Textos de Tristeza
A morte não trouxe tristeza
A morte trouxe a lembrança do aprendizado
A morte trouxe de volta o amor
A morte
...
Só trouxe o que de mais belo existia naquele que morreu
E que deixou aos que ficaram a alegria do aprendizado
E o que mais importante se aprendeu
Foi o amor.
Sentimento que irá perdurar por toda nossa existência
E que devemos aprender
A repassar aos nossos que ficarão depois que nós formos fazer a viagem.
Italo Leonelo Jr Italo Leonjur Italo Leonjur
13/09/2019.
"Culto a vida"
Saber Demais
Quem aumenta o conhecimento aumenta a tristeza. - Eclesiastes 1:18
Escritura de hoje : Eclesiastes 1: 12-18
Gerrit e eu éramos amigos adolescentes quando frequentamos a Christian High School. Um dia, ele ficou insatisfeito com as grandes tarefas, e lembrou ao professor que Eclesiastes diz: “Quem aumenta o conhecimento aumenta a tristeza” (1:18). Aparentemente, nosso professor não estava impressionado. As tarefas permaneceram grandes e nossa tristeza aumentou.
Gerrit, é claro, aplicou incorretamente as Escrituras para facilitar a disciplina do aprendizado. No entanto, a passagem faz uma declaração significativa sobre a dor de obter muito conhecimento, se não for acompanhada pelo “temor do Senhor” (Pv 1: 7).
Sim, a ciência moderna trouxe muitos benefícios. Mas esse mesmo conhecimento também nos conscientiza das possibilidades de desastres globais, como um holocausto nuclear ou guerra de germes incontrolável. Muitos ficam tão assustados com os programas de televisão que retratam esses perigos que não os assistem.
Um medo adequado do Senhor é o antídoto para a dor associada à acumulação de conhecimento. Esse medo não é uma emoção; é um relacionamento de adoração, confiança e submissão a Deus através de Cristo. Quando vivemos em comunhão com Ele, quanto mais aprendemos, mais o honramos. E isso certamente não é algo que devemos ter medo.
Refletir e orar
Com o conhecimento vem o bem e o mal,
algumas bênçãos e alguns danos;
Mas aqueles que aprendem a temer o Senhor
podem viver sem alarme. —DJD
O coração da educação é a educação do coração. Herbert Vander Lugt
SEM RIMA NO FIM
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Tem timidez e tristeza;
o fazer birra não é
personalidade forte...
Ser grosso não é franqueza,
a humildade fraqueza
ou o fanatismo fé...
Nem sempre a casa é um lar;
beleza é líquido e casco;
espelhos podem mentir...
Entre querer e sentir
existe abismo profundo,
muitos não são todo mundo...
Ter certeza não me torna
o detentor da verdade,
a vaidade não tem
que ser a cópia da moda...
Silêncio também é voz;
criemos laços, não nós
ou desatar vai ser (...) !
SINTO SAUDADES
Saudades de Viver
Daqueles momentos
Onde sorria
Sorria até de Tristeza
Mas sorria
Fosse riso de Amor
De Tristeza
E até de Deboche
Me lembro bem
Que era Verdadeiro
Era Meu
Hoje eu rio
Rio morrendo
Porque não é meu coração que ri
Não é minha alma
Riso de Dinheiro
Riso de Loucura
Riso por riso
Riso que não sinto
Apenas risos
Não se deixe abater. Reaja à tristeza que tente invadir sua alma.
Fuja do desânimo que tente montar guarida em seu coração.
Já que Jesus lhe dá segurança, o medo não tem sentido.
Já que Jesus lhe garante a paz, a incerteza é descartável.
Já que Jesus nunca desistiu da humanidade, o desânimo é um equívoco.
Já que Jesus é a luz que ilumina o seu destino, permanecer nas trevas é tolice.
CORAGEM, meu irmão! A luta só está começando.
Jamais diga: “Eu não vou conseguir”. Porque, se disser, estará assinando sua confissão de covardia.
A derrota faz parte da caminhada.
O erro é compreensível.
O tropeço, vez ou outra, acontece.
Derrotas, erros e tropeços, eis até um direito seu,
mas a desistência da luta é inaceitável.
CORAGEM e vencerá. E se, por ora,
ainda não consegue a vitória sobre si
mesmo, terá o mérito de haver tentado.
CORAGEM!
A importância da tristeza
No filme Divertidamente é falado sobre a importância da tristeza.
No início ela era desmerecida pelas demais emoções, meio que sofria bullying, sabe?
Mas ao longo do filme eles demonstram o quanto a tristeza é importante e necessária, e o quanto devemos ter respeito e consideração por ela.
É passando pela tristeza, reconhecendo-a e acolhendo-a, portanto, que temos a chance de superar as maiores dificuldades da nossa vida, e de ter também as maiores alegrias da nossa vida, frutos de superação e de crescimento.
A busca da alegria constante é em verdade mentira, é pura ilusão, é fuga da realidade, é fuga de si mesmo. A vida tem seus desafios, e não nos é saudável negar ou fugir disso.
Desejo que aprendamos a olhar para a tristeza, com honestidade e amor, dando-lhe o tempo que precisa e merece, sem, contudo, nos agarrarmos a ela, por nutrirmos dentro de nós a certeza de que ela vai passar, e de que tudo vai ficar bem.
Essa noite, a saudade de mãos dadas com a tristeza,bateu em minha porta e eu abri, ela se
convidou e sem pedir licença já foram entrando apenas para me lembrar que sua presença em minha vida não mudou em nada, eu continuo só. Quando olho para o céu me sinto leve pareço voar. A noite se torna pequena diante dos meus desafios e medos Nossos sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. Será que tudo acabou como em um texto com um ponto final. Mais minha amiga esperança chegou de mansinho me abraçou forte e disse no meu ouvido, dê um largo sorriso para a vida ,e corra de braços abertos para o que ela tem para lhe ensinar! Não há certeza para o futuro, apenas possibilidades. Se a sua vida for uma grande reclamação; está na hora de amar a pessoa que você vê no espelho agora.
Consequências da tristeza
Quem tenho eu no céu senão você? E não há ninguém na terra que eu deseje além de você. - Salmos 73:25
Escritura de hoje : Salmo 73: 21-28
Um cínico perguntou a um crente idoso que havia sofrido grandes dores físicas por 20 anos: "O que você acha do seu Deus agora?" O sofredor piedoso respondeu: "Eu penso nele mais do que nunca".
A tristeza pode ser o meio de nos levar de coração a coração com Deus. Quando golpes repetidos de adversidade nos roubam saúde, amigos, dinheiro e circunstâncias favoráveis, Deus então se torna a única coisa na vida para nós. Chegamos a amá-Lo por quem Ele é e não apenas pelo que Ele tem para dar.
Naquele tempo clamamos com o salmista: “Quem tenho eu no céu senão você? E não há na terra que eu deseje além de ti ”(Salmo 73:25). O caminho da tristeza nos leva ao lugar onde podemos dizer: “Minha carne e meu coração falham; mas Deus é a força do meu coração e a minha porção para sempre ”(v.26).
Então também devemos lembrar que, à frente, está o céu, onde “Deus enxugará toda lágrima dos nossos olhos; não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro. Não haverá mais dor ”(Apocalipse 21: 4). O caminho da dor nos levará à terra onde a perda é desconhecida - um lugar onde não há tristeza, mas apenas a alegria e o serviço para o qual estamos totalmente preparados. É isso que coloca nossa dor em perspectiva. Este é o doce resultado da tristeza.
Refletir e orar
Eu já passei pelo vale do choro,
o vale da tristeza e da dor;
Mas o Deus de todo conforto estava comigo,
à mão para sustentar e sustentar. - Anon.
Quando não temos mais nada além de Deus, descobrimos que Deus é suficiente. David H. Roper
Uma alternativa abençoada
Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro. - Apocalipse 21: 4
Escritura de hoje : 2 Coríntios 5: 1-8
Imagine que uma pessoa estava gravemente doente e quase morreu, mas depois se recuperou. Recordando sua experiência, ele diz que se recuperar da cirurgia que salvou sua vida foi extremamente doloroso. Mas, em tom de brincadeira, ele comenta: "Pense na alternativa!"
Até os cristãos às vezes dizem isso. No entanto, o que essa piada comum implica? É melhor suportar a dor deste mundo temporal do que morrer e entrar nas eternas alegrias do céu?
Sabemos que a vida no mundo vindouro será muito melhor do que a vida que agora experimentamos neste mundo. Segundo o apóstolo Paulo, “Viver é Cristo, e morrer é ganho. . . . Partir e estar com Cristo. . . é muito melhor ”(Filipenses 1: 21,23).
Certamente somos gratos pelas bênçãos e provisões materiais do Senhor e por todos os relacionamentos significativos que experimentamos aqui e agora por Sua graça. Mas, como cristãos, nem concordamos brincando que a opção de entrar no céu é menos desejável do que sobreviver nesta terra amaldiçoada pelo pecado. Esperamos ansiosamente a alegria de estar com nosso Senhor Jesus Cristo no céu (2 Coríntios 5: 8).
Um dia “não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro. Não haverá mais dor ”(Apocalipse 21: 4). Que alternativa abençoada!
Refletir e orar
Que alegria em Sua presença,
Quando são banidos a tristeza e a dor,
Quando os caminhos tortuosos são endireitados
E as coisas sombrias serão claras. —Breck
A maior alegria da vida é a perspectiva do céu. Vernon Grounds
Um coração alegre
Um coração alegre faz um semblante alegre, mas pela tristeza do coração o espírito se quebra. - Provérbios 15:13
Escritura de hoje : Provérbios 15: 13-30
Apenas algumas pessoas afortunadas nascem com uma visão brilhante da vida ou o otimismo é uma atitude que podemos aprender?
Susan C. Vaughan, autora de Meio Cheio, Meio Vazio , diz que ver as possibilidades da vida em vez de suas armadilhas é o resultado de um processo interno que qualquer um pode seguir. Uma de suas conclusões é que "existe um elo poderoso entre expressão facial e emoção". Ela acredita que as pessoas que começam a agir mais felizes se sentem mais felizes.
Há mérito em pensar e agir positivamente, mas a Bíblia declara que a verdadeira alegria espiritual começa profundamente dentro de nós, depois se espalha para nossos rostos. Um homem sábio escreveu: “Um coração alegre faz um semblante alegre. . . . Quem tem coração alegre tem um banquete contínuo ”(Provérbios 15: 13,15). Quando estamos felizes por dentro, nossos rostos não podem deixar de mostrá-lo por fora.
Como desenvolvemos um coração alegre? Podemos começar agradecendo ao Senhor por estar conosco e trabalhar pelo nosso bem em todas as situações (Romanos 8:28). Não se trata de fingir, mas de praticar uma visão da vida que reflete nossa fé em Cristo. “Alegrai-vos sempre no Senhor”, escreveu Paulo da prisão. “Mais uma vez direi, regozija-te!” (Filipenses 4: 4).
Esse tipo de otimismo começa com um coração alegre e se espalha rapidamente para o rosto.
Refletir e orar
O sorriso no rosto que revela a verdadeira alegria
Sempre vem do fundo;
Nasce de um coração cheio de agradecimentos.
É aí que nossa alegria deve começar. - Fitzhugh
Se você tiver a alegria de Cristo em seu coração, ela aparecerá em seu rosto. David C. McCasland
Dor e Tristeza
O que muitas vezes me frustra é não ter o poder de tirar a dor da outra pessoa, de não poder assumir esta dor pra mim, as vezes sinto que eu poderia suportar mais a dor em mim do que ver o outro sofrer. Mas o que seria de mim? E o Outro sem a dor saberia o que é felicidade, sou feliz porque sei o que é a tristeza, o que é a dor, ah como sei!
Percebo que as dores de uma vida tornam as pessoas fortes ou frágeis, talvez as duas coisas.
Percebo pessoas que empenham mais forças em suas maiores dificuldades e esquecem da outra parte, suas facilidades, e isso causa um desequilíbrio na vida.
Vejo um medo muito grande de pessoas de enfrentarem seus monstros para evitarem o sofrimento e por consequência deixam de lado a felicidade, por medo, apenas medo de ser forte!
Creio que caminho para felicidade é um caminho tortuoso, de espinhos e se assim não fosse não seria felicidade, pois esta para existir tem que haver o outro lado, ou seja, você saber o que é a tristeza, o que é dor.
A única certeza que temos é a morte.
Mas, nunca aceitamos tal naturalidade,
Choramos de tristeza de dor,
Choramos de saudades.
Choramos com lembrança,
De momentos ruins e contente.
Mesmo não aceitando o teu corpo ausente,
Dentro de quem vos ama, sei que estais presente... Diga um eu te amo para quem tu ama. Te amo Vó.
não, não há tristeza sem senão
mas há um certo ar, não resisto
um inverno arrepio de verão
que na beleza, sempre existe
não sei se olhar, se expressão
se por dentro um traço-esguio
só sei de um certo ar, perdição
um se-me-toca, estou perdido
um marejar raro e persistente
um quero fugir, mas não consigo
haja quem, ar-tão-assim, aguente
mas se, eternamente, o belo existe
que a perdição seja permanente
mas a tristeza, nem sempre triste.
COISAS E LÁGRIMAS
Traze-me tristezas...lágrimas
Quando páginas são rasgadas, de bons livros;
Quando as histórias da gente são mau explicadas;
Quando as palavras são jogadas ao vento, não confirmadas.
Traze-me aborrecimentos... Lágrimas:
Quando brinquedos são levados pela enxurrada e crianças sem;
Quando vejo comida em lixeiras, e por perto gente faminta
E quando se tira o pouco de quem já não tem quase nada.
Fico em lágrimas quando... Lamento:
Quando o destino se torna incerto, por escolhas erradas;
Quando as histórias mentirosas se tornam verdades.
Quando as vinganças que não curam, são executadas
E quando a religião esconde seus Judas.
Trazem-me a garganta gritos de raiva:
Quando os bons contos são esquecidos e não mais contados;
Quando as belas poesias não são mais declamadas;
Quando os lindos poemas não são lidos em voz alta.
E jogos são perdidos por lances errados.
Essas coisas deixam-me
De coração apertado, espremido;
Mãos suadas e alma angustiada.
Mas tipo, no mesmo minuto que eu choro muito de tristeza
Do nada, eu começo a rir
Pareço doida
Mas parece a alma e o espírito
Sendo manifestados ao mesmo tempo, sabe?
Tipo, eu posso chorar
Mas no final sempre termina com risada do meu espírito, sabe?
Eu sempre termino rindo, é muito estranho
Estranho humanamente falando, mas
É uma certeza, uma clareza espiritual que eu tenho assim
Que se alimenta, sabe?
Do choro da alma e do riso do espírito
Só que isso acontecendo num corpo de 1,56
Eu acho que eu vou explodir
Na hora, me deu vontade de chorar, até não poder mais, até secar o que ainda havia de tristeza. Me deu raiva de mim, raiva do que sentia, da sensação terrível e todo aquele sentimento de desconforto, a dor da sua falta já começava a apertar, e sangrava mais ainda por saber que aquilo já era real. Me deu vontade de gritar, jogar suas coisas na parede, quebrar seu retrato, me atirar pela janela do décimo andar, porque talvez, a angústia da espera na queda pela morte, doeria menos tempo, diante daquela que a sua ausência já me provocava. Mas não, eu não fiz nada disso, porque sabia que amor é como perfume, ele só dura o tempo que está fixado no corpo. E mesmo que a falta de lucidez não nos deixe pensar, precisamos de um tempo pra saber o quão verdadeiro aquele cheiro é. É preciso viver, continuar seguindo, mesmo quando não é mais nada do que já foi um dia. Mesmo quando é apenas você contigo mesmo.
Ricardo F.
Iury
Mais um dia, estou pensando em todo o mal que me causou, e em toda a tristeza que me fez sentir, você fez com que eu me sentisse um lixo, fez com que eu me odiasse tanto, ao ponto de desejar a morte, ao ponto de me mutilar inteira, toda vez que olho em meus braços, eu sei porque eu fiz isso comigo mesma, foi porque você fez e ainda faz com que eu me sinta culpada, por coisas que foi você que errou, nunca foi minha culpa, você sempre me culpou por tudo de errado que você fez e por toda loucura que habita em seu corpo e espírito. Não é minha culpa, se você sente culpado, não dorme a noite, não tem paz, você escolheu isso, foi tudo você, apenas isso, perdi muito tempo, pensando em você, vivendo de você, do que nunca foi e do que poderia ter sido. Cansei de esperar por você, parei de rezar por você, não há nada mais entre nós e talvez nunca haverá, pra mim já deu.
Acabou! Adeus pra Sempre!
2017
Deletando tristezas
Vou fazendo assim
Deletando tristezas
Espalhando alegrias
Vou fazendo florir.
Arquivando alegrias
Assim gera felicidades
Que vou espalhando
Com amor e verdade.
Deletar é necessário
Toda tristeza e dor
Espalhar é preciso
Felicidades e amor
Meire Perola Santos
14/11/2016
01:40
E eu choro.
Sentada, na mesa, estudando,
A tristeza me toma,
A alegria me abandona
E eu choro.
Estudando, soluçando, na mesa,
O anjo da minha vida me liga,
Me dá um frio na barriga
E eu choro.
Na mesa, estudando, aos prantos,
Reflito...
O que está acontecendo comigo?
E eu choro.
Iludida com o passar desses 5 meses,
Jurava que já tinha te esquecido,
Que não mexias mais comigo...
E desiludida, eu choro.
Choro de novo.
E de novo,
Eu choro.
Choro por lembrar da tua existência.
Choro por lembrar do teu sorriso.
Choro por lembrar da tua inteligência.
E o quanto és insubstituível.
Choro pelas vezes que te ignorei.
Choro pelas vezes que dissimulei.
Choro pelas vezes que não me entreguei
E, sem motivos, me afastei.
Choro por não te ver mais.
Choro por te querer ainda.
Choro por não ter corrido atrás.
Choro por não conseguir te tirar da minha vida.
Eu ainda te amo,
E você nem sabe disso.
Eu ainda te espero,
E você nem sonha com isso.
Eu ainda te quero,
E você nem acredita mais nisso.
Choro de novo.
E de novo,
Eu choro.
Por você,
Por mim,
Por nós...
Eu choro.
Tava bom ou parecia
Não havia tristeza ou alegria
Todos olhavam sem perceber
O receio no olhar sem brilho
O devaneio de entender
A voz era fraca
Não era pra escutar
Trazia um tom de melancolia
Aquela vontade de chorar
Influenciado pelo mundo
Com o grande medo de crescer
E na própria mente
Morreu querendo saber o que é viver
