Texto sobre Medo de Mario Quintana
Padrões, amarras.
Medo, insegurança, opiniões alheias,
posição social, status e dogmas.
Nós criamos nossas próprias cadeias,
colocamos em nós mesmos as amarras.
Damos a autoridade de decisão aos outros.
Permitimos ser guiados e julgados.
Perdemos nossa vida,
tentando nos enquadrar,
procurando se moldar,
aos padrões, que nem são nossos,
que são inatingíveis, irreais.
Tenho medo de te deixar
Eu te amo demais
Ou será que amo um fantasma ?
Ou será que amo quem você mesmo me falou
Que fingiu ser alguém, que não era, para poder me conquistar
E depois do plano ter dado certo
Mostrou o seu real lado
Vivo confusa
Te olhando dormindo, e vejo o homem que amo
Vejo e ouço suas ações
E te desconheço
Acho que sou a esposa viúva
Só que de um marido vivo
O anseio em te deixar é muito grande
Eu prometi a mim
Que você seria minha última tentativa no amor
E parecia que estava prevendo
Porque sinto que já estou morta
E se não tiver mais você você na minha vida
O meu corpo já desalmado
Cairá de vez
Como posso ter tanto medo
Da solidão
E do desprezo ?
Creio que na verdade
Eu tenha medo de sair deles
Voltar a sonhar, ser feliz
Acreditar no amor novamente
Ter esperança
E no fim
Ser jogada de novo nesse abismo
Vivendo de migalhas
Que infelicidade
Descobrir que frieza
Desprezo
Tratamento de silêncio
Pudesse ceifar uma vida
Uma alma que era tão iluminada
Um coração que era puro
Uma mente
E enlouquecer tanto assim?
Janela Parte I
Na sacada a visão emociona,
O amor me abandona,
E o medo me abraça.
O sufoco me mata,
E o desespero me enlaça,
Com tal força que me impressiona.
A decisão torna-se tão incómoda.
Meu desejo é o socego.
É como o belo sobejo,
Que a morte me traz.
Perde-se então a paz,
Pois não acalma o que a alma faz
Para me tornar um pouco cego.
Minhas mãos tocam o ar que não pego.
Não tenha medo de amar,ame com tudo que pode sem medo de se machucar.
Não tenha medo de se arriscar,se arrisque e enfrente novos desafios pois a sua felicidade pode estar na oportunidade que você pensa em deixar passar.
Viva intensamente a cada dia como se fosse o último,pois a vida é cheia de impevistos e o amanhã pode ser tarde demais.
Seja mais compreensivo e doem mais amor,as vezes uma só palavra de apoio pode mudar o rumo de uma vida.
E peça perdão,você terá uma consciência tranquila e por mais que não sejam aceitas você tentou e fez tudo que pôde.
(29/10/2016)
Sinuosidade e retilineidade
Tenho muito medo do mesmo,a mesma praça ,o mesmo banco, mesmo jardim,a mesma rua,mesma casa,mesmas pessoas e mesmo caminho. Em um mundo de grande mudança e velocidade, existe o prisioneiro do mesmo e quem sabe agente tem sorte, a mesma segue a coragem, mas repito uma coisa, coragem não é só uma disposição eufórica, você precisa prepará-la.
Meu Medo
Sinto-me, nascido a cada momento para a eterna novidade do mundo. Pelas plantas que erguidas diante a meus pés, para o calor dos pés que subia um estremecimento de medo e, profundo sentir de tocar e a palma da sola no despenhadeiro de um sussurro de que a terra poderia aprofundar-se de dentro, como não estava fora e previa o passado diante do ocular distante ao meio do nada em mata virgem, erguiam-se certas borboletas batendo asas por todo o corpo.
Como as plantas, a amizade não deve ser muito nem pouco regada. O amor é uma experiência pela qual todo o nosso ser é renovado e refrescado como o são as plantas pela chuva após a seca.
Sei que as pedras existem e as plantas, porque elas existem ,mas não somos mais que alguma coisa ou uma pedra ou uma planta Então as pedras escrevem versos? Então as plantas têm ideias sobre o mundo? Embora com menos clareza que me mostram a pedra e a planta, não sei mais nada. Sim, escrevo versos, e a pedra não escreve versos. Sim, faço ideias sobre o mundo, e a planta nenhumas. Mas é que as pedras não são poetas, são pedras, as plantas são plantas só, e não pensadores.
Os aduladores são como as plantas parasitas que abraçam o tronco e os ramos de uma árvore para melhor a aproveitar e consumir.
Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias.
O Gueto
O gueto está cheio de medo
Lá fora os nazistas se espalham
debocham, irritam,
debocham, gargalham
O sorriso não anda na boca dos brutos !
A polícia fascista cercou todo o gueto
Reprimem e prendem e batem
em judeus, operários e pretos
Mas nunca sorriem porque
O sorriso não anda na boca dos brutos !
