Coleção pessoal de ArgosArruda

1 - 20 do total de 66 pensamentos na coleção de ArgosArruda

⁠A Circularidade Deísta:
Um deus, ou vários deles nas religiões politeístas, possuem para si orações, rituais, enfim, práticas religiosas que são benéficas aos adeptos, mas, como pelo menos um deles poderá ser verdadeiro se as práticas religiosas das outras religiões são também benéficas a esses adeptos? Descarta-se a possibilidade de existitem todos esses deuses ao mesmo tempo, e, não seria o caso deles serem invenções das mentes humanas?

⁠Para que cérebros?
Nas religiões se diz que um deus ou vários deles, se forem politeístas, nos criaram, os humanos.
Por que colocaram um cérebro, o sistema mais complexo existente, se um agente sobrenatural, uma alma ou algum espírito, por exemplo, desse conta da nossa cognição, sentimentos e emoções, assim como em todas as funções corporais por ele influenciadas?
Nenhum deles seria capaz?
Onde estariam a onisciência, a onipresença e a onipotência de tais deuses?

⁠O maior engano em massa da história da humanidade é cada pessoa achar que a própria religião é a única correta e verdadeira.

⁠A Submissão das Universidades às Religiões:
Não é possível que as religiões ou as próprias influências delas sobre as universidades, não permitam aos cientistas pesquisarem ou escreverem sobre o fato dos nossos sentimentos e emoções serem os únicos responsáveis pela sobrevivência da espécie humana na Terra, admitindo interferências sobrenaturais, às quais são diferentes para cada religião, ou seja, o absurdo de aceitarem dezenas ou dezenas de milhares de influências diferentes umas das outras.

⁠Da mesma forma que uma mentira contada muitas vezes se torna uma verdade, muitas coincidências relacionadas a um fato, podem mostrar a sua veracidade.

Uma questão importante para a Psicologia, Neurociência e as crenças humanas.
Os sentimentos de cada adepto de uma religião para com os valores religiosos e o seu próprio ente divino, ou entes no caso da religião ser politeísta, são sérios, reais.
Então cairíamos em um suposto absurdo de existir vários entes divinos ao mesmo tempo ou as crenças seriam apenas frutos da imaginação de cada adepto dessas religiões?⁠

⁠"O preço pago por termos consciência, conhecendo esse lindo sentimento que é o amor por nós mesmos, é sabermos que um dia morreremos."

⁠Sobre uma das principais condições humanas existenciais na Terra:
Na minha opinião, desde que aparecemos na Terra há cerca de 300.000 anos, com inteligência, consciência do mundo e de nós mesmos, sentimentos e emoções, a única forma de diminuir os nossos sofrimentos devido às inquietações de ordens existenciais como a existência do mal e quais os verdadeiros motivos de estarmos vivos e atuantes, seria através de crenças no sobrenatural, de espíritos, alma, até às poderosas divindades onipotentes, onipresentes e oniscientes.
Não havia outra saída e a imaginação humana é muito forte e poderosa.

⁠"A maior liberdade que o ser humano pode ter é o livre-pensamento."

⁠⁠Se você ler sobre Astrofísica, Teoria dos Sistemas, Complexidade, Cibernética, Teoria da Informação, Auto-Organização da Matéria e a Teoria da Evolução, verá que o surgimento da vida e da vida inteligente, não é difícil de acontecer no Universo.

⁠Nosso cérebro evoluiu não apenas no sentido da lógica, do raciocínio, mas também com a afetividade, formando laços duradouros entre pessoas, pais e filhos e, algo talvez quase nunca comentado, o amor próprio. Sem ele sucumbiríamos… Ele seria um "prolongamento" do instinto de sobrevivência, que também possuímos junto a muitos outros animais, para um cérebro mais complexo, mais inteligente e consciente de si próprio. Por isto o nome, amor, próprio.

Sobre as religiões:
A religião não é genética.
As religiões não são genéticas.
Todas elas são ensinadas!

⁠Sobre a Criação de... Crenças:
Se o ser humano não entende, inventa.
Se inventa, cria.
Se cria, pode de tornar uma crença.
De uma crença vem outras e não há limites...
Então surgem todos os tipos de entidades e valores místicos!

⁠A Circularidade Ateísta das próprias Religiões:
"Como pode existir uma religião verdadeira se as práticas religiosas das outras são também benéficas aos seus adeptos, com exceções, demonstrando ser a (s) divindade (s) e os valores religiosos também verdadeiros, mas, isto também seria um absurdo porque não se pode haver várias religiões verdadeiras ao mesmo tempo, com divindade (s) e valores religiosos também verdadeiros, e, então, devido à esta circularidade, não nos levaria a crer na verdade única de todas serem falsas, apenas criações da mente humana?"

As ciências são um contínuo aprendizado sobre os fatos da natureza.

A imaginação e a ignorância populares são um belo par para se criar mitos, depois crenças, e, depois, quem sabe, serem incorporadas às religiões.

⁠⁠O valor do Pelé que ninguém diz:
As quatro pessoas mais famosas do mundo sempre foram o Papa, o Pelé, o presidente dos EUA e o rei (ou rainha) da Inglaterra. Só que o Papa, os reis e o presidente são substituídos e o Pelé não!

Religiões e Crenças na Visão Evolucionista e não Teísta e Relativismo Religioso:
Se as muitas religiões que existem e as que já existiram fazem e faziam bem aos seus adeptos, como uma só pode se considerar verdadeira? Existiriam então muitos deuses, entes divinos e valores religiosos ao mesmo tempo, porque os seguidores de cada uma delas acreditam e põem fé nas suas próprias religiões como as verdadeiras, absolutas, donas das verdades religiosas, não considerando as outras. Temos que pensar de outra maneira para uma explicação sobre tudo isso: a invenção delas pelos seres humanos é a melhor explicação.⁠

A Completa Teoria da Evolução:
⁠“A Evolução não se processa apenas nos corpos dos seres vivos, e, sim, gradualmente em alguns deles, principalmente em nós humanos, na cognição, nas emoções e sentimentos positivos e negativos, fazendo, inclusive, com que o cérebro também crie objetos imateriais, transcendentais, chegando-se até nas crenças e religiões, sendo uma das formas, juntas às terapias, remédios, meditações, etc., ou um conjunto delas, a retroagir e melhorar as próprias cognições, sentimentos e emoções, na tentativa de mantê-lo em equilíbrio.”

⁠Uma das Máximas do Ateísmo:
“Havendo duas religiões, no mínimo, cada uma delas acreditando que as suas crenças são as verdadeiras, mas, sendo as práticas religiosas da outra também benéficas, entraremos em um absurdo: haveria entes divinos e valores religiosos diferentes, de cada uma delas, existindo ao mesmo tempo.”