Textos de Ilusao
Isso repousa na crença no poder normativo da inteligência, e esse poder é uma ilusão. Decorre, aliás, da tradição aristocrática da cultura, que supõe deverem os não-cultos submeter-se, naturalmente, ao governo tutelar dos cultos, para que a sociedade seja harmônica - A OFENSIVA REACIONÁRIA
Em primeiro lugar, doe-se a si mesmo todos os dias. Você é a maior prioridade. Sem ilusão, sem teatro e encenação. Esteja bem, lute por sua alegria, por sua conquista o tempo todo. Você é extraordinário, único, superou tantos problemas, encontrou tantas soluções, venceu tantos dias ruins e segue vencendo. Orgulhe-se da pessoa forte que se tornou. Ame-se sempre.
Em certos momentos, a aparente interação verbal pode ser uma ilusão, pois, na verdade, ela está apenas reagindo às palavras proferidas, revelando a solidão intrínseca da comunicação humana, onde a verdadeira conexão muitas vezes escapa por entre as lacunas silenciosas da compreensão mútua.
Joaninha, ensine o percorrer da jornada para além da ilusão; como seu pousar escorrendo pela vida a sua maneira. Quem sabe um imaginário é despertado e de corpo inteiro possamos compreender sua intervenção divina ao iluminar o dia que continua muito escuro em tantos lugares onde o sol ainda não foi embora.
A vida é uma ilusão, que dela ficamos apenas com as consequências do modo como a entendemos. Sendo assim, cada um vive um modelo de vida que acredita ser correta, mas dentro de uma realidade divesificada de interpretações do ato de viver, há uma diversidade de vidas que se correlacionam criando os inúmeros sentimentos aos quais somos acometidos, logo, é preciso saber viver, para que tenhamos uma vida menos ilusória possível, mas esse é o maior desafio da mente racional diante da falsa ideia de que somos os únicos responsáveis por nossas decisões.
A grande ilusão que nos atravessa não está apenas na política ou na religião, mas na esperança cega de que exista, em algum lugar, um refúgio onde a verdade repouse intacta. Somos todos enganados, sim — mas o engano não é o oposto da verdade; é seu disfarce mais íntimo, moldado pelo grau de consciência que conseguimos suportar. Cada mentira que abraçamos com devoção, cada crença que nos tranquiliza ou revolta, revela menos sobre o mundo e mais sobre a anatomia oculta de nossa alma. No fim, não cremos no que é verdadeiro, mas no que ecoa silenciosamente aquilo que somos.
“O ser humano tem a ilusão de que o passado foi melhor que o presente. Um pensamento como esse pode fazer com que tomemos decisões ruins hoje, e que realmente dificulte nosso futuro. Não que no passado não tenha existido momentos bons, mas essa tola comparação pode trazer consequências por muitas vezes irreversíveis.”
Cada dia que passa está caindo por terra a ilusão do dinheiro, antes era um pedaço de metal, depois uma cédula de papel, agora um número virtual: devemos trabalhar fisicamente para gerar números virtuais. O que impede a criação de números sem tem que fazer nada além de digitar no teclado? Em qual cofre fica armazenado no banco nosso dinheiro? Quanto mais eles cortam os gastos do mundo físico pra economizar com o virtual, mais eu percebo que tudo não passa de uma história muito mal contada.
Em essência, não deixamos de ser uma sociedade agrícola primitiva, apesar de toda a ilusão de urbanidade: caminhamos sem rumo em busca de um terreno fértil, olhamos para as estrelas, oramos para nossos deuses, semeamos expectativas, trabalhamos pesado e colhemos decepções - e isso é tudo, na maior parte do tempo.
“Talvez o amor não passe de uma deliciosa ilusão que se realiza em momentos sagrados, raros. Quando ele acontece é aquela felicidade imensa, aquela certeza de eternidade. Ah! Como os apaixonados desejam sinceramente que aquela felicidade não tenha fim! Mas o amor, e como pássaro, de repente bate as asas e voa… Brincando, faz tempo, eu sugeri que um casamento que se baseasse no amor teria de ser efêmero – porque o amor é sentimento, e os sentimentos não podem ser transformados em monumentos.”
O poeta, de tanto escrever agora está morto em sua própria ilusão. E calou-se a poesia diante dos próprios versos que ao poeta matou. E o que restou foi só mais uma poesia quase apagada em uma folha jogada à beira da estrada... Que o vento levou sem direção. - Um triste poema que ninguém viu, nem declamou! Um pensamento que o tempo levou! Um Pensamento igual folhas ao vento que ao alto voou e depois caiu ao chão. Na embriaguez mais forte da dor e da saudade o poeta viu a perfumada morte... Rompeu-se em mil versos o coração... E dançou rodopiando no ar a folha poética querendo roçar o infinito. Aflito, morreu o poeta num soluço e num grito... de tanto amar!... - Deixando os seus cortantes versos escritos em uma poesia flutuante ao vento em uma tarde cheia de monotonia, pálida, silenciosa e fria ... O poeta enfim, pôde descansar!
A mente temerosa e teimosa é aquela que se engana, mentindo para si mesma. Ela cria uma ilusão de segurança ao evitar enfrentar a realidade ou ignorar verdades incômodas. No entanto, ao fazer isso, a mente se aprisiona em um ciclo de autossabotagem, perdendo a oportunidade de crescer e se libertar das limitações autoimpostas. A verdadeira coragem está em encarar nossos medos e enfrentar a realidade de frente, permitindo-nos crescer e evoluir para uma vida mais autêntica e plena.
A ilusão do consumo desenfreado é habilmente imposta pela mídia, que nos diz que a felicidade está à venda, ao alcance de nossas mãos, desde que compremos mais e mais. Somos enganados pela cobiça das grandes corporações, que se aproveitam da nossa ânsia por pertencimento, enquanto apegamo-nos a produtos e serviços que não preenchem o vazio existencial que sentimos.
O sonho pela busca da ilusão denominada "felicidade" acaba por se tornar um pesadelo quando encarado como objetivo, já que, devido à sua inexistência prática, finda apenas para desconcentrar determinado indivíduo de teus reais objetivos, envolvendo a melancolia e a busca pelo conhecimento como salvação da mente humana.
A sinceridade ofende, muitos seres humanos já acostumaram se a ser enganados, preferem à ilusão das sinceridades dormentes nas facilidades do mundo, tornando-se um fracalhão das ideias, com à submissão dos padrões moldados nos teatros da vida, dando ouvido aos aproveitadores mentirosos que se alimentam dessas fraquezas subjugando o bem e venerando o mal, agindo como vermes que se rastejam sobre a terra vivendo na aparência de bons samaritanos e mantendo as ilusões desprezíveis vivas que enganam à si próprio e a outros, que pagam caro por deixarem serem persuadidos sem as próprias escolhas, enquanto os sinceros, são perseguidos só porque são sinceros e mostra à verdadeira retidão da humanidade.
Talvez tenha tido a ilusão de conduzir o país como quem conduz um automóvel, talvez tenha pensado que poderia fazer o mundo a seu modo. Talvez já tenha perdido a esperança. Agora seus braços pendem, longos, ao longo do tronco. Parece estar indicando que o veículo se dirige por si mesmo e todos os presentes são meros passageiros.
“O que é de longe nem sempre o é necessariamente, seja pela distância geográfica ou por uma ilusão de ótica causada por qualquer meio e para qualquer ou nenhum fim, ou mesmo algo fictício ou imaginado pelo seu imaginar. Devemos analisar as coisas com o raciocínio, e disso mal se pode fazer de longe, tem que estar perto do tal e saber desse tal para filosofar sobre ele."
“Aquilo que chamamos de realidade, não passa da ilusão à qual se apega a mente fria e racional, aprisionando a vida e nos fazendo ignorar todas as demais possibilidades. Sabotamos vergonhosamente caminhos alternativos nascidos da casualidade, da fantasia e do sonho; percebidos apenas por nossa mais profunda intuição, a infinita forma de saber da alma”. (O Mentor Virtual)
Por mais que não seja tão bom assim viver de ilusão, pior é encarar a realidade como ela é. Ninguém suporta. Todo mundo precisa ter uns sonhos loucos pra pensar antes de dormir, alguma pessoa em especial pra lhe causar borboletas no estômago, uma viagem que sonhe em fazer... Qualquer coisa... Não precisa contar a ninguém... Sabe de uma coisa? É melhor não contar. Os invejosos de hoje têm facebook, instagram e podem te copiar.
Alimentar a ilusão de que, de todas as filosofias, a filosofia de uma só pessoa era a destinada a ganhar a aceitação geral 'ipsissimus verbis', ou mesmo a ser refletida, sem se empalidecer e sem se modificar, em todas as outras almas, não seria advogar uma presunção abismal e uma estupenda ignorância da história do pensamento?
