Argos Arruda Pinto

1 - 25 do total de 36 pensamentos de Argos Arruda Pinto

Por que existe o amor? A explicação científica é a verdadeira
Você pode escrever um sem número de frases definindo o amor, e um conceito, pelo menos, estará explícito ou implícito em todos eles: união! Frases relacionando esse forte sentimento as nossas alegrias, felicidade, tristeza, saudades, estados dos mais diversos em êxtase ou "para baixo", pensamentos positivos ou negativos, etc., estarão conectadas entre si através do sinônimo "ligação" entre as pessoas.

Você já ouviu falar de neurotransmissores? Talvez sim, mas muito pouco. E conexões sinápticas entre neurônios com a presença de neurotransmissores? Difícil, hein? E eu poderia citar mais termos científicos que levariam muitas pessoas, como você, a ficar com a cabeça cheia e até com raiva de mim! Calma, estamos no domínio de uma ciência relativamente recente denominada neurociência, a ciência do cérebro.

"Mas o que tudo isso tem a ver comigo", alguém perguntaria. Respondo: tudo. Tudo porque ela explica de onde vêm e porque existe o nosso mais poderoso sentimento. Sim, claro, o amor.

Se existe alguma dúvida entre os cientistas de que o amor é proveniente do nosso cérebro, e que ele agiu decisivamente na perpetuação de nossa espécie humana na Terra, creio eu que em pouco tempo essa duvida desaparecerá. Mas o problema continuará a desafiar as mentes dos leigos por duas razões: a influência das religiões com seus "conceitos" e a falta de conhecimento e / ou aprofundamento didático por parte desses leigos.

Neste texto vou comentar a segunda questão e você já se lembrou, tenho certeza, da Teoria da Evolução, de Charles Darwin! Mas mesmo que não acredite nela não há problema algum, esqueça-a. Eu acredito, mas não preciso recorrer a ela ao escrever os meus argumentos aqui.

Por que um animal, um mamífero, não deixa sua prole sozinha? Insetos, peixes e répteis deixam, abandonam seus filhotes que começam a caminhar, nadar etc., pelo ambiente ao redor logo que nascem. Eles já nascem prontos para tanto. Mas existe algo ligando os mamíferos com a sua prole, indefesa, nos primeiros anos de vida e, tão complexo ainda, é a ligação dos humanos entre si. Um cérebro mais complexo em conexões lógicas precisa de uma maior complexidade em... Sentimentos!

Quando escrevi o artigo "A Base Material dos Sentimentos" - http://www.cerebromente.org.br/n12/opiniao/sentimentos.html, na revista eletrônica de neurociências Cérebro&Mente – www.cerebromente.org.br - achei, no início, que seria para um público leigo. Engano, as pessoas não o entendiam e foi, para a minha surpresa, publicado nessa revista tão especializada em neurociência. Seguiu-se o artigo II, sequência deste primeiro e "O Porquê dos Nossos Sentimentos", I e II. Todos também em www.sistemaevolucaoneurociencia.blogspot.com.br.
Achei melhor escrever de um modo mais simples.

Por que então existem nossos sentimentos, o amor? Sem eles não sobreviveríamos no planeta. Nem as aves, que também possuem sentimentos, mas não são dotadas de consciência como nós, são diferentes. E parece que estou negando tudo o que o amor é e representa para nós em sua complexidade em termos de defini-lo. Mas não é assim...

O amor tem que ser complexo (apenas simplifiquei um pouco), como outros sentimentos como a fé, por exemplo, porque somos dotados de uma racionalidade poderosa. Um não poderia evoluir sem a evolução do outro. Enquanto você recebe informações do seu ambiente através dos seus sentidos e também do seu corpo, sua mente está sempre as processando e você irá reagir a muitas dessas informações, na forma de comportamentos variados, que seus sentimentos e emoções terão que ser complexos também, para esses mesmos comportamentos, respostas, serem complexos, e esta é a base da nossa perpetuação como espécie humana.

Não há como imaginar um cérebro com um alto processamento de informações, incluindo a memória, com um lado emocional fraco, muito mais fraco do que, por exemplo, os das pessoas limítrofes. Tal sistema não seria possível.

Cairemos sempre em uma explicação científica.

Teoria da Evolução, que você pode achar incompleta, outra teoria mais abrangente etc., tudo isto está ligado em nossa sobrevivência e procriação com um enorme cuidado e dedicação aos filhos. Filhotes aos outros mamíferos. Ou seja, as bases da nossa evolução, sentido da vida e condição humana.

Até se você dizer que os nossos sentimentos existem para estarmos juntos a Deus, você quer dizer que isso é um bem, ou seja, você estará contribuindo com a sua mente e seu corpo para uma vida mais saudável. E então maior possibilidade de procriação...

O amor sempre foi sim a maior ligação entre os seres humanos para termos filhos, formarmos famílias e sociedades. Perpetuação da nossa espécie. Darwin, Neodarwinismo ou "Pós-neodarwinismo".

Argos Arruda Pinto
Inserida por Jheniton

A fé é um sentimento puro, bruto, a ser canalizada para os valores religiosos de cada religião. E esses valores são aprendidos desde a infância no meio ambiente social das pessoas.

Argos Arruda Pinto

O caos de energia e matéria rege todo o Universo. Os seres vivos, incluindo nós humanos, são o pouco de matéria organizada e reprodutiva existentes nele.

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

Quando você ler a palavra "instinto", interprete-a como "programação genética".

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

Uma definição de Energia para a Física:

Energia é um conceito relativo a várias formas de existência - mecânica, nuclear, térmica, elétrica, magnética, quântica e gravitacional - nas quais as transformações de umas nas outras são responsáveis por todos os fenômenos naturais e artificiais, estes últimos produzidos nas máquinas mecânicas e/ou eletrônicas construídas pelo ser humano.

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

A pressa não é inimiga da perfeição porque a perfeição não existe. A pressa é inimiga das coisas bem feitas.

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

Por que na história dos esportes o Brasil se deu tão bem no futebol? Porque é no futebol o esporte no qual você mais pode usar de artifícios como valorizar uma falta a ganhar tempo pois o seu time está ganhando, conseguir uma falta, um pênalti, demorar para repor a bola, fingir uma contusão também para ganhar tempo, etc.; enfim, a malandragem, um dos maiores valores no Brasil, embora negativo.

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

O dinheiro jogará filhos contra pais, pais contra filhos, irmãos contra irmãos e parentes contra parentes. E quando você menos esperar, estará fazendo o que digo nessas palavras, algo nunca imaginado que você faria!

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

O remédio químico e/ou terapêutico para quaisquer problemas emocionais seria "não 'esquentar' a cabeça".

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

Sobre o espírito superior da mulher:
Se o mundo fosse dominado pela mulher, nós teríamos também grandes obras, prédios, pontes, etc.; mas teríamos mais educação, saúde, alimentação e habitação, ou seja, um mundo melhor de se viver, com mais qualidade de vida. E tudo isso sem se referir a qualquer sistema político. A mulher é mais realista que os homens, pensam mais nas necessidades básicas de todos, são mais "arroz com feijão". Os homens são mais sonhadores, visionários, empreendedores, etc., com também a respeito de conquistas territoriais e de poder. A mulher é assim e pronto!

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

A respeito da Neurociência, Psicologia e Evolução juntas: a única razão para a existência dos nossos sentimentos e emoções é a perpetuação do ser humano na Terra!

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

Sobre Ensino, Drogas, Ålcool e Vício

Deveria ser ensinado nas escolas, a partir do Ensino Fundamental, que o vício nas drogas e no álcool é uma compulsão. Na compulsão a pessoa quer afastar uma ameaça, amenizar a ansiedade, compensar um estresse, sendo um desequilíbrio por parte dela por não conseguir se controlar.
Assim os futuros adultos também ensinarão aos filhos, enterrando de vez a ideia comum por aí que esses vícios são só de origem espiritual.

