momentos felizes? Duram tão pouco...
Talvez para, quando estivermos tristes, não ficarmos tão tristes, nos lembrando de quando estávamos felizes...
e enganar a tristeza, dando um sorriso - por dentro ou por fora.
Mas os momentos felizes são tão curtos, passam tão rápido,
Que não dá para substituir os momentos de tristeza.
Então, ficamos mais tristes do que já estamos,
por não termos passado por mais momentos felizes
Para substituir, iludir, enganar, diminuir nossa tristeza.
