Textos Arte
As duas maiores e piores armas legais de destruição em massa de qualquer cultura, de que se tem noticia no nosso mundo contemporâneo, são elas, a telefonia móvel e a internet. Ambas ferramentas tecnológicas de comunicação, quando usadas covardemente, sem moral e criminalmente, por anonimato, passam a fazer parte do retrocesso universal humanitário. E quando usadas aleatoriamente sem os devidos protocolos de responsabilidades e sem qualquer legislação pertinente impondo limites civilizados, aniquilam a vida comum, impedem a verdade e todos os conceitos de liberdade.
Acredito em conexões e sintonias com freqüências de conhecimentos, que são captadas por canais humanos especiais, por meio de um cordão de prata, quando imergem num intenso estado de sonambulismo involuntário e vigília profunda. A maioria destas freqüências são imantadas de muitos sons, energias e cores mas o verdadeiro conhecimento aparece quando o canal chega a despertar, muitas das vezes de forma complexa simbólica e intuitiva preenchida.
Depois de tantos anos invisíveis e servindo apenas para mão de obra barata da maioria dos enredos esbranquiçados, para toda indústria da festa carioca, as agremiações e carnavalescos mais tradicionais do samba, redescobrem os ícones artísticos e culturais da tão esquecida cultura negra brasileira. O carnaval e o samba, encontram hoje em 2025, uma cultura que já existe desde o inicio desta cultura criativa milionária originário das favelas e periferias. Enfim, antes tarde do que nunca, isto é o Brasil, inovando com o que sempre existiu.
Mesmo afirmando que meu saudoso grande amigo e professor amazonense Manoel Santiago, Manoel Colafante Caledônio de Assumpção Santiago 1897 - 1987, tenha executado um grande numero de obras originais, desde a década de 1960, começaram a aparecer no mercado de arte nacional brasileiro, um grande numero de falsificações grosseiras e chapadas, com excesso de cores, bem diferentes de suas obras originais. A grande maioria aparecem em leiloes organizados por comerciantes aventureiros, que não possuem qualquer tipo de assessoria especializada e o pior a preços e valores irrisórios. Logo antes de adquirir qualquer obra de arte deste artista, certifique com quem sabe, se não está sendo ludibriado e comprando gato por lebre,
Muitos bons artistas brasileiros, não tem o devido reconhecimento que merecem, sobretudo os pré modernistas dos séculos XVIII, XIX e inicio do XX. Vários freqüentaram grandes escolas européias e grupos, e se tivessem ficado por lá, hoje com suas pinturas estariam nos mercados internacionais e valeriam milhares de euros.
A colonização da América Latina se deu de forma incomparável entre portugueses e espanhóis. Do lado espanhol a catequese de forma leve gradativamente se mesclou a iconologia das culturas originais pelas artes enquanto do lado português a catequese foi imposta aos selvagens sem alma, aniquilando por completo as primitivas e hereges culturas originais.
Pelos mares e as marés todos os dias, das injustiças sociais, da miséria e da fome, temos alguns sonhos. Sonhos estes que são sonhados acordados, gerados pelo nosso inconformismo natural diante do que de fato acontece. Quero crer que alguns destes sonhos inspiradores, aos poucos tornem se projetos para equilíbrio, da vida digna e menos violenta, para um numero cada vez mais crescente de invisíveis.
Por mais que o mundo inteiro pinte o coração de vermelho, o meu coração sempre é azul. Vermelho é o sangue que pulsa dentro dele mas o meu na cor do mar e do céu, ele compactua com a imensidão e o infinito, assim como devem ser nossas emoções, amores, carinhos e escolhas perante a vida.
Privilegiar um novo artista pobre que reside dentro de uma comunidade, não é correção social alguma, muito pelo contrario é demagógico oportunismo em tirar vantagem da pobreza alheia. Agora levar o ensino da arte gratuitamente, fomentar círculos de ensino da arte e da cultura dentro das comunidades órfãs de baixa renda e mesmo colorir o ambiente com novas formas e cores, aguardando o despontar de uma nova vocação que existe, é sim o caminho mais prospero, verdadeiro e social.
A palavra diamante vem do grego " adamas ", que significa indomável, pois durante muitos séculos, foi uma gema não lapidável mas descobriram que ele só se dobrava a si mesmo. Seguindo isto, assim devem ser nossos sonhos, indomáveis só permitindo a serem realizados e adaptados por nos mesmo.
Estou com medo de errar novamente, mas quero remar mesmo nessa tempestade, tenho tantos fracassos que não tem mais espaço para o sucesso, estou vendo o futuro do lado de fora da janela, à tempestade esta aqui dentro e o sol brilha lá fora, com tantas bebidas na prateleira só tenho água, tenho que ser o que imaginam ser bom para mim, num mundo rico sou pobre, com tantas cores, pintar sonhos branco e preto é só para quem tem imaginação colorida, estou querendo me ressuscitar, não sei de onde vem essa força para continuar a procurar toda felicidade que desperdicei, mesmo parado o fim está chegando, sem tempo corro com as palavras, minha voz não é escutada e meu coração não é visto, posso terminar sem um fim feliz, mas descobri que não estou aqui para sonhar e nem agir, não controlo a vida e nem a lua, a vida não é diferente, não creio mas em conto de fadas, mas preciso sorrir mesmo triste, quantos amores preciso perder para saber viver?, O quanto tenho que fazer para ter?, Serei julgado pelo que fiz, pelo que não fiz e pelo que pensei. Viver realmente é uma flor linda que murcha, mas posso desafiar os raios para dançar na chuva, ou sonhar, o que fazer com o tempo livre?, Ou não sou livre?, Quem bate em minha porta quando estou em paz?, Quem me chama quando estou em silêncio?, Procuro a paz em um mundo com guerras, terei destruído minha única saída?, Como pode ser um mundo real com tantos sonhos, mesmo parado estou seguindo, se vou morrer, o que vai acontecer com tudo que fiz?, Seguir em frente, para onde, se tudo é aqui mesmo, tanta velocidade para estar no mesmo lugar, sou só uma questão de tempo, mas nunca pesei em parar de escrever e pensar, a vida sempre me traz algo que incentiva a criar um sorriso no meu rosto.
Sinto apreço pela veracidade da tua essência, intensamente instável, cada momento, uma surpresa, geralmente, agradável, teus sentimentos são inquietos e nenhum é alvuso, todos são verdadeiros, um amor incansável, alguns pensamentos rotineiros, há transparência nos teus atos, além do mais, tens um lindo rosto, um corpo atraente, cada detalhe é precioso que aquecem verdadeiramente de um jeito audacioso a começar pela minha mente e a terminar no meu coração, és uma arte incrível e envolvente até com a tua imperfeição.
Percebo facilmente a letra "s" de sensualidade nas curvas do teu corpo, repleto de vivacidade, de um sentir notóriamente caloroso em cada lindo detalhe, portanto, maravilhados ficam os meus olhos como se estivessem diante de uma obra de arte, por seres uma mulher de traços intensos e graciosos.
Que prazer em poder admirar uma linda feição de lindos cabelos, de um iluminado sorriso estampado e um brilho verdadeiro no olhar causado por um sentimento sinceramente grato, então, não deve passar despercebida, ignorá-la não é nada sensato, pois ela é uma arte expressiva que deixa meus olhos deslumbrados.
Ela possui um olhar astuto com o mundo a sua volta, costuma tomar uma dose de regozijo, todavia, quanto ao seu sorriso compartilha com poucos, já o primor das suas linhas, de cada pormenor de sua existência é bastante perceptível a semelhança de uma arte singela e bastante atraente pela veemência que transmite de uma maneira tão profunda, espontânea e sublime.
Geras uma doce e ardente sedução graças a graciosidade dos teus olhos, tuas formas, cores e contrastes que estão constantemente em evidência numa grandeza de detalhes, uma arte cativante da renascença, uma personalidade consistente, dessarte, és bela, uma preciosidade vívida que traz uma fogosidade na essência como uma fênix renascida.
Na resplandecência do teu olhar, vejo a veemência dos teus sentimentos, na tua beleza evidente, encontro arte e poesia, dessarte, és um universo atraente, uma mulher que provoca euforia, cuja essência é reluzente como uma linda constelação, um fogo ardente, sendo assim, uma interessante composição que merece ser apreciada intensamente.
Linda fonte de vitalidade que nutri um sensato equilíbrio entre a descontração e a seriedade, faz da arte, um dos seus principais abrigos, pitando com amor cada detalhe, um resultado mais rico do que o outro, assim, uma dose de vivacidade, algo que traz sentido graças ao seu coração caloroso, afagado pelo romantismo, além dos seus olhos ativos para a simplicidade como aquela contida numa boca bela e delicada, reflexo da sabedoria divina, a qual é muito admirável, fiel, distinta e saudável.
O choro de felicidade é um dos mais preciosos e sinceros por ser a gratidão que transborda dos olhos, que denota a forte emoção que vibra no peito de quem se encanta com a arte, que sabe que o simples é belo, que percebe que o valor de algo está na soma dos detalhes, uma sensibilidade de tamanha importância, nítida benesse do Senhor, um brilho de esperança.
Bom estar em certos momentos com a percepção lúdica que se faz cada vez mais necessária numa realidade que muitas vezes é uma loucura, assim, o inanimado ganha vida, instiga a arte ou o que já existe é ressignificado, oferecendo uma simplicidade que inspira, que permite sonhar acordado, portanto, um prisma de muita preciosidade que a mente fortifica, quando o ânimo é despertado.
