Texto sobre Saudade Amor
E isso tudo me faz pensar... pensar no que vale a pena, pensar no que se deve esquecer, pensar em quem veio e tem que ir. Me faz refletir que nada nessa vida me pertence, nem os pensamentos... E eu deixo, não tenho escolha. Que os caminhos sejam seguidos, e que a vida se encarregue do restante.
Apenas deixo fluir!
(em Xalés de Maracaípe)
Acho que me encontro sensível e deprimida o suficiente para começar a pensar as minhas merdas.
Em uma fração de segundos passa um milhão de coisas na minha cabeça, coisas que nem eu sei explicar. Cobranças que venho fazendo rotineiramente a mim mesma, cobranças essas que estão me sufocando.
É isso que venho fazendo comigo, me torturando por coisas que não consigo resolver sozinha eme culpo por não ter essa capacidade, talvez seja esse o motivo de tanta cobrança querer que as coisas aconteçam e que de preferência seja breve.
É incrível quando penso em você como parece que o tempo não passou. Estou aqui agora escutando Bohemian Rapsody e lembrando quando cantávamos juntos, eu era tão feliz a seu lado. Todos esses anos e eu ainda sinto teu cheiro. As vezes adormeço pensando em como seria dormir novamente em teus braços com toda a paz que só você trazia. Lembro de adormecer no seu colo no sofá da sala, das sextas de pizza, do passeio em bicicleta na avenida boa viagem. Você sabia que o Beto’s bar mudou completamente? É, e eu também. Muita coisa mudou. O único que não muda é minha vontade de um dia poder te ver. As vezes eu ando pelas ruas esperando que o universo gire a meu favor como em um bonito filme, e que a gente se esbarre por aí… eu ainda não uso perfume, esperando esse dia chegar. E só enquanto eu respirar eu vou seguir esperando.
MARAVILHOSAS LEMBRANÇAS
Não é de hoje que estudiosos, artistas e, praticamente, todos os seres humanos tentam explicar o que é o amor. E aqui estou eu, não querendo explicar, porque é algo que foge à minha compreensão, mas como um doente que, mesmo sem saber do que é acometido, tenta descrever o que sente para que os que o rodeiam compreendam minimamente o que se sente.
Gostaria de abraçar, sentir, ouvir e, até mesmo, simplesmente, estar na presença da pessoa que eu amo...
Que sentimento corrosivo é esse que a ausência da pessoa amada causa? Saudade, para mim, é uma palavra muito simples para definir uma sensação muito complexa e dolorosa. Este sentimento, que não sei nomear, me faz refletir sobre o passado e planejar o futuro.
Com um otimismo enorme, tento eu enxergar da melhor forma o momento atual, para tirar dele o melhor proveito, na esperança de que, um dia, eu possa reviver os momentos maravilhosos que vivi e que, hoje, não passam de lembranças. Maravilhosas lembranças.
Do nada nós se encontramos.🤭
Mas por meses esperamos.☹️
Até que um dia nós se abraçamos.🤩
E a saudade nós à matamos.😉
Na mesma semana nós se beijamos.😘
A primeira meta alcançamos.🥇
A segunda nós firmamos.🥈
E com o namoro à conquistamos.😍
Com isso mais tempo juntos aproveitamos.👩❤️💋👨
E desejo que para sempre nós amamos.🤭😍🙈❤️❤️
Enguiço
Talvez ninguém saiba e ninguém imagine
Mas eu ainda não sei lidar com isso
Infelizmente pra mim e pra muitos
Morreu em mim parte do meu compromisso
Eu sei, era pra eu saber
Era pra eu viver
Era pra eu superar
Mas confesso que me tornei um pouco omisso
Não mais sinto, se sinto não demonstro
Se demonstro, evito demonstrar por completo
Tenho medo de apegar em alta velocidade
E me deparar com um novo precipício
Todos dizem que isso é passageiro
Eu também acho que é
Mas espero que chegue logo essa passagem, pra bem longe
Pra esse tal enguiço
Todos os dias te chamo
envolta no negrume
desta minha alma vazia.
Todos os dias emudecem gritos
na garganta
paridos nesta agonia
de viver sem saber para quê!
Ninguém sabe
de que néctar nos lambuzámos,
de que luz nos incendiámos
na lânguida tela, primordial e eterna
inebriada de papoilas
e trigo por ceifar.
Ninguém soube,
nem eu sequer
o quanto te amei.
Todos os dias te chamo
e tu vens afoito, sorridente
comemorar comigo Vida
ao entardecer na tapada.
E com amoras nos olhos
samambaias no rosto
adormeces-me neste exílio
de terra fecundada
onde me dou por inteira,
sangue, pele, artérias
indignação
e coisa nenhuma.
Todos os dias me adormeces
num beijo de colibri
para que esta dor imensa
renasça flor.
Quando um poeta diz que te ama, é porque ama, mas não julgue ser paixão.
O coração de quem vive o amor como um sonho é um coração que carrega uma tristeza imensa,
transformando cada dia em uma eternidade de dor.
Acolhe para si sentimentos tão profundos e devastadores, que nenhum outro,
com tão pouca experiência no amor, jamais poderia expressar em palavras.
Primeiro, morri diversas vezes. Não por escolha, nem sabia eu que teria que estar nos capítulos mais tristes do livro onde hoje escrevo. Tive que fingir não sentir dor, fugi para os galhos mais altos ao ver meus monstros me procurar nas ruas onde catava minhas flores e sonhos. Outras vezes até me escondi no escuro de paredes sem luzes e matas ventosas e frias, observando apenas a minha inocência. Não sabia que há algum tempo atrás, tão pouco atrás, teria que brigar com os covardes e sombrios medos que me avisaram chegar em gritos.
Por segundo, me tornei intolerável. Abri meu coração a sentimentos em ações concretas de guerra, tive que lutar fielmente contra tudo o que aprendi como "força": mágoa, ressentimento, dor e desamor. Parece confuso, mas, sim, não me corrompi.
Por terceiro, estou aqui. Ao descobrir que agora posso narrar meu próximo capítulo, eu, mais do que ninguém, escolho com todo amor não sentir mais dor. Se você não sabe ou não pode escolher não sentir dor, meu conselho é que escreva esse capítulo da sua vida, leia com atenção e vire a página. Essa será a nova versão da sua história, pode escreva agora!
Ainda sinto sua falta, parte de mim se foi, e o que restou não consigo dizer.
Aquela música que jurei um dia que não seria de ninguém tomou sua forma,
Choro com ela todos os dias, pois entretanto me lembro de ter a oportunidade de dizer que queria você com todos os seus defeitos para nunca mais devolvê-la.
Amada minha
Sabei isto, ó amada minha.
O meu querer não te deixará
Nem por um instante...
O romper da aurora
Reflete o brilho dos teus olhos
Iluminando o meu caminho...
Em ti estão meus pensamentos
Até que a veja ao fim do dia
Se rendendo aos meus braços...
E no cair da tarde,
Entre todas as estrelas
Eu contemplo o teu brilho...
Se eu adormeço neste sonho,
Quem sabe deste sono
Eu desperte com você...
Edney Valentim Araújo
Ser amada
Nos dias que me foram sós,
Apenas em você eu pensava.
Se haveria para nós
Um tempo de amar e ser amado.
Quando o amor em mim
Aflorava por você,
A minh’alma se entregava...
Desejava ser querida,
Desejava ser amada...
Sem medida e desvairada
A minha vida te almejava,
Ser contigo, ser comigo...
Ser pra sempre a minha amada.
Edney Valentim Araújo
Um só contigo
Segurei as tuas mãos
Como quem lhe entrega o coração,
Colhestes no silêncio dos meus olhos
Minha confissão de amor por ti...
Render-me-ei a este sentimento
Em que me quero só contigo,
Deixa-me ficar nos teus pensamentos
E sempre neles me encontrar...
Para onde forem os teus passos
Venham eles me encontrarem,
Quero estar junto a ti
E me ver no teu olhar.
