Textos de Liberdade
A liberdade é uma escolha de um indivíduo de acordo com suas experiências e seus princípios. Obedecer regras e costumes, para muitos, é uma forma de prisão, mas, a depender do ponto de vista - o meu ponto de vista - fazer o que a maioria está acostumada, te induz a fazer, seguir instintos primitivos, é a maior prisão de todas. Sua escolha tem que ser baseada em seus desejos e objetivos, uma luta entre o eu racional e o eu animal. Não querer é poder.
Para destacar a ofensividade à liberdade que a democracia e o governo da maioria representam, apenas pergunte a si mesmo quantas são as decisões da sua vida que você gostaria que tivessem sido tomadas democraticamente. Como por exemplo, sobre o carro que você dirige, onde você mora, com quem se casar, se deve comer peru ou pernil no jantar de Ação de Graças? Se essas decisões fossem tomadas por meio de um processo democrático, as pessoas médias veriam-nas como tirania e não como liberdade pessoal. Não é menos tirania ter o processo democrático determinando se você deve comprar um seguro de saúde ou se deve poupar dinheiro para a sua aposentadoria? Tanto para nosso bem e para o bem de nossos semelhantes em todo o mundo, deveríamos estar defendendo a liberdade e não a democracia que nos tornamos, onde um Congresso malandro faz tudo que lhes possa conceder uma maioria de votos.
Com uma vida sempre tão agitada será que temos mesmo liberdade, podemos realmente afirmar que somos livres para fazermos o que nos dá vontade? Se pensarmos mais profundamente podemos ver que nossa autonomia é bem restrita e condicionada. Com horários estipulados para cada atividade, ainda temos que nos vestir e falar de acordo com cada ocasião, pois não queremos ser hostilizados por alguns olhares intimidantes. Em um mundo regrado pelos padrões, ficar fora deles pode às vezes custar muito caro. Ser magro, acordar cedo, fazer hora extra, comprar aquela roupa, fazer dieta. Estamos rodeados de convenções que nem sempre se encaixam em todo o mundo. Mais importante que seguir o que muitas vezes está imposto, é perceber a melhor maneira de se inserir sem ser prejudicado. Olhar intimamente para dentro e conhecer o que de fato nos faz felizes pode ajudar a perceber qual o melhor caminho que se deve seguir. Obviamente vivemos em sociedade onde muita coisa deve ser respeitada, mas sua vontade tem que ser devidamente considerada. Até que provem o contrário, só temos uma vida para ser vivida. Deixarmos de ser o que realmente somos porque pode entrar em choque com a sociedade, é a maior prova do bloqueio da nossa liberdade. Devemos escolher sempre a felicidade. E mesmo que possa parecer um pouco fora da nossa realidade, fique ao lado da sua verdadeira liberdade! E não dê tanta importancia ao que os outros dizem ou pensam.. Ser e ter a liberdade de escolher e fazer o que realmente de fará bem não tem preço...
Ah! a sensação de liberdade, de dever cumprido e também de mandar a merda certas pessoas, isso não tem preço. Somos a consequência do que escolhemos do que aceitamos na nossa vida e perto de nós, e eu escolho não deixar as coisas, as pessoas, certos fatos, não me afetarem mais. escolhe dizer Não sempre que preciso, e assim vivo muito bem e Feliz, não sendo prisioneira de nada, nem de ninguém, me bastando, seguindo meu rumo, sempre com o objetivo de: Não prejudicar ao próximo e me melhorar a cada dia. Então discordo do pensamento que: somos prisioneiros das situações, dos momentos, das escolhas, dos filhos, relacionamentos, enfim.... Se escolhemos algo e ta dando errado; façamos novas escolhas, reorganizemos o pensamento, o modo de vida. A mim nada nem ninguém irá aprisionar. Sou muito livre pra algo me prender, fico presa a algo ou alguém por opção, por escolha.
Aquele que crê na liberdade não pode senão conflitar com o conservador e tomar uma posição essencialmente radical, direcionada contra os preconceitos populares, posições arraigadas, e privilégios firmemente estabelecidos. Tolices e abusos não são mais aceitáveis por terem sido há tempos estabelecidos como princípios de insensatez.
A liberdade pode ser perigosa para os que não sabem usa-lá. Criticar é perigoso demais, mesmo que tenha motivo para tal. Ainda sim me perco com tudo, não me encontro em nada. Quando amei, pensei muito, analisei cada detalhe para ter certeza se era verdadeiramente amor. Pensei até, confesso, em vidas passadas, outro mundo, na imortalidade do meu ser. Não obstante, encontrei algo novo nas redes para fazer, ou seja, ler pessoas que falavam de politica, amor ou religião. A vida tava assim tão calada e virtual e ainda tinha a promessa de ser inventado o teletransporte, alguns riam, outros achavam engraçado e os mais velhos sempre falavam que era perigoso demais querer brincar de ser Deus.
A liberdade que tanto pregam é ofuscada demais, ninguém é livre por completo, alguns se prendem nos prazeres e se auto enganam. Outros passam a vida toda querendo enriquecer, outros já nascem assim. Isso é muito alheio e até mesmo tolice, pois, o sentido verdadeiro da vida é viver. Tudo é criado para que algo exista, para que não se tenha o nunca. Em contra partida, se a sua ou a minha presença aqui não for real não faria o menor sentido a existência. Assim sabemos que vivemos como mortal, no entanto, não conhecemos o nunca. Nesse emaranhado de questões conflituosas, estamos vivendo em um tempo que já não existe, é tudo muito rápido e lento ao mesmo tempo, somos a sensação, a razão, o amor, o ódio e também a loucura. Somos parte do infinito enquanto os pensamentos ainda estiverem ativo, e quando não estiverem nada mais existirá.
A liberdade de escolha é inerente a cada ser humano; contudo, é imprescindível reconhecer que toda decisão carrega, inevitavelmente, suas consequências. Assim, ao ponderar antes de agir, o indivíduo não apenas evita surpresas, mas também exerce, com maior lucidez, a responsabilidade por sua própria existência.
*Como nasceram meus contos.* Eu morava no bairro da Liberdade, em São Paulo e trabalhava em Corinthians Itaquera,por anos.Todos os dias, no metrô, eu era bombardeada por histórias. Pessoas falavam ao celular, discutiam com amigos ou contavam segredos a estranhos. Eu tentava ouvir cada história até o final, mas a multidão era impiedosa. Conversas eram interrompidas, vozes se perdiam no barulho e histórias eram engolidas pelo tumulto e o barulho do abrir das portas . Mesmo assim, eu continuava a ouvir, as que não ouvia por inteiro eu as reenventava... fascinada pelos contos que fluíam ao meu redor. Leila Boás
A juventude hoje vive uma falsa liberdade escravizada, afinal a verdadeira liberdade cobra posicionamento nas escolhas, custo reais e as conseqüências delas. Hoje a sociedade mais jovem, vive numa euforia vandalizada, brincam com os sentimentos sem respostas e se robotizam por não terem maturidade biológica e nem psíquica para praticar apenas o que acreditam, que seja verdade para eles e lhes convém.
Talvez seja mais fácil amar alguém que não conheço, porque no desconhecido mora a liberdade de imaginar o outro sem falhas, sem cicatrizes, sem o peso do cotidiano. Mas então me pergunto: será amor ou apenas atração disfarçada de encanto? Porque o amor real exige convivência, paciência e a coragem de amar mesmo quando o espelho revela rachaduras. Já pensei que o amor só valeria se durasse para sempre, mas o “para sempre” é uma fantasia que o tempo insiste em contrariar. Existem amores que duram um instante e mesmo assim deixam marcas que resistem à eternidade. Descobri que amar não é prender, nem possuir, mas sentir... com presença, com verdade, com entrega. E mesmo que termine, se foi amor, existiu. E isso basta. Porque o amor, em sua forma mais pura, é o motivo da existência. Não precisa ser eterno no tempo; precisa apenas ser verdadeiro no momento.
e desafios constantes? A liberdade é o amuleto dos corações corajosos, que enfrentam as adversidades com determinação. Ela transcende o valor monetário, pois não pode ser comprada ou vendida. Nos novos tempos, onde as oportunidades são escassas, cabe a cada um escolher entre chorar ou sorrir, lutar ou desistir. A liberdade é a faculdade de tomar essa decisão, de seguir o próprio caminho, independentemente das circunstâncias.
Me acabo em medo de morrer e não degustar da verdadeira liberdade. E engana-se quem acredita ser livre. São raros os que conseguem realmente desfrutar da pura e verdadeira liberdade. A maioria de nós estão presos a lugares, pessoas, empregos, sentimentos, disputas, dividas e contas bancárias que quer queira ou não nos rouba o direito de viver os nossos dias, que aliás, é o bem mais precioso que temos: o tempo.
Por meio de Cristo, Deus nos adota como filhos, e, com a liberdade de quem ama, podemos chamá-Lo carinhosamente de 'Aba, Pai' ou 'Papai'. Essa adoção revela um relacionamento profundo e pessoal com Deus, marcado pela confiança, pelo amor e pela dependência de filhos que sabem estar sob o cuidado do Pai.
Chegamos a esse ponto da nossa história sobre liberdade e cultura. Chegamos ao auge da hipocrisia, onde a massa patriota defende os valores de uma democracia unilateral. Sem embasamento seu hino, repleto de injúrias, desrespeita as verdadeiras lutas já vencidas pela nação, algumas delas com dor e sangue. Soldadinhos de cera marchando em direção ao fogo, que indubitavelmente consideram pura luz. Eles levantam uma bandeira verde e amarela, parecida com a nossa, mas seu brandir dissimina desordem e clama por retrocesso. Será esse o nosso legado? Ser uma nação homogênea? Uma sociedade esquecida da sua honra? Um povo que assola os caminhos que deveria semear? Flagelos, sentinelas, abram os olhos antes que percam a própria terra.
A liberdade de expressão em uma Democracia requer muita coragem inclusive para nós ouvimos de volta às críticas que muitas vezes vem de volta a nós como a gente não quer ouvirmos. Ou a Democracia no Brasil é livre absoluto ou a Democracia não existe. Todos Brasileiros se dizem lutadores de nossa liberdade. Mas qual seria o verdadeiro teste para saber quão comprometida os Brasileiros comprometidos realmente com a ideia de liberdade de se Expressar como manda a nossa Democracia e a Constituição Federal ? Será que os nossos gritos por liberdade chegam aos ouvidos daqueles Governantes? Em 64 e 69 os gritos das ruas chegavam aos ouvidos dos nossos governantes . Mas em 64 e 69 a esquerda sabiam pelo que realmente estavam lutando e hoje nós também sabemos o que realmente a esquerda quer fazer no Poder hoje.
“Se eu tolher, ainda que por alguns instantes, a liberdade mínima de alguém que seja... por favor, suplico-lhes... mostrem-me, sem rodeios, o reflexo desta atitude diante dos meus olhos. Tão logo recobre minha consciência, lembrem-me do episódio fatídico para que este não se torne trivial.”
Infelizmente o sentido de liberdade no amor foi banalizado na sociedade atual. Muitas vezes as pessoas falam que, embora amem precisam preservar a sua liberdade traduzida em individualidade e, não é isso. A liberdade proveniente do amor está em se colocar a serviço, caridade e desprendimento a ponto de se colocar no lugar do outro, é, antes de tudo, libertar-se de suas convicções.
Reafirma-se, que a privação da liberdade não é a mais humana forma de tratamento, mas infelizmente, não sendo a mais indicada, continua sendo necessária para conter os índices de criminalidade quando exerce função de ameaça geral e coação social, e exercer a essência da função retributiva prevista no final do artigo 59 do Código Penal, comando normativo da dosimetria da pena. O ser humano na sua essência é bom, mas possui uma faceta de maldade, possui índole para o crime, planeja, arquiteta e executa, quase sempre imprevisível, comete desvios de conduta, numa perspectiva de exceção, quando assassina, rouba, sequestra, trafica drogas, e pratica toda sorte de violações, contumélia irremissível, sendo certo que a lei existe, o autor conhece a sua normatividade, tem discernimento do seu conceito proibitivo, tem livre arbítrio, mas infelizmente um pedação de papel(em Stück Papier), com licença a Ferdinand Lassalle, tão somente uma folha com letras impressas, não tem a força de refrear a conduta avassaladora do delinquente. E nesse momento, traumático e avassalador, entra em cena a necessidade de aplicação da pena para restabelecer a paz ultrajada
Do alto do Iracema, na cidade do amor fraterno, um grito de liberdade, uma manifestação em prol da Justiça, na calmaria noturna, uma ária que aguça a sensibilidade do poeta, sentimento que se espalha na solidão, pensamento na musa bonita que aporta triunfante, e assim, mais um dia chega ao fim, despertando a fúria do poeta lírico.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp