Textos de Saudade do Pai q Morreu
A foto nada mais é do que um mero registro visual de momentos únicos e eternos em nossas vidas. Ela não é capaz de captar a intensidade de cada emoção sentida, seja um instante de alegria nos momentos felizes, um olhar apaixonado por alguém que ocupa, ou ocupou boa parte de nossos pensamentos, ou um simples sentimento de paz e harmonia que permeia nossos corações quando estamos ao lado de pessoas que fazem tão bem para a nossa alma.
Só Deus sabe o que eu seria capaz de fazer para ter a oportunidade de voltar no tempo e desfrutar, novamente, de cada um destes momentos incríveis do passado, nem que fosse por alguns segundos. Sentir meu coração bater acelerado, sorrir de forma verdadeira e espontânea, ser feliz, amar, sonhar, olhar para cada um deles e sentir, ao mesmo tempo, carinho e gratidão por poder compartilhar comigo estes sentimentos naquele exato instante.
Dizem que dá para contar nos dedos o número de amigos verdadeiros que levaremos até o fim de nossas vidas. Isto, infelizmente, é uma triste realidade. Algumas amizades vão ficando pelo caminho, seja por desavenças, mal-entendidos ou pequenas feridas que se mostraram incuráveis. O tempo e a distância, de forma sádica e impiedosa, encarregam-se de apagar ou enfraquecer boa parte dos relacionamentos restantes, que acabam se revelando tão frágeis quanto mensagens escritas nas areias da praia em dias de ventania.
Hoje, tenho ciência de que, com o passar dos anos, as pessoas definitivamente mudam, para melhor ou para pior. Muitas vezes, idealizamos nossos amigos como se o tempo não trouxesse os ares da mudança e, ao reencontrá-los, muitas vezes sentimos decepção por não corresponder às nossas expectativas.
Mas será que não seria isto, por acaso, um dos propósitos da vida? Aprender a respeitar as escolhas do próximo, compreender os seus motivos e amá-lo, ainda que não seja recíproco, por tudo que este representou em nossa breve história? Afinal, cada momento vivido ao lado de cada um deles serviu para moldar tudo aquilo que sou hoje.
Alheio à todas estas possíveis decepções, o meu ingênuo coração transporta-me para diversos pontos do passado toda vez que olho para estas fotos. Embora esteja muito longe de matar minha saudade, todos os bons sentimentos vêm à tona, com força total, reflorescendo todas aquelas emoções perdidas com o passar dos anos, e fazendo-me ter a certeza de que a minha vida valeu a pena. A foto, ainda que limitada, traz a imagem daqueles com os quais passei os momentos mais incríveis da minha vida.
O que fazer quando ela ressurge?
Quando ela pede para falar nas entrelinhas?
Quando ela quer sentir, pulsar?
Quando ela não me deixa ignorar que ainda existe?
O que fazer quando ela sente o "se"?
Quando ela sente no corpo as memórias?
Quando ela ela suspira?
Quando ela me devora querendo te reviver?
Ser estranho esse
que teima em coexistir
mesmo quando eu penso
que deixou de estar aqui.
EVOCAR (soneto)
Meu amor diz-me como chamas
- 0 nome que deixei de recitar
Diz-me para não mais me calar
Nada além, diz-me se me amas
Diz-me apenas se tenho lugar
Ainda no teu peito em chamas
E nas lembranças se tu reclamas
Ou se no ignoto vou assim ficar
Minhas lágrimas são só saudade
Nesta felicidade que desaprendi
E os versos tornaram-se metade
Para que o coração lembre de ti
Então, diz-me teu nome, brade!
Antes que eu seja, nada, por ai!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
28/03/2020, 10’42” – Cerrado goiano
Dia 29 de março, ainda não faz nem um mês desde que aquela última ligação foi realizada, que aquelas lágrimas descontroladas rolavam pelo nosso rosto. Esse mês tá demorando passar, as águas de março estão agitadas mas peço que elas levem a bagunça que está dentro da minha cabeça. Não tem um dia que eu não pense nele e não me pergunte: Será que ele tá bem? Será que ainda pensa em mim? Ou já está deitado nos braços de uma outra qualquer...?
O que mais sinto falta nele? Não sei. Talvez tudo. O jeito de falar, a voz o cabelo caído pela testa, preto e bagunçado. Tô com saudade de ouvir ele falar sobre as mesmas coisas, tô com saudade do silêncio dele. Quando a gente conversava por vídeo chamada, ele às vezes deixava o celular bem pertinho do rosto, era bizarro mas era lindo. Tô com saudade do tédio dele, das crises, da rotina. Quando ele chega da academia cansado ele deita no chão e fica refletindo na vida. Tô com saudade da risada dele, do jeito besta de rir, tô com saudade de pedir a opinião dele. Saudade de mandar áudios longos...
Sinto saudade dele por inteiro e até dos que cercam ele e que não tive a oportunidade de conhecer.
Ah! Saudade, que dor que tu faz, que vazio que tu deixa, que angústia é essa que não passa. Ah! Tu que domina meu pensamento, deixa meu corpo travado, meu olhar cabisbaixo sem saber o que fazer... Ah! Amor, tu pra quem deixei um pedaço de mim, deixei também um presentin' pra tu não ousar se esquecer d'eu.
Ah! Você que tá longe de mim, saiba que ainda te sinto aqui, bem coladinho mais eu, sinto o toque da tua pele e aquele beijo no rosto que me desse.
Ah! Saudade que aperta de madrugada, no sossego da casa tu grita no meu peito, por favor, tenta calar e me deixa pra que eu possa viver de novo em paz.
Depois de praticamente "um" ano sem escrever, hoje acho que preciso por algumas coisas pra fora que estão dentro de mim!
Eu sei que você pediu pra eu te esquecer, seguir a minha vida, ou tentar achar outra mulher... Mas sei la se eu consigo ou não fazer isso acontecer, porque, por mais que tenha se passado tanto tempo, parece que você foi pra outro país a pouco tempo e eu não me recuperei ainda...
Eu nao importo de esperar mais um ano, mais 5 anos, não é isso a minha preocupação no momento e você sabe, você em especial no momento é a minha preocupação diária, porque só de pensar que pode acontecer algo ruim ainda mais com essa Pandemia que pegou o Mundo de surpresa, meu coração paralisa de uma maneira inexplicável que nem consigo descrever.
Sei que tu pediu pra a gente sermos amigos, mas isso nós ja somos, mas quero mais, quero ser seu confidente, estar presente mais na sua vida, quero um dia ser tudo em uma só pessoa que você realmente possa confiar e acreditar que esta pessoa está ali pra te ajudar de todas as maneiras possíveis.
Quero fazer viagens maravilhosas ao seu lado para outros Países, quero andar de mão dada com você pelo puro prazer de ter ao meu lado uma grandíssima mulher!
Você é ainda diferente de todas as mulheres que eu ja conheci, sinto frio na barriga só de ver que você me mandou uma mensagem e aparece na minha tela do celular.
Entenda, eu não gostava ou gosto de você como vc me disse, Eu ainda AMO VOCÊ COM TODO O MEU CORAÇÃO.
Bom, apenas um desabafo de tristeza
O grito
Abra as portas e janelas
E se encha deste brilho,
Da luz que está lá fora
E lhe veio visitar...
O vento da esperança
Já espreita o teu olhar,
Onde as sombras da incerteza
Já não tem nenhum lugar.
Não guarde o grito
Num silêncio tão infindo
De quem esteve tão aflito...
Deixe a luz que te aquece
Toda a alma iluminar.
Edney Valentim Araújo
Aquele que tem prazer em saber da vida do outro, vai chegar um momento que esquecerá da sua, e o pior, irá perder os melhores momentos de sua vida.
Nunca esqueça que as pessoas são cheia defeitos, só precisamos prestar mais atenção nos nossos.
Só assim a vida ficará melhor e terá mais sentido.
Ei garota enquanto escrevo esse verso, lá fora garoa, várias gotas caindo, me lembro de você e eu só/rriso.
É que fiquei tão na tua que entrei no jogo sem medo de se molhar, mas se pa no seu olhar da pra sacar, um revólver cheio de munições contra o vírus de amar.
O a/MAR é salgado igual aos seus amores passados, mas eu cheguei todo doce e intenso, deve até ter estranhado.
Meu jeito é diferenciado, sei que não sou comum, solto tanta dose de interesse que te deixei desornete/ARDO.
Ardeu, mas agora aqui dentro tô confuso nem me entendo. Pedi aos céus alguém interessante, notei que era você no primeiro instante, você chegou tipo assaltante roubou meu coração sem termos momentos presenciais marcantes. Vai entender qual é a parada... Fazia tanto tempo que não sentia essa levada... Aquela que leva meus sentimentos e pensamentos, invadindo até meus sonhos vai vendo...
Mas tudo em excesso faz mal, eu cheguei "causando" mas não foi por mal, é que quando toca meu lado sentimental não sei agir normal. Depois de um relacionamento terminado, você foi a primeira que tocou esse meu lado apaixonado.
Minha ansiedade tem aumentado e a vontade de te ver faz progredir essa má sanidade, sei que esse jeito romântico parece até que tenho 12 anos de idade.
Penso várias coisas e logo falo, esse meu jeito tem atrapalhado, às vezes penso em desistir por esse meu jeito apressado.
E é nisso que eu tenho pensado sou desastrado e impulsionado nas ações que tenho tomado. Me desculpa, acho que já deve ter estragado tudo, mas o importante é expressar o que eu sinto aqui no fundo.
É profundo demais não consigo ser orgulhoso e deixar algo para trás, mas preciso entender sobre o que ocorreu com você. Me esqueci daquela doença diabete... Ou melhor (dia/bad) que é diagnosticada quando o paciente tem decepção de uma paixão. Se perde no medo e fecha seu coração.
Autor: @n_.guimaraes
Saudades de você
da sua aura doce, do seu sorriso fácil
De te ver, te ter
Uma lástima
não termos sido
tudo que podíamos
Não termos vivido
todo nosso brilho
Eu ainda
continuo um labirinto
Mais vivo enfim
mais perto do infinito
De virar uma estrela
de me tornar o símbolo
Daquilo que vivemos
do que viveríamos
Então, quando você olhar pro céu
entenderá que tudo que não vivemos ainda é possível
Nos despediremos
sabendo
Que o brilho do nosso último sorriso será eterno
E como nossas almas
triunfará pelo infinito
Queria tanto saber
O que você quer me dizer
Se você quer ou não me ver
Se é pra lembrar ou esquecer
Queria tanto saber
O que se passa aí dentro
Se é calmo ou turbulento
Se só ficou arrependimento
Queria tanto saber
O que você faz agora
Onde sua vontade mora
Se fico ou vou embora
Queria tanto saber
O que manda seu coração
Se isso é um sim ou se é um não
Se não passou de ilusão
Queria tanto saber
O que é realidade
Sua verdadeira identidade
Se no final é só saudade
Insônia
Essa insônia que me perturba,
quero aquietar meus pensamentos,
mas eles são frenéticos,
me agitam, a noite toda.
Quem me dera silenciados,
terminar com essa rebelião
que corre por meu corpo
querendo o que não posso ter.
Coração em taquicardia
respiração curta,
uma intensa fissura,
Meu Deus, que luta.
Quero quebrar o silêncio,
dessa madrugada quente.
Gritar seu nome e ter-te,
comigo para sempre!
"A maioria das grandes coisas dessa vida vem em pequenos frascos, pequenas porções ou momentos lacônicos. Assim, acontece com pessoas iluminadas que tem como missão trazer ao mundo um pouco da aura de Deus. Elas chegam, encantam, cumprem sua missão deixando enraizado em nossos corações, atitudes que modificam nosso viver.
Elas são anjos, mas os anjos precisam voar e então se vão, deixando saudades como prova de que houve amor, compartilhamento, aprendizagem e momentos que serão eternos. Sentir saudade é saber que o coração está repleto de boas lembranças e recordações lindamente vividas que foram únicas e especiais. Saudade...palavra linda, existente só em nosso idioma, porém seu significado é universal. Sentir saudade é ter o privilégio de reviver e novamente ser feliz".
sei lá, mas para o momento devo dizer nada me basta,
e que a minha vontade perdeu o paladar.
Não sei se fico calado ou se apenas saiu de soslaio.
Se assisto Hanna Barbera ou apenas escolho " saída estratégica, pela esquerda."
mas se nada eu sei porque devo saber para que lado devo ir
O passado se distancia da mesma forma que o alto mar se afasta em relação à praia.
Tudo se mistura, se mescla, se apequena.
Mas as vezes, raramente, alguém reaparece de lá de longe e, como um tsunami, remexe tudo, levanta ondas enormes, nos faz repensar em cada gota de vida que se passou...
Então aqui, no litoral do presente, chegam lembranças de nós mesmos, pedaços que insistiram em nunca afundar, e voltam a fazer parte da paisagem do agora, como se nunca tivessem saído daqui.
Ás vezes os meus passos teimam comigo e, quando me dou conta, já estou nos nossos lugares preferidos te procurando.
Passos tão desobedientes que teimam em te procurar em nossos lugares preferidos; é saudade dos momentos, das conversas nesses bancos de praças em meio à arvoredos e tapetes floridos pelas flores no caídas; culpo meus passos, mas meu coração também é culpado.
Coisa estranha, por vezes, insuportável é sentir.
Às vezes sinto e nem sei que nome dar ao sentimento, pois não parece algo específico, mas um aglomerado de sentimentos desconexos. Angústia de não sei o que, saudade não sei de quem , vontade de retornar para um lar que não consigo me recordar.
Eu ainda estou aqui nesse temporal, não consigo te ver, não consigo falar com você e todos os dias essa neblina vem me esconder.
Sinto que a cada dia estou me perdendo, aqui é difícil de enxergar, tenho medo de não achar o caminho para voltar,sinto meu coração acelerar, minhas pernas tremer e não sei se vou te reencontrar.
Quando você mais precisou, eu não estava lá,
mas vi sua partida e senti sua despedida.
Viajei a noite toda nas suas asas e o firmamento era o meu chão,
não queria voltar sem você, não queria largar sua mão.
Impossível não sofrer em cada lembrança,
isso acontece mesmo, todas às vezes que o sonho volta.
Aquela noite nunca passou, ela jamais passará.
O olhar na porta do quarto, na boca o som da angustia
Sem querer eu disse adeus
E a vida segue....
Caia na real!
Não é somente a música que enviou que faz lembrar de mim. Tudo fará lembrar de mim. Os lugares por onde passa, as músicas que ouve, a cozinha aonde põe sua taça de vinho, o sofá que ficávamos, a pipoca que fazíamos, a toalha que se enxuga, a cama aonde se deita...os pensamentos voam para onde eles querem e não para onde nós queremos. Nossos pensamentos possuem vida própria.
Da casa
Morei numa casa,
Feita de cal, madeira e planta.
Tinha facho de velas,
E raios numa porta debruçados.
Minha mãe nos ensinava,
A fazer um pão chamado sonho.
Por vezes tínhamos que fermentar com mais vigor.
Mas por fervor ou insistência, crescia.
Nessa casa se contavam estórias.
Como a luz que ficou presa na sombra,
Até que o vento a libertasse.
Ou da lagoa que desaguava no mar,
Porque ele por ela estava encantado.
Tinha uma que ninguém entendia.
Revelar-se-ia mais tarde na travessia.
Era de uma voz que somente se ouvia,
No agudo silenciar, tomado na profundeza.
A casa inda lá continua.
Minha mãe ajuntou-se noutro tempo.
Só agora, enxertado de silenciamentos, aquela voz ecoa.
Abre-se na boca do menino que se avizinhou da saudade.
Carlos Daniel Dojja
In Poemas para Crianças Crescidas
