Textos de Caminho
“Certas coisas não têm explicação. Uma pessoa é colocada no nosso caminho, muda nossa vida, nossa direção, nosso rumo. E depois é tirada sem aviso prévio. Acredito que tudo tem um porquê. Hoje podemos não entender, mas o amanhã pode trazer muitas respostas. O jeito é esperar. E descobrir uma forma de amenizar o sofrimento para poder viver com menos dor.”
Mas tem também HEROIS que anonimamente cada manhã percorre o caminho do silêncio perante as grandes mídias globais, e mergulham naquilo que os GRANDES VERDADEIROS E LEGITMOS MESTRES, como MILTON SANTOS, DARCI RIBEIRO, PAULO FREIRE, FREI BETO, nos deixou como legado, lutar pela Educação contra as mazelas deste país, estando presente. Você será muito bem vindo querido MESTRE, OLAVO DE CARVALHO, muito bem vindo. Professor Ciciliato!
As vezes nos deparamos em um lugar, onde há um caminho repleto de escuridão, onde é difícil avistar uma luz no fim da mesma, somos quase obrigados à seguir em frente, tento que o tempo todo olhar pra frente, sem ver aonde piza, sem enxergar depressões no chão, seguindo com medo, mas, com precaução de saber onde anda. Tendo dentro de si uma meta, para chegar ao fim deste caminho, repleto de escuridão, andando sempre em frente, com somente Deus no coração. Quando você chega ao fim, você olha pra trás, e vê quão grande foi o estrago deixado para trás, se arrependendo de ter partido do início, mas, infelizmente, assim como o tempo, todo o caminho percorrido, não se volta, e sim se faz novamente !
O entendimento é o tapete de uma alma feliz e o amor... O único caminho. cedo ou tarde, todos, acabamos por compreender que ainda que vivamos em timor, somos seres individuais, amando a pluralidade em meio a literalmente "todos" os seres animados e inanimados, como a pedra bruta por exemplo que mesmo não se movendo por si só, pode ser movida por alguém para servir na construção de uma grande obra.
Um sorriso é como um raio de sol que mesmo ao encontrar em seu caminho uma porta fechada, sempre acha um buraquinho para passar e iluminar os cantinhos tristes da vida onde a escuridão se instalou. E num lugar escuro, qualquer fiozinho de luz que surge já é suficiente para enxergar e achar algum pedacinho de alegria escondidinho que ao ser iluminado se expande até se transformar em felicidade.
Escolher um caminho é o primeiro passo, de uma jornada existencial e desta também; um ideal a ser alcançado. Então, em tudo há uma questões que englobam quaisquer quesitos da vida, no que refere-se a ter êxito, como no caso: “Ter bastante determinação para poder seguir em frente e sem olhar para trás”.
Sempre nos disseram que a educação se faz pelo exemplo e creio que este é realmente o caminho. Mas é certo também, que é mais difícil trilhar, se o rastro não foi deixado. E a tal doutrina militarista rudimentar? Falível como toda imposição. CHEFIAR implica no direcionamento de ações suscetíveis ao favoritismo, LIDERAR com excelência exige paciência, disciplina, respeito, compromisso e acima de tu...do, faz-se necessário o trabalho da Inteligência Emocional, o autocontrole. Devemos nós, portanto, escolher cautelosamente as nossas lideranças. O barco afunda sem o leme, a não ser que sua estrutura tenha sido previamente bem preparada, a equipe conquistada. O desafio de gerir pessoas é abissal, esgueirar-se nas dificuldades e jogar a toalha, é aceitável se assim for feito com a humildade de abrir espaço para alguém que esteja preparado e faça o trabalho que deve ser feito. E a técnica do “Laissez-faire”, do “deixai fazer”?Funciona, quando isto é permitido. Especificamente falando, as nossas escolas, a fonte que aperfeiçoa opiniões, que desmascara, elucida, que tem à frente profissionais capacitados, caminha sim, faz a vereda, pois é graças a gente assim que zela pelo nome e lapida sua carreira a cada dia, que nossas crianças têm a educação merecida. O educador em sua sala de aula, rege-a da mesma forma, de A a Z, com o mesmo respeito e compromisso, independente da motivação externa ou da vara que o guia. Porém, eis a trave no olho, mas só quem tem o argueiro sente o incômodo...E NADA É FEITO , VISTO QUE EMUDECEMOS A TANTA MARMELADA!
A VIDA, É UM CAMINHO A SER PERCORRIDO A CADA INSTANTE, ENCONTRAMOS CURVAS, RETAS , SUBIDAS, E MUITAS VEZES OBSTÁCULOS!NAS CURVAS PERCEBEMOS QUE O MUNDO GIRA AO NOSSO REDOR, NAS SUBIDAS REFLETIMOS NOSSOS COMPROMISSOS, NOS OBSTÁCULOS, É QUE SABEMOS A CAPACIDADE QUE TEMOS E A FORÇA QUE NOS CONDUZEM A REALIZAÇÕES DOS NOSSOS SONHOS.
Semeie amor pelo caminho. Faça alguém feliz. Seja ternura e carinho. Sonhe, ame, sorria, cante. Deixe que a vida seja cativante. Faça o que nunca fez, Tente outra vez! Abrace um sonho e realize. Deixe a vida ser abraço. Ser recomeço, ser passo. Ser amor que acolhe a cada instante. E seja simplesmente FELIZ!
Eu não sei se esse é o caminho certo a percorrer, mas arrisco porque, pra mim, viver é como brincar de roleta russa. Fé, e um pouco de sorte. Eu não estou aqui para viver do óbvio, e muito menos para me contentar com o clichê. Eu vivo buscando o que me provoca arritmias cardíacas, nós na garganta e borboletas no estômago. Não posso e nem quero saber qual o resultado disso. O que importa mesmo é o esse sentimento imortalizado dentro de mim; esse, que muitos chamam de liberdade. Essa minha alma de tantas moradas é mesmo inquieta... e agita meu corpo e faz o sangue correr em ponto de ebulição pelas minhas veias. No fim das contas, enquanto as nações se chocam tentando provar teorias sobre a existência, eu tento provar a mim mesma que não estou aqui para me juntar à multidão. Não adianta mesmo, eu não sou parte dela! Eu sou do contra. Do avesso. E não posso dizer ainda que sou totalmente feliz assim, mas eu sou e não mudo. Sou teimosa demais pra isso. Agora, se você quiser tratar do quesito "adaptar", podemos negociar. Eu ganho? Tu ganhas. Nós ganhamos. Até onde valer a pena.
A gente tem é que sentir arrepios na vida. Aquela coisinha boa dizendo que você está no caminho certo, que é aquilo mesmo e as coisas estão fluindo. Pobre de quem não sente arrepios e não comemora em silêncio consigo mesmo enquanto tudo se encaminha. Pode ser uma arrepio de amor, realização, surpresa, expectativa, não interessa. Arrepios são um aviso: Estamos VIVOSSSSS!!!!!!!!
Quero esquecer tudo...nas ondas do mar...quero descansar. é um caminho. Quero ser feliz, como o é o mar para os peixes é a isto que eu chamo respirar. Ter na vida algum motivo pra sonhar com esse teu corpo moreno cor de iemanjá que me inspira e transpira certeza de que agora viveremos o que no passado não nos deixaram.
Tudo em nosso caminho tem uma utilidade, tudo pode ter um bom uso, uma pena se torna uma arma muito eficaz nas mãos de um bom assassino, uma boa caneta na mão de um verdadeiro artista, asas pra quem tem a imaginação fértil. O problema mesmo é quando estamos carregando algo de valor aos olhos do homem, mas de nenhum valor ou significado diante de Deus.
Eu acredito que todas as religiões o caminho é sempre o mesmo, lavar as pessoas até Deus. E acho que não importa o caminho, e sim onde ele nos leva... Cada um tem o direito de escolher o caminho, desde que ele te leva até Deus.. E ninguém tem a chave do céu, então é besteira ficar criticando, cada um escolhe o que é melhor para a sua vida.
O caminho para felicidade deve ser construido com inteligência e bondade divina, infelizmente muitos acreditam que inteligência se compra apenas com livros e a usam de forma errada, o maior sinal de inteligência vêem de um gesto, já a bondade pode-se testar de maneira eficaz na pessoa que vê algo errado e simplismente não demonstra que quer te apedrejar por isso.
O homem que andava pelo caminho, derepente provoca se a ernea,ele estava preocupado com aquilo que esta a acontecer sempre, ele pega os culhos direpente passa uma criança e pergunta oh senhor o que aconteceu? O homem responde nao aconteceu nada é que esto a procura do meu dinheiro que estava no meu bolso!
Há sonhos que bloqueiam o caminho. Na realidade, não é o sonho propriamente dito, mas sim o modo de lidar com o tempo de espera. O sonho que nos faz estagnar deve ser reavaliado, não para desistir de realiza-lo, mas para continuar em frente, em busca de outros sonhos, de outras realizações... O segredo não é só saber esperar, mas saber quando é o momento certo de guardar o sonho para ser realizado no futuro ou, se ele tira a alegria de viver, o momento para deixa-lo para trás, enxugar as lágrimas e seguir em frente. (Paloma De Déa - PLDD), em 22/01/14
Mas adianta fazer planos? Seja qual for o caminho que optarmos seguir, haverá altos e baixos. E isso é tudo. Se fizermos uma auditoria em nossas vidas, em algum momento questionaremos: ‘e se eu tivesse feito diferente?’. O diferente teria sido melhor e teria sido pior. Então, o jeito é curtir nossas escolhas e abandoná-las quando for preciso, mexer e remexer na nossa trajetória, alegrar-se e sofrer, acreditar e descrer, que lá adiante tudo se justificará, tudo dará certo. Algumas vidas até podem ser tristes, outras são desperdiçadas, mas, num sentido mais absoluto, não existe vida errada.
Há tanto tempo nesta estrada da vida, nem percebi a aspereza do caminho, foram tantos os obstáculos enfrentados, que as cicatrizes provocadas, hoje fazem parte de minha estética...Não seria eu sem elas...Apenas sei, que não estou sozinho, que ainda tenho uma longa estrada a percorrer , sigo certa de que, ao final encontrarei o amparo de um tapete aconchegante, e amor que vai preencher minha vida, com as sementes da esperança, então vou descansar meus pés cansados, de tanto andar... Mas certamente não terei que voltar a fazer novamente, este percurso.
As escolhas, as decisões nos fazem sofrer muito porque o caminho jamais será fácil nada virá de graça e a escolha de abrir mão de muitas pessoas que você ama ou aprendeu a amar seja por um momento ou para sempre dói tremendamente e talvez não seja apenas uma escolha mas sim uma necessidade que torna incerta o significado do amor nesta vida, não excluindo sua existência pois ele existe no mais íntimo do coração. (Warlison Santos)
- Relacionados
- Caminho de Santiago
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Frases de Jesus Cristo para iluminar o caminho
- Pedras no caminho: frases que fortalecem a jornada
- Deus colocou você no meu caminho
- Passagens da Bíblia que iluminam o caminho da fé
- A persistência é o caminho do êxito
