Texto sobre Saudade Amor
Caravelas
Origem profunda tem aquelas dores de saudade,
que do peito não se consegue arrancar,
que viajam aglomeradas em formas de angústias
através de dezenas de caravelas por um mar
de águas obstinadas de memórias em liberdade.
Memórias são como as águas barulhentas de uma cachoeira,
que desce encostas pedregosas a chorar,
porque memórias tem vida própria e tem lágrimas,
que ninguém consegue fazer calar.
Um dia um cavaleiro selou o seu cavalo e foi embora,
com a sua bagagem transbordante de ilusão,
e os olhos tristonhos de uma peregrina,
ficaram na longa estrada a esperar por ele em vão.
Ela começou a seguir persistente os rastros deixados pelo cavaleiro,
mas a pressa dele fez crescer asas no dorso de seu cavalo,
e o cavaleiro começou a voar no seu cavalo alado,
vencendo as barreiras invisíveis do tempo
para então alcançar novos tempos,
além das esferas inimagináveis de sua existência.
Pobre peregrina que exausta perambula com sua bagagem de esperança,
peregrinando vai noite e dia na tentativa de o cavaleiro encontrar.
Caos no peito, caos na alma, um assombro de medo faz seu coração palpitar,
medo de nunca mais poder o seu cavaleiro encontrar,
porque rumo às estrelas ele está velozmente a cavalgar.
Ainda existem os campos floridos daquele lugar?
E onde estão as vinhas com seus rebentos a prosperar?
Ela se pergunta repetidamente, sem cessar,
pois está perdida tentando o cavaleiro encontrar.
Oh Paraiso, dê depressa o teu endereço,
esse deserto é incomplacente para quem vai ele atravessar!
A peregrina jura, que se o deserto em seus próximos pensamentos não findar,
embarcará no primeiro trem da vida que corre nos trilhos da alvorada,
rumo a outros cenários menos devastadores.
Já sentistes o badalar do relógio das horas da angústia?
Essa angústia devora uma mente cheia de pensamentos de solidão.
Acaso será mesmo tudo em vão?
Será em vão todas as esperas ancoradas,
adormecidas naquele porto sem compaixão?
Nuvens fugitivas ao soprar dos ventos primaveris alertam,
que logo o cavaleiro a peregrina vai encontrar,
Mas será? Será mesmo verdade?!
Até a primavera chora e se compadece por ela,
as flores percebem seus olhos cansados,
escondidos debaixo de suas pálpebras,
tanto exaustos que não conseguem mais se levantar.
Os seus pés decidiram que é hora de parar,
porque já não conseguem mais seus rastros pelos caminhos deixar.
O insistente balançar das árvores na floresta encantada
anunciam o tempo oportuno da viagem astral,
um túnel se abre através das infinitas vias do universo.
E quem foi que disse que aquelas caravelas da saudade
não navegam o mar encantado acima da terra?
Quem foi que disse que isso é assim, e só pode ser assim,
porque a lógica diz que assim o é?
A lógica também se engana e as vezes até se contradiz,
assim também o que está entrelaçado a um contratempo,
o próprio tempo se equivoca, se contradiz.
Há um cânion além das planícies quietas da serenidade,
suas paisagens convidam para um voo fantástico,
entre os paredões misteriosos e secretos que o ladeiam.
E como a cegonha faz quando está no pico mais alto do seu voo migratório,
assim voa também a alma que procura novas terras.
Caravelas ligeiras são os suspiros de uma saudade apressada,
Caravelas também são aqueles pensamentos,
que navegam obstinados num mar violento,
cujas velas são os desejos do coração humano.
Rozilda Euzebio Costa
SAUDADE
Saudade porque maltrata desse jeito minha vida,
que sofre sem ter guarida e aos pouquinhos me mata.
Você chega de mansinho se apossando do meu ser,
torturando o meu viver, interdita meu caminho.
E me fazendo de ninho vai furando como espeto,
tal qual coroa de espinho faz ferida no meu peito.
Já não sei o que fazer saudade do amor bandido,
fui banido por você e meu coração foi ferido.
Outrora eu fiz um pedido ao fogo da paixão,
que apagasse a solidão e currasse meu suplício.
Hoje sei que a saudade manda no meu coração,
e mesmo causando dor, é melhor que a solidão.
A nossa vida é uma eterna
Coleção de saudades
Saudade de tudo o que foi bom
E dos tempos que não voltam mais
Saudade do que doeu
Mas nos fez crescer
E do que já deixamos pra trás
Saudade daquilo nem vivemos
Mas que sempre nos deixam aquela
Pergunta
Quem nós seríamos, se tivéssemos feito outras escolhas ou percorrido outros caminhos?
Quando as palavras não cabem na boca e as lágrimas não conseguem se conter, deixa fluir, a saudade é apenas um adjetivo perto da dor de quem perde alguém que ama. Vá em paz, enverede pela áurea desconhecida do infinito e quem sabe você chegue em algum lugar.
O adeus muitas vezes se torna um até breve. Serás lembrado como um ser de luz que onde chegavas o tempo sorria, essa é a tortura de se viver, nunca sabemos quando será o último adeus. Só que um dia será.
Intensificação
A falta que você me faz é grande
E quando paro para pensar,
a saudade é intensificada,
quando você chegou, preencheu o vasto vazio,
que havia em meu coração
Mas quando você se foi,
meu coração quebrantou-se aos pedaços
Te espero, te aguardo, pois sei que tu irás voltar...
Recordação
Sol no girassol
Sombra de uma árvore
Pássaros no céu
Na alma uma saudade
O tempo é vestido de retalhos
A linha toda dourada
Cada vez que doí
Costura-se uma parte
Outono, fragmentos
Inverno, casulo
Primavera, despertar
Verão, tempo de sonhar
A vida é uma arte
Ora se pinta
Ora se parte
A gente cresce
E o que fica?
A saudade
Poema de autoria #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 09/04/2021 às 14:45 hrs
Manter créditos de autoria original _Andrea Domingues
Saudade
Saudade palavra linda, abstrada, sensível, forte....
Sentir saudade é quando sentimos muita falta. É sentir sede e a água estar distante, não atingível, ou pior, não existe mais e essa sede persiste insiste, nos deixa com um vazio o qual grita, berra por ser preenchido. Porém esse vazio não é no estômago, e sim no coração. E quando essa água chega agente renasce. Pois quando não chega, não chega, não chega, esse vazio se torna em ferida aberta, a qual dói, dói, inflama, mesmo sendo bom, inflama, desatina a doer, dizendo: "Não tem jeito, aprende a me sentir"
Nos manda: "Chora! Chora! Chora que eu desço dos seus olhos, os quais já não podem me ver, mas me guardam para sempre, em rio transformo e desço e mato sua sede"
🦋
sinto saudade de você aqui,
saudade do que éramos.
meu deus, o que fizemos?
tantas coisas que queria te falar,
sentimentos a transbordar.
sinto sua falta;
pois sei,
que nunca mais seremos os mesmos.
nossos pensamentos não se encontram mais,
talvez eu apenas pense demais.
até hoje não entendo o porque do nosso fim,
sei que foi o melhor para nós, enfim;
sinto saudade de você aqui,
saudade do que éramos.
meu deus, o que fizemos?
E aquela saudade vai virando tristeza misturada com dor e solidão e quando percebe que nada pode ser mudado para melhorar, você entende que se não for para ficar por completo ou como você quer, você prefere ir, mesmo sem dar um adeus, porque não é você que está indo, está ficando e vendo o outro ir aos poucos e falando que não está indo...
Se ainda dói é porque você ainda se importa.
... A saudade ...
Saudade bate feito ondas nas pedras do litoral
Dói, como feridas abertas banhando no sal
Saudade feri como agulhas por debaixo das unhas
Faz sangrar aos poucos
Faz o pensamento vizualizar dentre todos somente um rosto
Faz se sentir sozinho mesmo rodiado de outros
Saudade é a distância entre você e uma parta sua
Mesmo que não te falte nada
Saudade martela até que sua morada se destrua
Saudade deixa sua vida na melhor fase estagnada
Saudade dói, dói de verdade
Saudade quando é morta é raridade.
Acabei de falar de saudade
E ela fez isso comigo
Eu disse "tranquilo"
Mas não vou ficar
Sei exatamente como vai ser
Vai doer, vou chorar
Vou atender o que me foi solicitado
Vou ficar pensando que vai passar
Mas sei que não
Vai doer, não só na alma
Mas tbm no ressuscitado coração.
Tomara
Que a vida te convença
Que orgulho não compensa
Que saudade corta devagar
Que o tempo não volta pra trás
Que a vida é miudinha
Que de pingo em pingo,
transborda o balde
Que o relógio não avisa...
É hora da despedida!
Agora fique com a saudade
Que perder pessoas,
é perder a paz
Que ser corajoso,
é deixar o orgulho de lado
E viver cada momento
como jamais
Que dizer o que sente
É ser o mais valente
E lá na frente, orgulho
Será apenas um elogio
De ter aproveitado cada instante
Que a vida lhe deu de presente
Poema autoria #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 19/04/2021 às 22:00 hrs
Manter créditos de autoria original _Andrea Domingues
Eterna saudade
Quando se trata de você a saudade é uma constante. Não há um dia em que não aperte o peito, em que não haja uma vontade incontrolável de te abraçar de novo, em que eu não imagine como seria compartilhar momentos com vc. Nenhum dia é fácil. Que todos nós iremos morrer algum dia todos nós sabemos. O que não sabemos, até que alguém que amamos muito nos deixe, é que a morte não morre nunca. Fica ali, latejando, todos os dias... vivi, naquele dia, uma das maiores dores que senti até hoje… cada data comemorativa. Cada ritual. Cada dia da sua rotina. Tudo será novo. E precisará ganhar um outro significado depois de uma experiência tão dolorosa quanto a morte… O mundo está igual, a vida continua, as pessoas seguem suas rotinas. E, por mais que você saiba que a vida tem que continuar e esteja fazendo isso, você nem sabe como está fazendo. A morte escancara a nossa fragilidade e mostra, da maneira mais cruel, que não temos controle de nada. Não tem como fazer o tempo voltar. Não tem como ressuscitar quem amamos. Não tem nada que você possa fazer para sair dessa realidade. Acabou. Às vezes as lembranças invadem meus pensamentos, e a saudade me toma as certezas, me preenche novamente com aquele vazio gigantesco e me tira do eixo, até que as emoções se assentem novamente. Sei que volta e meia serei inundado por estas sensações, e tenho a certeza que nunca passará, ameniza, mas NUNCA passará. A forma como você reage, esta sim se abranda, mas o sentimento de perda, percebo cada vez mais profundo e enraizado em meus dias. Jamais imaginei que o luto devesse ter data marcada para terminar. Para mim luto é enquanto a pessoa me fizer falta e, neste caso, é para sempre. Se existe um alívio melhor que chorar e deixar as lágrimas apenas escorrerem em silêncio, eu ainda não descobri qual é. Mas tenho certeza que, ao menos para mim, dopar meus sentimentos com medicamentos e fingir não sentir nada jamais solucionará meus problemas. Quando alguém disser: “Não chore!”. Teime e chore sim. O choro é necessário, a tristeza é saudável. Mas a maior de todas as coisas que eu aprendi é que, se mil vidas eu tivesse, mil vidas eu aceitaria enfrentar essa dor, apenas pelo prazer de todo o antes que vivi ao seu lado, meu irmão. Se ter a história que eu tive exigia carregar esta dor, eu a carregaria mil vezes sem a menor dúvida. Com o luto eu aprendi a jamais me arrepender de amar. Você, Alan Sérgio, sempre estará em meu, em nossos corações!
‘’Leve-me onde um dia eu estive.
Leve-me onde eu nunca fui.
Leve-me onde eu tenho saudade.
Leve-me onde eu preciso ir.
Vamos juntos seguir o caminho do sol.
Vamos juntos desbravar o caminho das batalhas.
E assim, seguiremos lado a lado em busca do anoitecer da paz.
E juntos descansaremos no cume dos nossos sonhos’’
Meu bem:
Eu tenho tanto a te dizer.
Te contar da saudade que insiste em molhar as palavras.
Em como as horas ficam tristes, quando falta a alegria do seu sorriso, que me aquece feito sol do meio-dia.
Longe de você tudo fica sem graça e sem cor.
Você com seu jeito singular, me mostrou o quão leve o amor pode ser.
Ele pode até não ser eterno, mas se existir o cuidado dura mais, basta estar atento nos pequenos gestos e detalhes.
Eu já te falei de amor de várias formas, mas hoje, vou pedir um favor ao vento, pra sussurrar bem baixinho no seu ouvido: nunca esqueça o quanto eu amo você.
Eu Não Aguento por Saik
Saudade e arrependimento
Não aguento mais escrever sobre isso
Escrevo pra me livrar do sentimento
E isso quase se tornou um compromisso
Já faz dias que não paro de escrever
E nem me importo se ficou ruim ou não
Eu estou tentando ao máximo esquecer
Tudo que me causou essa solidão
É dificil prestar atenção em outro pensamento
Voce diz que talvez dê certo ou não, em outro momento
Eu não queria esperar, mas espero por isso sem paciencia e muito atento
E sim, é tortura, é sofrimento
E sim, voce sabe que faz tempo que me arrependo
Eu não durmo, não me divirto, e mal me alimento
A Saudade
Quando a saudade aperta e bate no peito
Não há muito o que pode ser feito
A dor é meio que sem jeito
É muito forte
Sinto aquela saudade
Que me dá uma vontade
De ter novamente aquele momento
Quando sinto isso é um breve tormento
E fico em um longo lamento
Como a saudade dói
E algo que te corrói
Se não for forte também te destrói
Aquele momento que fica na lembrança
De algo bom que já não existe
Tento ter um pouco de esperança
E tento muito em não ficar triste
Saudade de Quem Não Existe por Saik
Estranha essa sensação
O motivo? Desconheço
Talvez por falta de atenção
Sinto saudade de uma pessoa
Que eu nem ao menos conheço
Eu sei que é quase alucinação
Mas, sério, não te esqueço
Eu sei que não tem nenhuma noção
Claro que nada é atoa
Só tenho o que mereço
Mas talvez voce nem exista
Talvez eu viva a vida toda
Com essa sensação
Então vou pras pista
Que se foda,
Vou atrás de emoção
Ainda sinto saudade
Daquele tempo que eu ia dormir Feliz sem nenhuma preocupação
Assistir um programa na tarde de domingo na tv
Ainda sinto saudades de tudo o que eu não vivi
E essa sim,
é a pior saudade
Saudade não sei do quê
Só sei que tudo antes era bem melhor
Porém, eu quero esquecer
O passado não pode me prender
Só quero encontrar a felicidade de novo em coisas reais
A felicidade em tempos atuais
Parece privilégio viver
O jovem contemporâneo não descansa
Mil problemas nas costas e ainda não saiu dos vinte e poucos anos
Que caos é crescer
Só quero voltar a sorrir como se fosse uma tarde de primavera de domingo
Sonhar
Sorrir
Semear
Saber
Sentir
Somar
Por enquanto, a dor só me faz sangrar
“CUGINA” FLÁVIA
Se da morte predomina a saudade
Da saudade a lembrança de porte
Doce menina, nunca pela metade
Tenho na falta uma saudade forte
Um vazio tão cheio de recordação
Que invade a todo momento o dia
Pulsa abafante, árduo. Tristura não
Pois deixaste aquela boa simpatia
E, tenho da privação aquele pesar
O teu olhar arraigado no passado
Numa carência do silêncio a surrar
Ah! o tempo distância mais e mais
Mas também abrevia o reencontrar
Pois, tivemos a regalia de te amar...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
05 de março, 2022 – Araguari, MG
*data natalícia da prima Flávia Magalhães Nogueira (In Memorian)
