Textos de Amor Passado
Quando mergulhamos nas palavras inspiradas de Filipenses 3:13-14, somos convidados a contemplar profundamente a jornada espiritual e a busca pela maturidade em nossa fé. Neste versículo, o apóstolo Paulo compartilha lições profundas sobre perseverança, foco e o chamado de Deus em nossas vidas. Paulo nos incentiva a "esquecer" as coisas que ficaram para trás. Isso não significa negar ou ignorar nossa história, mas sim não permitir que nossos erros, mágoas ou sucessos passados nos impeçam de seguir em frente. O passado pode ser uma âncora que nos impede de progredir. Devemos aprender com nossas experiências, mas não permitir que elas nos impeçam de abraçar o que Deus tem reservado para nós no futuro. Assim como um corredor não olha para trás, mas concentra-se na linha de chegada, devemos deixar nosso passado para trás e direcionar nosso foco para o objetivo celestial que Deus nos chamou a alcançar. Manter nosso foco no alvo nos ajuda a não nos distrairmos com as preocupações mundanas, mas a nos concentrarmos no que é eterno. Paulo nos lembra que nosso esforço para alcançar o alvo vale a pena. Ele se refere ao "prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". Este prêmio não é apenas a recompensa final no céu, mas também inclui aprofundar nosso relacionamento com Deus e experimentar a alegria de viver de acordo com Seu propósito. É uma recompensa que transcende qualquer conquista terrena. O versículo de Filipenses 3:13-14 nos desafia a abraçar nossa jornada espiritual com humildade, abandonar as amarras do passado, manter o foco em Deus e em Seu propósito para nossas vidas e perseverar com a esperança de receber a recompensa divina. Portanto, que possamos prosseguir com coragem, confiança e fé, sabendo que o caminho que temos diante de nós é moldado pela mão amorosa de Deus, e nossa recompensa é nada menos que a plenitude da vida em Cristo Jesus.
Muitas pessoas cruzaram com quem você foi, mas não com quem está se tornando. A vida é uma jornada de transformação, onde deixamos para trás o que éramos para abraçar o que Deus nos chama a ser. Não se prenda ao que ficou, mas olhe adiante com fé e esperança. *"E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."* (2 Coríntios 5:17)
Assim como disse Heráclito, "nenhum homem entra duas vezes no mesmo rio" pois, na segunda vez, nem o rio guarda as mesmas águas, nem o homem conserva o mesmo ser. Tudo é fluxo, impermanência, transformação. A água que escorre já não é a de antes, e aquele que retorna traz no corpo e na alma as marcas do tempo, as cicatrizes do caminho, os ecos do que aprendeu e do que perdeu. A vida é esse eterno vir-a-ser, uma travessia por instantes únicos, que se esvaem como a correnteza, deixando apenas a memória breve do toque, do passo, do olhar. Somos feitos de passagens e nunca mais seremos os mesmos de um momento atrás.
Querida, o tempo contigo decerto não pode ser menosprezado, muito pelo contrário, existe a necessidade de ser usufruído com o justo valor, construindo lembranças maravilhosas ao teu lado ao ponto de deixarem saudades, proporcionado uma viagem sadia ao passado, sendo construídas com detalhes conscientes que esbanjam a vitalidade de um abraço acolhedor, da verdade preciosa presente em uma troca de olhares, de um beijo demorado de amor, saboreando felizmente o frescor da reciprocidade com todo o fervor.
Viver é um ato emocionante, um verbo que precisa ser frequentemente conjugado, aproveitar o presente, dar valor a cada instante, não se prender ao passado, estar com pessoas imperfeitas, porém, cativantes, divertidas, sinceras, gratas, amorosas, sensatas e passar por lugares diferenciados, uma natureza deslumbrante, representada pela flora, pela fauna, pelos ares, terras, águas vívidas entre rios e mares, vivendo de uma maneira sábia e intensamente, reconhecendo que a vida terrena é uma dádiva, mas não é permanente, graça de Deus e o futuro a Ele pertence.
Na companhia certa, o tempo em determinadas ocasiões pode ter o sabor de ser eterno através do fervor das emoções, reciprocamente, demonstrado em prazerosas inquietações de algo muito significante, ainda que venha a ser temporário, marcado por dois corações, intensamente, acelerados, desejos veementes correspondidos, semblantes inevitavelmente extasiados, cada instante se torna imprescindível e nas mentes, os melhores serão eternizados, assim, felizmente, o passado se fará presente, toda vez que o que viveram for oportunamente lembrado.
Agora, nesta distinta ocasião, a tua emoção está fetuosa, naturalmente, intensa, vejo delicadeza, intensidade, uma singularidade charmosa, curvas cobertas pela escuridade da noite, presença sedutora, passos de uma vermelho apaixonante, grandiosa vitalidade daquelas que transformam a saudade em uma satisfação deleitosa, momentos revividos ao teu lado por intermédio de memórias veementes, o sabor de um doce passado, onde a reciprocidade foi bem presente, o desejo mutuamente propagado, sentimentos consistentes, consequentemente, causas um forte impacto.
