Textos de Liberdade
Minimundo de prazer
Todo dia há sempre uma celebração de uma festa renovada; regada de luzes, raios, brilhos, enfeites, músicas, entretenimento, vida, alegria, danças, sorrisos francos, lhaneza na face, vivo com intensidade da lâmpada porque a incógnita do amanhã me faz viver assim; quero dizer a meus amigos o quo são importantes, cultuar a fidelidade, amar a Júlia Botelho a cada segundo, respirar, contentar o horizonte, apreciar o toque de cada aurora, a folha seca caída ao chão, as correntezas dos rios, o barulho das ondas do mar, apreciar a beleza da praia de Boa Viagem, a beleza exuberante de Gramado, a Salamanca surreal, a prazerosa Governador Valadares, da Ilha dos Araújos, das águas líricas do Rio Doce, o encanto de Contagem, da Praça da Jabuticaba, a simplicidade de Mucuri, o chilreio dos pássaros, ouvir o barulho do vento, o lirismo da música, a beleza das cores do céu, quero ignorar a hipocrisia de muitos, quero perdoar os idiotas, quero não me irritar com o sistema de injustiças, quero perdoar os semideuses da Justiça, sanguessugas sociais, chacais desalmados, vírus de ocasião, quero sim, abominar a corrupção, os genocidas de reputações, repudiar os falsos professores, comerciantes de fumaça, mercadores de bazófia, aqueles que ensinam o vazio, o abstrato, a subversão, a invasão de templos sagrados, a ruptura dos valores, lentes que veneram o ópio da desavença, quero não entender a arrogância de alguns, quero viver a simplesmente e desprezar a luxúria, ignorar as ideologias destruidoras, respeitar as diferenças, amar o humanismo, ouvir o silêncio, falar das minhas hipérboles, anacoluto, preterição, eufemismos, metáforas, hiato, sinestesia, zeugma, metonímia, prosopopeia, quero brincar de viver, apreciar o brilho do arrebol, a incandescência lunar, a riqueza do sol, quero andar contando os passos, sair na chuva, correr com os pingos d’águas no rosto, admirar a clorofila da natureza, viver a inocência dos animais, quero acordar ouvindo músicas, exaltando dias melhores, amar a doce Elisabeth com todas as minhas forças, enfim, quero agradecer a Deus por estar escrevendo esse texto, extravasando minha sabedoria de brincar com o léxico, criando neologismos, expondo meu vernáculo com a riqueza de alguém que nasceu no Mucuri, Teófilo Otoni dos meus sonhos efusivos, berço da liberdade, um Menino que conheceu o mundo para dizer ao mundo todo o seu amor pela vida. Por último, quero agradecer a todos que ladeiam o ataúde da partida, trajeto calmo e sereno para o inimaginável espaço cósmico das incertezas.
Luto por melhorias para todos. Inclusive para aqueles que só críticam, são maldizentes e possuem caráter egoísta.
Acredito no bem comum, na dignidade e na ética. Minhas conquistas são por mérito, e não por bajulação.
Tenho fé que o bom exemplo dissipe as trevas das mentes beligerantes, permitindo que sejam libertas e cresçam em espírito fraternal.
Minha maior batalha, ainda, é a favor da sabedoria filosófica, tão combativa ao sagaz "idiotismo".
Thiago S. Oliveira (1986 a)
É importante ter uma mente sonhadora,
onde o lúdico se torna verdade
e não é considerado como loucura,
por mais inusitado que seja,
então, tudo pode ganhar forma
como uma linda baleia
de uma vivacidade imensa
passeando entre as estrelas
com uma notória liberdade.
Uma realidade que várias vezes
deve ser visitada e nutrida
pra se ter uma sanidade sempre vívida.
És uma linda borboleta
de hábitos noturnos,
de uma alma intensa
e sentimentos profundos,
que alimenta-se de liberdade,
a noite é o teu cenário,
transforma a tua insegurança
em serenidade,
a tua beleza se destaca, a tua intensidade resplandece
num lindo vôo de vivacidade.
A beleza e intensidade da vida
A tarde estupidamente quente.
Anuncia tempo de escassez de chuva.
Muita ventania, sua força racha
as folhas das árvores que se movem
De lado a lado
Uma revoada de pássaros risca os céus de nuvens
Firmes, colocação alvicerúleo,
Enfim, folhas secas se desgarram das árvores frondosas
Em meio ao firmamento três árvores
Se destacam
Em tempo de primavera
Uma, de folhas totalmente
Secas ao meio de duas outras esverdeadas
Assim, simplesmente, uma árvore se destaca
Sem ao menos uma folha verde
O contraste é inevitável
Mas o homem não percebe a riqueza da natureza, as pessoas passam e nem se dão conta da grandeza que Deus coloca na nossa frente
Talvez, para testar sutilmente, o nosso interesse pelo meio ambiente
Fenômeno da natureza encanta com seu talento inconfundível
E colore a magnitude do Iracema
Calmo e sereno que apenas se ouve
Ao longe o chilrear da passarada
Ou do galo que entoa o seu estridente cantar da tarde
Para quebrar o silêncio vespertino dominical
Além, é claro, do cacarejar das galinhas que mudam o ambiente
Da urbe para nos lembrar da mansidão do meio rural
E assim, o lirismo impregna no nosso tenro coração
Que rasga os seus ventrículos
Para jorrar o sangue da liberdade
E da proeza que a vida nos propõe
Com o misto de belo, talento, um espetáculo
Que a sabedoria divina nos concede para continuar espalhando
Os estilhaços incandescentes da arte da expressão singela do amor
A derramar o néctar do poeta homiziado no casulo, latente e enigmático
E viva a vida, com intensidade, pois a imprevisibilidade do amanhã nos convida a vivermos o agora, desfrutando-se de cada segundo, eis que a incógnita do futuro é força motriz para vivermos, sem economia, o agora!
E viva o espetáculo da vida...
Eu penso que desistir de algo que não consiste com o que eu preciso ou almejo para o momento é liberdade para caminhar e me satisfazer mais da escrita enquanto no processo da minha própria história.
Reconhecer o que realmente é importante e persistir nas ações certas é algo que só se aprende na prática, dias após dia, experimentando erros e os acertos com resiliência.
"Tenho pra mim que ser livre não é se desfazer de valores eficientes cultivados por décadas, nem fechar os olhos e acreditar que para viver em sociedade não necessitaria de limites. Liberdade é ter a voz ouvida e consequentemente ouvir; Liberdade é dizer sim e não; Liberdade é escolher; é mudar sem dar explicações; é poder se desfazer de amarras ideológicas, filosóficas, religiosas e políticas que não lhes deixam confortáveis. E nesse contexto, quem busca a sua Liberdade enfrentará guerras, pois a tal não se conquista com bandeira branca, mas, com um empenho de uma relevante carga de mudança mental, emocional e social. Não menos importante, Liberdade também é você discordar de tudo que mencionei nesta reflexão".
Por: Inácio Filho (Mauro)
Se o Monte Olimpo fosse real,
certamente, lá estarias
por esta tua beleza divinal
de traços ricos, de pele macia
com uma face delicada
e de um viver expressivo
por ter um espírito de liberdade
e uma luz que não se apaga,
então, és uma mulher de detalhes
bem distintos,
razão pela a qual a tua presença é rara
e deixa os meus olhos atraídos.
Sejamos sempre pensadores livres...
Devemos ter em conta que precisamos sempre pensar conforme as nossas próprias convicções, opiniões e verdades, sem nos deixarmos influenciar pelas opiniões alheias, bem como aquelas que querem nos impor.
Além disso, temos obrigação de permitir que todos com quem interagimos no mundo, possam também ter a liberdade de ter pensamentos livres, sem nunca impor as nossas ideias e opiniões, por mais verdadeiras que elas sejam.
Devemos considerar sempre que as outras pessoas estão susceptíveis a evoluir e, com a liberdade delas, encontrarão as verdades, que podem ser aquelas que nós já defendemos ou não.
O fato é que, ante a liberdade de pensar e agir, todos devemos, acima de tudo, nos respeitar.
"Há coisas que a gente não pode fazer "vista grossa"
Muita tolerância cria ditaduras. Muita tolerância não substitui as telhas partidas do telhado e se chove, é só deixar chover.
Muita tolerância pode ser a causa da morte do outro.
É necessário falar na hora e corrigir no momento.
É necessário tomar partido e denunciar os podres.
Uma coisa é ter liberdade,outra é ser-se libertino.Para a libertinagem tolerância zero!"
"É de fato impossível enganar alguém o tempo todo, com exceção de uma única pessoa que pode ser enganada por todo o tempo: você, por você mesmo.
A fuga e o autoengano são duas faces da mesma moeda, o quanto investirmos nela, será a medida do quanto frustraremos a realização dos nossos sonhos.
Encarar a realidade pode nos ferir, machucar, ou deixar marcas e cicatrizes profundas, mas a verdade que colhemos nesse aprendizado é libertadora e transformadora."
Não fique com pessoas que dizem que sua tristeza é drama
Não ajude pessoas que só estão com você por interesse financeiro, de olho em seus bens. Pois elas não te ajudarão no dia que você precisar.
Não tenha pessoas que só propõe acordos que os beneficiam ou que elas sabem que você não conseguirá cumprir
Não fique com pessoas que sugam sua energia e depois te chamam de preguiçoso.
Não fique com pessoas que falam sobre a teoria da relatividade, mas não tem inteligência para lidar com pessoas, família e amigos.
Não fique com pessoas que te predem, que cortam suas asas e não te deixam ser livre.
Não aceite a toxidade dos outros.
Sua tristeza, desapontamento e choro não é drama.
Tenha pessoas que queiram você mesmo que na inutilidade. Que te queira de verdade.
Que te aceitem como é, com suas limitações e imperfeições.
Que estejam na mesma sintonia e que respeitem quando a sua não estiver no mesmo canal que a delas
Bom mesmo são pessoas que se relacionam bem com todos, que não sentem necessidade de serem o centro das atenções em tudo e que se divertem
O melhor é ser você mesmo e ter pessoas que te incentivam à isso.
Como é bom ter ao redor gente sadia!
Eu decidi te deixar ir.
Foi doloroso, triste e melancólico.
Mas foi libertador.
Você estava me destruindo e me sufocando.
Então decidi focar apenas em mim.
Decidi me acolher e me reencontrar.
E algo se acendeu dentro de mim.
Algo que você apagou e destruiu...
- O amor por mim mesma.
Na vida existem caminhos em cada caminho a muitas decisões, a caminhos que nos oferecem atalhos você pode pegar o atalho mais sempre quando si pega o atalho você volta pra trás pega impulso depois avança, enquanto si esta em regresso ainda a esperança a única coisa que antecede o regresso é a morte. Enquanto si esta vivo ainda a chance de avanço.
Shogun Brabo
Viver Exige Coragem
Viver exige coragem.
Mas o que fazer quando nos sentimos perdidos?
Se encaixamos para mostrar que sabemos quem somos?
Ou aceitamos que somos livres e assim seguimos?
Devemos dar satisfação ou dizer que se dane?
Por que é preciso mais coragem para enfrentar as pessoas e suas verdades do que a vida?
Às vezes tudo parece tão simples.
Mas na complexidade das imposições que sofremos nos perdemos.
Queremos tanto ser livres mas vivemos presos.
Tudo porque para viver você precisa ser, você precisa mostrar.
É isso que impõem à nossa liberdade, aos nossos sentimentos.
Viver exige coragem.
E que tenhamos coragem para respeitar o que sentimos sendo livres.
Só assim encontraremos o caminho quando nos sentirmos perdidos.
Assentada sobre a rocha alta e aquecida, aguardando mais um pássaro pintar essa tela. Ouvimos a corredeira, tocamos a água do leito. Sentimos o calor na pele. Queremos voar para refrescar a alma. Queremos a liberdade de ascender. O vento parece forte, mas não suporta nossa bagagem pesada. Aqui de cima pensamos como deveria ser, como deveríamos ser. E concluímos estar fora de alcance. A corredeira balança os galhos, contorna a rocha, nutre o limo, compõe a tela. Mas ainda esperamos o pássaro pintá-la. Está mais calor que antes. O Sol queima a pele. Os olhos recolhem-se ainda mais. A tela está menor. Mas com dificuldade, ainda aguardamos o pássaro passar, ditando como deveríamos ser. Está queimando, está ardendo, e com os olhos fechados, sentindo o vento bater sem refrescar a pele, me pergunto como seria se soubéssemos que desmoronaríamos. Lancei-me. “Como pensávamos que poderíamos voar, agora mergulhamos”. E o fazemos com tudo que somos.
A coragem de ser livre.
Vão existir pessoas que ignorarão como te sentes e impor através da própria realidade e consciência o que as favorece na condução do que permites sentir por não se impor.
E tá tudo bem ou não? Você expressa o que sente?
Constância em não se expressar, em relacionamentos humanos, é sinônimo de perder a própria identidade.
Quem sabe o que se passa dentro de ti?
Só tu sabes como te sentes.
A aventura da vida é sobre isso.
Autoconhecimento, gentileza, sinceridade, consciência, constância, paciência, confiança, desejo, paz, resiliência.
Colhemos o que plantamos na nossa casa mental, e isso se paga em parcelas no mundo real. No físico, emocional, financeiro, em todos campos da vida.
Se não falar como te sentes outra pessoa vai. Será imposto através de outra consciência o que é melhor pra ti.
Quem sabe como te sentes?
E tá tudo bem ou não? Você expressa o que sente?
Constância em não se expressar em relacionamentos é sinônimo de perder a própria identidade.
Quem sabe o que se passa dentro de ti?
Só tu sabes como te sentes.
A aventura da vida é sobre isso.
Autoconhecimento, gentileza, sinceridade, consciência, constância, paciência, confiança, desejo, paz, resiliência.
Você colhe o que planta, você reage ao que age.
Se você quer livrar-se dos “vampiros emocionais”, liberte-se da necessidade de provar que você é bom. Tenha em mente que pena e omissão é tudo o que as pessoas manipuladoras precisam para te manter cativo – sugando as suas energias. Impor limites é a melhor demonstração de empatia e autodefesa. E se você tem fé o suficiente para insistir que elas podem mudar, boa sorte! Porém, esteja ciente daquelas que preferem te odiar e se vitimizar a admitir necessidade de cura. Em todo caso, não ceda às chantagens, use o “poder do não” e jamais abra mão dos seus valores inegociáveis. Se possível, afaste-se de quem se recusar a te tratar com dignidade.
— Jucelya McAllister
Sobre o teu dorso sou homem
sou criança, filho do vento
Luz-me um sorrir por dentro
que meus olhos não escondem...
.
E um dia, que honrar-te eu tenha
Só aceitarei nobre a valentia
Daquele que me não tente a revolta
.
Porque a nobreza não diminui, enobrece
E a liberdade...é valor supremo!
Esqueça o rebanho e corra na direção que traz paz para a sua alma. Jamais aceite seguir por um caminho que te proporcione o contrário.
Se a maioria correr em determinada direção, não quer dizer que porquê é a maioria, que estão no caminho certo.
Use sua inteligência, ouça o teu sexo sentido.
Esqueça os padrões. Não se perca em caminhos destinados à uma vida controlada por ideais de felicidade ditados por aqueles que desconhecem a sua alma.
Se autoconheça, descubra o que realmente te encanta e faz teu espírito florescer. Viva de acordo com quem você realmente é lá no fundo.
