Textos de Liberdade
Os cabelos dançavam no vento. Liberdade. Quando estava fora da zona de estresse, ela podia sentir os pequenos prazeres da vida – como se deixar levar pela música que tocava, sorrir com leveza e simplesmente apreciar o momento, sem se perder nos devaneios do passado ou do futuro. Naquele instante, só havia o agora.
Com uma vida sempre tão agitada será que temos mesmo liberdade, podemos realmente afirmar que somos livres para fazermos o que nos dá vontade? Se pensarmos mais profundamente podemos ver que nossa autonomia é bem restrita e condicionada. Com horários estipulados para cada atividade, ainda temos que nos vestir e falar de acordo com cada ocasião, pois não queremos ser hostilizados por alguns olhares intimidantes. Em um mundo regrado pelos padrões, ficar fora deles pode às vezes custar muito caro. Ser magro, acordar cedo, fazer hora extra, comprar aquela roupa, fazer dieta. Estamos rodeados de convenções que nem sempre se encaixam em todo o mundo. Mais importante que seguir o que muitas vezes está imposto, é perceber a melhor maneira de se inserir sem ser prejudicado. Olhar intimamente para dentro e conhecer o que de fato nos faz felizes pode ajudar a perceber qual o melhor caminho que se deve seguir. Obviamente vivemos em sociedade onde muita coisa deve ser respeitada, mas sua vontade tem que ser devidamente considerada. Até que provem o contrário, só temos uma vida para ser vivida. Deixarmos de ser o que realmente somos porque pode entrar em choque com a sociedade, é a maior prova do bloqueio da nossa liberdade. Devemos escolher sempre a felicidade. E mesmo que possa parecer um pouco fora da nossa realidade, fique ao lado da sua verdadeira liberdade! E não dê tanta importancia ao que os outros dizem ou pensam.. Ser e ter a liberdade de escolher e fazer o que realmente de fará bem não tem preço...
Ah! a sensação de liberdade, de dever cumprido e também de mandar a merda certas pessoas, isso não tem preço. Somos a consequência do que escolhemos do que aceitamos na nossa vida e perto de nós, e eu escolho não deixar as coisas, as pessoas, certos fatos, não me afetarem mais. escolhe dizer Não sempre que preciso, e assim vivo muito bem e Feliz, não sendo prisioneira de nada, nem de ninguém, me bastando, seguindo meu rumo, sempre com o objetivo de: Não prejudicar ao próximo e me melhorar a cada dia. Então discordo do pensamento que: somos prisioneiros das situações, dos momentos, das escolhas, dos filhos, relacionamentos, enfim.... Se escolhemos algo e ta dando errado; façamos novas escolhas, reorganizemos o pensamento, o modo de vida. A mim nada nem ninguém irá aprisionar. Sou muito livre pra algo me prender, fico presa a algo ou alguém por opção, por escolha.
Nossa gênese nos propiciou a liberdade. Logo, a maravilha da educação está em tornar essa pré-disposição humana realidade. Se educar é desenvolver as potencialidades, cabe a educação cumprir esse papel desenvolvendo no individuo sua maior condição, aquela que o difere dos outros animais; educar para exercer o pleno direito (e dever) de optar, de decidir, de lutar, de fazer política. Tudo isso nos remete à necessidade de uma prática formadora sublime, de natureza notável, por isso, ética. Uma educação pela verdade, radical e esperançosa.
Queria fazer um texto à favor da liberdade, que todo mundo ama tanto e faz questão. Também faço, demais, mas não dessa liberdade limitada. Não dessa falsa liberdade que se apegam só pra fugir, recuar, covardias. Liberdade não é isso não, é coisa de gente corajosa! Ser livre é ser quem você é, fazer o que você quer, sem se preocupar com o que o outro vai achar, falar, pensar. Livre é quem liberta os sentimentos, as vontades e loucuras, quem se joga sem pensar. Liberdade, meu bem, é essa saga de se jogar todo dia da pedra mais alta, de parapente. Voar por todo o céu, sem deixar de ter o pé no chão. Livre é quem se veste como gosta, usa o cabelo como tá afim, assiste desenho e jornal, ama as músicas que ama, mesmo que o mundo ache cafona ou infantil. Gente que se permite, se impõe. Liberdade não é isso que vocês banalizam, não é uma inimiga ou concorrente do amor. A pessoa que escolhe, por amor, o mesmo parceiro todos os dias é muito mais livre do que quem se prende nessa jaula de ser sozinho e viver de vodka, porque só assim se é feliz. Liberdade não é pouco não, é tudo! Vocês que tem um conceito muito equivocado sobre ser livre.
Ja me casei duas vezes, hj estou solteiro. Casamento é lavagem cerebral, completa perda de liberdade e auto castracao individual. Todos os seus atos tem que estar em concordancia com a outra pessoa. Acredito que existam casais felizes, mas essa felicidade depende da submissao de um dos dois. Se eu quero ficar em casa e a outra pessoa quer sair, por exemplo, inevitavelmente o sofrimento está proposto e por ai vai... Resolvi minha carencia afetiva e sempre deixo bem claro as minhas parceiras sexuais que nao pretendo me relacionar formalmente com ninguem, com isso nao me apego a nenhuma delas. Esse tipo de relacionamento é mais verdadeiro, mesmo parecendo superficial, simplesmente porque nao existe a possessao, obrigacao, nem falsidade e sim vontade mutua. Ja me apaixonei varias vezes, mas somente depois que comecei a me sentir bem comigo mesmo, principalmente nos momentos de solidao, (esses sao os melhores momentos de qualquer pessoa, auto-conhecimento) percebi que isso nao passa de uma necessidade do ego, no qual vc acredita que a outra pessoa ira te fazer mais feliz e melhor. Nunca me senti tao livre em toda a minha vida!
Costumo esperar teus carinhos, sorrisos e frases. Sua liberdade em mim me liberta, me encoraja, me facilita. Teu sorriso me completa e me faz sorrir também, meu sorriso bobo te diz o que as palavras não explicam, teus gestos sinceros me mostram os detalhes mais secretos desse alguém tão discreto. Minha vida e a tua andam juntas, por que separadas não viveriam tão intensamente como agora.
"A Liberdade é uma partitura rara sem autoria. É uma canção que se desprende da garganta da sereia, e que escapa sem esforço da voz da mulher amada. Ser livre é conseguir enxergar o semelhante, sendo cego. É avistar uma brasa fulgurante na máxima escuridão. É ver luz no breu que espirra dos banzeiros da ilusão."
A finalidade do Estado é a liberdade num Estado democrático, o que menos se tem a temer é o absurdo, pois é quase impossível que a maioria dos homens unidos em um todo, se esse todo for considerável, concorde com um absurdo. Não, a finalidade do Estado não é fazer os homens passarem da condição de seres razoáveis à de animais grotescos ou de autômatos, mas, pelo contrário, é instituído para que a sua alma e o seu corpo se desobriguem com segurança de todas as suas funções, para que eles próprios usem uma Razão, para que não lutem mais por ódio ou artifício, para que se suportem sem arrojo uns aos outros. A finalidade do Estado é portanto, na realidade, a liberdade.
...permita-se à liberdade, permita-se ser, voe na ilusão dos seus desejos, caia na imensidão dos seus sonhos, contudo entenda ao acordar que o alimento da vida é a esperança então jamais entregue-a a mão de outro ser. A esperança é a única fonte de energia que levará você ao mais distante da vida...
Observe a vida planando como uma ave, numa visão aérea, num sentimento de coragem e liberdade, mas conserve o seu ninho, você precisa dele. Todos temos nossos momentos, mas não se ature por muito tempo como um chato e ranzinza, num amargor que contamina sorrisos e distribui obstáculos. Flua como ar, o rio, a natureza. Flua com o sorriso!
A liberdade de expressão é um dos grandes pilares da democracia, bem como é um direito fundamental para a transformação social e cultural, pois ela garante o direito à informação e formação de opinião da sociedade. Porém, ela é uma arma perigosa contra aqueles que detêm o poder e por isto eles a detestam.
Eu queria ser leve como as asas de um passarinho, e sentir a liberdade de uma borboleta após sair do seu casulo. Às vezes a gente só quer se libertar e agarrar o mundo ao infinito. Talvez possa ser arriscado demais, mas talvez possa ser encantador. Novos mundos, novas descobertas e uma certeza: Viver.
As democracias favorecem, pelos seus próprios princípios, a liberdade e a concorrência que fazem triunfar necessariamente os mais capazes, enquanto que o socialismo sonha, ao contrário, com a supressão da concorrência, o desaparecimento da liberdade e uma equalização geral. Existe oposição evidente e irredutível entre os princípios socialistas e os princípios democráticos.
Onde há orgulho, não há amor. Também se haver opressão. Amor é liberdade, é aceitar apostar no ultimo cavalo na esperança que este ultrapasse todos os outros e vença. Não é fácil abrir mão da vaidade. Mas amor e vaidade não são nem mesmo parentes próximos. Evite criar magoas de alguém que não pode ter amar. Ninguém se força ao amor, eu não me forço. Aceite. Não sufoque sentimentos alheios que virão a se transformar em tolerância. Com certeza não é o seu desejo ser tolerado, todo mundo almeja ser amado. Porém não negue seus sentimentos a si mesmo, incumba-se. Aceitar gera resignação.
Eu tenho cá minhas dúvidas em relação a liberdade de expressão, pois vejo muitas páginas e blogs serem fechados e bloqueados por um período, mas de uma coisa eu tenho certeza! luladilma mentem e são capazes de mandarem matar para não saírem do poder que usurparam, leiam as regras do marco civil é importante saber!
Ser poeta é viver a liberdade, amar sem segredo, viajar no horizonte, galgar pomares, pular rios, dançar no vento. Ser poeta é chegar ao impossível, ultrapassar florestas, cantar seresta...ser poeta é sonhar sonhos coloridos, cair na chuva, correr no mar, deitar nas flores, dormir na lua, voar no vento...Ser poeta é amar o invisível, se apaixonar feito criança, amar feito mulher. Ser poeta é se casar com a saudade, viver com as lembranças, não apagar memórias...ser poeta é não usar máscara, não esconder verdades...é falar de sentimentos. Ser poeta é tocar teu corpo, abraçar tua alma...ser poeta é ser o que sou.
Lá vou eu na avenida dançando com o pé no chão, sapato incomoda, aperta...quero liberdade, areia me tocando, olhar cruzando estradas...viajando na passarela da vida, saboreando pipoca doce, comendo algodão...lá vem eu correndo com o vento, dançando na maré alta, escalando rios de flores, sacudindo animação. Lá vem eu, sai da frente que hoje meu lema é ser feliz, cantar e colorir meu mundo de muitas cores, grandes amores...me perder na multidão.
Sinto a liberdade sob os meus pés. Sinto a grandeza da vida, que sempre me convidou para descobrir os seus segredos. Sinto o amor que encontrei pelo caminho e que passou a morar em mim. Sinto a felicidade me visitar todos os dias e me renovar com o seu toque suave. Sinto que nunca vou perder a vontade de seguir em frente, porque sei que, apesar dos tropeços, eu não estarei só.
A liberdade é algo fascinante, nos trás a paz interior e reflete exteriormente positividade a quem nos cerca. Caminhar com nossas próprias pernas é uma escolha pessoal, não depende de terceiros, não necessita situações humilhantes ou ilusões de promessas. Abra suas asas, as oportunidades estão diante de seu nariz!