O gueto está cheio de gente
sofrida, oprimida
é gente sem pão e sem condição
que sente, que sente, que sente que
O sorriso não anda na boca dos brutos !
Fascistas se sentem tão machos
Machucam e ferem
passam esculachos
nunca esperem ver
O sorriso andar na boca dos brutos...
Usam tarjas pretas,
camisas verdes, suásticas,
e tratam mulheres, meninas
qual bonecas de matéria plástica.
O sorriso não anda na boca dos brutos !
Desmandam e mandam, dominam
até que um dia a boca se solta
a mão prepara o revide
e se concretiza a revolta
E nesse dia, com muita certeza,
O sorriso não andará na boca dos brutos !
Tic Tac, visível
Hoje, 13\12, foi o dia em que vi as luzes se apagarem e um sufocar de medo em meio à correnteza de uma enxurrada da chuva que caía há 25 anos. Chuva fria e sinto cada gota, sinto o olhar de medo e sem mais nada o que fazer, não mais acordava. Naquele momento, era o nascer do apagar de várias lâmpadas de natal, o perder de várias luzes natalinas, o desenrolar de medo e solidão. De chinelos havaianas, água por entre os dedos e corrida na noite fria, escorregar de chinelo, naquela hora em que toda havaiana é famosa e reconhecida, quando se solta ao meio entre o polegar, não há mais tempo para baixar e prender, melhor deixá-la assim mesmo que a correnteza levará, assim como levou o tempo e o sangue.
O desacender de árvores, apagar de sorrisos, decorrer do vazio, no tratar dos pássaros e mergulhar no profundo lago da lamentação. Dorme, nós temos luzes, só tem , neste lugar, a humanidade de nossas duas janelas.
Neste momento e lugar, ignorando-nos, somos toda a vida e, sobre o parapeito da janela da traseira da casa, sentindo húmida da noite a madeira onde agarro, debruço-me para o infinito e, um pouco para mim. Acordo de noite, muito de noite, no silêncio todo.
Aprendi, que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência, que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a, que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer, que as oportunidades nunca são perdidas, alguém vai aproveitar as que você perdeu. Que devemos sempre ter palavras doces e gentis, pois amanhã talvez tenhamos que engolí-las, que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa, que a vida é dura, mas eu sou mais ainda, que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto, que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular, que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada, que a minha existência pode mudar para sempre, em poucas horas, por causa de gente que eu nunca vi antes, que certas pessoas vão embora da nossa vida de qualquer maneira, mesmo que desejemos retê-las para sempre.
E nós, que sempre tivemos medo da felicidade notamos juntos que não havia mais o que temer. Ela deixara de ser uma quimera e se tornara a realidade que compartilhamos todas as manhãs. Quando estou longe de você, desde o instante que digo tchau até vê-la outra vez, a maior presença que sinto é a sua ausência.
Nada poderia ser dito para dizer como nos deliciamos com a presença de nós mesmos. Não precisamos de mais ninguém nesse espaço remoto e litúrgico onde os poemas deixam de ser escritos e passam a descrever o que experimentamos.
Eu tenho medo e me preocupo com um certo desgosto de que a crueldade do preconceito possa se tornar humanamente um conceito banal.
Tal aberração humana não pode e não deve ser usada como argumentação em discursos vários para alimentar polêmicas políticas/partidárias, mas sim ... para desenvolver a consciência humanamente humana.
Quando o Medo Paralisa
Deus como refúgio seguro em meio ao pavor. Fé como antídoto contra o controle que o medo tenta impor.
Versículo-chave:
“Em Deus, cuja palavra eu louvo — neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal?”
— Salmos 56:4
Reflexão
O medo é uma das emoções mais universais da existência humana. Ele nos acompanha desde os primeiros dias de vida, em diferentes formas e intensidades. Às vezes é um temor sutil, um desconforto constante; outras vezes, é um pavor que paralisa, que tira o ar, que nos impede de seguir.
O medo é, em sua raiz, a percepção de que estamos vulneráveis — fora de controle. É por isso que ele tenta nos fazer agarrar o que está ao nosso alcance, criar muros, prever tudo, dominar todos os cenários. Mas no fundo, tudo isso revela algo muito mais profundo: nossa tentativa de viver sem confiar plenamente.
Deus sabe que sentimos medo. É por isso que uma das frases mais repetidas na Bíblia é: “Não temas.” Não porque o perigo não exista, mas porque Ele está conosco. A fé não ignora o medo — ela olha para ele e decide confiar em algo (ou melhor, em Alguém) maior.
O salmista declara: “Em Deus ponho a minha confiança e nada temerei.” Essa confiança não nasce da força humana, mas do conhecimento de quem Deus é: refúgio, socorro, abrigo, Pai.
Talvez você esteja enfrentando um medo específico hoje — medo do futuro, da perda, do fracasso, da solidão, da rejeição. Talvez você tenha tentado controlar tudo à sua volta para evitar o que teme. Mas o chamado de Deus é outro: entregar. Confiar. Descansar.
Porque quando o medo paralisa, é tempo de se lembrar: você não está sozinho. Deus está no meio da tempestade, acalmando o mar e sustentando sua alma. E o Seu amor — perfeito, poderoso, presente — lança fora todo medo (1 João 4:18).
Oração
Senhor,
Tu me conheces por inteiro. Sabes das batalhas internas que enfrento, dos medos que carrego, dos pensamentos que me afligem. Às vezes o pavor me trava, me cala, me impede de seguir.
Hoje, eu quero entregar a Ti tudo aquilo que tenta dominar meu coração. Que a Tua paz tome o lugar da ansiedade, e que a Tua presença me lembre que não estou só.
Ensina-me a confiar, mesmo quando não entendo. A descansar, mesmo quando não controlo. A crer que Tu és o meu refúgio seguro.
Em nome de Jesus,
Quando o Medo Paralisa
Deus como refúgio seguro em meio ao pavor. Fé como antídoto contra o controle que o medo tenta impor.
Versículo-chave:
“Em Deus, cuja palavra eu louvo — neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal?”
— Salmos 56:4
Deus sabe que sentimos medo. É por isso que uma das frases mais repetidas na Bíblia é: “Não temas.” Não porque o perigo não exista, mas porque Ele está conosco. A fé não ignora o medo — ela olha para ele e decide confiar em algo (ou melhor, em Alguém) maior.
O salmista declara: “Em Deus ponho a minha confiança e nada temerei.” Essa confiança não nasce da força humana, mas do conhecimento de quem Deus é: refúgio, socorro, abrigo, Pai.
Eu quero seu beijo
Mas tenho medo
Medo do que posso sentir
De querer fechar meus olhos
E sonhar a realidade
Eu quero seu beijo
Mas tenho medo
Medo de sentir o arrepio
De ser tomado pelo destino
E não querer mais voltar
Eu quero seu beijo
Mas tenho medo
Medo de sentir o sabor
E de tanto te beijar
Viciar meu paladar
Eu quero seu beijo
Mas tenho medo
Medo de ser só outro beijo
E eu ficar com meu desejo
Sem sua boca, sem meu ar
Chega de só beijar
Então seja sincero
Pois tudo o que mais quero
É seu beijo verdadeiro
Me deixe acreditar
Quero sentir no seu beijo
A certeza de que será assim
Que quando a vida acabar
Será com esse beijo
Que quero me despedir
Parece coisa boba
Mas quero você do meu lado
Na cama, na cadeira do cinema
Na mesa jantando
E na vida inteira
Eu quero seu beijo
Mas tenho medo
Se o que tem é veneno
Então, não faça de mim
Outra vítima do seu beijo
Não tenha medo do seu futuro amoroso!
Aprenda a viver sozinha. Essa é a regra número 1 para as mães solteiras terem autoconfiança em si mesmas. Mas, acima de tudo, priorize seus filhos, isso te fortalecerá e você conseguirá transmitir para todos à sua volta, a mulher forte e segura que é!
Não tenho medo de envelhecer e
então algum dia morrer, pois envelhecer
todos um dia envelhece, e morrer todos um
dia morre. O que realmente tenho medo é de envelhecer e morrer, mais sem ter tido encontrado alguém que valeu apena chegar até o fim da vida, com a felicidade e o amor ao menos almejado!!
Não tenho medo da morte, porque ela
é inevitável. Hoje estou aqui, e em um piscar de olhos deixarei de existir neste mundo constante. Em algum lugar longínquo ou talvez pouco distante estarei.
Na lembrança de quem me amava lá com certeza permaneço, e quando a cortina desse grande show chamado vida se fechar, todos saberão que nada em minha vida foi em vão.....
Viver com medo da vida com medo de realizar com medo do que vão pensar, viver com medo de não ter vivido de não ter sentido de não ser amado de não ter se apaixonado Viver só por viver.
Um caminho curto, um espaço apertado uma vida amargurada, olhando para longe e enxergando apenas dentro de si tentando se encontrar enquanto o breve caminhar se finda próximo da Última curva antes do fim Viver só por viver
O óbvio está a sua frente, os sonhos longe do seu alcance como viver como sonhar fugindo do óbvio em busca do novo do desconhecido no curto espaço que a vida concede, olhando para si e buscando respostas as mais difíceis questões silenciosas, Viver por viver.
Em 29/04/2021
Viver por viver
Paulo Butura
Toc toc...
quem bate?
é o amor
tenho medo de abrir e me machucar
mas se não abrir não me veras
mas já passei por tudo isso e sofri
vc quem sabe, vou embora e não sei se baterei em sua porta novamente
tudo bem, eu abro se me der uma prova que és verdadeiro
impossível pra saber isso, terás que abrir a porta para mim e deixar eu entrar no seu coração
pode passar amanha?
Não ,,,eu somente passo uma vez, dificilmente eu retorno, ou você abre suas portas para mim, e me conhece, ou então ficara preso no seu desamor