Olhando uma imagem estática da minha última viagem, abro a porta de uma lembrança recente, quando mais uma vez, explorei uma mata fechada, cercado por uma flora bem verdejante, passando por um trajeto tranquilo de luz e sombra, vendo o equilíbrio edificante dos raios de sol brilhando entre as grandes árvores frondosas, caminhando calmamente, um passo após o outro, respirando o ar puro da natureza, alimentando o meu espírito de aventura, observando a beleza de cada canto, uma vivência transformadora, que está marcada na minha mente e agora atravesso a ponte da memória que une o passado e o presente como uma forma de reviver certos momentos maravilhosos, vividos intensamente, certamente, proveitosos.
Diante da falta capacitação de conhecimento, de entendimento e consumo fácil de uma plateia heterogenia para entender o sentido e o objetivo do novo, a nossa esfera criativa atrofia e retrocede a sucessos passados, onde o brilhantismo não corre risco de ser mau interpretado pois recontamos historias felizes com uma nova roupagem de tristeza insólita, que não será percebida e nem terá sentido como tão bem fez por seu exato sentido, da vida no passado.
Aprendi com o amigo e mestre Manoel Santiago o quanto é importante retornar a boas idéias e percepções do passado, e reconstruí las com o novo ponto de vista, do agora. Na criatividade, o passado e o presente sempre dialogam, ou se completam ou se esvaem em síntese. A simplicidade só é alcançada com a maturidade da visão e do pensamento.
A dimensão terra sempre foi e será habitada por espíritos. Por ilusão tradicional, acredita se que eles tenham temporalidade a partir do pressuposto que na memoria histórica tenham sido categorizada como pessoas e tempo. A parte física e material são compostas por veículos espaciais diversos que dão personalidade ativa e passiva ao espirito. O nascimento, a plenitude e a morte são apenas diferentes momentos interdimensionais do percurso existencial da verdade, que se originou para o eterno e para liberdade.
O tempo externo passa bem mais rápido do que se percebe por dentro, e de repente percebemos que os lugares que eram tão bons e agradáveis, mudaram de ambiente ou não existem mais. Os velhos amigos já se foram para outras dimensões, um lugar distante e levaram com eles grande parte de nossas mesmas conversas. Algumas antigas paisagens reformaram, e se não fossem pelos novos cantos dos netos dos velhos passarinhos, eu nem os reconhecia mais. Talvez por isto, eu tente guardar erros antigos com tanto carinho, em uma insensata memoria de reviver o tudo que um dia tanto foi e fazia todo o sentido, que o tempo sorrateiramente levou.
A falta de boas novidades incorre o jovem fora de hora relembrar velhos sucessos que não são seus e sim dos anos dourados de seus país.A falta de inventividade incorre em velhas histórias, novas re-leituras de sucessos passados que não se arriscam de nenhuma forma na possibilidade de dar errado.Que os Deuses nos perdoem por estes tempos de tão poucos movimentos e muitas sombras.
Toda a arte é hoje as lembranças mais remotas de uma época ou uma idade em que à sociedade humana teve realmente ética, valores familiares, princípios, virtudes, educação, civismo, cidadania, personalidade e moralidade. Atualmente à máquina superou a mão de obra humana e o dinheiro enquanto valor passou a ser divindade, patrono e justificativa para todas às torpes atitudes de baixarias, abusos animalescos e incivilidades.
O crescimento da escassez de novos talentos nas artes plásticas brasileira deriva para uma releitura, uma nova critica e uma super valorização pelo mercado de alguns bons artistas que viveram quase esquecidos, anônimos e abandonados das mídias em um passado próximo. Com isto a revisão histórica nas artes no Brasil é uma pratica constante.
A maçonaria brasileira sempre foi a casa de encontros dos grandes artistas, novos pensadores, intelectuais, iluministas e positivistas. No entanto hoje, isto ficou esfumaçado quase apagado no passado histórico glorioso. Pois o que se vê, independente do rito, é uma baixa de intelectualidade crescente e um analfabetismo funcional permeado por primos alpinistas sociais sem o menor comprometimento com o meio, os meios e a unidade.
A permanência da existência por vida e por voz nesta dimensão é efêmera. Logo é imperativo que antigas palavras e questões existenciais, amorosas, familiares e amistosas estejam sempre bem resolvidas. Uma das maiores frustrações, é ter que posteriormente falar no vazio e viver na cruel incerteza da duvida do perdão.
A sustentabilidade cultural é importante para que o modo de fazer evolua e torne se registro para as próximas gerações. A inovação ocorre com base no passado, passado presente e futuro é uma coisa só, perante a cultura. O tempo, ele é insólito, as referencias sempre dialogam com os movimentos.
Graças a Deus, nas suas fraquezas, encontrou forças, isso revelou a grandeza de sua postura, pois apesar de suas incertezas, de suas falhas, continuou e continua na sua luta e quando precisa de alguma motivação, costuma refletir sobre o passado, lembrando de cada superação, já que, finalmente, conseguiu perceber que pode ser sua própria inspiração.
"(...)Não fuja de si mesmo, enfrente-se. Conheça-se,preste atenção em si mesmo,não nos outros. Fui dominado pelo que os outros poderiam dizer ou pensar de mim;a opinião alheia era um fantasma a rondar em torno de mim. Paguei muito caro, sofri e gerei sofrimentos, não faça o mesmo. Procure a liberdade que as suas verdades oferecem e lembre-se de não aprisionar ninguém em seus julgamentos. Cada um de nós é um ser humano singular da criação. É um livro inédito,um romance inesquecível e deve ser amado e respeitado tal qual se apresenta. Se faltam condições para erguer alguém que não sejamos os que o derrubam."
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp