Textos de Reflexão

Cerca de 75599 textos reflexao Textos de Reflexão

⁠Minha vida tem tantas portas...
Tem vias retas... tem vias tortas.
Toda manhã ao sol nascer...
qual delas quero trilhar...
tranquilamente posso escolher.
Vou seguindo nesse espaço infinito.
Num compasso tão bonito...
Dois pra cá... dois pra lá...
Fazendo meus dias formosos.
Gravando na alma tudo em que acredito...
Tenho força, tenho entusiasmo, tenho ânimo...
Tenho fé... acima de tudo
Um futuro leve e cheio de paz.
Para qualquer dor, tenho um escudo.
Todavia...
As vias nem sempre como quero se desenham...
Apesar de todo meu empenho...
Lá vem nuvens pesadas devagarinho...
Seu intuito: fazer sombras pelo meu caminho.
Tenho toda a força do mundo...
Luto... esmurro... grito... rujo como um leão...
Mas o mundo tem-me feito muitas vezes um frio e insensível vagabundo.
Luto, sim... mas, às vezes, esmorece meu coração.
E tá tudo bem 😉

Inserida por RosangelaCalza

⁠O único poder que realmente pode nos libertar, é o poder do amor!
Nele, o fraco é forte, o pobre é rico, o pequeno é grande, o solitário habita em família, o triste salta de alegria e o perdido encontra o caminha de volta para casa.
Que alcancemos a graça de encontrar, ainda hoje, o retorno ao que realmente pode transformar nossas vidas!

Inserida por sergiolirad12_1106197

⁠Já parou pra pensar em como as coisas mais simples são as mais bonitas que existem?
E você aí, tentando impressionar,
quando a maior beleza está na sutileza dos detalhes simples e singelos da vida.
Como apreciar um bom café da tarde,
um dia chuvoso entre lençóis e um bom filme
ou, simplesmente, a presença de quem se ama.

Inserida por mickaely_nascimento

⁠Sim, ainda posso sonhar...

O tempo pode passar pausadamente...
A vida engatinhar arrastadamente...
O sonho em realidade mil anos pode demorar pra se transformar.
Mas ainda posso sonhar.
O que fiz não posso apagar.
Impossível o caminho trilhado deletar.
Pelo que foi perdido só posso chorar...
Lamentar os amores que eu não soube amar.
Mas ainda posso sonhar.
Quem sabe alguns caminhos por onde andei...
bem longe por eles passarei... presentemente neles não estarei.
Talvez alguns jeitos... alguns feitos do passado nunca mais repetirei.
Esses seguramente não os ecoarei.
Talvez...
Meu caminho faço novo.
Vivo o novo.
Não deixe migalhas pra não saber voltar...
O passado sempre pra trás há de ficar.
Talvez...
Mas ainda posso sonhar.

Inserida por RosangelaCalza

⁠O sol de novo apareceu.
Como consequência a escuridão desapareceu...
Rasgam o céu os raios luminosos...
Abrolha mais um dia maravilhoso.
Cantam as aves alegremente.
Balançam seus galhos as árvores tão contentes...
A chuva de ontem seu caminho seguiu...
foi-se pra outras paragens... passou.
O vento as nuvens sombrias pra longe levou.
Retorne, oh esperança, à minha alma...
Devolve-me a serenidade, a paz e a calma.
Virá um novo amor com o novo dia...
Não ficará mais minha alma vazia.

Inserida por RosangelaCalza

A vida é regra de português
A vida se escreve da forma que é vista
As vírgulas dão pausa e os pontos os finais e continuações
Erros ortográficos existem na sua vida, basta aprender a corrigi-lo
A persistência no erro dão variações aos preguiçosos, que com remendos dão entendimento ao que realmente querem mostrar, que não sabem nada sobre a sua própria vida!
A quem intérprete a vida dos outros, por conta daquilo que escrevem bem.
Quem não sabe ler não reconhece a sua própria história escrita, apenas fala dando acréscimos em algo que nunca existiu.

Inserida por WesleyNabuco

⁠Sei que muitos não entenderão, mas vivíamos tempos difíceis, tanto no cenário nacional, quanto na vida pessoal. Se entramos em detalhe de nossas vidas dar um best-seller. No entanto tínhamos um ao outro e isso era o que bastava. E pra celebrar nossas vidas o nascimento de Fernanda, sem dúvida alguma, o melhor dia de nossas vidas insigniantes e perdidas vida. Por mas obscura que parecessem as coisas, Ela Vera Lucia sempre tinha a solução, independente dos resultados seguíamos o percurso do caminho da vida. Lembro-me claramente de uma passagem de nossas vidas, onde tudo parecia não ter saída. Ai vem a frase que marcou minha vida: ¨Deus nos permite as trevas para que descubramos o valor da luz¨ Pessoalmente não acredito em nada disso, são apenas frases de efeito, mas dito por ¨Ela¨ tinha um poder além de minha compreensão. Sim, meus caros, ali estava a presença ¨Vera¨ ¨Deus¨ pela primeira vez na minha vida, falando comigo em meus já trilhados anos de vida. Essa frase me marcou até hoje, não compreendo o que esta escrito, continuo não acreditando, no entanto não nego o poder mágico dessas palavras que transformou minha vida. Sou e serei grato a cada dia vivido a lado de minha para sempre amiga e companheira, independente de onde estejamos, estamos para todo o sempre ligados. E como bem dizia o Poeta José Régio em seu Glorioso ¨Poema Cântico Negro¨: Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo..esse sou eu.. Vera é assim, alguém que carrega na sua essência a ¨luz da vida¨, a esperança do amanhã, o calor do amor. Ser ¨PAI¨ , ser mãe, ser amiga, ser companheira. No dia a dia trava batalhas silenciosas, invisíveis, simples e complexas e muitas e muitas vezes tão incompreendida guardando para si a dor da solidão, sem jamais deixa de batalhar pela aqueles que ama. Minha homenagem a Vc que sempre esteve ao nosso lado, nos dando razão de viver. Nossa!! Muto como me orgulho de viver através do ¨Deus-Pai¨ todo poderoso que existe em Você, teve o poder de transformar minha vida e a você, só a você devo, devoção e minha vida. Parabéns ¨PAPAI¨ Vera Lucia Themotheo, por hoje ¨DIAS DOS PAIS¨ por ontem, por toda a renovação de nossas vidas. Super, super PODEROSA!!! ❤️🧡💛💚💙💜🤍💖💝

Inserida por fernando_kabral

⁠Bom aqui estou, me despedindo, agradecendo de coração a todos e todas, por esse curto porém significantes tempo que passamos juntos.
Vida que segue, na certeza de nos encontrarmos novamente nos caminhos de luta.
Que o universo devolva em dobro toda a atenção e o carinho recebido por vocês.

"O educador se eterniza em cada ser que ele educa". A frase, do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire.

Inserida por fernando_kabral

⁠Viva intensamente como se o próximo segundo não existisse. Burle as regras, se comprometa, sirva o destino com seu prato, mostre á vida seus planos. Tire a venda dos olhos, enxergue o inxergável. Mude o mundo. Deixe sua marca, torne-se Incomparável, seja o motivo inesquecível, imortalize-se nas vidas ao seu redor, seja a melhor lembrança, faça rir, seja seu choro, torne-se sua raiva. E quando tudo estiver perdido surpreenda-os , torne-se imortal pra mim, nos, eles, elas , complete todas as alternativas. E ha de ser que quando partires, nos fará chorar, sorrir, Como se nunca tivesse partido, como se a alma corpo e espirito, fosse infinitos, e como se a morte, não fosse o ultimo obstaculo.
@luizsrmorais

Inserida por luizdossrmorais

⁠⁠Marcas inegáveis.

