Textos
Paz: O Refúgio Que Não Depende do Mundo
“A verdadeira paz não espera a vitória; ela já está presente no meio da batalha. Ela não se alimenta de metas alcançadas, mas do reconhecimento da eternidade dentro de si. Em meio ao caos, ela não grita — ela permanece. Felicidade é movimento; paz é morada.”
Do coração só sai verdades.
Não verdades como conceito fechado mas, verdades que alcançam outros corações, verdades que convidam a sentir o outro.
Na busca de companheiros de jornada formamos amigos, famílias, tribos e alcançamos corações que nunca nos viram mas, já nos sentem.
E na dúvida? Sinta o seu coração!
Ele tem verdades que as verdades humanas desconhecem.
“Ela”
Não sei se são seus olhos,
um brilho tão radiante.
Ou o sorriso, que me revigora.
Lábios tão vermelhos quanto meu coração,
Acelera tantas batidas em mim, que me perco.
Um amor policromático, sempre brilhante,
Com seu jeito, nenhuma palavra consegue te descrever por completa,
Apenas apreciando você toda, com os meus olhos,
E pensando em nós juntos,
Faz meu dia perfeito.
ESTADO DE SATISFAÇÃO (soneto)
Deixo a inquietude do versar na medida
Em cata duma beleza e de um esplendor
E, assim, de inspiração liberta, pela vida
Vou. Cheio de matiz em uma variada cor
É tom de ventura, o sentimento na lida
Desabrochado tal qual uma poética flor
Daquele especioso verso que dá guarida:
O doce beijo, olhar trocado, terno amor
A poesia nunca deixa a gente esquecer
Faz querer mais, faz o coração sorrindo
É o cântico em que a alma se põe a dizer
E, trovando, escorre pelas mãos, que diz
Um contentamento sempre bem-vindo...
Animando, o poeta, ser o menos infeliz.
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
18 junho, 2025, 18’23” – Araguari, MG
Raabe estava feliz no Brasil
As coisas tinham mudado muito
Era como um jardim regado de amor
Todos felizes, rosados e nutridos
Não existia mais violência
Pobres não se viam nas ruas
As crianças estavam todas na escola
Todos sabiam ler e escrever
Jovens e velhos tinham saúde
Os sorrisos tinham dentes saudáveis...
IDIOTAS
A paixão nos deixa idiotas...
Passamos a viver numa dimensão paralela!
Ficamos suspirando pelos cantos,
Criamos situações ridículas,
Entregamos nosso coração de bandeja,
Ofertamos presentes cheios de significados,
Fabricamos poemas sinceros,
Cantamos por todos os lados,
Suplicamos por atenção,
Desejamos aquela presença,
Suspiramos sem querer,
Almejamos felicidade,
Idealizamos uma relação para toda vida!
#Feliz2015!!! Nesse 1o. Dia do Ano. Cheguei 31/12/2014 em Olinda/pe Viagem tranqüila do Rio de Janeiro até aqui e entre encontros e desencontros, fica minha primeira mensagem do ano "Mesmo que as coisas não saíam exatamente como queremos, sempre termos a certeza de que "NO FINAL TUDO DA CERTO" Agradeço aos meu primos Psw Pereira e Georgia Lima pela recepção calorosa ainda aeroporto e pelo primeiro passeio em uma LANCHONETE DE UM SUPERMERCADO LOTADO!!! ("...ele não sabem.o que fazem.") e o bolo de milho. Hum!!!! Divino!!! E sem deixar de esquecer minha marcante chegada em meu novo apartamento onde estou dividindo com meu primo e amigo de longas data Evanio VIeira no centro de Olinda, próximo ao Jd. Brasil confortável, arejado e bastante espaçoso, obrigado primo pela excelente escolha, eu mesmo não teria feito melhor.
Tudo pra começar 2.015 com o pé direito. Agradecimento especial a Dona Lucia Lima por me permitir a fazer parte do Réveillon de sua famílias, simplesmente perfeito, mágico... O passeio pela Orla... Eric Pereira, Sandra Melo, Valdir, Georgia, Michely Lima Lima e Eniele Cruz e a medida em que caminhavamos na orla, brincando, sorrindo, fotografando ia sentindo a brisa serena do Mar entre fogos e a presente simplicidade da felicidade em nosso encontro, me dava conta de que se pode encontrar felicidade nas coisas mas simples do mundo.
O melhor réveillon dos últimos 12 anos.
Muito Obrigado a todos.
Meu Primeiro Réveillon em Olinda como Espectador
O Rio de RIO DOCE continua lindo!!
O Rio de RIO DOCE continua sendo.
O Rio de RIO DOCE, fevereiro e março.
Hoje, dia 1º de janeiro de 2025, às 1h41 da manhã, cheguei em casa ainda impactado pelo que vivi na Orla de Olinda, na Praia Zé Pequeno. Foi o primeiro Réveillon que participei como espectador desde que cheguei a Olinda, há exatamente dez anos, no dia 31 de dezembro de 2014.
Acompanhado de Dudu, percorremos a orla de Barro Novo até Casa Caiada, observando a chegada das pessoas e sentindo a energia crescente do momento. Descemos para a areia pouco antes da virada e nos deparamos com uma multidão e um espetáculo de fogos que me deixou encantado, como uma criança maravilhada com tamanha beleza.
Mas o que tornou a noite ainda mais especial foram os reencontros. Depois de anos trabalhando como ambulante, sem participar das festas de fim de ano, tive a oportunidade de rever pessoas importantes para mim, que marcaram essa década em Olinda. Entre elas, encontrei minha prima Georgiana, o esposo dela, senhor Edilson, e outros parentes queridos, que eu normalmente não via nessas ocasiões.
Foi emocionante estar ao lado deles, brindando com champanhe, tirando fotos e celebrando juntos essa noite mágica. Poder compartilhar esse momento em uma data tão simbólica, que marca dez anos da minha chegada a Olinda, foi um verdadeiro presente.
Essa experiência ficará guardada para sempre em minha memória e no meu coração. Espero que o sentimento dessa noite alcance todos vocês por meio desse relato e dos vídeos que compartilho aqui.
#fernandokabral13 #Réveillon2025 #Olinda #riodoce #PraiaZéPequeno #riosoceolinda #fernandokabral #riodoceolindapernambuco #DezAnosEmOlinda #ReencontrosEspeciais
Amar é ver as cores do arco-íris mesmo quando o sol não brilha sobre gotas de chuva.
Amar é sentir borboletas no estômago.
Amar é quando seu pior momento sobreleva-se aos seus momentos ruins.
Amar é enaltecer a alma. É sentir o coração eufórico.
Amar é a condição de encontrar-te satisfeito fisicamente e mentalmente, é sentir-se seguro e confortável... É aquela sensação de bem-estar.
Em suma, se amar virou "coisa" de gente corajosa, então as pessoas têm medo de serem felizes, pois amar é sentir a felicidade subitamente.
Tem pequenos gestos que expressam mais que palavras, mas só é possível percebermos ,quando aprendemos a dar valor ao simples, a ao que temos, e principalmente aprendemos a da valor ao que temos por perto.
A felicidade mora em pequenos detalhes, e algumas pessoas são colocadas em sua vida como presente, e você muitas vezes deixa que vá embora.
SEJA FELIZ POR VOCÊ
Se para você ser feliz depende de alguém, és apenas um dependente.Não tente entender o que não tem entendimento, e não queira explicar o que não tem explicação. Simplesmente, lute , viva e seja feliz. Caso contrário,
é querer justificar o que não se justifica e amar quem não ti ama. A felicidade está dentro de você, seja feliz por você.
O AMOR
Profª Lourdes Duarte
O amor, para ser belo,
Não precisa ser eterno
Basta ser assim, intenso e verdadeiro
E Seja eterno enquanto dure.
O amor é como uma chama ardente
E se multiplica em plena felicidade
Não se transforma de hora em hora,
Mas se eterniza, quando a paixão termina.
O amor é o maior e melhor sentimento
Que os homens podem compartilhar
Sem amor felicidade não existiria
Nem a grandeza de que é capaz de amar.
Ninguém pode fugir ao amor
Por mais duro que seja seu coração
Pois em dado momento poderá amar
Ou despertar o amor no coração de alguém.
As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.
SER FELIZ
Autora: Profª Lourdes Duarte
Ser feliz é viver bons momentos
É a essência da minha liberdade
Ser feliz é curtir a vida com liberdade
É pousar em galhos de felicidade!
Eu rio para esconder minha tristeza,
Embora viva os momentos de felicidade
Me faço alegre, mesmo na amargura
Na verdade, o falso me corrói, numa tortura.
Conquisto minha felicidade, dias a pós dias
Renovo a todo instante e a cada momento
Ser feliz não e ter tudo na vida,
Mas ter motivos para adicionar felicidade.
Ser feliz é compartilhar alegrias
Amar é ser amado traz felicidade,
Embora a felicidade esteja dentro de ti
As pessoas apenas completam tua felicidade.
******
Como diz Jeff Thiago, “A felicidade não se resume simplesmente no eu ter, mas se completa no eu ser. Se a vida reserva alguns espinhos, é porque a felicidade não se torna completa; se não estiver marcas deles”.
NUM PLENO BRILHO DE TERNURA
Autora: Profª Lourdes Duarte
Num pleno sentimento de ternura
Ressurge o amor
A vida sentida e vivida com alegria
Num sentido feliz declamado
Na volúpia dos lábios...
Viva! O encanto do amor!
Na altivez
Da felicidade
Firme resiste triunfante
Um prodígio, um amor um diamante
Lavrado num coração
Que até então só sentiu dor.
Feliz e agitado que suscita
A alma e a razão
De quem ama e é amado
Hoje falo, sou feliz!
Brilho de ternura ressurge
Na minha alma
E se expressa no coração,
Transborda na minha face em risos,
E no encanto do amor
Que me traz felicidade.
****
"O verdadeiro amor não traz consigo sofrimento, egoísmo, ciúmes ou orgulho. Amar é dar o melhor de si pela pessoa amada, sem necessidade de propriedade ou retribuições. Quem ama confia, respeita e perdoa."
Eu não sabia amar quando te conheci, não sabia...
Na verdade, não sabia como reagir aquilo tudo que você estava me oferecendo, todo esse amor, toda essa intensidade... Quando entendi o que era, e senti o quanto era bom, vi você.
Vi em você todo o amor que sempre busquei, que sempre pedi...
Te disse milhares de vezes, que você é meu primeiro relacionamento, e o quanto aprendo com você cada dia.
Vi meu mundo parar, quando percebi que te amava, e percebi isso num domingo, lembro bem desse dia...fiquei te olhando dormir, você sonhando, sorriu...e ali, bem naquele momento, meu mundo parou, minhas mãos ficaram frias, e meus olhos se encheram de lágrimas...
Eu te amei antes de você me amar, eu senti isso antes de você, e demonstrei isso de forma que eu sabia...
Eu te amei antes de você me amar, percebi isso, quando a minha risada se tornava melhor com a sua...
Quando ficava esperando sua reação quando contava uma piada, ou quando ficava te olhando cantar...e pensando:”cara, como eu tenho sorte de ser dela".
Cada dia descobria algo novo em você, que me fazia te amar mais, e me sentir a pessoa mais sortuda do mundo, por você me amar também...
Você é o amor da minha vida, e é uma pena que eu não seja o seu...
- Promessas
Você me prometeu o sim e disse que estaríamos juntos para tudo.
Você me prometeu a felicidade de uma vida, na medida em que lutaríamos contra tudo o que se opusesse a um mero sorriso de canto de boa, num fim de tarde de um domingo de agosto.
Você me prometeu que mesmo distante, estaríamos perto, ligados e unidos por um sentimento único, aquele que você chamou de amor.
Você me prometeu que a gente teria um futuro e também me prometeu filhos que nos acordariam a noite com medo do escuro, os mesmos filho que você me prometeu serem parecidos conosco, com cabelos feitos de cachos e estatura mediana.
Você me prometeu o mundo e nem a sala de casa eu pude conhecer.
Filhos, bem, os nossos jamais virão, assim como aquele cuidado e a proteção que teríamos ao colocarmos eles no colo dizendo que não tinham o que temer no escuro, pelo menos não tanto quanto eu temi o futuro sem você. É bem verdade que a distancia agora existe, já aquele amor que tanto me falou, não posso afirmar. A felicidade é na verdade complicada, já que cada vez que lembro de nós, realmente minha boca sorri de um modo que nem consigo explicar. O sim, você me prometeu, só não falou quanto tempo ele duraria e que esse fim poderia ser tão avassalador quanto a batida de um coração apaixonado.
A única coisa que você esqueceu de me avisar, é que as promessas eram falsas e que a saudade é iria ficar e que sem você, só restaria lembrar.
Bom dia, abençoado dia! O que desejo para você neste dia que se inicia?
Um dia cheio de prosperidade, com gosto de felicidade, aquela que vem da alma, floreada com a paz de espírito. Que você tenha sabedoria para filtrar o que se pode resolver no momento, o que não se pode postergar, como administrar os desafios da vida. Que hoje vocè tenha muita energia para o que realmente vale a pena empreender esforços.
Soraya Rodrigues de Aragão
O QUE TE FAZ FELIZ?
Será um chocolate quente
Uma conversa, um café
Uma paixão, um amor
Uma viagem, comer, amar
Uma oração, um passeio, música
Paz, sossego, silêncio
Rezar, caminhar, dançar
Ver as estrelas, sentir a chuva
Sentir a neve, tomar banhos no mar
Ver a lua, contemplar o por do sol
Amar a família, os filhos
Ir ao cinema, ler um bom livro
Uma nata, mil folhas, bola de Berlim
Sentir o cheiro da terra molhada
Afinal, o que te faz feliz também faz os outros felizes?
Sejam felizes o resto a chuva lava o vento leva.
Passado
As vezes me parece que lá atrás fui feliz
Mas me lembro dos meus avisos “não se esqueça disto lá na frente”
Daí vem essa lembrança, mas sem as sensações do que estava sentindo quando dizia a mim mesma, vem só a frase que me alertava
Mas confio em mim, sei que não me enganaria, mas será?
Afinal eu era outra lá atrás, não sabia o que sei agora, então posso confiar no meu eu do passado que me alertava?
Neste momento minha mente me trai, estou pensando em coisas que devo fazer, coisas corriqueiras, acho que é para não me questionar, não duvidar do meu alerta, para continuar assim, confiando no meu próprio conselho…
Mas desconfio
Este dia, de pronúncio da lua
Este dia, que a flor mãe partilhou seu brilho,
Dor e briu, de um nome
Lua de hoje, homem Noah Henrique
Nascimento é longo
Lágrimas felizes
Felicidade comprida,
Por esses dias tudo começa
Se atravessa uma nova etapa
Entre Noah Henrique e a luz a palavra brilha a lua.
- Relacionados
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
