Texto sobre Inveja
Temperos para a infelicidade: orgulho, egoísmo, ira, inveja, avareza e angústia. Misture tudo e beba com um pouquinho de arrogância e indiferença.
Tempero para a felicidade: humildade, altruísmo, serenidade, aceitação, partilha e paz. Misture tudo e beba com um pouco de respeito e gratidão.
"A INVEJA MATA"
Um ditado muito popular e muito real nos dias atuais. A inveja brota de um coração infeliz, que exala ingratidão por onde passa, aos poucos o coração do invejoso vai se desfalecendo, e ele se vê num terreno solitário, sem vida e sem esperança de dias melhores. É aconselhável que o coração que assim procede, se arrependa e peça perdão a Deus e deseje por um coração novo e puro, assim como Davi pediu a Deus em sua oração: Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Salmos 51:10
Qual o problema do mundo senão a inveja?
Não é a mãe de todos os males.
Não é por sua causa que jovens se lançam a vileza da criminalidade a fim de ter o que não podem ter?
Não são seus os filhos: O adultério, a cobiça, o roubo, o ódio, a ganancia. Não são netos dela o homicídio, os crimes de ódio, luxuria, o ser igual a Deus?
A inveja é um dos sentimentos mais desprezíveis do homem. Sendo a porta de entrada para outros males. De um invejoso, pode-se esperar tudo, menos algo bom. É bem melhor ser odiado por aquilo que você é do que "amado" e idolatrado por invejosos e uma cambada de "Judas".
É preciso dissipar todo mal que é lançado pelos invejosos em nossas vidas. Não se tem inveja de quem não brilha, antes, têm-se daqueles que tem luz própria e ofusca aqueles que vivem na escuridão.
INVEJA
Qualquer um pode admirar,
Querer algo que será melhor
Afinal, admirar não é invejar,
É mirar sempre num bem maior.
Mas quando deixo de admirar,
E passo a desejar o que o outro tem,
Abdico do que posso melhorar,
E me dedico a sentir inveja de alguém!
Não há coisa mais vergonhosa,
Que ninguem ousa confessar
Nem doença silenciosa,
Que se consiga detectar.
É querer ofuscar o brilho do invejado,
E ir em busca de tudo que ele quer,
Para o invejoso não ha nada declarado,
Ninguém sabe quem ele é!
Por isso relute em dizer o que deseja,
Não arrisque em falar de você,
Realize o que você mais almeja,
E no silêncio, Deus te fará vencer.
Rodivaldo Brito em 03.11.2018
A vida e seus enganos
Engana-se quem acha que riqueza atrai inveja
Ou que status gera ciúmes
Engana-se quem pensa apenas com o lado materialista do cérebro
Engana-se quem apenas “respira” e não vive no hoje, no agora
As pessoas invejam mesmo é o sorriso fácil
A luz própria de quem não precisa passar por cima de nada, nem de ninguém para brilhar
As pessoas sentem ciúmes da felicidade sincera
Da alegria que vem de dentro
Do sorriso amoroso e tenro
Não é o sucesso profissional que incomoda os outros
E sim as amizades sinceras que o outro atrai
A energia bondosa transmitida
O brilho ofuscante do olhar
O abraço generoso, afetuoso, carinhoso
Que nos remete a um porto seguro
E que nos faz sentir amados
O que gera desconforto nos outros
É a sinceridade espontânea
O Amor verdadeiro
Que sai dos poros sem esforço
A positividade pela vida
Sem da vida apenas tirar
Sem tentar apenas explorar
Com a vida conviver
Mas, acima de tudo, a dificuldade nos outros em aceitar a felicidade que não é sua
Ocorre quando à pessoa não tem Paz interior
Somente quando temos Paz interior
Tudo ao nosso redor não nos afeta
Não nos flagela, não nos maltrata
Podemos não ter o Amor de alguém
Mas podemos, sim, amar alguém.
pater sancte II
Atinge a inveja os seus mais nefastos objetivos quando se utiliza da ingenuidade de terceira alma como meio de perfectibilização.
Atinge, no entanto, o seu ápice, quando tanto foco, quanto terceira alma, adiam a percepção do ataque
Não é, aos reconhecidos inimigos, que devemos temer, mas àqueles infiltrados na legião de duvidosas amizades.
DESABAFO
P’ra que tanta violência
Tanta arma e corrupção
Tanto ódio e inveja
O homem tem em seu coração
O tempo na terra é tão curto
Não vale a pena tal desperdício
Mas a humanidade nem se dá conta
Que precisamos mais que isso
Necessitamos de amor
Paz, alegria e felicidade
Exterminar a ganância
Acabar com a desigualdade
“Uma palhoça, no canto da serra”
Poderia ser minha guarida
Como aquela, de Zé Geraldo
E sua “meiga senhorita”
Lá, o canto dos pássaros
É a mais bela das canções
E o desabrochar das flores
Acontece em todas as estações
Mas, tudo isso são devaneios
Esta é a grande verdade
“Dando milho aos pombos”
É minha triste realidade.
A inveja só existe naqueles que não querem ser fonte de inspiração, a inveja só existe naqueles que não querem ser o que todos sonham em ser. A capacidade de todos é igual mas o que muda não é apenas a esperança que temos mas sim o quanto queremos mudar e nos tornar o que queremos!
- Você pode tudo!
As pessoas têm que entender que, a inveja quem inventa são elas mesmas, pq se vc é capaz, é inteligente, é saudável, e faz suas coisas com dignidade, vc pode ter tudo que vc quiser na vida, basta querer. Pq QUERER É PODER !!! Fora isso o seu problema é MAL DE PERSEGUIÇÃO (que é o de achar que tudo e todos giram ao seu redor)🙌😍😘💕 Desejo toda a felicidade, bons fluidos e MAIS AMOR A TODOS, para ver se o mundo desses "seres humanos" melhora um pouco.
By: Dedéia Ximenes 👑🌹
Dica de hoje! O que fazer contra inveja, mau-olhado, olho gordo, e blá blá blá?
Ignore e ore. Para quem lhe deseja isso, quem te inveja e quem te roga más coisas, é porque queria "ser você", "ter sua vida, ou "ter o que você tem". Mas não acredite nisso, acredite que Deus sempre estará te abençoando e te livrando.
Bens materiais a gente recupera, mas o que há de mais valioso - a vida - Ele te guarda!
Nada derruba um coração em que Deus faz moradia! 🙌❤
Inveja e Ciumes.
Quem acha que Inveja e ciumes sao as mesmas coisa?? Quem alguma vez nao sentiu inveja e ciumes alguma vez na vida? A pesar que a Inveja e o ciumes nao sao a mesmas emoções, o mesmo están interligados. Em quando a inveja e uma emoção que você deseja algo que nao e seu, so porque o outro tem, em que faz da inveja ser um sentimento muito, mas muito complicado e forte, mas o mesmo e muito subjetivo em que e muito interesante, em que as outras emoções sao muito fácil de você entender. Por exemplo o odio… em que quando você odeia a pessoa acabou e pronto. Em que existe muitos motivos que levaram você a odiar a essa pessoa ou coisa. Mas o odio e um sentimento muito claro, em que você nao estar a fim de olhar para cara da aquela pessoa ou ter aquela coisa ouse afastar daquela coisa. O amor também. Seja la como vem a explicação de como veio o amor, de uma forma ou de outra você procura se aproximar dessa pessoa ou da aquela coisa porque agrada a você, porque e um sentimento mais claro também. Quando você fala em inveja, e uma coisa estranha que nao e objetiva, porque e uma algo que você nao quería ter agora, mas e so por causa que o outro tem, você quer. E como você ver alguém com muito sucesso, você começa a cobiçar o sucesso de outro, em que nao e apreender do sucesso da outra pessoa, mas sim sentir a inveja do mesmo da outra pessoa. Porque Deus nos criou ese sentimento de pessoas invejosas e qual e a relação do ciumes com a inveja?? Porque você sabe que o ciumes ele e mais pessoal e nao objeto, mas o objeto e a pessoa como questão. Poderia citar como exemplo, que eres como eu tenho uma pessoa perto de mim, e uma outra pessoa começar a chegar perto dessa pessoa, e eu começo a ter ciumes extremos. Oque e o ciume? Porque nao quero que outra pessoa cheque perto da pessoa que eu amo. Se eres um ciume doentia, que ultrapassa a barrera do amor e da intimidade, porque nos ciúmes existe mais amor-próprio do que verdadeiro amor. É espantoso como o ciúme, que passa o tempo a fazer pequenas suposições em falso, tem pouca imaginação quando se trata de descobrir a verdade.
Na questão da inveja, quem lembra uma historia, em que Deus, quando criou o universo e o mundo que vivemos, criou dois astros muito grandes. Um era o sol e o outro a lua, mas quem nao sabe que os dois astros eran grandes do mesmo tamaño, e os dois tinham luz propia, sendo que a lua chega para Deus e questiona “Dois reis para a mesma coroa?” e continua questionando a Deus, porque dois fazendo a mesma coisa. E Deus contestou. “Você vai e se diminua e fique, mais pequeña e sem luz”. E você sabe que a lua nao existe luz propia e eres menor que o sol. Qual e a simbologia dessa historia relacionado com a inveja? Porque ai existe a verdadeira simbologia da inveja, em que se você falar isso para uma criança ela vai interpretar de uma maneira, mas quando nos crescemos e vemos a psicología profunda que existe por tras, por qual sentimento de uma pessoa que tem inveja. O sentimento de uma pessoa que esta com inveja, e que ele se sente pequeño, perante a outra pessoa, em que ele começa a falar… você tem isso, eu também quero, você tem uma posição importante eu também quero. O que faz essa pessoa ter ese sentimento de inveja e se auto-diminuir. Nao e um castigo que Deus fez para lua, mas se ela sentiu inveja e auto se diminuiu a si propia. O sentimento de inveja so tem uma pessoa quando ela nao sente amor proprio. Mas porque existe e mesma inveja so porque você quer o que a outra pessoa tem, e porque me incomoda me eu querer ser posesivo de uma outra pessoa, como começamos falando que o ciumes e a inveja estão ligados, e porque existe ese sentimento de pose, e porque nao e o suficiente eme u me relacionar coma quela pessoa? Porque como eu nao estou gostando de mim mesmo, como eu estou com um vacío muito grande em mim mesmo, e eu nao quero aceitar ese vació eu fico procurando uma coisa externa, para fugir desse meu vació. Então quando eu vejo que uma pessoa esta feliz, esta com sucesso, em que vejo duas pessoas felices, eu fico desejando uma coisa que esta fora, e eu nao fico feliz com migo mesmo, que na verdade a inveja e um sentimento muito alto destrutivo, porque a pessoa esta demostrando que nao se valoriza, e ela precisa buscar alguma coisa externa para cubrir aquele vacío exterior. Com o conceito do Sol, o mesmo radia luz porque nao tem ese conceito de inveja, e o conceito da geração da lua e de inveja e vacío, em que a mesma tem suas faces, porque ela as vezes desaparece e surge, em que ela tem essa diminuição . A inveja é um pecado capital porque é pior que a cobiça. O invejoso não deseja o que é do outro, deseja apenas que o outro não tenha o que tem.
