Texto Sobre Silêncio
Madrugada que aos poucos se aproxima e com ela, um silêncio muito sedutor que deixa certos pensamentos mais à vontade, fazendo a mente falar através de uma grande riqueza de detalhes bastante peculiar, frases emocionadas, sinceras, acaloradas, numa expressão singular sem o desperdício de nenhuma palavra, uma fala que vai continuar mesmo com a chegada do sono, assim, novamente, criará o enredo lúdico ou realista de mais um sonho.
Silêncio é estado de quem se cala ou se abstém de falar, privação, voluntária ou não, de falar, de publicar, de escrever, de pronunciar qualquer palavra ou som, de manifestar os próprios pensamentos. Quem bem me conhece sabe que sempre fui de interagir completamente e tagarela, mas quando algo não me contempla, não assimilo ou não concordo, seja lá qual o motivo, me calo. Tenho encontrado no ato de escrever uma forma de me comunicar, por isso escrevo, me faz bem, mas sem falar ou ministrar as palavras, prefiro não me ater ao convencimento, que por muitas vezes não será aceito. Para que? Fazer confusão sem merecer. Nessas horas, na maioria das vezes o silêncio diz mais, muito mais.
Esqueçamos os tumultos das multidões, das agitações diárias, dos falatórios inconsistentes e insistentes. Sigamos o caminho trilhado por nossas vontades, através da imaculada presença de nós mesmos. Sejamos conscientes e coniventes com o nosso próprio Eu-Humano. Criterioso e seleto sejam o que nos faz crescer em ser. Solidão eloquente é a voz que precisamos ouvir quando o mundo barulhento tenta-nos suplantar. Pois, em resoluto, que o meu silêncio faça voz altiva em mim e que a minha melhor companhia tenha a atrevida nudez de apropriar-se da minha mente, num salutar refúgio solitário em prol às descobertas de quem realmente sou!
Em que Universo te escondes? Onde? Em que astro tu pisas distraído? O que há ao teu redor? O que foi feito de tudo que foste? De tudo o que desejaste, sonhaste? Tuas tristezas e alegrias, onde as carregas agora? Se nada se perde, tudo se transforma, em que foram transformados teus planos, teu amor? O som da tua voz agora é silêncio...
Não sei se o amor a gente consegue disfarçar. Mas, amar você é a minha maior secreta revelação, o meu silêncio mais eloquente, o sentir mais concreto que existe. E se eu pudesse fragmentar o amor, lançá-lo-ia ao vento só pra te ter em cada canto do mundo, já que o meu coração se tornou pequeno demais para abrigar o imenso amor que tenho por você.
De poesia em poesia o coração vai se expondo, o silêncio põe a falar, o abstrato ganha forma através dos versos. De poesia em poesia o sentir é revelado e os sentimentos voam para dentro dos sonhos de quem as lê. De poesia em poesia os segredos são quebrados, as chaves são entregues e as portas são abertas, declarando o oculto do poeta. De poesia em poesia o amor se vinga é na prosa toda solidão que o devora, toda saudade que dos olhos chora. Pois, é na poesia que faz do poeta letra viva, que dá luz ao seu viver.
Vocês já chegaram ao ponto de olhar a seu redor e perceber que não tem mais ninguém ali? Só o vazio que nos enche a cabeça e o silencio barulhento e perturbador, todas aquelas pessoas que disseram que estariam ali já não estão e o pior é que elas estão muito melhores sem você e da pra perceber no sorriso... Sempre percebi que eu era a pessoa que menos importava no grupo.
Hoje em silêncio governo meu pensamento queria estar planejando um futuro breve alguma coisa que poderia estar completando por dentro, mas infelizmente hoje somente o silêncio é capaz de completar, o vazio que há no meu peito, a esperança de ser feliz ainda bate, mas como estou em um momento critico que me deixa mais longe do que eu quero, restando somente a esperança de um dia acontecer.
Sinto tua presença, vejo o teu olhar, ouço tua voz e o teu silêncio sussurra frases soltas, onde todas me chamam. E eu vou! O teu rastro seguirei e, sem demora, saltarei das alturas a te abraçar. E eu estou! Encoberto por nuvens brancas de amor, eu sou a te amar. Vês as estrelas no céu? Todas sorriem pra ti, enciumando a lua que te espreita há anos, querendo-te enamorar. Deixe-me ao menos flutuar, sonhos livres que colore a minha vida em ti, liberdade de ir e vir de um doce sentir. Saio de mim pra te encontrar; entro em ti, faz-me respirar.
O Silêncio foi o que permitiu que os poderes atacassem ao longo de décadas, sem impedimentos. É como se as vozes desses homens públicos importantes devorassem e aniquilassem as vozes dos outros, num canibalismo narrativo. Tiraram-lhes a voz para recusar e lhes infringiram histórias inacreditáveis. Inacreditável significa que os poderosos não queriam saber, ouvir, acreditar, não queriam que eles tivessem voz. As pessoas morriam por não serem ouvidas.
Os homens explicam coisas para mim, e para outras mulheres, quer saibam ou não do que estão falando. Alguns homens. Toda mulher sabe do que estou falando. São as ideias preconcebidas que tantas vezes dificultam as coisas para qualquer mulher, em qualquer área; que impedem as mulheres de falar e de serem ouvidas quando ousam falar; que esmagam as mulheres jovens e as reduzem ao silêncio, indicando, tal como ocorre com o assédio nas ruas, que esse mundo não pertence a elas.
Existem respostas, mesmo que não haja perguntas, em meu silêncio. E quando o amor me assalta o coração, minha alma irrequieta põe a falar teu nome, inspirando-se no teu sorriso e discursando sob o teu olhar. Porque não há nada mais revelador em mim, do que o amor que eu tenho por ti, e que o meu silêncio sabe te contar.
Eu falei. Eu falei abertamente. Eu falei abertamente o que outros haviam pensado. Eu pensei somente o que outras pessoas falaram abertamente. Eu me expressei para a opinião pública. Eu sussurrei quando era necessário falar alto. Eu fiquei em silêncio em momentos que ficar em silêncio era vergonhoso. Eu cumprimentei pessoas as quais era uma traição de princípios cumprimentar. Eu falei de coisas sobre as quais era uma falta de tato falar. Eu abafei meu conhecimento sobre um crime. Eu não falei bem de pessoas mortas. Eu falei mal de pessoas ausentes. Eu falei sem ser chamada.
O silêncio, esse estado de quem se abstém ou pára de falar, essa cessação de som ou de ruído, essa interrupção de correspondência ou de comunicação, essa omissão, essa quietude, essa calma, esse desassossego, esse estado de letargia amordaçada, que continua a constranger os valores da liberdade, apenas e só, única e exclusivamente, para continuar a dar guarida a todos aqueles que desejam que se faça silêncio, através do medo que difundem e do peso das palavras que não suportam.
Às vezes ouço coisas horripilantes e outras vejo, porém, não sou capaz de disseminar fofocas e/ou ódio por aí... Não perco tempo fazendo inferninhos com a vida alheia... Quero acreditar que, sem o peso da minha atenção, as injúrias ouvidas perderão o peso na boca do caluniador. Tudo, tudo por paz! O silêncio é um discurso que grita e cada um tem a sua forma de entendimento.
Pais de autistas sabem que os olhos, definitivamente, falam demais. Soltam palavras mesmo quando não querem que ninguém os leiam. Sabemos também que podemos encontrar milhares de respostas ao seu silêncio. Silêncios tímidos, distraídos,tristes, alegres...Às vezes, silenciar é fazer contato.
Nada pode me calar, se eu não conseguir falar irei escrever, porque faço dos versos o meu mais profundo silêncio, os versos gritam mais alto que minha voz e se neles você não me entende, perdão.. nada posso fazer, porque essa é minha essência, esse é o meu maior falar, a não ser que queira me ouvir cantar.
O silêncio é esterilidade e hostilidade, é terreno baldio e é desumanização se por detrás dele não há uma palavra viva e comunicativa que crie convivência fecundadora de humanidade. Quando a Palavra se manifesta como presença e mensagem, o silêncio se torna meio indispensável para a escuta e o acolhimento. Escutar o esposo e a esposa, escutar os filhos, escutar os gemidos do coração, escutar os passos do Senhor batendo à nossa porta.
É no silêncio que tomamos consciência de nosso ser e de todos os seres. É fundamental o silêncio para que possamos ouvir a palavra das criaturas e a Palavra de Deus. O silêncio é o substrato necessário da palavra, a condição de sua existência e de sua integridade. O homem que não vive só de pão, mas da palavra, tem necessidade do silêncio para viver.
Aos que tomaram como vício as atitudes mesquinhas de derrubar as pessoas que estão tentando acertar, tenho um aviso a vocês, estamos feridos, machucados, e pisoteados, porém estamos de pé, olhos nos olhos é o suficiente para responder a suas ignorâncias com o silêncio que merece, o desprezo na mesma medida, e a espera, porque fruto podre cai sozinho.