Ao passar dos anos vivemos diversas situações que ferem, marcam e fixam passagens em nossa pele.
Alguns buscam esconder, encobrir e apagar as marcas que o tempo deixou, outros levam suas marcas como troféu das vitorias e passagens no tempo.
Mas e se pudéssemos através de um momento congelado em uma foto, deletar todas as marcas, cicatrizes e manchas que a nossa bela passagem no tempo deixou na pele.
Um momento congelado como se as marcas e cicatrizes nunca tivessem existido, você puro na sua original essência.
Quando vemos essas marcas, e conseguimos separa-las , vemos o quanto o tempo é corrosivo ás nossas vidas, e quando separamos nossas características originais das marcas do tempo, presenciamos o quanto o tempo e suas marcas corrosivas são essenciais para descrever também quem nos tornamos.
O tempo corroe a passagem da vida.
O tempo marca seus ensinamentos.
As marcas nos diferenciam do próximo, nos agrega competências, foco, experiências, comprometimento, mas também nos diz sobre a passagem dos dias de dores, sofrimentos, choros, alegrias, sorrisos.
A tecnologia nos da uma opção de esconder essas marcas, maquia-las.
E por mais que uma cirurgia corrija essa marca, a vdd é que ela somente cria outra marca invisível aos olhos externos, mas inesquecível e inegável á quem vivenciou.
Essa verdade nos diz uma outra realidade que muitos fingem não enxergar, realidade essa que nos classifica como um so grupo, vivendo as marcas desse tempo, criando planos de fuga que não vencem o destrutivo tempo, maquiando realidades para se auto confortar em suas bolhas sociais, porem o fim de todas essas escolhas nos leva a uma simples resposta inicial.
O tempo é inegavelmente destrutivo! independente de classes sociais, credos, cores, e contra ele nenhum ser humano no mundo se salvará.
Os que buscam essa resposta logo encontram a si mesmos, meros passageiros do tempo, e quando esse peso é em continuo mitigado, então podemos viver o que a vida sempre quis nos dizer:
Pare, e perceba a beleza da vida ao seu redor. @luizsrmorais

Inserida por luizdossrmorais

O Desejo.

É interessante pensar no desejo humano.
Ele mesmo se contradiz em milhares de situações, e faz lembrar daquele método que a carne tem de sentir desejo onde o coração não esta, é pobre que queria ser rico e sobejar as delicias do dinheiro, é rico que concluiu que a felicidade esta nas simplicidade das coisas.
Quem esta feliz é aquele que serve a Deus, mesmo assim tem crente desejando o mundo, enquanto isso baladeiros noturnos arrebentando ate o ultimo gole, ate chegar aqueles segundos pós-balada para se desmontar e perceber o vazio na alma.
O desejo só serve pra nos empurrar em um precipício, o desejo nos coloca em situações que quando paramos pra pensar nem queríamos lá estar, fama e sucesso é se desgastar em falta de privacidade, drogas pra se manter ativo sempre sorrindo, ou deitar numa rede anseiando pela chegada do dia em que o sucesso batera a porta.
O humano se contradiz sempre, em inúmeras situações.
Somos reféns dos nossos desejos.
Coisas materiais realmente importam? nem vou perder meu tempo tentando cogitar essa duvida, porque desde que o mundo é mundo, a humanidade sempre vil o gramado do vizinho mais verde, e por mais que o tempo passe esse sistema nunca vai mudar.
Enquanto os desejos da carne nos fizerem de reféns, aquele que esta sujo suje-se mais, porque o que é nascido do espirito atenta para as coisas celestiais, não as desta terra. @luizsrmorais

Inserida por luizdossrmorais

🚦🚦No semáforo da vida, você é quem decide:
AMARELO: Devemos ter cautela em tudo que iremos realizar.
VERMELHO:Parar nos momentos difíceis, e refletir sobre como devemos agir nos nossos afazeres diários; isso nos deixará mais seguros das decisões.
VERDE: Somente depois das certezas do que pretendemos, é que poderemos seguir adiante com nossos objetivos.

Inserida por IlzimarDantas

Nos comparando às árvores, posso
ver pessoas se iludindo com folhas que a qualquer momento se desprende do caule e se torna solta ao vento sem nenhuma expectativa... Se podemos nesta mesma árvore, encontrar raízes aprofundadas estruturadas para uma melhor sustentação...
Quando semeamos em terra fértil, os frutos são mais sadios e consistentes com uma qualidade admirável. Porém como a maioria das árvores são apedrejadas em tempo de colheita nada se torna diferente de nós, que se estivermos firmes, os ventos fortes não será ameaça porque poderemos nos curvar diante das dificuldades e assim venceremos com humildade e crescemos cada dia um pouco mais.

Inserida por IlzimarDantas

⁠A alegria da história se contrapõe ao mero resgate,
Pois alegria não se replica, se cria — com amor e cuidado.
A alegria da história se contrapõe à imitação,
Pois uma máscara não traz de volta a forma original, mas cria uma nova.

Conceber a imitação como verdade é acreditar
Que uma nova vida pode substituir a que foi.
Mas vida e alegria são preciosidades do tempo,
Nem o espaço-tempo consegue recriar.

Se o fizesse, seria uma lembrança regravada,
Que, como fuga, teme uma falha, um erro brusco que cometeu.
Assim, deve viver e o cuidado ser o guia, pois, na pausa do desânimo, pode-se perder
Algo belo como a vida: um simples sopro que dá fim a uma era que se foi.

Inserida por gildersonsantos

⁠A meta é clara: liberta-se seja livre, ama-se, ame o próximo, conhecesse e conheça novas tribos.

Reivindique o seu direito de esculpir o seu próprio caminho, aprendendo a explorar o mundo ao seu redor.

O trajeto pode trazer uma sensação de novo e de enriquecimento para a sua vida, e quem sabe o que pode descobrir pelo caminho.

Inserida por mileneabreu

⁠Nas linhas da vida, hora encontramos verdadeiros dramas que devemos no mínimo tirar alguma lição de como não escrever histórias iguais.

Assim como há aquelas poesias sem nenhuma necessidade de rima, que lhe toca a alma, e que lhe inspira, e mesmo virando a página, deixa uma sensação de elevação.

Inserida por mileneabreu

⁠Não é sempre que os rios, ao desviar-se dos obstáculos, seguem sua rota original; tampouco se curvam sempre diante da vontade do destino.
Às vezes, alteram seus cursos, abrindo novos caminhos para fluir de maneira melhor.

Assim como os rios, somos chamados a desafiar as fronteiras, a derrubar barreiras, a forjar novos caminhos, a nos recriar, a nos transformar na mais sublime expressão de nós mesmos e a fluir, pois a vida é uma eterna metamorfose.

Inserida por mileneabreu

⁠O tempo e a vida

Eu vi o tempo passando,como se remisse o tempo;
O tempo que eu tinha, para no tempo viver.

Eu vi o tempo apagando, com a força do tempo, o que só o tempo me faz esqucer.

Eu vi uma mão sobre o tempo, regendo o tempo, de forma que nem o tempo, com a força do tempo, à pode deter.

Jesus, o Senhor do tempo é quem me faz vencer.
Autor: cicero Marcos

Inserida por Ciceromarcos

Não devemos abandonar um jardim
Só porque as flores tem espinhos,
E muito menos desistir de lutar
Se o fracasso persistir,
Ou dar as costas aos amigos
Atribuindo a eles o erro de apenas um,
Ou deixar de viver a vida por ter perdido
Um ente querido, e não jogar fora
A oportunidade de viver intensamente.

Inserida por JoaquimGomesAlves

La vai o garoto cruzando
a estrada com a sacola
nas mãos e o boné virado,
pensando na vida e fazendo
planos deixando para traz -
A vida cigana.E sozinho ele
pensa falando baixinho,
meu Deus me ajude, não
me deixe sozinho.A noite
chegou e o sono bateu,
e na beira da estrada ele
dormeceu.Ao raiar do dia
ele ainda dormia mas foi
acordado por alguém que dizia,
de onde tu vem, e pra onde tu vai ?
Onde tu mora, e quem são teus pais ?
E com lagrimas nos olhos o garoto exclamou, não tenho morada !
Minha mãe me abandonou...
E aquele casal que estavam
ali parados ficaram em silêncio
na beira da estrada.Pensaram
pensaram, e depois perguntaram,
garoto, quer vir com a gente,
e o garoto aceitou.E com um
vasto sorriso, ele perguntou,
Vou ter uma casa, um lugar
pra brincar ? Posso jogar bola
e também estudar ? E o moço
sorrindo lhe respondeu...Sim,
terás uma casa e também poderá
brincar, amanhã irei ao colégio
para te matricular.O tempo passará
e você irá crescer,terás que ser
alguém na vida , ninguém nasceu
para sofrer. O saber não ocupa lugar,
nesta vida é preciso lutar,
se você quiser vencer !

— Joaquim Gomes Alves

Inserida por JoaquimGomesAlves