Texto Motivação na Educação

Cerca de 2071 texto Motivação na Educação

As 30 melhores frases ditas por Steve Jobs!

A melhor forma de conhecer e entender um homem é através de suas idéias e seus pensamentos transmitidos em momentos espontâneos. Steve Jobs foi uma pessoa que compartilhava com os outros a sua filosofia, sua forma de entender as coisas, em razão disto muitos tentaram ‘imitá-lo’ fazendo como se os pontos de vista fossem seus.

Mesmo após sua morte Steve Jobs continua inspirando tantos jovens e sonhadores, por esta razão penso ser importante compartilhar, como curiosidade, algumas frases que encontrei, de sua autoria.

Estas frases poderão nos dar uma imagem global deste gênio, sua maneira de pensar, desenvolvida depois de momentos bons e maus que passou na vida, momentos estes que lhe tornaram um homem realmente experiente, capaz de surpreender o mundo em cada criação.

As 30 melhores frases de Steve Jobs
1) Sobre gestão:

“Meu trabalho não é fazer as pessoas felizes. Meu trabalho é fazê-los melhores. É juntar de diferentes partes da companhia, limpar as vias e obter recursos para os projetos chave. Também tomar pessoas importantes dentro da companhia para apoia-los e que sejam assim ainda melhores, de forma que obtenham uma visão mais agressiva de como poderia ser o produto no qual trabalham.”

2) Sobre contratações:

“A contratação é difícil, é a busca de agulhas num palheiro. Não é possível conhecer suficientemente uma pessoa em uma entrevista de uma hora. Então, ao final, em última instância a decisão é baseada em pressentimentos. O que me faz sentir uma pessoa? Como ela se comporta quando é desafiada? Eu pergunto a todos: Por que estás aqui? Na verdade eu não procuro uma resposta literal, busco o que há por trás dessa resposta.”

3) Sobre demissões:

“Tivemos uma crise anteriormente, quando a bolha das .com explodiu. O que eu disse em nossa companhia foi que iríamos investir dinheiro para atravessar a recessão sem despedir pessoas, que faríamos um tremendo esforço para tê-los na Apple, o último que vamos fazer é despedi-los.”

4) Sobre o plano de sucessão:

“Algumas pessoas dizem, ‘Oh, Deus, se [Jobs] for atropelado por um ônibus, a Apple estaria em problemas’. Definitivamente não organizariam uma festa, mas acredito que existam pessoas muito capazes dentro da empresa. Meu trabalho é fazer toda a equipe executiva o suficientemente bom para que sejam meus sucessores.”

5) Sobre a estratégia de produtos:

“Não se trata de cultura pop, não se trata de enganar as pessoas nem convencê-los de que querem algo que não precisam. Nós averiguamos o que queremos. Acredito que somos muito bons pensando no que as pessoas vão querer também. É para isso que nos pagam. Nós só queremos fazer grandes produtos.”

6) Sobre liderança:

“Quando chega uma boa idéia, já sabes, parte de meu trabalho é contar, ver o que as pessoas pensam, conseguir que as pessoas também falem dela, discutam sobre ela, conseguir idéias movimentando-me entre um grupo de 100 pessoas. Ter diferentes pessoas para explorar diferentes aspectos e já sabes, explorar.”

7) Sobre a paixão pela companhia:

“Quando contrato alguém com muita experiência nas costas, ser competente é o mais importante. Tem que ser realmente inteligente. Mas o verdadeiro problema para mim é: ‘Irá se apaixonar pela Apple?’. Pois se isso acontece todo o resto virá só. Eles deverão fazer todo o seu melhor para a Apple, não o que é melhor para eles mesmos, nem o melhor para Steve Jobs, ou o melhor para qualquer outra pessoa.”

8) Sobre foco:

“As pessoas pensam que ter foco significa dizer sim para aquilo que você está focando, mas não é assim. Significa dizer não a outra centena de idéias boas que existem.”

9) Sobre a experiência do usuário:

“Nosso DNA é de uma empresa de consumo, estamos feitos para um cliente que sabe diferenciar o que é bom do que é ruim. Acho que nosso trabalho é ser responsável na totalidade pela experiência do usuário. Se não se cumpre a expectativa do cliente, é totalmente nossa culpa, simples.”

10) Sobre a criatividade:

“Acontece mais do que você imagina, pois não se trata somente de engenharia e ciência, mas também de arte. As vezes quando estás na metade de uma crise e não estás seguro se irás supera-la. Mas, sempre o fizemos e por isso temos um certo nível de confiança em nós mesmos, mesmo que as vezes o questionemos. Acredito que a chave é que nos vem o medo nos momentos difíceis. Temos que considerar que colocamos nosso coração e nossa alma nos produtos.”

11) Sobre a motivação:

“Quando eu tinha 17 anos, li uma frase que dizia mais ou menos: ‘Se vives cada dia como se fosse o último, algum dia sem dúvidas estarás certo’. Isso causou um profundo sentimento em mim, desde aquele momento, e nos últimos 33 anos, me olho no espelho a cada manhã e me pergunto: ‘Se hoje fosse o último dia de minha vida, gostaria de fazer o que estou irei fazer hoje?’. Se a resposta for não por alguns dias seguidos, sei que é hora de mudar alguma coisa.”

12) Sobre a vida:

“O tempo é limitado, então não gastes seu tempo vivendo a vida de outro. Não fiques preso no dogma que é viver como os outros pensam que deverias viver. Não deixe que as opiniões dos outros calem sua voz interior. E o mais importante, tenha coragem para fazer aquilo que manda seu coração e intuição.”

13) Sobre os erros:

“As vezes quando se inova, se cometem erros. É melhor admiti-los rapidamente e continuar com outras inovações.”

14) Sobre o propósito da vida:

“Ser o homem mais rico do cemitério não é o que mais importa, ir para a cama de noite pensando “fizemos algo maravilhoso” é o que realmente me preocupa.”

15) Sobre o dinheiro:

“Tinha mais de um milhão de dólares aos 23 anos e mais de dez milhões aos 24, mais de cem milhões aos 25, e nunca foi importante pois nunca o fiz por dinheiro.”

16) Sobre a Microsoft:

“O único problema com a Microsoft é que eles simplesmente não tem paixão. Não possuem absolutamente nenhuma paixão. Não me refiro de uma maneira pequena, quero dizer de forma grande, no sentido em que eles não pensam em idéias originais, não contribuem com cultura em seus produtos.”

17) Sobre o crescimento empresarial:

“Muitas companhias decidiram reduzir seu tamanho, talvez isso fosse o melhor para eles. Nós decidimos tomar um caminho diferente. Acreditamos que continuamos colocando grandes produtos em frente aos clientes, eles seguirão abrindo suas carteiras.”

18) Sobre a inovação:

“A inovação distingue os líderes dos seguidores.”

19) Sobre a qualidade:

“A qualidade é mais importante do que a quantidade. Um ‘home run’ é melhor que dois ‘dobles’.”

20) Sobre revolucionar:

“De vez em quando aparece um produto revolucionário que muda tudo. Uma pessoa é muito sortuda se puder trabalhar somente em um destes em sua carreira. A Apple teve muita sorte de poder introduzir alguns de estes produtos ao mundo em várias ocasiões.”

21) Sobre amar o trabalho:

“Seu trabalho vai ocupar grande parte de sua vida, a única forma de estar realmente satisfeito com ele é fazer o que acredites ser um grande trabalho. E a única forma de fazer um trabalho genial é amar o que você faz. Se você ainda não o encontrou, continue procurando, nunca se detenha. Igualmente como todos os assuntos do coração, você saberá quando o encontrares. E, como qualquer grande relação, somente ficará melhor e melhor com o passar dos anos. Então, continue a busca até que o encontres, nunca te detenhas.”

22) Sobre o design:

“A maioria das pessoas pensam que design é uma capa, uma simples decoração. Para mim, nada será mais importante no futuro que o design. O design é a alma de tudo aquilo que foi criado pelo homem.”

23) Sobre ser livre:

“Para que entrar na marinha se você pode ser um pirata?”

24) Sobre a internet e o futuro (em 1985):

“O motivo que convencerá a maioria das pessoas a comprar um computador para a casa será vinculando essa pessoa à uma rede nacional de comunicações. Somente estamos na etapa inicial do que será um avanço realmente notável para a maioria das pessoas, tão notável quanto o telefone.”

25) Sobre definir o design:

“O design não é somente o que se vê ou o que se sente. O design é como funciona.”

26) Sobre a disciplina:

“Para contribuir com idéias realmente interessantes e tecnologias em desenvolvimento a uma empresa que poderá seguir inovando por anos, se requer uma grande quantidade de disciplina.”

27) Sobre escutar o cliente:

“Você não pode perguntar ao cliente o que eles querem e logo tentar dar a eles. No momento que você o fabrique eles irão querer algo novo.”

28) Sobre a diversão:

“Acredito que estamos nos divertindo. Acredito que nossos clientes realmente gostam de nossos produtos. E sempre estamos tentando melhorá-los.”

29) Sobre cuidar os detalhes:

“Quando você é um carpinteiro fazendo um lindo móvel com gavetas, não irás usar uma madeira compensada na parte de trás, mesmo que na parte de trás ninguém o verá. Você saberá que está ali, portanto, vamos usar uma linda peça de madeira na parte de trás. Para dormir bem durante a noite, a estética, a qualidade, elas devem ser levadas até o final.”

30) Sobre o desejo:

“É algo complicado, é difícil desenhar produtos concentrando-se no público-alvo. Muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até que você mostre à elas.”
Considerações Finais
Steve Jobs foi um grande homem, um inovador, empreendedor, uma pessoa que inspirou e inspirará pessoas por muito tempo, mas ele não era perfeito, seu jeito rude com os outros lhe ocasionou grandes problemas terminando com ser despedido da empresa que ele mesmo criou. Entre altos e baixos Steve Jobs nunca deixou de criar, de surpreender, tal como um grande líder deve fazer.

Claro, como não poderia deixar de faltar, Steve também chegou a opinar sobre a morte, e sua opinião sobre esse assunto mostra um homem sem medos, com idéias claras e sentimentos frios.
Sem a necessidade de esclarecimentos:

“Ninguém quer morrer. Inclusive as pessoas que desejam ir ao Céu não querem morrer para ir para lá. E, no entanto a morte é o destino que todos compartilhamos. Ninguém escapa dela. E assim é como deve ser, porque a morte é possivelmente a melhor invenção da vida. É o agente da mudança. Elimina o velho para deixar lugar ao novo. Agora mesmo o novo são vocês, mas algum dia não muito longe, gradualmente vocês serão velhos e serão eliminados. Sinto ser tão dramático, mas é muito certo.”
Sem mais, quero pedir a opinião de vocês, me contem com qual das frases de Steve Jobs vocês mais se identificam. Será um prazer conhecer mais sobre cada um de vocês.

Steve Jobs
16 compartilhamentos

Às vezes, é bom sair de cena. Sentar na plateia. Ser o espectador de todos os que nos rodeiam. Foi o que eu fiz. Observei, com cuidado, os que mereciam minha empatia. Os que mereciam minha amizade. Meu respeito. Meu escândalo, quando necessário. E, com ainda mais cautela, observei os que só mereciam o meu silêncio.
E foram muitos.
Não é o desprezo,
nem o mau desejo.
Muito menos vingança.
Mas o silêncio.
Apenas.

Edgard Abbehusen
15 compartilhamentos

As vezes a gente vai deitar com aquela sensação de que poderíamos ter feito algo mais no dia. Pela manhã, poderíamos ter tomando um café especial e, ao sair de casa, ter dito as pessoas que convivem conosco que a amamos. No trabalho, usaríamos a arma do sorriso no rosto para afastar aquela pessoa que, com sua energia carregada de inveja, vinha nos desestabilizar. E seriamos agradáveis com ela, a deixando sem espaço para fazer ou pensar o mal.

Almoçaríamos coisas saudáveis, mesclando um prato colorido e saboroso, como dizem por aí. Ao terminar, ligaríamos pra alguém que a gente goste muito e não falamos há muito tempo. Ficaríamos de prosa, rindo ao saber das novidades e, ao desligar, teríamos a certeza de que, mesmo longe, temos alguém que podemos contar. Sempre.

Na volta ao trabalho, quem sabe, compraríamos um sorvete para aquela pessoa que trabalha ao nosso lado e que nem imagina que pensamos nela com carinho quando estamos de férias, atestado ou, simplesmente, num final de semana de folga.
Quando voltássemos pra casa, também levaríamos algo simples, mas significativo, para quem nos espera. Quantas vezes alguém nos esperou em casa, de coração aberto, e a única coisa que conseguimos dizer é que o dia foi cansativo e terrível? Seria uma surpresa pra essa pessoa receber uma rosa, um chocolate ou, apenas, a alegria de estar em casa – de chegar em casa – bem, em segurança e com saúde.

Ligaríamos o som no volume máximo que nos fosse permitido e dançaríamos.
Ao deitar, talvez ainda teríamos a sensação de ter feito algo mais. Porém, estaríamos satisfeitos por termos feito da melhor forma o que estava ao alcance da nossa vida simples e faríamos uma oração pra agradecer.

Porque, muitas vezes, o que falta na vida da gente é só gratidão.

Edgard Abbehusen
35 compartilhamentos

Ficamos esperando o momento certo das coisas. A hora certa de dizer que ama. De chamar alguém pra sair. De sair do lugar que estamos, jogar tudo pra cima e recomeçar do zero. Ficamos esperando ‘as coisas se ajeitarem’ pra que a gente tome a iniciativa. Ficamos colocando os nossos sonhos de lado e tentamos planejar o que é imprevisível para o tempo.
Muitas vezes, somos reféns do medo que carregamos.
Porque achamos que as chances das coisas darem errado são menores se for a hora certa delas acontecerem.
Esquecemos, porém, que em cada passo que damos, temos metade da chance de pisar em falso. Seja na hora certa, ou agora.
A vida é um risco. Um sopro imprevisível que, de tanto esperar, pode nunca acontecer. Uma oportunidade que passa e não volta mais. Um momento qualquer do dia em que deveríamos avançar, mas hesitamos.
Dúvidas, medos e ponderações devem sempre nos acompanhar. Mas nunca dominar as nossas decisões.
Precisamos ir com certeza.
Ir com vontade.
Ir com determinação.
Tem gente que espera tanto a hora certa para viver a coisa certa, que só fica a espera da morte. Única certeza absoluta que teremos ao fim da caminhada. Única hora que nunca se atrasa.
Por isso, devemos abraçar a vida com muita reflexão dos passos errados que demos. Sem nunca evitar próximos passos. Novas experiências. Novos sonhos. Novos aprendizados, principalmente se a gente se permite caminhar com a coragem de mudar. Sempre que for preciso.

Edgard Abbehusen
11 compartilhamentos

Dicionário Particular:

Um dia me disseram que para eu ser sábio, deveria decorar todo o dicionário.
Ao invés de decorar, criei o meu dicionário, com poucas palavras...
Fiz um resumo das palavras que poderiam me ajudar,
tais como: "Força, fé e determinação".
Deixei de fora uma que não consegui aprender, não entendia como ela poderia fazer parte do MEU dicionário...
A tal palavra era "desistir".
Não aprendi a usar essa palavra, ela não combina com o meu dicionário.
E por mais que tentem me fazer acreditar nessa palavra, eu contrario a todos e digo que não, EU NÃO VOU desistir!

Fellippe Street
282 compartilhamentos

Pra ser sincero eu não espero de você mais que educação
Beijos sem paixão crimes sem castigo aperto de mãos
Apenas bons amigos
Pra ser sincero eu não espero que você minta
Não se sinta capaz de enganar
Quem não engana a si mesmo
Nós dois temos os mesmos defeitos
Sabemos tudo a nosso respeito
Somos suspeitos de um crime perfeito
Mas crimes perfeitos não deixam suspeitos
Pra ser sincero eu não espero de vc mais que educação
Beijos sem paixão crimes sem castigo
Aperto de mãos apenas bons amigos
Pra ser sincero não espero que vc me perdoe
Por ter perdido a calma
Por ter vendido a alma ao diabo
Um dia desses num desses encontros casuais
Talvez a gente se encontre
Talvez a gente encontre explicação
Um dia desses num desses encontros casuais
Talvez eu diga minha amiga
Pra ser sincero prazer em vê-la
Até mais
Nós dois temos os mesmos defeitos
Sabemos tudo a nosso respeito
Somos suspeitos de um crime perfeito
Mas crimes perfeitos não dexam suspeitos

Engenheiros do Hawaii
69 compartilhamentos

Educação Pós-Moderna

Celular toca...

- Paulinho, meu filho, acorda e vai estudar!
- Estou estudando, Mãe...
- Paulinho, estou vendo pela webcam que você está deitado dormindo, levanta!
- Ah... Mãe... já estudei muito hoje, só um cochilo...
- Paulinho, acompanhei seu dia pelo Twitter e a única coisa que você não fez foi estudar. Por falar nisso, o que significa a postagem “com a Carlinha no meu quarto” às 14:15h?
- Mãe, a Carlinha é da escola e veio aqui tirar umas dúvidas minhas para a prova de amanhã.
- É mesmo Paulinho? Será que essa Carlinha é a mesma das suas novas fotos no Facebook, da noite “frenética” de ontem, que você me disse que ia passar estudando na casa do Jorginho? Até onde sei, sua prova amanhã é de matemática e não anatomia!
- Paulinho, se eu receber mais um scrap de sua professora pelo Orkut, vou ter que enviar um email formal a diretoria de sua escola com as evidências dos “porquês” de suas notas baixas.
- Mas, Mãe..... eu....
- Paulinho, não tem mas, nem mais... Tô vendo aqui pelo GPS do seu pai que ele estará em casa em poucos minutos e vamos ter uma conversinha, viu mocinho? Assim que ele colocar os pés em casa, te mando um torpedo e quero você imediatamente aqui na sala.

A modernidade chegou para trazer, transparência, conectividade, controle e gestão em qualquer aplicação!

Ana Flávia Corujo
37 compartilhamentos

Pode alguém fazer-se artista tão só pela educação especializada em uma existência?
A perfeição técnica, individual de um artista, bem como as suas mais notáveis características, não constituem a resultante das atividades de uma vida, mas de experiências seculares na Terra e na esfera espiritual, porquanto o gênio, em qualquer sentido, nas manifestações artísticas mais diversas, é a síntese profunda de vidas numerosas, em que a perseverança e o esforço se casaram para as mais brilhantes florações da espontaneidade.

O Consolador Emmanuel
19 compartilhamentos

Alguns pais têm deixado de dar aos filhos educação religiosa, e também negligenciado sua instrução escolar.

Nem uma nem outra devia ter sido esquecida.

A mente das crianças é ativa, e, caso não seja empregada em trabalho físico, ou ocupada no estudo, estará exposta às más influências.

É pecado os pais permitirem que seus filhos cresçam na ignorância.

Ellen G. White
19 compartilhamentos

"Sei de certos pedantes malucos que tergiversaram, sustentando que educação não é instrução e que de maneira alguma se ensina com uso de autoridade. Apresentam o processo não como algo que venha de fora, do professor, mas como algo que parte completamente de dentro da criança. Educação, dizem eles, é uma palavra latina que significa sacar ou extrair as faculdades dormentes de cada um. Em algum lugar das profundezas da alma infantil moraria um desejo primordial de aprender a acentuação da língua grega ou de manter os colarinhos limpos. O professor não faria mais que libertar delicada e docilmente esse desígnio aprisionado. O recém-nascido já traria selados em si a data da batalha de Bannockburn e os segredos de como comer aspargos. O educador não faria mais que instigar a criança a pôr para fora seu imperceptível amor pelas longas divisões e extrair dela sua preferência levemente velada por pudim de leite em relação às tortas.
O educador que extrai é tão arbitrário e coercitivo quanto o instrutor que incute, pois aquele extrai o que melhor lhe parece, decide o que deve e o que não deve ser desenvolvido na criança. Suponho que não extraia a descuidada faculdade da falsificação. Não extrai –ao menos até agora –um tímido talento para a tortura. O único resultado de toda essa pomposa e precisa distinção entre o educador e o instrutor é que o instrutor empurra para onde quiser e o educador puxa de onde quiser. A violência intelectual feita à criatura empurrada é exatamente a mesma feita àquela puxada. Portanto, devemos agora aceitar a responsabilidade desta violência intelectual. A educação é violenta porque é criativa. É criativa porque é humana. É tão implacável quanto tocar violino; tão dogmática quanto fazer uma pintura; tão brutal quanto construir uma casa. Resumindo, é o que toda ação humana é, uma interferência na vida e no crescimento. Depois disso, torna-se uma questão trivial e até mesmo jocosa saber se esse tremendo atormentador que é o Homem artista insere coisas em nós, como um boticário, ou extrai coisas de nós, como um dentista.
Todos os educadores são terminantemente dogmáticos e autoritários. Não há como ter educação livre, pois, se se deixa uma criança livre, não é possível educá-la".

G. K. Chesterton
2 compartilhamentos

Um país justo, limpo, sem corrupção, sem crimes, com educação, moralidade, sem violência, totalmente perfeito...
Esse País, INFELIZMENTE, não é o Brasil,
Esse País, INFELIZMENTE, não existe,
Esse País, INFELIZMENTE, é imaginário,
Esse País, INFELIZMENTE, é o que terão em mente como imagem de perfeição, mas, nem sequer mexerão um dedo para que ele aconteça.
INFELIZMENTE, enquanto o pensamento egoísta e materialista imperar na vida das pessoas, esse país é apenas mais um pensamento de um simples idiota que vive vagando por aí em busca de solução.

Laércio Morais.
28 compartilhamentos

Educação e Respeito
Hoje fiquei a refletir em como certos valores estão mudados em nossa sociedade, em como já não mais se educa para o respeito. É o filho que não respeita e não deve obediência a seus pais, casais que não respeita o compromisso existente entre eles, empregado que não cumprem suas obrigações... (poderia citar vários exemplos).
Respeito sempre foi e sempre será o centro da moralidade. É muito complexo, pois, impulsiona todas as ações de relações entre os homens, todas “respeitosas”, mas em dimensões muito diferentes.
É comum associar respeito à ideia de submissão. Isso acontece quando se diz que alguma pessoa obedece incondicionalmente à outra. Não esqueçamos que tal submissão pode vir do medo.
Respeita-se o mais forte, o mais poderoso, não porque mereça, mas simplesmente porque detêm o poder.
Quem já não ouviu as seguintes expressões:
“Sabe com quem está falando?”
“Quem você pensa que é?”
“Eu sou mais que você, portanto, respeita-me.”

É claro que muitas vezes a dignidade humana é ferida porque não há reciprocidade. O ideal seria a igualdade. Se devo respeitá-lo, você também deve me respeitar; trata-se de respeito mútuo. Isso faz toda diferença!
A nossa sociedade ensina que “não devemos levar desaforo para casa”, ou ainda, “bateu levou”. E é assim que muitas pessoas agem. Há aqueles que esperam o momento certo para se vingar. Levam anos curtindo raiva, ódio e ressentimentos, gastando tempo e energia, buscando meios de destruir a vida de alguém. Que desperdício!
Há ainda aqueles que se destacam por divulgar a maldade. E, em tempos atuais isso se torna mais fácil, por intermédio das redes sociais. É de livre acesso esmiuçar a imagem alheia e fazer uso desta imagem para algo impróprio.
Há muitas inverdades e são tão bem colocadas, tão bem disfarçadas e por ser tão repetidas descaracteriza a verdade.
Devemos agir corretamente, sem ódio, sem vingança. Pagar o mal com o mal é desperdiçar o valioso tempo com “coisinhas” sem importância.
A maldade corrói a alma do maldoso. Quem comete injustiça e age com maldade já sofre pela ausência da bondade. Agem desta forma talvez por não ter sido educado adequadamente para o respeito.
Respeito! Como isso é importante. Respeitar o espaço do outro. Respeitar as ideias e a história de cada pessoa. Compreender que Deus nos fez único, e por isso somos completamente diferentes uns dos outros.
Precisamos nos reeducar no respeito. Com palavras, quando necessário; e com exemplos, isso sempre!
Pais precisam dar bons exemplos a seus filhos, caso contrário vão ensinando antivalores aos filhos (pais fofoqueiros ensina a criança fazer fofoca; pais mentirosos ensina a criança mentir).
Não se faz com que a pessoa respeite, maltratando-a. Não se ensina um filho com espancamentos e agressividade. Não se educa com berros e palavrões. Não se ama com agressões físicas e morais. A autoridade com simplicidade e respeito ganha muito mais significado.

Sonia Souza
109 compartilhamentos

REFLEXÃO

Grosseria, falta de educação, estupidez, me diga qual a utilidade disso? Educação é algo que vem de berço, isso só prova o seu mal caráter, e a educação que recebeu. Como agir nesses casos com pessoas assim ? Apenas ficar em silêncio e deixar a pessoa vomitar suas misérias. Cada um da o seu Melhor, aquilo que tem. Se for isso que a pessoa tem receba em silêncio, um dia Deus dará a essa pessoa a libertação.
CERTA vez Madre Teresa de Calcutá saiu para pedir alimento para os seus Filhos, ao chegar em uma mercearia o dono Escarrou em suas mãos abertas, e ela então respondeu: O que é para mim o Sr. Já deu, agora o Sr. poderia dar algo para meus filhos ? Aprendemos muito com essa resposta.
Sempre que você estiver a conversar com alguém, não se preocupe com os desvios de caráter delas, apenas Ame e espere em silêncio sua libertação.

Marcelo - Sorocaba SP

EDUCAÇÃO

Educação é moralização
Modelagem, acoplagem
É realização. Reciprocidade!

Educação é saber viver
É sempre estar a procurar
Um alvo a seguir e um algo ao que adorar
Educação não só ensinar é retirar algo que está
Dentro de uma alma a descansar
É acordar!

Educação não é só instrução, mais ainda... É acompanhar
Doando exemplos, ser exemplo
Vivendo e conjugando o verbo Amar.

Educação, sobretudo é... Viver em sociedade
Dividir, resistir separar e unir
Educação é persistir é amar sem desistir
E estar no mundo... Cada qual com a sua parte
Educação é Humildade.

Moacir Proença Morais

Defeito mesmo é carregar ódio no peito. É falta de educação. É gente arrogante, que não reconhece seu erro e volta atrás com um simples pedido de desculpa.
Defeito mesmo é gente que só enxerga o que bem interessa.
É língua ferina. É ser infiel. É rotular, invejar, bajular.
É não saber perdoar. É se achar demais, comportando-se como se tivesse um rei na barriga, não dano a mínima importância para o problema do próximo.
Agora me diga, por que tudo isso? Esqueces que somos pó e do pó voltaremos?
Gente assim “defeituosa” só faz o mundo continuar do jeitinho que ele está: Rico de amor por interesse e pessoas ocas, pobres de Espírito.

Nanda Ribeiro

Dai ao teu filho fortuna ao invés de educação e, quando partires, tudo o que conseguistes será dissipado. Dai ao teu filho educação ao invés de fortuna e, quando partires, tudo o que conseguistes será multiplicado."


"Quem dera os homens, devido aos seus limites, não agredissem o semelhante. Até porque, aquele nada tem haver com os seus baixos níveis de capacidade e inteligência."


"No momento em que o homem encantar-se com o canto dos pássaros, com a beleza de uma flor, com a magnitude de uma floresta, com a imensidão do mar, com o infinito universo, terá ele encontrado o real valor da vida, o caminho que o levará ao verdadeiro sentido de sua existência."


"O que temos hoje é fruto do que plantamos ontem; o que teremos no amanhã será fruto do que plantarmos hoje."


"Quem eleva o valor de outrem a um nível superior ao próprio, geralmente são aqueles que tendem a serem alienados, a serem submissos. Se, no mesmo sentido, seguirem o caminho da paixão, certamente terão eles um sentimento de perda no momento de uma separação, pois valorizam mais o que possui do que a si próprio."


"É quando passamos por dificuldades que observamos o quanto Deus é importante em nossas vidas. No entanto, é quando a poeira assenta, a fumaça se dissipa e ficamos em equilíbrio material, que erramos ao esquecer nosso Deus e só retornar a lembrá-lo nos momentos de novas atribulações."


"Da mesma forma que nenhum ser humano consegue fitar os olhos em direção ao sol do meio-dia, a pessoa de má índole também jamais conseguirá olhar nos olhos dos homens de bem. E o pior de tudo é que, mesmo sentindo vergonha dos seus atos, continua a praticá-los."


"É na intensa escuridão que enxergamos o brilho das estrelas. É justamente nessa escuridão que verificamos qual dessas estrelas, que nos circundam, brilhará mais forte e, gratuitamente, nos oferecerá a luz tão necessitada."


"As idéias do homem surgem assim como as flores num belo bosque. As flores, renascendo regadas pela chuva, pelo chovisco, pela brisa; as idéias do homem, renascendo regadas pelo conhecimento, fruto do estudo, da dedicação."


"Infeliz do homem e de sua alma que pregar as trevas ao invés da luz."


"Não haverá mal que não se dissipe, que não se extinga, que não seja derrotado, se houver persistência na confiança em nosso Deus."


"Coloqueis vós uma única gota de água no oceano e seu volume aumentará. Tireis vós uma única esperança ou uma fração da dignidade do semelhante e vosso espírito diminuirá, se distanciando gradativamente daqueles de níveis mais elevados."


"Aprendeis vós a distinguir os sorrisos, pois muitos deles são motivados pela tristeza e indignação causadas aos nossos semelhantes."

"O pensamento difere de pessoa para pessoa. No entanto o caminho da vida é um só, traçado por Deus: o nascimento, o crescimento e a morte. Destarte, guardai os conselhos de teu pai; pois, certamente, em determinada época, passarás pela mesma trilha em que ele passou. Se apreenderes tais ensinamentos, te servirão de escudo e de alicerce, pois terás o conhecimento, enquanto que ele tivera apenas a coragem."


"O tempo e o valor são incógnitas sempre em evidência; o que hoje não tem valia, outrora talvez tenha tido; o que hoje não é importante nem valioso, no amanhã talvez tenha um valor incalculável. Devemos fazer do tempo um aliado, pois ele nos dará maturidade para avaliarmos com sabedoria todos os eventos do nosso viver.

Joel Alves Bezerra
3 compartilhamentos

O diferente


Vivemos em um mundo, que educação virou Denegrição, as pessoas não tem mais amor no coração.
Você chega com um simples bom dia, e é atordoado com energias negativas, dizendo que você é um ''trouxa'' sem ousadia.
Nos dias de hoje, ficou tão escasso um simples gesto de amor,que se confundiu com dor e rancor.
Diminuir o próximo virou uma dádiva, por orgulho próprio e status.
Diminuir o próximo não te torna maior.
Se tornam confusas, aquelas pessoas que pregam o amor e a compaixão, em meio a tantas Ignorâncias e destruição.
Não seja um igual, seja o diferente.

Eduardo Machado

AUTOCONHECIMENTO E EDUCAÇÃO

Todos aqui já tiveram acessos de tristeza ou desespero de origem desconhecida. Todo mundo já teve isso. Ora, se existe algo na tua própria alma que você não sabe de onde veio, existe, portanto, um conteúdo que é estranho a você. Ou seja, a tua alma é tão conhecida quanto uma cidade onde você acaba de desembarcar pela primeira vez. Você está perdido dentro de si mesmo. A tua alma é o instrumento pelo qual você conhece o mundo, mas se você a desconhece dessa maneira, quantos metros você espera avançar no caminho do conhecimento antes de ter limpado as lentes com as quais você vai olhar para este mundo? Uma certa limpidez de alma, um certo conhecimento do indivíduo por si mesmo, de modo que ele saiba de onde vêm suas emoções, de onde vêm seus desejos e o que o compõe efetivamente por dentro, são condições sine qua non da verdadeira educação. Não existe educação sem o efetivo autoconhecimento. Mas se num curso universitário de filosofia você levantar esse problema, dirão: 'Se você quer autoconhecimento que vá procurar um padre ou um psicanalista, pois nós estamos aqui para estudar filosofia'. Mas que raio de filosofia é essa que não se preocupa em saber se a alma do sujeito está habilitada para ela? Que raio de ensino é esse que não cumpre a condição da maturidade que Aristóteles e Platão colocam como condição básica para o estudo da filosofia? O que eu quero dizer é que ao longo dos tempos a noção de educação foi sendo perdida. Ela é conservada hoje apenas em núcleos muito limitados, em grupos de pessoas que sabem e continuam cultivando o seu verdadeiro sentido. Mas o ensino de massas, público e privado, não está dando às pessoas senão um grosseiro simulacro de educação.

Olavo de Carvalho
2 compartilhamentos

⁠Seja Homem
-
Seja homem, transmita segurança
Seja agradável, tenha educação
Mostre seu instinto de liderança
Caia na realidade, não viva na ilusão
-
Ser homem é cuidar da família
Ela é o bem mais precioso que você precisa
Mais importante que dinheiro, casa e mobília
Demonstre o quanto você a valoriza
-
Seja homem, tenha atitude
O tempo é curto pra perder com desculpa
Aja com a razão, tenha virtude
Encare a vida ou a dor da culpa
-
Ser homem é não ter medo do trabalho duro
Querer melhorar dia após dia
É querer ter um bom futuro
Não deixar que seus sonhos sejam apenas utopia
-
Seja homem, esteja sempre estudando
Homens de verdade adoram conhecimento
Resultados não surgem apenas sonhando
É preciso fazer o acontecimento
-
Ser homem é cuidar da companheira
Falar como é lindo seu olhar
Ter pegada, deixá-la louca a noite inteira
E ao amanhecer dizer a ela como é bom poder amar
-
Seja homem, aprenda a encarar a derrota
Aprenda com cada fracasso teu
Seja da paz, não aja como idiota
Faça de desafio os obstáculos que a vida lhe deu
-
Ser homem é proteger as pessoas amadas
Ser fiel aos amigos e ligar para os que as vezes somem
Tudo isto são dicas para trilhar a jornada
Siga e sinta o prazer de ser homem

Promessius ( Vinícius Hermano )

Criança mimada é falta de educação, sim. E a culpa é dos pais!

Estamos criando uma geração de crianças mimadas, mal educadas e que não sabem ouvir um “não” sem agir como se seu mundo tivesse acabado. Elas não possuem uma educação emocional saudável e, por isso, não sabem lidar com as frustrações que a vida coloca em seu caminho.

E, por mais que seja difícil de aceitar, na grande maiorias das vezes, a culpa é dos pais, que não são preparados para a responsabilidade de criar uma criança, como todas as nuances que esse trabalho apresenta.

A psicóloga Laurema Suckow de Castro acredita que essa geração de “crianças mimadas” está se formando influenciada por diversas mudanças que estamos vivendo nos âmbitos social e econômico.



“O pais e as mães estão muito mais ausentes, trabalhando muito. As crianças ficam muito ligadas a aparelhos tecnológicos, com pouco contato com a família. Isso desencadeia um comportamento social sem muitos limites”, diz.

Para compensar a falta que fazem, os pais acabam desencadeando um comportamento vicioso. Eles oferecem bens materiais para os filhos e evitam repreendê-los, já que a culpa da ausência já dói demais. Os filhos, por outro lado, ficam confusos e muitas vezes se aproveitam da culpa dos pais para ganho próprio e agem sem nenhuma consideração e respeito, comportamentos que permanecem até a vida adulta, influenciando diretamente em sua qualidade de vida.

“Uma criança mimada é uma criança que tem baixa tolerância à frustração. Não sabe ouvir um não e não consegue se comportar bem socialmente (…) Esse “não consegue” passa pela questão da criança saber que os pais não vão repreendê-la em um lugar público, por isso acaba colocando a família em situação constrangedora”, explica Laurema.

Como lidamos com essa situação?
É muito complicado saber o que fazer em determinadas situações. Sempre temos as melhores intenções no coração, mas colocá-las em prática pode ser mais complicado do que parece. Por mais que desejemos ser amigos de nossos filhos, em alguns momentos temos que ser pais de verdade, ser firmes e tomar decisões que não nos agradam.

Precisamos estabelecer limites, compreendendo que eles são fundamentais para formar o caráter de nossos filhos e que a educação é melhor herança que podemos deixar para eles.

Apesar de parecer simples, muitos pais não conseguem estabelecer limites saudáveis para os filhos e acabam colocando essa responsabilidade para os outros, escolas, especialistas, o que não é certo. É uma habilidade que precisam desenvolver, porque crianças precisam de limites colocados pelos pais. A função dos pais não é apenas dar amor e carinho, é também educar.

Laurema comenta que está cada vez mais comum os pais encontrarem explicações científicas para os comportamentos mimados de seus filhos, diagnosticando-os como hiperativos e explica que há uma grande diferença entre as duas coisas:

“Há diferenças grandes entre uma criança com alguma síndrome e uma criança sem educação, sem limites. Os pais não podem confundir. Na dúvida, é importante buscar orientação.”

Além disso, também oferece dicas especiais para lidar com as crianças mimadas e manhosas:
Tenha controle da situação. Lembre-se: quem sabe o que é melhor para as crianças são os adultos e não elas.
Seja firme. Não volte atrás em uma decisão. A criança precisa confiar e sentir-se segura com a decisão do adulto.
Não sofra. Saiba que dar limites é positivo para a criança. Uma criança mimada é manipuladora e sabe o “ponto fraco” dos pais. Não caia no jogo.
Fuja do consumismo. Não tente compensar o tempo que você passa fora com presentes. O que vale é a qualidade do tempo também, portanto, presentes, só em datas especiais.
Dê tarefas para que as crianças cumpram, de acordo com a idade e maturidade delas. Estimule a independência.
Faça combinados e mantenha as regras. Antes de sair de casa para um passeio, lembre os acordos da família: nada de birra, manha ou pedir para comprar alguma coisa. Não dá para fazer tudo o que as crianças querem, isso prejudica um crescimento saudável!

Luiza Fletcher