Textos e poemas

Cerca de 8955 textos poemas Textos e

Poesia "A Vaca"

A vaca era leiteira,
Dava muito leite
Fazia filhinhos,
Muitos bezerrinhos.

Amava seu esposo,
Um boi preguiçoso,
Amava sua família
Uma família unida.

Ela passeava
E também pastava,
As vezes não comia
Ficava doentia.

Ela envelhecia,
Estava bem velhinha,
Seus filhinhos cuidaram bem dela,
Como ela deles cuidou.

Certo dia bem fraquinha,
Pediu para falar com sua família,
Restava apenas alguns suspiros,
Então disse:Eu amo vocês

Seus filhos choraram,e,choraram
Seu esposo se arrependeu de não ter sido um esposo bom,
Chegou a hora,ela se foi
E para um lugar bom viajou.

Inserida por PoesiasKerenSouza

Algo

Eu não sei p que dizer
Pois o que eu quero dizer
Eu não vou dizer

Dizer o que pra que
Que pra o que dizer
Onde eu vou dizer

Diga o que eu não digo
Diga não eu que o digo
Não diga isso comigo
Comigo isso diga não
Dizer isso machuca meu coração
Coração meu machuca isso dizer
Pois agora acabei de dizer
Dizer acabei agora pois
Não sei o que dizer

Inserida por BaptistIRenan

O meu cabelo,
eu nem corto mais, você nem nota mesmo
a barba hoje, deixei por fazer
por que você nunca disse que gosta de passar a mão em meu rosto
usei a primeira roupa que me apareceu na frente,
nem reparei que estava amarrotada,
meus sapatos estão sujos, da noite passada ainda.
não, eu não estou largado, é que simplesmente me arrumava pra você
e você, nem se quer notava, então esta noite
vou sair como sempre quis, sem me preocupar com minha aparência
sem se preocupar com o que vão pensar de mim.
vou passar longe dos espelhos, vou passar longe de você.
hoje eu vou te esquecer.

Inserida por cezarfruhaufs

Te amo, te quero, te adoro!

Talvez os momentos que me fizeram chegar até aqui sejam insignificantes.
Talvez para você, não importe.
Mesmo assim, irei te dizer. . .
Dizer que te amo, te quero, te adoro.
Te amo pela forma como você me tem, me conquista, me seduz. Pelas palavras carinhosas e pelos momentos prazerosos...
Te quero ao meu lado para juntos nos aventurarmos no corpo e na mente um do outro. Te ter só para mim, sem divisões, sem ciúmes, sem barreiras, sem nada.
Te adoro pela pessoa que és, não somente por aquela que insistes em mostrar ao mundo. Por ter um grande coração e uma alma pura, que vive loucamente, mas que precisa de amor, desesperadamente...
Então venha, me tenha, me conquistes, já que insistes.
Só não se assuste se durante este processo de conquista e sedução, você se apaixonar por mim...

Inserida por CrisCovalsky

Rabiscos

Entre rabiscos vejo meu mundo fluir
o céu se abrir,
o horizonte surgir.
A escrita me faz sentir viva,
pois assim, posso mostrar ao mundo
meus pensamentos, sentimentos...
Posso fazer do certo, o errado
do meio termo, algo preciso.
Do finito, o infinito
da tristeza, alegria
da decepção, satisfação.
Escrever é sonhar, é amar, viajar...
Ultrapassar barreiras,
viver de emoções
fazer dos personagens vilões.
Mas, é com tristeza que digo, que sinto
que não posso mais esse caminho trilhar.
Quem sabe eu dê um tempo e volte com tudo novamente,
ou talvez eu deixe de lado,
esse meu sonho e enterre de vez essa vontade.
Vontade de ver as pessoas sorrirem,
quando algumas linhas as fazerem usufruírem
de momentos nunca vividos,
Apenas criados por mim nesses escritos desmedidos.
Mas, quem sabe eu continue a divagar
e pequenos versos, irei criar.
Um poema através de um desafio
para um amigo ou talvez para o vazio.

Inserida por CrisCovalsky

Depois que passou doeu menos
E a faca cortante partiu
Um ferimento profundo
Doído de se ficar senil

Não pude prevenir
Estourei minha idade
E a felicidade Divergiu
Fugiu correndo da felicidade

O que ficou
Pássaro levou
Para outros ares
Longos Lírios afastados do céu

Não sei o que senti
Só sei que parti
Na direção da melodia
Entre fermatas e curtas pausas

Me apaixonei pela vida
E me acompanhei de meu amor inócuo
Um deleite que não me priva
Meu constante amor próprio

Inserida por Lupaganini

421
Dor inquietante

Se entender meu coração é difícil
Esqueço o que sofri quero amar
E me enfrento novamente sem artifício
É chegada a hora de andar

Essa dor inquietante
Que tira meu sono
Balança minha cabeça a todo instante
A um não a dizer sim

O que fazer
Se a amnésia tomou conta de mim
E novamente amo
Para onde correr

Se todos os caminhos me levam ao seu
E seu olhar já cansado
Me persegue
E me desejas sem que eu sossegue

Te amo
E se nosso tempo é curto
Que eu venha a sua vida
Feito cronômetro

Passarei as mãos em seus sentimentos
E mansamente alcançarei os ponteiros
Do maior termômetro do amor
O que nos embala em delirios

E assim não paro de pensar
Que meu coração aperta a sua distância
E mesmo sem aliança
Sou casada com seu distanciar

Lupaganini
3/11/17

Inserida por Lupaganini

418
Não tolha sua criança
Ela quer esperança
E anda sem fazer lambança
Querendo um carinho ganhar

Não agrida sua inocência
Que quer somente viver
E mesmo andando sem saber
Tenta
Tenta
sem poder escolher

Não desentenda com esse pequenino
Que mesmo sendo tão menino
Sabe do futuro
Quer ser maduro

E no vai e vem do mundo
São tantas imperfeições a corrigir
Que se pensar bem
Nem tem tempo de sorrir

Entenda hoje a criança tanto faz
Porque se tanto ela desfaz
Acabará se tornando um adulto qualquer um
E isso não é bom demanda juízo

Demanda tanta calma
Que a criança cresce sem alma
Procurando sempre a superação
E quando não se tem apoio
Vem e vai desilusão
A criança cresce sem ação

Assim sem encantamento algum
Seguem crianças tanto faz
E adultos qualquer um
Porque lá atrás
Quando não faltou o pão
Deixou-se faltar o insubstituível carinho
Aquele que abriria o caminho
E mudaria o destino
E uma criança tanto faz
Não se tornaria um adulto qualquer um jamais.

Luoaganini

Inserida por Lupaganini

Bonecos sem vida
Sem humor, melancolia
Tristeza, raiva, alegria
Sentimento não combina

Coração, casca vazia
A nicotina que alivia
A droga chega e vicia
Mata aquela que vivia

Condena sua família
Tudo só por rebeldia?
Acha que tudo é historinha
Nem sabendo o que fazia

Com a vida não se brinca
A saúde não se arrisca
Foi tentar experimentar?
Toma, agora tá perdida

Inserida por Akanmi

Tentar

Porque não tentar?
Porque abrir os braços na esperança
Quando a cobiça espera a fadiga?
Porque morarmos em buracos fundos ,dia após dia na esperança do ócio fatídico.
O segredo da vida está na tentativa ; essa do não não passa, Em compensação as consequências da não tentativa são desastrosas.
Não viaje de avião na tentativa, viage de trem , calculando cada esquina,, olhando cada jardim florido , sentindo o cheiro de cada flor e, depois de já calculado e ganho o espaço, depois da calmaria da tentativa, ande de avião pois, todo o tempo que se perde é perda e toda perda é motivo de reflexão e algumas vezes nos faz falta.
Fique sóbrio em suas decisões, não se embriague com o orgulho , o preconceito, a paixão e o que pode te cegar.
O cego precisa apurar outros sentidos para caminhar e nós , nós não temos esses sentidos apurados.
Não se livre dos percalços de forma abrupta, eles, uma vez interrompidos sem critérios , voltarão e com outra dimensão, outras consequências, muitas vezes maiores.
Tente, tente , tente, e tente. Tentar significa ter e estar, tentando você sempre estará presente ; em sua própria vida , na de seus amigos, de seus parentes, estará na admiração de cada um, estará no coração de todos.
Inunde-se de perspectivas , tenha fartas opções, precise sempre. Tenha um lugar para amar e que seja sempre bem-vindo.
Nunca seja hóspede de última hora, as entradas com as tentativas sao distintas e amplas e você tem que ver várias portas abertas, quem tem só uma porta aberta corre o risco do vento soprar contra e fecha-la quando você estiver entrando.
Crie hábitos nobres, espurgue a possibilidade de pensamentos obscuros direcionarem sua vida; sorte não existe, existe um amontoado de causas e efeitos dos quais só nós temos responsabilidade.
a vida é uma contabilidade; uma contabilidade amorosa.
Faça presente a nobreza, essa é elegante e nunca sai de moda , além de fidelizar as pessoas.
Tire um tempo para tomar um chá, ler um livro, arrumar seu armário, reservar uma boa hora para resgatar aquela amizade sem cuidados.
Remonte-se,tente, tentar nos põe vivos e quando a música da vida estiver alta, tente abaixa-la ,mas não desligue o som, só abaixe o volume. A vida tem que ter alegria , e essa alegria vai depender diretamente de nossas tentativas e do volume de nossa música interior.

Inserida por Lupaganini

Descrição
Ás vezes perco
Aquela que só funciona
Instalada no computador
Uma tal de paciência

Ai, Santa Paciência!
Que simplesmente
Não me atende

São caras
Bocas e olhares
Que me denunciam

A cada besteira que ouço
Não consigo disfaçar
Mostro minha antipatia

Giro minha caneta com rapidez
Acendo meu cigarro com vigor
Oh Dona Paciência, que terror!

Inserida por Lemilesi

Expresse-se
Alguns diriam : _ Carolina, faça silêncio !
Não diga nada !
Porém eu faço ao contrário
Prefiro falar a ter um ataque
Que nem tudo merece destaque

Ninguém me diz o que devo fazer
Estou viva
Não sou um robo
Sou dona de mim
Quem manda em mim ?
Esqueci,não sigo ordens.
Se eu discuto comigo
Me imponho a qualquer um
Só que sou sútil
Ninguém percebe

Inserida por Lemilesi

Crônica

Quem sou

Em encontros com amigas, nos questionamos que tipo de mulher somos, a pergunta paira no ar, o silêncio , por um segundo responde: Sou moderna, sou antiga, sou meio termo, sou totalmente doidona... O silêncio volta a falar e nos olhamos repetidamente, não era essa resposta que queríamos ouvir, queríamos ouvir respostas que nos ajudasse a definir nossas vidas, que dessem rumos a nossas dificuldades, que emoldurassem soluções e , como num piscar de olhos tivéssemos dentro de um quadro fixo onde nossa vida recebesse uma bela receita e pudéssemos segui-la , repetidamente, sem tropeços, sem amarras, sem novelos de linhas embolados, onde a trama fica tão difícil que nós , ou jogamos todo o rolo de linha porta afora, ou seguimos cortando os nós cegos.

Após aquele momento,olhamos novamente e quase que mudas e com um sorriso amarelo, não conseguimos responder à pergunta; melhor reconhecer a dificuldade e seguir em frente, como um pedreiro que não consegue desenvolver a sua tarefa e entrega a obra.
Razoável penso.
A dúvida fica ainda maior quando nos olhamos e nos vemos no mesmo barco, com os braços cansados de remar e sem remo suficiente para conseguirmos navegar. Por um momento me sinto fraca, com medo, sem atitude.

Em outros momentos , como aquele , me distraio olhando a roupa nova de minha querida amiga Lucíola, seus brincos novos e como o seu novo amor que a fez mais bonita, mais amável e bem mais feliz.

A fuga foi desnecessaria, quando estava novamente me escondendo , voltei a pergunta e me vi sem resposta: Será então que nada sou? Será que me escondi tanto que sumi. Que me estreitei junto a becos e situações inconformadas que maltrataram tanto o meu coração que já não sei tal definição, ou será que simplesmente entreguei meus pontos,simplesmente não tenho as respostas que o medo me dariam.

Tomei coragem, enchi o peito de dúvidas e reenviei a pergunta, desta vez mais agressivamente:

-Vamos meninas que tipo de mulheres somos? Vamos !

O silêncio passou a ser o anfitrião da reunião, ninguém se atreveu a definir.
Será que havíamos perdido a identidade?
Será que não sabíamos mais quem éramos?

Rosângela timidamente respondeu:

Eu sou Rosangela, sou morena, amo meu marido, amo meus filhos, meu filho está indo pro Canadá, meu filho vai se casar e ele também vai trabalhar lá, minha família é linda, apesar do filho único...

Fiquei olhando minha linda amiga Rosangela definir como sendo ela a sua pequena família, fiquei assustada como em poucos segundos, definimos nossos filhos, nossos parceiros mas não nos definimos,definimos a nossa viagem em família, mas não definimos uma linda viagem sozinha, para fazermos novas amizades, olharmos nossas vidas com olhares de distância, curtir a solidão em companhia própria.

Entendi tristemente que algumas de nós havíamos perdido nossas identidades quando deixamos nossos direitos em prol nossas obrigações, nossos sonhos pelos sonhos familiares, nossas vontades mais ocultas, por um lar quente para que nossos filhos possam se sentir felizes pelo aconchego do lar.

Entendi que, muitas vezes, perdemos nossas respostas pela inutilidade de querer vivermos vidas que não são as nossas, decisões que nos dá prazer mas que dá aos nossos filhos desconforto, daí pensamos muito e chegamos a conclusão que nossos filhos ficariam mais felizes de um determinado jeito. E que aquele jeito não seria o nosso.

E que o incômodo de nossas decisões aflora em nossa família a sina da culpada.
“Se eu não tivesse feito aquilo meus filhos estariam melhor”... Balela! Nada é melhor que a atitude justa , nada é tão verdadeiro que o gosto de se falar um não sabendo que esse não é honesto e necessário.

O que mais me irritou foi que após pensar desta forma , não falei pra minhas amigas, não compartilhei com quem também estava tentando se reinventar.

Daí tristemente, olhei minhas amigas, levantei do banco em que eu estava me assentando e fortemente disse:

Eu consegui me definir:
Todas olharam para mim curiosas, e como uma pessoa que começava a andar novamente após ter as pernas amputadas,
Disse:

Eu sou a escolha, e a dúvida:
A escolha por minha família e a dúvida de que um dia eu morrerei de arrependimento por feito essa escolha.


Lupaganini

Inserida por Lupaganini

Por você


Reinvento-me a todo instante.

Volto sempre ao recomeço.

Não me importa o tempo que passe;

Se preciso for, viro-me ao avesso.

Tudo isso para reencontrar

Aquela menina,

Que me pediu um selinho de amizade!

Me deixando totalmente sem jeito.

Do amor mais puro, à sua falta.

A saudade no meu peito sobressalta.

Você deu-me medo, hoje faz falta.

Do medo, soube quando senti.

Da falta, senti quando procurei.

Essa ausência sua, ainda me mata;

Viver sem ti, ainda não sei!

Inserida por wesleygiovanny

Vida de Navegante

A cabine é teu lugar sagrado
Terra firme já não é o seu lar
Pelo oceano estás apaixonado
Sentido só há no partir e retornar

Vida repleta de tanta aventura
Tiveste prazer com mulheres de todas as cores
Cada qual com sua história e cultura
Deixando em cada porto lágrimas e amores

Como a Estrela Polaris eu queria ser
Para você meu Capitão em mim se encontrar
Mas de ilusão não posso viver
Convicta sou de que serei mais uma a chorar.

Enquanto o navio não parte
Vamos brindar, dançar e sorrir
Atiçar essa chama que em meu peito arde
Armazenando memórias pra minha alma nutrir.

Inserida por elis_barroso

Seu olhar de flor
não se põe valor
me guiou para o amor
e mostrou razão. Ilusão ou não?

Limamos a dor
cobrimos com cor
e tudo que é cinza
vira diversão.

Sempre quero te encontrar,
talvez me ensinasse a voar
para enfim escapar dessa prisão,
do medo de um não.

Não sei se você se perdeu
pois logo me esqueceu
seu jeito é um efeito,
perfeita ascensão.

Eternamente irei te esperar,
qualquer lugar você sempre está,
em meu pensamento
tirando minha atenção.

Inserida por tonyoliveiraamorim

Você e essa insana
mania de eternidade
Não insista demais.
Há coisas na vida
Que não dependem
Do teu esforço.
Quem ama não
Machuca. Quem ama
Não cobra demais.
Quem ama não cede
A tentação de te
Aprisionar o pensamento.
Quem te ama, te faz
Livre para voar, sempre
Na certeza da volta.

Inserida por leandromacielcortes

Os meios

Não quero a glória no final.
Quero apenas saber
Que lutei e que dei o
Melhor de mim. Não quero
A reverência. Quero apenas
Saber que meus limites
Desafiei e venci. Não
Quero aplausos na chegada.
Quero apenas viver mais
Os meios, lá onde ninguém
Ouve-nos, senão, nosso
Silêncio sussurrando:
Vai dar tudo certo!
Lá onde ninguém nos
Estende a mão, senão,
Essa força chamada FÉ.

Inserida por leandromacielcortes

A senhora do mistério
Reverenciando a morte,
passando por quedas de equilíbrio
onde a fala não é ouvida,
mas sim...
sentida.
Traço por linhas e versos minha vida,
vida a qual
escorre como a água em meu corpo
passando por cada parte do que sou.
As vezes
fico assustado de ver a velocidade da vida,
ou talvez...
fico feliz,,
aguardando e reverenciando
a senhora do mistério....a morte
onde não sei se quero beijá-la ou afastá-la de mim.

Inserida por Altieres

Dentro de mim

Meu desassossego pede calma.
Calma a alma que ansiosa
Se torna menina ingrata
Com o corpo que ora lhe
Cede morada e mais tarde
Asilo. É dentro de mim
Que vivo meu exílio, retiro.
Quando o mundo lá fora
Se torna um caos. Quando
O mundo lá fora se torna
Intragável. Quando o mundo
Lá fora já não me ouve
Mais. Me recolho dentro
Do meu corpo, meu refúgio,
Meu cais, meu porto seguro.
Dentro de mim é onde me
Encontro. Onde desencontro
Comigo mesmo. É onde
Vivo minhas neuras, fugas
E lutas. Dentro de mim
É onde vive o meu amor
Por ti. Dentro de mim é onde
Vivo minhas indecisões,
Desistências e insistências.
Dentro de mim é onde tudo
Acontece.

Inserida por leandromacielcortes