Textos Emocionantes
Viver é sentir um turbilhão de
sensações, é uma condensação
de sentimentos e muitas emoções..
Mesmo quando somos devastados
pelas tempestades, nós somos
restaurados pela nossa resiliência.
Porque são os recomeços que
constroem e fortalecemos
alicercesda nossaexistência!
SOMOS MULHERES
Nós mulheres, somos especiais,
como a água, emocionais,
como o fogo, passionais,
como a terra, maternais...
Trazemos do ar, um sopro de razão,
temos a beleza do coração
e a ciência da intuição!
Somos mulheres,
ternas e tenras flores,
duras e fortes, rochas...
A nós foi dado o poder da Criação,
pela força do Amor e da Paixão!
"Entender"
"A noite é fria.. Tristes são os dias..
Como entender? A dor emocional..
Uma coisa normal.. Anormal , sem explicação , sem visão. Você pode tentar entender! mas mesmo eu.. Eu em minha própria ferida.. Eu não consigo ver, oh dias tristes de viver..
Um dia será que vou entender? Será que eu realmente tenho razão para sofrer??"
- Dhébora A. Da S. Marques
O ar entra pelos pulmões
Eu sinto ainda
Aquelas antigas emoções
O sangue percorre as veias
Eu lembro ainda
Aquelas antigas brincadeiras
A água escorre pelos olhos
Eu me recordo ainda
Aqueles antigos propósitos
O sangue escorre pelos braços
Eu me recordo ainda
Aqueles antigos passos
A vida escorre pelas mãos
Eu me recordo ainda
Aquela antiga dor no coração
Maneira de sorrir
Não sorri porque eu quis
Só sorri porque te vi
Não sorri de emoção
Mas sorri com o coração
Eu sorri por te querer
Sorri sem saber porquê
Eu sorri por te encontrar
Eu sorri por te amar
Eu sorrir sem tu saberes
Eu sorri sem esperar
Eu sorri ao procurar
Eu sorri por me falar
Que queria me encontrar.
"Quando uma pessoa não quer te priorizar, até dependência emocional ela vai dizer que tens"
"Quando ela não quer te dar atenção, vai querer comparar sua relação com outras pessoas"
"Quando você for pedir algo, vai dizer que já te dá o suficiente e você tem que se contentar com o mínimo"
"Quando você se cansar e ainda assim quer fazer dar certo, ela vai dizer que seu desejo é imaturidade"
"Quando você quiser pagar na mesma moeda, verá se ela realmente se importa ou não"
Luz e Melodia
O cantor é um propulsor
De ternas emoções
Artista que exalta
Amores infinitos pela vida
Ressignifica o sentimento
Pela humanidade
Que exala ternura
Que toca às nossas
Tenras almas
Traduz emoções atávicas
Faz aforar paixões
Alegrias e realizações
Lenimento de paz
Faz ecoar em versos e prosas
O verdadeiro sentido
Da vida que apraz
Faz colorir a vida
Musicalidade que suaviza
Com beleza de arrebóis
Reflexos das luzes solares
Irradia como estilhaços
Que incandescem os dias
Sem o brilho de lua prateada
Enfim, são poetas românticos
Que enaltecem a vida
Num mar de endechas
Refletindo o belo lirismo
Como estrelas que brilham
No esplendor das alturas
Estilhaçando luz
Airosa e majestosa
Feito fonte luminosa
Rasgando os ares
Na praça Tiradentes
Da amada Teófilo Otoni
Com águas policromas
Sob os acordes de ária
Bela e romântica
No universo ecoam
Amor e ternura
Que alegram o bom povo
Do Vale do Mucuri
edward, meu caro amigo mental que deixa a vida mais intensa como uma forte emoção de adrenalina.
jack, que lucra e produz por mim e me faz de escravo de escolhas simples e más.
william, que me faz a vergonha de viver por um motivo esnobe e não sabe do bom.
fox, a quem devo meu senso de justiça hipocrita.
eu agradeço aos meus amigos mentais que me fazem mais louca a cada dia e fazem eu ter a breve sensação de não ser eu e de morrer em meu proprio conciente.
Noutro dia...
Num verso sentido, na poética, figura
Sussurrado da emoção em um talvez
A saudade que sente a dor sem cura
De outrem. Uma sensação de nudez
Enquanto na prosa ao acaso procura
O otimista verso suspirado, e que fez
Dantes a poesia sem aquela tristura
Incessante agrura e sem ter a rudez
Então, surge a madrugada, ritmada
A ilusão, sobre o chão, desfolhada
Guiando a trova, criando-a especial
Ó esperança de atraente formosura
E, ante ao escrito vazio de aventura
Traz noutro dia, inspiração virginal...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
27 agosto, 2023, 13’26” – Araguari, MG
Te esquecer não foi fácil, mas consegui. Hoje, posso dizer que sou um homem maduro e nada emocional, bem diferente daquele tolo que vivia em sua função.
Se eu não tivesse me afastado, não teria quebrado a dependência emocional.
Não me arrependo de você ter te conhecido, e posso afirmar com tranquilidade que você foi a única pessoa que amei. Mas isso é passado.
Vivemos em tempos curiosos, onde a tecnologia nos aproximou fisicamente, mas nos afastou emocionalmente. Temos ferramentas capazes de conectar pessoas em segundos, independentemente de onde estejam no mundo, mas raramente usamos esse poder para algo significativo. Preferimos silêncios vazios, conversas superficiais ou simplesmente ignorar a existência de quem está ao nosso lado.
Parece que o amor, o cuidado e a empatia tornaram-se raridades. É como se essas virtudes fossem reservadas apenas para momentos de despedida, para funerais e obituários. É nesses momentos que surgem as declarações de afeto, as lágrimas e os gestos que, por alguma razão, não tiveram espaço enquanto a pessoa estava viva. Não seria mais lógico amar enquanto ainda há tempo?
Olhamos ao redor e percebemos uma sociedade movida pelo ego. O que importa é a aparência, o status, o acúmulo de bens. O dinheiro se tornou o novo "deus", enquanto valores como compaixão, humildade e solidariedade foram relegados ao esquecimento. O mais triste é perceber que muitos sequer notam essa inversão de prioridades.
Não se trata de religião, dogmas ou rituais. Trata-se de espiritualidade, de um chamado interno para viver de forma mais consciente e conectada com o que realmente importa. Afinal, de que adianta buscar incessantemente riquezas, prazeres ou conquistas se nos esquecemos de cuidar de nossas relações e de nós mesmos?
Quantas vezes adiamos uma ligação para quem amamos? Quantas vezes escolhemos "deixar para depois" aquele encontro ou aquela conversa importante? E, quando percebemos, o tempo já passou. Restam apenas arrependimentos, palavras não ditas e um vazio que nada pode preencher.
É urgente resgatar o essencial. Amar enquanto é possível. Conversar, ouvir, abraçar. Celebrar a vida antes que ela se torne memória. Porque, no fim, não são os bens materiais que nos definem, mas os laços que criamos e o amor que deixamos no coração das pessoas que tocamos.
O conceito de amor cristão se projeta acima da emoção. O amor humano tem por base o sentimento. O amor cristão se fundamenta na obediência: Amai!…
Obedecer é consciência e razão, acima do sentir paixão, que pode naufragar nas circunstâncias. Os bons sentimentos sempre são preservados no obedecer que gera também o sentir.
Somos corpo, alma e espírito, formando uma unidade na qual coexistem - intelecto, emoção e vontade, que interagem entre si com amor, ódio, compreensão, paixão…Cabe-nos administrar essas relações. Mas, quando a emoção toma posse e entrega a “chave da casa” para a paixão, o cérebro fica encurralado e divagando, podendo levar consigo o ser - no todo, com medo de morrer na solidão.
Francisco Meirinho
Mais um ano que vai acabar
Com emoções fico a lembrar
De todos os momentos que passei
Me sinto feliz e ao mesmo tempo não sei
Se foi bom ou ruim ... mas tudo tem um fim !
E comigo levarei todas as lembranças
Todos os meus sonhos e terei esperança
Que o amanhã será melhor ,menos pior
E o amor dominará e todo sofrimento em breve cessará e embora venham dias difíceis ,eu vencerei ,olharei para o céu e agradecerei .
Nada é tão eficaz contra a tristeza do que sentir aquela grande emoção por tudo que se vive, pois temos o poder de tudo transformar.
Aprenda a trocar por prazer, todos os seus desprazeres.
Nada existe de péssimo que não se tenha o lado benigno.
Só existe escuridão, porque existe luz,
Só existe o ódio por que existe o amor,
E se existe a tempestade é porque existe a bonança.
(Teorilang)
”Se você ocupar seu tempo apenas com emoções sem ação, se apenas acreditas em teus sonhos, porém não os realiza, se tiveres uma grande ideia sem aproveitar tal oportunidade, tudo isto poderá prostrar-te levando-o à beira da insanidade, e se o agravamento de tal sintoma pode até levar-te a morte, sua consciência, frustrada, já morreu”.
(Teorilang)
CONTENTAMENTO
Amor, lembra-me, ao ver-te contente
Do tal dia primeiro de emoção sentida
Aquele que transformou a nossa vida
Num só acordo, na jornada da gente
Revela-te no olhar, nós, inteiramente
O amor na sua mais gostosa acolhida
Tu e eu, que vamos, de alma erguida
De mãos dadas, no ter que se sente
Ah! para qual gratidão da sorte devo?
Se o coração está a não mais aguentar
De tanta sensação a todo o momento
Basta o teu beijo, este ardente enlevo
De doce sentido, pro juízo hipnotizar
Regendo o agrado no contentamento
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
16/06/2021, 13’03” – Araguari, MG
"Pedra preciosa
rebuscada no intelecto,
ao longo do tubo neural
da corrente das emoções"
[...]
Assim como chuva bem vinda
em tempos de estiagem,
memórias vivas do que sou capaz
deram à vida mais coragem
Solidão não é a marca dos poetas;
trazemos nos dedos
a chave mestra dos desejos,
das dimensões não abertas
Em seis cordas afinadas
posso dar vida
ao som de um soneto,
ou, quem sabe,
ser a cor de um coreto,
ou, ainda, regar águas agitadas
O universo me exige,
por vezes pronunciar
raras frases sábias,
a fim de acalmar
a maré da ignorância
e da petulância
Esses medos envelopados,
sabe Deus de onde paridos,
dosando dor aos encarnados,
deixam sonhos adormecidos
[...]
Minh'aura, meu tesouro,
meu anjo protetor,
joia rara, meu labor,
propagadora do amor
Faz-me resplandecer
e encarar frente
à frente o pesamedo,
dispare contra ele a luz-vibre
do poeta em que habito
Por fim, deixar ao plano
a marca da esperança,
aos idosos ignorados,
e ao olhar de uma criança
[...]
Doce amor, impermeável,
permissível, afagável,
de valor inestimável
[...]
"A vida sempre merece
um novo e belo capítulo..."
A maior luta do homem
Estar em saber controlar
Suas emoções, pois o seu
"Estar feliz" depende
Diretamente desse controle.
O pior é que ele não aprende
Com as consequências
Dos seus atos insanos,
Mas com o passar dos anos.
E quando já não tem
muitos mais tempo
e não pode voltar nesse tempo,
Ele reconhece: Quanto tempo perdi
Chateando-me, irritando-me, brigando
Por coisas que hoje vejo
O quanto tudo isso é banal.
Por isso o maior desafio do homem
É aprender a viver, o problema é
Que só a própria vida ensina
E até aonde a minha ignorância permite,
Só temos uma vida.
Emoções
É uma coisa
Que a gente não
Consegue
Controlar.
Emoções
Uma hora você sente
Raiva, alívio, tristeza, amor
Bom nossas emoções
São que nem
Montanha-rússa
Nunca sabe o que vai sentir.
Emoções
Uma coisa linda
Linda de se ver
Mas quando nossas
Emoções tá lá em baixo
Um abraço amigo você
Quer ter.
Emoções
O que to sentido hoje é
Alegria, felicidade
E com um amor no
Peito deter você
Comigo.
- Relacionados
- Textos de reflexão sobre a vida para valorizar cada momento
- Frases para fazer alguém chorar com palavras
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Mensagens de Natal emocionantes que celebram o recomeço e o renascimento
- 73 frases de tristeza para expressar suas emoções
- Mensagens de otimismo emocionantes que inspiram sabedoria