Argos Arruda Pinto

A base dos nossos sentimentos e emoções:

Ele, o neurônio!
A base,
Uma célula,
Que emite sinais elétricos iônicos,
Que se comunica com outros neurônios,
Que formam redes,
Que atingem glândulas,
Que produzem substâncias químicas,
Que produzem sensações,
Que são os nossos sentimentos e emoções!

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

Nossa divindade o cérebro

Divindades? Divindade? Divino é este! Ele, nosso cérebro! Passe a não cuidar dele como você cuida do seu coração, estômago, rins, fígado, intestinos, pulmões, etc., e verá o que você pensa e sente alterados a não poder levar uma vida plena de bem-estar e felicidade. Pense nisto.

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

Uma possibilidade delirante mas real - A ressurreição materialista

Na imensidão temporal do Universo, átomos, ions e moléculas podem, um dia, se agruparem na mesma configuração de hoje do seu cérebro.

A sua consciência, o seu "eu", ressurgirão e você se lembrará de si e de toda a sua vida, dando continuidade a ela em algum lugar do Universo!

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

Definição de filme arte:

Filme arte é o filme que o cineasta faz para ninguém entender nada, e quem gosta diz que entendeu tudo.

Argos Arruda Pinto

Destino não existe. É uma palavra criada pelo ser humano a se confortar perante a um fato trágico acontecido ou provável que aconteça, mas também a um fato bom em nossas vidas no qual não estávamos no controle. .

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

⁠Quando vc fala com Deus, está falando com os interiores do seu cérebro.

Quando outro fala com os deuses do hinduísmo, está falando com os interiores do cérebro dele.

E assim com todas as pessoas de cada religião em todas as épocas e lugares.

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

⁠O cérebro humano é
responsável pelos nossos sentimentos e emoções, mas também do processamento de dados não só no modo "1" ou "0", e sim raciocinarmos em cima de conceitos e valores!

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

Fidelidade

⁠O ser fiel demonstra o caráter de sua personalidade em não fazer nada pior, o qual o infiel pode fazer.

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

⁠"A Verdade Absoluta de todas as religiões é que o ser humano sempre teve a capacidade de criar todas elas em todas as épocas e lugares, sendo cada uma delas se proclamando como a única Verdadeira"

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

⁠⁠Se você ler sobre Astrofísica, Teoria dos Sistemas, Complexidade, Cibernética, Teoria da Informação, Auto-Organização da Matéria e a Teoria da Evolução, verá que o surgimento da vida e da vida inteligente, não é difícil de acontecer no Universo.

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

⁠O tempo relativo de Albert Einstein

Os dois postulados para se construir a Teoria da Relatividade Restrita do Einstein e depois a Geral são que as leis da Física são as mesmas para todos os sistemas referenciais inerciais e que a velocidade da luz é uma constante universal.
É justamente pela velocidade da luz ser constante que deduzimos ser o tempo relativo, e também a massa e o espaço.
A velha e boa história de se você viajar em uma nave com uma velocidade próxima a da luz, envelhecerá, por exemplo, um ano, e aqui na Terra todos estarão dezenas de anos mais velhos. Ou se passarão milhares ou milhões de anos aqui quanto mais a nave aumentar a velocidade.
Mas por que a velocidade da luz é sempre constante?
Sendo uma radiação eletromagnética, ela não pode ser acelerada, "arremessada", falando em português simples, pelo emissor que viaja à mesma velocidade da nave ou desacelerada, "subtraída", da velocidade do emissor, como acontece com os objetos materiais comuns como pedras, metais, etc.!

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

⁠O Sistema deve sempre ser questionado

Argos Arruda Pinto
Inserida por ArgosArruda

⁠Parar de fumar é fácil. Difícil é não voltar.

Argos Arruda Pinto