E se a distância sobrevier nos separar
Deixe que o amor nos torne um só...
Mesmo se os caminhos desta vida
Afastarem nossos corpos.
Irei contigo nos teus sonhos
E te trarei no coração,
Serei teu sonho adormecido
Até que me possas despertar...
Edney Valentim Araújo
Abrigar
Deixei na rota desta vida
Minha estrada e meu destino
Pra buscar os teus caminhos...
Onde andas o teu coração
Que não me deixas adentrá-lo?
Eu me vi querer-te em minha vida
Onde o amor nos encontrasse
Sendo um só você e eu...
Eu sei de onde eu vim,
Mas para onde eu irei
Sem você, já não sei...
Sei que estou a procurar
No teu amor
Onde eu possa me abrigar.
Minh’alma vive
Quisera eu me aconchegar no teu colo,
Igual uma criancinha
A quem se cobre de carinhos...
Saber que teus afagos
Nunca mais me deixarão.
De que adianta a beleza de uma flor
Se eu não tiver o teu amor?
Por que sentir o aroma do teu corpo
Dispersando pelo ar?
Se o meu corpo ele não vem impregnar.
De que me vale tanto te amar?
Se ao teu amor
Eu não posso me entregar.
Por que eu ainda insisto em te sonhar?
Se nos teus braços eu não posso acordar.
É que tudo vale apena
Se a minh’alma vive pra te amar...
Edney Valentim Araújo
1994 / 1996
Quem sente
Já não ouço a sua voz
Mas não me cala
Esse alarido
De quem tem
Por um momento
O grito incontido
Desse amor
Que é infinito.
O vento sopra
Sem dizer de onde vem
Nem revelar pra onde vai,
Mas deixa sempre
O bom perfume de uma flor
Que não se perde pelo ar...
Quem sente seu aroma
Nunca deixa de ama-la.
Edney Valentim Araújo
1994...
O grito
Abra as portas e janelas
E se encha deste brilho,
Da luz que está lá fora
E lhe veio visitar...
O vento da esperança
Já espreita o teu olhar,
Onde as sombras da incerteza
Já não tem nenhum lugar.
Não guarde o grito
Num silêncio tão infindo
De quem esteve tão aflito...
Deixe a luz que te aquece
Toda a alma iluminar.
Edney Valentim Araújo
Se lembrares
Nunca pare de andar,
Não importa as circunstâncias.
Um dia opõe-se ao outro
Trazendo renovo e alegria.
O muito pensar é enfado...
Se olhares para traz
Não traga de volta o passado,
A vida é pra ser vivida...
Se lembrares de algum dia,
Lembre apenas da história
Que eternizou os seus dias...
Edney Valentim Araújo
1994
Vinha
.
Ah! O tempo...
Que te faz mais bela
Entre todas as belas.
Se fosse apenas uma flor
Já teria todo o meu amor.
.
Suave cheiro de jasmim,
É o perfume desse amor
Empregando em mim...
E se não for eterno e só por hoje,
Terá um tempo pra existir
Onde o tempo não é incapaz de ofuscar...
Foi-se a saudade,
Ficou o meu amor...
.
Essa vinha deseja!!!
O tempo passa.
E mais e mais
Ela é amada...
Foi derramada nesse coração de carvalho
Que envelhece com o tempo
fermentando toda a essência desse amor...
.
Edney Valentim Araújo
1994...
Alegrias.
.
Abri minha janela e um sorriso
De quem vê nela o meu destino.
Como d’antes eu a vi...
Eu sempre ali
No brilho farto de um sorriso.
.
Teus olhos não me buscam
E nem mais tenho o que lhe dei
Nos caminhos largos do teu riso,
Mas não destoa em mim
As cores vivas de quem vive
Um instante desse brilho.
.
O sonho é sempre um sonho
De uma alma adormecida
Que não perde a companhia...
Um viva a vida de alegrias já vivida
Que traga nela mais um dia.
.
Edney Valentim Araújo
1994...
