Texto quando se quer Terminar com Alguem
Sirva com alegria
Sirva ao Senhor com alegria. - Salmo 100: 2
Quando entrei na loja de presentes, fui recebida com uma animada "Boa tarde!" A jovem vendedora tagarelava brilhantemente enquanto apontava os produtos exclusivos da loja, compartilhava minhas observações sobre o tempo, ajudava-me a escolher um presente e envolvia compra.
"Você deve realmente gostar do que está fazendo", eu disse. "Na verdade, eu odeio", ela respondeu. “Só estou fazendo isso porque tenho que fazer. Eu não posso esperar até as 6 horas para que eu possa me juntar aos meus amigos na praia! ”
Enquanto me afastava, refleti sobre o comportamento dessa jovem mulher. Ela me deu a impressão de que gostava de seu trabalho. Na realidade, porém, ela estava apenas colocando em tempo.
Comecei a me perguntar se eu vivo assim. Cumprimento as pessoas com um sorriso brilhante e faço de conta que estou servindo a Deus entusiasticamente, mesmo que não haja alegria em meu coração? Alguns de nós somos mestres em usar uma máscara de alegria quando na verdade estamos servindo ao Senhor de má vontade por um senso de dever.
A Bíblia nos diz para fazer tudo “de coração, como para o Senhor” (Cl 3:23), e para servi-lo “com alegria” (Sl 100: 2). Se não há alegria em nossas vidas, vamos pedir a Ele que vasculhe nossos corações, perdoe nossos pecados e restaure nossa alegria (51:12).
A necessidade do meu coração é avivamento,
Mais confiança na preciosa Palavra de Deus,
Mais graça como eu mostro Seus louvores,
E sirvo ao meu adorável Senhor. —Richie
O dever pode ser penoso, mas o dever de amar a Deus é prazer. David C. Egner
Tempo de ESCOLA:
Lembro que fiquei encantada quando a professora falou da grande viagem do homem a lua. O “planeta é azul”, disse Yuri Gargarin. O primeiro astronauta a ter essa visão, na 2ª maior viagem de todos os tempos depois das caravelas. E a causa de sua afirmação, seguramente foi à água.
E onde não há água não há vida.
Atualmente é ela, a protagonista dos principais assuntos e noticiais do nosso dia-a-dia. Se o assunto é saúde pública, lá está ela, nos alertando para tantas doenças de vinculação hídrica. Se o assunto é desastre natural, ela vem com sua autonomia, nos encarar. Quem não lembra do furacão Catarina (Março, 2004), o primeiro furacão do atlântico Sul, que atingiu nossa região? E para muitos pesquisadores o aquecimento global irá favorecer a formação de muitos furacões ( WEBSTER, 2005; EMANUEL). Se o assunto é escassez ou seca, ela descreve exatamente os impactos antrópicos que realizamos. Se o assunto é poluição, os altos custos econômicos para recuperação de um rio, lago ou represa nos calam.
Porém, ela está aqui, presente em nossas vidas desde sempre. Suplicando uma nova ética para seu uso, com base na conscientização social, na otimização, no controle de desperdício e na recuperação de sistemas degradados. Ela está aqui perdendo sua cor, se eutrofizando, se anoxiando, se poluindo, se esvaindo diante de nós. E ficamos a nos perguntar: como evitar tantas catástrofes, epidemias, contaminações e poluições se todo planejamento e atividade relacionada à água deveriam estar integrados ao próprio planejamento urbano e expansão das cidades? Mas sabemos que não está? E o que nos restam? Medidas preventivas? Mitigadoras? Compensatórias? Talvez pedir ao cara lá em cima muita misericórdia. Precisamos fazer algo. Precisamos sim, nos sentir co-responsáveis por todas as agressão nos últimos seculos a esse bem valioso para a vida e participar de todo processo de racionalização do seu uso.
Precisamos sim, como Gargarin, continuar afirmando que nosso planeta é azul, mas fazendo nossa parte, produzindo avanços conscientes, tecnológicos e consolidados na gestão das águas. Assim ficaremos mais próximos do que chamamos desenvolvimento sustentável. E um dia quando formos passear na lua, sentiremos a mesma emoção e certeza que ele teve.
Andrelina fev de 2013
O que sobre a Trindade?
Quando o Ajudante vier, quem eu lhe enviarei do Pai,. . . Ele testificará de mim. - João 15:26
Um aluno pediu ao célebre filósofo Hegel (1770-1831) que explicasse uma passagem que ele havia escrito. Hegel leu e disse: “Quando isso foi escrito, havia dois que conheciam seu significado - Deus e eu. Agora, ai de mim! Há apenas um, e isso é Deus ”.
Algumas pessoas se sentem assim sobre a doutrina da Trindade, observando que a palavra nem está na Bíblia. Esta verdade, no entanto, é claramente ensinada nas Escrituras.
AH Strong definiu bem: “Não dizemos que um Deus é três Deuses, nem que uma pessoa é três pessoas, nem que três Deuses são um só Deus, mas apenas que há um Deus com três distinções em Seu ser”.
Desconcertante? Sim! Absurdo? Não!
A ideia de um Deus trino é biblicamente sólida e faz sentido. Aqui está uma maneira de explicar a lógica por trás da Trindade: A Bíblia diz que Deus é amor (1 João 4: 8). O amor sempre precisa de um objeto. Se Deus fosse uma unidade eterna e absoluta, sem a distinção de pessoas dentro de Si mesmo, o amor eterno não poderia existir. Mas porque Deus é uma Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo podem expressar amor uns aos outros. Não apenas isso, mas também nos beneficiamos porque o Filho revela o amor e a verdade do Pai para nós pela obra do Espírito Santo (João 15: 10-26).
Graças a Deus pela Trindade!
Para estudo adicional
Mateus 3: 13-17; 28:19;
João 1: 1-18; 14: 16-17; 15: 15-27; 17: 5,24;
Filipenses 2: 5-11; Hebreus 9:14.
Há perfeita união na Trindade. Dennis J. DeHaan
A infância é doce:
Um doce sem exagero
De um gosto saboroso
De um suave cheiro...
Quando os erros são acertos
Quando os acertos são risos
Quando a reclamação é choro
Quando um grito é um bico
Tombos são esforços
Esforços são passos
Passos é liberdade...
Inocência...
Doce infância.
O que podemos dar?
A alma generosa será enriquecida. - Provérbios 11:25
Quando Milton J. Petrie morreu aos 92 anos de idade, seu padrão de generosa generosidade continuou. A manchete do jornal relatando sua morte dizia: A morte do milionário não impede sua generosidade.
Petrie, filho de um dono de casa de penhores imigrante russo, construiu sua fortuna com uma cadeia de lojas de roupas femininas. Seu testamento nomeou 451 beneficiários de sua propriedade de US $ 800 milhões. Muitos destinatários eram funcionários fiéis, alguns eram amigos pessoais e outros eram pessoas sobre as quais ele havia lido e decidido ajudar em tempos difíceis.
Poucos de nós têm os recursos monetários de Milton Petrie, mas temos as mesmas oportunidades para dar. As pessoas ao nosso redor precisam de tempo, encorajamento, ajuda financeira, compaixão, amizade e oração. Como nos sentimos sobre dar o que temos?
Provérbios 11: 24-25 desafia nossa inclinação natural para sermos tensos: “Há quem dispersa, mas aumenta mais; e há alguém que detém mais do que é certo, mas leva à pobreza. A alma generosa será enriquecida, e aquele que águas também será regado. ”
Podemos esconder nossos olhos das oportunidades de dar, ou podemos procurá-los. Seremos generosos hoje?
O sacrifício é a verdadeira medida de generosidade. David C. McCasland
Acabado!
Quando Jesus recebeu o vinho azedo, Ele disse: "Está consumado!" - João 19:30
Fora de Madri fica um antigo mosteiro onde os reis da Espanha foram enterrados. O arquiteto projetou um arco alongado tão plano que o monarca reinante insistiu que não poderia manter a estrutura acima dele.
Contra o protesto do arquiteto, o rei ordenou que uma coluna fosse colocada debaixo do arco como precaução de segurança. Depois que o rei morreu, o arquiteto revelou que ele havia deliberadamente feito a coluna um quarto de polegada muito curta - e o arco nunca tinha cedido!
Nada precisa ser, ou pode ser, acrescentado à obra consumada de Cristo no Calvário para sustentar o peso da salvação do mundo. O grito do nosso Salvador da cruz: "Está consumado!" (João 19:30), é uma tradução de uma única palavra grega que, literalmente, poderia ser traduzida como "Acabou!", "Concluído!" Ou "Realizado!"
Essa única palavra fala do maior milagre que nosso Senhor realizou, a obra de redimir um mundo perdido. Como nossa redenção estava perfeitamente concluída, é impossível adicionarmos um único trabalho submicroscópico ao que já foi feito na cruz.
Com total segurança, então, podemos descansar a nossa esperança eterna naquela palavra tão importante: "Acabou!"
De uma vez por todas, ó pecador, receba-o!
De uma vez por todas, ó irmão, acredite!
Apegue-se à cruz, o fardo cairá.
Cristo nos redimiu de uma vez por todas. -Felicidade
Somos salvos não pelo que fazemos, mas pelo que Cristo fez. Vernon Grounds
Responder e relatar
Quando eles vieram e reuniram a igreja juntos, eles relataram tudo o que Deus havia feito com eles. - Atos 14:27
Durante um culto de domingo à noite, um homem descreveu uma viagem missionária de uma semana, da qual ele e meia dúzia de outros acabaram de retornar. Havia uma vibração em sua voz quando ele contou por que eles foram para uma área carente em outro estado, quantos metros de concreto eles misturaram e serviram para uma calçada na igreja, e como suas vidas foram mudadas no processo. Fiquei comovido e encorajado quando ele relatou o que Deus havia feito em todos aqueles que foram.
Eu vejo esse mesmo padrão de resposta e relato no treinamento de Jesus de Seus discípulos. Em Lucas 9 lemos: “Ele chamou os seus doze discípulos juntos e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças. Ele os enviou para pregar o reino de Deus e curar os enfermos ”(vv.1-2). Eles responderam obedecendo ao Seu chamado (v.6), depois voltaram para relatar o que haviam feito (v.10). Creio que Jesus gostou dos relatórios da equipe do evangelho quando os discípulos trouxeram encorajamento a Ele e uns aos outros.
Podemos seguir esse mesmo padrão hoje, à medida que primeiro respondemos ao chamado de Deus para servir e testemunhar, seja perto de casa ou longe. Quando relatamos os resultados de Seu trabalho para os outros, a alegria é multiplicada.
Então, o que estamos esperando?
PENSANDO EM
COMO Eu fui encorajado pelos relatos daqueles
que serviram a Deus fielmente? Como tive a
oportunidade de responder e relatar?
Sua resposta ao chamado de Deus não está completa até que você relate o trabalho de Deus. David C. McCasland
Na hora certa
Você ouviu a voz das minhas súplicas quando eu clamei a você. - Salmo 31:22
Era o dia do seu casamento e o noivo estava em apuros. Uma tempestade despejou 3 polegadas de chuva em menos de 3 horas em Louisville, Kentucky. O futuro marido estava indo para a igreja quando seu carro parou no alto da água em um cruzamento e não iria começar de novo. Tornando-se frenético, ele acenou com notas de US $ 50 nos carros que passavam, esperando que alguém lhe desse uma carona. Quando um motorista finalmente parou - para pedir informações - chegou na hora.
O noivo chegou à igreja, encharcado, descalço e carregando seu smoking em uma sacola plástica. Vinte minutos depois, ele andou pelo corredor, o cabelo ainda molhado.
A experiência desse noivo me lembra a vida do rei Davi. Em momentos de alarme, Davi sentiu como se os céus se tivessem voltado contra ele (Sl 31:22). As circunstâncias pareciam fora de controle. Ele se sentia invisível aos outros e tão esquecido como alguém que já havia morrido (v.12). No entanto, suas horas mais sombrias invariavelmente se tornaram a ocasião para louvar a Deus (v. 19, 23). Vez após vez, testes de fé foram seguidos por provas da presença do Senhor e de cuidados intermináveis.
Como cristãos, nós também podemos esperar provações no caminho para o céu. Mas podemos ter confiança na capacidade de Deus de fornecer exatamente o que precisamos - na hora certa.
Em tempos de maior luta,
quando as nuvens furiosas rolam,
posso sempre encontrar meu Salvador,
Cristo, o refúgio de minha alma. -Aspérula
O alvorecer da libertação de Deus geralmente vem quando a hora da provação é mais sombria. Mart DeHaan
Quando Deus nos corrige
Não despreze a correção do Senhor, nem deteste sua correção. - Provérbios 3:11
Salomão nos advertiu para não nos apoiarmos em nosso próprio entendimento (Pv 3: 5). Isso implica que estamos propensos a cometer erros no julgamento. E como odiamos ter nossos erros corrigidos!
Algumas pessoas detestam tanto a correção que seu principal objetivo na vida parece estar tentando evitar ou ocultar todos os seus erros. Mas vamos ser práticos. A correção, se bem recebida, pode nos poupar muito sofrimento.
Uma experiência pessoal contada por Eugene Peterson ilustra o valor da correção. Com o cortador de grama inclinado para o lado, Eugene lutou para remover a lâmina para poder afiá-la. Quando sua maior chave não moveu a porca, ele colocou um tubo de 4 pés de comprimento sobre a alça da chave para mais alavancagem. Quando isso falhou, ele começou a bater no cano com uma pedra enorme. Finalmente, seu vizinho apontou que os fios do ferrolho iam para o outro lado. Quando Eugene inverteu seus esforços, a noz virou-se facilmente. Ele disse: "Eu fui salvo da frustração e do fracasso".
Você está forçando sua vida na direção errada? Bem-vindo a correção do seu Pai celestial, que se deleita em você. Confie em Sua sabedoria e não na sua, e Ele redirecionará sua vida. Isso é uma promessa! (Provérbios 3: 6).
PENSANDO PELA LIBERDADE
Quais são algumas das maneiras práticas que Provérbios 3 nos dá para aprender a sabedoria de Deus? Que recompensas são prometidas se dermos ouvidos a este conselho?
A única maneira de estar certo é concordar com Deus quando Ele diz que estamos errados. Joanie Yoder
Onde eu cresci, em nada pude te ver;
Quando te encontrei, de tudo imaginei;
Agora te imagino aonde vivi, pois, quando te conheci, todo aquele alvoroço que sentia, por dentro se desfez. Como em um encontro perfeito de um par de cafameu.
Em beijos e carícias, uma flor bonita apareceu e em tudo o que encontrava em ti, um dia em mim floresceu.
Nada te suplico para um beijo lhe roubar;
A ti tudo dedico para nada nos abalar.
Como pode um amor que não se deixa levar?
Como consigo esse teu amor que em prantos suplico te amar?
AS OBRAS DE DEUS
[…] a nossa suficiência vem de Deus. —2 Coríntios 3:5
Quando eu era pastor, costumava ter um pesadelo recorrente. Nos domingos pela manhã eu acordava para proclamar o evangelho durante o culto, olhava para a congregação — e não via ninguém nos bancos!
Não é preciso ser um Daniel (Daniel 2:1,19) ou um terapeuta para interpretar este sonho ou visão. O pesadelo surgiu, pois eu acreditava que tudo dependia de mim. Erroneamente acreditei que se não pregasse com poder e persuasão, a congregação esmoreceria e a igreja fecharia. Eu me achava responsável pelos resultados do trabalho de Deus.
Nos evangelhos lemos que algumas pessoas perguntaram a Jesus, “Que faremos para realizar as obras de Deus?” (João 6:28). Que audácia! Somente Deus pode fazer Suas obras!
A resposta de Jesus nos instrui: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado” (João 6:29). Portanto, seja qual for a nossa tarefa; ensinar na escola dominical, liderar um pequeno grupo, compartilhar a história do evangelho com o nosso vizinho ou proclamar o evangelho para as multidões, precisa ser feita pela fé. Não há outra maneira de “realizar as obras de Deus”.
A nossa responsabilidade é servir a Deus fielmente, não importa o lugar onde Ele nos colocou. Devemos deixar os resultados com Ele. Como Jesus lembrou aos Seus discípulos em João 15:5: “[…] sem mim nada podeis fazer.” —DHR
A obra de Cristo na cruz nos capacita a realizar boas obras para Ele. David H. Roper
QUANDO A TERRA TREME
Na minha angústia, invoquei o Senhor […] —Salmo 18:6
Muitos dias depois de um terremoto devastador, um garoto foi visto se balançando no parque da escola. O diretor perguntou se ele estava bem, o menino balançou a cabeça afirmativamente e disse: “Estou me movendo como a terra, então se houver outro terremoto não vou senti-lo.” Ele queria se preparar para outro tremor de terra.
Às vezes, após um trauma, ficamos tensos pensando no que poderá acontecer depois. Se tivermos recebido um telefonema que trouxe más notícias, cada vez que o telefone tocar entraremos em pânico e ficaremos imaginando: E agora, o que aconteceu?
A “terra estava tremendo” para o salmista Davi depois que o rei Saul tentou matá-lo (1 Samuel 19:10). Ele fugiu e se escondeu, achou que a morte estava próxima e disse ao seu amigo Jônatas: “[…] apenas há um passo entre mim e a morte” (1 Samuel 20:3). Ele escreveu: “Laços de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror” (Salmo 18:4).
Davi clamou ao Senhor na sua angústia (Salmo 18:6) e descobriu que Ele era um estabilizador, alguém em quem ele podia confiar que estaria sempre ao seu lado. Ele declarou: “O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; […] o meu baluarte” (Salmo 18:2). O Senhor será isso para nós também quando a terra tremer sob os nossos pés. —AMC
Para sobreviver às tempestades da vida, ancore-se na Rocha Eterna. Anne Cetas
SENTINDO-SE ABATIDO
O que podemos fazer quando nos sentimos mal-humorados, aborrecidos e perdidos em emoções inexprimíveis? E, se, além disso, estivermos nos sentindo culpados por sermos incapazes de orar e de escapar das situações que consomem nossa atenção e energia?
Conversa espiritual que, supostamente, deve nos acalmar. Imagine-se encontrando um grupo de conselheiros para descobrir se algum deles poderá nos ajudar. Um deles é um pastor portando uma Bíblia. Outro dirige um carro que ostenta o símbolo de um peixe. Outro se apresenta como médico ou psiquiatra. Dois são psicólogos. O último a chegar traz uma pasta de papéis, em cuja capa há o símbolo de um peixe com o nome de Darwin dentro dele.
As perguntas começam a surgir: Há quanto tempo você se sente assim? Horas, dias, meses? O que tem acontecido em sua vida? Desapontamentos? Aborrecimentos? Excesso de trabalho? Perda de emprego, casamento, ou alguém amado? Algum histórico de depressão na família? Algum motivo para sentir raiva ou medo? Há quanto tempo você não faz um exame clínico geral? Cirurgias recentes, nascimento de bebê, estresse financeiro? Que remédios você está consumindo?
As perguntas continuam. Quantas horas de sono? Qual o tipo de sua alimentação? Quanto exercício físico você pratica para que o seu coração seja saudável; físico, social e espiritualmente?
Após termos respondido às perguntas da melhor maneira possível, o membro mais velho do grupo diz: “Reconhecemos que você está lutando com a escuridão. No entanto, como você pode observar cada um de nós, o ouve, considerando a sua própria área de especialização. Precisamos de algum tempo para comparar nossas anotações, e sugiro que você volte à sua casa e reconsidere as perguntas que lhe fizemos, antes de nosso próximo encontro.
Neste meio tempo, caso você precise de ajuda imediata, aqui está uma lista que contém nossos números de telefones e números adicionais para uma linha aberta 24 horas. Qualquer um de nós fará tudo que puder para ajudar.
E agora, que estamos novamente sós, percebemos que mesmo após ouvir as perguntas dos conselheiros, relembramos o que já sabemos que é a verdade.
Há um relacionamento complexo e delicado entre o corpo, alma e espírito. Somos tão maravilhosa e assombrosamente formados que uma interrupção em nossa saúde física pode turvar nossa mente e alterar nosso humor, da mesma maneira que a raiva, o medo e a desesperança podem afetar a química do nosso corpo.
Há momentos em que mudanças de pensamentos e perspectivas podem alterar nosso humor drasticamente (Salmo73). Às vezes, é necessário uma boa noite de descanso, uma caminhada no parque, conversas especiais com os amigos, ou umas boas risadas. Em outros momentos é necessário uma luta honesta, com o coração dilacerado na presença de Deus — a ponto de nos rendermos completamente a Ele.
E há momentos em que, ao esperarmos no Senhor por Sua sabedoria e ajuda, precisamos lembrar que “na multidão de conselheiros há segurança” (Provérbios 11:14). Especialmente quando a tristeza continua e nem sabemos a razão que a motiva, nada que fazemos parece ajudar. Este pode ser o momento de receber a ajuda de um doutor, ou reconhecido conselheiro, sem deixar para trás o conselho espiritual e o apoio que necessitamos vindos de um sábio pastor ou de um amigo espiritualmente maduro.
Mas mesmo se estivermos lutando com uma depressão resultante de fatores biológicos, ao olharmos para a vida, pelas janelas da Bíblia, não nos esqueçamos daqueles que gentilmente nos ajudam a encontrar forças para o momento e esperança para o futuro. O apóstolo Paulo nos lembra: “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Romanos 15:4).
O pastor e autor de canções — Davi deu-nos expressões poéticas cheias de emoções obscuras e desesperadas. No entanto, aquelas mesmas canções mostram como seu coração transbordava frequentemente em celebrações pelo que somente Deus poderia ter feito para ele.
Imagine o quão triste Davi se sentia ao escrever “Não me repreendas, SENHOR, na tua ira… Pois se elevam acima da minha cabeça, como fardos pesados, excedem as minhas forças… Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por efeito do desassossego do meu coração. Na tua presença, Senhor estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta. Bate-me excitado o coração, faltam-me as forças… Os meus amigos e companheiros afastam-se da minha praga, os meus parentes ficam de longe… Pois estou prestes a tropeçar; a minha dor está sempre perante mim. Confesso a minha iniquidade, suporto tristeza por causa do meu pecado. Mas os meus inimigos são vigorosos e fortes… Não me desampares SENHOR, Deus meu, não te ausentes de mim. Apressa-te em socorrer-me, Senhor, salvação minha” (Salmo 38).
Esta canção não diz que há relação direta entre os nossos pecados e nosso sofrimento. Nem nos dá uma fórmula para descobrirmos os resultados. Não nos oferece qualquer garantia de que nossas esperanças e sonhos serão realizados nesta vida. Mas, uma canção como esta pode nos dar uma perspectiva muito importante, assim como todas as Escrituras. Pode trazer-nos conforto, saber que outros antes de nós já sentiram a mesma escuridão e pensamentos desesperados, que podem estar nos perturbando neste exato momento.
Esta canção torna-se importante, pois reflete um coração que, do fundo de um poço escuro, procura a luz. Não olha para baixo, nem ao redor, mas para cima. Do pó do qual fomos criados, um coração quebrantado expressa a paciência da fé, que dá a Deus a chance de mostrar-se fiel.
Oração: Pai celestial, nossa força e nossa visão é muito limitada. Com frequência nossa tendência é pensar que o nosso bem-estar depende do que podemos ver ou sentir. Por favor, ajuda-nos neste dia a enxergar além deste momento, ao amor do Teu coração, ao sofrimento do Teu Filho, da promessa do lar e do futuro que Tu estás nos preparando. —Mart De Haan
CANÇÃO DO NADA
Quando cantas é como se um arrulho de pássaros
Me levassem a dormir, e tuas mãos enluvadas
Me protegiam, aquecendo-me do frio de ti
Oh, como era bom o tempo de deitar-te no colo!
E hoje minha alma deixa-se abandonada, ao solo!
Puderas, que todo arrulhos fosse o farfalhar de seus pés,
Como folhas caindo, tecendo um caminho até mim,
E caminhasses, vindo, me oferecesse o regaço.
E eu continuasse dormindo, como se sonhasse
À sombra da primavera, lá na nossa casa, no jardim
Com as palmas das mãos acariciando-me o rosto!
Eu sei nada é vida. A vida é que se pergunta,
o que sou eu? A vida, para uns é o amanhecer,
a outros o tecer do breu.
Eu preciso tanto ouvir o teu canto
Aquele de quando vinhas pelo caminho
Da terra branca de Minas Gerais, e que só se ouvia
O grasnar dos pássaros noturnos misturando-se
A uma canção pueril.
Sua doce voz, às margens do rio
Lavando nossas roupas e cantarolando,
Eu queria tanto vir outra vez a sua tez
De veludos.
Ficara a assombra do que fomos nós
E o desatar dos nós que nunca conseguimos
E partiste, com nossos versos tristes, ficamos
Ao som da valsa já sem compasso, sem dança
Sem tom de que ainda existimos.
Um dia Maria, no outro amor e agora Maria de novo.
Quando o mundo desaba e você vai ao fundo do buraco a única opção que existe é lutar pra subir
Mas me vejo no meio do buraco, aí é que mora o problema
Se eu me mover posso cair pro fundo do poço, então estou imóvel, estou parada aqui esperando um resgate que pode nunca chegar, se eu lutar pra subir posso cair, se eu não lutar posso ficar parada pra sempre aqui se não chegar socorro a tempo posso cair e estar sem forças pra subir depois por estar desidratada de esperar seca e sem forças
Não é atoa que eu gosto de 8 ou 80, do é ou não é, do vai ou racha
Eu conheço o fundo do poço porque já estive lá, por sorte não jogaram terra em cima, naquela ocasião eu não gastei energia, não gritei socorro, silenciei e fui agarrando a beira até que sai com vida, depois de um belo banho e uma roupa nova na alma, cantarolei igual a passarinho no amanhecer
Hoje estou experimentando um novo lugar, parece ser sorte não estar no fundo, mas não é, é pior, é mais difícil
Como posso estar tão perto da saída e não lutar pra sair? É que a distância da saída é a mesma que pra chegar ao fundo do poço
Será que existe algum milagre? E se chover e se fizer muito sol e queimar minhas últimas folhas? E se eu ficar mais seca e perder o oxigênio? E se eu não resistir?
Tô chegando ao limite da decisão, aquele momento que você tem que arriscar alguma coisa
"Cansada de correr na direção contrária"
Sou o que sou, mas me moldo pra passar pelos labirintos da vida
Queria me olhar de fora e encontrar a solução mais plausível e seguir de cabeça erguida e peito inflado, mas tô olhando por dentro e aqui dentro tem uma guerra de orgulho e de vaidade que não me permite
Não sei o que sobrará de mim dessa vez, agora que havia terminado de juntar meus caquinhos quebrados
Começar de novo.
Posso ir viajar e voltar quando tudo já estiver arrumado?
Posso sumir e esquecer da vida e voltar como se nada tivesse acontecido, mas já tivesse acontecido tudo?
Posso ser eu por aí sem pedir aceitação?
Posso chorar um rio pra ter acalento?
Posso sorrir com essa tristeza?
Posso dançar na chuva mesmo sem força pra sair dela depois?
Posso só vegetar por uns dias e voltar em outro cenário pra pular a parte horrível?
Posso ser forte por fora e ter um estômago queimando?
Posso ficar triste mesmo com milhões de outros motivos para estar feliz?
Posso?
Devo?
Não posso?
É apenas humano?
Eu não vou estava preparada?
Posso?
Posso viver sozinha em um novo lugar e nem lembrar que passei por aqui?
Posso virar heremita?
Posso virar hippie?
Posso cometer haraquiri?
Posso ser?
Posso não poder?
O que eu posso?
O que eu devo?
O que eu preciso?
O que eu mereço?
Eu não sei quanto a mim, mas quanto a você
Ahhh!
Você merece os sorrisos mais sinceros como os de criança
Merece lágrimas de felicidade em cada conquista
Merece aceitação
Merece abraços carinhosos e beijos inusitados
Merece que te olhem com ternura e com o maior carinho
Merece ter tudo aquilo do jeito que sempre sonhou
Precisa, merece
OS OUTROS
Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós [...] grande é o vosso galardão nos céus. —Mateus 5:11-12
Durante a minha infância, muitas vezes, eu passava uma semana das férias de verão na casa dos meus avós. Passei muitas tardes no jardim deitada na rede e lendo os livros que encontrava na estante do vovô. Um deles era o Livro dos Mártires, uma leitura pesada para uma criança, mas eu me envolvia com os relatos detalhados das histórias dos mártires cristãos, que recebiam ordens para negar sua fé em Cristo, mas se recusavam a cumpri-la — sofrendo assim mortes horríveis.
Em Hebreus 11 encontramos histórias parecidas. Após listar os nomes conhecidos daqueles que demonstraram imensa fé em Deus, o capítulo relata a tortura e morte de outros, mencionando-os simplesmente como “outros” (vv.35-36). Apesar de seus nomes não serem citados, o versículo 38 lhes presta este tributo: “O mundo não era digno” deles. Eles morreram corajosamente por sua fé em Jesus.
Hoje em dia, ouvimos sobre cristãos perseguidos ao redor do mundo, ainda assim muitos de nós não fomos provados a esse ponto. Quando examino a minha própria fé, fico imaginando como eu reagiria diante da perspectiva de martírio. Imagino que eu tomaria a atitude de Paulo, que disse que apesar das “cadeias e tribulações” que o esperavam (Atos 20:23), seu anseio era completar a corrida da vida “com alegria” (v.24). E nós, encaramos a vida com esse tipo de atitude confiante? —CHK
A maneira de alegrar-se na perseguição é encontrar a alegria em Jesus. Cindy Hess Kasper
HISTÓRIA VIVA
Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Respondereis: É […] Páscoa. —Êxodo 12:26-27
Um famoso filme americano, Uma Noite no Museu retrata as experiências engraçadas vividas por um segurança no museu de história natural. Para ele, a diversão começa quando as obras mostradas adquirem vida durante a noite.
Inspirados pelo filme, os diretores de um museu criaram uma experiência parecida. Os funcionários representavam figuras históricas tais como: cavaleiros em suas armaduras, damas vitorianas e a nobreza egípcia. Quando as crianças chegavam ao museu, diziam-lhes que as personagens na exposição tinham adquirido vida e precisavam encontrar o caminho de volta ao seu lugar de origem. À medida que as crianças levavam os personagens da exposição aos seus devidos lugares, a história tornava-se real para eles.
As crianças não precisam ficar entediadas com a história, especialmente com histórias bíblicas. Veja Moisés, por exemplo: ele escapou da morte quando era criança, foi criado como um príncipe, realizou milagres e recebeu os Dez Mandamentos em tábuas. Elementos históricos interessantes que ensinam as crianças sobre Deus!
Muitas gerações já compartilharam as histórias bíblicas com crianças — desde os tempos do Êxodo 12-13 e Deuteronômio 6. Moisés descreveu as ocasiões em que eram recontadas às crianças, os relatos de vital importância na história judaica.
Por que você não separa um momento para ler as histórias da Bíblia às crianças que fazem parte da sua vida? E quando a narrativa bíblica ganhar vida observe o entusiasmo delas! —HDF
Os que procuram arduamente, encontram os tesouros da Bíblia. Dennis Fisher
Quando temos gestos de puro amor aqui na terra, abrimos automaticamente as portas do céu para nós, pois, o amor de que nos falou o Divino Mestre, é a comunhão perfeita entre a razão mais nobre do sentimento humano e a essência da espiritualidade.
Portanto, não sejamos meros conhecedores das verdades espirituais. As coloquemos em prática.
Um grande beijo em seu coração.
Perazza.'.
- Relacionados
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Uma mensagem para alguém especial
- Frases de paquera para encantar alguém
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Gostar de alguém
- Frases para alguém que não gosta de mim
