Textos de Desalento
MELANCOLIA
Debruçado em pensamentos,
Corpo e mente esmorecidos;
Amigos de outrora já não andam mais.
Entristecido.
O maior bem é a vida.
O maior medo é a morte.
A maior virtude é a sabedoria.
Respiro, que sorte!
Tudo que tenho é o agora,
Nenhum minuto a mais;
O presente já é passado.
Sem mais.
Quando eu fechar os olhos,
Não levo malas, projetos nem sabedoria.
Irei morar na mais bela cidade.
Utopia.
Procure observar sempre o lado bom que há em tudo.
O desânimo é uma praga que se expande lentamente e corroe nossos sonhos.
Livre-se dele pelo seu oposto, buscando a companhia de pessoas alegres e otimistas, leia a biografia de pessoas que tiveram sucesso em suas vidas. Há milhares de pessoas vencedoras, de ânimo firme e forte que poderão servir-nos de exemplo, em todas as épocas e em todos os povos.
E então, o que está esperando para ser uma delas?
Teu mal
Estás melancólico?
Estás magoado por teres mentido?
Mas a atitude não nega.
Não é fiel a si próprio?
Fica embaraçado?
Finge ingenuidade?
Encontra-se acompanhado, mas em solidão?
Traí a si próprio.
Não és nem bom e nem mal?
Estás sem essência para viver?
Assegurou a sua alma?
E a ti, perdeste.
- E toda essa melancolia , vontade e estupidez começou depois que eu beijei você, experimentei você, me entreguei pra você e depois de algumas noites você foi embora.
Nunca te quis pra sempre, você nunca foi meu ponto final, nem meu unico vicio e muito menos meu verdadeiro amor. Só que todo mal costume das coisas gostosas que me fazia, ainda me incomoda em todas as noites mal resolvidas. Não gasto o meu tempo te procurando em outros, não gasto meu tempo tentando amar outro, mas a cada descepção ... você intrometido e mal vindo insiste em aparece em meus desejos só pra me torturar com sua falta.
Você é o raro tipo de homem que tenta ser ... e consegue ... e eu sou o tipo de exato de mulher que não aceita meio homem, meios beijos, meios abraços, meias atitudes, meios sins, meios prazeres e indecisões. Quero você mesmo que de vez enquando por inteiro,esperto e como sempre...suficiente.
Quero que ao menos minha pouca vergonha e minha vontade gritantemente insaciável pela vontade de te ter, possa acabar sendo determinantemente sua, somente as vezes e sempre real.
Sabe por que tentam te desanimar, te enfraquecer, te prejudicar, ferrar com tua vida? Sabe por que?
Por que quem tem luz própria incomoda quem vive na escuridão, quem tem capacidade de ter o melhor sempre, incomoda quem não consegue ter nem o mais ou menos, quem nasce pra brilhar incomoda e muuuiiitoo essas pessoas que nem piscam, nem brilham, nem são nada!
Mais meu bem não fica triste não, dias melhores sempre vêm, nada melhor que um dia após o outro e continue firme, pois tua força, teu foco e tua fé que te fazem ser melhor, querer ser melhor e brilhar incomodando muitoos seres sem luz!
O bem sempre prevalece, pois quando Deus ordena queridos (as), até o Diabo obedece! ;)
NOSTALGIA
Cai em mim uma nostalgia,
Sem eu a ter pedido no tempo.
É assim como uma melancolia,
Uma tristeza vaga,
Que não se apaga
No momento.
Que vida.
Que tempo.
Que amargura dura
E tão escura
Havia de me assaltar.
Agora, que eu só queria
Tão pouco,
Para não entrar em louco,
Descansar,
Repousar,
Para aprender a sonhar...
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 04-04-2023)
MELANCOLIA
Cai a tarde lenta em brasa,
Num céu de mar ondulante,
Enquanto este vai e vaza,
Meu coração está distante
Pensando em ti, ó sereia
Que vi uma vez ao luar,
Em noite de lua cheia
Nas águas de prata, a rolar.
Que saudades sobre o mar
Meu coração lá deixou;
Tristezas de fazer chorar...
Enquanto eu não encontrar
Esse amor que lá ficou,
Farei na areia um altar...
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Triste Por Escrever, em 08-03-2025)
ENTRE EUS E NÓS
Melancólicos são bons em assumir a culpa. Em reconhecer suas misérias. Em compartilhar suas incapacidades.
Nossa visão realista é boa. Muito boa.
Por outro lado, melancólicos se sentem seguros em seus desertos. Não que lá seja bom, mas é bom. Não que o fato de estar lá nos faça feliz, mas faz. Estranha bipolaridade que nos define. Curioso sofrimento que nos abraça.
Suas muitas lágrimas embaçam a visão e te impedem de enxergar o óbvio, Melancólico. Onde só vemos culpa, existe o amor do Pai. A rejeição parte de você mesmo, não Dele.
Ah, Melancólicos... se enxergássemos que o mesmo Deus que nos fez assim é o Deus que criou o consolo, o conforto...
Ah, Melancólicos... se soubéssemos que há muito mais deleite nos braços do Pai do que na solidão de um quarto...
Ah, Melancólico! Você usaria sua melancolia para ver o que os outros talvez não consigam ver. Sentir o que os outros talvez não consigam sentir. Demonstrar o que eles talvez não consigam demonstrar.
Não por sermos melhores, pois mais que todos sabemos que não somos. Mas por nossa sensibilidade extrema, avassaladora, profunda, sufocante... e isso eu garanto: nenhum deles tem.
Dores que partem a alma
Sinto me que o fim está chegando
Alegrias se foram
E com melancolias escrevo
Todas as dores
De um coração aflito
Tamanha angústia dentro do peito
Não se sabe mas como recomeçar
Com o objetivo de voltar
a ser radiante novamente
Quando acredita que superou a dor
As lembranças voltam outra vez
Como tormento diário
O horizonte em agonia a solidão de olhos vermelhos em uma melancolia crepuscular as nuvens esfumaçadas as aguas do mar debulhada nas rochas e dedilhada pelo vento no brilho aceso no ultimo folego como se esperasse a noite encostar...
Queria doar a ti meus segredos e ver como sou raso de pensamentos profundos
Estrear com você no palco da vida antes que as cortinas se enrugue
Que meus beijos de leve e em voo possa tocar seus sonhos...
Que eu seja seu desejo meu amor seja eternamente seu
Te amo e por te amar somente a ti
Queria carrega o tempo na ponta dos dedos e esperar para quando estiver com você, fazer o tempo mentir seus dias sem medida e eternamente possamos viver juntos
O cansaço faz parte. O desânimo também. O que não podemos é deixar que esse estado se prolongue. A fé renova nossas energias. A prece acalma a mente e o espírito. Ninguém consegue manter a positividade o tempo todo, mas a luta deve ser constante, pois viver é uma dádiva sublime dada por Deus. Então, quando bater o desânimo e o cansaço, recorre a quem pode te ajudar, aquele que tudo pode, nosso Pai celestial. É justamente quando estamos sem forças que Ele nos sustenta. E após cada tempestade superada, saímos mais fortes e aprimorados. As coisas têm uma razão para acontecer, algumas são frutos de nossas decisões equivocadas, outras são desígnios de Deus. E não temos o entendimento para entender seus propósitos. O que devemos fazer é pedir a Deus sabedoria e direção a cada decisão que se queira tomar. O alívio chega, o que precisamos é estar atentos para perceber. A gratidão ajuda nesse sentido. Gratidão é bênção, também é prece. Evite pensamentos destrutivos, culpas, comparações, pessimismo. Tente ser positivo. Fácil não é, mas é o que temos pra hoje. Já passamos por muita coisa para saber que tudo passa. Sempre falo isso. E observe as pessoas iluminadas que Deus envia para ajudar, nem que seja com uma palavra, aquela que você precisa justamente no momento em que seu coração está frio, em que tudo parece escuro e sem saída.
Desejo que a luz divina lhe envolva nesse momento, e que você receba o fôlego renovador soprado por Deus.
Não desanime se o resultado alcançado pelos seus esforços não for como você esperava. Algumas coisas não dependem de você, por mais que você se esforce. Só continue tentando, lutando pelo que você quer. Numa hora você consegue, ou muda a rota. O que vale é o que você vai sentir no caminho, a satisfação de não ter desistido, a perseverança dos lutadores, a certeza dos vencedores, dos que têm fé.
É importante o que você aprendeu durante o trajeto, a força, a sabedoria, a paciência. Viver é lutar, mas também se divertir no caminho, e principalmente, crer. Quando sentir o desânimo querer tomar conta, quando se sentir cansado, faça uma prece. Refaça suas energias. Lembre, acreditar faz toda diferença na hora do embate.
Tem dia que é mais difícil, eu sei. Tem dia que o desânimo aumenta, que a dor sufoca, que as dúvidas querem se fazer mais fortes. Tem dia que você, que é tão forte e luta tanto, precisa de um colo, uma palavra, um abraço. Tem dias que você não controla o choro. Nesses dias fica difícil até fazer uma prece. Não se culpe por isso, não traga mais um peso desnecessário para a sua carga já tão pesada. Respire fundo. Eleve seus pensamentos a Deus, Ele sabe. Mas também se cuide, se acolha, se dê um tempo. Se cobre menos e cuide do que está dentro, seus sentimentos. Cuide do que está fora também, se alimente, tente repousar, o corpo precisa. E cuide da sua fé, é ela que lhe sustenta nesses momentos difíceis. Vai passar.
Josy Maria
Frases, textos e citações by Josy Maria
Para hoje
Que o desânimo fique longe de nós. Que no meio da correria de nossas obrigações, tenhamos tempo para descansar. Que todo sentimento que nos coloque para baixo, seja dissipado de nossas mentes pelo poder de nossa fé. Que consigamos cumprir com nossos objetivos. E principalmente, que sintamos a presença de Deus em cada hora de nosso dia.
Assim seja.
Josy Maria
Brasil, um país que outrora era feliz
Somos guerreiros e guerreiras em uma fase de melancolia e tristeza, enfrentando não apenas uma terrível pandemia que já levou parentes, amigos e conhecidos, mais também uma situação que nos fazem sentir indignados, pelo descaso e pela dissimulação de alguns, que deveriam estar lutando em prol daqueles que clamam por socorro nos hospitais e nas suas casas, pelo sofrimento de ver um país que outrora era feliz, e hoje se perde nas sombras da tristeza e da incerteza.
Tantos planos e projetos desabaram, levando preocupação e temor aos brasileiros, e quando a gente pensa que o pesadelo esta acabando, surge a primeira a segunda e muito provavelmente uma terceira onda, e a desfaçatez de alguns tentando mostrar que está tudo bem, tapando o sol com a peneira dos garimpos ilegais, das mudanças do clima, com muita chuva, desabamentos e rios transbordados, provocado por milhares de árvores que desapareceram das florestas, fazendo o índio chorar clamando por socorro que não chega. Desemprego para milhões, fome e desemparo.
Mais apesar de tudo isto, o povo brasileiro possui uma grande força, que é a sua fé e coragem que serve de estimulo para lutar e vencer esta guerra, porque somos brasileiros, e apesar das tristezas e dificuldades, há que se ter esperança de que dias melhores vão surgir no horizonte.
Resolvi me achar...
Penso em seguir em frente o tempo todo inocentemente e melancolicamente,
Tento resistir em vão ao que me fará bem amanhã, depois de amanhã e depois, e depois,
Pesquisei na matemática, nas leis da física e em outras áreas das ciências exatas sobre o meu problema, de nada adiantou pois todos os resultados e as repostas eram a mesma,
Viajei na psicanálise, na psicologia e quase fui visitar a psiquiatria, mas resolvi parar de fugir do que me atrai, do que é o meu verdadeiro bem, mental, físico e real no meu subconsciente e no meu universo consciente,
Resolvi me achar, compreender o verdadeiro objetivo e motivo para a minha felicidade na vida, agora entendo que sempre foi você, sempre será você o meu mundo.
Desejos são gotas de chuva
Aliados aos raios do Sol
Numa tarde de melancolia
A voltar sempre e sempre
Todo dia
São vontades felizes
Que surgem nas horas tristes
Bolhas de sabão
Flutuando em caracol
Que às vezes permanecem
nos lugares onde eu vejo
por muito mais tempo
Que a gente esperava ver
Insistentes
Desejos são a lenha que alimenta
Aquele fogo pálido, lerdo e lento
Que insiste em permanecer
No tímido coração
Lampejos vem surgindo lentamente
Te fazendo
Pensar constantemente
Em algo que não se esquece
Desejos tristes
dos quais o coração padece
Quanto mais você se esquiva
Navegando só
O oceano de sonhos...e vai
Flutuando à deriva
Num triste abandono
Não existe mais nada
Inexiste alma viva
Que em dado momento da vida
Não encontre na rua
Enquanto voltava pra casa
Com aquela voz que vem no vento
E a faça sentir uma imensa saudade
Daquilo que
De tanto querer
Foi perder na tempestade
Seguida de um vento suave
e palavras que não se escreve
E foram ditas
E agora
Passada a hora
Se esforça em tentar entender
O que foi que te fez
Querer
Edson Ricardo Paiva.
Não gosto de manhãs chuvosas
Elas causam-me melancolia
Sinto o oposto pelas noites estreladas
E apesar disso
As estrelas e as gotas de chuva
Não estão interessadas
Em nada que eu sinta
Simplesmente caem ou brilham
Estrelas brilham quando saem
Gotas de chuva brilham quando caem
Estrelas caem do Céu em noites claras
Em raras manhãs a chuva pára
Após terem caído sem mostrar
durante a noite
Seu brilho sem par
A melancolia
Também é algo assim
Simplesmente uma saudade ímpar
de coisas que eu não vivi
ou manhãs das quais eu me esqueci
Nem tudo no Mundo muda
Quando amanhece
Mas tudo na vida vai mudando um pouco
Conforme vai passando o dia
Vá Embora Tristeza!
Vá embora tristeza, saia de mim melancolia, peguem as suas coisas e fujam para longe de mim,
Quero regressar ouvindo algumas músicas, para os momentos que foram singulares e cheios de significados na minha vida;
Me sinto tão bem, quando dou uma rasteira na tristeza me divertindo com as lembranças que trazem saudades;
Como é gostoso fugir um pouco da realidade e viver dentro de milhões de abraços e beijos dados pelo passado com o acompanhamento de uma bela música;
Esse negócio de sofrer, passa, acaba, ele tem cura.
❝...Se a vida te der mais uma oportunidade agarre.
recomece do zero, sem medo nem desanimo.
Escute a vós do teu coração, e não o sussurrar
das pessoas malvadas. Viva cada segundo, lute
com fé amor e determinação. Coloque suas dores
erros e cicatrizes nas mãos de Deus. E permita ser
tocada por seu amor misericordioso. Ha um mundo
de oportunidades esperando pra te ver sorrir... ❞