Deus eres realmente foi perfeito quando criou o mundo, como criou o mundo com o sol e a lua. Porque a criação do mundo foi a mesma e perfeita por Deus, porque ele também criou a imperfeição, porque a graça do ser humano nao e se achar perfeito, mas sim imperfeito como nos somos, porque se nos fossemos perfeitos, nos seriamos anjos, e dai nos nao iríamos precisar de Deus. E a nossa imperfeição da a nos o que os anjos nao tem, em que galaxia, nao tem, que eres a busca infinita pela verdade. O ser humano sempre estamos buscando uma transformação que os anjos nao tem, em que o ser humano sempre esta buscando essa mesma transformação, e se você parou de buscar essa transformação, alguma coisa esta errada. Agora para entender melhor a inveja, em que a alma da inveja pode ser boa, mas o problema da mascara que nos colocamos na inveja. Voltando o que e a inveja e aquilo que nos queremos da outra pessoa, em ter o que a outra tem, eu quero ser você, eu queri ter o que você tem. Por tras disso, sao pessoas buscando em ter relacionamentos, e uma pessoa que nao se acha auto suficiente, e uma pessoa que quer se interligar com alguma coisa. Qual e o problema? E que faz de uma forma obsessiva , e nao de uma forma intima. Agora se a pessoa quer ter de uma forma positiva poder ser muito bom. Isso e a inveja do crescimento, em que a pessoa procura apreender as qualidades e a experiencia para crescer do sucesso da outra pessoa, por su propia meritocracia. Lembre que o odio, inveja e ciumes, sao sentimentos naturais, em que aquí nesse mundo somos pessoas únicas. Com a inveja e o ciúme, não há calma nem repouso para aquele que está atacado desse mal: os objetos de sua cobiça, de seu ódio, de seu despeito, se levantam diante dele como fantasmas que não lhe dão nenhuma trégua e o perseguem até no sono. Porque a inveja positiva como o ciumes levando para o lado positivo nos so crescemos como ser humanos, y se levamos ambas pro lado negativo nos, solamente vamos para o camino da destruição.
RESISTÊNCIA CULTURAL OU INVEJA?
Demétrio Sena, Magé – RJ.
A resistência cultural nas periferias, por meio de movimentos e reações em forma de arte e literatura é algo de se admirar. Fala-se muito dessa resistência e do empoderamento do negro, do pobre, de forma especial do negro pobre, mas há uma enorme incoerência que se repete entre os menos favorecidos, os excluídos e as esquerdas: enquanto as chamadas elites e as direitas ocupam plenamente os seus espaços - e nunca os deixam - e ainda se permitem ocupar os espaços periféricos e de esquerda, em forma de compra ou patrocínio pervertido dos movimentos culturais dessas classes, os pobres de todas as etnias e as esquerdas políticas e sociais, quando alcançam realidades econômicas e culturais mais avantajadas logo debandam para o outro lado.
Explico: os moradores pobres das periferias, ao se formarem nos cursos superiores, sobretudo fazerem mestrados, doutorados, e alcançarem condições socioeconômicas avantajadas, têm como primeira providência se mudarem para bairros nobres das zonas mais ambicionadas de seus estados. No Rio de Janeiro, por exemplo, quase todos querem morar na zona sul, com todos os riscos que isso hoje representa. Desse modo, as cabeças mais pensantes, as pessoas mais indicadas para fortalecer os movimentos culturais de suas raízes enfraquecem as áreas carentes de seu conhecimento, suas novas condições sociais e o novo poder de contribuir efetivamente para o crescimento cultural e socioeconômico de sua gente. Vão engordar as elites; fazer parte do outro lado da sociedade; viver ao lado das classes dominantes. Tornar-se classe dominante. É como se as periferias já não merecessem essas pessoas. Como se elas, depois de progredirem socialmente, já não coubessem nos meios em que nasceram e foram criadas. Aqueles bairros pobres e de pessoas sem formação superior se tornaram pequenos para seus horizontes. Não querem criar seus eventuais filhos nos bairros pobres, ainda que não violentos, nem nas áreas próximas, porque os mesmos merecem ser elite. Ser iguais às pessoas das classes criticadas e combatidas quando eram inalcançáveis para suas realidades.
Tempos depois, essas pessoas voltam como visitantes, participam como convidadas ilustres de alguns eventos culturais das periferias e dizem que já foram moradoras de periferias; foram pobres; não tinham acesso a curso superior. Muitos faltam pouco dizer que já foram negros, mas... “graças a Deus”, agora são bem sucedidos e moram em lugar de gente bem sucedida. Em lugar de gente rica e culta. Dizer que venceu na vida não combina com dizer que continua morando em seu berço. Com isso, ao invés de contribuir para uma mudança de realidade socioeconômica da sua antes querida periferia, o ex-pobre, ex-morador de comunidade, quiçá ex-negro, prefere fazer o que é mais fácil: morar; levar eventuais esposa e filhos para lugares já resolvidos, onde nunca participarão da realidade que ele conhece de perto e será muito trabalhoso ajudar a mudar.
Ocorre o mesmo com as esquerdas politicopartidárias, que em princípio defendem as classes menos favorecidas; os moradores de periferias; pobres; negros; negros pobres. São esquerdas, com todas as dificuldades de ser esquerda, enquanto a direita não acena com possibilidades irresistíveis de compor e abocanhar as vantagens de ser da direita. As direitas, com todas as práticas claramente perniciosas, têm o corporativismo consistente que se desmantela com facilidade na esquerda, ao primeiro sinal de patrocínio relevante; de composição vantajosa. O PMDB jamais chegaria ao poder máximo do país levando o PT na sua cola. Já o PT, para conseguir chegar lá, não titubeou em levar o PMDB, que por sua vez, não demorou a desferir seu golpe, assumindo a presidência da república. Com isso, a esquerda se dissolveu; praticamente deixou de existir; a direita está mais unida e forte do que sempre, e disposta a nunca mais deixar que tomem sua vaga.
É preciso que os moradores das periferias, ao concluírem seus cursos superiores, alcançarem ascensão e acesso a uma vida melhor, ao invés de abandonarem suas raízes e seu povo, permaneçam nas periferias e ajudem o seu povo a crescer também. A se livrar dos aguilhões. A vencer a opressão local, imposta pelos exploradores locais e os que vêm de lá, das zonas nobres, com os seus patrocínios que compram os movimentos culturais e os amoldam ao seu jeito. Zonas nobres que, infelizmente, são fortalecidas pelos que saem de nosso meio e vão compô-las, cansados e, finalmente, livres da luta cotidiana contra as diferenças sociais. Felizes porque, seus descendentes já não pertencerão à classe dominada; serão também dominadores.
Lutemos para sermos quem somos de formas dignas; confortáveis; relevantes... não para mudarmos de lado. Que a nossa indignação seja eivada do desejo de vencer coletivamente. Um desejo e uma resistência de todos, para que a nossa classe, o nosso povo, nossa região sejam fortes. Enquanto fugirmos, tão logo tenhamos condição econômica, tudo o que faremos será uma apologia ao que é criticado e combatido por nós. Deixarmos os nossos, as nossas raízes ao progredirmos neste contexto, é assumirmos que a nossa indignação não era solidária; era só uma questão de inveja do outro lado.
Nossas Vida
Sao Divina
Mas só estamos de Ida
E jamais sera Revivida
Sua Inveja
Vem de Bandeja
Que Relampeja
Corrói seu Coração
Com Negativação
Com a alienação
Sua Falsidade
Esta longe da Honestidade
Longe da Humildade
Tenha mais Simplicidade
Para gerar Cumplicidade
Seja mais Inteligente
Abre sua Mente
Para não ficar Demente
E virar uma Serpente
Oque adiante ter Beleza
Se não tem Nobreza
Oque adianta viver na Riqueza
Se você tem Impureza
Nao queira ser o Melhor
Porque isso te torna o Pior
Não queira ser Perfeito
Porque todos somos Imperfeito
Você quer ganha Respeito
Então não venha com Desrespeito
Minha Alma
Esta bem Calma
E está num belo Clima
Para seguir minha Viage
Nada me Atinge
Entao Finge
Ser oque você não é...
"Graças a você eu me tornei um homem invejoso.
Tenho inveja da brisa que lhe beija o rosto.
Invejo o brilho, que ao me olhar, tem em seu olho.
Invejo o vento, que lhe esvoaça os cabelos e a água que lhe banha o corpo.
Invejo sua esperteza, por fazer do mais sábio, um tolo.
Invejo aquele que tem seus beijos, o mais valioso tesouro.
Tenho inveja daquele, que não te tem por metade, e sim, por um todo.
Invejo tudo que lhe aquece a tez, quisera eu, ser fogo.
Invejo aquele, que apostando em seu amor, sai vencendo no seu jogo.
Graças a você eu me tornei um homem invejoso.
Eu hoje, invejo todo homem são, pois seu amor me tornou um homem louco..."
Vivemos hoje em dia num mundo rodeado de arrogância,inveja,poder,onde andam os velhos costumes que os nossos pais nos deixaram,os nossos avós,a educação que se foi perdendo no tempo.
Atropelamentos uns por cima dos outros,não olhamos se é amigo ou não,custe o que custar,não interessa é se perdeste amizades,ou ate magoas te alguém de família,ate os próprios pais,mas conseguiste,chegamos á podridão total.
Amor que hoje em dia não é amor,é comodismo,é o ter mais que os outros,é mostrar-se,revelar -se,o ser dono disto ou daquilo,o ter dinheiro,o ter bens.
Para quê???
O dinheiro é o culpado
Por dinheiro ficam as pessoas cegas......
Poucos ainda são aqueles que tem humildade,são puros,mas são sempre aquelas pessoas que acabam sempre por sofrer mais.
Este mundo é só um,foi criado para todos nós,cabemos todos dentro dele,foi essa oportunidade que nos deram.
Uns com muito,outros com pouco,mas não á rotulagem entre seres humanos.
Aprendam a respeitarem-se
Afinal somos todos feitos da mesma massa
Uns mais feios outros mais bonitos
Aprendam a respirar um pouco de amor ao próximo.
Aprendam a valorizar o pouco que têm
Aprendam a ser humanos.....(adonis Silva)2020
Mano na real as vezes só pelo fato de você ser luz onde caminha, isso deixa muita pessoa com inveja, só por você ter família e um ou dois amigos isso deixa muita pessoa com inveja e só por você demonstrar um sorriso independente da sua situação atual da sua vida, isso acaba com uma pessoa invejosa. Mano inveja não é pelo que você tem mas as vezes pelo que você é e pelas qualidades que Deus te deu.
🍃💭
Sem ninguém saber
Ah! Que inveja dessa brisa perfumada do meu ser,
Que te toca silenciosamente, sem ninguém saber.
Extensão do meu desejo inconsequente em um toque da paixão,
Na entrega sutil do olhar, um sinal da tentação.
Me aqueço em um segundo do teu abraço,
E fora do compasso,
Sinto no coração um embaraço.
Disfarço, e passo por outros abraços tentando me enganar.
Mas só me satisfaço quando ao teu lado consigo chegar.
Difícil viver sob a máscara do desejo,
Liberando o fel do pecado,
E aguçando o amargo da frustração.
Condenado a viver no silêncio,
Compreendido apenas pelo olhar.
Sem palavras para dizer,
Mas sempre deixando meu cheiro para lembrar.
A POESIA NOS INVEJA
Como é lei no amor, o mundo termina em nós,
em lençóis...
A paixão no estado de demência, nem aí para o mundo capitalista, tudo é nada em nossa verdade, somos presentes.
Sem reservas nem medidas, nos mordemos em carícias,
nossos corpos já não sentem à essa altura, apenas em transe flutuam na essência do gozo do amor...
O universo nos uniu, nosso olhar, nossa pele, nossa cor...
Enfim, deixa a noite cair, o luar na roda das estrelas à cirandar nossa inocência, pureza, transparência, verdade,... viver... nada igual...
Poeta
NILO DEYSON MONTEIRO
Você ainda acredita nas estrelas?
Que inveja sua pensar que cada uma é um parente perdido.
Nada desse planeta é bom.
Viemos para o inferno testar nossas coragens, limitações, compaixões, amores e ilusões...
Estrela nem existe mais a qual vc vê.
Quando crescer entenderá que essa vida não foi a que você mereceu um dia e estrelas nem lembrará delas que um dia explodiu.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp