Textos de Reflexoes sobre as Pessoas
Hoje meu dia foi repleto de reflexões, - sobre estar aqui neste planeta e sobre estar fora dele. Como é difícil para a mente humana aceitar a partida... Dói muito! Acho que é semelhante a dor de um parto... Só que no emocional. Apesar da dor eu sinto paz! Uma paz tão grande que questiono. Fico me culpando por esta sentindo o meu coração em paz. Será que no fundo entendi toda essa mecânica vida x morte? Ou será que é apenas um sentimento? Hoje mais cedo esbarrei com a dor de ter que dar adeus a uma pessoa que amei e que foi muito importante para mim... As vezes tenho a impressão que esta paz (apesar da dor da partida que entendi e aceitei) é a paz emanada por ela... Dizendo... 'Ei pessoal! Estou bem e feliz! Aqui é lindo!' Isso justifica tudo! Ela transcendeu lindamente e esta ao lado do Pai! Gratidão tia Maria Do Carmo Garcia da Rocha pelo seu amor incondicional!
Obrigada a todos pelas mensagens de amor e paz!
O Peso da Culpa: Reflexões sobre o Castigo da Consciência
"A principal e mais grave punição para quem cometeu uma culpa está em sentir-se culpado. O maior castigo para aquele que comete uma culpa reside no peso da própria consciência, onde a culpa se torna uma sentença perpétua de autorreflexão e arrependimento."
Reflexões:🦉 a Perfeição
Vamos falar da tal PERFEIÇÃO...
Mas, para que falar sobre algo que não existe?
Então, para que perder tempo com isso?
Calma.
Na verdade, existe outra coisa muito melhor.
E, é desta coisa que falaremos.
Pois falaremos de... IMPERFEIÇÃO!
Essa sim, é a que MOVE O MUNDO.
Veja, se a PERFEIÇÃO fosse possível...
Em algum momento a vida perderia o sentido, a graça...
Seria o tédio!
Tudo estaria perfeito!
Não teria mais nada a fazer!
Mas graças a Deus, a IMPERFEIÇÃO está aí...
Para preencher nossas vidas!
As coisas não andam sozinhas. mas a partir da IMPERFEIÇÃO!
Tudo neecessita manutenção.
Dedicação.
Zelo.
E até (principalmente) amor.
Para todos terem, OCUPAÇÃO!
Isso tudo numa palavra.
VIVER !!
REFLEXÕES SOBRE O VAOR, PODER E ESPERANÇA DO HOMEM
A suprema felicidade da vida é ter a convicção de que somos amados, por isso o que pra ti não merece, pode ser melhor pra os outros.
-Sublinhe que o ser humano é o animal mais temido, não devido a força que- o reveste mas sim pela forma que usa a mesma.
- Seja sempre grato! Não sínta-se estigmatizado com coisas pequenas porqus a vida poderia ser pior.
- Tenha esperança e seja forte porque o melhor ainda está por vir o o pior está a lhe seguindo.
- Para de se preocupar com o que dá errado,e anime-se com o que dá certo! Porque existe pessoas que não foram nascidas pra ti assim sendo você pode fazer tudo mas equiparar-se-á a nada.
-Tudo o que você decidir fazer, certifique-se que isso te faz feliz salvo ao contrário repitirá mil vezes, a palavra se eu soubesse.
- Se quer saber a verdade lembre-se que a Lealdade é difícil de encontrar, confiança é fácil de perder, e as ações falam mais alto que palavras.
- Concentre-se naquilo que você precisa para tornar sua vida melhor.
- Não permita que o imprescindível ( indispensável) seja ofuscado pelo brilho do acessório, desta feita estará sempre disponível para pugnar todos malícias que advirão para lhe desnortear.
-Contudo,você é valioso porque você existe. Não por causa do que você faz ou o que você fez mas simplesmente porque você é.
SUCESSOS
Seja Sol, seja Luz, seja Você!
Reflexões sobre "A alegoria da caverna" - Platão, 380 a.C.
(A partir da leitura do livro "A aurora de uma criança", REZENDE, Lenilson Moraes. Goiânia-GO, 2019)
Estaria eu falando não por mim, mas pelo ser humano - e daí, também, por mim, obviamente! - , inspirada nos ensinamentos de Sócrates? 🤷🏻♀
Quando estou habituado, condicionado, a ver as coisas de determinada forma, tenho dificuldade de ver o novo, de ver sob uma nova perspectiva.
O que vejo pode ser uma ilusão, mas não consigo (ou até consigo mas não quero) ver de outro modo. Nas diversas voltas da vida, é-me dada a oportunidade de enxergar: posso aproveitá-la ou não. Posso me libertar das minhas correntes, das minhas prisões, posso me curar da minha "desrazão". A escolha cabe unicamente a mim.
Ver algo novo pode ser difícil, pode incomodar, pode doer. Serei a todo o tempo tentado a ficar ou retornar para a minha zona de (des)conforto. Mas se eu persistir, lá na frente verei que terá valido a pena.
Preciso me permitir o novo. Preciso me esforçar nesse novo caminho. E então verei o sol, tal como ele é.
Ao ver o novo, ao ver a luz do sol, desejo que os demais a veja.
Tentarei falar sobre o que vi, sobre ver novas possibilidades. Estarei atento sobre a melhor forma de fazer isso, pois estarei focado em atingir o meu objetivo. Alguns, inspirarei. Por outros, serei ignorado ou até mesmo hostilizado.
Mas não posso desistir! Mais vale suportar qualquer provação do que voltar àquela caverna.
Preciso aprender a assimilar o mundo pela vista de quem está na caverna e não consegue (ou não quer) ver senão o que está acostumado a ver.
Preciso aprender a assimilar que minha essência - sol - está o tempo todo disponível para iluminar a minha prisão, basta eu querer quebrar as minhas correntes, basta eu querer enxergar, basta eu olhar para o meu verdadeiro caminho e segui-lo. Todos, sem exceção, somos sóis. Só precisamos decidir acessar a luz que pulsa dentro de cada um de nós.
Seguindo firme o meu caminho, subo e contemplo o que há no alto: minha alma ascende aos últimos limites do mundo inteligível, onde está a "Ideia do Bem". Percebo-a com dificuldade. Somente a vejo quando compreendo que ela é a causa de tudo o que há de reto e belo.
Se quer se comportar com Sabedoria, seja na vida privada ou na vida pública, você precisa ver a "Ideia do Bem". E "é preciso que se habitue, para que possa ver as coisas do alto", disse Sócrates.
Que possamos escolher ser luz e nos esforçar nesse sentido. E que possamos irradiar essa luz à nossa volta. Assim, contribuiremos para um "eu" melhor, para um "outro" melhor, para um lar melhor, para uma família melhor, para um trabalho melhor, para uma comunidade melhor, para uma sociedade melhor, para um país melhor, para um mundo melhor.
É incrível como a vida nos proporciona oportunidades de reflexão, reflexões sobre questões rotineiras, mas extremamente presentes em nossas vidas! Questões como amizades!Relacionamentos!Paixão,Amor, Trabalho, Projetos de vida, Perspectivas, Empreendimentos, Emoções,Bens materias! Afinal são tantas coisas para pensar não é mesmo?
Refletindo percebi que nossos PENSAMENTOS são repletos de DESEJOS, NECESSIDADES, PEDIDOS, VONTADES, e muitas vezes alguns deles acompanhados de alguma reclamação, descrença e decepções, fatores estes que geram em nós um senso se urgência e de resolução!
E ao mesmo tempo faz com que nos tornemos pessoas rígidas, e em alguns momentos inflexíveis e nada maleáveis, e é neste momento que nos equivocamos, pois achamos que pensando assim estamos focando na resolução de nossos problemas, sendo que na verdade estamos aprisionando nossa alma, pois olhamos apenas externamente e não internamente, afinal, é fácil culpar os outros por nossos problemas, o difícil é entendermos nossas limitações e defeitos, também esquecemos que muitos de nossos problemas são gerados por nós mesmos!
Sem contar que muitas vezes eles ocorrem por intuições que desconsideramos, fatos claros que simplesmente deixamos de ver por não querer perceber ou acreditar, sendo assim conclui que isso nada mais é do que trair nossa própria alma, pois ela sabe do que precisamos e conversa conosco através de nossas intuições, por isso entende você como ninguém! De certa forma acredito que é Deus conversando com a gente, por isso hoje não encaro a minha intuição como uma simples dedução, mas como minha velha e boa alma me orientando sobre o correto a ser feito sempre!
E neste turbilhão de reflexões acabei tendo outra conclusão! A de que não devo alimentar e potencializar meus pensamentos, desejos, necessidades, pedidos, e vontades, mas sim minha alma!
Desta forma meus pensamentos, desejos, necessidades e pedidos serão assertivos, e realmente MEUS, só MEUS, e como consequência disso, apenas almas semelhantes a minha estarão próximas de mim, até que chegará o momento que nem da minha intuição precisarei mais, pois meus corpo e alma serão um só! E isso pra mim é poder, evolução e harmonia!
Reflexão sobre o tempo!
É curioso como o tempo é um tema recorrente em nossas reflexões, não ouço ninguém falando que está com tempo de sobra, mas pelo contrário, que faltam horas para dar conta de tudo que precisa ser feito durante o dia.
Mas será que realmente estamos fazendo bom uso dele? Será que usamos todas as horas do nosso dia da maneira mais adequada?
A falta de tempo não pode ser justificativa para esquecermos do que (ou de quem) realmente vale a pena, família, amigos e você..., sim é importante acharmos um tempo para cuidarmos de nós..., ficar com as pessoas que amamos, valorizar os momentos que temos com elas e às vezes até nos fecharmos em nossos compartimentos particulares, meditando sobre essa tal "falta de tempo", isso tudo renova nossas energias e nos dá força para seguirmos nossas vidas, minimizando desse jeito, a sensação de "perda de tempo".
Então que possamos aproveitar nossos horas, nossos dias e nossos momentos, de forma mais consciente, com mais responsabilidade.
http://www.facebook.com/rascunhosescondidos
Reflexões sobre verdades e pensamentos aterrorizantes
Autor:LCF
1
(Não me queres... Pois bem!)
2
(Também não te desejo!)
3
(Mortes, sangue, dor, sofrimento...)
4
(Demónios das trevas, repugnantes!)
5
(Amigos perdidos...)
6
(Em tempos, grandes companheiros...)
7
(A Terra deveria ser negra...)
8
(Para as pessoas com o coração maligno a contemplarem.)
9
(Discriminação, racismo, xenofobia...)
10
(Não estavam planeados pelo Senhor!)
11
(Mudança de assunto repentina...)
12
(Não!)
13
(Pois tudo é o mesmo: destruição e caos.)
Falamos tanto em reflexões sobre a vida, suas alegrias e tristezas .
Não é apenas enxergando nossa imagem no espelho da vida que
isto acontece.
Mas, sim quando tentamos por instantes sentir realmente as dores
do outro.
São : os medos, os traumas , as desilusões, as perdas e tantos outros sentimentos que causam "cicatrizes na alma."
Sermos ou tentarmos sermos felizes também é podermos ou pelo menos tentarmos amenizar as dores das almas amigas.
Se não conseguirmos; que sejamos então, gentis a fim de gerarmos
ao menos esperança de dias melhores em almas tão reprimidas
pelas difíceis situações da vida.
5/12/16
Reflexões
Quando cometemos erros, devemos refletir sobre eles e tentar consertá-los. Esta é a melhor maneira de conseguir fortaleza.
O caminho em direção ao Bem não é fácil, mas, quando conquistado, torna-se uma enorme gratificação para o ser humano.
Não atire flechas de críticas destrutivas em seu irmão: auxilie-o a não errar novamente e a crescer construtivamente no amor, na experiência e no conhecimento.
O filho é o nosso coração que sai para outro corpo.
Nada somos e nada conseguiremos, senão através Dele.
Quando pensamos apenas no passado, deixamos de pensar no presente e no futuro.
Nossa vida só faz sentido quando melhoramos a de outra pessoa.
Você conseguirá tudo o que pede, se fizer por merecer.
Para ser humilde não é preciso andar descalço.
A melhor forma de ensinar é dando exemplos.
Solidão é o que se sente quando não se crê mais em Deus e em si mesmo.
Erguei-vos, não temais. Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: passai daqui para lá, e ele passará.
A esperança é o melhor remédio que conheço.
O mais forte é aquele que sabe dominar-se na hora da cólera.
Devemos tratar os amigos como desejamos que eles nos tratem. Ama-se o que se conquista com esforço.
Reflexões sobre a habilidade humana de justificar falhas.
A riqueza da natureza humana apresenta-se, por vezes, através de sua capacidade quase artística de criar argumentos que justifiquem suas próprias negligências e faltas. Esta habilidade, que poderia ser utilizada para fins construtivos, é muitas vezes direcionada para mascarar erros, transformando vilões em heróis aos olhos de quem está disposto a escutar. Como lobos que, perante o tribunal da sociedade, vestem peles de cordeiros, pessoas transfiguram-se em inocentes e puros, através do poder da palavra.
Esta capacidade de alteração da realidade não se limita à autodefesa superficial, mas se estende também ao relato de acontecimentos, contando mentiras como se fossem verdades indubitáveis. Esta prática, além de desonesta, tem o potencial de causar verdadeiras doenças emocionais e psicológicas naqueles que são alvos dessa conduta fria e calculista. É uma manipulação que, longe de ser inocente, leva à erosão do tecido social, minando a confiança e a saúde coletiva.
Por trás dessas ações, há uma busca incessante por glória, aplausos, egos intumescido e benefícios pessoais. O interesse egoísta sobrepõe-se ao bem-estar comum, alimentando um ciclo de manipulações e inverdades. É uma troca perigosa, onde a verdade é moeda de troca por adulação e vantagens, colocando em risco não apenas a integridade individual, mas a da sociedade como um todo.
Capacidade de criar argumentos para justificar negligências e faltas.
Transformação de lobos em coelhinhos mansos e santos.
Contar mentiras como se fossem verdades.
Consequências das condutas frias na saúde das pessoas.
Interesses egoístas e busca por glória ou benefícios pessoais.
Assim, urge a necessidade de um olhar crítico sobre estas práticas, incentivando a honestidade e a integridade em todas as nossas interações. A verdadeira força de uma sociedade reside na capacidade de seus indivíduos de agirem com retidão e responsabilidade, reconhecendo falhas não como fraquezas, mas como oportunidades para crescimento e melhoria mútua.
📜 Reflexões ampliadas dos Dez Mandamentos
1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
Não se trata apenas de reconhecer a existência de Deus, mas de colocar Deus no centro da vida. Violamos esse mandamento quando substituímos Deus por ídolos modernos, como dinheiro, poder, vaidade ou ideologias.
Reflexões da Noite
À noite, uso o silêncio para refletir.
Refletir sobre os caminhos que devo seguir.
Sigo meus passos firmes,
em direção ao amanhecer que, um dia, sei que vou alcançar.
E quando esse amanhecer chegar,
com ele virá minha evolução.
Prosseguirei em minha busca constante:
crescer, progredir e expandir meus sonhos e ideais.
Gabriel da Silva Salvador
Pensamentos da Madrugada
Reflexões sobre o ocaso II
O que me espera ao final da caminhada?
Os aplausos acompanharão o meu cortejo
Ou será a alegria dos inimigos com suas vaias?
Os meus inimigos saberão o sabor
Do meu sangue e das minhas carnes?
Haverá choro na despedida?
Haverá ao menos uma flor para suavizar a partida?
Quem fará o meu epitáfio?
Haverá prazer ou dor ao fazê-lo?
E os anjos dirão ‘Amém’?
Reflexões fenomenológica-existencial sobre VIVER
Viver é Amor!
Viver é luta constante por manter-se viva.
Viver é aceitar que a vida é finita.
Viver é dar um passo por vez, em meio a correria de estressados e ansiosos por chegar a lugar nenhum, afinal, vamos todos morrer!
Viver é dádiva divina!
Viver é errar, desafiar-se, chorar, abraçar, acalentar sonhos, explorar o novo a cada dia!
Viver sua vida não é somente você que escolhe, pois vivemos socialmente num mundo conectado e capitalista, mundo desumano, desigual e "selvagem".
Viver é escolhas, é amar-se e amar aos outros.
Viver também é odiar, ter raiva, querer matar, querer morrer, eliminar!
Viver é morrer, aos poucos a cada sopro.
Viver é perdoar, não perdoar, ter afetos ou desafetos.
Viver é feto, é fato, é nato, é natimorto!
O que é VIVER?
Reflita sobre e vivo, ativo, vibrante estarás!
Reflexões sobre Relacionamentos: Entre Carência e Maturidade
Em uma noite comum, após um rolê aleatório, o cansaço nos abraçava enquanto nos preparávamos para dormir. Busquei o afago de um abraço apertado, a doçura de um beijo colado, ansiando por carinho e afeto. No entanto, ao me voltar para ele, encontrei apenas indiferença, uma ausência de sentimentos que ecoou no silêncio do quarto.
Despertando na manhã seguinte, compartilhamos um momento na varanda. Foi então que ele me desafiou a fazer algo, declarando: "Se me ama, faça isso". Contudo, em meio à minha hesitação, respondi com a sinceridade que brotava do meu ser: "Como posso não te amar, se permaneço ao seu lado após tudo que fizeste comigo?"
Seus olhos encontraram os meus com frieza, sem remorso, e proferiram palavras cortantes: "Isso não é amor, é carência. Você é carente por isso ainda continua comigo."
Permaneci em silêncio, absorvendo suas palavras enquanto elas reverberavam em minha mente. E assim começaram as reflexões: Seria eu carente ou suficientemente maduro para esta relação? Seria ele digno de alguém como eu, que oferece carinho e atenção e permite suas saídas sem questionamentos? Mantenho-me tranquilo em nossa relação, propenso a conversar em vez de discutir, sem ciúmes ou restrições a suas amizades.
No entanto, mesmo assim sou tratado como alguém que suporta tudo isso por mera carência.
Indago-me: Seria carência ou maturidade o que sinto? Essas dúvidas ecoam em minha mente enquanto busco compreender o verdadeiro significado de nossos sentimentos e escolhas.
Casulo do Silêncio
O silêncio da madrugada,
avassalador,
me leva a reflexões
sobre a beleza da vida.
O tempo se esvai,
tenro e belo,
enquanto a solidão
convida à contemplação.
Meus pensamentos viajam,
cruzando eras,
deixando marcas indeléveis,
sintomas de ternura,
resquícios de um dever
cumprido com zelo.
Na excelência do existir,
desperta o anseio
de abandonar o mundo das maravilhas
e aventurar-se em dimensões infinitas,
misteriosas e imprevisíveis,
onde a vida eterna habita.
Hoje, enquanto escrevo, sinto uma mistura de sentimentos e reflexões sobre o caminho que percorri até aqui. A ausência do meu pai sempre deixou um vazio que, por vezes, parece difícil de preencher. Em momentos de alegria, naqueles em que eu gostaria de compartilhar conquistas e desafios, sinto falta do apoio e da orientação que ele poderia ter me dado.
No entanto, também aprendi a valorizar a força que essa ausência me trouxe. Com cada obstáculo que enfrentei, descobri uma resiliência dentro de mim que não sabia que existia. Você, que está vivendo agora, deve ter encarado muitos desafios, mas espero que tenha aprendido a transformar a dor em aprendizado e a saudade em motivação.
É importante lembrar que, mesmo na falta, existem outras fontes de amor e apoio ao nosso redor. Amigos, familiares e outras figuras que se tornaram pilares em nossa vida. Espero que você tenha sabido reconhecer e valorizar essas relações.
Sei que o caminho nem sempre foi fácil, mas confio que você se tornou uma pessoa forte e empática. Que você aprendeu a ser o pai que sempre sonhou ser, ou o amigo que sempre desejou ter. Que, apesar das cicatrizes, você encontrou maneiras de criar um futuro cheio de amor e esperança.
A vida é uma jornada repleta de aprendizados, e espero que você tenha abraçado cada um deles. Continue a buscar a felicidade e a construir relacionamentos significativos, sempre lembrando que, mesmo na ausência, o amor pode se manifestar de muitas formas.
Com carinho,
Você do passado.
REFLEXÕES SOBRE AS GUERRAS
Guerras: devem-se fazer? Valem a pena?
A guerra banaliza o valor da vida humana e supervaloriza os interesses escusos de poderosos e nações dominadoras.
Quanto vale a vida de um soldado? Morto, quanto vale? Morto, quem poderá devolvê-lo à sua família, à sua nação, e à humanidade?
Que dizer das centenas e até milhares de soldados que morrem diariamente nos combates das inúmeras guerras ao redor do mundo? Se a vida humana vale mais do que qualquer outra coisa, como se costuma dizer, existe alguma coisa ou causa que justifique sujeitar à morte tantas vidas preciosas?
Defender-se de invasores que não queiram retroceder de seu mau intento, creio eu, é o único motivo que justifica a uma nação expor seus cidadãos ao sacrifício, pois ou se morre lutando para defender a independência e liberdade de um país e seu povo, ou se rende à escravidão dos maus e dominadores.
Considerando-se as mortes, as destruições de casa e cidades inteiras, as elevadas perdas de equipamentos militares... com perdas na casa muitos bilhões e até trilhões, vale realmente a pena as guerras? O preço pago é alto demais para tão pouco que se venha conseguir!
O que se poderia fazer em favor da humanidade, se usássemos para o bem, as tão elevadas somas de recursos financeiros usadas nas guerras?
Educação de Antigamente vs. Educação Atual: Reflexões sobre Extremismos
A educação dos filhos ao longo dos tempos tem passado por transformações drásticas, refletindo mudanças culturais, sociais. Em épocas passadas, a disciplina muitas vezes se manifestava de forma rigorosa e punitiva, com muitos pais acreditando que a severidade era sinônimo de educação eficaz. Castigos físicos eram considerados métodos aceitáveis para corrigir comportamentos e impor respeito. Essa abordagem, ainda que muitas vezes bem-intencionada, ignorava os impactos emocionais e psicológicos que tais práticas poderiam causar nas crianças, resultando em traumas duradouros e relacionamentos familiares marcados pelo medo e pela obediência forçada.
Por outro lado, a educação atual tem experimentado um extremo oposto. Em uma tentativa de evitar os erros do passado e promover um ambiente de carinho e respeito, muitos pais têm adotado uma postura excessivamente permissiva, onde as crianças recebem tudo o que desejam e são pouco confrontadas com limites e responsabilidades. Este método, embora nascido de uma intenção de criar um ambiente positivo e acolhedor, pode levar a outra série de desafios. Crianças que crescem sem conhecer limites claros ou sem a responsabilidade de suas ações podem desenvolver um senso distorcido de autoridade, responsabilidade e empatia
Tanto a disciplina severa quanto a permissividade excessiva carregam suas próprias armadilhas. O desafio contemporâneo é encontrar um equilíbrio que valorize o respeito mútuo, a disciplina positiva e a responsabilidade compartilhada. É importante que os pais estabeleçam limites claros e consistentes, mas que também expliquem o porquê dessas regras e ajam como modelos de comportamento. A educação não deve ser sobre controle ou servidão, mas sobre guiar e nutrir as crianças para que se tornem adultos conscientes, empáticos e responsáveis.
Cada era possui suas particularidades e desafios. Os extremos educacionais, seja na forma de disciplina rígida ou permissividade exacerbada, demonstram que nenhum método é eficaz sem a presença de amor, respeito e entendimento mútuo. O verdadeiro objetivo da educação deve ser preparar os filhos para enfrentarem o mundo com resiliência, compaixão e sabedoria.
Lembrar do passado e entender o presente nos ajuda a criar um futuro onde a educação seja um processo contínuo de crescimento e aprendizado, para pais e filhos.
- Relacionados
- Textos de Amor
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Frases de Paulo Coelho que inspiram reflexões
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Textos de Fernando Pessoa
