Textos Arte
"O verdadeiro artista não se preocupa com a quantidade de público no espetáculo. Para ele, uma criança ou um olhar solitário que se encanta é o que importa, pois o artista genuíno vive apenas para a arte de emocionar deslumbrando os sonhos perdidos e sua exibição flui do fundo da alma para o coração". Luiza Gosuen
Gosto de gente assim, sabe? Gente que corre atrás dos seus sonhos (mesmo todo mundo dizendo que não vai dar certo), gente que troca rios de dinheiro numa profissão que detesta, por sorrisos e aplausos fazendo o que sempre quis, (gente que toca em praças, faz show na rua, se veste de palhaço e vai alegrar os doentes em hospitais).Eu gosto disso! Admiro gente que se realiza, sem medo de ser feliz!! Ah, eu amo essa gente que vive pra valer, que vive de verdade!! Que eu permita-me ser também essa gente!!
Algo que me atrai muito na leitura é a possibilidade de se absorver coisas muito íntimas a respeito dos personagens, do momento, do lugar. Coisas muito subjetivas: pensamentos, pequenas impressões, movimentos... Conclusões. E é algo que se diferencia do audiovisual, por exemplo. Ao contrário deste, na leitura é possível passar semanas em um único momento, deleitando-o dia após dia, e este passa a fazer parte dos momentos vividos por quem lê, influenciando-o e contribuindo para a criação de uma nova visão de mundo. É uma possibilidade de se entender melhor outras formas de se viver e absorver novos pontos de vista.
Faço de um traço: ponto, vírgula, sol e lua. No papel desenho, escrevo e projeto o que bem entender. Em minha cabeça rabisco um futuro melhor e sem borracha. O desenhar dos dias sempre foi definitivo. Sempre foi um sorriso como o da Mona Lisa, misticismo e mistério. Desenho é designo, é grave, é divertido, é muito mais que o ato. É também o percurso. Minhas mãos nasceram para isso, para trazer a tona o inimaginável, para tornar concreto os sonhos. E para me fazer existir como indivíduo, estrela, luz, artista e menino.
Nas artes, censura não, mas a sugestão de faixa etária e informações claras de conteúdo. Existem diferenças de politicas culturais para um espaço artístico e cultural privado e um espaço publico...mas a responsabilidade curatorial deve ser a mesma e o bom senso, de lugar e tempo deve direcionar toda ação.
A herança mais antiga do ser humano estudada em antropologia não é a religião pois o ser humano era no principio politeísta e temia as forças da natureza , também não é a família pois o principio da paternidade no sentido estreito da palavra, do único casal é uma coisa muito nova na humanidade pois existiam sim muitas mães mas o pai era um só, o chefe do grupo. A herança mais antiga da humanidade em antropologia para espanto da maioria é a linguagem, que dentro de seu próprio processo evolutivo antes da fala veio pela linguagem desenhada. Em poucas palavras é a arte antropologicamente nossa herança mais antiga dentro da verdadeira historia evolutiva do ser humano no mundo organizado que denominamos conceitualmente de civilizado.
Todo artista regional das diversas plataformas das artes em busca de novas oportunidades migra para o eixo RJ-SP afim de buscar também uma maior visibilidade. Mas quase a maioria deles sem perceberem em pouco tempo englobam se a metropolização, tornam se marginal e perdem por vez sua tua tão valorosa e preciosa, original identidade.
Subam no palco com toda coragem que puderem vestir. Finjam que o que estiverem prestes a dizer nunca houvera sido dito; finjam que o que estiverem na iminência de fazer jamais tivera sido feito por quem que que seja. Prometo-lhes, ao ouvir o som de aplausos, esta absoluta certeza do quanto houveram sido extraordinários, tendo nos propiciado ouvir e ver o que, de fato, não tivera sido contemplado antes da tua existência.
O artista sonha e reconstrói a vida sob sua imaginaria visão e paixão.E quem paga o tributo mais alto deste sonho é a família Por alguma indecifrável razão a sua obra segue sozinha e órfã por bastante tempo mesmo depois que ele for embora.Na maioria das vezes os herdeiros do legado criativo fazem tudo errado, para dar continuidade de valor a inefável e inalienável criação.
Seja dono de si mesmo não escravo de si mesmo. Perca o medo da perda, esvazia a mente e a preencha com o próprio vazio. Seja consciente não inconsciente e dessa maneira expresse-se. Temos dois braços e duas pernas, dedos. E com isso infinitas formas de nos expressar e de criar, seria um desperdiço não usá-los. Isso é arte marcial.
O melhor das datas festivas em qualquer cultura soberana e livre, não são as comemorações históricas saudosistas e piegas. São sim as pessoas de hoje que por exaltação a memoria, reafirmam na contemporaneidade o valor da luta, da vitoria e das conquistas. A celebração da vida em pleno movimento histórico e cultural continuo, politicamente correto.Algum dia, terá que findar no Brasil este equivoco de assalariado e a falsa ideia pequena autista marginal que imagina que todo feriado prolongado é só mais um momento oportuno para um maior lazer.
Quando o professor está ali para vigiar o aluno, não o deixando colar, e ele sobretudo cola, então o educador se mostrará deficiente no seu papel de avaliador, nesse caso, os resultados de uma prova nunca são reais. A arte de colar é maior e mais apurada do que arte de ensinar! Mestre é o aluno!
E quando o menino sobe no palco, se transforma em tudo aquilo que queremos ser: o homem, o divertido, o filho, o pai, o amante, o que promove lágrimas e sorrisos. E nas coxias descobrimos que por trás de tudo aquilo, atras da cena, nas coxias, há um poeta da arte de entreter e interpretar (Coxias - Victor Bhering Drummond)
Acreditar em sonhos e viver alguns deles intensamente. Esse é o dia a dia de um artista. O que a arte nos possibilita vai muito além de regras, de incompreensões e de preconceitos. A barreira que quebramos em cada evento é mais um obstáculo que deixamos pra trás e que nos aproxima do nosso legado: o infinito.
"À medida que o menino caminha, ele deseja que seus passos lancem tintas de luz e vida sobre as calçadas da humanidade. Que as guerras de congelem e no lugar de Sírias, Guernicas e Faixas de Gaza, sejam pintados Xangrilás e telas de abraços e paz." (O artista plástico - Victor Bhering Drummond)
"Pode entrar devagar. Vá tomando seu assento, se reconheça nos quadros que você pintou. Cheire os livros que ainda guardam as marcas das suas mãos. Escolha o melhor canto do sofá. Ele sempre esteve guardado com as notas do seu perfume, emoldurando suas lembranças nos quatro cantos deste espaço. Abra seu abraço e apenas se apodere de tudo. Não saberia dizer não" (Seu canto da sala - Victor Bhering Drummond)
A falta e a constante escassez de novos brilhantes e grandes talentos da criação nas artes, nos pensamentos e na própria cultura obriga o mercado cultural brasileiro a propor novas releituras, novos estudos de um passado recente e a revalorização de grandes obras,seus autores e criadores, não tão.mais esquecidos, então.
Não basta apenas sentimentos para o amor. Ele também precisa de espaço da mesma maneira que uma pintura precisa de uma tela branca. Nunca tente escrever uma nova história em uma folha repleta de lembranças e marcas, não transforme seu romance em um rascunho. Use as tintas velhas (o que aprendeu), mas sempre queira um novo quadro. Pinte cada momento para que seja único e faça dele uma obra de arte.
Estou com medo de errar novamente, mas quero remar mesmo nessa tempestade, tenho tantos fracassos que não tem mais espaço para o sucesso, estou vendo o futuro do lado de fora da janela, à tempestade esta aqui dentro e o sol brilha lá fora, com tantas bebidas na prateleira só tenho água, tenho que ser o que imaginam ser bom para mim, num mundo rico sou pobre, com tantas cores, pintar sonhos branco e preto é só para quem tem imaginação colorida, estou querendo me ressuscitar, não sei de onde vem essa força para continuar a procurar toda felicidade que desperdicei, mesmo parado o fim está chegando, sem tempo corro com as palavras, minha voz não é escutada e meu coração não é visto, posso terminar sem um fim feliz, mas descobri que não estou aqui para sonhar e nem agir, não controlo a vida e nem a lua, a vida não é diferente, não creio mas em conto de fadas, mas preciso sorrir mesmo triste, quantos amores preciso perder para saber viver?, O quanto tenho que fazer para ter?, Serei julgado pelo que fiz, pelo que não fiz e pelo que pensei. Viver realmente é uma flor linda que murcha, mas posso desafiar os raios para dançar na chuva, ou sonhar, o que fazer com o tempo livre?, Ou não sou livre?, Quem bate em minha porta quando estou em paz?, Quem me chama quando estou em silêncio?, Procuro a paz em um mundo com guerras, terei destruído minha única saída?, Como pode ser um mundo real com tantos sonhos, mesmo parado estou seguindo, se vou morrer, o que vai acontecer com tudo que fiz?, Seguir em frente, para onde, se tudo é aqui mesmo, tanta velocidade para estar no mesmo lugar, sou só uma questão de tempo, mas nunca pesei em parar de escrever e pensar, a vida sempre me traz algo que incentiva a criar um sorriso no meu rosto.
A força de uma paixão muito imponente, grandeza emocionante, arte que possui um fogo constantemente aceso, a essência de uma primazia abundante, reflexo de um mundo intenso, charme incessante, que traz um coração fervoroso, um certo atrevimento, desenvoltura provocante, sedução em vários momentos, quentes e marcantes, a veemência de um tom vermelho, vitalidade naturalmente viciante como a fogosidade de seus beijos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp