Coleção pessoal de ArgosArruda

1 - 20 do total de 35 pensamentos na coleção de ArgosArruda

⁠A cidade de São Paulo-SP é um paradoxo:
É, ao mesmo tempo, o pior lugar para se viver e o melhor lugar para se viver.

Argos Arruda Pinto

Sobre qualidade de vida:
"Se existe um fim para a vida, existe também qualidade para ela"

Argos Arruda Pinto

⁠"Os fenômenos físicos acontecem nas mudanças de energias de umas para as outras ou nas mudanças de valores de variáveis dentro de uma mesma forma de energia."

Argos Arruda Pinto
Tags: energia física

⁠Sobre as estatísticas de mortes em acidentes de carros, caminhões e aviões:
Elas nos dizem que o transporte aéreo é o mais seguro. Mas nunca vi uma estatística deste modo: considere todos os acidentes de carros em um ano, desde simples batidas em velocidades baixas quanto às mais altas. Agora com aviões descendo e subindo das pistas e quando eles caem, de alturas baixas às mais altas, também em um ano.
É raríssimo pessoas sobreviverem nas quedas dos aviões e aqui está o diferencial: o número de mortes em carros e caminhões é maior, mas existem muito mais destes veículos e pessoas circulando no país em comparação aos aviões! Não se pode falar, nestes casos, em números absolutos, a saber, o número total de mortes, e sim em números relativos, o número total de mortes por acidentes.
Um caso simples: está acabando a gasolina do seu carro em uma rodovia oua bateria está com problemas e então você para no acostamento. Já os aviões...

Argos Arruda Pinto
Tags: acidente avião

⁠Cristianismo, Hinduismo e o Islamismo são as três religiões com os maiores números de adeptos em todo o mundo. Elas possuem três explicações diferentes para o surgimento deste nosso Universo, da vida e do ser humano.
Qual estará certa?
E as outras religiões também com explicações diferentes?

Argos Arruda Pinto
Tags: criação cristianismo

⁠O Universo é o invólucro em expansão acelerada de tudo que captamos e o que não conseguimos captar do espaço

Argos Arruda Pinto
Tags: universo definição

⁠"O pior inimigo é quem quer roubar o que você tem de bom no seu coração"

Argos Arruda Pinto
Tags: coração sentimentos

⁠Duas questões que nenhum estudioso das religiões consegue me responder:

1 - Como as religiões interpretam o fato das outras, bem diferentes, fazerem bem aos adeptos em suas práticas religiosas como orações, rituais, etc.? Falo de um bem até emocional. Elas não acreditam que as outras divindades são verdadeiras pois estariam dizendo que existem divindades diferentes ao mesmo tempo.

2 - A Navalha de Occan pode ser usada na seguinte questão: se existem e existiram tantas religiões e crenças muito diferentes entre si, não seria correto admitir que a explicação correta, a mais simples, é que elas foram invenções das mentes humanas em todas as épocas?

Argos Arruda Pinto
Tags: religião occan

⁠Um problema do Brasil:
A grande maioria do povo brasileiro talvez não queira ver um Brasil de maioria de classe média, se minimizando a pobreza e a miséria como nos outros países com um PIB semelhante. Nunca ouvi de ninguém disser algo assim. O que acontece?

Argos Arruda Pinto

⁠Algo de errado com as religiões:

⁠Existem e existiram muitas religiões e crenças em todos os tempos e lugares do mundo.

Todas se consideram absolutas, verdadeiras, sendo as outras falsas. Mas qual seria a verdadeira? Não é possível existir uma resposta certa. E o mesmo acontece hoje e as práticas religiosas decorrentes dos valores religiosos de cada uma foram e são benéficas aos adeptos de todas, proporcionando um bem-estar único, psicológico, emocional, etc., sendo da própria vida; mas então haveria deuses diferentes ao mesmo tempo?

Isso é impossível, mas ninguém pode dizer que outras religiões não são benéficas para seus próprios seguidores.

O que acontece? Algo está errado aí e é por isso que sugiro a seguinte hipótese: os valores religiosos são ensinados aos filhos pelos pais, parentes, amigos, nas escolas, etc., fixando-se nas memórias, em áreas do cérebro, e tendo muita força quando evocados, e aqui eu reforço o argumento "muito forte" em orações, pensamentos, cultos, rituais, etc., liberando produtos químicos, promovendo mudanças microscópicas nos cérebros dos seguidores - a neuroplasticidade - e, assim, modificando comportamentos, atitudes, reações emocionais, estados mentais, etc., sendo estes os componentes do nosso bem-estar, esperança, felicidade, etc.

Tudo isso significaria que Deus e todos os deuses de outras religiões não existiriam de fato. Eles seriam invenções dos cérebros humanos.

Para entender este pequeno texto, é necessário mudar o referencial do que você pensa, achando que só a sua religião é benéfica para as pessoas, que as outras estão erradas, aceitando que as outras também são saudáveis ​​para seus seguidores.

Argos Arruda Pinto
Tags: religiões cérebro

⁠De todas as religiões existentes, com valores religiosos diferentes e considerados absolutos por cada uma delas, não seria correto, pela Navalha de Occan, considerar que são os cérebros humanos quem criaram todas elas?

Argos Arruda Pinto
Tags: religião navalha

⁠Parar de fumar é fácil. Difícil é não voltar.

Argos Arruda Pinto

⁠O Sistema deve sempre ser questionado

Argos Arruda Pinto
Tags: sistema questionamento

⁠O tempo relativo de Albert Einstein

Os dois postulados para se construir a Teoria da Relatividade Restrita do Einstein e depois a Geral são que as leis da Física são as mesmas para todos os sistemas referenciais inerciais e que a velocidade da luz é uma constante universal.
É justamente pela velocidade da luz ser constante que deduzimos ser o tempo relativo, e também a massa e o espaço.
A velha e boa história de se você viajar em uma nave com uma velocidade próxima a da luz, envelhecerá, por exemplo, um ano, e aqui na Terra todos estarão dezenas de anos mais velhos. Ou se passarão milhares ou milhões de anos aqui quanto mais a nave aumentar a velocidade.
Mas por que a velocidade da luz é sempre constante?
Sendo uma radiação eletromagnética, ela não pode ser acelerada, "arremessada", falando em português simples, pelo emissor que viaja à mesma velocidade da nave ou desacelerada, "subtraída", da velocidade do emissor, como acontece com os objetos materiais comuns como pedras, metais, etc.!

Argos Arruda Pinto
Tags: einstein relatividade

⁠⁠Se você ler sobre Astrofísica, Teoria dos Sistemas, Complexidade, Cibernética, Teoria da Informação, Auto-Organização da Matéria e a Teoria da Evolução, verá que o surgimento da vida e da vida inteligente, não é difícil de acontecer no Universo.

Argos Arruda Pinto

⁠"A Verdade Absoluta de todas as religiões é que o ser humano sempre teve a capacidade de criar todas elas em todas as épocas e lugares, sendo cada uma delas se proclamando como a única Verdadeira"

Argos Arruda Pinto
Tags: religião relativismo

Fidelidade

⁠O ser fiel demonstra o caráter de sua personalidade em não fazer nada pior, o qual o infiel pode fazer.

Argos Arruda Pinto
Tags: fiel infidelidade

⁠O cérebro humano é
responsável pelos nossos sentimentos e emoções, mas também do processamento de dados não só no modo "1" ou "0", e sim raciocinarmos em cima de conceitos e valores!

Argos Arruda Pinto
Tags: cérebro sentimentos

⁠Quando vc fala com Deus, está falando com os interiores do seu cérebro.

Quando outro fala com os deuses do hinduísmo, está falando com os interiores do cérebro dele.

E assim com todas as pessoas de cada religião em todas as épocas e lugares.

Argos Arruda Pinto
Tags: religião deuses

Destino não existe. É uma palavra criada pelo ser humano a se confortar perante a um fato trágico acontecido ou provável que aconteça, mas também a um fato bom em nossas vidas no qual não estávamos no controle. .

Argos Arruda Pinto
Tags: destino controle